• Nenhum resultado encontrado

Nome da Instituição : SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Nome da Instituição : SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL"

Copied!
23
0
0

Texto

(1)

Nome da Instituição : SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL – SENAC - SP CNPJ: 03.709.814/0001-98 Data: 07/03/2003 Número do Plano: 72

Área do Plano: Saúde - Subárea Radiologia Médica

PLANO DE CURSO PARA:

Nome do curso: Habilitação Profissional de Técnico em Radiologia Médica Carga Horária: 1.200horas

Estágio : 200horas

Este plano de curso é válido para turmas iniciadas a partir de 30/04/2003, autorizado pela Portaria CEE/GP- 175 de 30/04/2003.

(2)

01. JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS

A Habilitação Profissional de Técnico em Radiologia Médica - área profissional de Saúde - subárea Radiologia e Diagnóstico por Imagem em Saúde, é um curso de Educação Profissional de Nível Técnico que atende ao disposto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Lei Federal n° 9.394/96; no Decreto Federal n° 2.208/97; no Parecer CNE/CEB n° 16/99; na Resolução CNE/CEB n° 04/99; na Indicação CEE/SP n° 08/2000 e no Regimento das Unidades SENAC-SP; na Lei Federal n° 7.394/85 e Decreto n° 92.790/86, alterada pela Lei Federal nº 10508 de 10/07/2002, que regulamentam o exercício profissional do Técnico em Radiologia Médica e demais normas regulamentadoras do sistema de ensino.

A Radiologia Médica é uma especialidade da área de Saúde que utiliza o diagnóstico por imagem. As modalidades de diagnóstico associadas a computadores cada vez mais sofisticados, permitem o processamento digital das imagens, possibilitando assim um diagnóstico precoce, mais preciso, e um estadiamento acurado das patologias.

Para que os avanços tecnológicos sejam eficazes há necessidade de um correto e adequado uso dos equipamentos, exigindo, para tanto, profissionais competentes e hábeis para manipulá-los e uma revalorização do técnico no desempenho eficiente de suas atividades. A formação desses profissionais nessa profissão, respaldada em sólidos conhecimentos para manipular e processar imagens radiológicas, possibilita a otimização do uso da tecnologia disponível, reduzindo-se as perdas operacionais, os custos impróprios, a redução da possibilidade do diagnóstico errôneo e, principalmente, a redução de doses de radiação nos pacientes.

As ações desses profissionais são realizadas em Serviços de Radiologia e Diagnóstico por Imagem, públicos ou privados, independentes ou vinculados a Hospitais, Ambulatórios e Unidades Básicas de Saúde, prestando assistência a todas as pessoas que fazem uso dos serviços de saúde, qualquer que seja sua faixa etária. Assim, as novas demandas da sociedade, dos serviços de saúde e demais estabelecimentos da área absorvem esses profissionais em seu quadro funcional.

Para atender a essa especialidade, o SENAC-SP elaborou este plano de curso, que tem o objetivo de habilitar pessoas com ampla possibilidade de atuar na área de Radiologia Médica e Diagnóstico. Nesta perspectiva serão valorizadas essencialmente as práticas de ensino que possibilitem conciliar a produção de imagens de alto padrão de qualidade, com baixas doses de radiação.

A partir de uma base multidisciplinar consistente, à qual se somarão competências profissionais desenvolvidas, tanto em ambientes especializados das Unidades Educacionais do SENAC-SP, quanto nos campos de estágio em instituições de saúde, os cursos propiciarão uma formação compatível com os avanços tecnológicos, para o pleno exercício profissional na área de Radiologia Médica.

Em virtude de alterações na legislação do Exercício Profissional do Técnico em Radiologia e com base na experiência adquirida na implementação do plano em turmas realizadas, este plano de curso substitui o plano de nº 53, aprovado pela portaria SENAC/GDE 33/2002, publicada no D.O.E. em 26/06/2002 através da Portaria CEE/GP de 25/06/2002.

(3)

02. REQUISITOS DE ACESSO

Para matrícula no curso o candidato deverá possuir ensino médio completo e idade igual ou superior a 18 anos.

Documentos necessários:

Requerimento de Matrícula. Cédula de Identidade (01 cópia).

Certidão de Nascimento ou de Casamento (01 cópia).

Histórico escolar de conclusão do ensino médio ou documento equivalente (01 cópia autenticada e 01 simples).

Documento Militar, quando couber, para candidatos entre 18 e 45 anos (apresentação para anotações).

Título de Eleitor, com comprovante de voto na última eleição (apresentação para anotações).

A Unidade poderá admitir processo seletivo, aplicando instrumentos que avaliem as competências essenciais ao desenvolvimento do curso, relativas aos conhecimentos desenvolvidos na educação básica.

03. PERFIL PROFISSIONAL DE CONCLUSÃO

O Técnico em Radiologia Médica integra equipes que desenvolvem, sob a supervisão do Médico Radiologista, aquisições e processamento de imagens radiológicas referenciadas nas necessidades de saúde individual e coletiva, determinadas pelo processo de saúde – doença, com bom relacionamento interpessoal, senso crítico, iniciativa, flexibilidade, capacidade de observação, abstração e raciocínio lógico.

Para atender às exigências educacionais demandadas pelo mundo do trabalho, esses profissionais deverão ter formação constituída por competências específicas do Técnico em Radiologia Médica e as gerais da área de saúde que lhes permitam atuar e acompanhar as transformações do mundo do trabalho.

Competências profissionais gerais dos técnicos da área profissional de Saúde

Esses profissionais deverão possuir bom relacionamento interpessoal, senso crítico, iniciativa, flexibilidade, capacidade de observação, abstração e raciocínio lógico, adquiridos no desenvolvimento das seguintes competências:

♦= Reconhecer como paradigmas que respaldam o planejamento e a ação dos profissionais da área de Saúde: o ser humano integral, os condicionantes e determinantes do processo saúde e doença, os princípios éticos, as normas do exercício profissional, a qualidade no atendimento, a preservação do meio ambiente e o compromisso social com a população.

(4)

♦= Identificar as interfaces e estabelecer as relações existentes entre os conhecimentos, com o objetivo de realizar trabalho em equipe, tendo em vista o caráter interdisciplinar da área de Saúde.

♦= Identificar a estrutura e organização dos sistemas de saúde vigentes no país, de modo a identificar as diversas possibilidades de inserção e atuação na área.

♦= Atender a legislação referente aos direitos do usuário dos serviços de saúde, utilizando-a como um dos balizadores na realização do seu trabalho.

♦= Registrar ocorrências e serviços realizados, utilizando ferramentas de informática, quando necessário, com a finalidade de facilitar a prestação de informações ao cliente/paciente, a outros profissionais e aos sistemas de saúde.

♦= Identificar os riscos físicos, químicos, biológicos e psicológicos que caracterizam o trabalho nesta área, com vistas a sua própria saúde e segurança.

♦= Desempenhar a função de agente educativo nas questões relativas à saúde e segurança no trabalho, prestando informações e esclarecimentos a outras categorias profissionais e à população em geral.

♦= Orientar o cliente/comunidade em relação aos hábitos e às medidas geradoras de melhores condições de vida, ajudando-os a adquirir autonomia na manutenção da própria saúde.

