• Nenhum resultado encontrado

Contextualização do Ensino de Química ao Cotidiano através de Aulas Práticas: Aproveitamento do óleo de Frituras na Elaboração de Sabão Artesanal

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Contextualização do Ensino de Química ao Cotidiano através de Aulas Práticas: Aproveitamento do óleo de Frituras na Elaboração de Sabão Artesanal"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Contextualização do Ensino de Química ao Cotidiano através de Aulas Práticas: Aproveitamento do óleo de Frituras na Elaboração de Sabão Artesanal Nkarthe Guerra Araújo1, Tuilly de Fátima Macedo Rodrigues Furtado2, Antônio Vieira

Cabral3, Pascally Maria Aparecida Guerra de Araújo4, Janduy Guerra Araújo5

1

Química Industrial Graduanda em Licenciatura em Química pela UEPB

2 Graduanda em Engenharia Química pela UFCG 3 Graduado em Licenciatura em Química pela UEPB 4

Mestranda em Engenharia de Materiais pela UFCG

5 Doutorando em Engenharia Mecânica pela UFPB

nkarthe@gmail.com

RESUMO

Do ponto de vista químico, o óleo é constituído por estruturas de triglicerídeos, ésteres formados a partir de ácidos carboxílicos e glicerol. Os ácidos graxos e seus ésteres por sua vez tem a propriedade de reagir com bases fortes, tais como hidróxido de sódio para formar sais, genericamente chamados de sabões. Deste modo é possível produzir sabão utilizando óleo de frituras. Entretanto, devido á falta de informações da população sobre as formas de aproveitamento do óleo depois de usado, este é despejado em ralos, no solo ou reutilizado na alimentação, e mesmo assim, depois de reutilizado várias vezes é descartado de forma inadequada. O presente trabalho teve por objetivo promover a educação ambiental contextualizada ao ensino, em aulas práticas de química onde foi elaborada uma receita de sabão artesanal utilizando o óleo usado como um dos ingredientes. Concuiu-se que os alunos mostraram-se bastante estimulados com os assuntos de química relacionados ao seu cotidiano e em relação ao produto elaborado, este apresentou características satisfatórias, produzido por uma técnica simples, e desta forma constitui uma alternativa bastante interessante para o aproveitamento do óleo que antes era descartado de forma inadequada.

(2)

1- Introdução

Um dos resíduos que geramos com frequência e que não possui alternativa eficiente e amplamente difundida de descarte é o óleo de fritura (OLIVEIRA; ROBAINA, 2011). Após o processo de aquecimento envolvido na fritura dos alimentos, o óleo sofre alterações em suas características físico-químicas tornando-se impróprio para ser reutilizado na alimentação.

Do ponto de vista químico, o óleo é constituído por estruturas de triglicerídeos, ésteres formados a partir de ácidos carboxílicos de cadeia longa (ácidos graxos) e glicerol. Os ácidos graxos e seus ésteres por sua vez tem a propriedade de reagir com bases fortes, tais como hidróxido de sódio ou de potássio, para formar sais, genericamente chamados de sabões. Por terem extremidades carboxílicas altamente polares, estes sabões tendem a se dissolverem na água, minimizando desta forma o impacto na natureza em comparação com o óleo que não passou por tal processo (FREITAS et al., 2010).

Para Castellanelli et al. (2007), devido a falta de informação da população, o resíduo do óleo de cozinha, gerado diariamente nos lares, indústrias e estabelecimentos do país, acaba sendo despejado diretamente nas águas, de rios e riachos ou simplesmente em pias e vasos sanitários, indo parar nos sistemas de esgoto causando danos, como entupimento dos canos e o encarecimento dos processos das estações de tratamento, além de contribuir para a poluição do meio aquático, ou do lixo doméstico. Nesse contexto, Alberice e Pontes (2004) procurando minimizar o impacto do descarte dos óleos comestíveis no meio ambiente e elaborar um produto econômico, desenvolveram um método alternativo para a utilização dos óleos de frituras. Para tanto confeccionaram uma receita de fabricação de sabão caseiro. Como resultado, obtiveram um sabão firme, espumante e eficiente na limpeza.

