• Nenhum resultado encontrado

Notas sobre o formulário de pedido de registo de desenho ou modelo comunitário

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Notas sobre o formulário de pedido de registo de desenho ou modelo comunitário"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

PT

02/2006

Notas sobre o formulário de pedido de registo

de desenho ou modelo comunitário

1. Observações gerais

1.1 Utilização do formulário

O formulário de pedido encontra-se disponível no Instituto de Harmonização no Mercado Interno, nos termos do artigo 68º do Regulamento (CE) n.º 2245/2002 da Comissão, de 21 de Outubro de 2002, relativo à execução do Regulamento (CE) n.º 6/2002 do Conselho, relativo aos desenhos ou modelos comunitários. O formulário pode ser obtido gratuitamente junto do Instituto e pode ser descarregado a partir do website do mesmo (http://www.oami.europa.eu). É permitido fazer duplicados do formulário.

Os requerentes ou os seus representantes podem utilizar formulários de estrutura e conteúdo semelhantes aos do formulário-tipo do Instituto, por exemplo formulários elaborados por computador.

Sempre que se utilizem formulários elaborados electronicamente, e caso o formulário-tipo de pedido de registo não tenha previsto espaço suficiente para a inserção de determinadas informações, pode evitar-se o recurso a anexos aumentando simplesmente o espaço disponível para este efeito nos formulários electrónicos.

O preenchimento correcto do formulário de pedido fornecido pelo Instituto garante o respeito dos requisitos formais estipulados no n.º 1 do artigo 36.º do Regulamento (CE) n.º 6/2002 do Conselho, relativo aos desenhos ou modelos comunitários, pelo que se recomenda a sua utilização. Não obstante, os requerentes podem utilizar os seus próprios formulários.

Recomenda-se que o formulário seja preenchido da forma mais completa possível no momento da apresentação do pedido, pois tal facilitará e acelerará o tratamento do mesmo. Os campos que contêm um asterisco (*) são de preenchimento obrigatório.

O formulário deve ser utilizado tanto para um pedido único como para um pedido múltiplo.

Pedido único: pedido de registo de um único desenho ou modelo, independentemente do

número de perspectivas utilizadas para representar graficamente o desenho ou o modelo.

Pedido múltiplo: pedido de registo de vários desenhos ou modelos constantes do mesmo

pedido. Não existe limite máximo para o número de desenhos ou modelos pedidos.

Podem ser solicitadas informações complementares ao Instituto através do seguinte número de telefone: (34) 965 139 100.

1.2 Envio dos formulários

Os formulários preenchidos devem ser enviados directamente ao Instituto, em Alicante, ou, se o requerente o preferir, a um dos institutos centrais da propriedade industrial dos Estados-Membros ou ao Instituto do Benelux dos Desenhos e Modelos. Os formulários, bem como qualquer outra correspondência relacionada com o processo, devem ser enviados por correio para o seguinte endereço:

(2)

PT

Office for Harmonization in the Internal Market Receiving Unit

E-03008 Alicante, Espanha

A correspondência enviada por fax deve ser transmitida para o seguinte número:

+34 965 131 344

Caso o pedido seja enviado por fax, é provável que a qualidade da representação do desenho ou modelo seja bastante fraca (especialmente se forem utilizadas fotografias), dado que esta tecnologia não é adequada para a transmissão de informações sob a forma de imagens.

Por conseguinte, deve de um modo geral evitar-se o envio dos pedidos por fax. Se, não obstante, os requerentes preferirem apresentar os seus pedidos por fax, deverão certificar-se de que uma cópia da representação em formato papel é enviada ao Instituto no prazo de um mês a contar da data da recepção do fax. O examinador aguardará por uma cópia de confirmação por um período de um mês, antes de prosseguir com o tratamento do pedido.

2. O formulário, primeira página

2.1 Tipo de pedido 2.1.1 Pedido múltiplo

Deve assinalar-se esta opção se o pedido se referir a vários desenhos ou modelos.

2.1.2 Número de desenhos ou modelos

No caso de um pedido múltiplo, o “número de desenhos/modelos” contidos no pedido deve ser indicado neste campo com algarismos árabes. O número de desenhos ou modelos não deve ser confundido com o “número de perspectivas” que representam os desenhos ou modelos (a “representação” de um desenho ou modelo deve conter no mínimo uma e no máximo sete perspectivas).

