• Nenhum resultado encontrado

6 benefícios científicos comprovados da acupuntura

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "6 benefícios científicos comprovados da acupuntura"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

Tookmed Doctor's - Equipe

6 benefícios científicos comprovados da acupuntura

tookmed.com/6-beneficios-cientificos-comprovados-da-acupuntura/

A acupuntura é uma forma antiga de medicina chinesa que os médicos acreditam que pode ajudar com a dor, a ansiedade e muitos outros problemas de saúde. Quais benefícios são suportados pela ciência e quais são os efeitos colaterais potenciais? Continue lendo para aprender mais.

Benefícios para a saúde da acupuntura

Existem muitos benefícios potenciais para a saúde e efeitos colaterais positivos da acupuntura. Os médicos acreditam que a acupuntura pode produzir:

Anti-inflamatório Relaxamento Calma

Sono melhorado

Agradável sensação de fadiga Euforia

Sensação de calor

(2)

Possivelmente eficaz para

1) Dor

A dor crônica afeta cerca de 20% dos adultos em todo o mundo. A acupuntura parece ser mais eficaz no controle da dor sem os efeitos colaterais e pode até mesmo ajudar os pacientes a se livrar dos opiáceos.

Talvez o uso mais comum da acupuntura seja para controlar a dor crônica.

Acredita-se que a estimulação de pontos de acupuntura libera endorfinas e opioides naturais no corpo, reduzindo assim a percepção da dor . Além disso, também reduz o estresse e a tensão.

No entanto, o papel da acupuntura no tratamento da dor é controverso. Alguns pesquisadores levantaram a hipótese de que uma combinação de sinalização neural, opióides, glutamato e adenosina estão envolvidos.

Dor nas costas

A dor lombar crônica é uma condição incapacitante comum, com uma incidência anual de 10 a 15%. 15 – 30% das pessoas sentem dor na parte inferior das costas em algum

momento de suas vidas.

Uma meta-análise de 22 ensaios clínicos randomizados descobriu que a acupuntura é um tratamento eficaz para dor lombar crônica, mas foi inconclusiva para dor lombar aguda. No entanto, apesar desses resultados, o estudo descobriu que outras terapias ativas foram tão eficazes para tratar a dor lombar crônica quanto a acupuntura.

(3)

Em vários estudos clínicos, os pacientes dos grupos de acupuntura e sham (controle mínimo de acupuntura falso) experimentaram mais benefícios para a dor lombar do que os pacientes sem tratamento com acupuntura ou terapias convencionais. No entanto, não houve diferença significativa entre o grupo de acupuntura e o grupo de controle simulado .

Potencialmente, o tratamento com acupuntura pode ter efeitos psicológicos de placebo sem ter efeitos físicos no corpo. O tratamento com acupuntura superou outros grupos (tratamentos convencionais e sem tratamentos), mas não superou o grupo de controle simulado.

No entanto, estudos de imagens cerebrais mostraram que a acupuntura e a acupuntura simulada tiveram efeitos diferentes no cérebro (estruturas límbicas), apesar de níveis semelhantes de alívio da dor.

De acordo com uma meta-análise, alguns estudos demonstraram evidência baixa a moderada da eficácia da acupuntura para dor lombar crônica. Esses benefícios eram de curto prazo (menos de 3 meses) .

Osteoartrite

A osteoartrite é o distúrbio articular mais comum em todo o mundo, afetando mais de 80% das pessoas com mais de 75 anos. A osteoartrite é a perda de cartilagem óssea, afetando os tecidos flexíveis ao redor do osso e causando dor.

Uma meta-análise de 2014 descobriu que a acupuntura estava associada a: uma redução das intensidades da dor

melhorias de mobilidade funcional melhor qualidade de vida

(4)

O estudo apóia a acupuntura como uma forma alternativa de medicina aos analgésicos tradicionais (incluindo opiáceos) em pacientes com osteoartrite .

