• Nenhum resultado encontrado

Material5ºano-maio-matemática

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Material5ºano-maio-matemática"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

ESCOLA DE FORMAÇÃO PERMANENTE DO MAGISTÉRIO – ESFAPEM ENCONTRO DE FORMAÇÃO DO 5º ANO – MATEMÁTICA - MAIO

FORMADORES: Wendel, Rita e Lane.

PARTE 01: TEXTO

UMA FRAÇÃO... MUITAS IDÉIAS

Cleiton Batista Vasconcelos e Elizabeth Belfort Você já se deu conta de que uma mesma fração pode representar várias idéias diferentes? Se não, pense um pouco e analise as situações que seguem. Sem esgotar as possibilidades, discutimos algumas das diferentes situações nas quais frações são úteis.

Para exemplificar, vamos tomar a fração 2/5 . Que idéias ela pode representar? IDÉIA 1: FRAÇÃO COMO PARTE DE UMA UNIDADE.

A idéia mais usual de fração é aquela que pensa a fração como parte de uma unidade, que foi dividida em partes iguais. Usando esta idéia, podemos pensar a fração 2/5 como um todo que foi dividido em cinco partes iguais e se tomou duas dessas partes. Assim, temos a seguinte representação:

Cada uma das partes em que o todo foi dividido – esteja ela pintada ou não – representa um quinto do todo.

IDÉIA 2: REPRESENTAÇÃO DE FRAÇÕES NA RETA NUMÉRICA

A visualização dos números fracionários na reta numérica não deveria, a rigor, ser considerada como uma nova idéia, pois também se trata da divisão de uma unidade em partes iguais. Só que, ao invés de destacarmos a parte, passamos a destacar pontos da reta. Como em uma régua, marcamos os valores inteiros em intervalos iguais, como ilustrado abaixo. O número 1 passa, então, a ser representado por um ponto na reta, que dista uma unidade do zero para a direita, o número 2 pelo ponto que dista uma unidade para a direita do número 1, e assim sucessivamente...

Na reta numérica, para determinar a posição da fração 2/5, dividimos o intervalo que vai de zero até 1 em cinco partes iguais, encontrando os pontos A, B, C, D e E (esse último coincidindo com o número 1).

O ponto A é associado com 1/5, o ponto B, assinalado na figura, representa a fração 2/5, e assim sucessivamente, sendo que E representa a unidade completa, ou seja, 5/5 .

IDÉIA 3: FRAÇÃO COMO PARTE DE UM CONJUNTO

Uma terceira idéia, que pode ser considerada uma variante da idéia 1 para o caso de grandezas discretas, é aquela que associa as frações a subconjuntos de um conjunto. De acordo com essa idéia, cada fração de um conjunto é um subconjunto desse conjunto.

(2)

De acordo com essa interpretação, de um conjunto com 5 elementos, cada subconjunto com 2 elementos corresponde a 2/5 desse conjunto; de um conjunto de 10 elementos, qualquer subconjunto de 4 elementos corresponde a 2/5 desse conjunto; e assim por diante. Por exemplo:

As bolas pintadas de cinza correspondem a do total de bolas representadas na figura.

IDÉIA 4: FRAÇÕES COMO QUOCIENTE DE DIVISÃO DE UM NÚMERO INTEIRO POR OUTRO.

Uma quarta idéia, também bastante importante, mas que dificilmente é encontrada nos livros didáticos (e mesmo nas salas de aula) é a que vê a fração 2/5 como o resultado da divisão de dois números inteiros: o numerador será dividido pelo denominador.

Imagine o seguinte problema: Temos duas pizzas e queremos dividi-las igualmente para cinco pessoas. Qual a parte que cada um receberá?

Uma forma de resolver o problema é dividir cada uma das pizzas em 5 pedaços, como mostra a figura abaixo. Cada pedaço representa 1/5 de uma pizza.

Agora temos uma situação simples: um total de 10 pedaços para dividir entre 5 pessoas. Cada uma vai ganhar dois pedaços, ou seja 2/5 de uma pizza.

IDÉIA 5: FRAÇÃO COMO MEDIDA DE COMPARAÇÃO ENTRE DUAS GRANDEZAS.

Uma outra idéia, de grande importância mas não tão explorada na aprendizagem de frações, é aquela que associa a fração à razão entre duas grandezas. De acordo com essa idéia uma fração é o quociente (resultado) da comparação (divisão) de uma grandeza (numerador) por outra (denominador). Assim, a fração 2/5 seria o resultado da comparação de duas grandezas que estão na razão de 2 para 5, ou seja, de cada 7 unidades 2 são de um tipo e 5 são de outro tipo. Por exemplo, das 21 figuras abaixo, 6 são de um tipo e 15 de outro, ou seja, de cada 7 figuras, 2 são de um tipo e 5 de outro.

Repare que, neste caso, não estamos comparando uma parte com o todo, mas sim considerando cada tipo de figura como uma grandeza diferente e determinando a razão entre as duas. Assim, podemos dizer que as bolas estão para os quadrados na razão de 2 (bolas) para 5 (quadrados), A razão pode ser representada pela fração 2/5 .

(3)

OPERAÇÕES COM NÚMEROS FRACIONÁRIOS

Multiplicação

Esse trabalho pode ser iniciado com casos de multiplicação de um número natural por um número fracionário, empregando o conceito de multiplicação conhecido pelos alunos.

a) 3 x 1 = 1 + 1 + 1 = 3 7 7 7 7 7

b) 3 x 4 = 3 + 3 + 3 + 3 ou 12 ou 1 4 ou 1 1 8 8 8 8 8 8 8 2

Divisão

Nessa etapa, convém trabalhar apenas a divisão de número natural por número fracionário (de preferência com numerador igual a 1) e a divisão de número fracionário por número natural.