2.1.3 Adiamento

Ao apresentar o pedido de registo de um desenho ou modelo comunitário, o requerente pode solicitar o adiamento da publicação do desenho ou modelo por um período de 30 meses a contar da data de apresentação do pedido ou da data de prioridade.

Deve assinalar-se esta opção se o pedido contiver no mínimo um desenho ou modelo cuja publicação tenha sido adiada. Tal permitirá ao Instituto identificar imediatamente os pedidos que contêm pelo menos um desenho ou modelo cuja publicação é adiada.

2.1.4 Exemplar

Deve assinalar-se esta opção se o pedido contiver no mínimo um desenho ou modelo cuja representação gráfica é substituída por um exemplar. Os exemplares podem apenas ser apresentados se o desenho ou modelo for bidimensional e se a publicação do desenho ou modelo for adiada.

(3)

PT

Se um pedido contiver no mínimo um desenho ou modelo cuja representação é substituída por um exemplar, o pedido deve ser enviado por correio normal ou directamente entregue no instituto receptor. Devem ser incluídas cinco cópias idênticas de cada exemplar.

2.2 Referência do requerente/representante

Os requerentes ou representantes devem indicar a sua referência, que não deverá exceder 20 caracteres, no espaço reservado para o efeito.

Ex.: iniciais, sequência de letras, etc.

O Instituto utilizará essa referência para verificar o pagamento das taxas (ou seja, para verificar que um pagamento corresponde a um determinado pedido).

2.3 Línguas

2.3.1 Língua do pedido

Os requerentes devem indicar a língua em que apresentam o pedido, que pode ser qualquer uma das línguas oficiais da União Europeia.

As duas letras dos CÓDIGOS ISO (códigos atribuídos para identificação das línguas através das normas ISO (International Organisation for Standardization) podem ser inseridas no campo previsto para o efeito.

2.3.2 Segunda língua

O requerente deve ainda indicar uma segunda língua, que deve ser uma das cinco línguas do Instituto (espanhol - ES, alemão - DE, inglês - EN, francês - FR ou italiano - IT) e ser diferente da primeira língua seleccionada.

2.4 Requerente

Se o requerente possuir um número de identificação (ID) atribuído pelo Instituto, bastará indicar esse número e o nome. Caso contrário, o requerente terá de ser identificado pelo seu nome e endereço, bem como pela nacionalidade e/ou Estado de incorporação.

O campo “forma jurídica” é obrigatório para pessoas colectivas. No entanto, caso pretenda que a forma jurídica figure nas publicações oficiais, deverá inseri-la igualmente como parte do nome no campo anterior Caso contrário, não figurará nas publicações ou certificados.

2.5 Representante

Todos os requerentes, sejam pessoas singulares ou colectivas, que não tenham domicílio nem sede ou estabelecimento industrial ou comercial efectivo e sério na Comunidade, devem obrigatoriamente fazer-se representar. Os demais requerentes podem representar-se a si mesmos ou decidir designar um representante no formulário de pedido. A representação não é obrigatória para a apresentação do pedido.

Nos casos em que o pedido de registo seja directamente apresentado pelo requerente, todos os contactos subsequentes com o Instituto devem fazer-se através de um representante. O representante deve indicar o seu nome e número de identificação (ID) atribuído pelo Instituto. Caso tal número ID não exista, a informação adequada relativa ao representante existente/recentemente designado deve ser igualmente fornecida no formulário de pedido.

(4)

PT

A representação junto do Instituto só pode ser assegurada por representantes profissionais que se incluam numa das categorias abaixo mencionadas:

• advogados habilitados a exercer num Estado-Membro, na medida em que possam agir no referido Estado na qualidade de representantes em matéria de marcas, desenhos ou modelos, consoante o caso, e que possuam o seu domicílio profissional na Comunidade Europeia; ou

• representantes autorizados inscritos numa lista mantida para o efeito pelo Instituto. Os representantes profissionais inscritos na lista para questões de marcas comunitárias podem agir igualmente em questões referentes aos desenhos ou modelos. Todavia, um representante profissional inscrito na lista para questões de desenhos ou modelos comunitários não pode agir em questões ligadas às marcas.