♦= Aplicar princípios ergonômicos e normas de higiene e biossegurança na realização do trabalho, para proteger a sua saúde e a do cliente/paciente.

♦= Prevenir e controlar a contaminação através da utilização de técnicas adequadas de descarte de fluidos e resíduos, assim como de limpeza e/ou desinfecção de ambientes e equipamentos, no intuito de proteger sua saúde e a do cliente/paciente contra os riscos biológicos.

♦= Atuar como cidadão, prevenindo acidentes e mobilizando os recursos de emergência da comunidade.

♦= Identificar os riscos de iatrogenias na execução de procedimentos técnicos de forma a evitar sua incidência e a minimizar os danos ao cliente/paciente.

Competências específicas para o Técnico em Radiologia Médica

♦= Reconhecer as características dos diferentes equipamentos radiológicos e dos insumos associados para utilizá-los de forma adequada em cada procedimento de imagem radiológica.

♦= Distinguir as características básicas da formação da imagem analógica e digital, empregando os conceitos e princípios físicos aplicados a Radiologia Médica, Radiodiagnóstico e Radioterapia.

♦= Diferenciar as características dos principais exames Radiológicos e correlacioná-los com as solicitações de exames.

♦= Aplicar as técnicas de anamnese, interpretando a terminologia específica da área.

♦= Executar os protocolos, preparação prévia, orientação e preparo psicológico do cliente para os exames Radiológicos.

♦= Identificar e aplicar os conceitos de manipulação/aquisição de imagens com tecnologias digitais.

♦= Correlacionar os principais componentes anatômicos dos membros superiores e inferiores, do tórax, do abdômen, da coluna vertebral, do crânio, da face, da mama e da pélvis com as principais técnicas Radiológicas.

♦= Posicionar o cliente de forma adequada para selecionar estruturas e/ou órgãos mais significativos a serem visualizados no diagnóstico por imagens.

(5)

♦= Executar as técnicas Radiológicas utilizadas para identificar as diferentes patologias e situações clínicas.

♦= Associar as imagens Radiológicas obtidas com a anatomia e as possíveis hipóteses diagnósticas.

♦= Caracterizar e administrar os meios de contraste radiológicos, sua ação e efeitos colaterais no organismo humano e intervenções em casos de intercorrências.

♦= Identificar e aplicar as normas de radioproteção para pacientes, acompanhantes e profissionais da área.

♦= Utilizar equipamentos individuais de proteção (EPIs) e equipamentos de proteção coletiva (EPCs) preconizada pelas normas de radioproteção, durante os procedimentos radiográficos.

♦= Identificar e participar das formas de organização e relação de trabalho nas atividades da área, caracterizando espaço e limites de atuação do profissional de nível técnico, pautada na legislação e no código de ética profissional.

♦= Participar do processo de trabalho em Radiologia, a partir do planejamento e organização do serviço, da qualidade e das normas de biossegurança.

♦= Estabelecer comunicação eficiente com clientes/familiares/equipes de trabalho/ fornecedores com vistas à efetividade das ações.

♦= Conhecer os principais protocolos de tratamentos e de radioproteção.

04. ORGANIZAÇÃO CURRICULAR

A organização curricular deste plano de curso prevê a formação do Técnico em Radiologia Médica em dois Módulos, divididos em componentes curriculares independentes e complementares, dos quais faz parte o Estágio Profissional Supervisionado. A seqüência de desenvolvimento dos componentes curriculares de cada Módulo ficará a critério da coordenação técnica e pedagógica do curso.

Módulo I – Compõe-se das competências relativas às atividades dos profissionais da área de Saúde e será desenvolvido em 164 horas.

Módulo II – Compõe-se das competências relativas aos processos de trabalho em Radiologia Médica sendo desenvolvidas em um total de 1036 horas, incluindo-se 60 horas de Atividades Práticas Monitoradas.

O Estágio Profissional Supervisionado, que compõe o Módulo II, tem a duração total de 200 horas, com o objetivo de introduzir o aluno no ambiente de trabalho da área de saúde e consolidar as competências para a execução de procedimentos de trabalho em Radiologia Médica.

Os itens que compõem o Módulo II poderão ser desenvolvidos de forma concomitante ou separada, uma vez que os componentes curriculares envolvidos não são considerados como pré-requisitos, com exceção de Instrumentação Aplicada à Radiologia Médica I, do Processo de Trabalho em Radiologia I e Instrumentação Aplicada à Radiologia Médica II e do Processo de Trabalho em Radiologia II.

O item Instrumentação Aplicada ao Radiodiagnóstico e Radioterapia, que trata das competências instrumentais em Radiodignóstico e Radioterapia, por ser um momento de introdução do aluno no campo das especializações, poderá ser desenvolvido, preferencialmente, após ou concomitante ao Estágio Profissional Supervisionado .

(6)

Estrutura Curricular

MÓDULOS COMPONENTES CURRICULARES HORAS

I Sustentação

- Visão Sistêmica de Saúde

- Prevenção e Segurança no Trabalho - Direito e Legislação

- Primeiros Socorros

- Higiene, Profilaxia e Autocuidado de saúde

36 20 28 28 52 Carga horária 164

- Processo de Trabalho em Radiologia I 240 - Processo de Trabalho em Radiologia II 220 - Atividades Práticas Monitoradas I 20 - Processo de Trabalho em Radiologia III 220 - Atividades Práticas Monitoradas II 40 - Processo de Trabalho em Radiologia IV 200 - Instrumentação aplicada ao Radiodiagnóstico e à

Radioterapia 96 Carga horária 1036 II Radiologia Médica

Estágio Profissional Supervisionado 200

Total geral de horas 1400

Competências profissionais a serem desenvolvidas MÓDULO I

SUSTENTAÇÃO

Visão Sistêmica de Saúde (36 Horas)

♦= Reconhecer como paradigmas que respaldam o planejamento e a ação dos profissionais da área de saúde: o ser humano integral, os condicionantes e determinantes do processo

(7)

de saúde e doença, a qualidade no atendimento, a preservação do meio ambiente e o compromisso social com a população.

♦= Identificar a estrutura e organização dos sistemas de saúde vigentes no país, as diversas formas de trabalho e possibilidades de atuação na área.

♦= Interpretar a legislação sobre os direitos do usuário dos serviços de saúde, utilizando-a como um dos balizadores na realização de seu trabalho.

♦= Identificar princípios de cidadania e solidariedade no relacionamento entre o serviço de saúde e a comunidade.

♦= Aplicar os princípios éticos, adotando postura adequada no relacionamento com o cliente/paciente/comunidade e com os profissionais da equipe de trabalho.

Prevenção e Segurança no Trabalho (20 Horas)

♦= Correlacionar a importância política, social e psicológica do trabalho com a vida e a saúde do homem/sociedade.

♦= Reconhecer a legislação, identificando as normas de segurança e os princípios básicos de prevenção de acidentes no trabalho.

♦= Adotar postura ética na identificação, registro e comunicação de ocorrências relativas à saúde e segurança no trabalho, que envolvam a si próprio ou a terceiros, facilitando providências que minimizem danos e evitem novas ocorrências.

♦= Desempenhar a função de agente educativo, informando e orientando a população em geral sobre as questões relativas à melhoria de vida, ajudando as pessoas a adquirirem autonomia na manutenção da própria saúde.

