• Nenhum resultado encontrado

A Unimed Federação Minas encaminha às Singulares informações, publicações e notícias veiculadas sobre a regulamentação de planos de saúde.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A Unimed Federação Minas encaminha às Singulares informações, publicações e notícias veiculadas sobre a regulamentação de planos de saúde."

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

A Unimed Federação Minas encaminha às Singulares informações, publicações e notícias veiculadas sobre a regulamentação de planos de saúde.

PADRÃO TISS: NOVA VERSÃO APÓS ATUALIZAÇÃO

A ANS informa que foram realizadas atualizações nos Componentes do Padrão TISS, em função de ajustes de Conteúdo e Estrutura e de Comunicação, e da reorganização da TUSS de Material e OPME. Como os ajustes tratam de correções, a implantação é imediata. Fonte ANS.

ENVIO DE DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS COMPLETAS DO EXERCÍCIO 2016

A ANS esclarece alguns pontos em relação à obrigação de envio das demonstrações financeiras completas do exercício de 2016 com o parecer dos auditores independentes; confira:

 As demonstrações contábeis completas, incluindo relatório da administração e o parecer da auditoria (cópias das publicações quando se tratar de operadoras de médio e grande porte), devem ser encaminhadas preferencialmente por meio do PTA, até o dia 15/04/2017.

 Para o envio pelo PTA, deve ser informado no campo “tipo de arquivo” a opção “OPE - Comunicação - DIOPE”, e observadas as instruções constantes no Anexo I da IN DIOPE nº 52.  O envio pelo PTA substitui o envio por meio físico, não sendo, portanto, necessário o envio

por ambas as formas.

 O envio pelo PTA será válido se em cada arquivo contiver expediente da operadora devidamente assinado digitalmente pelo representante legal, nos termos da RN nº 411/2016.

(2)

 O relatório Circunstanciado sobre deficiências de controle interno, relativo às demonstrações de 2016, elaborado por auditoria independente, deve ser encaminhado junto do DIOPS do 1º trimestre de 2017 (DIOPS-DOCS), até 15/05/2017.

 O protocolo do PTA é o comprovante de envio da operadora, sendo que a operadora será posteriormente informada por ofício sobre eventuais documentos (arquivos) não aceitos, se houver.

 Os documentos previstos em norma para serem enviados por meio do DIOPS-DOCS não podem ser enviados por outro meio (físico ou PTA).

Fonte ANS.

ANS QUER ESTIMULAR PARTICIPAÇÃO DO PACIENTE, PROMOVENDO MELHORIA DO CUIDADO EM SAÚDE

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) quer estimular uma maior participação do paciente nas decisões relacionadas à saúde, contribuindo, assim, para qualificar o cuidado e tornar o usuário mais consciente sobre suas necessidades. Para isso, a reguladora está lançando o projeto Sua Saúde: Informe-se e Faça Boas Escolhas. A iniciativa é inspirada em ações desenvolvidas em outros países e busca falar diretamente com o paciente, fornecendo informações relevantes e orientando sobre questões relacionadas ao cuidado e tecnologias utilizadas no diagnóstico e tratamento de doenças. O projeto conta com a parceria de 17 instituições, incluindo entidades médicas, acadêmicas e de apoio ao paciente. O grupo, coordenado pela ANS, propõe um conjunto de informações que está sendo disponibilizado no portal da Agência com o intuito de melhorar o entendimento do paciente sobre sua situação de saúde e sobre o seu papel no tratamento. A página do projeto será atualizada periodicamente, com a inserção de novos conteúdos. O primeiro tema a ser abordado é a comunicação com o responsável pelo cuidado. Para isso, são dadas dicas sobre como o paciente deve se preparar para uma consulta. Essa interlocução é componente fundamental da atenção em saúde e, quando bem feita, além de aumentar o bem-estar e a confiança do paciente, pode potencializar os resultados positivos do tratamento.

“O projeto Sua Saúde é uma iniciativa que estimula uma participação mais proativa do paciente em relação à tomada de decisão em saúde, focando na informação de qualidade compartilhada com os outros responsáveis pelo cuidado”, explica Daniele Pinto da Silveira, especialista em regulação e assessora técnica da Diretoria de Desenvolvimento Setorial da ANS. “Com esse projeto, queremos oferecer ferramentas ao paciente para que ele de fato participe das decisões que lhe afeta, questione e saiba que podem existir alternativas de diagnóstico e tratamento. Queremos o paciente como protagonista do cuidado”, destaca. Daniele ressalta que em sistemas de países do mundo inteiro tem-se observado um crescimento da abordagem centrada e focada na experiência do usuário, e a comunicação tem papel fundamental, contribuindo para os resultados do cuidado. O primeiro conjunto de informações disponibilizado contempla orientações gerais para que o paciente realize uma boa consulta, com dicas que devem ser observadas antes, durante e depois do atendimento. Também são sugeridas perguntas essenciais que o paciente pode fazer ao responsável pelo cuidado em relação a procedimentos e exames:

(3)

