• Nenhum resultado encontrado

1 O que é Previdência?

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "1 O que é Previdência?"

Copied!
31
0
0

Texto

(1)

1

O que é Previdência?

Previdência é a busca de proteção contra efeitos danosos de eventos futuros. Os trabalhadores brasileiros possuem cobertura para sua aposentadoria, que é o afastamento remunerado que um trabalhador faz de suas atividades após cumprir com uma série de requisitos estabelecidos, dependendo do regime de previdência social ao qual esteja vinculado.

A Previdência Social no Brasil é composta por três regimes:

a) Regime Geral de Previdência Social (RGPS): operado pelo INSS, uma entidade pública e de filiação obrigatória para os trabalhadores regidos pela CLT;

b) Regime Próprio de Previdência Social (RPPS): instituído por entidades públicas – Institutos de Previdência ou Fundos Previdenciários e de filiação obrigatória para os servidores públicos titulares de cargos efetivos da união, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios; e

c) Regime de Previdência Complementar: operado por Entidades Abertas e Fechadas é um regime privado, com filiação facultativa, criado com a finalidade de proporcionar uma renda adicional ao trabalhador, que complemente a sua previdência oficial.

2

O que é Previdência Complementar?

A previdência complementar é um benefício opcional, que proporciona ao trabalhador um seguro previdenciário adicional, conforme sua necessidade e vontade. No Brasil, a previdência complementar é composta por entidades abertas e fechadas:

a) Entidades Abertas de Previdência Complementar (EAPC): constituídas na forma de sociedades anônimas com fins lucrativos, operam planos individuais ou coletivos, disponíveis para qualquer pessoa física, sendo comercializados por bancos e seguradoras. São autorizadas a funcionar e fiscalizadas pela

(2)

Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), vinculada ao Ministério da Fazenda, cujas normas são de competência do Conselho Nacional de Seguros Privados – CNSP. Possuem dois tipos de planos:

o PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre) - permite abater do IR os aportes ao plano até o limite de 12% da renda bruta tributável do investidor. Indicado para quem opta pela declaração completa do IR. Há incidência de IR sobre o valor do resgate ou quando do pagamento do benefício, conforme contrato.

o VGBL (Vida Gerador Benefício Livre) - não permite abater do IR os aportes ao Plano. Indicado para quem usa a declaração simplificada ou é isento. É interessante para quem já investe em um PGBL, mas quer investir mais de 12% de sua renda bruta em previdência privada. O IR incidirá apenas sobre os rendimentos e não sobre o total acumulado no plano

b) Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPC): também conhecidas como fundos de pensão, são fundações ou sociedades civis sem fins lucrativos que operam planos de previdência complementar acessíveis apenas para grupos específicos, com base no vínculo funcional. A Superintendência Nacional de Previdência Complementar (PREVIC) é a autarquia vinculada ao Ministério da Previdência Social, responsável por fiscalizar as atividades das entidades fechadas de previdência complementar.

3

O que é a Funpresp?

A Funpresp é a entidade fechada de previdência complementar do servidor público Federal.

Foi criada por autorização da Lei 12.618, de 30 ABR 2012, e efetivada pelo Decreto nº 7.808/2012, é nominada Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal do Poder Executivo – Funpresp-Exe. Possui a finalidade de administrar e executar planos de benefícios de previdência complementar para os servidores públicos titulares de cargo efetivo da União, suas autarquias e fundações.

A Funpresp é uma entidade fechada de previdência complementar, de natureza pública, com personalidade jurídica de direito privado e autonomia administrativa, financeira e gerencial. Fundação de direito privado e natureza pública, Órgão da Administração Indireta, vinculada ao MPOG.

A sede da Funpresp é localizada no seguinte endereço: SCN Quadra 02 bloco A

2o andar, salas 203/204 - Edifício Corporate Financial Center CEP 70712-900 Brasília/DF

(3)

4

Legislação no Regime de Previdência Complementar

A figura abaixo representa o arcabouço legal que trata da Previdência Complementar no Brasil.

a) EC 20 - elevou o tema da previdência complementar ao nível constitucional, com a inclusão do art. 202 na Constituição da República, que trata da previdência complementar de modo geral. Também a previdência complementar do servidor público foi prevista na Constituição, nos §§ 14 a 16 do art. 40, incluídos no Texto Constitucional pela EC 20.

b) EC 41 e 47 - alteraram dispositivos da Constituição referentes ao regime geral e ao regime próprio.

c) LC 108 – Disciplina a relação entre as pessoas políticas, suas autarquias, fundações, sociedades de economia mista e empresas controladas, direta e indiretamente pelo Poder Público, enquanto patrocinadoras de entidade de previdência complementar. Também contém regras específicas aplicáveis às entidades fechadas de previdência complementar patrocinadas pelo Poder Público ou por empresas estatais (como é o caso da Funpresp).

d) LC 109 – Dispõe sobre o regime jurídico aplicável à previdência complementar em geral, tanto aberta quanto fechada.

e) LO 11053, 2004 - prevê a tributação regressiva no âmbito da previdência privada.

f) RES. 12 do CNPC: regulamentou o oferecimento de planos de previdência complementar por sindicatos e associações de classe aos seus respectivos filiados; estes planos são denominados planos instituídos ou planos de instituidores;

g) RES. 6 do CNPC: regulamenta o exercício dos chamados "institutos", quais sejam, o resgate, a portabilidade, o benefício proporcional diferido e o autopatrocínio;

(4)

h) RES. 13 do CNPC: estabelece diretrizes para o controle de riscos e a adoção de controles internos no âmbito dos fundos de pensão;

i) RES. 26 do CNPC: regulamenta a distribuição de superávit e o equacionamento de déficits no que diz respeito aos planos de benefícios das entidades fechadas. j) RES. 3.792 do CMN – dispõe sobre as diretrizes de aplicação dos recursos

garantidores dos planos administrados pelas entidades fechadas de previdência complementar.

5

Governança

A governança da Funpresp foi calcada sobre o extenso arcabouço legal pontuado mais acima, visando a transparência e excelência na condução da instituição. Confira:

a) O Conselho Deliberativo é o órgão máximo da estrutura organizacional, sendo responsável pela definição da política geral de administração da Funpresp e dos seus planos de benefícios. É composto por 6 membros, sendo 3 indicados pelos patrocinadores e 3 eleitos pelos servidores. Os atuais conselheiros foram nomeados provisoriamente por meio de Decretos Presidenciais para mandato de 2 anos.

b) Para assessorar o Conselho Deliberativo e o Conselho Fiscal, Há o Comitê de Auditoria Interna e os comitês gestores dos Planos ExecPrev e LegisPrev, este último voltado aos servidores vinculados ao Poder Legislativo.

c) O Conselho Fiscal é o órgão de fiscalização e controle interno da Funpresp, sendo composto por quatro membros, sendo dois representantes dos patrocinadores e dois representantes dos participantes e assistidos.

a) A Diretoria Colegiada é o órgão de administração e gestão da Funpresp. É ela quem executa as diretrizes e a política de administração estabelecidas pelo Conselho Deliberativo. É composta por quatro membros nomeados pelo Conselho Deliberativo, divididos em quatro pastas: presidência, Investimentos; seguridade e administração

b) Há um Comitê de Investimentos e Riscos, de caráter consultivo, com competência para avaliar as propostas de investimentos a serem realizados pela entidade e seus respectivos riscos, vinculado à Diretoria-Executiva, observado o disposto no Regimento Interno.