Direito e Legislação (28 Horas)

♦= Interpretar as normas relativas a direitos de terceiros, quanto aos danos materiais, morais e ações correspondentes de ressarcimento.

♦= Interpretar as normas que regulamentam as relações de trabalho, inclusive a legislação trabalhista.

♦= Interpretar as normas previdenciárias relativas à legislação do sistema securitário e de previdência.

♦= Reconhecer o direito de terceiros enquanto usuários e consumidores de serviços de saúde.

Primeiros Socorros (28 Horas)

♦= Atuar como cidadão na prestação de primeiros socorros a vítimas de acidentes ou mal súbito, visando manter a vida e prevenir complicações, até a chegada de atendimento médico.

♦= Identificar os recursos disponíveis na comunidade de forma a viabilizar o atendimento eficaz de emergência.

Higiene, Profilaxia e Autocuidado de saúde (52 Horas)

♦= Aplicar normas de profilaxia, de higiene pessoal e ambiental e de biossegurança, com a finalidade de proteger a sua saúde e a do cliente/paciente.

♦= Identificar riscos devidos a hábitos nocivos, como tabagismo, etilismo, toxicomanias, sedentarismo, automedicação, etc.

(8)

♦= Adotar e desenvolver postura de relacionamento cooperativo e de liderança.

MÓDULO II RADIOLOGIA MÉDICA

PROCESSO DE TRABALHO EM RADIOLOGIA I (240 Horas) Conceitos aplicados à Radiologia I (60 Horas)

♦= Conhecer a evolução histórica da radiologia médica. ♦= Identificar os componentes básicos do aparelho de raios-X.

♦= Identificar os controles do equipamento de raios-X para alta tensão (kVp), corrente (mA) e tempo de exposição.

♦= Identificar filmes, chassis, químicos e processadores utilizados na Radiologia. ♦= Aplicar as técnicas de manipulação e armazenamento de filmes, écrans e químicos. ♦= Reconhecer e selecionar os formatos dos chassis, filmes/écrans utilizados em

Radiologia.

♦= Identificar as características e as aplicações das diversas películas radiográficas como receptores de imagens.

♦= Identificar as relações sensitrométricas para as combinações de filmes/écrans.

♦= Reconhecer os produtos químicos utilizados no processamento de películas radiográficas, através de revelação automática, manual, a seco e a laser.

♦= Executar o procedimento de preparo dos químicos de acordo com as especificações do fabricante.

♦= Identificar os procedimentos técnicos de revelação em câmara escura.

♦= Executar os métodos de limpeza dos sistemas envolvidos no processamento químico. ♦= Diferenciar as curvas sensitométricas para o controle de qualidade de processadoras. ♦= Executar os procedimentos para a identificação das imagens.

Biossegurança aplicada à Radiologia (60 Horas)

♦= Conhecer e diferenciar as unidades e grandezas de radioproteção.

♦= Associar os valores de dose de radiação aos diferentes exames em Radiologia. ♦= Diferenciar as barreiras protetoras para diferentes energias das radiações ionizantes. ♦= Correlacionar as formas de proteção para trabalhadores e de pacientes.

♦= Associar as doses de radiação para pacientes grávidas. ♦= Reconhecer os equipamentos de radioproteção individuais.

♦= Conhecer as normas de radioproteção da CNEN e da Vigilância Sanitária. ♦= Conhecer os diferentes equipamentos de medidas de radiação para as faixas de

energias utilizadas nos diversos procedimentos de exames. ♦= Diferenciar os efeitos deletérios das radiações.

♦= Caracterizar agentes, causas, fontes e natureza das contaminações.

♦= Utilizar recomendações de isolamento e precauções no atendimento do cliente. ♦= Aplicar normas de segurança no trabalho e no tratamento do cliente.

♦= Identificar a importância e o funcionamento dos EPIs - Equipamentos de Proteção Individual.

(9)

♦= Executar a técnica de lavagem das mãos. ♦= Executar técnica de enluvamento.

♦= Utilizar os EPIs - Equipamentos de Proteção Individual.

♦= Aplicar normas básicas e protocolos relativos à prevenção da infecção hospitalar. ♦= Aplicar técnicas de descarte de resíduos biológicos, físicos, químicos e radioativos. ♦= Manusear e descartar os materiais contaminados segundo as normas de biossegurança. ♦= Utilizar e aplicar métodos de antissepsia, assepsia, descontaminação, limpeza e

esterilização de materiais esterilizados de acordo com princípios e normas técnicas. ♦= Usar terminologia específica da Radiologia.

♦= Conhecer as normas de biossegurança e de suas implicações.

Instrumentação aplicada à Radiologia Médica I (60 Horas)

♦= Identificar os constituintes da matéria e sua estrutura atômica, correlacionando os conceitos com a formação de imagens aplicadas.

♦= Conhecer e identificar as diferentes formas de radiações ionizantes aplicadas a Radiologia Médica e a indústria.

♦= Identificar e reconhecer os princípios básicos de formação da imagem radiológica. ♦= Correlacionar os mecanismos de interação das radiações com a matéria para formação

da imagem radiológica.

♦= Conhecer e associar as características dos raios-X quanto à produção, espectro, quilovoltagem, miliamperagem, alvo e filtros.

♦= Associar a corrente de filamento (mA) ao tempo de exposição (mAs).

Introdução aos procedimentos Radiológicos (60 Horas)

♦= Conhecer e identificar as diferentes formas de pedidos de exames radiográficos. ♦= Conhecer e aplicar as normas de condutas com os pacientes de Radiologia.

♦= Reconhecer as principais incidências radiográficas e nomenclaturas usadas na área de Radiologia.

♦= Reconhecer as diferentes modalidades do Radiodiagnóstico.

♦= Identificar as aplicações industriais, medicina veterinárias, odontológicas etc.

PROCESSO DE TRABALHO EM RADIOLOGIA II (220 Horas) Ciclo Humano Vital (60 Horas)

♦= Caracterizar o processo evolutivo do ser humano sadio em seus aspectos biológicos, psicológicos, sociais e ecológicos, considerando as diversas fases do ciclo vital.

♦= Identificar a unidade funcional do ser humano, inter-relacionando com os diversos tipos de tecidos e órgãos.

♦= Identificar e correlacionar as estruturas anatômicas e fisiológicas envolvidas nos sistemas Cardiovascular, Respiratório, Digestório, Renal e Urinário, Nervoso, Endócrino, Órgãos dos Sentidos, Reprodutor Feminino e Masculino.

♦= Identificar e correlacionar os agentes etiológicos das doenças e as patologias dos sistemas orgânicos em todas as fases do ciclo vital dos sistemas do corpo humano. ♦= Caracterizar os principais exames diagnósticos relacionados com os sistemas

Cardiovascular, Respiratório, Digestório, Renal e Urinário, Nervoso, Endócrino, Órgãos dos Sentidos, Reprodutor Feminino e Masculino, em todas as fases do ciclo vital

(10)

Instrumentação aplicada à Radiologia Médica II ( 50 Horas)

♦= Diferenciar as características dos equipamentos radiográficos para os geradores, grades, colimadores utilizados na produção das imagens radiográficas.

♦= Correlacionar o processo radiológico com as formas de operar os equipamentos, otimizando-se a produção da imagem para diferentes técnicas e pacientes.

