• Nenhum resultado encontrado

Estabelecer residência no Uruguai Guia do Investidor

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Estabelecer residência no Uruguai Guia do Investidor"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)
(2)

Estabelecer residência no Uruguai

Guia do Investidor

(3)

Índice

Introdução ... 4

1. Entrada temporal: não residentes ... 4

2. Trabalho no Uruguai: residentes ... 5

2.1 Documento de identidade provisório... 5

2.2 Residência temporal ... 5

2.3 Residência legal permanente ... 6

3. Cidadania Legal ... 7

(4)

4

Introdução

A permissão de residência o habilita a trabalhar legalmente no Uruguai. Antes de começar o trâmite perante a Direção Nacional de Migração, deverá optar pelo tipo de residência mais adequado para sua situação:

• O documento de identidade provisório o habilitará a trabalhar por um período máximo de 180 dias. Será outorgado por única vez e não será prorrogável.

• Caso queira permanecer no país por um período superior a 180 dias, mas inferior a 2 anos, a Residência Legal Temporária é mais adequada e sua vigência dependerá da atividade que desenvolva. As pessoas nacionais da Argentina, Brasil, Paraguai, Venezuela, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador ou Peru podem solicitar a Residência Temporária MERCOSUL sem ter que comprovar meios de vida nem domicílio. • Caso queira ficar no país por um período superior a 2 anos, ou se a residência temporária expirou e deseja ser residente legal definitivo, deverá optar pela Residência Legal Definitiva.

1. Entrada temporal: não residentes

Como regra, o requisito para os empresários que visitem o país é somente o passaporte vigente, exceto em alguns casos nos quais é requerido um visto prévio. Para mais informações sobre os países que precisam de vistos, entre em contato com a Direção Nacional de Migração.

Por sua vez, os cidadãos da Argentina, Brasil, Chile, Paraguai, Peru, Colômbia, Equador, Bolívia e Venezuela podem ingressar ao país apresentado seu documento nacional de identidade sem necessidade de apresentar o passaporte.

(5)

5

2. Trabalho no Uruguai: residentes

1

No tocante ao exercício de uma atividade trabalhista, as pessoas migrantes recebem, por lei, o mesmo tratamento que as nacionais, incluindo os direitos trabalhistas conexos. As empresas não poderão contratar nem registrar na Planilha de Controle de Trabalho estrangeiros que não justifiquem estar devidamente autorizados para trabalhar legalmente no país, seja definitiva ou transitoriamente. O estrangeiro que queira tramitar sua Residência Legal no país poderá iniciar o trâmite, recebendo no mesmo ato uma certidão migratória para tramitar a carteira de identidade provisória perante a Direção Nacional de Identificação Civil.

2.1 Documento de identidade provisório

O documento de identidade provisório o habilitará a trabalhar por um período máximo de 180 dias. Será outorgado por única vez e não será prorrogável.

Os estrangeiros que tramitem a residência temporária por um prazo inferior a 6 meses deverão comprovar perante a Direção Nacional de Migração a atividade que dá origem a sua solicitação, bem como sua data de cesse.

Comprovada essa atividade, será expedida uma certidão aos efeitos da obtenção do Documento de Identidade Provisório por parte da Direção Nacional de Identificação Civil, com o qual deverá se inscrever nos organismos de previdência social correspondentes e no Ministério de Trabalho e Seguridade Social.

2.2 Residência temporal

Caso queira permanecer no país por um período superior a 180 dias, mas inferior a 2 anos, a Residência Legal Temporária é mais adequada. O interessado deverá comparecer e apresentar sua solicitação perante a Direção Nacional de Migração2. O trâmite tem um custo de 2,10 UR3.

A validade da residência legal dependerá da atividade que desenvolva. Para profissionais, técnicos, pessoal especializado, empresários, diretores, gerentes e pessoal administrativo, entre outros, o prazo de permanência e de até 2 anos, renovável

1 - Por maior informações sobre como realizar o tramite para obter a residência: Dirección Nacional de Migración

2 - Por maior informações sobre como realizar o tramite para obter a residência temporal do MERCOSUL: portal.gub.uy. 3 - US$ 60 setembro 2015

(6)

6

por igual período, até 4 anos.

As pessoas nacionais da Argentina, Brasil, Paraguai, Venezuela, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador ou Peru podem solicitar a Residência Temporária MERCOSUL com facilitações especiais, na hora de realizar o processo de residência temporária4.

Caso a pessoa estrangeira queira permanecer no país mais tempo do previsto na residência temporal, seja comum ou do MERCOSUL, deverá iniciar o trâmite de Residência Permanente, prévio ao vencimento do prazo temporal.

