• Nenhum resultado encontrado

AS MUDANÇAS NO PLANEJAMENTO E REALIZAÇÃO DE UM EVENTO DEVIDO A PANDEMIA: DO PRESENCIAL PARA O ON-LINE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "AS MUDANÇAS NO PLANEJAMENTO E REALIZAÇÃO DE UM EVENTO DEVIDO A PANDEMIA: DO PRESENCIAL PARA O ON-LINE"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

AS MUDANÇAS NO PLANEJAMENTO E REALIZAÇÃO DE UM EVENTO DEVIDO A PANDEMIA: DO PRESENCIAL PARA O ON-LINE

Área temática: Educação. Autores (as): Lícya Kállyta Silva Fernandes1, Gabriele Cristina Carvalho Rodrigues2, Manoel Jose Alves de Souza 3 e Yan Sávio Gomes de Jesus4

Coordenador (a): Marina Leite de Barros Baltar5

RESUMO: Os eventos acadêmicos contribuem para a construção de conhecimento de estudantes e proporciona uma experiência a mais na vida deles. O avanço notável da tecnologia a cada dia coloca à disposição ferramentas que auxiliam no processo de aprendizagem, fazendo com que o ambiente virtual se torne um importante meio para a evolução da educação. A Semana de Engenharia de Transportes teve duas edições, sendo a primeira presencial e a segunda remota. Este trabalho tem como objetivo evidenciar as principais diferenças observadas nesse processo e analisar formas de melhorar as próximas edições do projeto. Com a mudança na forma de realização do evento, foi possível ter a presença de palestrantes de outros estados e países sem custo para o Centro Acadêmico e para a organização. Após o planejamento do evento remoto, foi realizada a divulgação dos palestrantes escolhidos, o tema de cada palestra e os minicursos, juntamente com a plataforma em que seriam transmitidas com data e horário. Foi realizada uma pesquisa junto aos organizadores e eles consideraram um grau de dificuldade muito menor para a realização do evento de forma virtual do que presencial. A maioria dos participantes das palestras apresentaram nenhuma dificuldade para utilizar a plataforma e os do minicurso observaram uma baixa dificuldade para acompanhar as tarefas executadas. No geral, os pontos positivos sobressaíram os negativos, trazendo feedbacks excelentes por parte dos participantes, tanto discentes quanto os profissionais. A união de parte da metodologia de cada edição sugere uma melhora significativa para as futuras edições que forem ocorrer.

Palavras-chave: Eventos. Presencial. On-line. 1 INTRODUÇÃO

A realização de eventos acadêmicos qualifica-se como uma maneira de obtenção de conhecimentos imensurável durante a formação acadêmica, social e profissional dos discentes, pois cerceia-se de caráteres interdisciplinares, educativos, políticos, científicos e culturais.

1 Graduanda em Engenharia de Transportes, Faculdade de Engenharia do Campus Universitário de Várzea Grande

da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), licya15@gmail.com

2 Graduanda em Engenharia de Transportes, Faculdade de Engenharia do Campus Universitário de Várzea Grande

da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), gabrielecristinac.rodrigues@gmail.com

3 Graduando em Engenharia de Transportes, Faculdade de Engenharia do Campus Universitário de Várzea Grande

da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), manujose.13.mj@gmail.com

4 Graduando em Engenharia de Transportes, Faculdade de Engenharia do Campus Universitário de Várzea Grande

da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), yan_savio@hotmail.com

5 Mestre, Faculdade de Engenharia do Campus Universitário de Várzea Grande da Universidade Federal de Mato

(2)

Nesse vislumbre, de acordo com Lacerda et al. (2008) pode-se afirmar:

Os eventos científicos constituem-se como fonte essencial na busca e apreensão de novos conhecimentos, sua finalidade é reunir profissionais ou estudantes de uma determinada especialidade para trocas e transmissão de informações de interesse comum aos participantes.