♦= Identificar e associar as relações de alta tensão (kVp), dose (mAs) e distância focofilme. ♦= Identificar e ajustar os fatores geométricos que afetam a qualidade da imagem.

♦= Associar o contraste radiológico ao mecanismo para atenuações das radiações com matéria, correlacionando a dose de radiação e as espessuras do meio atenuador.

♦= Conhecer e aplicar relações de mAs/mR, através das medidas com detectores de radiação.

♦= Associar a formação da imagem à distância foco filme e foco objeto. ♦= Identificar os fatores que induzem a sombras e penumbras.

♦= Correlacionar dose de radiação x contraste.

♦= Associar a dose de radiação com contraste radiológico de forma a relacionar os tipos de posicionamento e as características diferenciais dos tecidos.

♦= Correlacionar os fatores geométricos com mAs/mR x distância com o objetivo de controlar o nível de exposição das radiações e do contraste da imagem.

♦= Associar a densidade ótica ao contraste das imagens.

♦= Reconhecer os principais testes de controle de qualidade dos equipamentos.

Enfermagem aplicada à Radiologia (40 Horas)

♦= Identificar, caracterizar e executar a mensuração de sinais vitais nas diversas fases do ciclo vital, reconhecendo a sua importância na avaliação da saúde do cliente.

♦= Identificar procedimentos e cuidados aplicados à Radiologia no atendimento das necessidades humanas básicas afetadas do cliente, visando a efetividade de suas ações. ♦= Reconhecer a importância e realizar preparo psicológico do paciente/equipe para a

realização de exames, no sentido de obter a sua colaboração e minimizar o “stress” durante o procedimento.

♦= Comunicar-se com o cliente com vistas à efetividade das ações realizadas e encaminhar o paciente ao exame a ser realizado.

♦= Identificar e caracterizar as posições de acordo com os exames Radiológicos.

♦= Posicionar ou auxiliar o posicionamento do paciente de acordo com o exame a que irá se submeter.

♦= Realizar procedimentos radiográficos em paciente sob ventilação mecânica e portadores de catéteres venosos centrais com drenos e sondas.

♦= Identificar as situações que implicam na realização de transporte do paciente, transferindo-o para cadeira de rodas, maca, leito, etc...

♦= Transportar o paciente utilizando cadeira de rodas, maca, leito, etc...

♦= Realizar procedimentos relacionados ao conforto e à segurança do paciente. ♦= Identificar a necessidade e aplicar técnicas de contenção do paciente.

♦= Conhecer as áreas do Centro Cirúrgico, Unidades de Terapia Intensiva, Pronto Socorro e Unidades de Internação e suas respectivas funções, equipes e procedimentos específicos.

(11)

♦= Realizar os procedimentos de Radiologia no Centro Cirúrgico, Unidades de Terapia Intensiva, Pronto Socorro e Unidades de Internação utilizando as técnicas assépticas indicadas.

♦= Operar equipamentos hospitalares e utilizar materiais segundo indicações de uso. ♦= Identificar as características e funcionamento dos diversos tipos de drenos.

♦= Identificar o nível de orientação, consciência, sinais vitais, coloração, temperatura da pele e deformidades ósseas.

Exercício Profissional e Ética aplicada à Radiologia (30 Horas)

♦= Aplicar o Código de Ética dos profissionais de Radiologia Médica. ♦= Conhecer e analisar as principais legislações para a Radiologia.

♦= Identificar e interpretar os dispositivos legais que orientam a formação e o exercício profissional em Radiologia.

♦= Conhecer as entidades de classe de Radiologia e as organizações de interesse na área e suas finalidades.

♦= Identificar a correlação entre os aspectos éticos e legais, no âmbito profissional e trabalhista.

♦= Comunicar-se eficientemente com paciente, seus familiares e equipe, de forma respeitosa e ética, para maior efetividade da assistência, mantendo o controle emocional.

Administração aplicada à Radiologia (40 Horas)

♦= Identificar formas de organização e de relações de trabalho, caracterizando espaços e limites de atuação do profissional de nível técnico.

♦= Analisar o processo de trabalho em Radiologia, a partir do planejamento e organização do serviço.

♦= Identificar os membros da equipe de Radiologia e suas respectivas funções.

♦= Identificar o caráter multidisciplinar das equipes de atendimento em saúde, seus membros, suas principais funções e sua inter-relação com a equipe de Radiologia.

♦= Identificar as formas de trabalho e locais de atuação dos profissionais de Radiologia. ♦= Utilizar os aplicativos de informática na edição de textos, planilhas, recursos multimídia

na execução das atividades profissionais para associá-los ao processo experimental de ensino radiológico.

♦= Identificar os componentes de custos e de forma de gestão relativos ao processo de trabalho em radiologia.

♦= Interagir com a equipe de trabalho, visando a organização e eficácia dos serviços da unidade de atuação.

♦= Participar do processo de definição de parâmetros para a avaliação da qualidade da Radiologia.

♦= Empregar os princípios de qualidade na prestação de serviços de Radiologia;

♦= Participar do planejamento, organização e distribuição de trabalho e de locais de atuação dos profissionais da unidade.

♦= Registrar os procedimentos realizados, de acordo com as normas estabelecidas.

Atividades Práticas Monitoradas I (20 Horas)

♦= Reconhecer as interfaces do Serviço de Radiologia com as diversas unidades de internação hospitalar.

(12)

♦= Identificar a área física, equipamentos, equipes, procedimentos / paramentação e outras características relativas à assistência dos pacientes nas Unidades de Terapia Intensiva (adulto e Infantil), Pronto Socorro e Unidades de Internação, onde o técnico em radiologia atua.

PROCESSO DE TRABALHO EM RADIOLOGIA III (220 Horas) Procedimentos Radiológicos de Membros Inferiores ( 80 Horas)

♦= Identificar e correlacionar os principais componentes anatômicos dos membros inferiores e associá-los às imagens radiográficas.

♦= Identificar e correlacionar as principais patologias do membros inferiores com as imagens radiográficas.

♦= Identificar os protocolos e a preparação prévia para os exames radiográficos para membros inferiores.

♦= Conhecer e executar o preparo da sala de exames, equipamentos, insumos e o paciente para a realização dos procedimentos radiográficos de membros inferiores.

♦= Conhecer as orientações sobre os exames relacionados aos membros inferiores a serem dados ao paciente.

♦= Executar os principais posicionamentos radiográficos para membros inferiores adotando técnica que minimize a dose de radiação no paciente.

♦= Posicionar o paciente para selecionar as estruturas dos membros inferiores a serem visualizadas nos procedimentos radiográficos.

♦= Identificar e ajustar os fatores geométricos e técnicos que afetam a qualidade da imagem dos procedimentos radiográficos de membros inferiores.

♦= Reconhecer as necessidades do paciente face aos parâmetros dos sinais vitais, de modo que a monitoração específica de instrumentos técnicos de assistência, não interfira, no posicionamento do paciente.

♦= Selecionar alternativas de posicionamento do paciente monitorizado, de modo a garantir a estabilidade dos sinais vitais e viabilizar a realização do procedimento radiográfico de membros inferiores.

♦= Identificar variações nos protocolos radiográficos de membros inferiores face às necessidades dos pacientes.

♦= Efetuar a proteção radiológica do paciente e acompanhante durante os exames.