2.3 Residência legal permanente

Caso queira ficar no país por um período superior a 2 anos ou se a residência temporária expirou e deseja ser residente legal permanente, deverá optar pela Residência Legal Definitiva. O interessado deverá comparecer e apresentar sua solicitação perante a Direção Nacional de Migração5. O trâmite tem um custo de 2,71 UR6.

O prazo de permanência admitido pela residência permanente é indefinido7. Os cidadãos da Argentina, Brasil, Paraguai, Bolívia, Chile, Equador, Peru e Venezuela e os familiares estrangeiros de nacionais no pais tem facilidades especiais para obter a radiação.

4 - Por maior informações sobre como realizar o tramite para obter a residência temporal do MERCOSUL: portal.gub.uy. 5 - Por maior informações sobre como realizar o tramite para obter a residência: Dirección Nacional de Migración

6 - US$ 78 a setembro de 2015

(7)

7

3. Cidadania Legal

Poderão ser cidadãos legais no Uruguai as pessoas estrangeiras maiores de 18 anos que tenham demonstrado bom comportamento:

- Com família constituída na República, que possuindo algum capital em giro ou propriedade no país, ou desenvolvendo alguma ciência, arte ou indústria, tenha mais de 3 anos de residência habitual na República.

- Sem família constituída na República, que tenha alguma das qualidades do item anterior e 5 anos de residência habitual na República.

- Que obtenham graça especial da Assembleia Geral por serviços notáveis ou méritos relevantes.

O interessado deverá comparecer e apresentar sua solicitação perante a Corte Eleitoral. O trâmite é sem custo e, uma vez aprovado, tem duração indefinida.

(8)

8

4. Incentivos à imigração de estrangeiros

A política favorável ao investimento estrangeiro se traduz em estímulos à imigração de estrangeiros, bem como de cidadãos uruguaios que tenham residido no exterior durante dois anos, que se radiquem no país ingressando capital para investir em atividades que contribuam para o desenvolvimento econômico, social ou cultural. Sob determinadas condições, o ingresso de ferramentas, máquinas, aparelhos e instrumentos necessários para o exercício de sua profissão, arte ou ofício, é desonerado de tarifas, bem como os objetos de uso pessoal, apetrechos e artefatos para a casa.

(9)

9

Quem somos

Uruguay XXI é a agencia de promoção de investimentos e exportações do Uruguai. Entre outras funções, Uruguay XXI apoia gratuitamente os investidores estrangeiros, tanto aqueles que estão avaliando onde investir quanto aqueles que já operam no Uruguai.

Nossos Serviços ao Investidor

• Informação macro e setorial. Uruguay XXI prepara periodicamente estudos sobre o Uruguai e os diversos setores da economia.

• Informação adequada às necessidades. Preparamos informação personalizada para responder suas perguntas específicas, como ser dados macroeconômicos, mercado de trabalho, impostos e aspectos legais, programas de incentivo aos investimentos, localização e custos. • Contato com os principais atores.

Geramos contatos com entidades do governo, atores industriais, instituições financeiras, centros de P+D e sócios potenciais, entre outros. • Promoção. Promovemos

oportunidades de investimento em eventos estratégicos, missões e rondas de negócios.

• Facilitação de visitas ao país de investidores estrangeiros, incluindo organização de agenda de reuniões com, por exemplo, autoridades públicas, fornecedores, sócios potenciais e câmaras empresariais. • Apoio em estabelecimentos

e expansão. Facilitamos seu estabelecimento no país e o

ajudamos para que possa concretizar o crescimento de seu negócio no Uruguai.

(10)

Referências

Documentos relacionados

Ainda, este estudo provê um conjunto de facilitadores que pode ser tomado como um caminho para as empresas que pretendam construir práticas de gestão de cadeia de

O jovem Matheus é um garotinho que tem causado bastante orgulho aos seus pais e familiares, como também aos amigos e a toda população picuiense... COMISSÃO

Apesar do número de alunos matriculados em cursos de curta e média duração online e live ter aumentado consideravelmente, a partir da pandemia, alguns executivos relatam que foi

Nesta parte do artigo é descrita a aplicação da Metodologia BSP Adaptada, de Amaral & Varajão (2007), para o planeamento de uma arquitetura de informação para a Secção de

Art. Procedemento para a imposición de medidas correctoras de condutas gravemente prexudiciais para a convivencia. A corrección de condutas gravemente prexudiciais para a

Observação 3: Quando utilizado como telefone remoto, o IP Audio Conference 2033 poderá ativar apenas um telefone IP Audio Conference 2033 e um telefone IP 2001 para Central

Espécie com registros para a Bolívia, onde ocorre em grandes altitudes (ANDERSON, 1997), norte do Chile, Argentina, Uruguai, Peru, Equa- dor, Colômbia, Venezuela e sul do

Conclui-se que sementes da espécie Stryphnodendron adstringens (Mart.) Coville respondem de forma diversa aos dois tratamentos na superação de dormência,