Entretanto, a busca de alternativas viáveis para o melhor aproveitamento ou destino correto dos resíduos gerados deve ser de interesse da sociedade em geral, sendo a escola um dos ambientes capazes de proporcionar a discussão sobre assuntos como este, buscando sempre a pesquisa de alternativas viáveis e práticas para os problemas através de pequenas ações capazes de mudar a realidade de uma determinada comunidade (OLIVEIRA; ROBAINA, 2011).

(3)

Segundo Carraro (1997) o professor não deve oferecer o conhecimento de química acabado, deve mostrar como foi produzido, a sua história e buscar a evolução dos acontecimentos, relacionado-os ao desenvolvimento, salientando fatos, permitindo ao aluno mudanças, aproximando-os à realidade vivida por eles. Nessa perspectiva, o conteúdo químico deverá ter relação com o cotidiano dos estudantes e das comunidades, possibilitando a interação do ensino.

Deste modo, à necessidade de promover a conscientização dos educandos sobre os efeitos que o descarte inadequado do óleo de fritura pode trazer ao meio ambiente bem como sua utilização na elaboração de sabão artesanal, como forma de aproveitamento, motivou-nos a desenvolver este trabalho.

2- Metodologia

Este trabalho foi realizado durante as aulas de química em uma turma de 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Félix Araújo, localizada no município de Caturité-PB sendo realizado em 4 etapas e envolvendo 29 alunos.

1ª Etapa: Abordou-se o tema educação ambiental enfatizando os impactos que o descarte inadequado do óleo de fritura pode trazer ao meio ambiente contextualizado ao ensino de química.Nesta etapa, foi trabalhado assuntos como: lipídios, ésteres, ácidos carboxílicos, reações (esterificação e saponificação), polaridade e interações moleculares.

2ª Etapa: Os alunos responderam um questionário acerca do destino do óleo de fritura em suas residências, esta foi uma tarefa que sugerimos responder em casa, pois nem todos tinham conhecimento de como era feito seu descarte. A Figura 1 apresenta o questionário aplicado.

3ª Etapa: Discussão em sala de aula acerca dos questionários

4ª Etapa: Como atividade prática, os alunos foram motivados a coletar o óleo utilizado em frituras em suas residências para ser reaproveitado na escola, como ingrediente na elaboração de sabão artesanal.

2-1 Elaboração do sabão

Os alunos que participaram desta etapa prática utilizaram luvas, tocas, máscaras, jalecos e aventais como EPIS (Equipamentos de Proteção Individual).

Os ingredientes utilizados na elaboração do sabão foram: Hidróxido de sódio líquido, detergente de coco, óleo usado e água (fervida). Inicialmente o óleo foi filtrado

(4)

e em seguida misturado ao hidróxido de sódio, posteriormente, adicionou-se a água quente e homogezizou-se por cerca de 30 min. Em seguida, colocou-se a massa em caixinhas de atol e de margarina onde permaneceu secando por 08 dias.

Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Félix Araújo

Aluno:

Disciplina:

Série:

Questionário

1-Você utiliza o óleo de cozinha frequentemente em sua residência?

2-Como é feito o descarte deste óleo?

3-Conhece alguma forma de reaproveitamento deste óleo?

4-Sabe que o óleo se reutilizado na alimentação é prejudicial à saúde?

5-Sabe que seu descarte inadequado pode causar danos ao meio ambiente?