O processo de aprendizagem é vasto e pode ocorrer em diversos ambientes, sejam eles presenciais ou virtuais. A utilização de ferramentas educacionais em um ambiente virtual vem sendo bastante discutida e consequentemente adaptada de acordo com o passar dos anos a fim de melhorar a interação entre o emissor e o receptor, ou seja, entre o mediador/facilitador da informação em relação ao público alvo.

Com a evolução constante das tecnologias, as diversas formas de compartilhamento do saber e os diversos modelos de comunicações vêm sendo ajustadas para se adequarem a esse meio virtual, ou seja, as aulas, palestras, eventos profissionais e acadêmicos, e reuniões dos diversos segmentos vem sendo realizadas de maneira remota ou virtual.

Tangente a execução de projetos de extensão evidencia-se a Semana de Engenharia de Transportes, que é um Projeto de Extensão na modalidade de evento de responsabilidade da coordenação de curso, em conjunto com o Centro Acadêmico do curso de Engenharia de Transportes do Campus da UFMT de Várzea Grande.

A primeira edição do evento ocorreu em meados do mês de maio no ano de 2019. Com o intuito de dar continuidade a segunda edição começaram-se os esforços para que tal projeto ocorresse no mês de maio de 2020, no entanto, em virtude da pandemia causada pelo novo corona vírus, não foi possível sua realização de forma presencial.

Nesse sentido, para que tal atipicidade não prejudicasse a execução e continuidade do evento de forma orgânica, ou seja, sem nenhuma atividade no ano de 2020, optou-se pela realização de forma remota, permitindo uma maior difusão dos conhecimentos e assuntos abordados.

A 2ª Semana de Engenharia de Transportes ocorreu entre os dias 15 e 25 de junho de 2020 com o cronograma remodelado. Primeiramente foram realizadas palestras remotas, usando a ferramenta Google Meet, no período noturno entre os dias 15 a 19 de junho, os temas abordados foram: mobilidade, planejamento urbano, operações viárias, concessão e operação aeroportuária e logística portuária.

No tocante aos dias 22 a 25 de junho do corrente ano, foram realizados minicursos práticos intrínsecos a formação do engenheiro, cujos programas abordados foram: VISSIM, InfraWorks, Civil 3D e Mobility Simulator.

(3)

O objetivo desse resumo é evidenciar as principais mudanças no processo de organização de um evento, comparando as suas principais características relativas à forma presencial em relação a sua execução de modo remoto. Além disso, almeja-se destacar os principais pontos positivos e propor sugestões para uma futura edição do projeto de extensão. 2 METODOLOGIA

No primeiro momento, quando se planejava o evento presencial, buscou-se compactar todas as atividades em três dias para reduzir o prejuízo na carga horária em sala dos alunos, principalmente do ciclo básico, quando o curso de Engenharia de Transportes divide matéria com outras quatro Engenharias.

A partir do momento que se notou que o evento teria que ser de maneira remota, as preocupações também mudaram. A primeira preocupação dos organizadores do evento foi em relação as datas, formato e duração das palestras e dos minicursos, tendo em vista que, como o evento aconteceria via plataforma virtual não poderiam ser palestras muito longas, a fim de não ficarem cansativas.

A plataforma escolhida para as palestras foi o Google Meet, assim como para os minicursos, com exceção de um, que foi transmitido pelo Microsoft Teams. Além disso, três dos minicursos foram gravados e encontram-se disponíveis na rede social YouTube.

2.1 DIVULGAÇÃO

A divulgação do evento foi feita pelas redes sociais Instagram, Facebook, WhatsApp e E-mail, com banners digitais confeccionados pelos organizadores do evento, atingindo assim discentes, docentes, profissionais e pesquisadores da área de Engenharia de Transportes em todo o território brasileiro e outros países do mundo.

O interessante dos eventos on-line é que as fronteiras e a idade do público atingido mudam. Outro ponto que se pode salientar neste momento, foi a importância de manter as redes sociais do Centro Acadêmico de Engenharia de Transportes sempre atualizado, a fim de obter engajamento e seguidores interessados na área, o que facilitou imensamente a divulgação do evento.

