• Nenhum resultado encontrado

U. E. M. e ACBF Faculdade de Economia- Programa de Mestrado em Gestão de Políticas Económicas para o PALOPs CURRICULUM

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "U. E. M. e ACBF Faculdade de Economia- Programa de Mestrado em Gestão de Políticas Económicas para o PALOPs CURRICULUM"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

CURRICULUM

1. Os Objectivos do Curso

O objectivo geral do programa EPM, na Universidade Eduardo Mondlane (UEM) em parceria com o African Capacity Building Foundation (ACBF), é combinar as habilidades analíticas, político-económicas, de gestão e comunicação, para analisar e enfrentar os problemas das economias em desenvolvimento.

Os objectivos específicos do EPM são os seguintes:

• Formar Gestores de políticas económicas dos países africanos de língua oficial portuguesa, para responder aos problemas dos países em desenvolvimento e da sua região;

• Desenvolver a capacidade Institucional da Faculdade de Economia (FE) da U.E.M.;

• Desenvolver a capacidade humana da FE;

• Criar a capacidade da FE graduar da categoria A para categoria B, no quadro do programa colaborativo dos mestrados gerido pelo AERC com o apoio do African Capacity Building Foundation;

• Juntar a FE à rede dos programas EPMs existentes em Africa afim de aprender das suas experiências;

• Transformar a UEM num centro de excelência para os países africanos de língua oficial portuguesa.

2. O Perfil Geral do Mestre

O estudante do EPM terá o perfil de pós graduado na Universidade Eduardo Mondlane. O grau de Mestre em Gestão de Politicas Económicas será dado ao candidato que satisfizer as seguintes condições:

(2)

No final da formação espera-se que o Mestre em Gestão de Políticas Económicas seja capaz de:

• Desempenhar as funções de conselheiro em Gestão de Políticas Económicas, em particular no sector público;

• Ter capacidade de propor reformas sócio-económicas e administrativas necessárias aos respectivos países;

• Desempenhar a função de analista político para assessorar programas e projectos de combate à pobreza;

• Participar na formulação e implementação da gestão estratégica no âmbito de programas económico-sociais;

• Prestar asssessoria qualificada às lideranças e políticas económicas dos respectivos países.

3. Programa Após a Graduação

Espera-se que cada participante regresse à sua organização depois da conclusão do programa e que seja enquadrado pelo menos num nível igual àquele que tinha antes da conclusão da formação. O programa EPM irá fazer um acompanhamento contínuo da reintegração dos graduados na vida laboral.

4. A Filosofia do Curso

Com o financiamento do African Capacity Building Poject (ACBP), o curso terá como grupo alvo os quadros e estudantes dos Países Africanos da Língua Portuguesa (PALOP’s): Moçambique, Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau e São Tomé e Príncipe.

Estes estudantes, do Mestrado em Gestão de Políticas Económicas, precisam de instrumentos de gestão; técnicas para analisar organizações e situações; métodos para a formulação de estratégia, implementação e gestão estratégica da mudança; técnicas para gestão de recursos

(3)

humanos; e qualidades de liderança. Por isso, o programa tem seis componentes.1

I. Qualificações analíticas e estatísticas – compreendendo Matemática, Estatística, Habilidades de uso do computador e Análise Quantitativa Aplicada.

II. Analise de Politica Económica - para melhorar a compreensão e apreciação da formulação da politica económica, implementação, monitoria e processo de avaliação.

III. Economia: teoria, instrumentos e aplicações compreendendo Microeconomia, Macroeconomia e suas aplicações

IV. Qualificações em Gestão - para elevar a eficácia dos conselheiros em gestão de políticas económicas dentro e fora das organizações

V. Habilidades linguísticas - para melhorar as habilidades de comunicação VI. Dissertação.

I. Habilidades Analíticas e Estatísticas e, Métodos de Pesquisa

O objectivo desta componente é oferecer aos profissionais de políticas, instrumentos de análise e métodos de pesquisa com a realização de seminários por profissionais e académicos para abordar questões politico- económicas. O uso de análises quantitativas no curso enfatizará a aplicação de instrumentos, tais como, análises multivariadas, regressão, análise de séries temporais.