Figura 1- Questionário apresentado aos alunos

4-Resultados e Discussões

Em relação ao questionário aplicado, 100% responderam que utilizam o óleo frequentemente ; 98% afirmaram que reutilizam o óleo no processo de fritura no mínimo duas vezes e depois descarta no solo e/ou em pias; 30% sabem que o óleo pode ser reaproveitado mais desconhecem como pode ser aproveitado na elaboração de sabão; 99% responderam que sabem que o óleo reutilizado na alimentação é prejudicial a saúde, isto talvez porque tenham conhecimento de que mesmo o óleo que ainda não foi reutilizado em excesso, é ofensivo e 75% afirmaram ter conhecimento de que este óleo quando descartado de forma inadequada, pode causar danos ao meio ambiente,

(5)

porém afirmaram que não há outra alternativa de descarte e/ou forma de reaproveitamento simples.

O sabão elaborado apresentou características satisfatórias como, coloração, firmeza e cheiro agradável.

5- Conclusões

A contextualização entre o conhecimento ensinado e o cotidiano contribuiu com um melhor aprendizado e absorção dos conteúdos por parte dos alunos que mostraram-se bastante estimulados com os assuntos de química relacionados ao mostraram-seu cotidiano. Por ser um processo simples e de baixo custo o sabão elaborado que tem o óleo como ingrediente constitui uma alternativa bastante viável para minimizar os impactos ambientais decorrentes do descarte inadequado deste óleo ao meio ambiente.

Referências

ALBERICI, R.M. ; PONTES, F. F. F. Reciclagem de Óleo Comestível Usado Através da Fabricação de Sabão, Revista Engenharia Ambiental, Espírito Santo do Pinhal, v.1, n.1, p. 74-76, 2004.

CARRARO, G. Agrotóxico e Meio Ambiente: Uma proposta de ensino de ciências e de Química. Porto Alegre, 1997.

CASTELLANELLI, C.; MELLO, C. I.; RUPPENTHAL, J. E.; HOFFMANN, R. Óleos comestíveis: O rótulo das embalagens como ferramenta informativa. In: I Encontro de Sustentabilidade em Projeto do Vale do Itajaí. 2007.

FREITAS, P.A de A.; MARIANO, A.F da S.; COUTO, J de A. Benefícios ambientais da reciclagem do óleo de cozinha com a produção de sabão em aulas práticas de bioquímica. X Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão. Recife, 2010.

OLIVEIRA, L.G de.; ROBAINA, J. V. L.. Óleo de Fritura: Alternativa de Reaproveitamento. 31° Encontro de Debates sobre o Ensino de Química. Rio Grande, 2011.

Referências

Documentos relacionados

Entende-se que os objetivos desta pesquisa foram alcançados, uma vez que a medida de polaridade conseguiu captar espaços com maiores potenciais de copresença (espaços

Controlador de alto nível (por ex.: PLC) Cabo da válvula Tubo de alimentação do ar de 4 mm Pr essão do fluido Regulador de pressão de precisão Regulador de pressão de

O Documento Orientador da CGEB de 2014 ressalta a importância do Professor Coordenador e sua atuação como forma- dor dos professores e que, para isso, o tempo e

Todas as outras estações registaram valores muito abaixo dos registados no Instituto Geofísico de Coimbra e de Paços de Ferreira e a totalidade dos registos

F REQUÊNCIAS PRÓPRIAS E MODOS DE VIBRAÇÃO ( MÉTODO ANALÍTICO ) ... O RIENTAÇÃO PELAS EQUAÇÕES DE PROPAGAÇÃO DE VIBRAÇÕES ... P REVISÃO DOS VALORES MÁXIMOS DE PPV ...

As questões acima foram a motivação para o desenvolvimento deste artigo, orientar o desenvol- vedor sobre o impacto que as cores podem causar no layout do aplicativo,

A taxa de abandono observada neste estudo (45,3%) foi similar à reportada pela literatura clássica sobre abandono terapêutico (Wierzbicki & Pekarik, 1993), nos

Trata-se de um projeto de pesquisa de dissertação de mestrado do Programa Enfermagem Fundamental da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo EERP/USP que