♦= Submeter a imagem radiográfica à apreciação do médico radiologista para o laudo ou para uma incidência complementar.

♦= Executar os procedimentos radiográficos de membros inferiores em Centro Cirúrgico, UTI e Unidades de Pronto Socorro.

Procedimentos Radiológicos de Membros Superiores (80 Horas)

♦= Identificar e correlacionar os principais componentes anatômicos dos membros superiores e associá-los às imagens radiográficas.

♦= Identificar e correlacionar as principais patologias dos membros superiores com as imagens radiográficas.

♦= Identificar os protocolos e a preparação prévia para os exames radiográficos para membros superiores.

(13)

♦= Conhecer e executar o preparo da sala de exames, equipamentos, insumos e o paciente para a realização dos procedimentos radiográficos de membros superiores.

♦= Conhecer as orientações sobre os exames relacionados aos membros superiores a serem dados ao paciente.

♦= Executar os principais posicionamentos radiográficos para membros superiores adotando técnica que minimize a dose de radiação no paciente.

♦= Posicionar o paciente para selecionar as estruturas dos membros superiores a serem visualizadas nos procedimentos radiográficos.

♦= Identificar e ajustar os fatores geométricos e técnicos que afetam a qualidade da imagem dos procedimentos radiográficos de membros superiores.

♦= Reconhecer as necessidades do paciente face aos parâmetros dos sinais vitais, de modo que a monitoração específica de instrumentos técnicos de assistência não interfira no posicionamento do paciente.

♦= Selecionar alternativas de posicionamento do paciente monitorizado, de modo a garantir a estabilidade dos sinais vitais e viabilizar a realização do procedimento radiográfico de membros superiores.

♦= Identificar variações nos protocolos radiográficos de membros superiores face às necessidades dos pacientes.

♦= Efetuar a proteção radiológica do paciente e acompanhante durante os exames.

♦= Submeter a imagem radiográfica à apreciação do médico radiologista para o laudo ou para uma incidência complementar.

♦= Executar os procedimentos radiográficos de membros superiores em Centro Cirúrgico, UTI e Unidades de Pronto Socorro.

Procedimentos Radiológicos de Crânio e Face (60 Horas)

♦= Identificar e correlacionar os principais componentes anatômicos do crânio e face e associá-los as imagens radiográficas.

♦= Identificar e correlacionar as principais patologias do crânio e face com as imagens radiográficas.

♦= Identificar os protocolos e a preparação prévia para os exames radiográficos do crânio e face.

♦= Conhecer e executar o preparo da sala de exames, equipamentos, insumos e o paciente para a realização dos procedimentos radiográficos do crânio e face.

♦= Conhecer as orientações sobre os exames do crânio e face a serem dados ao paciente. ♦= Executar os principais posicionamentos radiográficos para crânio e face, adotando técnica que minimize a dose de radiação no paciente.

♦= Posicionar o paciente para selecionar as estruturas do crânio e da face a serem visualizadas nos procedimentos radiográficos.

♦= Identificar e ajustar os fatores geométricos e técnicos que afetam a qualidade da imagem dos procedimentos radiográficos do crânio e face.

♦= Reconhecer as necessidades do paciente face aos parâmetros dos sinais vitais, de modo que a monitoração específica de instrumentos técnicos de assistência não interfira no posicionamento do paciente.

♦= Selecionar alternativas de posicionamento do paciente monitorizado, de modo a garantir a estabilidade dos sinais vitais e viabilizar a realização do procedimento radiográfico do crânio e face.

♦= Identificar variações nos protocolos radiográficos do crânio e face devido às necessidades dos pacientes.

(14)

♦= Submeter a imagem radiográfica à apreciação do médico radiologista para o laudo ou para uma incidência complementar.

♦= Executar os procedimentos radiográficos do crânio e face em Centro Cirúrgico, UTI e Unidades de Pronto Socorro.

AtividadesPráticas Monitoradas II (40 Horas)

♦= Identificar os equipamentos radiológicos e insumos utilizados pelo Serviço de Radiologia. ♦= Identificar e registrar os protocolos de exames radiológicos.

♦= Identificar os processos de revelação e manipulação de películas radiográficas.

♦= Reconhecer as técnicas radiográficas adotadas nas diferentes Unidades de Internação Hospitalar.

♦= Realizar as técnicas de proteção radiológica individual e do paciente.

♦= Participar da execução dos procedimentos radiológicos, junto ao técnico em radiologia do serviço.

PROCESSO DE TRABALHO EM RADIOLOGIA IV (200 Horas) Procedimentos Radiológicos de Coluna (60 Horas)

♦= Identificar e correlacionar os principais componentes anatômicos da Coluna/Cervical/Dorsal/Lombar/Sacro/Cóccix (C.L.D.S.C.C.).

♦= Identificar e correlacionar os principais componentes anatômicos de C.L.D.S.C.C. e associá-los as imagens radiográficas.

♦= Identificar e correlacionar as principais patologias do de C.L.D.S.C.C. com as imagens radiográficas.

♦= Identificar os protocolos e a preparação prévia para os exames radiográficos para de C.L.D.S.C.C.

♦= Conhecer e executar o preparo da sala de exames, equipamentos, insumos e o paciente para a realização dos procedimentos radiográficos de C.L.D.S.C.C.

♦= Conhecer as orientações sobre os exames de C.L.D.S.C.C. a serem dados ao paciente. ♦= Executar os principais posicionamentos radiográficos para C.L.D.S.C.C adotando técnica

que minimize a dose de radiação no paciente.

♦= Posicionar o paciente para selecionar as estruturas do C.L.D.S.C.C. a serem visualizadas nos procedimentos radiográficos.

♦= Identificar e ajustar os fatores geométricos e técnicos que afetam a qualidade da imagem dos procedimentos radiográficos de C.L.D.S.C.C.

♦= Reconhecer as necessidades do paciente face aos parâmetros dos sinais vitais, de modo que a monitoração específica de instrumentos técnicos de assistência não interfira no posicionamento do paciente.

♦= Selecionar alternativas de posicionamento do paciente monitorizado, de modo a garantir a estabilidade dos sinais vitais e viabilizar a realização do procedimento radiográfico de C.L.D.S.C.C.

♦= Identificar variações nos protocolos radiográficos de C.L.D.S.C.C., devido às necessidades dos pacientes.

(15)

♦= Submeter a imagem radiográfica à apreciação do médico radiologista para o laudo ou para uma incidência complementar.

♦= Executar os procedimentos radiográficos de C.L.D.S.C.C. em Centro Cirúrgico, UTI e Unidades de Pronto Socorro.

♦= Conhecer as bases de física aplicadas à Densitometria Óssea. ♦= Conhecer os equipamentos e os protocolos de Densitometria Óssea.

Procedimentos Radiológicos do Tórax e Pélvis (60 Horas)

♦= Identificar e correlacionar os principais componentes anatômicos do tórax e pélvis. ♦= Identificar e correlacionar os principais componentes anatômicos do tórax e pélvis e

associá-los às imagens radiográficas.

♦= Identificar e correlacionar as principais patologias do tórax e pélvis com as imagens radiográficas.

♦= Identificar os protocolos e a preparação prévia para os exames radiográficos do tórax e pélvis;

♦= Conhecer e executar o preparo da sala de exames, equipamentos, insumos e o paciente para a realização dos procedimentos radiográficos do tórax e pélvis.

