• Nenhum resultado encontrado

+61 - A+, f S I'',2. ~fint'' ESTADO DA PARAÍBA PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA Gab. Des. Genésio Gomes Pereira Filho

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "+61 - A+, f S I'',2. ~fint'' ESTADO DA PARAÍBA PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA Gab. Des. Genésio Gomes Pereira Filho"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

: - - 1 , . - ..

+6

1

- A+,

f

S

•I'',2

~fint''

ESTADO DA PARAÍBA

PODER JUDICIÁRIO

TRIBUNAL DE JUSTIÇA

Gab. Des. Genésio Gomes Pereira Filho

ACÓRDÃO

MANDADO DE SEGURANÇA

n° 999.2008.000534-41001

RELATOR:

Des. Genésio Gomes Pereira Filho

IMPETRANTE:

Ana Rita Gonçalves de Oliveira

ADVOGADA:

Érika Vasconcelos Figueiredo Maia

IMPETRADO:

Exmo. Sr. Secretário da Receita do Estado da Paraíba

11

MANDADO DE SEGURANÇA.

Tributário.

Isenção. ICMS. Deficiência física. Aquisição de

veículo para suas necessidades especiais.

Necessidades especiais satisfatoriamente

comprovadas. Direção hidráulica e câmbio

automático. Equipamentos de fábrica.

Irrelevância. Respeito ao princípio da isonomia.

Concessão.

- O portador de enfermidade faz jus à isenção do

,

ICMS na aquisição de veículo automotor dotado

de direção hidráulica se não pode dirigir veículo

sem este equipamento em razão de sua

deficiência física. Sendo o referido equipamento

indispensável para a pessoa enferma conduzir o

veículo, é irrelevante tratar-se de opcional.

- Restando demonstrado os requisitos exigidos

pela lei para a concessão de isenção do ICMS,

não há como negar ao impetrante o direito a tal

benefício fiscal.

VISTOS, relatados e discutidos os presentes

autos acima identificados.

ACORDAM

os integrantes do Tribunal Pleno

do Egrégio Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba, por unanimidade, em

conceder a segurança, nos termos do voto do Relator e da certidão de julgamento

de fl. 81.

RELATÓRIO

Cuida-se de

Mandado de Segurança com pedido de liminar

(fls. 02/06) interposta por

ANA RITA GONÇALVES DE

s OLIVEIRA em face de ato supostamente ilegal do EXMO. SECRETÁRIO DA

(2)

--RECEITA DO ESTADO DA PARAÍBA que indeferiu o pedido de isenção do ICMS

para compra de veículo automotor.

Em suas razões, assevera que é portadora de neoplasia da mama esquerda, tendo se submetido a uma cirurgia para a retirada de um câncer com esvaziamento axilar, o que lhe ocasionou uma redução da mobilidade do seu braço, impossibilitando-a de dirigir veículo comum. Ao final, requer a concessão da segurança para que seja autorizada a compra de veículo com itens necessários de fábrica (direção hidráulica e vidro elétrico).

Juntou documentos (fls. 09/49).

Informações prestadas pela autoridade coatora (fls. 60167).

A Douta Procuradoria-Geral de Justiça emitiu parecer (fls. 70/75) opinando pela concessão da segurança.

É o relatório.

VOTO

O cerne da questão gravita em torno da concessão de isenção de ICMS para a aquisição de veículo automotor novo com itens necessários de fábrica, quais sejam, direção hidráulica e vidro elétrico, para ser dirigido por motorista portadora de deficiência física.

Acerca do assunto, convém colacionar trecho do Decreto Estadual da Paraíba n° 28.137, de 19 de abril de 2007 que disciplina acerca da isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Serviço (ICMS), in verbis:

"Art. 1° - Ficam isentas do ICMS as saídas internas e interestaduais de veículo automotor novo com características específicas para ser dirigido por motorista portador de deficiência fi'sica, desde que as respectivas operações de saída sejam apuradas por isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados — IPI, nos termos da legislação federal vigente:

§3°

I — Laudo de perícia médica fornecido pelo Departamento de Trânsito do Estado — DETRAN, onde estiver domiciliado o interessado, que:

a) ateste, de forma expressa, que o interessado é deficiente fi'sico, capaz de dirigir veículo automotor especialmente adaptado, especificando o tipo de deficiência fi'sica com o seu respectivo Código Internacional de Doença — CID, desde que esteja relacionada no Anexo II deste Decreto".

(Grifo nosso).

Com efeito, diante do contexto probatório encartado ao caderno processual, infere-se que a recorrente acostou Laudo Médico (fl. 09) e Laudo Pericial fornecido pelo DETRAN (fl. 10), concluindo que esta se encontra "apta para dirigir veículos automotores categoria 'B', com transmissão automática e direção hidráulica ou modificada conforme a necessidade de cada caso. Inapta

(3)

t i

,

definitivamente para dirigir v ículos automotores convencionais. Atende ao disposto na alínea 'a', § 3°, do Decreto n°2 .137, de 19 de abril de 2007". (Destacado).

