• Nenhum resultado encontrado

SINDICATO DOS ENGENHEIROS NO ESTADO DA PARAÍBA SENGE-PB EDITAL DE AVISO DE ELEIÇÕES

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SINDICATO DOS ENGENHEIROS NO ESTADO DA PARAÍBA SENGE-PB EDITAL DE AVISO DE ELEIÇÕES"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

SINDICATO DOS ENGENHEIROS NO ESTADO DA PARAÍBA – SENGE-PB

EDITAL DE AVISO DE ELEIÇÕES

O SENGE-PB, no uso de suas atribuições que lhe são conferidas avisa que realizará no próximo dia 22/01/2014 (quarta-feira) no horário de 08:00h às 18:00h na sede do SENGE-PB, sito à Rua Monsenhor Walfredo Leal, 607, Tambiá, João Pessoa-PB, Eleições para Conselheiros Representantes do SENGE-PB junto ao CREA-PB, nas seguintes Modalidades:

MODALIDADE DE ENGENHARIA CIVIL:

03 (três) representantes, sendo (03 titulares e 03 suplentes) mandato 2014 até 2016 01(um) representante, sendo (01 titular e 01 suplente) mandato 2014 até 2015 AGRIMENSOR:

01(um) representante, sendo (01 titular e 01 suplente) mandato 2014 até 2016; MODALIDADE (Mecânica/Metalurgia)

Mecânica:

01(um) representante, sendo (01 titular e 01 suplente) mandato 2014 até 2016; Modalidade de Engenharia Química:

01 (um) representante, (titular e 01 suplente) mandato 2014 até 2016; MODALIDADE DE ENGENHARIA AGRONÔMICA:

01(um) representante, sendo (01 titular e 01 suplente) mandato 2014 até 2016.

As inscrições serão realizadas na sede do SENGE-PB, no período de a 06 a 10 de janeiro de 2014, no horário das 08:00h às 18:00h, onde os concorrentes receberão todo o material e informações necessárias.

João Pessoa, 26 de dezembro de 2013. Engº Armando Duarte Marinho

(2)

Calendário das Eleições para Representantes do SENGE-PB

junto ao CREA-PB com mandato 2014 até 2016.

1- Portaria nomeando os membros da Comissão Eleitoral:

02 de janeiro de 2014

2- Inscrição de chapas: de 06 a 10 de janeiro de 2014

3- Divulgação do deferimento ou indeferimento de

chapas: 13 de janeiro de 2014

4- Prazo para recursos: 14 e 15 de janeiro de 2014

5- Divulgação dos resultados dos recursos: 16 de janeiro de

2014

6- Eleição e apuração dos votos: 22 de janeiro de 2014.

7- Ata com o resultado das eleições.

(3)

PORTARIA 001/2014

O Presidente do Sindicato dos Engenheiros no Estado da Paraíba – SENGE-PB, no uso de suas atribuições

RESOLVE

1- Designar os Engenheiros Carlos Roberto Pereira de Souza, Anselmo de Almeida Luna e Evan Holmes Neto, para sob a Presidência do primeiro, constituírem a Comissão Eleitoral referente à Eleição para Conselheiros Representantes do SENGE-PB junto ao CREA-PB, conforme Edital de Aviso de Eleição publicado no jornal correio da Paraíba do dia 27 de dezembro de 2013.

2- Esta Portaria entra em vigor nesta data, ficando a Comissão Eleitoral acima destituída tão logo sejam concretizados os trabalhos para os quais foi designada.

João Pessoa, 02 de janeiro de 2014.

Engº Armando Duarte Marinho Presidente do SENGE-PB

(4)

NORMAS DAS ELEIÇÕES SEÇÃO I

DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

Art. 1º – As eleições para representantes do SENGE-PB, junto ao CREA-PB serão realizadas em local e data deliberados no Edital de Aviso de Eleições.

Art. 2º – Mediante voto secreto, livre, incumbe aos associados do SENGE-PB, eleger seus representantes para ocuparem cargos de Conselheiros efetivo e suplente junto ao CREA-PB, nas modalidades definidas no Edital de Aviso de Eleições.

Art. 3º – As inscrições deverão ser feitas junto a Comissão Eleitoral, na sede do SENGE-PB, por modalidade de representação: Engenharia Civil, Agrimensor, Mecânica, Química e Engenharia Agronômica.

