• Nenhum resultado encontrado

Faculdade de Engenharia, Arquitetura e Urbanismo Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção EDITAL Nº 10/2017

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Faculdade de Engenharia, Arquitetura e Urbanismo Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção EDITAL Nº 10/2017"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

EDITAL Nº 10/2017

EDITAL DE BOLSA DE ESTUDOS – 1S2018

EDITA NORMAS PARA O PROCESSO DE SELEÇÃO DE CANDIDATOS A

BOLSA DE ESTUDOS PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO NOS CURSOS DE DOUTORADO E MESTRADO

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (PPGEP) da FEAU - UNIMEP, por meio deste Edital regulamenta o processo de seleção de candidatos a bolsas de Doutorado e Mestrado para o 1º semestre de 2018.

Art.1º - Para o atendimento deste Edital, há Comissão Específica de Avaliação e Seleção designada pelo Conselho do PPGEP.

Art.2º - As inscrições para o processo de seleção e classificação de bolsas estão abertas a graduados e mestres credenciados em instituições de ensino superior e programas devidamente reconhecidos pelo CNE e pela CAPES.

§ 1º - Alunos já matriculados como alunos regulares de mestrado e doutorado também poderão inscrever-se no processo de seleção e classificação de bolsas, nas mesmas condições de candidatos novos.

§ 2º – A concessão de bolsas obedecerá a disponibilidade das mesmas, dependendo da definição final da administração superior da Unimep.

I) Excepcionalmente, por tempo indeterminado, a concessão de Bolsa será subsidiada pela Unimep cobrindo unicamente o valor da mensalidade dos Cursos de Mestrado e Doutorado, independente de qual seja a Modalidade.

§ 3º – O candidato só poderá manter bolsa de estudos de que trata este edital na

condição de aluno regular do Programa, conforme orientação geral fornecida pelos órgãos de fomento (CNPq, CAPES).

§ 4º – O candidato só poderá inscrever-se ao processo de seleção e classificação de bolsas se já tiver um professor(a) orientador(a) formalizado.

Art. 3º - O processo de seleção e classificação para concessão de bolsas compreenderá cinco etapas, a saber:

I) Etapa I - Apresentação do currículo (padrão Lattes) e do projeto de pesquisa pelo candidato.

(2)

O currículo na plataforma Lattes é acessado pelo sítio (http://lattes.cnpq.br/) e deverá compreender dados pessoais do candidato, sua formação acadêmica, experiência profissional e produção científica, dentre outros campos possíveis de serem cadastrados por esta plataforma.

II) Projeto de Pesquisa deverá ser de acordo com o padrão FAPESP (http://www.fapesp.br/253), qual seja: deve ser apresentado de maneira clara e resumida, ocupando no máximo, 20 páginas, com parágrafos organizados em espaço duplo.

a) O Projeto de Pesquisa deve compreender:

 Capa: Título provisório do projeto, área de concentração que se enquadra e linha de pesquisa que se enquadra (verificar áreas de concentração e linhas de pesquisa no site da UNIMEP, seção de pós-graduação em Engenharia de Produção – PPGEP).

 Resumo (máximo 20 linhas) e palavras-chaves: de 3 a 5 palavras que indicam objetivamente o foco que o projeto apresenta.

 Conter formulação detalhada da pesquisa e objetivos.  Descrever o estado da arte no domínio da pesquisa.

 Indicar relações da pesquisa com trabalhos realizados anteriormente.  Formular plano geral de trabalho.

 Descrever amplamente os experimentos planejados.  Descrever métodos experimentais.

 Listar Referências Bibliográficas preliminares.

 Apresentar cronograma de desenvolvimento do projeto.

III) Etapa II – APROVAÇÃO no exame de proficiência de Conhecimentos Gerais em Engenharia de Produção e de proficiência em língua estrangeira (inglês),

conforme previsto e detalhado no Edital Alunos Regulares do PPGEP – 1s2018. O candidato que não lograr aprovação nesses exames de proficiência será automaticamente excluído do processo seletivo para Bolsa de Estudos.

