• Nenhum resultado encontrado

Problemas e complicações em próteses sobre implantes

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Problemas e complicações em próteses sobre implantes"

Copied!
31
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE FACULDADE DE ODONTOLOGIA

PROBLEMAS E COMPLICAÇÕES EM PRÓTESES SOBRE IMPLANTES

Niterói 2012

(2)

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE FACULDADE DE ODONTOLOGIA

PROBLEMAS E COMPLICAÇÕES EM PRÓTESES SOBRE IMPLANTES

CLEONÍCIO CORDEIRO FILHO

Dissertação apresentada à Faculdade de Odontologia da Universidade Federal Fluminense, como parte dos requisitos para obtenção do título de Mestre, pelo Programa de Pós-Graduação em Odontologia.

Área de Concentração: Clínica Odontológica

Orientador: Prof. Doutor Cresus Vinícius Depes de Gouvêa

Niterói 2012

(3)

FICHA CATALOGRÁFICA

C794 Cordeiro Filho, Cleonício

Problemas e complicações em próteses sobre implantes / Cleonício Cordeiro Filho; orientador: Prof. Dr. Cresus Vinícius Depes de Gouvêa. - Niterói: [s.n.], 2012.

29f.:il. Inclui tabelas

Dissertação (Mestrado em Clínica Odontológica) - Universidade Federal Fluminense, 2012.

Bibliografia: f. 25-27.

1. Implante dentário. 2. Prótese dentária. 3. Osseointegração I.Gouvêa, Cresus Vinícis Depes de II. TÍTULO.

(4)

BANCA EXAMINADORA

Prof. Dr. Cresus Vinicius Depes de Gouvêa Instituição: Universidade Federal Fluminense

Decisão: _________________________Assinatura: ________________________

Prof. Dr. Raphael Vieira Monte Alto

Instituição: Universidade Federal Fluminense

Decisão: _________________________Assinatura: ________________________

Prof. Dr. Dr. João Luiz Portella Duarte

Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro

(5)

DEDICO ESTE TRABALHO

A Deus, por me dar saúde, paz de espírito e sabedoria para continuar lutando.

Aos meus avós paternos, Domingos e Francisca (In Memoriam) e aos avós maternos Waldemar e Maria das Dores (In Memoriam), os responsáveis pelos bons frutos dessa árvore chamada “Família”.

Aos meus pais, Cleonício e Nadeir, que sempre me incentivaram e me apoiaram a perseguir meus objetivos com coragem e perseverança.

A Cássia, minha esposa, minha amada e companheira de todas as horas. Aos meus filhos, Rodrigo, Bruno e Rafael, minha razão de continuar lutando.

Aos meus irmãos: Ângela, Domingos e Everaldo por todos estes anos de convívio, com amizade, companheirismo e respeito.

(6)

AGRADECIMENTOS

Ao meu orientador Prof. Dr. Cresus Vinícius Depes de Gouvêa, sempre paciente e compreensivo, quem, com sua sabedoria, me ajudou a subir mais esse degrau em minha vida acadêmica.

Ao Prof. Aristides da Rosa Pinheiro, Coordenador do curso de especialização em implantodontia da FOUFF, meu amigo, por permitir que tivéssemos este convívio por todo esse tempo, um grande privilégio para mim e por estar sempre pronto a ajudar, escutar e aconselhar, com uma alma magnífica, com um senso de amizade invejável e incrivelmente simples.

Ao amigo e colega Gustavo Vicentis de Oliveira Fernandes, pela grande ajuda neste trabalho.

Aos Professores do Curso de Especialização em Implantodontia da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal Fluminense: Prof. Raul Féres Monte alto, Prof. José Jorge Schoichet, Prof. Rafael Monte Alto, Prof. Alexandre Cardoso, Prof. Flávio Merly, Prof. Bruno Rangel e Profa. Sueli Pimentel, pelo apoio, companheirismo e amizade.

Aos funcionários do curso de especialização em Implantodontia da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal Fluminense, Claudinha, Ana e Bárbara pela atenção e dedicação em todas as horas.

A todos os Professores do curso de Mestrado.

A Secretária do curso de Mestrado Sra. Lucí.

Aos colegas de Mestrado, companheiros de todas os momentos de luta.

Enfim, a todos os que participaram de maneira direta ou indireta ao longo da confecção deste trabalho, o meu

(7)

RESUMO

O profissional de odontologia que realiza procedimentos de reabilitação bucal utilizando implantes, frequentemente se depara com problemas e complicações nas próteses colocadas sobre estes implantes. A presente pesquisa analisou, retrospectivamente, os problemas e complicações acontecidos nas próteses colocadas sobre os implantes instalados nos pacientes do curso de especialização em implantodontia da FOUFF. Fizeram parte da amostra os prontuários dos pacientes que compareceram para consultas de emergência e manutenção no período de março de 2010 a dezembro de 2011. Foram identificados os problemas ou complicações, as causas prováveis, as soluções encontradas, sendo apresentadas propostas para evitar reincidências. Os resultados obtidos mostraram um equilíbrio na ocorrência dos problemas e complicações nos diversos tipos de próteses sobre implantes, sendo que foi possível constatar uma ligeira prevalência nos problemas encontrados nas sobredentaduras e nas próteses fixas parciais em metalo-cerâmica, respectivamente. Maior atenção no enceramento diagnóstico, no planejamento e na checagem das interferências oclusais após a colocação das próteses sobre os implantes são os pontos fundamentais a serem destacados no presente estudo como propostas para se evitar reincidências dos problemas ou complicações.