Os estudos clínicos mostraram resultados mistos.

Outros estudos randomizados controlados mostraram que a acupuntura tem melhorias funcionais das articulações e alívio da dor para osteoartrite em comparação com os dois controles.

No entanto, as diferenças de melhoria entre a acupuntura e a acupuntura simulada diminuem com o tempo (após 26 e 52 semanas).

Dor associada ao câncer e quimioterapia

A dor relacionada ao câncer, prevalente em 40 a 85% dos pacientes, pode ser causada diretamente pelas lesões cancerosas ou indiretamente por cirurgias e quimioterapias. A acupuntura é usada para tratar a dor relacionada ao câncer, bem como náuseas e vômitos .

A acupuntura atua ajudando a liberar serotonina , opióides e endorfinas no cérebro. A liberação de serotonina do cérebro (região superior do tronco encefálico e hipotálamo ) estimula a liberação de outros hormônios (β-endorfina, encefalina, endomorfina e

dinorfina) que reduzem e aliviam a dor.

A acupuntura também pode ser usada para tratar a fraqueza e a dor de danos nos nervos (neuropatia periférica) associada à quimioterapia. Embora mais estudos ainda sejam necessários para validar o uso da acupuntura para tratar a dor da quimioterapia, o uso da acupuntura nesta área parece promissor .

Dor durante a gravidez

Quando comparada à fisioterapia, a acupuntura foi mais eficaz no alívio da dor e na diminuição da incapacidade causada pela dor lombar durante a gravidez .

Em um estudo cego controlado, a acupuntura auricular reduziu a dor pélvica posterior durante a gravidez após uma semana de terapia .

No entanto, certos locais de pontos de acupuntura na região abdominal e aqueles que estimulam o colo uterino (a estimulação desses pontos pode potencialmente induzir o parto) devem ser evitados durante a gravidez .

Embora a acupuntura e a acupressão tenham sido eficazes na redução da dor durante a gravidez, mais estudos são necessários para validar os resultados.

Dores de cabeça e enxaquecas

(5)

Adicionar acupuntura ao tratamento padrão reduziu a frequência de ataques de enxaqueca em vários estudos clínicos.

No entanto, em estudos clínicos, o tratamento com acupuntura para dores de cabeça e enxaquecas tem resultados conflitantes.

Em um estudo de controle randomizado com 270 pacientes, aqueles nos grupos de acupuntura e sham acupuntura experimentaram maior alívio para dores de cabeça tensionais do que os pacientes sem tratamento com acupuntura. No entanto, não houve diferença significativa entre o grupo de acupuntura e o grupo de controle simulado. Em 2 estudos diferentes, a acupuntura foi mais eficaz do que o placebo, reduzindo o número de ataques de dor de cabeça e a duração das dores de cabeça .

Uma meta-análise de 2016 descobriu que a acupuntura é eficaz no tratamento de dores de cabeça do tipo tensional frequentes ou episódicas.

Para enxaquecas episódicas, a verdadeira acupuntura foi mais eficaz do que a acupuntura simulada e os analgésicos tradicionais.

2) Qualidade e duração do sono

Algumas pessoas usam a acupuntura para melhorar a qualidade e a duração do sono. A acupuntura levou a alterações cerebrais e hormonais associadas a um sono melhor . Diminuiu as atividades metabólicas e a frequência cardíaca (aumento do sistema parassimpático, diminuição do sistema simpático).

(6)

Insônia

Análises de estudos randomizados e controlados mostraram que a acupuntura é mais eficaz no tratamento da insônia do que outros controles.

Apnéia do sono

Em um estudo randomizado, simples-cego, a acupuntura foi mais eficaz na redução das condições respiratórias na síndrome da apnéia obstrutiva do sono do que a acupuntura simulada.