(5)

A Funpresp é acompanhada e fiscalizada pela Previc, pelo Banco Central e pela Comissão de Valores Mobiliários – CVM. Os patrocinadores também supervisionam as atividades da Fundação de forma permanente e o próprio participante poderá exercê-la por meio de análise das informações recebidas acerca do seu saldo de contas e do desempenho da entidade. Além disso, ao final de cada exercício, haverá auditoria externa sobre as contas da Entidade (Balanço, Demonstrações Contábeis, dentre outros).

6

O Plano de Previdência Complementar ExecPrev

O ExecPrev é um plano de previdência complementar estruturado na modalidade de Contribuição Definida (CD) onde as contribuições são previamente estabelecidas pelo Participante de acordo com as regras definidas no regulamento.

O valor do benefício programado é ajustado ao saldo de conta do Participante, inclusive na fase de percepção de benefícios. No saldo da conta do Participante é considerado o resultado líquido da aplicação dos recursos, das contribuições e dos benefícios pagos. O valor do benefício programado depende do valor e do tempo de contribuição, considerando 100% da rentabilidade líquida da aplicação dos recursos.

Algumas características do ExecPrev são importantes para o entendimento do funcionamento do plano:

a) Participante: é o servidor público federal que deseja complementar sua aposentadoria oficial

b) Alíquota de participação: é escolhida pelo participante no ato da adesão ao plano. Pode variar de 7,5% a 8,5%, dependendo de condições específicas, que serão detalhadas mais a frente

c) Patrocinador: o órgão para o qual o servidor trabalha, que, na condição de participante ativo normal, contribui paritariamente para a conta individual do participante. São Patrocinadores do Plano os órgãos da administração direta, as

(6)

ao Plano ocorreu por meio de convênio assinado entre a União (MPOG) e a Funpresp

6.1 Participante Ativo Normal

O participante ativo normal é aquele que conta com a contribuição paritária do patrocinador e conta com o fundo coletivo (FCBE) para cobertura de benefícios de risco.

As condições para se tornar participante ativo normal, são:

a) Servidor que entrou em exercício a partir de 04/02/2013 – data de início do Plano ExecPrev; e possui salário de participação superior ao Teto do RGPS (R$b4.390,24 – vigente a partir de Janeiro/2014).

o O salário de participação corresponde à parcela do salário que excede o teto do RGPS

b) Servidor que entrou em exercício antes de 04/02/2013, mas optou pela migração para o Regime de Previdência Complementar

6.2 Participante Ativo Alternativo

Nem todos os servidores públicos federais reúnem as condições necessárias para ser participante ativo normal, assim a Funpresp oferece a possibilidade de constituição da poupança previdenciária na forma de participante ativo alternativo. Este não contará com a paridade do patrocinador nem com o fundo coletivo para cobertura de benefícios de risco, mas poderá substituir um PGBL adquirido em um banco ou seguradora e gozar do benefício fiscal.

a) Servidor que entrou em exercício antes de 04/02/2013;ou

b) Servidor que está submetido ao Teto do RGPS e possui salário de participação igual ou inferior ao Teto do RGPS (R$ 4.390,24 – vigente a partir de Janeiro/2014);

o O salário de participação corresponde à parcela do salário que excede o teto do RGPS

Nota: há outros tipos de participantes, em decorrência das situações que ocorrerão durante a vida dos participantes.

6.3 Como Funciona?

O ExecPrev perpassa a vida do participante, desde o momento da adesão até a concessão do benefício vitalício.

(7)

Na ilustração abaixo observamos o ciclo de vida do ExecPrev no caso de um Participante Ativo Normal.

Adesão - Início da Poupança Previdenciária

O processo inicia com a adesão ao ExecPrev, que preferencialmente se dá no momento do ingresso no serviço público. Desde este momento o participante conta com os benefícios fiscais e já possui direito à cobertura para os benefícios de risco: , em especial pensão em caso de morte e invalidez permanente.

A contribuição é calculada com base do salário de participação, que corresponde à parcela que excede o teto do RGPS (R$ 4.390,24, em 2014). Sobre o salário de participação o participante escolhe a alíquota com a qual deseja contribuir, podendo ser 7,5%, 8,0% e 8,5%. Imediatamente o participante passa a ter a contribuição paritária efetuada pelo patrocinador.

Importante: O formulário deve ser preenchido em 03 vias, sendo que a via original deve ser encaminhada para a Funpresp – Gerência de Cadastro - GERCAD

(8)

Distribuição da Contribuição Mensal

Os recursos oriundos das contribuições são alocados em três contas específicas:

RAP - Reserva Acumulada pelo Participante: conta individual do participante, recebe 71,47% do valor;

FCBE - Fundo Coletivo de Benefícios Extraordinários: conta coletiva para cobertura dos benefícios de risco, recebe 21,53%; e

PGA - Custeio das Despesas Administrativas - é o Plano de Gestão Administrativa, se destina ao custeio das despesas administrativas e recebe 7% do valor da contribuição. Esse valor é correspondente à taxa de carregamento. A Funpresp não cobra taxa de administração

Exemplo - Distribuição da Contribuição

Acumulação – Formação da Poupança Previdenciária

As contribuições mensais são levadas à conta individual do participante, acrescidas das contribuições paritárias do patrocinador e formam a poupança que servirá de base para o cálculo do benefício quando chegar o momento da aposentadoria. As contribuições efetuadas pelo participante já são deduzidas do Imposto de Renda mensalmente, no contra cheque. Lembrando que o limite de isenção fiscal é de 12%, o participante pode efetuar contribuições facultativas até alcançar a alíquota determinada e fortalecer a poupança previdenciária.

(9)

No período de acumulação os recursos são aplicados no mercado financeiro, seguindo a política de investimentos da Funpresp, aprovada pelas instâncias deliberativas. Mais a frente você poderá conferir os principais itens da política.

O participante permanece contando com a cobertura para os benefícios de risco, em especial invalidez permanente e pensão para os beneficiários em caso de morte do participante.

Aposentadoria – Utilização da Poupança Previdenciária

A concessão do benefício é vinculada à aposentadoria oficial. Os valores são calculados com base no saldo da conta do participante e no tempo projetado pela Tábua Biométrica (ver item 8.11), calculada pela expectativa de vida. Mais detalhes sobre este cálculo estão expressos mais à frente, neste material.

Considerando que o participante viva além da expectativa de vida projetada na tábua biométrica Com o fim dos recursos na conta individual do participante, lhe será concedido o benefício vitalício denominado “Benefício de Sobrevivência”, custeado pelo fundo coletivo FCBE.

6.4 Institutos – Quando Cessa o Vínculo Funcional

O plano ExecPrev tem caráter de proteção previdenciária, mas se ocorrer o desligamento do participante da Funpresp pela quebra do vínculo com o seu patrocinador, o servidor terá os Institutos previstos no regulamento.

Caso o participante permaneça no plano poderá optar por receber o benefício no tempo programado e poderá optar permanecer contribuindo ou não.

Se o participante escolher retirar-se da Funpresp poderá portar os recursos para outra instituição administrar, ou resgatar os valores em espécie.

Somente poderão ser portados ou resgatados os valores das contas individuais e no caso do resgate há regras para recebimento dos valores decorrentes das contribuições dos patrocinadores.

(10)

Confira:

Se o participante desejar permanecer na Funpresp após cessar o vínculo funcional, pode escolher entre o Benefício Proporcional Diferido e o Autopatrocínio.