IV) Etapa III – assinatura de termo de responsabilidade e compromisso: o solicitante terá que preencher de próprio punho uma declaração (Anexo B) na qual manifeste explicitamente que cumprirá o regulamento do Programa CAPES-PROSUC;

(3)

O candidato deverá participar, em data pré-agendada via e-mail pela Secretaria do PPGEP, de uma entrevista com a Comissão de Avaliação e Seleção.

VI) Etapa V – classificação dos candidatos

a) A Comissão Específica de Avaliação e Seleção fará uma avaliação para pontuar: currículo, projeto de pesquisa e entrevista do candidato.

b) Caberá a atribuição pela Comissão de uma nota individual entre zero e dez aos itens do currículo: Formação Acadêmica, Vida Profissional e/ou acadêmica e Produção Científica, e o cálculo da média aritmética simples destas notas para caracterizar a avaliação geral do currículo.

c) Caberá também à Comissão a atribuição de uma nota entre zero e dez ao projeto de pesquisa.

d) Caberá ainda à Comissão acatar a pontuação do resultado do exame de proficiência em língua estrangeira e conhecimentos gerais em Engenharia de Produção, a cargo da Coordenação do PPGEP assessorada pelos membros do Conselho do PPGEP para compor a pontuação final do candidato.

e) Caberá a atribuição de uma nota entre zero e dez à entrevista individual feita entre o candidato e a Comissão.

f) O cálculo geral da classificação dos candidatos é feito pelo somatório dos pontos resultantes do exame de proficiência em português e língua estrangeira (Peso 1), currículo (Peso 1), projeto (Peso 2) e entrevista (Peso 1), sendo o valor somado final, denominado Pontuação Total, usado como critério de priorização para classificação dos candidatos às bolsas, desde que cumpram integralmente os quesitos deste edital.

i. Secretaria do PPGEP divulgará o resultado final (classificação dos candidatos) conforme data prevista no cronograma geral, Art. 7º.

ii. Os alunos classificados deverão fazer contato com a Secretaria do PPGEP para tomar as providências necessárias (dados bancários, documentos extras, etc). iii. Atrasos no fornecimento dos dados para a Secretaria do PPGEP e

consequente atraso na inserção do candidato no sistema Capes-Prosuc poderá gerar mensalidade de aluno regular da Unimep.

(4)

Art. 4º - Bolsas disponíveis para serem oferecidas pelo Programa serão concedidas aos candidatos selecionados que explicitamente as solicitarem durante a inscrição, na ordem decrescente do resultado final (classificação dos candidatos), desde que preencham todas as condições exigidas pelo PPGEP, neste Edital, e pelo que orientam os Órgãos de Fomento (CAPES, CNPq).

§ 1º - Mediante juízo da Comissão de Bolsa, orientado pelas normas institucionais (UNIMEP) e das agências de fomento envolvidas, perderá automaticamente a bolsa o aluno que descumprir qualquer dos compromissos assumidos no ato da concessão, segundo regulamenta este edital, estando o mesmo sujeito às penalidades previstas nas normas vigentes.

§ 2º - Dependendo do desempenho do bolsista e por decisão da Comissão de Bolsa, a bolsa poderá ser interrompida a qualquer tempo.

§ 3º - Ao tornar-se bolsista, o aluno terá acesso ao Regulamento de Atividades de Aluno-Bolsista do PPGEP, no qual existem informações sobre seus direitos e deveres e outras recomendações acadêmicas.

Art. 5º - Enquanto persistirem os atuais critérios dos Órgãos de Fomento, os prazos limite de vigência das bolsas para os Cursos destacados abaixo são, no máximo, sem prorrogação:

§ 1º - Mestrado: duração de 24 (vinte e quatro) meses, com relatórios semestrais de atividades e exigência de submissão e publicação de artigos conforme o Regulamento do PPGEP.

§ 2º - Doutorado: duração de 48 (quarenta e oito) meses, com relatórios semestrais de atividades e exigência de submissão e publicação de artigos conforme o Regulamento do PPGEP.

§ 3º - Em ambos os Cursos (Mestrado e Doutorado) devem ser atendidas as Normas da Diretoria Financeira.

Art. 6º - Para solicitar bolsa, o candidato deverá observar obrigatoriamente os requisitos da Portaria nº 149/17 da CAPES – PROSUC.

