• Nenhum resultado encontrado

Margarida Maria do R.B.P.Leal

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Margarida Maria do R.B.P.Leal"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

INTERESSADO/MANTENEDORA

ASSOCIAÇÃO PAULISTA DE EDUCAÇÃO

UF

SP

ASSUNTO.

Autorização (Execução de Projeto) para funcionamento do curso de Comunicação Social, habilitação em Publicidade e Propaganda, a ser ministrado pela Faculdade Paulista

RELATOR. SR. CONS Margarida Maria do R.B.P.Leal

PARECER N.° 778/94 CÂMARA ou COMISSÃO

1 - RELATÓRIO Trata-se de processo de APROVADO EM: 14/09/94 PROCESSO Nº: 23.001.001417/90-88 interesse da Associação Paulista de Educação, referente à autorização para o ' funcionamento do curso de Comunicação Social, habilitação em Publicidade e Propaganda, a ser ministrado pela Faculdade Paulista, em São Bernardo do Campo, SP.

Pelo Parecer CFE nº 322/94 foi aprovado o projeto do curso, para funcionar com 80 (oitenta) vagas totais anuais, no turno noturno.

Pela Portaria SESu/MEC nº 291/94 foi designada Comissão Verificadora composta pelos Professores Clodomir Souza Ferreira e Ubirajara da Silva, ambos da Universidade de Brasília e pelo Técnico em Assuntos Educacionais Manoel Raymundo de Souza Júnior da DEMEC/SP, para proceder a verificação "in loco" das condições para o funcionamento do curso.

A Comissão visitou a Instituição nos dias 19 e 20 de agosto do corrente, apresentando relatório, contendo: identificação; dados gerais do curso; concepção e objetivos; currículo pleno proposto; corpo docente; corpo dirigente e técnico-administrativo; recursos materiais (instalações físicas, biblioteca e laboratórios/equipamentos) e considerações finais.

(2)

Quanto a concepção e objetivos, consta do relatório que o curso visa "formar profissionais que possam atuar em todos os ramos, principalmente da iniciativa privada (indústria, comércio, bancos, agricultura, serviços), como empresário, agente de seus próprios serviços e, neste perfil se moldará a necessidade de intermediar as relações entre anunciante e veiculo, em um dos mais importantes parques industriais do país.

A estrutura curricular foi avaliada pela Comissão Verificadora, que sugeriu modificação, sendo a mesmo aceita pela Instituição. Segundo o relatório, a grade curricular ora proposta atende ao Parecer 480/83 e a Resolução 02/84 do CFE, que fixa os mínimos de duração e conteúdo do curso de Comunicação Social, apresentando uma carga horária de 2.952ha, incluindo Educação Física. 0 currículo pleno do curso integra o Anexo I do presente Parecer.

A Comissão informa que o corpo docente aprovado pelo Parecer CFE nº 322/94 foi reformulado com a indicação de novos professores. Após a análise individual dos curricula vitae, concluiu que o corpo docente preenche os pré-requisitos para a implantação do primeiro ano do curso proposto, integrando o Anexo II do presente Parecer.

Quanto aos recursos materiais, consta do relatório:

"A Faculdade Paulista ocupará uma área construída de 2.786,00m2, cedida em regime de comodato pela Prefeitura Municipal de São Bernardo do Campo à Pia Sociedade Missionários de São Carlos, que por sua vez dispõe e autoriza a ocupação e a utilização das dependências do imóvel para o funcionamento do curso de Comunicação Social, conforme declaração juntada no Anexo 5."

"0 prédio com três pavimentos, possui 20 (vinte) salas de aula convencionais, 02 (dois) auditórios, 01 (hum) laboratório de informática, 01 (uma) biblioteca, 01 (uma) sala para professores, 03 (três) gabinetes de apoio, 10 (dez) salas destinadas à administração, coordenação e depósito, além de 06

(3)

(seis) instalações sanitárias." A Comissão manifesta que "as salas de aula, como toda a edificação são arejadas e contam com boa

\1 iluminação natural.'**'

Quanto à Biblioteca, informa que o acervo existente é razoável, mas que não atende às exigências do curso, assumindo a mantenedora o compromisso de adquirir até 31.12.94, um acervo mínimo de 100 títulos/250 exemplares voltados especificamente para as disciplinas do 1º ano.