2. Quais são os benefícios, as contraindicações e os efeitos colaterais desse exame/procedimento?

3. Existem opções mais simples e seguras?

4. O que acontece se eu não investigar ou se eu não tratar meu problema? 5. Quais são os custos envolvidos?

“É muito importante que as pessoas saibam que é esperado que façam perguntas e procurem compreender melhor o que se passa quando sofrem com algum problema de saúde. Muitas vezes os pacientes não questionam sobre sua condição de saúde quando estão em uma consulta e acabam buscando outras fontes para orientação, nem sempre adequadas. Essas perguntas que estamos sugerindo podem colaborar para um melhor resultado do cuidado e também para uma melhor relação médico-paciente. São perguntas que podem surgir naturalmente durante a conversa com seu médico ou outro profissional de saúde que o acompanha”, diz Daniele. Os responsáveis pelo cuidado (médicos e demais profissionais de saúde) são parte fundamental dessa relação e, como tal, também ganham com as medidas sugeridas pela iniciativa. Entre os benefícios estão a maior adesão do paciente ao tratamento, com maior probabilidade de obtenção de bons resultados, a fidelização do paciente ao profissional de saúde, a diminuição do risco de entendimento equivocado das prescrições e recomendações e maior satisfação do profissional de saúde com sua prática clínica.

Sobre o projeto

O projeto Sua Saúde nasceu da participação de representantes de pacientes em fóruns constituídos pela ANS e é inspirado em experiências como a Slow Medicine, o Talking to your Doctor (NIH/EUA), o programa NHS Choices e a iniciativa conhecida como Connecting to patients and people who use services, estes últimos do governo do Reino Unido. O conteúdo foi construído com o apoio de um Grupo Técnico (GT) formado e coordenado pela ANS e composto por 17 instituições. Confira abaixo os parceiros do Sua Saúde:

 Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP);

 Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (ICICT/FIOCRUZ);  Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/FIOCRUZ);

 GVSaúde/FGV-EAESP;

 Sociedade Brasileira de Medicina Nuclear (SBMN);

 Sociedade Brasileira de Patologia Clínica / Medicina Laboratorial (SBPC/ML);  Associação Brasileira de Qualidade de Vida (ABQV);

 Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC);  Hospital Sírio-Libanês;

 Hospital Israelita Albert Einstein;  Hospital Pró-Cardíaco;

 Associação Médica Brasileira (AMB);  Grupo AMIL;

 Unimed BH;  Gama Saúde;  Banco Safra;

(4)

 Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (ABRALE).

A iniciativa também surge no contexto de ações em andamento na ANS voltadas à indução da qualidade do setor, intensificadas a partir de 2014 com a proposição de cinco eixos prioritários: Oncologia (Projeto OncoRede); Cuidado ao Idoso (Projeto Idoso Bem Cuidado); Órteses, Próteses e Materiais Especiais (OPME); Odontologia (Projeto Sorrir) e Atenção ao Parto e Nascimento (Parto Adequado).

Confira a página do projeto Sua Saúde. Fonte ANS.

ANS TRANSMITE REUNIÃO DO GT DE REMUNERAÇÃO

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) realizou na terça-feira (11/04) mais uma reunião do Grupo Técnico (GT) de Remuneração. O evento, destinado a operadoras e prestadores. Acesse aqui mais informações sobre o GT de Remuneração.

Fonte ANS.

ANS APRIMORA CENTRAL DE ATENDIMENTO AO CONSUMIDOR NO PORTAL A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) reformulou a área da Central de Atendimento ao Consumidor disponível em seu portal na internet. Com a mudança, estão mais claros os canais de comunicação disponíveis para cada público de relacionamento da agência reguladora. Ao facilitar o acesso, a ANS busca atender as demandas dos beneficiários de planos de saúde, operadoras e prestadores com mais eficiência e qualidade, aprimorando a relação com os entes regulados e com a sociedade.

No novo formato, uma página inicial funciona como índice com links para os canais dirigidos a cada público: consumidor; operadora e prestador; e licitações. No “Fale sobre a ANS”, está disponível o formulário de registro de demandas para a Ouvidoria da Agência - reclamações, sugestões, consultas e elogios sobre os serviços prestados pela ANS. Em “Nossos Endereços”, é possível verificar a relação de endereços dos 12 Núcleos da Agência espalhados pelo país e o da Sede, no Rio de Janeiro.

(5)

Página inicial da Central de Atendimento ao Consumidor

Na página inicial também está em destaque o número do Disque ANS (0800 7019656), canal indicado para o consumidor registrar reclamações ou solicitar informações sobre planos de saúde. O número é também o canal de interface entre a Agência e operadoras e prestadores de serviços de saúde. Enquanto órgão regulador do setor, a ANS vem se firmando como o principal canal de relacionamento com beneficiários de planos de saúde. Através de ferramentas de mediação de conflitos entre consumidores e operadoras, a reguladora cumpre a atribuição de resolver as reclamações recebidas de forma ágil e favorável a quem contrata plano de saúde. Em 2016, por meio dos canais de relacionamento, a Agência recebeu 369,5 mil demandas de beneficiários de planos de saúde, sendo 279.268 pedidos de informação e 90.245 reclamações. Veja como acessar a Central de Atendimento ao Consumidor no portal da ANS

(6)

Acesse a Central de Atendimento ao Consumidor. Fonte ANS.