Palavras-chave: Prótese sobre implantes, implantes osseointegrados, problemas e

(8)

ABSTRACT

The dentist who performs oral rehabilitation procedures using implants often faced with problems and complications in prostheses placed on implants. This study analyzed, retrospectively, the problems and complications that occurred in prostheses placed on implants that were installed in patients from FOUFF’s Specialization Course in Implantology. The sample included the medical records of patients attended for emergency care and maintenance, from March 2010 to December 2011. We identified the problems, probable causes, the solutions for treatment, being put proposals to prevent reoccurrences. The results showed a balance in the occurrence of problems and complications in different types of prostheses on implants, it was possible to observe a slight prevalence of the problems found in overdentures and also in fixed partial prosthesis in metal-ceramic, respectively. Greater attention in diagnostic waxing, in planning and checking of occlusal interferences after placing of the prosthesis on the implants are the key points to be highlighted in this study as proposed to prevent recurrence of problems.

Keywords: Prosthesis on implants, dental implants, problems and complications in

(9)

SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO ... 9 2 REVISÃO DA LITERATURA ... 11 3 PROPOSIÇÃO ... 14 4 MATERIAL E MÉTODOS ... 15 4.1 MATERIAL ... 15 4.1.1 AMOSTRA ... 15 4.1.2 CRITÉRIOS DE INCLUSÃO ... 15 4.1.3 CRITÉRIOS DE EXCLUSÃO ... 16 4.2 MÉTODO ... 16 5 RESULTADOS ... 17 6 DISCUSSÃO ... 22 7 CONCLUSÕES ... 25 8 REFERÊNCIAS ... 26 9 ANEXOS ... 29

(10)

1 INTRODUÇÃO

A utilização de implantes osseointegráveis proposta por Adel et al (1981) 1 , como uma nova alternativa para a fixação e retenção de próteses no tratamento reabilitador bucal, introduziu uma nova perspectiva nos planos de tratamentos dos profissionais de Odontologia. O tratamento odontológico utilizando implantes osseointegráveis de titânio, como parte integrante da reabilitação bucal, passou a ser uma opção a mais no grande desafio a ser enfrentado na solução das necessidades do paciente, tais como: fisiologia mastigatória adequada, fonética e estética.

Com o aumento das indicações do tratamento reabilitador bucal com implantes, devido principalmente à evolução da sua morfologia e da sua superfície, o número de problemas e complicações relacionadas aos implantes osseointegrados aumentou em proporções significativas e podem estar relacionadas com a fixação do implante no osso, sua fisiologia, com os tecidos peri-implantares e com a função das próteses que são instaladas sobre os implantes.

A prótese sobre implantes é vista nos tempos atuais como primeira opção para o edentulismo, seja ele unitário, parcial ou total. Contudo, o tratamento odontológico com implantes mostra, algumas vezes, deficiências que são narradas pelos pacientes e, na sua grande maioria, contornadas pelo Cirurgião-Dentista. Estas deficiências, também conhecidas como intercorrências, problemas ou complicações, estão usualmente agrupados sob títulos estruturais, cosméticos e funcionais. Segundo Pinto et al. (2000)19 as complicações são intercorrências não previstas no tratamento e que quando solucionadas não prejudicam o resultado do mesmo, mas que se não forem resolvidas podem levar o tratamento ao fracasso.

Certo número de complicações e problemas protéticos foram citados no estudo de Zarb & Schimitt (1990)24 e uma discussão de suas prováveis causas e sequelas deve contribuir para um melhor entendimento da aplicação desta técnica.

(11)

10

O tratamento com implantes odontológicos com o objetivo de se obter o sucesso clínico desejado, passa por diversas fases e não se encerra após o término do caso clínico. A observação por meio de acompanhamento clínico das próteses sobre implantes poderá nos levar a corrigir possíveis problemas que estejam acontecendo e prejudicando as suas funções e a previsibilidade dos trabalhos realizados.

O curso de especialização em implantodontia da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal Fluminense (FOUFF) atende pacientes em sua clínica, com os alunos planejando e instalando implantes e colocando as próteses sobre estes implantes, sob a supervisão de professores. Problemas e complicações são observados nos pacientes que procuram o atendimento de emergência no curso e também naqueles que nos procuram para a manutenção dos trabalhos já realizados. Os problemas são identificados, avaliados com relação a sua etiologia, solucionados e relatados na ficha clínica do paciente.

O presente estudo objetivou verificar os problemas e as complicações acontecidas nas próteses colocadas sobre os implantes instalados pelos alunos do curso de especialização em implantodontia da FOUFF, no período de março de 2010 a dezembro de 2011, identificá-los, descrever suas prováveis causas, as soluções encontradas e apresentar propostas visando prevenir reincidências.

(12)

2 REVISÃO DA LITERATURA

Desde a introdução da osseointegração1 e o início dos estudos em implantes unitários conduzidos por Branemark et al.,11 novos conceitos têm sido introduzidos na tentativa de otimizar resultados.1,14,15 Inicialmente, o principal benefício era restabelecer a função e seu acesso para higienização, através de próteses fixas ou overdentures para reabilitação de mandíbulas edêntulas1,14. Posteriormente, no início dos anos 90, a estética começou a ter um papel primordial tanto em restaurações múltiplas como em unitárias,15,22 oferecendo aos pacientes uma solução funcional e estética com índices de sucesso entre 90 e 95%, sendo considerado como uma alternativa viável para muitos pacientes.2,7,16

No entanto, mesmo com um alto índice de sucesso, complicações foram sendo observadas ao longo dos anos. Estas complicações podem ser divididas em três grupos de acordo com suas origens: processo biológico (falhas na osseointegração e periimplantite), inadequações mecânicas (fratura) e adaptação do paciente. 21

Jemt et al. (1991)12 observaram as seguintes complicações no tratamento com implantes: dores no pós operatório, fístula, hiperplasia, periimplantite, fratura do implante, fratura do parafuso de fixação, problemas estéticos (cor e volume dos dentes), dimensão vertical mal estabelecida, oclusão deficiente, fratura na prótese, problemas na ATM (deslocamento da mandíbula) e problemas na fala.