Art. 4º – Poderão ser inscritos, os associados quites com o SENGE-PB até o mês anterior as eleições e a anuidade do CREA-PB, como também ter mais de 04(quatro) meses de inscrição no quadro social do Sindicato na data da eleição e que tenham feito opção única pelo SENGE-PB, para a renovação do terço do CREA-PB. Os sócios do SENGE-PB, que ainda não manifestaram opção por nenhuma entidade de classe, poderão fazê-lo no ato da inscrição da chapa, preenchendo formulário próprio de opção única pelo SENGE-PB, para concorrer ao cargo de conselheiro junto ao CREA-PB. Parágrafo Único – Os profissionais ao preencherem sua ficha de inscrição para representantes do SENGE-PB junto ao CREA-PB, deverão se enquadrar na relação das atribuições das atividades profissionais fornecida pelo CREA onde consta o Curso de Graduação, Modalidade e a respectiva Câmara.

Art. 5º – O requerimento de registro de candidatura, deverá ser feito em duas vias, endereçada à Comissão Eleitoral constando de titular e suplente por modalidade com os dados abaixo especificados:

(5)

a) Nome;

b) Matrícula no SENGE-PB e número da carteira do CREA-PB; c) Data e assinatura;

d) Anexar comprovante dos documentos exigidos no Art. 4º, para associados que não descontam em folha de pagamento.

SEÇÃO I I

DOS LOCAIS DE VOTAÇÃO

Em João Pessoa, na sede do SENGE-PB – Av. Monsenhor Walfredo Leal, 607, Tambiá.

Em Campina Grande, – Av. Getúlio Vargas, 768, Prata. Em Patos, - Praça Frei Martinho, 31, Centro.

SEÇÃO I I I

DO HORÁRIO DE VOTAÇÃO

O recolhimento dos votos se fará no seguinte horário: Em João Pessoa: das 08:00 horas às 18:00 horas Em Campina Grande: das 08 horas às 17:00 horas Em Patos: das 08: horas às 13:00 horas

SEÇÃO I V

DO ELEITOR

Art. 6º – É eleitor todo associado que na data da eleição estiver no gozo dos direitos sociais, conferidos pelos estatutos do SENGE-PB.

Art. 7º – Para exercitar o direito de voto, o associado deverá ter quitado a contribuição social até o dia do pleito, em estabelecimento bancário credenciado.

Art. 8º – A votação se dará pela escolha entre os inscritos nas respectivas modalidades observado o número de representantes em cada uma delas previsto no Edital de Aviso publicado.

(6)

SEÇÃO V

DO VOTO SECRETO

Art. 9º – O sigilo do voto será assegurado mediante as seguintes providências: 1- Uso da cédula única contendo o nome de todos os inscritos

2- Isolamento do eleitor em cabine indevassável para o ato de votar;

3- Verificação da autenticidade da cédula única à vista das rubricas dos membros da mesa coletora;

4- Emprego de urna que assegure a inviolabilidade do voto e seja suficientemente ampla para que não se acumulem as cédulas na ordem em que forem introduzidas.

SEÇÃO V I CÉDULA ÚNICA

Art. 10º - A cédula única, contendo todos os inscritos, deverá ser confeccionada em papel branco, com tinta preta e tipos uniformes;

- A cédula única deverá ser confeccionada de maneira tal que, dobrada, resguarde o sigilo do voto sem que seja necessário o emprego de cola para fechá-la;

- As chapas conterão os nomes dos candidatos para os cargos mencionados no Edital de Aviso das Eleições;

- Ao lado de cada inscrito haverá um retângulo em branco, onde o eleitor assinalará a de sua escolha.

SEÇÃO V I I DO QUORUM

Art. 11º - A eleição de representantes junto ao CREA-PB será válida com a presença de qualquer número de associados com capacidade para votar;

(7)

SEÇÃO V I I I

DOS ATOS PREPARATÓRIOS

Art. 12º - As eleições serão convocadas pelo Presidente do SENGE-PB através de aviso em jornal de grande circulação diária.

Art. 13º - O prazo para registro de candidaturas obedecerá o estabelecido no calendário eleitoral.

Parágrafo Único – o requerimento de registro de candidaturas, em 02 (duas) vias, endereçada à Comissão Eleitoral, assinado pelo Candidato.