No Benefício Proporcional Diferido,

mesmo não havendo mais vinculo

funcional, o participante deseja receber o benefício no período em que programou, no tempo da aposentadoria.

Neste caso, não haverá mais contribuições e o valor do benefício será proporcional ao período de contribuição, ajustado ao saldo da conta.

No caso do Autopatrocínio há o

rompimento do vínculo funcional, mas o participante deseja manter as contribuições e deseja receber o benefício no valor e

período programados, no tempo da

aposentadoria.

Assim, o participante mantém a

contribuição que já era de sua

responsabilidade e assume a contribuição do órgão patrocinador. As regras do plano não serão alteradas.

Se o participante escolher retirar-se da Funpresp poderá portar os recursos para outra instituição administrar, ou resgatar os valores em espécie.

Somente poderão ser portados ou resgatados os valores das contas individuais e no caso do resgate há regras para recebimento dos valores decorrentes das contribuições dos patrocinadores.

(11)

Confira:

Se o participante desejar retirar-se da Funpresp, pode portar os recursos para outra instituição, outro plano de previdência complementar.

Neste caso o participante fará jus às suas contribuições efetuadas e às contribuições do patrocinador, levando todo o saldo da conta RAP, no entanto há que se observar a carência de 03 anos ininterruptos no plano.

O Participante pode optar por resgatar os valores de sua previdência complementar após a quebra do vínculo funcional.

Neste caso, poderá resgatar os valores relativos às suas contribuições, mas obedecerá a um regramento específico para

resgatar parte das contribuições do

patrocinador, dependendo da permanência na previdência complementar.

Instituto Resgate - Valor

O participante que desejar resgatar os valores de sua previdência complementar, após ter o vínculo funcional rompido, poderá levar os valores relativos às suas contribuições na totalidade.

Comporá o resgate tanto os valores contribuídos mensalmente pelo participante e alocados na conta RAP, quanto os valores decorrentes das contribuições facultativas, alocados na conta RAS.

Quanto às contribuições efetuadas pelo patrocinador, o resgate será sobre o percentual calculado sobre a RAP – Conta Patrocinador, considerando o tempo de serviço no patrocinador, de acordo com a tabela a seguir.

(12)

Observe no gráfico que conforme aumenta o tempo de permanência do participante, maior é a alíquota de resgate, que avança até 70%.

7

Investimentos

7.1 Política de Investimento

A Funpresp possui sua política de investimento, aprovada pelas instâncias deliberativas demonstradas no item Governança. A política para 2014 estabelece as diretrizes, segmentos e limites de aplicação dos recursos de cada plano de benefícios. A base para a definição da alocação dos investimentos são as características de cada um dos fundos que compõem os planos, além do cenário macroeconômico projetado para o período de 2014 a 2018.

Os índices de referência para a política de investimentos da Funpresp são representados da seguinte forma:

 Índices de preços: sub-índices ANBIMA IMA-B;

 Juros prefixados: sub-índice ANBIMA IRF-M; e

 Renda variável: Índices IBrX-100, IBrX-50 e Ibovespa.

Os limites, restrições e benchmarks para cada segmento de aplicação dos planos de benefícios são detalhados na política, disponível no sítio www.funpresp.com.br

Quanto ao controle dos riscos, a Funpresp, além de observar os normativos do setor, busca o gerenciamento e controle do risco de mercado de suas alocações por meio da mensuração da Divergência Não Planejada1 – DNP – para os planos de benefícios que administra.

As políticas de investimentos estão disponíveis no endereço eletrônico da Funpresp-Exe - http://www.funpresp.com.br/portal/?page_id=471, no caso do Plano de Benefícios dos

(13)

Servidores do Poder Executivo ou http://www.funpresp.com.br/portal/?page_id=472, no caso do Plano de Benefícios dos Servidores do Poder Legislativo.

7.2 A Composição da Carteira

A totalidade dos recursos garantidores dos Planos administrados pela Funpresp está depositada em fundos de investimento multimercado do Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal. Ao final de 2013, o patrimônio líquido desses fundos de investimento atingiu o montante de R$ 80,1 milhões, sendo que cada uma das instituições mencionadas administra cerca de metade desse valor.

Em dezembro de 2013 a carteira de investimentos da Funpresp-exe apresentava a seguinte composição:

7.3 Custódia Qualificada e Controladoria.

A contratação da custódia é obrigatória, conforme previsto no art. 14 da Resolução CMN nº 3.792 , de 28 de setembro de 2009.

Os serviços de custódia e controladoria são prestados pela Caixa Econômica Federal, integrando a administração de ativos, indispensável às etapas de gestão e controle dos ativos. A CAIXA é associada da ANBIMA e se submete às regras dessa associação e ao seu Código de Serviços Qualificados.

7.4 Gestores e Administradores dos Fundos de Investimentos Multimercados.

Os recursos garantidores dos Planos estão sob a forma de cotas de fundos de investimento multimercado do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal. Ao final de 2013, o patrimônio líquido desses fundos de investimento atingiu o montante de R$ 80,1 milhões, sendo que cada uma das instituições mencionadas administra metade desse valor. Renda Fixa - Títulos Públicos Pré-Fixados 5% Renda Fixa - Títulos Públicos Indexados à Inflação 76% Renda Fixa - Títulos Público Pós-Fixados 2% Renda Fixa Títulos Privados 8% Renda Variável 9%

(14)

Os regulamentos destes fundos estão disponíveis nos endereços eletrônicos da CVM e da Funpresp-Exe - http://www.funpresp.com.br/portal/?page_id=795.

8

Procedimentos Operacionais

Os procedimentos operacionais relacionados à Funpresp estão contidos na Orientação Normativa nº 12, documento anexo.

A seguir listamos alguns procedimentos mais detalhados para seu conhecimento, visando à comunicação mais fluida entre o participante, a área de Recursos Humanos dos patrocinadores e a Funpresp.

8.1 Adesão

A inscrição do Participante no Plano de Benefícios da Funpresp é realizada por meio do preenchimento e assinatura de formulário próprio.

O formulário deve ser preenchido em 03 vias sendo que uma via deve ser arquivada na ficha funcional do servidor, outra entregue para o servidor a título de comprovante de adesão e uma via deve ser enviada para a Funpresp aos cuidados da Gerência de Cadastro – GERCAD.

A inscrição terá efeitos a partir da data do protocolo na unidade de Recursos Humanos do Patrocinador ou diretamente na Funpresp, caso o Participante já esteja no exercício do cargo, ou, caso contrário, na data em que o Participante entrar em exercício do cargo. Nota: Os formulários de adesão recebidos pela Funpresp serão encaminhados para o RH dos patrocinadores para homologação. Neste caso, o RH receberá apenas a via do formulário que irá para a pasta funcional do servidor.

8.2 Contribuição do Participante Entende-se por Salário de Participação:

 Para o Participante Ativo Normal, a parcela da sua Base de Contribuição que exceder o Teto do RGPS;

 Para o Participante Ativo Alternativo, mediante sua opção, qualquer valor limitado à sua Base de Contribuição, tendo como mínimo o valor correspondente a 10 (dez) URP’s (Unidade de Referência do Plano) vigentes no mês da competência;

 Para o Participante Autopatrocinado, o seu Salário de Participação vigente no mês anterior ao da data da perda parcial ou total de remuneração;

 Para o Participante Vinculado, o seu Salário de Participação vigente no mês anterior ao da data da perda do Vínculo Funcional;

 Para o Assistido, o seu respectivo benefício de prestação continuada, na forma deste Regulamento.

