• Nenhum resultado encontrado

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

COORDENAÇÃO DE ENGENHARIA CIVIL – CAMPUS CAMPO MOURÃO ENGENHARIA CIVIL

ALINE MARQUES LEUTNER

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO

Relatório de Estágio Curricular Obrigatório apresentado como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Engenharia Civil, pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Campo Mourão.

Orientadora: Profa. Dra. Maria Cristina Rodrigues Halmeman.

Autorizo o encaminhamento para avaliação,

Assinatura do prof. Orientador

CAMPO MOURÃO 2013

(2)

RESUMO

Este trabalho relata o desenvolvimento do estágio realizado principalmente em execução de obra na cidade de Campo Mourão – PR. O acompanhamento da construção e ampliação de uma sede para indústria. Também foi realizado no presente estágio os serviços de orçamentos e acompanhamento de residência em fase de acabamento. Os conhecimentos adquiridos serviram como aprendizado para vida profissional e próximas obras a serem executadas.

(3)

SUMÁRIO

1INTRODUÇÃO ... 4

1.1 DESCRIÇÃO DA UCE (UNIDADE CONCEDENTE DE ESTÁGIO) ... 4

1.2 OBJETIVOS DO ESTÁGIO E RESUMO DAS ATIVIDADES... 4

2DESENVOLVIMENTO DO ESTÁGIO ... 6

2.1 OBRA SAUBERN MÉDICA... 6

2.2.12.1.1 Instalações de funcionários ... 6 2.2.22.1.2 Execução obra ... 7 2.2.32.1.3 Materiais ... 11 2.2.42.1.4 Questões ambientais ... 12 2.1.5Considerações ... 12 2.2 OUTROS SERVIÇOS ... 12 2.2.1Orçamento ... 12 2.2.2Obra residencial ... 12

2.3 PRINCIPAIS PROBLEMAS ENCONTRADOS ... 14

2.4 RELAÇÃO DO ESTÁGIO COM AS DISCIPLINAS DO CURSO ... 15

3CONCLUSÕES ... 16

3.1 APRENDIZADO PRÁTICO ... 16

3.2 RELACIONAMENTO PROFISSIONAL ... 16

(4)

1 INTRODUÇÃO

O estágio foi realizado no canteiro de obras para sede da indústria da SAUBERN MÉDICA – VIVAX INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE EQUIPAMENTOS, sendo o projeto de reforma de estrutura industrial existente, com ampliação de área construída, com adaptação para sede administrativa e produtiva, localizada na Rua São José, lote: chácara 134-A (subdivisão chácara 134).

Nos períodos em que a obra SAUBERN MÉDICA ficou paralisada foi realizado orçamento para obras da COAMO, as quais seriam de refeitório, vestiário, salão de festa, reforma de sanitário e construção de suporte agrícola para empresa. E também houve acompanhamento de obra residencial em fase de acabamento.

1.1 DESCRIÇÃO DA UCE (UNIDADE CONCEDENTE DE ESTÁGIO)

O estágio foi realizado na Construtora Malavazi Ltda. com sede situada na rua Santa Catarina, número 1456 cep 87303-210 no município de Campo Mourão - PR.

A empresa é de porte pequeno e trabalha apenas na execução de obras, contendo apenas dois engenheiros, três funcionários no administrativo e os colaboradores das obras.

1.2 OBJETIVOS DO ESTÁGIO E RESUMO DAS ATIVIDADES

O principal objetivo do estágio era adquirir experiência profissional em execução de obras, desenvolvendo os conhecimentos teóricos e aplicando na prática, aprendendo assim a solucionar eventuais problemas. As atividades realizadas foram:

(5)

• Cotação de empresas de segurança, para colocar vigia noturno e em finais de semana;

• Controle de estoque e pessoal, realizando pedidos de materiais e controlando o recebimento das ferragens vindas do almoxarifado.

Nos períodos em que a obra onde eram realizadas as atividades ficou paralisada foram realizados orçamentos para obras da COAMO e acompanhamento de obra residencial em fase de acabamento.

(6)

2 DESENVOLVIMENTO DO ESTÁGIO

2.1 OBRA SAUBERN MÉDICA

Obra de ampliação da construção existente, aproveitando apenas parte da infraestrutura, sendo está antiga e com algumas danificações, sendo construção da área administrativa, produtiva da indústria e área de lazer.