O requerente pode ainda actuar através de um empregado. Sempre que for designado um empregado, deve indicar-se o seu nome sob “Representante”. Os empregados de pessoas colectivas com domicílio, sede ou estabelecimento industrial ou comercial efectivo e sério na Comunidade Europeia podem representar outras pessoas colectivas que estejam economicamente ligadas àquelas, nomeadamente por razões de propriedade ou de controlo. O mesmo se aplica se o requerente for uma pessoa colectiva sem domicílio na Comunidade Europeia. Nestes casos, as informações relativas à pessoa colectiva cujo empregado actua em nome do requerente e à base dos vínculos económicos (empresa-mãe, subsidiária, sucursal, etc.) devem ser fornecidas em anexo.

O Instituto comunicará assim com o requerente utilizando o nome e o endereço do representante profissional/empregado do requerente.

Os representantes a quem já tenha sido atribuído um número de identificação para o domínio da marca comunitária devem utilizar esse número; não serão atribuídos novos números de identificação específicos ao domínio dos desenhos ou modelos.

Não é necessária a apresentação de uma autorização para o representante, excepto nos casos em que um empregado do requerente tenha sido designado representante.

2.6 Nome (pessoas singulares e pessoas colectivas) e endereço

Caso haja vários requerentes/representantes, os nomes de todos eles devem ser especificados na folha anexa, no espaço reservado para o efeito sob “Nome do Requerente” ou “Nome do Representante”.

As pessoas singulares deverão indicar primeiro o(s) nome(s) próprio(s) e depois o apelido. Quando o requerente é uma pessoa colectiva, deverá ser indicada a denominação social completa da mesma, incluindo a sua forma jurídica (“Incorporated”, "Sociedad Anónima”, “Aktiengesellschaft”, etc.). A indicação da forma jurídica poderá ser abreviada da maneira habitual (“Inc.”, “S.A.”, “AG”, etc.).

Se o endereço postal normal (rua, número, andar, etc.) for diferente do endereço para recepção de correspondência (por exemplo, uma caixa postal) ambos deverão ser indicados. O Instituto utilizará um ou outro, conforme as circunstâncias. Na publicação apenas figurará o endereço postal normal.

Deverá ainda ser indicado o país em que se situa a sede da pessoa colectiva, sendo para este efeito conveniente a utilização dos habituais códigos de duas letras. Sempre que aplicável (como no caso dos Estados Unidos da América, da Austrália, etc.), deverá ser indicado o Estado de incorporação.

(5)

PT

A fim de facilitar a comunicação, deve fornecer-se os números de telefone e fax, bem como outras informações de contacto, como o endereço de correio electrónico.

Para cada requerente, deve indicar-se apenas um endereço. Contudo, nos casos em que se indiquem vários endereços, apenas o endereço mencionado em primeiro lugar será tido em conta, salvo se o requerente designar outro endereço para efeitos de notificação.

Em caso de alteração do endereço, deverá ser pedida em separado ao Instituto a inscrição da alteração no(s) número(s) de identificação existente(s). Se o requerente tiver mais de um endereço ser-lhe-á atribuído um número de identificação para cada um deles.

2.7 Taxas

Esta secção tem por objectivo facilitar o cálculo da quantia a pagar pelo requerente. Deve sempre indicar-se o montante total pago.

As taxas devem ser pagas em euros, no momento da apresentação do pedido.

As taxas são cobradas por desenho ou modelo (e não por cada uma das fotografias ou representações incluídas no pedido).

a) A estrutura das taxas apresenta três níveis:

Uma estrutura idêntica é aplicável aos três tipos de taxas:

• uma taxa-base aplicável a um único desenho ou modelo ou ao primeiro desenho ou modelo de um pedido múltiplo,

• uma taxa reduzida aplicável do segundo ao décimo desenho ou modelo,

• uma taxa ainda mais reduzida aplicável a partir do décimo primeiro desenho ou modelo. No caso de um pedido múltiplo, o requerente pagará sempre a totalidade da taxa-base de registo e da taxa de publicação aplicáveis ao primeiro desenho ou modelo que pretende que seja imediatamente publicado.