♦= Conhecer as orientações sobre os exames do tórax e pélvis a serem dados ao paciente. ♦= Executar os principais posicionamentos radiográficos para tórax e pélvis, adotando

técnica que minimize a dose de radiação no paciente.

♦= Posicionar o paciente para selecionar as estruturas do tórax e pélvis a serem visualizadas nos procedimentos radiográficos.

♦= Identificar e ajustar os fatores geométricos e técnicos que afetam a qualidade da imagem dos procedimentos radiográficos do tórax e pélvis.

♦= Reconhecer as necessidades do paciente face aos parâmetros dos sinais vitais, de modo que a monitoração específica de instrumentos técnicos de assistência não interfira no posicionamento do paciente.

♦= Selecionar alternativas de posicionamento do paciente monitorizado, de modo a garantir a estabilidade dos sinais vitais e viabilizar a realização do procedimento radiográfico do tórax e pélvis.

♦= Identificar variações nos protocolos radiográficos do tórax e pélvis, devido as necessidades dos pacientes.

♦= Efetuar a proteção radiológica do paciente e acompanhante durante os exames.

♦= Submeter a imagem radiográfica à apreciação do médico radiologista para o laudo ou para uma incidência complementar.

♦= Executar os procedimentos radiográficos do tórax e pélvis em Centro Cirúrgico, UTI e Unidades de Pronto Socorro.

Procedimentos Radiológicos dos sistemas digestório, uro/excretor e vascular (80 Horas)

♦= Identificar e correlacionar os principais componentes anatômicos do sistema digestório, uro/excretor e vascular e associá-los às imagens radiográficas.

♦= Identificar e correlacionar as principais patologias do sistema digestório, uro/excretor e vascular com as imagens radiográficas.

♦= Identificar os protocolos e a preparação prévia para os exames radiográficos para o sistema digestório, uro/excretor e vascular.

(16)

♦= Conhecer o funcionamento dos equipamentos de Hemodinâmica e Radiologia Vascular. ♦= Conhecer e executar o preparo da sala de exames, equipamentos, insumos e o paciente para a realização dos procedimentos radiográficos do sistema digestório, uro/excretor e vascular.

♦= Conhecer as orientações sobre os exames do sistema digestório, uro/excretor e vascular a serem dados ao paciente.

♦= Executar os principais posicionamentos radiográficos para o sistema digestório, uro/excretor e vascular, adotando técnica que minimize a dose de radiação no paciente. ♦= Posicionar o paciente para selecionar as estruturas do sistema digestório, uro/excretor e

vascular a serem visualizadas nos procedimentos radiográficos.

♦= Identificar e ajustar os fatores geométricos e técnicos que afetam a qualidade da imagem dos procedimentos radiográficos do sistema digestório, uro/excretor e vascular.

♦= Reconhecer as necessidades do paciente face aos parâmetros dos sinais vitais, de modo que a monitoração específica de instrumentos técnicos de assistência, não interfira, no posicionamento do paciente.

♦= Selecionar alternativas de posicionamento do paciente monitorizado, de modo a garantir a estabilidade dos sinais vitais e viabilizar a realização do procedimento radiográfico do sistema digestório, uro/excretor e vascular.

♦= Identificar variações nos protocolos radiográficos do sistema digestório, uro/excretor e vascular devido as necessidades dos pacientes.

♦= Efetuar a proteção radiológica do paciente e acompanhante durante os exames.

♦= Submeter a imagem radiográfica à apreciação do médico radiologista para o laudo ou para uma incidência complementar.

♦= Executar os procedimentos radiográficos do sistema digestório, uro/excretor e vascular em Centro Cirúrgico, UTI e Unidades de Pronto Socorro.

♦= Identificar, preparar e utilizar os meios de contraste radiológicos para os exames do sistema digestório, uro/excretor e vascular.

INSTRUMENTAÇÃO APLICADA AO RADIODIAGNÓSTICO E À RADIOTERAPIA (96 HORAS)

Instrumentação aplicada à Medicina Nuclear e Radioterapia (32 Horas)

♦= Conhecer as bases de física aplicada à Medicina Nuclear e Radioterapia, diferenciando os aspectos físicos (quantidades, unidades, propriedades das partículas elementares). ♦= Identificar os principais componentes e os princípios de funcionamento da gama câmara. ♦= Identificar os componentes e os princípios de funcionamento dos equipamentos de

aceleradores e simuladores.

♦= Identificar as normas de radioproteção aplicadas à Medicina Nuclear e à Radioterapia. ♦= Identificar os componentes da imagem digital (pixel e voxel), e os princípios de

processamento digital de imagens.

Instrumentação aplicada à Tomografia e Ressonância Magnética (32 Horas)

♦= Conhecer as bases de física aplicada à Tomografia e Ressonância Magnética.

(17)

♦= Identificar os componentes e os princípios de funcionamentos dos equipamentos de Ressonância.

♦= Identificar as normas de segurança em Ressonância Magnética e de radioproteção aplicada à Tomografia Computadorizada.

Instrumentação aplicada à Mamografia (32 Horas)

♦= Conhecer e aplicar:

- as bases da física aplicada à Mamografia.

- os principais componentes dos equipamentos associados com a Mamografia. ♦= Identificar os componentes e os princípios de funcionamento dos equipamentos de

mamografia.

♦= Identificar os principais posicionamentos e protocolos de mamografia.

Estágio Profissional Supervisionado (200Horas)

É a integração e consolidação das competências profissionais desenvolvidas, através de ações que mais se aproximam do exercício profissional.

INDICAÇÕES METODOLÓGICAS

As competências desenvolvidas nos módulos deste plano de curso resultarão de estudos em sala de aula, atividades em laboratório com simulações com phantons radiográficos, atividades práticas monitoradas e ainda incursões a serviços de diagnóstico por imagem , e práticas profissionais supervisionadas na forma de estágio curricular.

O desenvolvimento do plano de curso contemplará a prática experimental a ser executada no laboratório de radiologia, onde os alunos, sob supervisão direta dos docentes, deverão, através da execução das simulações radiográficas, relacionar os diversos posicionamentos com o contraste na imagem, a dose de radiação e os fatores geométricos associados. Esta metodologia tem como objetivo propiciar oportunidades de avaliar os parâmetros que interferem na qualidade das imagens e fornecer subsídios para a escolha das técnicas radiográficas para obtenção de padrão satisfatório, porém com baixas doses de radiação. Devido ao avançado nível de sofisticação dos sistemas de informática utilizados nos serviços de diagnósticos por imagem, os alunos serão estimulados a digitalizar as imagens radiográficas produzidas durante as etapas de cada módulo para compreenderem os algorítmos empregados nos sistemas digitais. Estas atividades serão registradas em impressos apropriados para acompanhamento das práticas e dos desempenhos individuais, sendo arquivados no prontuário de cada aluno.

Os módulos que compõem o itinerário profissional deste plano de curso serão desenvolvidos por meio de situações diversificadas, similares às encontradas no contexto real do trabalho. Na medida que se integram conhecimentos, habilidades e valores para a resolução de problemas suscitados, serão desenvolvidas as competências necessárias para que os Técnicos em Radiologia Médica possam enfrentar as mudanças decorrentes das inovações técnicas e tecnológicas da área.