A Construtora Malavazi Ltda. ficou responsável apenas pela parte de execução da obra, sendo o projeto arquitetônico do arquiteto João Paulo da Rosa, e projeto estrutural pelo engenheiro civil Douglas Fukunaga Surco.

Primeiramente foi realizada a construção das instalações de funcionários e a parte do barracão, detalhada na sequência.

2.1.1 Instalações de funcionários

Pela obra estar localizada nas proximidades do loteamento Cidade Alta, em fase de construção, não havia água potável encanada nem instalação elétrica. Para utilização de equipamentos elétricos, era utilizado um motor a gasolina. A água destinada ao consumo dos funcionários era armazenada em galões, sendo que muitas vezes acabava e demorava para ser reposta. A água para utilização na obra era bombeada do rio próximo para um tanque.

A construção das instalações provisórias para utilização dos funcionários estava desconforme a NR 18 no que diz respeito às instalações sanitárias, pois não apresentavam piso impermeável, lavável e com acabamento antiderrapante, não havia ventilação adequada e sem instalações elétricas, não apresentava vestiário e o local para refeições não havia paredes para isolamento durante as refeições, apresentava parte de piso de concreto, não sendo em sua totalidade e não tinha depósito para detritos. A cozinha era ao lado do refeitório, sendo o fogão do tipo a lenha, sem pia e sem equipamento de refrigeração, mostrado na fotografia 1.

(7)

Fotografia 1 - Instalações para funcionários Fonte: Autoria própria

2.1.2 Execução obra

Primeiro foi realizado a demolição da construção antiga que não seria reaproveitada e limpeza do terreno com utilização de retroescavadeiras, como visto na fotografia 2. O entulho gerado era depositado em caçambas, sendo a destinação de responsabilidade da empresa a qual as caçambas foram solicitadas.

Na parte superior, podendo ser vista na fotografia 3, será reaproveitado parte da estrutura existente. Nota-se que tal construção apresenta os elementos estruturais antigos e bastante danificados.

Fotografia 2 - Limpeza do terreno Fonte: Autoria própria

Fotografia 3 - Terreno limpo e parte antiga a ser reaproveitada

Fonte: Autoria própria

Para o procedimento de locação de obra havia apenas dois funcionários no local, o mestre de obras e um auxiliar de pedreiro, sendo que a estagiaria acompanhou o procedimento e ajudou a conferir o esquadro da obra.

(8)

Fotografia 4 - Mestre de obra tirando o prumo Fonte: Autoria própria

Para realização da perfuração das estacas foi contratado um caminhão perfuratriz, conforme fotografia 5. No procedimento de escavação das estacas para os blocos dos pilares pré-moldados foi observado presença de água quando escavadas há quatro metros, isso pode ter ocorrido devido ao encontrado do lençol freático ou a alta umidade do solo, podendo ter influencia a proximidade do Rio 119, localizado há 30 metros da obra.

Fotografia 5 - Perfuração das estacas Fonte: Autoria própria

Fotografia 6 - Duas estacas por bloco Fonte: Autoria própria

Após escavação manual para os blocos e posicionamento das armaduras, foi realizada a concretagem das estacas, sendo o concreto solicitado a empresa Concresuper de 15 MPa.

Para a estaca atingir a altura do fundo do bloco, deveria ter sido concretada a uma altura a cima do bloco e depois quebrado a parte de concreto excedente, porém as estacas foram concretadas a uma altura abaixo do fundo do bloco, para

(9)

preenchimento foi confeccionada uma caixaria quadrada e utilizado concreto feito na obra, sem controle de qualidade, observado na fotografia 7.

Fotografia 7- Armações para blocos pré-moldados Fonte: Autoria própria

O fundo do bloco foi completado com brita e posicionamento as armaduras, logo após concretado o fundo do bloco. O concreto foi feito na obra, sem betoneira e utilizando a água do rio 119. Após posicionamento das forma no interior dos blocos, onde seria encaixado o pilar pré-moldado, foi concretado os blocos com concreto usinado.

Vários blocos não apresentavam cobrimento necessário, podendo ser visualizado na figura 8. Após a concretagem, figura 9, não é possível visualizar o cobrimento incorreto.

Fotografia 8 - Fundo do bloco concretado Fonte: Autoria própria

Fotografia 9 - Bloco concretado Fonte: Autoria própria

Os pilares pré-moldados foram posicionados através de guincho e a base junto ao bloco concretado. As escorias só foram retiradas após cura do concreto, sendo nas figuras 10 e 11 sem escoras.