2.2 PALESTRAS E MINICURSOS

As palestras aconteceram entre os dias 15 e 19 de junho de 2020 e, uma palestra isolada ocorreu no dia 07 de julho de 2020, todas com início às 20h (horário de Brasília) para que pudéssemos atingir o maior número de pessoas, considerando aquelas que trabalham em horário comercial.

Enquanto o evento era organizado para ser de maneira presencial buscava-se palestrantes que morassem em Cuiabá ou próximo devido aos custos de deslocamento. Porém,

(4)

com a mudança do formato do evento, foi possível trazer pessoas de diferentes regiões para palestrar, conforme é demonstrado na tabela 1, referente ao cronograma de palestras da 2ª Semana de Engenharia de Transportes.

Tabela 1 – Relação de palestras da 2ª Semana de Engenharia de Transportes

Data Tema Facilitador

15/06 A importância do planejamento

integrado na cidade Inaê Lucato (Engenheira Civil)

16/06

Operações Viárias: O que é importante ser estudado e quais soluções podem ser adotadas na cidade

Joaquim Dinis (Arquiteto e Mestre em Engenharia de Transportes)

17/06 Como a pandemia pode mudar a mobilidade urbana?

Jéssica Lima (Engenheira Civil e de Produção, Doutora em Engenharia de Transportes)

18/06 Concessão e operação de aeroportos

Beatriz Lagnier (Engenheira Ambiental e Mestre em Engenharia de

Transportes)

19/06 A logística de um terminal portuário Lygia Bronneberg (Engenheira Naval)

07/07 O Plano Nacional de Contagem de Tráfego

Glaydston Ribeiro e Nilo Campos Júnior (Engenheiros Civis e Mestres em Engenharia de Transportes)

Fonte: Elaborado pelos autores.

Para essa fase do evento não houve inscrições e os links para a sala na plataforma onde aconteceram as palestras também foram divulgados nas redes sociais.

Para controle das pessoas que participaram do evento, durante o momento das palestras era divulgado o link dos formulários Google confeccionados pela organização, para que os participantes preenchessem com seus dados como nome, CPF, e-mail e instituição da qual fazia parte.

A plataforma Google Meet foi escolhida devido ao maior tempo disponível para entrevista (até 4 horas) e o número de participantes (até 99 pessoas). Vale ressaltar também que a plataforma utilizada conta com uma área de bate papo, onde era possível que os espectadores conversassem com os palestrantes, com o objetivo de trocar ideias e tirar dúvidas, caso houvesse.

Os minicursos ofertados durante a Segunda Semana de Engenharia de Transportes foram: o VISSIM, ministrado pela PVT Group, e o Mobility Simulator, InfraWorks e Civil 3D, ministrados pela BIM Academy. Para participar, os interessados deviam fazer inscrição

(5)

enviando nome, CPF e e-mail para que assim a organização do evento tivesse controle do número de participantes, haja vista que o número máximo de alunos inscritos em cada um dos minicursos era trinta. Neste caso, os links das salas de ministração dos minicursos foram enviados para o e-mail cadastrado pelos alunos.

3 RESULTADOS E DISCUSSÃO

Apesar das dificuldades apresentadas na adaptação do planejamento e da realização do evento de forma presencial para on-line, nota-se que os pontos positivos observados com essa forma de evento foram superiores aos negativos.

A tabela 2 apresenta o grau de dificuldade encontrada em cada item nos eventos presencial e on-line de acordo com a organização do evento, as notas foram dadas de 1 a 4, sendo 1 de nenhuma dificuldade, 2 para baixa dificuldade, 3 para média dificuldade e 4 para alta dificuldade. A pesquisa foi respondida por todos os organizadores.

Como é possível observar pelo resultado obtido, os organizadores, que têm experiência na organização de evento presencial e on-line, classificaram a organização do evento on-line como de menor dificuldade.