(18)

O número mínimo de horas determinadas para cada módulo deverá ser respeitado, porém as horas e a seqüência recomendadas para os componentes curriculares que os integram poderão ser alteradas face às necessidades de aprendizagem dos alunos, considerando o perfil profissional de conclusão. Esses componentes curriculares serão especificados no plano de trabalho elaborado pelos docentes e serão registrados em documento específico, de forma sintética, na medida e na seqüência em que forem desenvolvidos.

É conveniente que, ao longo do curso sejam explicitadas as múltiplas possibilidades de inserção dos profissionais de Radiologia no mercado de trabalho, nos vários segmentos em que poderão atuar, incluindo-se os campos de atuação emergentes, sendo ainda valorizadas e incentivadas as possibilidades de continuidade de estudos em cursos de especialização e de aperfeiçoamento na subárea de Radiologia Médica.

PLANO DE REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO PROFISSIONAL SUPERVISIONADO

O Estágio Profissional Supervisionado que integra a estrutura curricular deste plano de curso atende às disposições previstas na Indicação CEE/SP nº 08/2000, que dispõe sobre o estágio profissional e demais normas para o desenvolvimento da Educação Profissional no Estado de São Paulo.

O estágio é o contexto de ensino-aprendizagem que mais se aproxima do efetivo exercício profissional e caracteriza uma condição privilegiada de integração e consolidação das competências profissionais, totalizando 200 horas.

Os estágios poderão ser desenvolvidos em ambientes especializados de saúde que prestem serviços de Radiologia Médica. Os campos de estágio devem oferecer as condições necessárias ao cumprimento de sua função educativa, notadamente as que dizem respeito à organização administrativa, instalações, equipamentos e, sobretudo, recursos humanos adequados às necessidades, de maneira a evitar situações em que os alunos sejam compelidos a assumir responsabilidades de profissionais já qualificados.

Para a realização do Estágio Profissional Supervisionado, os alunos deverão ser agrupados de forma compatível com os recursos tecnológicos disponíveis nas unidades cedentes dos campos de estágio. Esta atividade será coordenada por Técnicos em Radiologia, especialmente designados para orientar e acompanhar as ações desenvolvidas pelos estagiários.

Considerando sua importância na formação profissional, os alunos deverão cumprir a totalidade de horas e, a critério da Unidade que oferecer o curso, poderá ser admitida a reposição de horas relativas às faltas devidamente justificadas.

Considerando ainda, que os estágios representam situações privilegiadas que integram e consolidam as competências profissionais desenvolvidas ao longo do curso, serão aplicadas estratégias e instrumentos de avaliação do desempenho de cada aluno, registradas em ficha individual de acompanhamento de estágio, com anotações diárias feitas pelo estagiário e referendadas pelo supervisor.

Para realização dos estágios, de acordo com os preceitos legais, há necessidade dos seguintes documentos:

(19)

- Acordo de Cooperação entre a Unidade que oferecer o curso e a Instituição que ceder campo de estágio. Este documento deverá definir as responsabilidades de ambas as partes e todas as condições necessárias à realização do estágio.

- Termo de Compromisso de Estágio consignando as responsabilidades do estagiário e da Instituição concedente do estágio, firmado pelo representante da Instituição e pelo estagiário, intermediado pela Unidade que oferecer o curso.

- Seguro de Vida em Grupo e Acidentes Pessoais para os estagiários, com cobertura para todo o período de duração do estágio.

- Ficha de Acompanhamento de Estágio, com registros diários feitos pelo estagiário e com visto pelo supervisor.

Cada estagiário deverá utilizar um dosímetro individual de radiação, com leituras mensais, sendo que o medidor de radiação será providenciado pela Unidade que oferecer o curso, mediante contrato com empresa credenciada pela CNEN (Comissão Nacional de Energia Nuclear).

05. CRITÉRIOS DE APROVEITAMENTO DE CONHECIMENTOS E EXPERIÊNCIAS ANTERIORES

As competências anteriormente desenvolvidas pelos alunos, em outros cursos, desde que relacionadas com o perfil profissional de conclusão do Técnico em Radiologia Médica, constantes deste plano de curso, poderão ser avaliadas para efeito de aproveitamento de estudos, no todo ou em parte, nos termos da legislação vigente.

As competências desenvolvidas através do exercício profissional também poderão ser aproveitadas, desde que integrem o perfil profissional de conclusão do Técnico em Radiologia Médica constante deste plano de curso, com a devida avaliação do aluno por profissionais especialistas, sendo pelo menos dois docentes.

O aproveitamento de estudos, em qualquer condição, deverá ser requerido antes do início do componente curricular, em tempo hábil para o deferimento pela direção da Unidade e a devida análise e parecer dos docentes, com indicação de eventuais complementações.

06. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

A avaliação dos alunos será contínua e cumulativa, sendo priorizados os instrumentos integradores de conteúdos curriculares e estimuladores da autonomia na aprendizagem, que envolvam atividades realizadas individualmente e em grupo e forneçam indicadores da aplicação, no contexto profissional, dos conhecimentos e habilidades desenvolvidas em situações de pesquisas, visitas, estudos de casos, estudo do meio, estágios profissionais supervisionados e diagnósticos ou prognósticos de situações de trabalho reais ou hipotéticas.

(20)

Na definição das estratégias e dos instrumentos de avaliação deve-se considerar que as competências a serem desenvolvidas dizem respeito às atitudes ou posturas e aos conhecimentos e habilidades que freqüentemente se apresentem associados e que requerem uma perspectiva integradora. Serão definidos critérios especiais para avaliação das atividades de estágio profissional supervisionado, considerado como um momento privilegiado para avaliar o desenvolvimento das competências necessárias aos técnicos em Radiologia Médica.

Será adotada a auto-avaliação dentre as demais estratégias para que os alunos possam incorporá-la, quando estiverem no mercado de trabalho, como um instrumento de aferição da qualidade de seu próprio desempenho profissional.

O resultado do processo de avaliação será expresso em menções:

ÓTIMO – capaz de desempenhar, com destaque, todas as competências exigidas pelo perfil profissional de conclusão;

BOM – capaz de desempenhar, a contento, todas as competências exigidas pelo perfil profissional de conclusão;

SUFICIENTE – capaz de desempenhar, no mínimo, as competências essenciais exigidas pelo perfil profissional de conclusão;

INSUFICIENTE - não capaz de desempenhar, no mínimo, as competências essenciais exigidas pelo perfil profissional de conclusão.

Será considerado aprovado no Módulo I aquele que obtiver, em cada componente curricular, no mínimo a menção suficiente nas avaliações realizadas durante o processo de aprendizagem e a freqüência mínima de 75% do total de horas de efetivo trabalho educacional do respectivo módulo.

Será considerado aprovado no Módulo II aquele que obtiver, em cada componente curricular, no mínimo a menção suficiente nas avaliações realizadas durante o processo de aprendizagem e, em cada componente curricular a freqüência mínima de 75% do total de horas de efetivo trabalho educacional.

Para as atividades práticas monitoradas que compõem o Módulo II, as quais refletem situações do exercício profissional do técnico em radiologia médica, é desejável o cumprimento integral da totalidade da carga horária estabelecida.