Distúrbios do sono relacionados à menopausa

Uma meta-análise de 2016 descobriu que o tratamento com acupuntura estava associado a distúrbios do sono diminuídos em mulheres na perimenopausa ou menopausa.

A acupuntura também foi associada a melhorias subjetivas dos sintomas individuais da doença de Parkinson. Esses sintomas incluem tremores, caminhada, caligrafia, lentidão, dor, sono, depressão e ansiedade. No entanto, testes clínicos demonstraram que a

acupuntura falhou em mostrar melhorias físicas além de melhorar o sono e o repouso.

3) Náusea e vômito

Uma meta-análise de 1.247 pacientes em 11 estudos descobriu que a acupuntura reduziu o vômito agudo durante a quimioterapia em 14%.

Outra meta-análise de 19 estudos descobriu que a acupuntura reduziu significativamente as náuseas e vômitos após a cirurgia.

Evidência insuficiente para

Os seguintes benefícios alegados são suportados apenas por estudos clínicos limitados e de baixa qualidade. Não há evidências suficientes para apoiar o uso da acupuntura para qualquer um dos usos listados abaixo. Lembre-se de falar com um médico antes de fazer acupuntura e nunca use-a no lugar de algo que o médico recomenda ou prescreve.

4) Humor e estresse

A acupuntura pode induzir a liberação dos neurotransmissores serotonina e endorfinas no cérebro, elevando o humor. Os primeiros resultados clínicos indicam a utilidade potencial da acupuntura na ansiedade e na depressão.

Em estudos com animais, a acupuntura pode melhorar os transtornos relacionados ao humor (aumentando o NPY no hipocampo).

Ansiedade

A acupuntura demonstrou reduzir significativamente a ansiedade tanto em humanos quanto em animais, apesar do relatório metodológico pobre e da reprodutibilidade em estudos repetidos .

(7)

Em dois relatos de caso de pacientes do sexo masculino, a acupuntura do couro cabeludo demonstrou ser eficaz no tratamento da ansiedade.

A estimulação por acupuntura em pontos específicos do cérebro (Vaso Governador e pontos de acupuntura locais) ajudou com a ansiedade – tanto a curto quanto a longo praz. Além disso, a acupuntura pode tratar a ansiedade e a depressão durante a gravidez. Uma revisão sistemática de 6 estudos mostrou que a acupuntura reduz a depressão e a

ansiedade durante a gravidez .

Apesar dos resultados promissores em vários estudos para o tratamento da ansiedade, ainda não há evidências de pesquisas suficientes para validar esses resultados.

Depressão

O estresse psicológico pode elevar as respostas inflamatórias. Essas respostas

inflamatórias podem causar sintomas depressivos, como mau humor, incapacidade de sentir prazer (anedonia), fadiga e problemas sociais.

A inflamação e o estresse estão interligados e interativos no sistema nervoso (simpático). A acupuntura inibe a inflamação em partes específicas do cérebro e no sangue

(periférico), reduzindo indiretamente os hormônios do estresse. Alguns pesquisadores apontam para esse efeito e concluem que ele tem potencial contra a depressão .

A estimulação elétrica do nervo vago com eletroacupuntura também foi observada para inibir essas respostas inflamatórias ( TNF , IL-1beta , IL-6 e IL-1 8 ).

Pressão Arterial Associada ao Estresse O estresse aumenta a pressão arterial.

Em um experimento controlado, a acupuntura em ambos os pontos de acupuntura e não pontos de acupuntura diminuiu muito a pressão arterial em resposta ao estresse mental leve (aritmética mental e o teste de Stroop) em humanos.

Os pesquisadores propuseram uma explicação para a redução da pressão arterial: que a acupuntura estimula os neurônios sensoriais nos músculos. Esta estimulação do sistema nervoso pode induzir a liberação de opióides endógenos, que têm efeitos no coração (sistema cardiovascular).

(8)

A acupuntura envolve a introdução de um objeto estranho na forma de uma agulha

metálica no corpo. A introdução de material estranho no corpo desencadeia uma resposta imunológic.

