• Nenhum resultado encontrado

Sagômetro Digital. Manual de Instalação e Operação

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Sagômetro Digital. Manual de Instalação e Operação"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

Manual de Instalação

e Operação

Sagômetro Digital

Sagômetro Digital

(2)

MANUAL DE INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO

APRESENTAÇÃO: Esse instrumento foi especialmente desenvolvido para realizar

medições de Ságitas em Blocos Oftálmicos onde através de software próprio e uma comunicação com um computador, permite visualizar de maneira simplificada as Curvas Reais dos Blocos.

CARACTERÍSTICAS E DADOS COMPLEMENTARES

 Diâmetro de referência de 30mm para possibilitar medições da Base Real até em

Blocos Progressivos ou Bifocais

 Possui interface serial para transferência automática do valor da ságita para o

computador

e software próprio para conversão do valor em Curva (dioptria)

 Visualização clara da Curva Real (dioptria) dos Blocos, no computador

 Compatível com o software de cálculo Gen-Lab (Maia Software), para aquisição

automática da ságita ou Curva Real dos Blocos Oftálmicos

 Curso máx.: 12,5mm  Resolução: 0.001mm

 Precisão: 0.002mm na ságita e 0.01dioptrias  Alimentação: Bateria (SR44) 1,5V - 1 pç

 Duração da Bateria: Aproximadamente 20.000 horas de uso contínuo

DIMENSÕES E PESO

Largura: 100mm Profundidade:160mm Altura:290mm Peso Líquido:3,900kg

OBJETIVO: Esse manual tem como principal objetivo, instruir para o uso adequado desse

instrumento e demonstrar de maneira simplificada o modo de instalação e operação. Leia atentamente esse manual para obter o melhor aproveitamento desse instrumento de precisão.

INSTALAÇÃO: Esse instrumento poderá ser instalado de duas maneiras:

A primeira, através de um software próprio que acompanha o instrumento. Com esse software é possível visualizar on-line, no computador, a Base Real dos blocos sem a necessidade de consulta de qualquer tabela.

A segunda maneira é utilizando-o conectado ao software de cálculo (GENLAB).

Nesse caso a base real dos blocos é obtida no instante da entrada dos dados dos blocos durante o processo de digitação e pressionando uma tecla, o valor da ságita automaticamente é carregado para o programa, que logo o transforma em curva base real.

Para os dois casos, para que se obtenha a maior precisão possível do instrumento, é necessário realizar algumas configurações de diâmetro, como será visto em

(3)

INSTALAÇÃO COM O SOFTWARE PRÓPRIO: Para realização da instalação, é

necessário que o computador possua uma Porta Serial livre, ou seja, para obtenção dos valores das ságitas pelo computador, o mesmo se comunica com o Sagômetro através de uma Porta Serial utilizando-se da Interface de comunicação (Cabo + Placa), que acompanha o instrumento.

Primeiro passo: Conecte o Cabo Serial a uma porta serial livre. Note que o Plug da

Interface é do Tipo DB9 (fêmea). Caso a Porta Serial do seu computador possua um conector do tipo DB25, será necessária a utilização de um adaptador DB9 para DB25 do tipo DB9 (macho) com DB25 (fêmea).

Conecte também o cabo ao Medidor de Precisão.

Segundo passo: Coloque o CD de instalação no computador que utilizará o instrumento.

Abra o Windows Explorer e localize o Driver de CD Rom. Clique no Driver de CD Rom e em seguida dê um clique duplo em SETUP.EXE conforme mostrado na figura abaixo.

Nesse ponto, começará um processo automático de instalação do Software Sagômetro e abrirá uma tela como mostrado abaixo e em seguida Clique em OK.

(4)

Clique no Botão, conforme mostrado na Figura abaixo, para dar inicio ao processo de instalação.

Clique em continue para dar continuidade à instalação.

Nesse ponto, poderão aparecer algumas mensagens de conflito de versão. Conforme mostrado nas figuras abaixo. Clique em YES para manter o arquivo já existente no micro.

(5)

Após a contagem total do Percentual de Instalação, aparecerá uma mensagem conforme a figura abaixo. Clique em OK para concluir a instalação.

CONFIGURAÇÕES DO SOFTWARE PRÓPRIO: Nesse ponto, com o programa já

devidamente instalado, já é possível configurar todos os parâmetros necessários para a Visualização e o uso desse instrumento.

Será necessário que o Dígito Decimal esteja como ponto (.). Siga o procedimento abaixo: No Painel de Controle, clique em Opções Regionais e de Idioma (Windows XP), ou

Configurações Regionais (Windows 98).