Tabela 2 – Diferença entre Presencial e On-line

Itens de Avaliação Presencial On-line

Organização do pré-evento. 3 2

Contatação de palestrantes de Mato Grosso. 3 2 Contatação de palestrantes de fora de Mato Grosso. 4 2

Divulgação do evento. 2 1

Participantes de outros estados 4 2

Participantes de áreas relacionadas a transportes. 3 2 Participantes que atuam na área do tema das palestras. 3 2

Limite de participantes. 2 3

CLASSIFICAÇÃO 3 2

Fonte: Elaborado pelos autores.

Destaca-se que foi realizada uma pesquisa de satisfação com os participantes dos eventos presencial e on-line, onde obteve-se 33 respondentes e constatou-se uma alta adesão

(6)

dos alunos do curso de Engenharia de Transportes da UFMT e das outras instituições, proporcionando uma integração entre os estudantes.

Foi possível concluir que os mesmos obtiveram grau 1 de dificuldade com relação a plataforma utilizada para as palestras, no entanto, já em relação aos minicursos os participantes relataram que possuíram um grau 2 de dificuldade em acompanhá-los. Em relação aos horários alocados nas palestras e minicursos não houve contestações. Na pesquisa também foi perguntado como eles queriam que fossem as próximas edições do evento e aproximadamente 57% dos participantes preferem que seja parcialmente on-line e parcialmente presencial, se a situação permitir.

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS

Por todos os aspectos expostos, foi possível concluir que apesar da mudança no planejamento e na realização do evento, os pontos positivos se sobressaíram aos negativos. O fato de poder realizar um evento com palestrantes de outros estados sem custo nenhum, obter maior adesão dos alunos e promover a interação entre estudantes de diversas universidades e instituições de ensino do país, evidencia a importância de se utilizar as ferramentas e a tecnologia para a realização de mais eventos como este.

Nos eventos futuros é válido pensar na união dessas duas formas de realizar eventos, sendo possível ter a participação de palestrantes da região e adicionar palestrantes de outras cidades, estados ou países. Assim, o evento teria duas partes, uma presencial e uma on-line, promovendo maior adesão de participantes. Vale ressaltar que a transmissão seria feita por uma plataforma que possibilite a participação de mais pessoas e as palestras seriam gravadas para serem disponibilizadas após o evento.

REFERÊNCIAS

LACERDA, Aureliana Lopes de. et al. A importância dos eventos científicos na formação acadêmica: estudantes de biblioteconomia. Revista ACB, [S.l.], v. 13, n. 1, p. 130-144, mar. 2008. ISSN 1414-0594. Disponível em:

Referências

Documentos relacionados

Além das condições de venda já estabelecidas, competirá exclusivamente ao Comprador, às suas expensas e sem direito a qualquer indenização ou apresentar questionamento de

Todos os débitos pendentes relativos a tributos, despesas condominiais e outros encargos, que incidem sobre os imóveis serão de responsabilidade do Vendedor até a data do

Da venda conforme o estado fiscal e documental dos imóveis e da responsabilidade por regularizações necessárias Os imóveis serão vendidos na situação em que se encontram

Além das condições de venda já estabelecidas, competirá exclusivamente ao Comprador, às suas expensas e sem direito a qualquer indenização ou apresentar questionamento de

Além das condições de venda já estabelecidas, competirá exclusivamente ao Comprador, às suas expensas e sem direito a qualquer indenização ou apresentar questionamento de

Quanto terá de pagar, no máximo, uma pessoa que queira enviar uma encomenda que pese até 50 kg. No máximo, uma pessoa que queira enviar uma encomenda que pese até 50 kg deverá

Uma vez que os investimentos em infraestruturas constituem uma prioridade essencial para fomentar o desenvolvimento econômico e social dos países, torna-se fundamental que

Exposição Internacional do Ciclo e Acessórios fieramilano city Setembro 2011 08 Setembro - 11 Setembro BIJOUX Salão da Bijuteria fieramilano 08 Setembro - 11 Setembro