Colacionou aos autos, ainda, a autorização para aquisição de veículo com isenção de IPI (fl. 11), bem como a sua carteira de motorista (fl. 12), a qual dispõe a obrigatoriedade de uso de carro com direção hidráulica e vidros elétricos.

Nessa ordem de idéias, tem-se que a impetrante encontra-se amparada pelo disposto no ordenamento acima citado, uma vez que, consoante demonstrado nos autos, a mesma submeteu-se a procedimento cirúrgico "Mastectomia" esquerda, por ser portadora de patologia de CID "050", consoante se depreende do laudo médico (fl. 10), não estando apta para dirigir veículos comuns, mas, sim, àqueles adaptados a sua necessidade, in

casu, direção hidráulica e vidros elétricos.

Sendo assim, não merece prosperar a alegação do Secretário da Receita Estadual da Paraíba de que a promovente não faz jus à concessão de tal benefício em razão desta não preencher os requisitos exigidos pelo Decreto Estadual n° 28.137, de 19 de abril de 2007 (fls. 13/15), pois, como visto alhures, tais requisitos restaram sobejamente demonstrados.

11

Outrossim, é imperioso ressaltar que, mesmo tendo o parágrafo único do art. 2° do aludido decreto disposto que "não se

1

configurará como especialmente adaptado o veículo que possuir componentes originais, de série, i colocados diretamente pelo fabricante", os nossos tribunais pátrios vem entendendo ser

irrelevante, para a isenção do ICMS, se a direção hidráulica e o vidro elétrico, por exemplo, necessários à adaptação do automóvel, é item produzido ou não em série. Senão, vejamos:

,

"EMENTA: DIREITO TRIBUTÁRIO - MANDADO DE SEGURANÇA ISENÇÃO DE ICMS -DEFICIENTE FÍSICO - VEÍCULO ADAPTADO POR EXIGÊNCIA DO ÓRGÃO DE TRÂNSITO COMPETENTE - RICMS/2002. - Nos termos da legislação específica, é cabível a isenção do ICMS

111 na aquisição, por deficiente físico, de veículo

equipado com câmbio automático ou semi-automático, ainda que produzido em série".

(Ti-

M.

MS 1.0024.06.086385-9/001, Rel.: Des. Silas i Vieira, DJ. 30/08/2007) (Grifei).

1

"MANDADO DE SEGURANÇA. TRIBUTÁRIO. ISENÇÃO. ICMS. DEFICIÊNCIA FÍSICA.

i

AQUISIÇÃO DE VEÍCULO AUTOMOTOR COM DIREÇÃO HIDRÁULICA. EQUIPAMENTO DE FÁBRICA. FALTA DE ESPECIAL ADAPTAÇÃO. IRRELEVÂNCIA. CONCESSÃO. O portador de enfermidade faz jus à isenção do ICMS na aquisição de veículo automotor dotado de direção hidráulica se não pode dirigir veículo sem este equipamento em razão de sua deficiência física. Sendo o referido equipamento indispensável para a pessoa enferma , conduzir o veículo, é irrelevante tratar-se de , , opcional oferecido aos consumidores em geral que

não foi especificamente adaptado para seu uso .11 exclusivo. Recurso desprovido." (TT-RS, AC e RO N°

i

g

.

(4)

70006564827, 22' Câmara Cível, Rel. (a): Maria Isabel de Azevedo Souza, Julgado em 21/10/2003). (Destaquei).

Nesse norte, o fato da adaptação ser realizada pela montadora, isto é, ser proveniente de fábrica, não deve ser considerada óbice para a incidência do ICMS, como justificou a autoridade coatora, uma vez que, através de uma interpretação teleológica da supracitada norma, tem-se que o objetivo primordial dessa isenção foi, justamente, excepcionalizar o tratamento dado aos deficientes físicos, possibilitando, em função de sua necessidade especial, a sua inclusão social, reduzindo-lhe os ônus fiscais, e, assim, facilitar a aquisição do veículo automotor adaptado especialmente às suas necessidades, os quais, em razão dessa adaptação, já são bem mais caros que os carros comuns, garantindo, dessa forma, por força do Principio da lsonomia, a igualdade entre os cidadãos portadores de necessidade especiais com os que não as possuem.

Outro não é o entendimento dos tribunais:

"APELAÇÃO. MANDADO DE SEGURANÇA. ISENÇÃO DE ICMS. DEFICIÊNCIA FÍSICA.