(6)

Na Opção Números, altere em Símbolo Decimal. No lugar da Vírgula, coloque Ponto (.) e em seguida, Clique em Aplicar.

Clique em OK.

Feche o Windows Explorer e vá até o Botão de Iniciar, Todos os Programas, Sagômetro Digital e de um clique duplo no Sagômetro Digital, conforme mostrado na figura abaixo.

(7)

Nesse ponto, será necessário indicar qual é a Porta Serial que o Instrumento irá utilizar. Ex. Porta Serial - Com1. Será necessário também, inserir os dados do Sagômetro mostrados na etiqueta fixada no próprio aparelho.

Clique em Configuração. Nesse instante, abrirá uma nova janela como mostrado na figura abaixo.

Clique na seta conforme mostrado na figura abaixo. Nesse instante abrirá todas as Portas Seriais que estão Instaladas no seu computador.

(8)

Clique no Valor do Diâmetro Interno, conforme mostrado na figura abaixo.

Nesse instante, será necessário inserir os Dados do Sagômetro, conforme a etiqueta fixada no próprio instrumento. Essa etiqueta foi gerada a partir de uma aferição precisa realizada pela fábrica. Note que cada instrumento, terá valores individuais.

Veja o exemplo da figura abaixo.

(9)

Digite o Valor do Diâmetro Externo e o do Diâmetro da Esfera, conforme o procedimento acima e em seguida, clique em Aplicar.

Nesse instante o Software carregará as informações personalizadas do instrumento que está conectado ao computador. Veja a figura abaixo.

Clique em OK para fechar essa janela e memorizar todos os dados que foram inseridos.

ZERAMENTO DO SAGÔMETRO: Uma Peça de Aferição acompanha o Sagômetro. Essa

peça possui duas faces retificadas, totalmente planas, o que permite o zeramento do instrumento. Limpe a face de apoio da lente no sagômetro e com a peça de aferição também livre de impurezas, coloque-a em contato com a face. Caso não esteja aparecendo o valor 0.000 (Zero), pressione o Botão amarelo (ZERO / ABS). como mostrado na figura abaixo.

(10)

NOTA: Nesse ponto o Instrumento estará pronto para operar. Note que é extremamente importante a realização do zeramento antes de qualquer dia de trabalho, pois o valor poderá ter sido modificado por outra pessoa.

INSTALAÇÃO COM O SOFTWARE DE CÁLCULO – GENLAB: Nesse modo de

utilização do sagômetro, o Software próprio não poderá ser aberto ou utilizado simultaneamente, pois, uma das Portas Seriais que será utilizada pelo Sagômetro também será usada pelo outro Software de Comunicação com o Instrumento.

No caso do Software GENLAB, a conexão é feita através de um Software chamado de

Interface (Maia Software). Esse software também deverá ser configurado, para que

possa obter o valor da Ságita e consequentemente da Curva Real dos Blocos de maneira automática.

CONFIGURAÇÃO DO SOFTWARE INTERFACE: Do mesmo modo que o Software

próprio necessita de uma Porta Serial livre para conexão do Sagômetro e sua interface, o Software de comunicação (Interface) também deve ser configurado da mesma forma.

NOTA: Quando o Sagômetro é adquirido juntamente com as máquinas e o Programa de Cálculo GENLAB, o Software de comunicação (Interface) já está habilitado a receber informações do Sagômetro. Porém, quando o Sagômetro é adquirido posteriormente à compra das máquinas e do Programa de Cálculo, será necessário uma atualização desse Software de comunicação. Nesse caso será necessário entrar em contato com a CM para realizar essa atualização.

Abra o Software Interface, ele irá aparecer minimizado na tela do Windows como mostrado na figura abaixo.

(11)

Nesse instante abrirá uma janela que permitirá configurar a Porta Serial que será utilizada pelo Sagômetro e visualizar as demais Portas já utilizadas por outros equipamentos. Clique na Seta para abrir a lista com os tipos de equipamentos disponíveis. Veja a figura abaixo. Selecione o Sagômetro CM.

NOTA: Normalmente o primeiro equipamento selecionado deverá ser o Sagômetro ou o Espessímentro esses equipamentos não aparecerão na lista nas posições mais baixas. Caso já haja configurado um equipamento nessas primeiras posições, transfira esse equipamento para uma posição mais baixa, ou seja, para uma outra posição livre e que exista o equipamento na lista, mantendo a mesma porta que estava sendo utilizada por ele.

Clique na seta para selecionar a Porta Serial livre que será utilizada pelo Sagômetro. Ex. Com 1. Veja a figura abaixo. Clique na porta selecionada.