(5)

Art. 7º - O processo de seleção de bolsa obedecerá ao seguinte calendário:

Agenda Datas

Divulgação Processo Seletivo de Bolsa (Edital 1s2018 – Bolsa de Estudos)

09/10/2017 a 07/02/2018 pelo site da Unimep no link do PPGEP

Inscrição de Candidatos a Bolsa de Estudos De 09/10/2017 a 07/02/2018

Etapa I

Análise do Currículo e Projeto de

Pesquisa. 15 a 28/02/2018

Etapa II

Exame de proficiência

(Língua estrangeira e conhecimento específico)

15/02/2018, das 19h00 às 21h00

Obs. É permitido o uso de dicionários de português e inglês (não eletrônico)

Etapa III

Assinatura de termo de

responsabilidade e compromisso (Anexo B)

No ato da inscrição para solicitação de bolsa, em documento próprio, à parte.

Etapa IV

Entrevista individual com a Comissão de Avaliação para seleção e classificação relativa aos pedidos de bolsas.

15 a 28/02/2018 (agendado previamente pela Secretaria do PPGEP por e-mail)

Etapa V Divulgação dos Resultados 02/03/2017

Art. 8º - No ato da inscrição do pedido de Bolsa de Estudos, o candidato subscreverá uma declaração, afirmando que está ciente das normas do processo de seleção e as aceita (conforme modelo no Anexo A).

Art. 9º - Para efetivação da matrícula, o candidato que for selecionado pelo Processo Seletivo de bolsa deverá comparecer pessoalmente, na data, horário e local estabelecidos.

§ Único – Os candidatos selecionados (aprovados) pelo Processo Seletivo de Bolsa deverão comparecer para a matrícula de 05 a 09/03/2018 na Secretaria de Atendimento Integrado do campus de Santa Bárbara d´Oeste, bloco 1, das 13h00 às 17h00 e das 19h00 às 21h00 ou na Secretaria Integrada da Pós-Graduação (SAI-PG), Campus Taquaral – bloco 7 - Piracicaba, SP, das 8h30 às 12h e das 13h às 17h de 3ª a 6ª feira.

Art. 9º - A matrícula do candidato selecionado (aprovado) é considerada efetivada se cumpridas as seguintes exigências:

(6)

I. Proceder à assinatura do Termo de Adesão ao Contrato de Prestação de Serviços Educacionais;

II. Ter fornecido no processo de inscrição TODOS os documentos exigidos pelo PPGEP, conforme Art. 4º deste Edital.

Art. 10 - No ato da matrícula, o candidato convocado procederá à subscrição de disciplinas considerando as indicações previamente acertadas com o respectivo professor-orientador ou Coordenador do PPGEP.

§ Único – Dar-se-á oportunidade de ajustes de matrícula, de tal modo que possam otimizar a subscrição, incluindo ou excluindo disciplinas, considerando o prazo máximo de 7(sete) dias úteis depois do início das aulas do PPGEP.

Art. 11 - Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão de Avaliação, ouvida a Coordenação do PPGEP.

Art. 12 - O resultado final do processo de seleção de bolsistas passará por homologação do Conselho de Curso, não cabendo recurso à instância superior.

Art. 13 - O resultado final desse Edital 1s2018 ficará válido até abertura de novo Edital.

Santa Bárbara d´Oeste, 06 de outubro de 2018.

Prof. Dr. André Luis Helleno

Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção FEAU - UNIMEP

(7)

ANEXO A – MODELO DE DECLARAÇÃO DE CIÊNCIA E ACEITE DO EDITAL DE BOLSA

Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (PPGEP) – FEAU – 1S2018

D E C L A R A Ç Ã O

Eu, _____________________________________________, brasileiro, portador do RG nº _____________________ e CPF nº ________________________, declaro para os devidos fins que li, estou ciente e concordo com as regras componentes deste Edital 1S2018 do Processo de Seleção de Candidatos a Bolsas de Estudos para o Curso de Mestrado e Doutorado do PPGEP - UNIMEP.

Santa Bárbara d´Oeste, ______ de ____________________ de 20____.