(15)

O Participante poderá optar pela inclusão na Base de Contribuição de parcelas remuneratórias percebidas em decorrência do local de trabalho e do exercício de cargo em comissão ou função de confiança.

Os Salários de Participação serão atualizados anualmente, no mês de janeiro, pelo Índice do Plano acumulado nos 12 (doze) meses anteriores, ressalvada a primeira a atualização, que será feita com base no Índice do Plano acumulado no período compreendido entre o mês da data da perda de remuneração ou da perda do Vínculo Funcional e o mês de dezembro.

A gratificação natalina será considerada como Base de Contribuição no mês de dezembro de cada ano.

Exemplo para apuração do Salário de Participação:

Salário Bruto + gratificações 8.000,00

Teto do RPPS/RGPS em jan/2014 4.390,24

Salário de Participação 3.609,76

Contribuição mensal para a alíquota de 8,5% 306,83 Contribuição mensal para a alíquota de 8% 288,78 Contribuição mensal para a alíquota de 7,5% 270,73

8.3 Tipos de Contribuições

Contribuição Administrativa: Contribuição, ou parcela de contribuição, devida por Patrocinadores, Participantes e Assistidos, em montantes definidos no Plano de Custeio, destinada ao custeio das despesas administrativas da Entidade.

a) Contribuição Alternativa: Contribuição realizada pelo Participante Ativo Alternativo, de caráter obrigatório, destinada à constituição de reservas com a finalidade de prover o pagamento de benefícios.

b) Contribuição Básica: Contribuição realizada pelo Patrocinador, pelo Participante Ativo Normal e pelo Participante Autopatrocinado de caráter obrigatório, destinada à constituição de reservas com a finalidade de prover o pagamento de benefícios.

c) Contribuição Definida: Modalidade deste plano de benefícios, em que os benefícios programados têm seu valor permanentemente ajustado ao saldo de conta mantido em favor do Participante, inclusive na fase de percepção de benefícios, considerando o resultado líquido de sua aplicação, os valores aportados e os benefícios pagos.

d) Contribuição Facultativa: Contribuição realizada pelo Participante Ativo Normal, pelo Participante Ativo Alternativo, pelo Participante Autopatrocinado ou pelo Participante Vinculado, de forma voluntária, sem contrapartida do Patrocinador.

(16)

Nota: Conforme art. 7º § 1° da Orientação Normativa 12 (anexa), considera-se BASE DE CONTRIBUIÇÃO, aquela definida pelo § 1° do art. 4° da Lei n° 10.887, de 18 de junho de 2004, podendo o servidor público optar pela inclusão de parcelas remuneratórias percebidas em decorrência do local de trabalho e do exercício de cargo em comissão ou função de confiança, conforme previsto no § 1° do art. 16 da Lei n° 12.618, de 2012.

8.4 Alíquotas de Contribuição

Para o Participante Ativo Normal, a contribuição poderá ser de 7,5%, 8,0% ou 8,5% de seu Salário de Participação (diferença entre a remuneração do servidor e o teto do INSS vigente). Nestes casos, a patrocinadora efetuará contribuição paritária para o Plano. Para o Participante Ativo Alternativo, a contribuição será aquela por ele escolhida, limitada à sua Base de Contribuição e desde que superior a 10 URP´s (Unidade de Referência do Plano), atualmente fixada em 104,94 cada. Neste caso, a patrocinadora não efetuará contrapartida.

Mudanças na opção do percentual de contribuição

O Participante Ativo Normal, o Participante Ativo Alternativo e o Participante Autopatrocinado poderão requerer anualmente, no mês de abril, a revisão da alíquota da sua Contribuição Básica ou da sua Contribuição Alternativa, conforme o caso, que passará a vigorar a partir do mês de junho subsequente.

Para tal é necessário o preenchimento do formulário “requerimento de alteração do percentual de contribuição” contida na ON 12 (anexa).

8.5 Contribuições de Patrocinadores

A Contribuição Básica é o repasse a ser aportado pelo Patrocinador, em favor de cada Participante Ativo Normal, de caráter obrigatório e mensal, correspondente a 100% da Contribuição Básica do Participante Ativo Normal, observado o limite máximo de 8,5% (oito inteiros e cinco décimos por cento) do Salário de Participação do respectivo Participante Ativo Normal.

Importante: a contribuição paritária é a contribuição efetuada pelo Patrocinador na proporção de 1 por 1 até o limite de 8,5%.

Repasse das contribuições para a Funpresp-Exe

Conforme art. 3º da Orientação Normativa 12 da SEGEP/MP (ver ON12 anexa), de 23 de setembro de 2013, compete aos órgãos e entidades integrantes do SIPEC transferir à Funpresp-Exe as contribuições devidas pelos servidores públicos e repassar as contribuições devidas pelo órgão patrocinador.

Para viabilizar o repasse das contribuições devidas à Funpresp-Exe, serão disponibilizados mensalmente no portal SIAPEnet relatórios sobre a adesão dos servidores públicos ao Plano ExecPrev, observado o cronograma da folha de pagamento.

(17)

O SIAPE calculará automaticamente o valor das contribuições devidas pelo servidor público e pelo órgão patrocinador.

O desconto das contribuições devidas pelos servidores públicos à Funpresp-Exe corresponderá às rubricas relacionadas a seguir, que constam dos relatórios l.54120.AM, l.54120BY e l.54120CY, disponíveis na opção “Obtenção e Envio de Arquivos/Relatórios da Folha” do módulo “Órgão” do portal SIAPEnet:

I - 32740 FUNPRESP-CONTR. MENSAL NORMAL.

II - 32741 FUNPRESP-CONTR. MENSAL ALTERNATIVA. III - 32750 FUNPRESP-GRAT. NATALINA NORMAL. IV - 32751 FUNPRESP-GRAT. NATALINA ALTERNATIVA.

O SIAPE também disponibiliza o relatório GR MAPA RPC, no módulo gerencial, que é uma cópia do mapa resumo enviado à FUNPRESP, e que serve para conciliação dos valores a serem repassados.

As contribuições devidas pelos servidores públicos e pelos órgãos deverão ser repassadas à Funpresp-Exe até o dia 10(dez) do mês seguinte ao da competência, sob pena de ensejar a aplicação dos acréscimos de mora previstos para os tributos federais e de sujeitar o responsável pelo atraso às sanções penais e administrativas cabíveis, conforme previsto no art. 11 da Lei n° 12.618, de 2012.

Para os fins do repasse, o órgão patrocinador deverá observar os seguintes códigos do SIAFI:

I - CPR - SITUACAO ENC015 - ENCARGOS SOCIAIS – PREVIDÊNCIA REGIME PRÓPRIO - FUNPRESP (ENCARGO PATRONAL); e

II - DOB032 - RETENÇÃO PARA REGIME PRÓPRIO DE PREVIDÊNCIA - FUNPRESP (DEDUÇÃO).

Penalidades por Atraso no Repasse da Contribuição

A Contribuição Básica do Participante Ativo Normal e a Contribuição Alternativa do Participante Ativo Alternativo serão descontadas de sua respectiva remuneração e, juntamente com a Contribuição Básica do Patrocinador, quando for o caso, serão recolhidas à Entidade de forma centralizada pelo órgão do Poder Executivo responsável pela coordenação e controle da folha de pagamento dos servidores públicos federais até o dia 10 (dez) do mês seguinte ao de sua competência.