Caso tenha sido solicitado adiamento, o requerente pagará sempre a totalidade do montante de uma taxa-base de registo e de uma taxa de adiamento da publicação para o primeiro desenho ou modelo cuja publicação pretende que seja adiada.

b) Taxa de publicação ou taxa de adiamento da publicação?

• PUBLICAÇÃO IMEDIATA:

A pagar imediatamente na entrega do pedido: taxa(s) de registo + taxa(s) de publicação

• ADIAMENTO DA PUBLICAÇÃO:

A pagar imediatamente na entrega do pedido: taxa(s) de registo + taxa(s) de adiamento

da publicação

A pagar posteriormente (no prazo máximo de 27 meses): taxa(s) de publicação.

Um pedido múltiplo pode abranger desenhos ou modelos para publicação imediata, bem como desenhos ou modelos para os quais tenha sido solicitado o adiamento da publicação. Por forma a ajudar o requerente, o Instituto criou uma calculadora de taxas, disponível no seu website: http://www.oami.europa.eu/en/design/default.htm

(6)

PT

O pagamento das taxas deve ser realizado em euros. Este pagamento (todos os encargos bancários são assumidos pelo ordenador, que deverá fornecer instruções ao seu banco nesse sentido) poderá ser efectuado da seguinte forma:

• por débito em conta corrente junto do Instituto, com indicação do número dessa conta;

• por transferência, em euros, para uma conta bancária do Instituto, com a indicação do nome, endereço e número de referência do requerente ou representante, o tipo de taxa a que o pagamento se refere, e ainda a data em que a transferência foi efectuada;

Os interessados podem solicitar por escrito a abertura de contas correntes junto do Instituto, no seguinte endereço:

Office for Harmonization in the Internal Market Finance Department

Avenida de Europa, 4 E-03008 Alicante, Espanha Telefone: (34) 965 139 340 Fax: (34) 965 139 113

As transferências bancárias podem ser efectuadas para a conta do Instituto nos seguintes bancos:

Banco Bilbao Vizcaya Argentaria

0182-5596-90-0092222222 Código Swift (BIC): BBVAESMMXXX IBAN ES88 0182 5596 9000 9222 2222

La Caixa

2100-2353-01-0700000888 Código Swift (BIC): CAIXESBBXXX IBAN ES03 2100 2353 0107 0000 0888

2.9 Assinatura

O formulário de pedido deve ser assinado e o nome do signatário deve ser indicado.

2.10 Número de páginas

O requerente deve indicar o número da página/total de páginas em cada uma das páginas do pedido de registo, no espaço reservado para o efeito no canto inferior direito de cada página. Tal permitirá aos examinadores compreender a sequência correcta das folhas que compõem a representação, facilitando assim o seu exame.

3. O formulário, segunda página

A segunda página designada “continuação” corresponde aos detalhes específicos de cada desenho ou modelo.

Nos casos em que o pedido se refira a mais que um desenho ou modelo, a página deve ser reproduzida para cada desenho ou modelo adicional constante de um pedido múltiplo.

O pedido deverá conter tantas páginas de continuação quanto o número de desenhos ou modelos nele incluídos, salvo se todas as informações relativas a todos os desenhos ou

(7)

PT

modelos contidos num pedido múltiplo forem as mesmas (mesma indicação do produto e classificação de Locarno, mesma prioridade de Convenção e mesma prioridade de exposição, mesmo desenho ou modelo, mesma breve descrição da representação/exemplar).

Neste caso, a opção “Assinale esta casa se as informações forem idênticas para todos os desenhos ou modelos constantes do pedido” deve ser indicada, sendo dispensável enviar várias páginas de continuação.

3.1 Número do desenho ou modelo de entre o total

O requerente deverá indicar, em algarismos árabes, o número do desenho ou modelo e o número total dos desenhos ou modelos incluídos no pedido.

Ex.: o 3.º desenho ou modelo contido num pedido múltiplo que inclui 60 desenhos ou modelos deve ser indicado do seguinte modo: 3 de um total de 60.

3.2 Nome do requerente

O requerente deverá indicar o nome tal como aparece na primeira página do formulário, a fim de facilitar o exame do pedido.