PORTABILIDADE EXTRAORDINÁRIA DA UNIMED BOA VISTA

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) determinou a portabilidade extraordinária de carências para os beneficiários da operadora Unimed Boa Vista Cooperativa de Trabalho Médico (registro ANS nº 30.415-8). Com isso, os beneficiários poderão mudar de operadora sem cumprir novos períodos de carências ou cobertura parcial temporária. O prazo para fazer a portabilidade é de até 60 dias contados a partir desta quinta-feira (13/04), data da publicação da Resolução Operacional nº 2.157 no Diário Oficial da União.

Os beneficiários poderão escolher qualquer plano de saúde disponível no mercado, de contratação individual ou familiar ou coletivo por adesão, para fazer a portabilidade. É importante destacar que aqueles que ainda se encontram cumprindo carência ou cobertura parcial temporária em seu plano da Unimed Boa Vista deverão cumprir o período remanescente na nova operadora de plano de saúde.

Para exercer a portabilidade extraordinária de carências, os beneficiários devem se dirigir à operadora escolhida, que deverá aceitá-los imediatamente mediante a apresentação da seguinte documentação:

(7)

 Identidade;  CPF;

 Comprovante de residência; e

 Quatro boletos pagos na operadora de origem (Unimed Boa Vista), referentes ao período dos últimos seis meses.

A portabilidade extraordinária é decretada em situações excepcionais, quando há necessidade de intervenção regulatória para garantir ao consumidor opções de planos de saúde, bem como assegurar os direitos de continuidade à assistência na saúde suplementar. A resolução é resultado do monitoramento do desempenho econômico-financeiro do mercado feito pela agência reguladora. Caso o beneficiário tenha alguma dúvida sobre a portabilidade, ou enfrente problemas de atendimento na operadora de destino, os canais da ANS estão disponíveis para esclarecimentos e para registrar reclamações; são eles: Disque ANS 0800 701 9656; Central de Atendimento ao Consumidor no portal da Agência (www.ans.gov.br); ou pessoalmente, em um dos 12 núcleos

localizados em diferentes cidades do Brasil.

Confira a Resolução Operacional nº 2.157.

Fonte ANS.

ANS ATUALIZA DADOS DO SETOR

O número de beneficiários em planos de assistência médica e odontológica e demais dados relacionados ao setor relativos a março estão disponíveis para consulta na Sala de Situação da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). As informações foram atualizadas nesta quinta-feira (13/04).

Nesse mês, o setor registrou 47.606.341 beneficiários em planos médico-hospitalares e 22.468.131 em planos exclusivamente odontológicos.

A Sala de Situação é um painel que mostra um panorama do setor mês a mês, com informações sobre número de beneficiários, de operadoras e de planos de saúde disponíveis, demandas dos consumidores (reclamações e pedidos de informação) e receitas e despesas das empresas. Também podem ser consultados dados específicos por Unidade Federativa e por operadora. Acesse aqui a Sala de Situação.

Confira nas tabelas abaixo o número de beneficiários em planos de assistência médica e odontológica detalhados por modalidade de contratação e por UF:

(8)
(9)

Fonte ANS.

(10)

Núcleo Regulatório Gestão Jurídica Telefones (31) 3277-2722/2761

Referências

Documentos relacionados

Neste estudo foram estipulados os seguintes objec- tivos: (a) identifi car as dimensões do desenvolvimento vocacional (convicção vocacional, cooperação vocacio- nal,

5 “A Teoria Pura do Direito é uma teoria do Direito positivo – do Direito positivo em geral, não de uma ordem jurídica especial” (KELSEN, Teoria pura do direito, p..

O CES é constituído por 54 itens, destinados a avaliar: (a) cinco tipos de crenças, a saber: (a1) Estatuto de Emprego - avalia até que ponto são favoráveis, as

Declaro que fiz a correção linguística de Português da dissertação de Romualdo Portella Neto, intitulada A Percepção dos Gestores sobre a Gestão de Resíduos da Suinocultura:

dois gestores, pelo fato deles serem os mais indicados para avaliarem administrativamente a articulação entre o ensino médio e a educação profissional, bem como a estruturação

Este capítulo tem uma abordagem mais prática, serão descritos alguns pontos necessários à instalação dos componentes vistos em teoria, ou seja, neste ponto

Após a colheita, normalmente é necessário aguar- dar alguns dias, cerca de 10 a 15 dias dependendo da cultivar e das condições meteorológicas, para que a pele dos tubérculos continue

Para preparar a pimenta branca, as espigas são colhidas quando os frutos apresentam a coloração amarelada ou vermelha. As espigas são colocadas em sacos de plástico trançado sem