II. Análise da Política Económica

Análise da política económica consistirá de dois estágios: Elaboração, implementação, monitoria e avaliação, de gestão de programas e projectos, para além de uma série de seminários sobre política económica. O programa de seminários EPM envolverá apresentações de mestrandos, alguns dos quais, moderados por convidados (profissionais e peritos de políticas económicas).

III. Economia: Teoria, Instrumentos e Aplicações

O objectivo desta componente é rever os princípios e fundamentos da micro e macro economia, usando aplicações e exemplos que ajudam aos mestrandos de política

(4)

económica a ganhar experiência na aplicação de conceitos e princípios para questões políticas. Com esta componente propõe-se oferecer aos mestrandos a oportunidade de aplicar instrumentos de análise de políticas nos seminários de gestão económica.

IV. Qualificações de Gestão

Os mestrandos como futuros conselheiros de políticas devem trabalhar dentro das organizações e, consequentemente, precisam de qualificações de gestão. O propósito desta aprendizagem é oferecer ferramentas em técnicas de análise de organizações e situações, métodos para formação de estratégia, implementação e gestão de mudança estratégica e técnicas de desenvolvimento de recursos humanos. Os de política económica devem de forma crescente familiarizarem-se com instituições financeiras, ferramentas analíticas, e princípios contabilísticos usados no sector privado. Os mestrandos adquirirão também conhecimentos de negociação.

V. Habilidades Linguísticas

Os conhecimentos em comunicação efectiva serão desenvolvidos com recurso a estudo de casos práticos. Os mestrandos irão: preparar e fazer apresentações individualmente e em grupos, falar em público e preparar relatórios. Eles serão avaliados pelos colegas e docentes. Para reforçar estas qualificações deverão usar o estudo de casos, apresentações e projectos do curso feitos individualmente e em grupos, o que ajudará os mestrandos a praticar habilidades de comunicação, no decurso do programa.

VI. Dissertação

Os mestrandos têm de escrever uma dissertação aplicando o conhecimento adquirido numa área de interesse, sob a supervisão dum membro da faculdade e, serão encorajados a escolher uma disciplina electiva que tenha afinidades com a dissertação.

5. A Estrutura do Curso

A experiência dos programas EPMs existentes demonstrou que os mestrandos admitidos para o programa EPM têm deficiências nas disciplinas de Matemática e Estatística. Um programa de orientação, de cerca de três semanas, irá preceder o curso de Mestrado em Gestão de Políticas Económicas para preparar os estudantes em Estatística, Matemática e

(5)

uso do computador. Depois desta preparação inicial de orientação, seguir-se-ão cinco disciplinas no primeiro trimestre, outras cinco no segundo trimestre e mais cinco no terceiro trimestre.

Cada trimestre será constituído por 14 semanas, das quais 13 para aulas e uma para exames, com duas semanas de férias entre os trimestres. Adicionalmente, cada disciplina de três ou de cinco créditos do curso será equivalente a 42 e 70 horas respectivamente de aulas teóricas e práticas.

O programa EPM na UEM é de 12 meses ou 52 semanas Haverá entre os trimestres duas semanas de férias. O total obrigatório de créditos é de 55.

Para apoiar os interesses e necessidades dos participantes individualmente, cada um dos participantes terá à sua disposição um leque de disciplinas opcionais, da área de gestão ou de economia. As disciplinas opcionais vão depender do interesse do estudante e da disponibilidade de docentes para satisfazer essa procura.

Haverá seminários de políticas no segundo e terceiro trimestres. Esses seminários irão alternar a apresentação por oradores visitantes e pelos próprios participantes individualmente ou em grupos.

No fim do terceiro trimestre, os participantes terão duas semanas para completar os seus Projectos de Dissertação.

6. Metodologia de Ensino - Aprendizagem

A língua do processo de ensino-aprendizagem é o Português.

O método de ensino no programa inclui debates de estudo de casos, seminários feitos por profissionais e outros peritos, docentes, apresentação de trabalhos de pesquisa e projectos de equipas.

(6)

O programa usará como oradores, docentes, regentes de módulos e assegurará que, pelo menos, um perito em políticas económicas (a ser convidado) apoie em cada disciplina relevante.

Os docentes serão encorajados a desenvolver estudos de casos em parceria com profissionais e académicos de fora da U.E.M., incluindo universidades e países da região dos PALOPs e da CPLP (Comunidade dos países de língua Portuguesa). Os docentes devem incluir um trabalho de campo, por exemplo, estar presente nas negociações do Governo, estudar os procedimentos das instituições internacionais e desenvolver a confiança para interagir com peritos estrangeiros.