A fratura do parafuso do implante e seu pilar protético pode ser um problema grave, como o remanescente do fragmento no interior do implante, ele pode impedir o implante de funcionar eficientemente. Segundo Barbosa et al. (2006)4, a fratura do parafuso ocorre pelo afrouxamento não detectado do mesmo, agravado pelos movimentos não axiais durante o carregamento protético.

Zarb e Bolender (2006)23 observaram que a fratura do parafuso do pilar intermediário pode ocorrer no nível da porção superior hexagonal, onde ele pode ser facilmente removido. Quando ocorre numa porção mais abaixo, na porção interna do

(13)

12

implante, a remoção do parafuso é mais complexa devido à proximidade deste com a rosca do implante.

As falhas de implantes dentários também podem estar relacionadas à restaurações apoiadas no implante ou devido aos tecidos peri-implantares. Estas falhas de restaurações, como apoio de implantes, resulta em problemas técnicos, e pode ser dividido em 2 grupos: os relacionados com os componentes do implante, bem como aquelas referentes às próteses.6 Os problemas técnicos relacionados aos componentes do implante incluem fraturas lateral do suporte e do parafuso de união intermediário, que entre diversas marcas, tem seu comprimento variado uns dos outros.17

Alguns estudos colocam como principal razão para a fratura do parafuso a não detecção de seu afrouxamento, que pode ser devido ao bruxismo, uma desfavorável superestrutura, sobrecarga, fadiga ou função incorreta (GREEN, N.T. 2002).10 Levando em consideração, forças funcionais, biomecânica, e distribuição de tensão para os tecidos vizinhos, o parafuso de união intermediário ao implante é um dos principais componentes de um implante dentário.

Em 1991, Jemt et al.,11 em estudo que incluía um período de observação de 1 ano, apresentaram resultados de 106 reabilitações unitárias sobre implantes Branemark usando pilar STR. Quinze destes tiveram seus parafusos afrouxados. Após 3 anos de observação, dos 106 implantes iniciais, 95 ainda estavam em função (89,6%) e 10 pacientes precisaram de reaperto no parafuso de titânio.13

Andersson et al.3 reportaram sucesso de 97,3% em um período de 3 anos de observação, para implantes usando pilar CeraOne. Somente um parafuso de titânio estava frouxo. Este foi trocado por um parafuso de ouro e não mais apresentou esse tipo de problema. O parafuso de ouro tem um coeficiente friccional menor que o parafuso de titânio, que permite um parafusamento mais efetivo sem nenhum dano à rosca do parafuso ou deformação do implante.3 Beumer & Lewis (1993)5 no trabalho que desenvolveram, observaram que o primeiro elemento a fraturar foi o parafuso de ouro, o que indica a necessidade de reavaliação cuidadosa da oclusão e da interface

(14)

estrutura metálica com os abutments ou implantes, para verificar a precisão de adaptação.

Certo número de complicações e problemas protéticos foi encontrado no estudo de Zarb & Schmitt (1990)24 e uma discussão de sua provável causa e sequelas potenciais deve contribuir para um melhor entendimento da aplicação desta técnica.

Selby (1994),20 ao realizar uma revisão de literatura a respeito de falhas em próteses fixas, enfatizou que próteses com vários pilares unidos são mais susceptíveis ao fracasso, pois, nessas situações, os pilares intermediários iriam agir como fulcro resultando em perda de retenção do pilar terminal.

Para as próteses sobre implantes, a maior porcentagem de falhas situa-se nos parafusos que unem a prótese ao intermediário (fratura ou afrouxamento).

Abutments e parafusos com resistência superior têm sido confeccionados visando à

resolução deste problema protético.18

Beumer & Lewis (1993)5 observaram uma baixa média de complicações com a utilização de UCLA. Entretanto, há algumas complicações que podem ser significantes e, de forma mais importante, que indicam imperfeições associadas com o projeto ou com a confecção das próteses implantossuportadas.

Chen (2005)8 mostrou que o uso de próteses, desprovidas na maioria das situações de estabilidade e retenção, geram situações de desconforto, necessidade de ajustes frequentes e eventuais problemas psicológicos e de convívio social. No mesmo ano, este autor relatou que esse desconforto causado pela instabilidade da

overdenture mandibular se dá pelo fato da mandíbula possuir uma área de suporte

reduzida, pela movimentação do soalho bucal e fino revestimento da mucosa do rebordo alveolar.

Frâncio et al. (2008)9 destacam ainda a condição sistêmica do paciente e sua capacidade de cicatrização; hábito de tabagismo e hábitos parafuncionais como fatores predisponentes às diversas complicações citadas.