O repasse das contribuições deverá ocorrer, no máximo, até três dias depois do pagamento dos vencimentos devidos pelo Patrocinador, sob pena de ensejar a aplicação dos acréscimos de mora previstos para os tributos federais e sujeitar o responsável às sanções penais e administrativas cabíveis.

A Contribuição Básica ou a Contribuição Alternativa devida pelo Participante Autopatrocinado, conforme o caso, e a Contribuição Administrativa devida pelo Participante Vinculado serão recolhidas por eles diretamente à Entidade até o dia 10 (dez) do mês seguinte ao de sua competência, em conformidade com as regras e procedimentos aprovados pelo Conselho Deliberativo da Entidade.

(18)

8.6 Encaminhamento das solicitações de Contribuições Facultativas Caso o Participante Ativo Normal ou o Participante Ativo Alternativo deseje efetuar uma contribuição esporádica, de caráter voluntário, ou deseje contribuir regularmente com alíquota superior a 8,5%, deverá fazê-lo na forma de Contribuição Facultativa (ver formulários e procedimentos na ON 12).

O servidor deverá preencher o formulário “Requerimento de Contribuição Facultativa” (ver ON12 anexa) e apresentá-lo ao RH do seu Órgão Patrocinador, para validação e encaminhamento à Funpresp-Exe aos cuidados da Gerência de Cadastro – GERCAD. A cobrança da Contribuição Facultativa ocorrerá por meio de boleto bancário e será realizada diretamente pela Funpresp-Exe.

8.7 Informação das contribuições para o Imposto de Renda - DIRF

A partir do Ano Base 2013, os servidores que aderiram à Funpresp deverão incluir em sua Declaração de Ajuste Anual à Receita Federal os valores de contribuição ao plano de previdência complementar a que estão vinculados.

Dessa forma, os valores que foram descontados em folha de pagamento do SIAPE deverão constar do Comprovante de Rendimentos enviado aos servidores, e da DIRF enviada à Receita Federal.

O item 31 do Manual de Perguntas e Respostas da DIRF 2014, disponível no site da Receita Federal, traz orientação sobre a Funpresp.

“31 - Como deve ser informada a contribuição para as entidades de previdência complementar dos servidores públicos federais de que trata a Lei nº 12.618, de 30 de abril de 2012 (Funpresp)?

O total das contribuições para as entidades de previdência complementar domiciliadas no Brasil, das contribuições para fundo de aposentadoria programada individual (Fapi), cujo ônus tenha sido do contribuinte, desde que destinadas a custear benefícios complementares assemelhados aos da Previdência Social, e das contribuições para as entidades de previdência complementar de que trata a Lei nº 12.618, de 30 de abril de 2012 devem ser informados como CONTRIBUIÇÕES A ENTIDADES DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR E A FUNDOS DE APOSENTADORIA PROG. INDIVIDUAL (FAPI), correspondente à Linha 3 do Quadro 3 do Comprovante de Rendimentos.”

Os valores referentes às contribuições facultativas, recebidos diretamente pela Funpresp-Exe, serão informados à Receita Federal pela própria Fundação.

A Funpresp-Exe encaminhará aos participantes que realizaram contribuição facultativa no exercício anterior, o Demonstrativo de Contribuições com os valores aportados, para informe na Declaração de Imposto de Renda Pessoa Fisiça.

(19)

8.8 Plano de Custeio vigente

(Taxas totais de custeio do plano sobre o Salário de Participação do Participante Ativo Normal (participante + patrocinador).

Total 17,00% 100,00%

Fundo de Cobertura de Benefícios Extraordinários (FCBE) 3,66% 21,53% Aporte Extraordinário de Aposentadoria Normal (AEAN) 1,26% 7,41% Aporte Extraordinário de Aposentadoria por Invalidez (AEAI) 0,20% 1,18% Aporte Extraordinário por Morte do Participante Ativo (AEMAt) 0,17% 1,00% Aporte Extraordinário por Morte do Participante Assistido

(AEMAss) 0,04% 0,23%

Benefício por Sobrevivência do Assistido (BSA) 1,62% 9,53%

Oscilação de Risco (1) 0,37% 2,18%

Taxa de Carregamento (administração) 1,19% 7,00% Reserva Acumulada pelo Participante (RAP) – 8,5% 12,15% 71,47%

Total 16,00% 100,00%

Taxa de Carregamento (administração) 1,12% 7,00% Reserva Acumulada pelo Participante (RAP) – 8,0% 11,22% 70,12%

Total 15,00% 100,00%

Taxa de Carregamento (administração) 1,05% 7,00% Reserva Acumulada pelo Participante (RAP) – 7,5% 10,29% 68,60% Nota: (1) 10% sobre o custo do AEAN, BSA e AEMAss e 20% para AEAI e AEMAt. Fonte: DA, 07jan2013 – MIBA nº 2285.

(20)

8.9 Benefícios Tipos de Benefícios

a) Benefício Não Programado: Benefício de caráter previdenciário cuja concessão depende da ocorrência de eventos não previsíveis, como a morte, a invalidez ou a sobrevivência.

 Aposentadoria por Invalidez;

 Pensão por Morte do Participante Ativo Normal e do Participante Autopatrocinado;

 Pensão por Morte do Participante Assistido;

 Benefício por Sobrevivência do Assistido;

b) Benefício Programado: Benefício de caráter previdenciário cuja concessão decorre de eventos previsíveis estabelecidos neste Regulamento.

 Aposentadoria Normal;

 Benefício Suplementar.

De acordo com a ON 12/2013 O RH deverá apresentar: - Aposentadoria Normal

Renda temporária mensal concedida ao Participante Ativo Normal, ao Autopatrocinado e ao Vinculado (que mantinha condição de Ativo Normal antes da opção pelos institutos).

- Requisitos:

 concessão de aposentadoria voluntária ou aposentadoria compulsória pelo RPPS ou cumprimento dos mesmos requisitos (autopatrocinado);

 carência de 60 (sessenta) meses de filiação ao Plano, exceto no caso de concessão de aposentadoria compulsória pelo RPPS ou cumprimento dos mesmos requisitos (autopatrocinado e vinculado);

 Para o Vinculado, cumprimento do mesmo requisito de idade mínima para aposentadoria voluntária pelo RPPS ou idade máxima para aposentadoria compulsória pelo RPPS.

- Prazo de concessão: correspondente à expectativa de sobrevida do Participante na data da concessão do benefício.

Cálculo: RAP + AEAN

(21)

Exemplo 1:

 Participante do sexo masculino;

 Idade: 25 anos;

 Remuneração: R$ 10.000,00;

 Alíquota de contribuição: 8,5%;

 Contribuição: R$ 476,83;

 Tempo de contribuição: 35 anos;

 Taxa de juros: 4% a.a.;

 Expectativa de vida na data de concessão do benefício: 27 anos;

 RAP = R$ 664.483,76

Benefício de Aposentadoria Normal = R$ 3.094,40

- Exemplo 2:

 Participante do sexo feminino;

 Idade: 25 anos;

 Remuneração: R$ 10.000,00;

 Alíquota de contribuição: 8,5%;

 Contribuição: R$ 476,83;

 Tempo de contribuição: 30 anos;

 Taxa de juros: 4% a.a.;

 Expectativa de vida na data da concessão do benefício: 32 anos;

 RAP = R$ 505.993,27;

 AEAN = R$ 84.332,21;

Benefício de Aposentadoria Normal = R$ 2.497,89

- Aposentadoria por invalidez

Renda temporária mensal concedida ao Participante Ativo Normal e ao Autopatrocinado (que mantinha condição de Ativo Normal antes da opção pelo instituto).