3.3 Indicação do produto e indicação da Classificação de Locarno 3.3.1 Indicação do produto

O requerente deve obrigatoriamente mencionar a “indicação do produto” para cada desenho ou modelo aplicado.

Se a mesma indicação do produto for aplicável a todos os desenhos ou modelos contidos num pedido múltiplo, deve assinalar-se a opção “mesma indicação do produto para todos os desenhos ou modelos”, podendo o campo “indicação do produto” ser deixado em branco para os desenhos ou modelos subsequentes.

A indicação dos produtos deve indicar de forma suficientemente clara a natureza dos produtos. Aconselha-se vivamente aos requerentes a utilização da lista de produtos EUROLOCARNO, a fim de acelerar o processo de registo.

A lista EUROLOCARNO encontra-se disponível no website do Instituto: http://www.oami.europa.eu/en/design/default.htm

A indicação do produto não afecta o âmbito da protecção do desenho ou modelo comunitário registado.

3.3.2 Indicação das classes e subclasses da classificação de Locarno

O requerente pode indicar a classe de Locarno.

Se o requerente utilizar a terminologia da base de dados EUROLOCARNO, encontrará automaticamente a classe à qual pertence o produto.

Esta indicação não é obrigatória e não afecta o âmbito da protecção do desenho ou modelo comunitário registado.

No caso de um pedido múltiplo, os produtos nos quais os desenhos ou modelos se destinam a ser incorporados ou aplicados devem pertencer à mesma classe da classificação de Locarno (excepto no caso de ornamentação).

(8)

PT

3.4 Prioridade

Aquando da apresentação do pedido, ou posteriormente, podem ser reivindicadas uma ou mais prioridades.

Mesma prioridade para todos os desenhos ou modelos: se a mesma prioridade for aplicável a todos os desenhos ou modelos contidos num pedido múltiplo, deve assinalar-se a respectiva opção, podendo a secção da prioridade ser deixada em branco para os desenhos ou modelos subsequentes.

Embora os documentos respeitantes à prioridade (prioridade de Convenção e prioridade de exposição) possam ser apresentados num prazo de 3 meses a contar da data da reivindicação da prioridade, recomenda-se o seu envio ao Instituto o mais rapidamente possível.

3.4.1 Prioridade de Convenção

Neste campo o requerente deverá indicar:

• o país do primeiro depósito ou o respectivo código ISO do país; • a data do primeiro depósito;

• o número de depósito.

Se os documentos exigidos constarem de anexo ao pedido (certificado de depósito, extracto de registo), deve assinalar-se a respectiva opção.

Um mesmo pedido de registo de um desenho ou modelo pode ter várias prioridades. Qualquer prioridade de Convenção adicional deverá ser indicada pelo requerente na folha anexa.

O requerente dispõe de três meses a contar da data de depósito do pedido de registo de desenho ou modelo comunitário para apresentar uma cópia do certificado de depósito ou do extracto de registo.

3.4.2 Prioridade de exposição

Neste campo o requerente deverá indicar: • o nome da exposição;

• a data e o local da exposição; • a data da primeira divulgação.

Se a prioridade de exposição for reivindicada para todos os desenhos ou modelos contidos num pedido múltiplo, o requerente deve assinalar a opção “mesma prioridade para todos os desenhos ou modelos”. Se os documentos exigidos (certificado de exposição) constarem de anexo ao pedido, deve assinalar-se a respectiva opção.

Um mesmo pedido de registo de um desenho ou modelo pode ter várias prioridades. Qualquer prioridade de exposição adicional deverá ser indicada pelo requerente na folha anexa.

O requerente dispõe de três meses a contar da data de depósito do pedido de registo de desenho ou modelo comunitário para apresentar um certificado emitido durante a exposição pela entidade responsável pela protecção industrial. Do certificado deve constar que o desenho ou modelo foi efectivamente incorporado ou aplicado no produto e utilizado na exposição, assim como a data de inauguração da exposição. Se a data da primeira divulgação do produto não coincidir com a data de inauguração da exposição, deve

(9)

indicar-PT

se a data da primeira divulgação do produto. O certificado deve ser acompanhado de uma identificação da divulgação efectiva do produto, autenticada pela entidade acima referida.