(15)

14

3 PROPOSIÇÃO

No presente estudo retrospectivo, a proposta foi verificar os prontuários dos pacientes do curso de especialização em implantodontia da Universidade Federal Fluminense que compareceram no período de março de 2010 a dezembro de 2011 para as consultas de emergência ou manutenção, com problemas ou complicações nas próteses colocadas sobre os implantes, descrever os problemas ou complicações encontradas, suas possíveis causas, mostrar as soluções dadas para cada caso e apresentar propostas para evitar reincidências.

(16)

4 MATERIAL E MÉTODOS 4.1 MATERIAL

Prontuários dos pacientes da clínica do Curso de Especialização em Implantodontia da FOUFF, que compareceram para atendimento de emergência ou manutenção no período de março de 2010 a dezembro de 2011, apresentando problemas ou complicações nas próteses colocadas sobre os implantes.

4.1.1 AMOSTRA:

Fizeram parte da amostra 26 prontuários de pacientes do curso de especialização em implantodontia da FOUFF nos quais foram colocadas prótese sobre implantes e que compareceram à clínica do curso para consultas de emergência ou manutenção, no período de março de 2010 a dezembro de 2011, apresentando queixa de algum tipo de problema ou complicação nas próteses colocadas e que tiveram os problemas resolvidos.

4.1.2 CRITÉRIOS DE INCLUSÃO:

- Como critério de inclusão foram selecionados todos os prontuários dos

pacientes do curso de especialização em implantodontia da FOUFF que tiveram próteses colocadas sobre os implantes instalados pelos alunos do curso e que compareceram para consultas de emergência ou manutenção no período de março de 2010 a dezembro de 2011 apresentando problema ou complicação nas próteses.

(17)

16

4.1.3 CRITÉRIOS DE EXCLUSÃO

:

- Prontuários dos pacientes do curso de especialização em implantodontia da FOUFF que não compareceram para as consultas de emergência ou manutenção, no período de março de 2010 a dezembro de 2011.

- Prontuários dos pacientes do curso de especialização em implantodontia da FOUFF que compareceram para as consultas de emergência ou manutenção no período de março de 2010 a dezembro de 2011 e que não apresentavam problemas ou complicações nas próteses colocadas sobre os implantes.

4.2 MÉTODOS:

Foi feito um levantamento nos prontuários do curso de Especialização em implantodontia da FOUFF, sendo analisados aqueles prontuários cujos pacientes foram atendidos no período de março de 2010 a dezembro de 2011 nas consultas de emergência ou manutenção, com problemas ou complicações nas próteses colocadas sobre os implantes. Os problemas e complicações encontrados nos relatos feitos nas fichas clínicas foram inseridos em uma ficha que faz parte do presente projeto (anexo A).

O presente estudo foi desenvolvido após a aprovação do comitê de ética em pesquisa da Faculdade de Medicina da UFF, que teve o parecer no. 153/11 (anexo “B’).

(18)

5 RESULTADOS

Foram encontrados vinte e seis prontuários com relatos de problemas ou complicações nas próteses colocadas sobre os implantes, no período de março de 2010 e dezembro de 2011. Os problemas ou complicações foram anotados em uma ficha integrante da presente pesquisa (anexo “A “).

Os resultados obtidos no levantamento feito foram aplicados em uma tabela onde foram agrupados os tipos de próteses. Na tabela também foram colocados em colunas os tipos de problema ou complicação encontrado, a possível causa, a solução encontrada, sendo apresentado para cada caso uma proposta para evitar reincidências.

(19)

18

Tabela 1. Pacientes com problemas e complicações nas próteses sobre implantes incluídos no projeto.

IDENTIFICAÇÃO DO PROBLEMA OU COMPLICAÇÃO CAUSA PROVÁVEL DESCRIÇÃO DA SOLUÇÃO ENCONTRADA

PROPOSTA PARA EVITAR A REINCIDÊNCIA

01 Fratura da porcelana da prótese unitária cimentada sobre implante (elemento 46)

Falta de espaço interoclusal, por extrusão do antagonista (invasão do espaço protético).

Uma nova coroa de metalo-cerâmica foi clocada sobre o implante, após retificação do plano oclusal.

Observar com mais cuidado o espaço a ser ocupado pela prótese sobre o implante. 02 Parafuso frouxo do Pilar da Prótese unitária

fixa metalo cerâmica cimentada sobre implante (elemento 22)

Interferência durante o movimento de lateralidade esquerda e contato prematuro em M.I.H.

Uma nova prótese metalo cerâmica foi colocada sobre o implante após a correção da oclusão.

Avaliar a oclusão e as guias de desoclusão Antes e após instalar a prótese sobre implante.

03 Parafuso frouxo do Pilar da Prótese unitária fixa metalo cerâmica cimentada sobre implante (elemento 22)

Interferência durante o movimento de lateralidade esquerda e carga oclusal intensa nos dentes anteriores por falta de suporte posterior (ausência dos dentes posteriores antagonistas)

Uma nova prótese metalo cerâmica foi colocada sobre o implante, após a correção da falta do suporte posterior.

Observar sempre a perda de suporte posterior e as guias de desoclusão.

04

Parafuso frouxo do Pilar da Prótese unitária fixa metalo cerâmica cimentada sobre implante (elemento 36)

Contato prematuro em M.I.H. Uma nova prótese metalo cerâmica foi colocada e ajustada a oclusão.

Verificar os contatos oclusais na prótese fixa sobre impante antes da cimentação definitiva.

05 Parafuso frouxo da Prótese unitária fixa metalo cerâmica parafusada sobre implante (elemento 21)

Interferência na guia anterior durante o movimento protrusivo.