Art. 14º - O registro de candidatura faz-se-á, exclusivamente, na Secretaria do SENGE-PB, a qual fornecerá recibo da documentação apresentada.

Parágrafo Único – Encerrado o prazo sem que tenha havido registro de candidatura, o Presidente da Comissão Eleitoral dará ciência do fato ao Presidente do SENGE-PB, dentro de 48

(quarenta e oito horas), para que seja fixada nova data para eleição.

Art. 15º - Os mesários substituirão o Presidente da mesa coletora, de modo que haja quem responda pessoalmente pela ordem e regularidade do processo eleitoral.

Parágrafo 1º - Não comparecendo o Presidente da mesa coletora até 30 (trinta) minutos antes da hora determinada para inicio da votação, assumirá a Presidência o Primeiro Mesário e em sua falta ou impedimento, o Segundo Mesário ou Suplente. Parágrafo 2º - Poderá o Mesário, ou o membro da mesa que assumir a Presidência, nomear “ad hoc”, dentre as pessoas presentes e observados os impedimentos do Art. Anterior, os membros que forem necessários para completar a Mesa.

Art. 16º - Somente poderão permanecer no recinto da Mesa Coletora os seus membros, os fiscais designados e, durante o tempo necessário à votação , o eleitor.

(8)

SEÇÃO I X DA VOTAÇÃO

Art. 17º - No dia e local designados, 30 (trinta) minutos antes da hora do início da votação, os membros da Mesa Coletora, verificarão se está em ordem o material eleitoral e a urna destinada a receber os votos, providenciando o Presidente para que sejam supridas eventuais deficiências.

Art. 18º - A hora fixada no ato convocativo, e tendo se considerado o recinto e o material em condições, o Presidente da Mesa Coletora declarará iniciado os trabalhos. Art. 19º - Os trabalhos eleitorais da Mesa Coletora, terão duração determinada pelo ato convocativo.

Parágrafo Primeiro – Os trabalhos de votação poderão ser encerrados antecipadamente se já tiverem votado todos os eleitores.

Art. 20º - Iniciada a votação, cada eleitor, pela ordem de apresentação à Mesa, depois de identificado, assinará a folha de votantes, receberá a cédula única rubricada pelo Presidente e Mesários e na cabine indevassável, após assinalar no retângulo próprio o(s) nome (s) de sua escolha, a dobrará, depositando-a em seguida, na urna colocada na Mesa Coletora.

Art. 21º - Os eleitores cujos votos forem impugnados votarão em separado. Parágrafo Único – O voto em separado será tomado da seguinte forma:

1) O Presidente da Mesa Coletora entregará ao eleitor sobrecarta apropriada para que ele na presença da Mesa, nela coloque a cédula que assinalou, colocando a sobrecarta;

2) O Presidente da Mesa Coletora anotará no verso da sobrecarta as razões da medida, para posterior decisão.

Art. 22º - A hora determinada no ato convocativo para encerramento da votação, havendo no recinto eleitores a votar, podendo fazê-lo, prosseguindo os trabalhos até que vote o último eleitor.

Parágrafo 1º - Caso não haja mais eleitores a votar, serão imediatamente encerrados os trabalhos.

(9)

Parágrafo 2º - Em seguida, o Presidente fará lavrar ATA, que será também assinada pelos Mesários e Fiscais, registrando a data e hora do início e do encerramento dos trabalhos, total de votantes e dos associados em condições de votar em separado, se os houver, bem como, resumidamente os protestos apresentados pelos eleitores, candidatos ou fiscais.

SEÇÃO X DA APURAÇÃO

Art. 23º - Após o término do prazo estipulado para a votação, instalar-se-á em Assembléia Eleitoral, a Mesa Apuradora, que será constituída pelos mesmos elementos da Mesa Coletora.

Art. 24º - Instalada, a Mesa Apuradora procederá à abertura da urna e a contagem de votos.

Art. 25º - Contados as cédulas da urna, o Presidente verificará se o seu número coincide com o da lista de votantes.

Parágrafo Primeiro – Se o número de cédulas foi igual ou inferior ao de votantes que assinará a respectiva lista, far-se-á a apuração.