3.5 Criador

O nome e o endereço do criador ou da equipa de criadores do desenho ou modelo devem ser indicados na secção “Criador”. É permitido utilizar uma designação colectiva para uma equipa de criadores. Se o criador renunciar ao direito de ser mencionado, deve assinalar-se a respectiva opção.

Mesmo criador para todos os desenhos ou modelos: se o criador ou a equipa de criadores for o/a mesmo/a para todos os desenhos ou modelos constantes de um pedido múltiplo, deve assinalar-se a opção “mesmo criador para todos os desenhos ou modelos”, podendo a secção “Criador” ser deixada em branco para os desenhos ou modelos subsequentes.

3.6 Diversos

3.6.1 Pedido de adiamento da publicação

Se o requerente não pretender publicar o desenho ou modelo, deve assinalar a respectiva opção.

3.6.2 Pedido de desenho ou modelo com um exemplar

Se um pedido for acompanhado de um exemplar, deve assinalar-se a respectiva opção. A publicação do desenho ou modelo será adiada. A opção de adiamento deve ser igualmente assinalada.

3.6.3 Número de perspectivas

O requerente dever indicar neste campo o número das perspectivas (1 a 7) que a representação gráfica do desenho ou modelo inclui.

3.7 Breve descrição da representação ou do exemplar

A descrição não deve exceder as 100 palavras.

A descrição deve referir-se apenas aos elementos que apareçam na representação do desenho ou modelo ou no exemplar. Não deverá conter menções referentes à eventual novidade, à singularidade ou ao valor técnico do desenho ou modelo.

A descrição não será incluída no registo, nem publicada, e não afecta o âmbito da protecção do desenho ou modelo comunitário registado.

O texto integral da descrição sucinta não é publicado, sendo inserida apenas a menção de que foi apresentada uma descrição.

4. O formulário, terceira página (“Representação/exemplar”)

Nesta folha são apresentadas as representações gráficas. Se o espaço disponível não for suficiente para apresentar todas as representações gráficas e/ou exemplares, a folha deve ser reproduzida para cada representação adicional.

(10)

PT

A página intitulada “Representação/exemplar” pode ser usada para vários desenhos ou modelos diferentes. No entanto, no caso de um pedido múltiplo, recomenda-se vivamente a utilização de uma ou duas folhas por desenho ou modelo.

4.1 Número de perspectivas

O requerente deve indicar o número de perspectivas copiadas ou impressas directamente na folha “Representação/exemplar”.

4.2 Número do desenho ou modelo de entre o total

Uma vez que a folha “Representação/exemplar” pode ser usada para um ou mais desenhos ou modelos, o requerente deverá especificar o número dos desenhos ou modelos representados nas perspectivas copiadas ou impressas directamente na folha.

Ex.: se a folha “Representação/exemplar” contiver as representações do desenho ou modelo 1 de um total de 10, a indicação deverá “1 de um total de 10”.

4.3 Nome do requerente

O nome do requerente deve ser inserido no campo disponibilizado para o efeito.

4.4 Representação gráfica do desenho ou modelo

A representação pode incluir um máximo de sete perspectivas diferentes (fotografias, desenhos) do desenho ou modelo, sendo o mínimo uma perspectiva, relacionadas com o mesmo desenho ou modelo.

No caso de se fornecerem mais de sete perspectivas, o Instituto não considerará as perspectivas restantes para efeitos de registo e de publicação. O Instituto aceitará as perspectivas na ordem consecutiva por que foram numeradas pelo requerente.

Cada desenho ou modelo é representado por uma representação gráfica. Um pedido múltiplo tem tantas representações gráficas como desenhos ou modelos.

Ex.: um pedido múltiplo contendo 5 desenhos ou modelos exige a inclusão de 5 representações gráficas, cada uma delas compreendendo entre 1 e 7 perspectivas, o que perfaz um total entre 5 e 35 perspectivas.

Uma perspectiva consiste num desenho ou numa fotografia representando o desenho ou modelo, ou um detalhe do mesmo, a preto e branco ou a cores.

A perspectiva deve ser copiada, reproduzida ou impressa directamente na(s) folha(s) destinada(s) à representação, que não deverá(ão) ser dobrada(s) ou agrafada(s). Não podem conter qualquer texto explicativo.