Um ajuste oclusal foi feito por desgaste e recolocada a prótese com torque de acordo com o recomendado.

Verificar as guias anteriores de desoclusão com mais atenção ao instalar a prótese sobre implante.

06 Prótese unitária fixa metalo cerâmica cimentada solta. (elemento 22)

Interferência durante o movimento de lateralidade direita.

Um ajuste da oclusão foi feito e nova cimentação da prótese sobre implante.

Verificar as guias anteriores de desoclusão com mais atenção ao instalar a prótese sobre implante.

(20)

07 Fratura da porcelana da prótese parcial fixa cimentada sobre implante (elemento 37)

Contato prematuro em M.I.H. Uma nova prótese metalo cerâmica foi colocada sobre implante e ajustada a oclusão

Verificar os contatos oclusais na prótese sobre implante antes da cimentação definitiva.

08 Fratura da porcelana da prótese parcial fixa cimentada sobre implante (elemento 45)

Carga oclusal sobre cerâmica desapoiada.

Uma nova prótese metalo cerâmica foi colocada sobre implante.

Notificar o laboratório para que se tenha atenção redobrada quanto a confecção do casquete metálico

09 Prótese com deficiência estética e funcional

Falha no planejamento reverso e perda da dimensão vertical

Uma nova prótese metalo cerâmica foi colocada sobre implante após um novo planejamento e reabilitação adequada dos elementos posteriores.

Observar antes da instalação dos implantes, o planejamento adequado para o tratamento a ser proposto.

10 Trauma oclusal na prótese parcial fixa cimentada sobre implante (elementos 44 e 45)

Falta de espaço interoclusal, por extrusão dos antagonistas (invasão do espaço protético)

Uma nova prótese metalo cerâmica foi colocada sobre os implantes após retificação do plano oclusal.

Observar com mais cuidado o plano oclusal e dentes extruídos, antes da colocação da prótese sobre implante.

11 Desnível oclusal (Infra oclusão) na Prótese parcial Fixa metalo cerâmica cimentada. (elementos 34, 35 e 36)

Falha durante o planejamento do caso. Uma nova prótese metalo cerâmica foi colocada sobre os implantes para ocluir corretamente com a prótese total já existente.

Observar as reais necessidades do paciente e planejar com mais cuidado todo o enceramento diagnóstico.

12 Fratura da cerâmica da prótese parcial fixa parafusada. (elemento 22)

Interferência durante os movimentos de lateralidade

Uma nova prótese metalo cerâmica foi colocada sobre os implantes, após correção da interferência.

Verificar as guias anteriores de desoclusão com mais atenção ao instalar a prótese sobre implante.

13 Falta de estética rosa da prótese parcial fixa sobre implante cimentada. (elemento 11 e 21)

Falta de papila entre os elementos 11 e 21.

Uma nova prótese metalo cerâmica foi colocada sobre os implantes com mudança no formato anatômico da prótese e com gengiva caracterizada (P.F.3)

Observar o planejamento e a previsibilidade estética do caso em prótese sobre implante.

14 Parafuso frouxo da prótese parcial fixa metalo cerâmica cimentada. (36 e 37)

Contato prematuro em M.I.H. Uma nova prótese parcial fixa metalo cerâmica foi colocada, após o ajuste da oclusão.

Observar com mais cuidado a oclusão nas próteses sobre implantes, antes da colocação.

15 Hiperplasia gengival da prótese total fixa inferior. (tipo protocolo)

Falta de espaço suficiente para higienização pelo paciente.

A prótese foi removida, aumentado o espaço para higienização e recolocada.

Observar com mais cuidado o espaço para higienização e orientar o paciente como higienizar.

(21)

20

16 Hiperplasia gengival da prótese total fixa inferior. (tipo protocolo)

Falta de espaço suficiente para higienização pelo paciente e com muito biofilme aderido.

A prótese foi removida e aumentado o espaço para higienização e recolocada.

Observar com mais cuidado o espaço para higienização e orientar o paciente como higienizar.

17 Comprometimento estético da prótese total fixa superior (tipo protocólo)

Falta de alinhamento de 2 implantes anteriores dos 10 instalados.

Uma nova prótese foi colocada e desativados os 2 implantes anteriores.

Observar e seguir cuidadosamente o planejamento reverso na instalação dos implantes.

18 Fratura da barra e hiperplasia gengival da prótese total removível superior (overdenture) sobre 5 implantes com o sistenma de encaixe tipo barra ( clip.)

Implante central mal posicionado. O implante central mal posicionado foi removído, a barra seccionada, ficando bipartida sobre dois implantes de cada lado, com o mesmo sistema de retenção.

Observar e seguir o planejamento reverso na instalação dos implantes assim como orientar o paciente quanto a higienização.

19 Fratura da prótese total removível inferior (overdenture) sobre o sistema de encaixe tipo bola (o’ring)

Prótese com o arco anterior muito projetado para vestibular, para fora do rebordo, deixando as cápsulas de retenção para lingual deixando pouca espessura de resina na prótese, levando a fratura.

Uma nova prótese foi confeccionada. Observar as referências anatômicas na fase de montagem dos dentes na prótese total, cuidadosamente.

20 Pilares do sistema de encaixe tipo bola ( o’ring) frouxo e com pouca retenção na prótese total removível inferior

( overdenture)

Cápsulas com os anéis de retenção desgastados, levando a uma sobrecarga direta sobre os pilares bola (metal com metal)

O torque recomendado foi dado nos pilares tipo bola frouxos e troca dos anéis de retenção.