- Requisitos:

 Carência de 12 (doze) meses de filiação ao Plano, exceto no caso de acidente em serviço;

 Concessão de aposentadoria por invalidez permanente pelo RPPS ou cumprimento dos mesmos requisitos (autopatrocinado).

(22)

- Prazo de concessão: correspondente à expectativa de sobrevida do Participante na data da concessão do benefício.

Cálculo: Exemplo 1:

Média(𝐵𝐶 %) = R$ 8.000,00

RPPS (Teto RGPS de Jan/2014) = R$ 4.390,24 %MC = 8,5%

Benefício de Aposentadoria por Invalidez = R$ 3.609,76

- Pensão por Morte de Participante Ativo Normal e do Autopatrocinado

Renda temporária mensal concedida ao beneficiário do participante ativo normal e do autopatrocinado (que mantinha condição de Ativo Normal antes da opção pelo instituto).

- Requisito:

 Concessão da pensão por morte pelo RPPS ou cumprimento dos mesmos requisitos (autopatrocinado).

- Prazo de concessão: correspondente à expectativa de sobrevida do Participante na data da concessão do benefício.

Cálculo: Exemplo 1: Média(𝐵𝐶 %) = R$ 8.000,00 RPPS (Teto RGPS de Jan/2014) = R$ 4.390,24 %MC = 8,5% [Média(𝐵𝐶 %) − RPPS]x%𝑀𝐶 8,5% [Média(BC %) − RPPS] x %MC 8,5% x 70%

(23)

Benefício de Pensão por Morte = R$ 2.526,83

- Pensão por Morte de Participante Assistido

Renda temporária mensal concedida ao beneficiário do participante ativo normal e do autopatrocinado (que mantinha condição de Ativo Normal antes da opção pelo instituto), que tenha se tornado Assistido e tenha, posteriormente, falecido.

- Requisito:

 Concessão da pensão por morte pelo RPPS ou cumprimento dos mesmos requisitos (autopatrocinado).

- Prazo de concessão: correspondente à expectativa de sobrevida do Participante Assistido na data da concessão do benefício.

Cálculo:

Exemplo 1: Valor da última renda percebida pelo Assistido: R$ 3.000,00 Benefício de Pensão por Morte = R$ 2.100,00

- Benefício por Sobrevivência do Assistido

Renda vitalícia mensal concedida ao Assistido que sobreviver ao prazo de pagamento da Aposentadoria Normal, da Aposentadoria por Invalidez, da Pensão por Morte do Ativo Normal e do Autopatrocinado ou da Pensão por Morte do Assistido.

- Requisito:

 Sobreviver ao prazo de pagamento da Aposentadoria Normal, da Aposentadoria por Invalidez, da Pensão por Morte do Participante Ativo Normal e do Participante Autopatrocinado ou da Pensão por Morte do Participante Assistido.

Prazo de concessão: vitalício

Cálculo:

Exemplo 1: Valor da última renda percebida pelo Assistido: R$ 3.000,00 Benefício por sobrevivência = R$ 2.400,00

70% da renda mensal percebida pelo Participante Assistido na data do falecimento.

(24)

- Benefício Suplementar

Renda temporária mensal concedida ao Participante Ativo Normal, ao Ativo Alternativo, ao Autopatrocinado e ao Vinculado, ou aos seus respectivos beneficiários, caso haja saldo na Reserva Acumulada Suplementar – RAS.

- Requisitos:

 Para o Ativo Normal ou dele decorrente: concessão de aposentadoria normal ou por invalidez;

 Para o Ativo Alternativo ou dele decorrente: concessão pelo RPPS de aposentadoria voluntária, compulsória, por invalidez ou cumprimento dos mesmos requisitos (autopatrocinado e vinculado);

 Para o Beneficiário: concessão de pensão por morte pelo RPPS ou cumprimento dos mesmos requisitos (autopatrocinado ou vinculado).

- Prazo de concessão: a ser definido pelo Participante, sendo de no mínimo 60 meses e no máximo a expectativa de sobrevida do Participante na data da concessão do benefício.

O participante pode escolher um percentual do saldo, limitado a 25%, para recebimento à vista no momento da concessão do benefício.

Cálculo:

Exemplo 1:

 Participante do sexo masculino;

 Idade: 25 anos;

 Remuneração: R$ 4.000,00;

 Salário de participação escolhido: R$ 4.000,00;

 Alíquota de contribuição: 8,5%;

 Contribuição: R$ 340,00;

 Tempo de contribuição: 35 anos;

 Taxa de juros: 4% a.a.;

 Prazo de concessão escolhido: expectativa de vida na data de concessão do benefício = 27 anos;

 %RAS paga à vista: R$ 0,00;

 RAS = R$ 308.266,04 RIBCS Fator(x; i%)

(25)

Benefício Suplementar = R$ 1.435,55 Beneficiários

Dependente do Participante para fins de recebimento dos benefícios previstos no Regulamento, desde que seja reconhecido como dependente no RPPS ou, caso o Participante não mais esteja vinculado ao RPPS, atenda as condições de reconhecimento como dependente no RPPS.

8.10 Tributação - Imposto de Renda - Bônus Fiscal na fase de contribuição

O governo federal, por meio das Leis nº 11.053/04 e 11.096/05, criou e implantou em 2005 a tributação do Imposto de Renda para os Planos de Previdência Complementar com base em Tabela Regressiva do Imposto de Renda, que passou a conviver com o regime anterior que se baseava em Tabela Progressiva de tributação.

Na fase contributiva, o Participante pode se valer do incentivo fiscal, abatendo o valor das contribuições na base de cálculo do Imposto de Renda na Declaração Anual de ajuste, até o limite de 12% da renda anual tributável, de acordo com a legislação vigente, independente da modalidade do Plano e da opção pelo regime tributário.

-Regime de tributação na aposentadoria ou resgates

A escolha do regime de tributação depende de uma avaliação pessoal e exclusiva do participante.

Os pontos mais importantes a serem observados são: o tempo em que os valores ficarão investidos no Plano, o valor estimado do benefício ou do resgate, o valor total de todas as rendas recebidas pelo Participante e os possíveis abatimentos da renda tributável. No regime progressivo as alíquotas variam de 0 a 27,5% dependendo do valor do benefício. Quanto maior o valor do benefício, maior a alíquota de incidência. No caso do resgate, a alíquota de retenção na fonte é de 15%, a título de antecipação de Imposto de Renda, sendo que eventuais diferenças serão compensadas na Declaração Anual de IRPF. Este regime permite o ajuste na Declaração de Ajuste Anual, sendo possível o ressarcimento, nos casos em que couber.

Tabela Progressiva – Ano calendário 2014

Renda Alíquota do IR (%) Valor da Dedução – R$

Até 1.787,77 - -

De 1.787,88 até 2.563,91 7,5 134,08

De 2.679,30 até 3.572,43 15,0 335,03

De 3.572,44 até 4.463,81 22,5 602,96

(26)

O regime regressivo considera o período de acumulação de cada contribuição. As alíquotas decrescem com o aumento do período decorrido entre a data em que cada contribuição foi realizada e a data em que o benefício ou resgate for pago ao participante. Quanto maior o prazo em que os recursos permanecem no Plano, menor será a alíquota de tributação, limitada a 10%, sendo que este prazo continua a ser contado após a concessão. O valor do resgate ou do benefício terá tributação exclusiva na fonte, ou seja, não está sujeito à Declaração de Ajuste Anual.