Parágrafo Segundo – Se o total de cédulas for superior ao da respectiva lista de votantes, proceder-se-á a apuração, descontando-se dos votos atribuídos ao candidato mais votado, o número de votos equivalentes às cédulas em excesso, desde que esse número seja inferior à diferença entre os dois candidatos da mesma modalidade mais votados.

Parágrafo Terceiro – Examinar-se-á um a um os votos em separado decidindo o Presidente da Mesa , em cada caso, pela sua admissão ou rejeição.

Parágrafo Quarto – Apresentando a cédula qualquer sinal, rasura ou dizer suscetível de identificar o eleitor, ou tendo este assinalado dois ou mais nomes da mesma modalidade, o voto será anulado.

(10)

Art. 26º - Finda a apuração, o Presidente da Mesa Apuradora proclamará eleitos os nomes mais votados em cada modalidade, observado o número de representantes em cada uma delas previsto no Edital de Aviso publicado.

Parágrafo Primeiro – Em caso de empate entre candidatos na mesma modalidade, será declarado titular aquele que tenha vinculação social há mais tempo com o SENGE-PB. Parágrafo Segundo – A ata mencionará obrigatoriamente:

1) Dia e hora da abertura e encerramento dos trabalhos;

2) Local em que funcionou a Mesa Coletora, com os nomes dos respectivos componentes;

3) Resultado da urna separada, especificando o número de votantes, cédulas apuradas, votos atribuídos a cada chapa, votos em branco e votos nulos; 4) Número total de eleitores que votaram;

5) Apresentação ou não de protestos, fazendo-se em caso afirmativo, resumo de cada protesto formulado perante a Mesa;

6) Todas as demais ocorrências relacionadas com a votação.

Parágrafo Terceiro – A ata será assinada pelo Presidente, demais membros da Mesa e Fiscais, esclarecendo-se o motivo da eventual falta de qualquer assinatura.

SEÇÃO X I

DA MESA COLETORA E APURADORA

Art. 27º - Serão instaladas de acordo com o estabelecido no Art. 1º destas Normas. Art. 28º - Os componentes da mesa apuradora serão os mesmos da mesa coletora, nas formas e condições previstas nestas Normas.

Art. 29º - Os trabalhos serão procedidos simultaneamente por todas as mesas de acordo com os horários estabelecidos pelo ato convocatório, resguardando-se os atos específicos previstos nestas Normas.

Art. 30º - As mesas coletoras e apuradoras farão relatórios dos trabalhos eleitorais, e os enviarão à Comissão Eleitoral, para conhecimento e divulgação, juntamente com todas as peças que deram origem ao resultado das eleições.

(11)

SEÇÃO X I I

DOS CASOS OMISSOS

Art. 31º - Os casos omissos destas Normas serão resolvidos pela Comissão Eleitoral.

Carlos Roberto Pereira de Souza Presidente da Comissão Eleitoral

Anselmo de Almeida Luna Membro da Comissão Eleitoral

Evan Holmes Neto

Membro da Comissão Eleitoral

Referências

Documentos relacionados

A pouca atenção dada aos princípios de uma boa incisão leva, como no caso clínico descrito anteriormente (onde a incisão foi feita sobre a fístula presente durante a

o território nacional; ter registro no conselho regional de classe e ter experiência profissional comprovada de no mínimo seis meses e/ou experiência

CONCLUSÕES E PROPOSTAS PARA TRABALHOS FUTUROS Nesta dissertação, foi apresentada uma avaliação do desempenho das funções de proteção aplicadas em transformadores de potência,

1 – Documentou-se a existência de um pequeno monumento megalítico, integralmente construído com monólitos de grauvaque, situável nos finais do IV milénio a.C., provido

Tal objetivo se cumpriu por meio da caracterização do perfil socioeconômico do grupo familiar e dos estudantes residentes nas unidades de moradia estudantil da

Para melhorar a eficácia no combate às formigas cortadeiras em sistemas de iLPF, deve-se levar em conta as espécies predominantes desse inseto na região, as espécies vegetais

E para opinar sobre a relação entre linguagem e cognição, Silva (2004) nos traz uma importante contribuição sobre o fenômeno, assegurando que a linguagem é parte constitutiva

Six of the nine isolates had the sylvatic pro- file, corresponding to three cases of acute myocarditis in outbreaks of oral transmission (Santander, Colombia), a congenital