O tratamento com acupuntura estimulou o sistema imunológico em um estudo com adultos idosos, possivelmente aumentando a produção de glóbulos brancos ( linfócitos ) . As funções imunológicas, como mobilidade de células (quimiotaxia), fagocitose,

proliferação de linfócitos e atividades de células assassinas naturais (NK), melhoraram significativamente em mulheres ansiosas após o tratamento com acupuntura em mulheres com ansiedade.

6) Controle de peso

A acupuntura auricular é amplamente usada nos países ocidentais para perda de peso, embora as evidências sejam esparsas.

Em um estudo de controle randomizado, a estimulação auricular de acupuntura bilateral em indivíduos saudáveis não obesos levou a uma perda de peso significativa .

Os médicos acreditam que o centro de saciedade (núcleos ventromediais do hipotálamo) do cérebro pode ser estimulado para diminuir a sensação de fome.

Para o efeito terapêutico da perda de peso , a estimulação do nervo vagal aumenta os níveis de serotonina. Esta estimulação afeta a musculatura lisa do estômago, o que poderia teoricamente levar à supressão do apetite.

(9)

A serotonina também pode aumentar a motilidade intestinal, diminuir a ansiedade e mobilizar as reservas de energia do corpo (efeito lipolítico), o que contribui para a perda de peso.

Efeitos colaterais e segurança

O tratamento com acupuntura é geralmente considerado seguro, e poucos efeitos adversos são observados quando o tratamento segue a técnica de agulha limpa (CNT) e práticas estéreis.

O risco de eventos adversos para a acupuntura é de 0,01 por 10.000 sessões de acupuntura e 0,09 por 10.000 pacientes individuais.

De 2000 a 2009, houve 95 casos de efeitos adversos graves associados ao uso da acupuntura, com muitos incidentes ocorrendo na Ásia. 5 casos foram fatais .

Muitas complicações graves não são inerentes à acupuntura, mas são causadas pela má prática dos acupunturistas.

As técnicas de acupuntura inadequadas podem causar sangramento excessivo, problemas cardíacos, pulmonares e diferentes tipos de infecções.

Os efeitos colaterais negativos inerentes à acupuntura incluem:

Hematomas

Suando

Uma sensação extrema de fadiga Sentindo frio

Tontura

(10)

1) Infecções

Antes da introdução das agulhas descartáveis, infecções cruzadas de hepatite entre pacientes eram comuns. Desde então, a maioria das infecções têm sido bacterianas, causadas pelo contato com a pele nos pontos de acupuntura.

A esterilização completa da pele não é apenas impraticável para a acupuntura, mas também não é possível, mesmo em condições cirúrgicas.

O surto mais comum são infecções micobacterianas, que ocorrem em 96% dos casos . Outras infecções incluem bactérias piogênicas ( Staphylococcus aureus ), endocardite bacteriana e vírus transmitidos pelo sangue (hepatite, HIV).

A educação para o controle de infecções e boas práticas de higiene devem ser enfatizadas nas clínicas de acupuntura .

Embora as infecções bacterianas sejam a complicação mais comumente encontrada, essas infecções são relativamente menores e podem ser tratadas com antibióticos (Observação: os antibióticos não tratam infecções virais).

2) Perda de equilíbrio e consciência

Durante o tratamento com acupuntura, a perda de equilíbrio (vertigem) e a perda de consciência (síncope) não são incomuns. Indivíduos com pressão arterial anormalmente baixa (hipotensão) ou frequência cardíaca lenta (bradicardia) têm maior risco.

A perda de consciência devido à acupuntura é chamada de “desmaio com agulha”. Esses sintomas incluem:

Suores frios

Desconfortos estomacais Perda de força corporal geral Pulso diminuído

Perda de equilíbrio

O desmaio por agulha ocorre principalmente em pacientes que recebem tratamento com acupuntura pela primeira vez. Essa reação é um reflexo (causado pela excitação vagal e uma queda subsequente da pressão arterial).