A avaliação de aprendizagem no Estágio Profissional Supervisionado será contínua e os alunos serão informados sobre os critérios adotados. Nesta atividade exigir-se-á 100% de freqüência.

Conforme critérios estabelecidos pela Unidade, poderão ser aplicadas atividades complementares para o aluno que, aprovado na avaliação das competências, ultrapasse o mínimo permitido para faltas, desde que estas sejam devidamente justificadas.

A recuperação da aprendizagem será contínua sempre que o aluno apresentar dificuldades de aprendizagem ou menção Insuficiente, realizada concomitante ao desenvolvimento dos

(21)

componentes curriculares, de acordo com as características de cada um e com as condições materiais e humanas existentes na Unidade. As estratégias utilizadas nesse processo devem adequar-se aos conteúdos e objetivos específicos de cada componente curricular.

Ter-se-á como reprovado aquele que, mesmo após o processo de recuperação, obtiver: - menção Insuficiente, nos componentes curriculares dos Módulos I e II;

- freqüência inferior a 75% da carga horária estabelecida para o Módulo I e para cada componente curricular do Módulo II;

- freqüência inferior a 100% das horas destinadas ao Estágio Profissional Supervisionado. A clientela deverá ter pleno conhecimento dos procedimentos a serem adotados para o desenvolvimento do curso, bem como sobre as normas regimentais e os critérios de avaliação, recuperação, freqüência e aprovação.

07. INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS

♦= Sala de aula, com sistema de projeção de slides, retroprojetor, computador, datashow, negativos, cópias, lousa, televisão e sistema de vídeo.

♦= Laboratório de Radiologia, contendo um equipamento fixo de Raio-X calibrado; sistema químico de revelação; Phantons para simulação radiográfica; chassis e écrans para diferentes formatos de filmes, películas radiográficas, digitalizadores de imagens, detetor de radiação; lupas, conjunto sensitômetro / densitômetro, acessórios radiográficos, tais como: régua escanográfica, goniômetros, avental de chumbo, protetor de tireóide, óculos de proteção e posicionadores de espuma.

♦= Sala de Processamento de Imagem, com sistema de aquisição digital de imagem e computador de processamento.

Acervo Bibliográfico

ABRAHAMS, P.H ; HUTCHING, R.T ; MARKS, S.C ; Atlas Colorido de Anatomia Humana – Ed. Manoele1999.

BONTRAGER, Kenneth L. Tratado de técnica radiológica a base atômica. 4. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1999.

CASTRO, Amaury, Jr; ROSSI, Guilherme, DIMENSTEIN, Renato. Guia Prático em Medicina. São Paulo: Ed. SENAC São Paulo, 2000(Apontamentos Saúde, 52).

CHANDRA, Ramesh. Introductory physics of nuclear medicine. 4. ed. Philadelphia: Lea and Febiger, 1992.

DIMENSTEIN, Renato; HORNOS, Yvone Mascarenhas, Manual de Radioproteção aplicado ao Radiodiagnóstico Ed. SENAC São Paulo, 2001. (Apontamentos Saúde).

DIMENSTEIN, Renato; BELFER, Aron J. Guia pratico de artefatos em mamografia: como identificá-los, como evitá-los. São Paulo: Ed. SENAC São Paulo, 1999. (Apontamentos Saúde, 52).

(22)

DIMENSTEIN, Renato; GUILARDI, Thomaz, Bases Físicas e Tecnologicas aplicada aos Raios-X Ed. SENAC São Paulo, 2002. (Apontamentos Saúde).

EISENBERG, Ronald L; NARDI, Andrea Ginelli. Um Atlas de diagnostico diferencial por imagens. 3. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan,1999.

FERNANDES, Antonio Tadeu (Ed.). Infecção hospitalar e suas interfaces na área da saúde. São Paulo: Atheneu, 2000. 2 v.

HILTON, Saskia vW; EDWARDS, David K; Radiologia Pediátrica – Ed. Guanabara e Koogan – 1994.

JUHL, John H; CRUMMY, Andrew B; Interpretação radiológica. 6. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1996.

MESCHAN, Isadore – Técnica Radiológica Posiciones Y Correlacion Anatômica – Ed Médica Panamerica 1995

NASCIMENTO, Jorge; Temas de Técnicas Radiológicas com Tópicos de Tomografia Computadorizada e Ressonância Magnética – Revinter 1996.

NETTER, Frank H.; Atlas de Anatomia Humana Ed. ArtMed 1998.

NICHOLAS, M.M.J; RYAN, S.P;Texto de Anatomia Radiológica – Ed Marban 1997.

PARRA, Osório M; SAAD, Willina Abrão – Radiologia Abdominal – Exercícios com Radiografia Simples – Ed Roca 1995

PASQUALETTE, Henrique Alberto; KOCH, Hilton Augusto; SOARES, Pereira, (Ed.) et al. Mamografia atual. Rio de Janeiro: Revinter,1998.

PRANDO, Adilson (org.). A ultra-sonografia na pratica. São Paulo: SPR,1999.

ROCHA, Manoel de Souza; Tomografia computadorizada, ressonância magnética, gastroenterologia. São Paulo: Sarvier, 1997.

SANTOS, Itazil, B;. – Radiologia Pulmonar – Ed Savier – 1984.

SUTTON, David; Radiologia e Diagnóstico por Imagens para Estudantes de Medicina – Ed Roca 1996.

WICKE, Lothar. Atlas de anatomia radiológica. 5. ed. Rio de Janeiro: Revinter,1997.

08. PESSOAL DOCENTE E TÉCNICO

O corpo docente será constituído por profissionais com formação superior em Radiologia, com registro e experiência profissional comprovada, além de Físicos com formação na área médica, para desenvolver as competências específicas. Poderão ser admitidos docentes

(23)

graduados na área de saúde que possam contribuir nos aspectos aplicados para á área de Radiologia Médica.

Os representantes da área técnica serão graduados e com experiência em coordenação de programas e cursos de educação profissional no âmbito organizacional e pedagógico.

09. CERTIFICAÇÃO

Àquele que concluir os Módulos I e II e o estágio profissional supervisionado, será conferido o diploma de Técnico em Radiologia Médica – área profissional de Saúde, subárea Radiologia Médica, registrado com validade nacional.

Referências

Documentos relacionados

No entanto, para aperfeiçoar uma equipe de trabalho comprometida com a qualidade e produtividade é necessário motivação, e, satisfação, através de incentivos e política de

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá

Nesse contexto, a análise numérica via MEF de vibrações sísmicas induzidas por detonações se mostra como uma metodologia que pode contribuir significativamente

8- Bruno não percebeu (verbo perceber, no Pretérito Perfeito do Indicativo) o que ela queria (verbo querer, no Pretérito Imperfeito do Indicativo) dizer e, por isso, fez

A Sementinha dormia muito descansada com as suas filhas. Ela aguardava a sua longa viagem pelo mundo. Sempre quisera viajar como um bando de andorinhas. No

5- Bruno não percebeu (verbo perceber, no Pretérito Perfeito do Indicativo) o que ela queria (verbo querer, no Pretérito Imperfeito do Indicativo) dizer e, por isso, fez

apresentar documentação falsa para o certame, ensejar o retardamento da execução de seu objeto, não mantiver a proposta, não celebrar o contrato ou instrumento equivalente, falhar