Orientar o paciente para retornar para as consultas de manutenção, com freqüência regular.

21 Instabilidade e falta de retenção na prótese total removível inferior (overdenture) com sistema de encaixe tipo bola (o’ring)

Captura inadequada das cápsulas de retenção do sistema de encaixe bola (o’ring)

As cápsulas foram removídas, feito a nova captura e troca dos anéis de retenção.

Observar a forma correta de captura das cápsulas de retenção do sistema bola e avaliar a estabilidade.

(22)

22 Pouca retenção da prótese total removível inferior (overdenture) com sistema de encaixe tipo barra ( clip com ERA distal) .

Perda de retenção do sistema ERA As cápsulas de retenção do sistema ERA foram trocadas

Orientar o paciente para retornar as consultas de revisão e orientar quanto a higienização.

23 Pouca retenção da prótese total removível inferior (overdenture) com sistema de encaixe tipo bola (o’ring)

Cápsulas com anéis de retenção desgastados e uma cápsula danificada.

As cápsulas danificadas e os anéis de retenção do sistema bola (o’ring) foram trocadas.

Orientar o paciente para retornar as consultas de revisão e orientar quanto a higienização.

24 Pouca retenção na prótese total removível inferior (overdenture) com sistema de encaixe tipo bola (o’ring)

Cápsulas com anéis de retenção desgastados e uma cápsula danificada.

A cápsula danificada e os anéis de retenção do sistema bola (o’ring) foram trocadas.

Orientar o paciente para retornar as consultas de manutenção a fim de observar a estabilidade da overdenture e orientar quanto a higienização.

25 Pilares do sistema de encaixe tipo bola (o’ring) frouxos (2 pilares) da prótese total removível inferior( overdenture) com 4 pilares.

Falta de uma oclusão balanceada bilateral

Os pilares tipo bola (o’ring) frouxos foram dados os torques de acordo com o recomendado pelo fabricante e confeccionada nova prótese.

Observar com mais atenção a fase de montagem dos dentes da prótese para fazer os ajustes da oclusão antes da acrilização .(oclusão balanceada bilateral)

26 Pouca retenção na prótese total removível inferior (overdenture) com sistema de encaixe tipo bola. (o’ring)

Cápsulas com anéis de retenção desgastados e uma cápsula danificada.

As cápsulas danificadas e os anéis de retenção foram trocadas

Orientar o paciente para retornar as consultas de revisão a fim de observar a estabilidade da overdenture e orientar quanto a higienização.

(23)

22

6 DISCUSSÃO

As próteses colocadas sobre os implantes padrão Branemark, tipo parafuso, que imitam raízes dentárias, frequentemente apresentam problemas e complicações, relacionadas não só aos intermediários que conectam estas próteses aos implantes, como também relativos às próprias próteses que recebem, em primeira instância, a carga oclusal.2,7,11,16

Neste trabalho, que analisou os prontuários dos pacientes atendidos na clinica do curso de especialização em implantodontia da FOUFF, que compareceram para consultas de emergência e manutenção no período de março de 2010 a dezembro de 2011, foram constatados 26 atendimentos a pacientes que apresentavam problemas ou complicações nas próteses colocadas sobre os implantes instalados pelos alunos do curso de especialização em implantodontia da Universidade Federal Fluminense.

Didaticamente, os problemas ou complicações foram divididos em 4 grupos: 1- prótese unitária sobre implante, onde foi possível constatar 6 casos; 2- prótese parcial sobre implantes, onde observamos 8 casos; 3- prótese total fixa sobre implantes com 3 casos e 4- sobredentadura sobre implantes, onde 9 casos foram analisados.

Nas próteses unitárias sobre implantes, foi notada uma prevalência de 66,66% dos casos de parafusos frouxos, indo ao encontro dos trabalhos de Barbosa et al.4 , Jemt et al.11,12, Anderson et al.3, que mostram a grande incidência deste problema. Ficou evidente também neste estudo que a causa deste tipo de problema está relacionado a interferências oclusais (contatos prematuros) durante as excursões mandibulares. Foi constatada uma fratura da porcelana também acontecida em função da causa acima citada. O maior número de problemas foi detectado nas próteses cimentadas, fato este em função de que a grande maioria das próteses colocadas sobre os implantes dos pacientes da amostra estudada serem do tipo cimentada. Para serem evitadas reincidências destes tipos de problemas ou complicações, deve-se observar com muito cuidado possíveis

(24)

invasões dos espaços protéticos, principalmente as extrusões dentárias, realizando as retificações dos planos oclusais, quando necessário. Cuidadosos ajustes oclusais devem ser feitos antes e depois da cimentação da prótese, momento em que o profissional deve checar as guias anteriores durante as excursões mandibulares.

Com relação às próteses parciais fixas sobre implantes, nos 8 casos registrados, foi observada uma prevalência de cerca de 30% de problemas relacionados a fratura das cerâmicas. Observamos 2 casos de deficiência na estética, 1 caso de parafuso frouxo, 1 caso de prótese cimentada em infra-oclusão e 1 caso em que o paciente se queixava de saída de ar no local onde deveria ter papila. Esses achados estão em concordância com os estudos de Jemt et al.12 Para os casos de fratura das porcelanas, foi possível constatar que este tipo de problema está diretamente relacionado ao ajuste oclusal e às dimensões da mesa oclusal, principalmente no sentido vestíbulo-lingual. Foi observado também que o número de parafuso frouxos foi bem reduzido, em comparação com as próteses unitárias. No caso em que o paciente se queixava de que saía ar no local onde deveria ter papila, se tratava de 3 implantes na região de incisivos. Nestes casos é necessário diminuir a distância entre o ponto de contato a crista óssea, para minimizar o problema. Onde foi constatado que a prótese se achava em infra-oclusão, foi feita a retificação do plano oclusal. Este problema aconteceu em função da falta de uma análise oclusal mais cuidadosa por ocasião do planejamento para a instalação dos implantes.

