• Nenhum resultado encontrado

UNIPOSRIO-FÍSICA - Exame Unificado de Pós-Graduações em Física do Rio de Janeiro Edital

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNIPOSRIO-FÍSICA - Exame Unificado de Pós-Graduações em Física do Rio de Janeiro Edital"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

UNIPOSRIO-FÍSICA - Exame Unificado de Pós-Graduações em Física do Rio de Janeiro Edital 2016-1

As Coordenações dos Programas de Pós-Graduação em Física das instituições 1. Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas – CBPF

2. Departamento de Física da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio 3. Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ

4. Instituto de Física da Universidade Federal Fluminense – UFF 5. Instituto de Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ,

tornam pública a abertura de inscrições e estabelecem normas para o exame de seleção de candidatos aos cursos de Mestrado e Doutorado, para o primeiro semestre de 2016.

Informações Gerais 1. DATAS IMPORTANTES 2. DAS INSCRIÇÕES 3. DA PROVA 4. DO PROGRAMA DA PROVA 5. DA APLICAÇÃO DA PROVA

6. DA CORREÇÃO DA PROVA E DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS 7. DO USO DOS RESULTADOS

8. DO RESULTADO FINAL 9. INFORMAÇÕES ADICIONAIS 10. PROVAS ANTERIORES

1. DATAS IMPORTANTES

- Inscrições: 28 de setembro de 2015 a 1 de novembro de 2015.

- Prazo para solicitar a realização da prova em outra unidade:26 de outubro de 2015. - Realização da Prova escrita: 9 de novembro de 2015.

- Divulgação das notas da prova escrita: 17 de novembro de 2015.

- Pedido de revisão da Prova: de 18 de novembro a 19 de novembro de 2015.

- Avaliação Presencial : 26 de novembrode 2015 para oscandidatos ao Mestrado e 27 de novembro de 2015 para oscandidatos ao Doutorado.

- Divulgação do Resultado Final: 11 de dezembro de 2015.

2. DAS INSCRIÇÕES

2.1 As inscrições estarão abertas de 28 de setembro de 2015 a 1 de novembro de 2015, devendo ser feitas via internet através do formulário acessado no endereço

(2)

http://uniposrio-fisica.cbpf.br/index.php?page=formularios.PreRegister

2.2 A inscrição para o exame implica que o candidato está automaticamente inscrito na seleção aos Programas de Pós-Graduação das Instituições que organizam o exame. O candidato não necessita fazer sua inscrição em separado nos Programas de Pós-Graduação das instituições de seu interesse.

2.3 O candidato deverá enviar os seguintes documentos através do site no momento da inscrição: - Histórico da graduação

- Histórico do mestrado (quando aplicável) - CPF/RG ou passaporte.

2.4 O candidato deverá solicitar duas (2) Cartas de Recomendação a diferentes Professores de seu conhecimento. As cartas deverão ser preenchidas no formulário online que pode ser acessado no endereço

http://uniposrio-fisica.cbpf.br/index.php?page=formularios.carta_recomendacao

Candidatos com Mestrado devem solicitar uma das cartas ao seu orientador. Na impossibilidade de atender a esta exigência, o candidato deve justificá-la.

3. DA PROVA

3.1 O exame de seleção será realizado em uma única etapa, no dia 9 de novembro de 2015, das 14:00 às 18:00h (hora de Brasília), no Instituto de Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro. O candidato deverá apresentar-se com 45 min de antecedência no seguinte local:

Instituto de Física - UFRJ

Secretaria de Graduação Av. Athos da Silveira Martins 149, 3º andar, Bloco A, Centro de Tecnologia,

21941-972, Ilha do Fundão - Rio de Janeiro - RJ E-mail: unipos-ufrj@if.ufrj.br

Fone: +55 (21) 3938-7271 / 7187

As provas da UNIPOSRio serão realizadas em salas do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio de Janeiroa serem divulgadas ou conforme orientação que o candidato receberá no local.