7. Avaliação e Classificação Final

A avaliação seguirá as normas gerais estipuladas no Regulamento dos Cursos de Mestrado da UEM, e assume a forma de testes (escritos ou orais) ou trabalhos de pesquisa ou outras formas. A avaliação será contínua consistindo na apresentação de relatórios, trabalhos de pesquisa e exames escritos durante cada trimestre. A avaliação contínua constituirá 50% da avaliação final e os exames 50%. A nota de passagem será, nomeadamente, de 50% do total do número de avaliações ou 10 na escala de 20 valores.

8. Aprovacão no Curso

Ao mestrando que terminar com êxito o programa do EPM ser-lhe-á conferido o grau de Mestre pela Universidade Eduardo Mondlane. Para tal, o Mestre em Gestão de Politicas Económicas será aquele que satisfizer cumulativamente as seguintes condições:

(i) Concluir com um mínimo de 55 créditos do curso; (ii) Que tenha avaliação positiva na dissertação.

(7)

9. Plano de Estudos

(Disciplinas, Créditos e Carga Horária)

Curso Preparatório (3 semanas):

Primeiro Trimestre (14 semanas):

Código Disciplina Créditos Carga Horária

Semanal

Carga Horária Total

EPMP601 Princípios de Economia 3 3 42

EPMP602 Matemática/Estatística e Métodos de Pesquisa

4 4 56

EPMP603 Microeconomia para Politicas 5 5 70

EPMP604 Comunicação Efectiva 3 3 42

EPMP605 Macroeconomia para Politicas 5 5 70

Código Disciplina Créditos Carga Horária Total

EPMP401 Gestão de Sistemas de Informação 0 15 horas

(8)

Segundo Trimestre (14 semanas):

Código Disciplina Créditos Carga Horária

Semanal

Carga Horária Total

EPMP606 Analise de Politica Económica, Desenho e Avaliação

4 4 56

EPMP607 Gestão Estratégica para Fazedores de Politicas

3 3 42

EPMP608 Contabilidade de Gestão 3 3 42

EPMP609 Politica Económica – Seminário I 2 2 28

(9)

Terceiro Trimestre (14 Semanas):

Código Disciplina Créditos Carga Horária

Semanal

Carga Horária Total

EPMP611 Desenvolvimento Económico 3 3 42

EPMP612 Gestão de Programas e Projectos

3 3 42

EPMP613 Gestão Financeira 3 3 42

EPMP614 Politica Econª. – Seminário II 2 2 28

EPMP698 Trabalho de Pesquisa (mais 2 semanas adicionais)

6

(10)

Disciplinas electivas:

Código Disciplina

EPMP615 Economia Internacional

EPMP616 Economia Monetária

EPMP617 Economia Agrária

EPMP618 Economia do Trabalho

EPMP619 Economia Industrial

EPMP620 Economia do Desenvolvimento

EPMP621 Desenvolvimento de Recursos Humanos

Referências

Documentos relacionados

Biólogo, mestre em ciências (Biologia celular e molecular) pelo instituto oswaldo cruz (ioc/Fiocruz) e egresso do curso técnico de Pesquisa em Biologia Parasitária do mesmo

a) Realizar entrevistas com duas empresas importadoras, sendo uma de equipamentos médico-hospitalares, para identificação de requisitos para desenvolvimento de um protótipo de

O estudo múltiplo de casos foi aplicado para identificar as semelhanças e dissemelhanças na forma como as empresas relacionam seus modelos de negócios e suas

Pinturas, depilatórios, unguentos mamilares, colorantes para o cabelo e até pomadas à base de vidro em pó (que, aparentemente, permitiam simular a virgindade) (Braunstein, 1990),

v) por conseguinte, desenvolveu-se uma aproximação semi-paramétrica decompondo o problema de estimação em três partes: (1) a transformação das vazões anuais em cada lo-

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

Silva e Márquez Romero, no prelo), seleccionei apenas os contextos com datas provenientes de amostras recolhidas no interior de fossos (dado que frequentemente não há garantia

São considerados custos e despesas ambientais, o valor dos insumos, mão- de-obra, amortização de equipamentos e instalações necessários ao processo de preservação, proteção