Novamente foi observada quase que a totalidade dos problemas relacionados às próteses cimentadas, possivelmente por ser este tipo de fixação da prótese ao implante mais utilizado no curso.

Nos pacientes que compareceram com problemas ou complicação nas próteses totais fixas colocadas sobre implantes, foi constatado que a falta de espaço entre a prótese e a mucosa do rebordo, ocasionou hiperplasia deste tecido (2 casos) e 1 caso foi visto no qual houve falha no planejamento e na instalação dos implantes, o que ocasionou a colocação da prótese com comprometimento da estética e da função. Para este grupo de problemas foi possível apresentar como proposta para evitar reincidência o cuidado que se deve ter em manter um espaço adequado para a higienização, planejando a instalação dos implantes de acordo com o guia cirúrgico gerado após o planejamento protético de cada caos.

(25)

24

No grupo de pacientes com problemas e complicações nas sobredentaduras, a maior queixa estava relacionada à falta de retenção do sistema utilizado. Foram verificados 5 casos de cápsulas do sistema de encaixe bola do tipo o’ring danificadas, problemas estes possívelmente relacionados ao fato de que os pacientes demoraram a procurar o serviço de emergência do curso, só o fazendo quando as próteses já não tinham quase nenhuma retenção. Nos casos das cápsulas danificadas, observou-se que os anéis de retenção de borracha estavam em péssimas condições de uso. Foram observados também 2 casos em que pilares de retenção do sistema de encaixe bola do tipo o’ring estavam frouxos, possivelmente devido ao fato da falta de comparecimento dos pacientes para as consultas de manutenção. Verificou-se também 1 caso em que o sistema de retenção do tipo barra/clip se encontrava com a barra fraturada e outro caso em que o sistema utilizado era do tipo resiliente (sistema ERA). Os resultados encontrados nesta pesquisa para este tipo de prótese, parecem estar coerentes com o estudo de Chen8, que mostrou situações de falta de estabilidade e retenção, gerando desconforto e eventuais problemas para o paciente.

(26)

7 CONCLUSÕES

Pelos resultados obtidos no presente estudo, é possível concluir que:

1- Na descrição dos problemas ou complicações, nos casos de próteses unitárias cimentadas sobre implantes, o afrouxamento do parafuso foi duas vezes maior que a fratura da porcelana e a soltura da coroa. Nas próteses parciais fixas cimentadas sobre implantes, tivemos uma distribuição homogênea dos problemas de fraturas das porcelanas, deficiência na estética e desnível oclusal. Nas próteses totais fixas sobre implantes a falta de espaço para higiene do paciente e o comprometimento estético foram os problemas encontrados. Nas próteses totais removível retidas por implantes foi possível observar uma prevalência três vezes maior de problemas de desgaste no sistema de retenção da prótese.

2- As principais causas foram as interferências oclusais

3- A confecção de novas próteses metalo-cerâmicas, unitárias ou parciais cimentadas sobre os implantes, foi a solução dada para a totalidade destes casos. Para os casos de próteses totais fixas ou removíveis sobre implantes, foram feitas melhorias nas adaptações das próteses à mucosa, ajustes oclusais e reparos nos sistemas de retenção das mesmas.

4- A aplicação dos conhecimentos de oclusào para o ajuste após a cimentação das próteses unitárias ou parciais sobre os implantes, observando-se as guias de desoclusão e a perda de suporte posterior, bem como maior atenção no planejamento foram as propostas apresentadas para evitar reincidências de novos problemas e complicações, bem como orientações aos pacientes para retorno para as consultas periódicas de manutenção.

(27)

26

8 REFERÊNCIAS

1. ADELL, R. et al. A 15 year of osseointegrated implants in treatment of edentulous jaw. Int J Oral Surg, Copenhagen, v. 10, p. 387-416, 1981.

2. ADELL, R. et al. A long term follow-up study of osseointegrated implants in the treatment of totally edentulous jaws. Int J Oral Maxillofac Implants, v.5, p.347-359, 1990.

3. ANDERSSON, B. et al. A new Branemark single tooth abutment: handling and early clinical experiences. Int J Oral Maxilofac Implants, Lombard, v. 7, p. 105-111, 1992.

4. BARBOSA, G. F.; SILVA, I. N. L.; LACROIX, C. G. S. Análise da qualidade do torque aplicado sobre parafusos protéticos de reabilitações dentárias sobre implantes. Implant News, v.3, p.607-11, 2006.

5. BEUMER III, J & LEWIS, S.G Sistema de Implantes Branemark São Paulo, SP: Pancast, 182-185, 1993.

6. BRUNSKI, J. B.; PULEO, D. A.; NANCI, A. Biomaterials and biomechanics of oral and maxillofacial implants: current status and future developments. Int J Oral Maxillofac Implants, Chicago, v. 15, n. 1, p. 15-46, Jan./Feb. 2000.

7. BUSER, D. et al. Long term evaluation of non submerged ITI implants. Clin

Oral Implants, v.8, p. 161-172, 1997.