3.2 Além deste local, a Comissão Organizadora do exame fará esforços para que o exame também seja aplicado no mesmo dia e horário em outras localidades distribuídas no Brasil e em outros países. O candidato que desejar realizar o exame em outro local deve se manifestar entrando em contato com a Coordenação do exame até o dia 26 de outubro de 2015 pelo email unipos-ufrj@if.ufrj.br .

4. DO PROGRAMA DA PROVA

4.1 A prova será baseada nos conhecimentos das áreas gerais dos Programas de Graduação em Física, constituída de 5blocos, a saber:

Bloco 1: Mecânica Clássica

Bloco 2: Ondas, Fluídos e Termodinâmica Bloco 3: Eletromagnetismo

Bloco 4: Ondas Eletromagnéticas, Ótica e Física Moderna Bloco 5: Mecânica Quântica

(3)

4.2 Todos os candidatos deverão escolher apenas 4 dos 5 blocos para resolver. Os candidatos ao doutorado deverão obrigatoriamente escolher o bloco 5 (Mecânica Quântica). Somente serão corrigidos os 4 blocos escolhidos pelo aluno. A escolha dos 4 blocos pelo aluno deverá estar claramente registrada na folha de rosto da prova.

4.3 Cada bloco consistirá de 3 questões de múltipla escolha e uma questão discursiva. Duas respostas erradas a questões de múltipla escolha cancelam uma resposta correta a outra questão de múltipla escolha, dentro do universo de 12 questões de múltipla escolha dos 4 blocos escolhidos. Respostas em branco não terão nenhum efeito sobre a correção das outras questões.

4.4 A bibliografia sugerida para cada bloco é a seguinte: Bloco 1: Mecânica Clássica

* Curso de Física Básica 1, Nussenzveig, HerchMoyses / Edgard Blucher

* Fundamentos de Física 1 - Resnick, Robert; Halliday, David; Walker, Jearl / LTC

Bloco 2: Ondas, Fluídos e Termodinâmica

* Curso de Física Básica 2, Nussenzveig, HerchMoyses / Edgard Blucher

* Fundamentos de Física 2 - Resnick, Robert; Halliday, David; Walker, Jearl / LTC

Bloco 3: Eletromagnetismo

* Curso de Física Básica 3, Nussenzveig, HerchMoyses / Edgard Blucher

* Fundamentos de Física 3 - Resnick, Robert; Halliday, David; Walker, Jearl / LTC

Bloco 4: Ondas Eletromagnéticas, Ótica e Física Moderna

* Curso de Física Básica 4, Nussenzveig, HerchMoyses / Edgard Blucher

* Fundamentos de Física 4 - Resnick, Robert; Halliday, David; Walker, Jearl / LTC

Bloco 5: Mecânica Quântica

* Quantum Mechanics - Vol 1- Claude Cohen-Tannoudji, Bernard Diu, Frank Laloe / WileyInterscience.

5. DA APLICAÇÃO DA PROVA

5.1 O candidato deverá comparecer ao local de prova com no mínimo 45 minutos de antecedência para verificação e assinatura da lista de presença, munido de documento de identidade com foto.

5.2 O candidato deverá rubricar todas as folhas da prova.

5.3 A prova terá a duração de (04) quatro horas com início às 14h (horário de Brasília).

5.4 Não será permitida entrada de candidatos no local de aplicação da prova após as 14h (horário de Brasília).

5.5 Não será permitida consulta a nenhum material além daquele contido na prova.

5.6 Não será permitido o uso de calculadora e de outros equipamentos eletrônicos, tais como telefones celulares e agendas.

(4)

5.7 Só será permitida a saída definitiva da sala depois de transcorridos 90 minutos do horário de início da prova.

5.8 O candidato poderá ir ao banheiro somente depois de transcorridos 60 minutos do horário de início de cada prova e com o acompanhamento de um fiscal da sala.

5.9 Em hipótese alguma o rascunho será considerado na correção da prova.

6. DA CORREÇÃO DA PROVA E DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS

6.1 A prova será corrigida por uma banca indicada pelas Coordenações de Pós-Graduação envolvidas. A cada candidato será atribuída uma nota final de 0 a 10, com aproximação até a segunda casa decimal, refletindo seu desempenho no exame. As Coordenações de Pós-Graduação envolvidas terão acesso à totalidade das notas, mas as mesmas não serão tornadas públicas.