A perspectiva deve ser reproduzida em fundo neutro e não deve ser retocada com tinta ou líquido corrector. A qualidade da reprodução deve permitir que todos os pormenores para os quais se solicita protecção se distingam claramente, permitindo também a sua redução ou ampliação para um tamanho não superior a 8 cm por 16 cm por perspectiva para a inscrição no registo e para a publicação directa no Boletim dos Desenhos e Modelos Comunitários. Deve ser apresentada apenas uma cópia de cada perspectiva.

(11)

PT

Cada perspectiva será numerada pelo requerente em algarismos árabes com números separados por um ponto, sendo o primeiro o número do desenho ou modelo e o segundo, o número da perspectiva.

Ex.: terceira perspectiva do quarto desenho ou modelo: 4.3.

Deve-se ter o cuidado de evitar a confusão entre as perspectivas de diversos desenhos ou modelos contidos num pedido múltiplo.

a) Repetição de um padrão de superfície: quando for solicitado o registo de um desenho

ou modelo que consista na repetição de um padrão de superfície, a representação do desenho ou modelo deve mostrar o padrão completo e uma porção suficiente da superfície repetitiva.

b) Fontes tipográficas: quando for solicitado o registo de um desenho ou modelo que

consista numa fonte tipográfica, a representação do desenho ou modelo consistirá na representação de uma sequência de todas as letras do alfabeto, maiúsculas e minúsculas consoante o caso, e de todos os algarismos árabes, bem como num texto de cinco linhas elaborado com a fonte tipográfica em causa, ambos em tamanho 16.

4.5 Exemplar

Trata-se de uma parte de material (têxtil, papel de parede, fio, couro, etc.) que substitui a representação gráfica em circunstâncias específicas, ou seja:

• o pedido de registo refere-se a um desenho ou modelo bidimensional, e • solicita o adiamento da publicação.

a) Número de cópias: devem ser apresentadas cinco cópias idênticas para cada

desenho ou modelo.

b) Dimensão: não deve ultrapassar 26,2 cm x 17 cm, desdobrado. c) Peso: não deve pesar mais de 50 gramas.

d) Espessura: não deve ter mais de 3 mm de espessura.

e) Natureza: os exemplares degradáveis ou cujo arquivamento possa ser perigoso serão

recusados.

f) Repetição de um padrão de superfície: quando for solicitado o registo de um desenho

ou modelo que consista na repetição de um padrão de superfície, a representação do desenho ou modelo deve mostrar o padrão completo e uma porção suficiente da superfície repetitiva. São aplicáveis os limites de tamanho da representação do desenho ou modelo atrás referidos.

(12)

EN

02/2006

5. Anexo

Esta folha pode ser utilizada para quaisquer informações adicionais se o espaço disponibilizado nas segunda e terceira folhas não for suficiente.

Tendo em vista acelerar a tramitação do processo de registo e publicação, o requerente deverá indicar a rubrica a que se refere a informação e especificar o número de página e o número do desenho ou modelo a que se refere a informação.

Referências

Documentos relacionados

– Para desconectar la báscula, apretar de nuevo la tecla START. Consejo: anotar en sus sillas de ruedas el peso y el puesto de memoria

Após a realização de todas as atividades teóricas e práticas de campo, pode-se concluir que não há grande erosão do conhecimento popular e tradicional de plantas medicinais, que

Direito Ambiental; 2 Comentários à concepção de Meio Ambiente; 3 Meio Ambiente e Patrimônio Cultural: Aspectos Introdutórios; 4 Tombamento Ambiental: 4.1 Conceito

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Reflexões sobre a atual conjuntura da população idosa brasileira, seus aspectos particulares e de que forma a sociedade como um todo visualiza tal processo,

Analysis of relief and toponymy of the landscape based on the interpretation of the military topographic survey: Altimetry, Hypsometry, Hydrography, Slopes, Solar orientation,

O TBC surge como uma das muitas alternativas pensadas para as populações locais, se constituindo como uma atividade econômica solidária que concatena a comunidade com os

Enquanto justificativa social, a pesquisa servirá como aporte para conhecimento sobre como os documentos são preservados e conservados, bem como apresentar