(8)

TERMO DE COMPROMISSO

Declaro, para os devidos fins, que eu,

_______________________________________________________________________________,

CPF__________________________, aluno(a) devidamente matriculado(a) no Curso/Área __________________________________________________________ sob o número de matrícula __________________________________, em nível de __________________________, da Universidade/Fundação/Instituto/Associação/Escola/Faculdade_____________________________________ ________________________________________________, tenho ciência das obrigações inerentes à qualidade de beneficiário de bolsa e/ou de custeio de taxa escolar, conforme o regulamento vigente do Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições Comunitárias de Educação Superior – PROSUC, e nesse sentido, COMPROMETO-ME a respeitar as seguintes cláusulas:

I – cumprir o regulamento do Programa PROSUC;

II - ser classificado em processo seletivo conduzido pela Comissão de Bolsas PROSUC/Capes;

III - comprovar desempenho acadêmico satisfatório conforme as normas definidas pelo programa de pós-graduação e pela ICES;

IV - quando pós-graduando no nível de doutorado, realizar estágio de docência, de acordo com o art. 21 do regulamento PROSUC;

V - não acumular os benefícios da modalidade I e II com outras bolsas financiadas com recursos públicos, ressalvada expressa permissão legal ou previsão em ato normativo específico da Capes;

VI - não acumular o benefício da modalidade I com o exercício profissional remunerado, ressalvada expressa permissão legal ou previsão em ato normativo específico da Capes;

VII - estar regularmente matriculado no programa de pós-graduação em que se realiza o curso; VIII - ser titular de conta corrente ativa, em nome próprio, e em domicílio bancário brasileiro;

IX - cumprir todas as determinações regimentais do curso e da instituição participante do PROSUC no qual está regularmente matriculado;

X - atender aos objetivos do cronograma de atividades e cumprir tempestivamente o prazo máximo estabelecido para sua titulação;

XI - repassar mensalmente à instituição a qual está vinculado o valor da taxa escolar recebido em sua conta, sujeito ao cancelamento imediato do benefício no caso do não cumprimento desta obrigação;

XII – estar ciente de que a inobservância das cláusulas citadas acima, e/ou se praticada qualquer fraude pelo(a) beneficiário(a), implicará(ão) no cancelamento dos benefícios, com a restituição integral e imediata dos recursos, de acordo com os índices previstos em lei competente, acarretando, ainda, a impossibilidade de receber benefícios por parte da CAPES, pelo período de até 5 (cinco) anos, contados do conhecimento do fato;

XIII – estar ciente de que a não conclusão do curso acarretará a obrigação de restituir os valores despendidos com o benefício, salvo se motivada por caso fortuito, força maior, circunstância alheia à sua vontade ou doença grave devidamente comprovada.

Assinatura do(a) beneficiário (de bolsa e/ou taxa):______________________________________ Local e data: _____________________________________________________________________

Referências

Documentos relacionados

O primeiro Amp-Op (U2:A) funciona como amplificador (1º estágio), pois o sinal de saída do sensor apresenta um nível de tensão muito baixo e ruidoso, logo, esse Amp-Op trata o

Além de serem gravados no cartão, os dados são transmitidos através de um módulo de rádio frequência transmissor para um receptor do modelo, onde há um outro PIC capaz de

São muitos os problemas ambientais causados pelo crescimento urbano, o poder público não acompanha esse crescimento com investimentos em obras de infraestrutura, são ocupados

Por fim, vale lembrar que no Brasil ainda não foram realizados trabalhos específicos comparando a resposta inflamatória entre bombas de roletes e bomba centrífuga em

(*)% Valores Diários de referência com base Sódio Fibra Alimentar Gorduras trans Gorduras saturadas Carboidratos Proteínas Valor energético Informação Nutricional. Quantidade

Ninguém quer essa vida assim não Zambi.. Eu não quero as crianças

Estudos clínicos controlados feitos com crianças e adolescentes que apresentavam transtorno depressivo maior não evidenciaram eficácia e não embasam o uso de paroxetina no

Assim, no YouTube organizamos os vídeos do mais para o menos visualizado, inserimos as palavras correspondentes ao arquétipo em análise e escolhemos o mais visualizado dos