Tabela Regressiva

Prazo de acumulação dos recursos Alíquota definitiva na fonte (%)

Até 2 anos 35

Superior a 2 e inferior ou igual a 4 anos 30 Superior a 4 e inferior ou igual a 6 anos 25 Superior a 6 e inferior ou igual a 8 anos 20 Superior a 8 e inferior ou igual a 10 anos 15

Superior a 10 anos 10

Importante: A escolha do regime de tributação é irretratável e só se aplica a partir da concessão do benefício ou no momento do resgate dos recursos. O servidor que aderir ao ExecPrev tem até o ultimo dia útil do mês subsequente ao mês de sua adesão para escolher o regime de tributação. Caso não faça a escolha automaticamente após esse prazo é enquadrado no regime de tributação progressivo.

8.11 Tábua Biométrica/Expectativa de vida

É uma tabela utilizada principalmente no cálculo atuarial, em planos de previdência e seguros de vida, tanto no setor público quanto no setor privado, para calcular as probabilidades de vida e morte de uma população, em função da idade.

As tábuas são criadas a partir de dados provenientes de Censos Populacionais, entidades oficiais do país a que se referem, levantamentos sobre apólices de seguros de vida, experiência de fundos de pensão, registro civil, livros de batismo e enterro e reflete a população num determinado período de tempo. Ela apresenta a probabilidade de morte e sobrevida de um determinado número de indivíduos em idades, entre outros dados que variam conforme a tábua.

A Funpresp utiliza a Tábua de Mortalidade de Válidos: RP 2000 Geracional com originária da Society of Actuaries – SOA/USA.

- Expectativas de vida

Ex.: Um servidor que ingressou no serviço público aos 25 anos de idade, em 2014, ao se aposentar com 60 anos de idade, em 2049, terá uma expectativa de vida de 26,67 anos.

(27)

8.12 Institutos

Ao cessar o vínculo funcional com o Patrocinador do Plano, o Participante pode escolher entre uma das opções abaixo:

Permanecendo vinculado ao Plano ExecPrev

- Autopatrocínio - Poderá continuar no Plano, na condição de Participante Autopatrocinado, com manutenção de suas contribuições para o Plano, além das contribuições de responsabilidade do Patrocinador, se aplicável, para assegurar a percepção do benefício a que tiver direito.

Nesta escolha o participante continua assegurado no caso de falecimento, invalidez e também para o benefício de sobrevivência.

- Benefício Proporcional Diferido (BPD) - Possibilita ao Participante, em razão do término do vínculo funcional com o Patrocinador, antes de aquisição do direito à Aposentadoria Normal ou ao Benefício Suplementar, optar por receber, no futuro, o benefício decorrente dessa opção, na condição de Participante Vinculado.

É assegurado ao Participante que atender, na data de sua opção, às seguintes condições:

 Fim do vínculo funcional com o Patrocinador;

 Não tenha implementado as condições de concessão à Aposentadoria Normal ou ao Benefício Suplementar;

 Cumprimento da carência de 3 (três) anos ininterruptos de filiação ao Plano;

 Não tenha optado pelos institutos da Portabilidade ou do Resgate.

A opção pelo BPD implicará no fim do pagamento da Contribuição Básica ou Contribuição Alternativa. O Participante efetuará apenas o pagamento da Contribuição Administrativa, conforme previsto no Plano de Custeio, relativa à sua manutenção no Plano, podendo ser descontada mensalmente de sua Conta Individual.

O Participante Vinculado também poderá contribuir facultativamente, sem contrapartida do Patrocinador, para a melhoria de seu benefício futuro, desde que não seja inferior a 7,5% do seu Salário de Participação.

Desligando-se do Plano Exec-Prev -Portabilidade

Todas as modalidades de participação poderão transferir os recursos financeiros correspondentes ao seu direito acumulado para outro plano de caráter previdenciário operado por entidade de previdência complementar ou sociedade seguradora, desde que preencha os seguintes requisitos:

- Fim do vínculo funcional com o Patrocinador; - Participante não seja beneficiário do Plano;

(28)

- Direcionamento de Portabilidades

Caso o Participante do Plano de Benefícios manifeste o desejo de portar os recursos de plano previdenciário, o RH deverá orientá-lo a entrar em contato com a Funpresp-Exe, através dos canais de atendimento: faleconosco@funpresp.com.br ou Central de Atendimento – 0800-282-6794.

- Resgate

O Participante poderá receber o valor decorrente de seu desligamento do Plano, desde que não esteja em gozo de qualquer benefício previsto ou não tenha optado pela Portabilidade. O valor corresponderá ao somatório dos saldos da Conta Participante vinculada à Reserva Acumulada pelo Participante e da Reserva Acumulada Suplementar, adicionada à parte da Conta Patrocinador vinculada à Reserva Acumulada pelo Participante, com base no tempo de serviço do Participante no Patrocinador, conforme Tabela a seguir:

- Tabela de Resgate das contribuições do Patrocinador x Tempo de Contribuição

Nota: tempo apurado na data de cessação das contribuições para o Plano. O pagamento do resgate está condicionado ao fim do vínculo funcional com o Patrocinador.

9

Obrigações das Áreas de Recursos Humanos

9.1 Ofertar o Plano ExecPrev aos Novos Servidores

Em cumprimento ao previsto no art. 16 da Lei Complementar no 109/01, o RH do órgão patrocinador deverá informar o servidor, no momento da posse, da existência do Plano Executivo Federal - ExecPrev, por meio do Termo de Oferta do Plano (ver ON12 anexa), que conterá, o formulário de inscrição. Esses documentos estão disponíveis nas opções “Obtenção de Arquivos” e “Aplicativos” do módulo “Órgão” do portal SIAPEnet, conforme trata o inciso I do art. 14 da Orientação Normativa 12 da SEGEP/MP, de 23 de setembro de 2013 (ver anexo XX).

(29)

O servidor público que optar por não aderir ao Plano no momento da Posse, deverá assinalar a opção “não quero fazer a minha inscrição neste momento....” do formulário anexo ao Termo de Oferta, conforme imagem abaixo, data e assinar, indicando expressamente a sua opção pela não adesão.

I - uma cópia do formulário deverá ser entregue ao servidor; e

II - o original do formulário deverá ser arquivado na pasta funcional do servidor.

Caso o servidor se recuse a assinar o formulário, essa recusa deverá ser registrada pela respectiva unidade de Recursos Humanos em termo próprio, com a assinatura de pelos menos dois servidores públicos da unidade, devendo o termo ser arquivado na pasta funcional do servidor.

Caso o servidor opte por aderir ao Plano, o RH deverá executar os procedimentos para a adesão.

9.2 Registrar a Inscrição do Servidor como Participante no Plano ExecPrev

Para efetivar a inscrição do participante no Plano ExecPrev, o RH do órgão patrocinador deverá previamente verificar se o servidor classifica-se como Participante Ativo Normal ou Participante Ativo Alternativo, conforme estabelecido no art. 5º do regulamento do plano.

Essa classificação é necessária, visto que o Requerimento de Inscrição do Participante Ativo Normal é diferente do Requerimento de Inscrição do Participante Ativo Alternativo.