111 AQUISIÇÃO DE VEICULO AUTOMOTOR COM DIREÇÃO HIDRÁULICA. EQUIPAMENTO DE FÁBRICA. FALTA DE ESPECIAL ADAPTAÇÃO. IRRELEVÂNCIA. CONCESSÃO. I - Cabível mandado de segurança contra ato de cobrança de imposto, no caso o ICMS. II - O portador de enfermidade tem direito à isenção do ICMS na aquisição de veículo automotor dotado de direção hidráulica se não pode dirigir veículo sem este equipamento em razão de sua deficiência física. RECURSO DESPROVIDO, MANTIDA A SENTENÇA, EM REEXAME NECESSÁRIO.” (AC e RO N° 70011731130, 22a Câmara Cível, Tj-RS, Rel. (a): Liselena Schifino Robles Ribeiro, Julgado em 01/06/2005). (Grifado)

o

Superior Tribunal de Justiça, em acórdão

proferido no RMS n° 9.051/PR, Relator Min. Ari Pargendler, também se pronunciou acerca do assunto, reconhecendo o direito à isenção de ICMS na aquisição de veículo dotado de direção hidráulica, ao decidir que:

"(...) não identificado pela legislação o que seja "o modelo comum", o intérprete deve se valer da noção que essa expressão tem no âmbito do mercado. (..) no Brasil, diversamente do que ocorre nos Estados Unidos, por exemplo, o carro sem direção hidráulica e com câmbio manual é o modelo comum. Consequentemente, provado • que está impossibilitada "de utilizar o modelo comum", a

Recorrente tem o direito de adquirir um veículo com direção hidráulica e câmbio automático/hidramático ou cuja alavanca manual tenha sido alterada, com isenção do Imposto Sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços." (Segunda Turma, D.J.0 22.02.1999).

- Com base nessas considerações, sob qualquer . ótica que se possa analisar a questão em apreço, não se afigura adequada a

(5)

,

.

interpretação da norma de isenção quando esta vise a afastar de sua incidência os

veículos cuja adaptação às necessidades do deficiente físico já estejam incluídas

desde a fábrica.

Ante o exposto, e em harmonia com o parecer

ministerial,

CONCEDO A SEGURANÇA PLEITEADA, com conseqüente revogação

da medida liminar antes indeferida.

É como voto.

Presidiu a sessão o Excelentíssimo Senhor

Desembargador Genésio Gomes Pereira Filho, Vice-Presidente, na eventual

ausência do Presidente, Excelentíssimo Senhor Desembargador Antônio de Pádua

Lima Montenegro.

Relator:l Excelentíssimo Senhor Desembargador Genésio Gomes Pereira Filho (Vice-Presidente).

Participaram ainda do julgamento os

Excelentíssimos Senhores Desembargadores Maria das Graças Morais Guedes

(Desembargadores Maria de Fátima Moraes Bezerra Cavalcanti),

Manoel Soares

Monteiro, Márcio Murilo da Cunha Ramos, José Di Lorenzo Serpa, Saulo

Henriques de Sá e Benevides, Des. Marcos Cavalcanti de Albuquerque, João

Batista Barbosa

(Juiz convocado para substituir o Des. Luiz Sílvio Ramalho Júnior),

Antônio Carlos Coelho da Franca, Leôncio Teixeira Câmara, Joás de Brito Pereira

• Filho e Arnóbio Alves Teodásio. Ausentes, justificadamente, os Exmos. Srs.

Desembargadores Maria das Neves do Egito de Araújo Duda Ferreira, Miguel de

Brito Lyra Filho

(Juiz

convocado

para integrar a

Corte,

tendo em vista o

afastamento do Des. Marcos Antonio Souto Maior),

Abraham Lincoln da Cunha

' Ramos, Jorge Ribeiro Nábrega, Júlio Paulo Neto

(Corregedor-Geral da Justiça)

e

Nilo Luis Ramalho Vieira.

Presente à sessão o Excelentíssimo Sr. Dr. Paulo

Barbosa de Almeida, Procurador-Geral de Justiça, em exercício.

Tribunal Pleno, Sala de Sessões

"Des. Manoel Fonsêca Xavier de Andrade"

do Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba, em

João Pessoa, dia 05 de novembro de 2008.

111

Des. Gen:. io Gomes Per 5., ilho Relator

(6)

._ • TRIBUNAL DE JUSTIÇA Coordenadoria ~otária Regtstrado

en~—?..42

Referências

Documentos relacionados

Correlações entre as características físicas e morfológicas do sêmen e o perfil de proteínas e açúcares redutores do plasma seminal de touros da raça Nelore com 24 meses de

[r]

Estima-se que, da demanda nacional de amêndoas de guaraná, cerca de 70% seja absorvida pelos fabricantes de refrigerantes, enquanto os 30% restantes são comercializados em forma

Analisando os fatores neotectônicos de lineamentos, anomalias de drenagem (curvas anômalas) e basculamento da Bacia Hidrográfica do Mindu é possível afirmar, usando como base os dados

A classificação por equipas será apurada entre os 3 atletas mais bem classificados de cada equipa na classificação absoluta de cada prova na distância maratona. Considera-se

(vermelha) com o ombro esquerdo, contorna bóia 2 (amarela), com o ombro esquerdo, chegada em frente ao Yacht Clube da Bahia no mesmo local da largada.. II- Percurso Amador: Largada

Ao participar da CORRIDA MEIA MARATONA ATHENAS RIO DE JANEIRO, o atleta assume a responsabilidade por seus dados fornecidos e aceita totalmente o Regulamento da Corrida,

§ 4º O MPF não será exigido nas hipóteses de procedimento de fiscalização: I – realizado no curso do despacho aduaneiro; II – interno, de revisão aduaneira; III –