O nervo vago controla diferentes sistemas do corpo, incluindo coração, pulmões, sistema hormonal (endócrino) e digestivo, exercendo efeitos sobre os músculos lisos, vasos sanguíneos e glândulas sudoríparas.

A estimulação do nervo vago afeta o sistema nervoso (sistema parassimpático) e pode causar alteração da voz, tosse, dificuldade para respirar (dispneia) e diarreia.

Em algumas circunstâncias, a estimulação do nervo vago pode causar problemas cardíacos (bradicardia e arritmia). Em casos raros, mas graves, a morte pode ocorrer.

(11)

A redução do fluxo sanguíneo para o cérebro também pode levar à perda de equilíbrio e consciência. É necessário cuidado ao administrar o tratamento de acupuntura para pacientes mais velhos.

A perda convulsiva de consciência pode às vezes ocorrer.

Em alguns casos, a redução do fluxo sanguíneo devido à acupuntura torácica pode levar a um bombeamento ineficaz pelo coração (tamponamento cardíaco). Esses efeitos também podem causar desmaios e choque .

Em várias pesquisas, desmaios (síncope) foi o efeito adverso mais comum experimentado por pacientes após tratamentos de acupuntura.

Contra-indicações

Existem algumas situações e condições em que o tratamento com acupuntura pode ser prejudicial ao indivíduo. Essas contra-indicações incluem:

Doença espinhal grave (câncer ou infecções) .

Distúrbios de coagulação e sangramento (hemofilia e doença hepática avançada) . Condições cardíacas (infartos do miocárdio, arritmias, anormalidades congênitas) . Uso de varfarina.

Condições psiquiátricas graves (psicose).

Infecções cutâneas locais ou traumas cutâneos (queimaduras) . Condições de baixa pressão arterial (fome, ansiedade, exaustão) .

A eletroacupuntura deve ser evitada perto de locais de dispositivos elétricos implantados, como marca-passos .

Certos pontos de acupuntura também devem ser evitados durante a gravidez.

A acupuntura não deve ser feita com o estômago vazio. O ideal é consumir um pouco de comida uma hora antes do tratamento.

Para evitar efeitos adversos ou interações inesperadas, converse com seu médico antes de se submeter ao tratamento com acupuntura.

(12)

Fontes

Referências

Documentos relacionados

2 Chuva de Pétalas Escola Paroquial Luiz Augusto Araguaina Chuvas de Pétalas 3 Ministério Baluaste Colégio Estadual Rui Barbosa Araguaína De Todo Meu Coração.

g) Para Derrame (Acidente Vascular Cerebral): ataques isquêmicos transitórios; alteração neurológica não resultante de acidente vascular cerebral isquêmico e/ou hemorrágico

Vista frontal (A) e lateral (B) do gerador de ozônio que foi utilizado para produção do gás ozônio que foi conduzido para dentro do motor de combustão

Foram avaliados os frameworks SWAN e INSIGNIA, integrados com os protocolos de roteamento DSR e AODV, com base nas métricas atraso fim-a-fim, vazão, jitter e overhead de roteamento,

A comunidade escolar composta por segmentos da direção, professores, alunos, pais e membros da comunidade extra- escolar são conclamados a decidir coletivamente os

Na verdade, tais ele- mentos (as associações e os movimentos sociais globais) e a perspectiva de construção de uma cidadania global, como resultado de uma globalização para- si e

Não há qualquer mistério ao dizermos que a alma é a soma dos acidentes, sem qualquer resto, é por isso que não há ontologia do indivíduo, mas tão somente da individuação,

Embora o projeto apresentado tenha obtido resultados satisfatórios dentro do contexto de operação de moduladores SI- Σ∆, a técnica de corrente chaveada não está completamente