Com relação a periódicos, a Biblioteca dispõe de assinaturas dos jornais "Folha de São Paulo" e "0 Estado de São Paulo". A comissão recomenda a assinatura de mais um jornal de circulação nacional, editado fora de São Paulo e de uma revista de interesse geral. Além disso, deverá ser providenciada a assinatura de pelo menos duas revistas especializadas das áreas de Comunicação, Propaganda e Marketing.

No que concerne aos Laboratórios, a Comissão informa que os previstos no Parecer 480/83 serão instalados de acordo com a implantação das disciplinas de caráter profissionalizante.

A Comissão Verificadora conclui o relatório nos seguintes termos:

"Chamamos a atenção para o fato de que as instalações físicas previstas para o curso objeto da presente verificação deverão ser também utilizadas para os cursos de Ciências Econômicas, Administração e Ciências Contábeis, em fase de autorização."

"A Comissão entende que, uma vez atendidas as recomendações expressas ao presente relatório poderá ser autorizado o funcionamento do curso de COMUNICAÇÃO SOCIAL, habilitação em Publicidade e Propaganda, a ser ministrado pela Faculdade Paulista, mantida pela Associação Paulista de Educação, em São Bernardo do Campo.

Atendendo a Despacho Interlocutório, a Instituição apresentou comprovantes fiscais de aquisição do acervo, assinatura de periódicos especializadas e jornais de grande circulação de

(4)

fora de São Paulo, na forma recomendada pela Comissão Verificadora, bem como o ementário e bibliografia básica das disciplinas que integram a proposta curricular.

II - VOTO DA RELATORA

Diante do exposto, a Relatora vota favoravelmente à autorização do curso de Comunicação Social, habilitação em Publicidade e Propaganda, a ser ministrado pela Faculdade Paulista, mantida pela Associação Paulista de Educação, em São Bernardo do Campo, Estado de São Paulo, com 80 (oitenta) vagas totais anuais, no turno noturno.

III - CONCLUSÃO DA CÂMARA

A Câmara de Ensino Superior - 2º Grupo acompanha o voto da Relatora.

Sala das Sessões,13 de setembro de 1994.

Presidente

(5)

COMUNICAÇÃO SOCIAL

HABILITAÇÃO: PUBLICIDADE E PROPAGANDA

(De acordo com Resolução CFE nº 2/84 e Parecer CFE nº 480/83)

TÍTULO DO GRADUADO BACHAREL EM COMUNICAÇÃO SOCIAL

DURAÇÃO: 4 anos CARGA HORÁRIA TOTAL: 2.880 h/a

12 ANO CARGA HORÁRIA

1. Filosofia da Comunicação 72 h/a 2. Redação na Comunicação 144 h/a 3. Sociologia da Comunicação 72 h/a 4. Realidade Sócio-Econômica e Política Brasileira 72 h/a 5. Teoria da Comunicação 144 h/a 6. Psicologia Social 72 h/a 7. História da Comunicação 72 h/a 8 História da Arte 72 h/a TOTAL 720 h/a 9. Educação Física (não incluídas na carga horária total do curso) 72 h/a

22 ANO CARGA HORÁRIA

1. Redação Publicitária 144 h/a 2. Comunicação Comparada 72 h/a 3. Planejamento em Comunicação 144 h/a 4. Teoria e Método de Pesquisa em Comunicação 72 h/a 5. Estética na Comunicação 72 h/a 6. Estatística 72 h/a 7. Administração em Publicidade e Propaganda 144 h/a TOTAL 720 h/a

3a ANO CARGA HORÁRIA

1. Expressão Orai na Comunicação 144 h/a 2. Mercadologia 72 h/a 3. Mídia I 72 h/a 4. Planejamento de Campanha 144 h/a 5. Ética e Legislação Publicitária 72 h/a 6. Criação em Publicidade I 144 h/a 7. Informática em Publicidade I 72 h/a TOTAL 720 h/a

4º ANO CARGA HORÁRIA

1. Produção Publicitária 144 h/a 2. Mídia II 72 h/a 3. Produção Gráfica 72 h/a 4. Criação em Publicidade II 72 h/a 5. Informática em Publicidade II 72 h/a 6 Projetos Experimentais em Publicidade e Propaganda 144 h/a 7. Trabalho de Conclusão de Curso 144 h/a TOTAL 720 h/a

(6)

ANEXO II - CORPO DOCENTE

CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL - HAB. PUBLICIDADE E PROPAGANDA

01. AGNER BASTONI

História da Comunicação

Bacharel em Comunicação, habilitação Publicidade e Propaganda -Escola Superior de Propaganda e Marketing. Cursos de Desenho Artístico e Publicitário. Curso de Produção Gráfica. Gerente de Propaganda em empresas de grande porte. Sócio-gerente de Agência de Publicidade. Experiência docente no ensino superior.