(12)

Com as portas “Coms” já configuradas e a lista de equipamentos correspondente, Clique em Aplicar e em seguida em OK. Clique no botão minimizar a janela. Veja a figura abaixo.

CONFIGURAÇÃO DO PROGRAMA GENLAB: Nesse ponto, será necessário informar ao

Programa de Cálculo GenLab das medidas do novo Sagômetro conectado à ele.

Essas medidas são as mesmas vistas acima presentes na etiqueta fixada no próprio instrumento.

No programa de Cálculo GenLab, Clique na opção Inicialização, em seguida clique na opção Sistema. Nesse instante, abrirá uma janela para digitação da senha de segurança. Digite a senha e clique em Confirma, conforme mostrado abaixo.

(13)

Nesse instante, abrirá uma janela com várias opções e pastas, como mostrado na figura abaixo. Clique na pasta Sagômetro.

Nesse instante aparecerá uma pasta contendo os dados do Sagômetro. Veja a Figura abaixo.

(14)

Para esse caso, as configurações ficarão conforme a figura abaixo.

Clique em OK para sair das Configurações.

Nesse instante o Sagômetro estará pronto e configurado para ler as Bases dos Blocos no momento da digitação dos dados dos blocos. Veja o procedimento abaixo.

LEITURA DOS VALORES DAS BASES EM BLOCOS: A leitura correta das bases dos

blocos, principalmente para Blocos Progressivos, deve ser realizada, levando em consideração alguns cuidados básicos. Primeiramente, o maior cuidado deve ser tomado para não riscar nenhum bloco, para isso, a face de apoio do sagômetro deverá estar sempre limpa ou livre de qualquer tipo de rebarba.

Outro cuidado a ser tomado pelo operador, é com relação à região do bloco a ser medida. Para blocos visão simples, qualquer região do bloco poderá ser medida, porém, em blocos que contenham películas ou os progressivos, a região correta para as medições são sempre as do campo de visão para longe, ou seja, a face do sagômetro não terá contato com as adições ou com as películas.

NOTA: Não é aconselhado o uso de Sagômetros em lentes asféricas, nesse caso, deve-se pesquisar com os fabricantes de blocos o valor exato das Badeve-ses reais para posteriores cálculos ou cadastramentos.

(15)

Note que para as lentes progressivas, é importante realizar medições sempre no campo de visão para longe e tentando sempre centralizar o apalpador do relógio no centro do círculo do campo de visão para longe.

Para os blocos que possuam películas, basta livrar as películas do diâmetro de apoio, com isso a leitura será efetuada exatamente na parte esférica dos blocos.

REALIZANDO A LEITURA DA SÁGITA NO PROGRAMA DE CÁLCULO: No programa

de cálculo GenLab, no momento da digitação dos dados dos blocos, quando o cursor estiver sobre o valor da Ságita, será o momento de se colocar a lente no Sagômetro, como descrito acima e pressionar a tecla F5 do teclado do computador. Veja a figura abaixo.

Nesse instante aparecerá o valor da Ságita e consequentemente o valor da Base Real do Bloco que é calculado pelo programa através dos dados do Sagômetro que foram configurados anteriormente como foi visto acima.

NOTA: Se a comunicação não for conseguida pelo Sagômetro através do Interface, aparecerá uma mensagem como mostrado na figura abaixo.

Nesse caso, será necessário verificar a conexão do Cabo Serial e verificar se a porta correspondente foi configurada corretamente, como foi mostrado em Configurações da Porta Serial no Software de Link (INTERFACE).

Referências

Documentos relacionados

The presence of human herpesvirus 8 (HHV-8) – associated with all forms of Kaposi’s sarcoma – has also been recently identified in mycosis fungoides lesions.. However, a

This report describes the case of a 89-year-old Black female with advanced glaucoma, clear signs of pseu- Exfoliation syndrome associated with LOXL1 gene.. polymorphisms in a

Como o objetivo deste trabalho era verificar em que medida o uso do software Geogebra poderia contribuir para a compreensão do ciclo trigonométrico e das funções seno e cosseno,

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

A partir das análises realizadas no que tange às articulações entre processo formativo que enfatizou a ressignificação e aplicação, inferimos que a aplicação da SEA replanejada no

O mapa de pessoal e o posto de trabalho são, no atual regime de vínculos, um ins- trumento essencial no planeamento dos empregos públicos^, devendo aquele conter a in- dicação do

ensino superior como um todo e para o curso específico; desenho do projeto: a identidade da educação a distância; equipe profissional multidisciplinar;comunicação/interatividade

Neste capítulo são abordadas as componentes de uma gestão do risco: medidas de prevenção e medidas de mitigação; planeamento para preparação e resposta; recuperação