(10)

Fotografia 10 – Pilares pré-moldados Fonte: Autoria própria

Perfuração do restante das estacas e concretagem, ficando apenas nove sem perfurar, pois três estavam sobre um bloco de concreto da construção antiga, quatro da parte muito próximas ao barranco impossibilitando a perfuração e duas estavam sobre pilar da construção antiga, esperando serem destruídos.

Somente as vigas baldrames entre os pilares pré-moldados e as vigas de suporte para a mão francesa foram concretadas, devido à urgência do muro de arrimo.

Após limpar as vigas baldrame, foram impermeabilizadas por pintura com neutrol, mostradas na figura 12.

A alvenaria foi construída até altura da primeira viga cinta, deixando intervalo para os pilares, conforme figura 13. Há espera da continuidade do processo devia ao fato das ferragens para os pilares, mão francesa e viga cinta não ter chegado à obra e o pedido das formas estar atrasado.

Fotografia 11 – Primeiras fiadas de tijolo Fonte: Autoria própria

(11)

2.1.3 Materiais

Os materiais em saco (cimento e cal) estavam estocados de forma correta, em ambiente coberto, protegido de intemperes e não estavam em contato com o solo, mostrado na fotografia 12. Os materiais como areia, brita, tijolo e madeiras encontravam-se armazenados de forma incorreta, em ambiente aberto, sem proteção aos intemperes e em contato com o solo, conforme fotografia 13.

Fotografia 12 - Estoque sacos de cimento Fonte: Autoria própria

Fotografia 13 - Armazenagem de areia, brita e tijolo

Fonte: Autoria própria

As armaduras das estacas e blocos eram confeccionadas no almoxarifado da empresa e armazenadas na obra de forma incorreta, ao ar livre e em contato com o solo, conforme fotografia 14.

O tijolo recebido na obra não era de boa qualidade, pois apresentava variações de coloração, não tinha todas as arestas uniformes e boa quantidade estava quebrada. As quebradas podem ser devido ao descarregamento inadequado, porém não se pode afirmar, pois foi realizada dia 10 de outubro feriado na cidade de Campo Mourão, logo somente o vigia se encontrava na obra. Na fotografia 15 é possível visualizar as afirmações citadas acima.

(12)

Fotografia 15 - Pilha de tijolo Fonte: Autoria própria

2.1.4 Questões ambientais

Pela obra estar localizada muito próxima do Rio 119, alguns cuidados era levado em consideração. A lateral mais próxima do rio era mantida limpa e sem entulhos, observado na fotografia 16.

A parte do fundo encontrava-se parada devido à discordância nas medidas na distância do rio, notada na figura 17. O engenheiro responsável afirmava que estava tudo certo e documentado e poderia continuar o andamento da obra, o arquiteto e os responsáveis do IBAMA cogitavam estar errada.

Fotografia 16 - Limpeza da lateral da obra Fonte: Autoria própria

Fotografia 17- Fundo da obra paralisado Fonte: Autoria própria

(13)

2.1.5 Considerações

No período de 19 de junho a 28 de junho a obra ficou paralisada devido à chuva, retornando dia 1 de julho. Devido a intensidade da chuva, a terra o barranco desmoronou e teve que se retirada com retroescavadeira.

No período de 22 de julho a 16 de agosto a obra retorno a ficar paralisada, só que devido aos sócios que estavam esperando o financiamento.

2.2 OUTROS SERVIÇOS

2.2.1 Orçamento

No período que a obra SAUBERN MÉDICA foi paralisada, devido a chuva ou a espera do financiamento dos sócios, foi realizado orçamento para obras da COAMO, sendo estas localizadas em diferentes cidades próximas de Campo Mourão.

As obras consistiam em alojamentos, refeitórios e área de lazer, em outras cidades apenas estruturas para suportes agrícolas e em uma cidade residência.

Era realizado o levantamento de aço, concreto, formas, alvenaria, reboco, acabamento de piso parede.

2.2.2 Obra residencial

No período que a obra Saubern Médica ficou paralisada, devido à espera do financiamento dos sócios, foi acompanhado obras residenciais em fase de acabamento, colocação de revestimento cerâmico e pintura, conforme figuras 20 e 21, sendo feita a mediação da área de pintura para pagamento do pintor.

(14)

Fotografia 18 - Colocação de revestimento cerâmico.