Os requerimentos de inscrição estão disponíveis na opção “Plano de Benefícios – Executivo – Formulários” do Portal da Funpresp-Exe (www.funpresp.com.br) e nas opções “Obtenção de Arquivos” e “Aplicativos” do módulo “Órgão” do portal SIAPEnet.

9.3 Conferir o cadastro dos Participantes

Para manutenção de um cadastro consistente e fidedigno é importante que todas as informações dos formulários sejam validadas pelo RH do órgão patrocinador, antes do envio da documentação para a Funpresp-Exe.

Abaixo destacamos a relevância de alguns campos dos formulários:

 Data de Protocolo e Assinatura do RH: conforme art. 5º. § 2º. do regulamento do plano ExecPrev, a inscrição do participante no plano terá efeitos a partir da data do protocolo na unidade de Recursos Humanos do patrocinador. Dessa forma é imprescindível que o órgão patrocinador date e assine o requerimento de inscrição.

(30)

 Data de entrada em exercício na patrocinadora: o regulamento do plano ExecPrev prevê em seu art. 33 a possibilidade de resgate de parte das contribuições vertidas pelo patrocinador, conforme tempo de serviço no órgão. Dessa forma é imprescindível que o órgão patrocinador valide a data de entrada em exercício (data de admissão) informada pelo servidor no formulário.

 Opção pelo Regime de Tributação: conforme Lei no 11.053/04 a opção pelo regime de tributação é irretratável e deverá ser manifestada até o último dia útil do mês subsequente ao da adesão. Caso contrário, o participante será enquadrado automaticamente no regime de tributação progressiva. Dessa forma é imprescindível que o órgão patrocinador valide a opção informada pelo servidor no formulário. Caso o servidor tenha se reservado o direito de manifestar-se posteriormente e dentro do prazo e venha a decidir pela Opção Regressiva, será necessário preencher o formulário “Termo de Opção pelo Regime Regressivo”, disponível na opção “Plano de Benefícios – Executivo – Formulários” do Portal da Funpresp-Exe (www.funpresp.com.br) e nas opções “Obtenção de Arquivos” e “Aplicativos” do módulo “Órgão” do portal SIAPEnet, observado o prazo legal para manifestação.

Nota: Além dos formulários impressos, estão disponíveis versões eletrônicas dos Requerimentos de Inscrição na opção “Faça sua Adesão” na página inicial do portal da Funpresp-Exe e no módulo “Servidor” do portal SIAPEnet.

9.4 Receber e homologar a Adesão

Os formulários eletrônicos tem apenas a finalidade de facilitar o cadastro das informações, não eliminando a necessidade do servidor apresentar ao RH de seu órgão patrocinador, a via impressa do formulário, devidamente datado e assinado.

O RH deverá validar as informações preenchidas pelo servidor, datar e assinar em conjunto.

 uma cópia do formulário deverá ser entregue ao servidor;

 uma cópia do formulário deverá ser arquivada na pasta funcional do servidor; e

 o formulário original deverá ser enviado à Funpresp-Exe, até o quinto dia útil após o fechamento da folha de pagamento.

O RH do órgão patrocinador deverá registrar todas as adesões ao Plano ExecPrev no Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos (SIAPE), conforme informações dos Requerimentos de Inscrição. Ressalte-se que a data de protocolo é a data de recebimento do formulário na unidade de RH do órgão patrocinador.

Em caso de dúvidas ou problemas no sistema, favor reportar o caso à SEGEP/MP através do e-mail: modulorpc.segep@planejamento.gov.br.

(31)

9.5 Registrar o Cancelamento da Inscrição no Plano ExecPrev

O art. 5º. § 8º do regulamento do plano ExecPrev faculta ao participante requerer o cancelamento de sua inscrição, ocasião na qual será considerado ex-Participante do Plano e lhe será assegurado o valor equivalente ao instituto do Resgate na data em que ocorrer a perda do Vínculo Funcional.

Para solicitar o cancelamento, o servidor deverá acessar a funcionalidade “Cancelamento de Inscrição” no módulo “Servidor” do SIAPEnet.

Posteriormente o servidor deverá apresentar ao RH de seu órgão patrocinador, a via impressa do formulário “Cancelamento de Inscrição”, devidamente datado e assinado. O RH do órgão patrocinador deverá homologar a solicitação através das opções “Previdência Complementar - Acompanhar Solicitações por Servidor” e “Previdência Complementar - Acompanhar Solicitações por Situação”, do módulo “Órgão” do SIAPEnet.

Ressalte-se que a vigência do cancelamento de inscrição no plano de benefícios ocorrerá a partir do 1º dia do mês subsequente ao mês da homologação/rejeição pela UPAG. O formulário “Cancelamento de Inscrição” deverá ser datado e assinado pelo servidor e RH.

 uma cópia do formulário deverá ser entregue ao servidor;

 uma cópia do formulário deverá ser arquivada na pasta funcional do servidor; e

 o formulário original deverá ser enviado à Funpresp-Exe, no endereço abaixo, até o quinto dia útil após o fechamento da folha de pagamento.

9.6 Comunicar a alteração na situação funcional de participante

Conforme art. 3º da Orientação Normativa 12 da SEGEP/MP, de 23 de setembro de 2013, compete aos órgãos e entidades integrantes do SIPEC, comunicar à Funpresp-Exe:

a) os afastamentos e licenças sem direito à remuneração; e b) a perda da condição de servidor público.

A comunicação deverá ser efetuada através de Ofício enviado à Funpresp-Exe até o quinto dia útil após o fechamento da folha de pagamento.

9.7 Acompanhar o desconto das contribuições para o Plano ExecPrev Conforme art. 3º da Orientação Normativa 12, compete aos órgãos e entidades integrantes do SIPEC, acompanhar o desconto das contribuições devidas pelos servidores públicos. O Plano de Custeio do Plano ExecPrev estabelece que o Participante Ativo Normal e o Participante Ativo Alternativo deverão contribuir em caráter obrigatório e mensal, correspondente a uma alíquota escolhida pelo Participante e incidente sobre seu respectivo Salário de Participação.

Referências

Documentos relacionados

Art 22 - A contribuição devida pelos atuais funcionários do INPS, nos termos do item II do artigo 69 da Lei Orgânica da Previdência Social - LOPS, para custeio da assistência

 Pedágio de tempo de contribuição adicional de 50% sobre o que faltava para completar o requisito na data de entrada em vigor da Reforma (13/11/2019)..  O valor do

Se o óbito ocorrer após a perda da qualidade de segurado, os dependentes terão direito a pensão desde que o trabalhador tenha cumprido, até o dia da morte, os

VII - contribuição ou mensalidade para plano de previdência complementar, excetuados os casos de contribuição para entidade fechada de previdência complementar a

A margem de contribuição é utilizada em empresas que apuram seus custos pelo método de custeio variável. Neste método, utiliza-se a margem de contribuição para obter

• A inscrição será aprovada, através de exame médico indicado pela CompesaPrev, no caso do requerimento de inscrição ser posterior ao prazo de 90(noventa)

Os dados gerados foram submetidos à análise de variância, onde a variável x dependente foi o gênero dos fungos e as fontes de variação foram as épocas de coleta e os números

O Plano de Contribuição Definida (PCD) é um plano misto, desta forma, os objetivos de gestão dos recursos não são os mesmos para as reservas dos participantes ativos e assistidos