 Divisão de número natural por número fracionário. Aqui, estaremos explorando a idéia de medir, ou seja, “quantas vezes o número fracionário indicado cabe no número natural”. Por exemplo: quantos pedaços obteremos ao repartir um chocolate em pedaços de 1/4?

1 : 1 = 4 pedaços 4

1 4

No caso do numerador diferente de 1, é preciso cuidado na escolha dos números, para não tornar a resposta muito complicada. Por exemplo: Tenho 4 chocolates e quero dividi-los em pedaços de 2/3 de chocolate.Quantos pedaços obterei?

1 = 3/3 1 = 3/3 1= 3/3 1 = 3/3

4 : 2 = 6 pedaços 3

2 2 2 2 2 2 3 3 3 3 3 3 Nesse caso, o resultado é fácil de ser representado.

Já em um caso como 2 : 3/5, a resposta é bem mais complicada, o que torna esse tipo de divisão desaconselhável nessa fase de aprendizado.

Por exemplo: Quero repartir 2 chocolates entre algumas pessoas, dando a cada uma delas um pedaço do tamanho de 3/5 de um chocolate. Quantas pessoas receberão chocolate? Sobra alguma porção de chocolate? Qual?

1= 5/5 1 = 5/5

3 3 3 1 de 3 5 5 5 3 5

4/8 ou 1/2

(4)

Então, 2 : 3/5 = 3 1/3, ou seja, obteremos 3 pedaços de chocolate do tamanho desejado ( 3/5 de um chocolate) e sobra um pedaço, que corresponde a 1/3 da parte que cada um recebeu.

 Divisão de um número fracionário por um número natural. Aqui, estaremos usando a idéia de repartir igualmente.

Por exemplo: Se repartirmos igualmente 1/3 de um bolo entre 2 pessoas, que parte do bolo cada uma receberá?

1 : 2 1 = 2 3 3 6 1 1 : 2 3 3 1 6

Comparando a “tira de terços” com outra que seja adequada pela equivalência, encontraremos a “tira de sextos”, ou seja, cada pedaço vale 1/6 do bolo. Assim: 1/3: 2 = 1/6.

Se repartirmos, por exemplo, a metade de uma folha de papel sulfite em 4 pedaços iguais, a que parte da folha corresponderá cada pedaço?

Ao dividir cada metade em 4 partes iguais, teremos 8 partes iguais ao todo. Então, cada porção corresponde a 1/8 da folha.

Logo, 1 : 4 = 1 2 8

PARTE 02: AÇÃO

DOMINÓ DAS FRAÇÕES

Número de jogadores: dois a quatro.

Objetivo do jogo: livrar-se das peças antes de seu(s) adversário(s).

Objetivo pedagógico: Explorar o conceito de fração, a representação fracionária, a leitura e a escrita da mesma.

Material necessário: 28 peças. Como jogar:

 Colocar as peças com a face virada para baixo e embaralhá-las.

 No caso de 2 jogadores, cada jogador pega 7 peças. No caso de 4 ou 5 jogadores cada um pega 5 peças. As peças restantes ficam em um canto da mesa, pois podem ser utilizadas.

 Inicia o jogo quem tiver na mão a peça casada 1 e 1. Caso ninguém tenha essa peça, inicia quem tiver a peça casada 1/2 e 1/2 e assim por diante.

 Cada jogador, na sua vez, coloca uma peça na mesa, de modo que as partes das peças que se encostam representem a mesma parte do todo considerado.

(5)

 Caso o jogador não tenha peça para continuar o jogo, ele compra novas peças da mesa, até que possa jogar.

 Caso não haja mais peças a serem compradas, o jogador passa a vez.

 Ganha o jogador que terminar com as peças da mão, antes do(s) adversário(s).

 Caso o jogo “ tranque”, é possível “abrir”, retirando a peça de uma das pontas e colocando na outra até que um dos jogadores consiga continuar o jogo.

Modelo das peças do dominó:

3 1

um meio

um sexto

3

1

6

1

um quinto

UM

QUART

O

um sexto

um oitavo

3

1

um oitavo

5

1

um terço

2

1

um quarto

1

um quinto

um quinto

um inteiro

1

(6)

Referências

Documentos relacionados

La Constitution de l'Organisation panaméricaine de la Santé établit, en son Article 4.E, que "la Conférence procédera à l'élection du Directeur du Bureau conformément à

Le Programme spécial de recherche et de formation concernant les maladies tropicales (TDR) est un programme mondial de coopération technique international géré par

Afin de produire, divulguer et utiliser les connaissances et la pratique de la santé publique aux plans de la promotion, de la protection et de la récupération de la santé visant un

2.10 Décennie internationale des populations autochtones (résolution WHA51.24) Rappelant les objectifs de la Décennie internationale des populations autochtones reconnus dans

Les incidences d’El Niño sur la transmission des maladies doivent être considérées dans le contexte de l’écologie des maladies (niveaux endémiques épidémiologiques,

De prendre note du rapport du Directeur concernant le recouvrement des contri- butions (document CSP25/19 et Add. D'exprimer sa gratitude aux Etats Membres qui ont déjà versé

He pointed out that for 30 years the Latin American and Caribbean Health Sciences Information System (Regional System) and BIREME have successfully developed the capacity of

Le présent rapport passe en revue l’état de la surveillance, la gestion et la planification des programmes de lutte contre le SIDA; des interventions comportementales; des soins