Aceito para este curso.

02. ANGELINA BATISTA

Redação na Comunicação

Doutoranda em Educação (em fase de elaboração de tese) - USP. Mestre em Educação, área: Didática (USP-1991). Bacharel e Licenciada em Letras (Português, Grego e Latim) - USP-1978. Licenciatura Plena em Pedagogia, habilitação em Administração Escolar e Supervisão Escolar de 1º e 2º Graus e Orientação Educacional - Faculdade de Educação "Campos Salles" - 1983. Experiência docente lecionando Língua Portuguesa nas Faculdades Integradas Nove de Julho desde 1992.

Aceita.

03. EDUARDO IAMUNDO

Introdução às Ciências Sociais Antropologia Cultural

Doutorando em Filosofia, pela PUC/SP. Mestrado em Filosofia, pela PUC/SP (1987). Licenciatura Plena e Bacharelado em Ciências Políticas e Sociais, pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (1978). Curso de Aperfeiçoamento em Teoria do Conhecimento (PUC/SP/1981). Especialista em Métodos e Técnicas de Pesquisa, conforme Resolução nº 12/83 - Universidade São Judas Tadeu (1989). Possui experiência docente no magistério do ensino superior.

Aceito.

04. ELIANA BRANCO MALANGA História da Arte

Teoria da Comunicação

Doutorado em Ciências pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (1984). Mestre em Ciências pela Faculdade de Comunicação Social Casper Libero (1979). Diplome Supérieur de Langue et Littérature Française (Reconhecido pelo Ministério da Educação e Cultura). Licenciatura Plena em Francês pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora Medianeira (1974. Curso de Ciências da Comunicação pela Casper Libero (1977). Possui experiência docente no magistério do ensino superior.

(7)

05. ESTHER CABADO MODIA Psicologia Social

Mestranda em Psicologia Social, pela PUC/SP. Bacharelado e Licenciatura Plena em Psicologia, pela Faculdade Farias Brito

(1979). Possui experiência docente no magistério do ensino superior.

Aceita.

06. GE0RGI0S S. HATZIDARIS Educação Física

Mestrando em Administração de Empresas, pela UNICASTELO. Curso de Pós-Graduação "lato sensu" em Ciências do Esporte, pela UNIFEC. Licenciatura Plena em Educação Física, pela UNIFEC. Possui experiência docente no magistério do ensino superior.

Aceito.

07. KOITI EGOSHI

Realidade Sócio-Econômica e Politica Brasileira

Doutorando em Planejamento Estratégico e Finanças - Universidade Mackenzie/SP. Mestre em Administração de Empresas pela FGV/1991. Curso de Especialização "lato sensu" em Análise de Sistemas pela Fundação Escola de Comércio Alvares Penteado (1985). Bacharel em Administração de Empresas USP/1979. Realizou vários cursos de aperfeiçoamento e extensão na área de Administração de Empresas no Brasil e no Exterior. Experiência profissional na área Administrativa e de Informática há mais de 19 anos. Possui experiência docente no ensino superior.

(8)

IV - DECISÃO DO PLENÁRIO

O Plenário do Conselho Federal de Educação aprovou, por unanimidade, a Conclusão da Câmara.

(9)

Referências

Documentos relacionados

Estaca de concreto moldada in loco, executada mediante a introdução no terreno, por rotação, de um trado helicoidal contínuo. A injeção de concreto é feita pela haste

Este estudo, assim, aproveitou uma estrutura útil (categorização) para organizar dados o que facilitou a sistematização das conclusões. Em se tratando do alinhamento dos

Entende-se que os objetivos desta pesquisa foram alcançados, uma vez que a medida de polaridade conseguiu captar espaços com maiores potenciais de copresença (espaços

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

17.1 A Alfa Seguradora se reserva o direito de a qualquer tempo, durante a vigência deste contrato, proceder inspeção no local do Seguro, devendo o Segurado proporcionar todos

As diferenças mais significativas de humidade do solo entre tratamentos manifestam-se no final do Inverno e início da Primavera em resultado do grau de

A versão reduzida do Questionário de Conhecimentos da Diabetes (Sousa, McIntyre, Martins & Silva. 2015), foi desenvolvido com o objectivo de avaliar o

Ninguém quer essa vida assim não Zambi.. Eu não quero as crianças