8. CHEN J.; SHI C.; WANG, M.; ZHAO S.; WANG, H. Clinical evaluation of 546 tetracycline-stained teeth treated with porcelain laminate veneers. Journal of Dentistry, v.33, p.3-8, 2005.

9. FRANCIO L, SOUSA AM, STORRER CLM, et al.Tratamento da Periimplantite: Revisão da Literatura. Rev Sul Bras Odontol. 2008; 5 : 75- 80.

10. GREEN, N.T. Fracture of Dental Implants: Literature Review and Report of a Case. Lippincott Williams & Wilkins, Inc. Volume 11(2), p.137-143. June 2002.

(28)

11. JEMT, T. et al. Osseointegrated implants for single tooth replacement: a 1 year report from a multicenter prospesctive study. Int J Oral Maxillofac Implants, v. 6, no. 1, p. 29-36, 1991.

12. JEMT, T. Failures and complications in 391 consecutively inserted fixed prostheses supported by Branemark implants in edentulous jaws: A study of treatment from the time of prosthesis placement to the first annual checkup. Int J Oral Maxillofac Implants, v.6, n.3, p.270-6, 1991.

13. LANEY, W. R. et al. Osseointegrated implants for single tooth replacement: progress report from a multicenter prospective study after 3 years. Int J Oral Maxillofac Implants, v. 9, no. 1, p. 49-54, 1994.

14. LEKHOLM, U. et al. Marginal tissue reactions at osseointegrated titanium fixtures II. A crossectional restropective study. Int J Oral Maxillofac Surg, Copenhagen, v. 15, p. 53-61, 1986.

15. LEKHOLM, U. et al. Osseointegrated implants in the treatment of partially edentulous jaws: a prospective 5 year multicenter study. Int J Oral Maxillofac Implants, v. 9, no. 4, p. 627-635, 1994.

16. LEVINE, R. A. Multicenter retrospective analysis of the ITI implant systen used for singletooth replacementes. Int J Oral Maxillofac Implants, v.14, p.516-520, 1999. APUD:AGUIAR. Dental implant fracture: Case report Stomatos, v.13, n.24, jan./jun, 2007.

17. LUTERBACHER, S. et al. Fractured prosthetic abutments in osseointegrated implants: a technical complication to cope with. Clin Oral Impl Res, v.11, p.163-170, 2000.

18. McGLUMPHY, E. A., ROBINSON, D.M., MENDEL,D.U. Implant Superstructures: A Comparison of Ultimate Failure Force. Int J.Oral Maxillofac Implants, (Spring); 7(1):35-39, 1992.

19. PINTO AVS et al. Fatores de risco, complicações e fracassos na terapêutica com implantes osseointegrados. In: Feller C, Gorab R, coord. Atualização na clínica odontológica: módulos de atualização. São Paulo: Artes Médicas; 2000. cap. 9, p.133-216.

(29)

28

20. SELBY, A. Fixed prosthodontic failure. A review and discussion of important aspects. Aust. Dent. J., St. Leonards, v.39, n.3, p.150-156, Jun., 1994.

21. TONETTI, M. S.; SCHMID, J. Pathogenesis of implant failures. Periodontology 2000, Copenhagen, v.4, p.127-138, Feb. 1994.

22. VAN STEENBERGHE, D. et al. The applicability of osseointegrated oral implants in the rehabilitation of partial edentulism: a prospective multicenter study of 558 fixtures. Int J Oral Maxillofac Implants, v. 5, p. 272-281, 1990.

23. ZARB, G. A; BOLENDER, C. L. Tratamento protético para pacientes

edêntulos. Próteses convencionais e implantossuportadas. São Paulo:

Santos, 2006. cap.29, p.516-527.

24. ZARB, G.A.; SCHMITT, A. The longitudinal clinical effectiveness of

osseointegrated dental implants: The Toronto study. Part 111: Problems and complications encountered, The J. Prosthet. Dent. 64 (2). 1990.

(30)

ANEXO – A.

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

FACULDADE DE ODONTOLOGIA

FICHA PARA RELATO DOS PROBLEMAS E COMPLICAÇÕES NAS PRÓTESES

COLOCADAS SOBRE IMPLANTES.

1- Descrição do Problema e complicação na prótese sobre implante:

_______________________________________________________________ _______________________________________________________________

2- Provável causa:

_______________________________________________________________ _______________________________________________________________

3- Descrição dos procedimentos feitos para resolução do problema:

_______________________________________________________________ _______________________________________________________________ 4- Propostas para evitar a reincidência do problema:

_______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________

(31)

30

Referências

Documentos relacionados

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

The purpose of this study is to recognize and describe anatomical variations of the sphenoid sinus and the parasellar region, mainly describing the anatomy of

Então eu acho também bacana, Evelyn, de você trazer essa rede colaborativa para esse nível de escola de você trocar com seus pares, que não é aquela coisa nas portas, ficar

Grande parte das professoras revela que apenas vê o PPP da unidade como um instrumento burocrático a ser entregue para a Secretaria de Educação no início do ano e não o utiliza

In line with these findings, this dissertation further explores the investigation and measure of effects of different visual representations concerning an e-commerce

Self-Monitoring Blood Glucose improves glycemic control among patients with Type 2 Diabetes without intensive treatment: a systematic review and meta-analysis of

Mesmo com suas ativas participações na luta política, as mulheres militantes carregavam consigo o signo do preconceito existente para com elas por parte não somente dos militares,

(2008), o cuidado está intimamente ligado ao conforto e este não está apenas ligado ao ambiente externo, mas também ao interior das pessoas envolvidas, seus