Fonte: Autoria própria

Fotografia 19 – Pintura Fonte: Autoria própria

2.3 PRINCIPAIS PROBLEMAS ENCONTRADOS

As várias paralizações da obra tornaram-se um fator desmotivante, pois nesses períodos não havia muito serviço que poderia ser realizado por estagiário de engenharia civil, apenas acompanhamento de obra pequena em fase de acabamento e orçamentos.

Houve grande dificuldade no início do estágio em execução de obra devido à leitura de projetos e a falta de conhecimento prático, que foram sanadas com auxílio do mestre de obras, o qual tinha grande experiência e era muito prestativo a ensinar. O sistema administrativo da construtora é antigo, baseia-se apenas nas ordens e conhecimento prático do engenheiro mais experiente, logo o contato com o engenheiro era muito pouco. Devido a andamento de diferentes obras, sendo muitas fora do município de Campo Mourão, era difícil o engenheiro aparecer na obra, sendo que para encontrá-lo era necessário ir à sede da construtora, sendo que não necessariamente ele se encontraria lá. O segundo engenheiro trabalhava mais com a parte burocrática e menos com execução, não sendo muito proveitoso para a estagiária.

O acesso até a obra era difícil, principalmente em período de chuva e quando a ponte sobre Rio 119 na Rua São José ficou interditada para construção da nova ponte.

(15)

2.4 RELAÇÃO DO ESTÁGIO COM AS DISCIPLINAS DO CURSO

• Materiais de construção civil A: estocagem de material, análise de qualidade de material cerâmico;

• Tecnologia da construção civil 1: locação e gabarito de obra; • Concreto armado 1: leitura de projetos (detalhamento de vigas); • Concreto armado 2: leitura de projetos (detalhamento de pilares);

• Fundamentos de engenharia de segurança no trabalho: presença e ausência em conformidades com as normas regulamentadoras;

• Gestão ambiental: destinação dos resíduos gerados na construção e distância mínima regulamentada pelos órgãos responsáveis;

(16)

3 CONCLUSÕES

3.1 APRENDIZADO PRÁTICO

Embora tenha havido várias dificuldades no estágio, foi possível ter uma melhor visão de um canteiro de obras, suas dificuldades, aprimorando o conhecimento teórico. O grande contato com os trabalhadores, principalmente com o mestre de obras, propiciou melhoras no relacionamento profissional, troca de vivencias, experiência para tomar decisões, dificuldades que tais empregados encontram no seu dia-a-dia. E ainda, adquiriu-se conhecimento prático em estruturas de fundação, ficando mais claro sua utilização e execução.

3.2 RELACIONAMENTO PROFISSIONAL

Embora o contato com o engenheiro foi pequeno e não muito produtivo, o estágio foi de grande enriquecimento em contato com trabalhadores, mestre de obra, armadores, donos e responsáveis de empresas terceirizadas, tal como como a concreteira. Também, se aprimorou o relacionamento com proprietários de obras, pois era serviço do estágio passar informações do andamento das obras para eles.

3.3 CONSIDERAÇÕES FINAIS

O estágio proporcionou a estagiaria aprimoramento dos conhecimentos teóricos e uma ampla visão de um canteiro de obra. A experiência adquirida será útil para a vida profissional, principalmente no começo de carreira.

Referências

Documentos relacionados

Em outro trabalho, o HYSYS foi utilizado para simular uma planta simplificada de biodiesel, com a reação de transesterificação etanólica de um óleo representado pela

a) Carlos mobilou o consultório com luxo. Indica o tipo de sujeito das seguintes frases.. Classifica as palavras destacadas nas frases quanto ao processo de formação de palavras..

• The definition of the concept of the project’s area of indirect influence should consider the area affected by changes in economic, social and environmental dynamics induced

Este adesivo indica alguns cuidados ao utilizar o equipamento: -Não exceder a capacidade máxima de uso de 150kg para RTE; -Não exceder a capacidade máxima de uso de 180kg para

Para entender os resultados, os principais fatos a recordar são: (i) As transições observadas para moléculas diatômicas com momentos de dipolo permanentes são

Sim, deveras considero tudo como perda, por causa da sublimidade do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; por amor do qual perdi todas as coisas e as considero como refugo,

Resumo Nesta monografia faremos um estudo bibliogr´afico de alguns resultados referentes aos espa¸cos m´etricos, a topologia e as equa¸c˜oes diferenciais ordin´arias.. Palavras

09 serve para bater massas pesadas como massas com fermento como: Pães, roscas, pizza, macarrão entre outras destes segmentos.Observação quando utilizar o batedor para massas