6.2 Cada candidato receberá por correio ou por e-mail, através dos endereços indicados na ficha de inscrição, sua nota final no exame escrito e a distribuição geral das notas. O prazo para a divulgação destes resultados é 17 de novembro de 2015.

6.3 O candidato poderá solicitar revisão de prova de 18 de novembro de 2015 até as 18:00 do dia 19 de novembro de 2015. A revisão só poderá ser solicitada pelo próprio candidato através de e-mail para o endereço unipos-ufrj@if.ufrj.br. Após a revisão de prova, as notas de revisão atribuídas pelas bancas examinadoras serão as notas definitivas dos candidatos.

6.4 Cada Programa estabelecerá uma nota mínima para o candidato realizar a Avaliação Presencial (vide 6.6), que será informada junto com as notas dos candidatos.

6.5 Após divulgados os resultados da prova escrita, o candidato poderá se inscrever para a Avaliação Presencial das instituições a que deseja se candidatar no endereço

http://uniposrio-fisica.cbpf.br/index.php?page=formularios.PreAgendaEntr

Somente candidatos com notas iguais ou superiores à nota mínima (vide 6.4) poderão se inscrever para a Avaliação Presencial de cada Programa.

6.6 Durante a Avaliação Presencial, o candidato terá avaliada sua trajetória acadêmica e poderá ser arguído sobre o conteúdo de sua prova escrita. A Avaliação Presencial será realizada no Instituto de Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro,em salas que serão anunciadas oportunamente no site http://uniposrio-fisica.cbpf.br/, nos dias 26 de novembrode 2015 para oscandidatos ao Mestrado e 27 de novembro de 2015 para oscandidatos ao Doutorado.

7. DO USO DOS RESULTADOS

7.1 Cada Programa fará uso dos resultados do exame escrito e da Avaliação Presencial para a seleção e classificação dos candidatos segundo seus próprios critérios. A aceitação ou a não-aceitação em um Programa não implica a aceitação ou não-aceitação em outro Programa.

8. DO RESULTADO FINAL

8.1 O prazo final para a divulgação simultânea dos resultados finais dos processos de seleção para os Programas de Pós-Graduação que realizam o exame é 11 de dezembro de 2015.

(5)

9. INFORMAÇÕES ADICIONAIS

Organização do exame: unipos-ufrj@if.ufrj.br

Secretaria de Pós-Graduação do CBPF Rua Xavier Sigaud 150

22290-180, Urca - Rio de Janeiro - RJ E-mail: posgrad@cbpf.br

Telefone: +55 (21) 2141-7203 / 2141-7163

Secretaria de Pós-Graduação do DF/PUC-Rio Rua Marquês de São Vicente, 225

22451-900, Gávea - Rio de Janeiro - RJ E-mail: pgfis@fis.puc-rio.br

Telefone: +55 (21) 3527-1267 (1268, 1264, 1258)8.

Secretaria de Pós-Graduação do IF/UERJ Campus Francisco Negrão de Lima Pavilhão João Lyra Filho

R. São Francisco Xavier, 524 - 3 andar - Bloco F - Sala 3.136 20550-900 Maracanã - Rio de Janeiro - RJ

E-mail: ppgf_if@uerj.br Telefone: +55 (21) 2334-0575

Secretaria de Pós-Graduação do IF/UFF Av. Gal. Milton Tavares de Souza, s/n Campus da Praia Vermelha

24210-346 - Niterói - RJ E-mail: cpg@if.uff.br

Telefone: +55 (21) 2629-5878 / 2629-5879

Secretaria de Pós-Graduação do IF/UFRJ UFRJ - Centro de Tecnologia (CT) Bloco A - 3 andar - sala 329

21941-611 - Ilha do Fundão - Rio de Janeiro - RJ E-mail: pos@if.ufrj.br

Telefone: +55 (21) 3938-7271 / 3938-7187

* Todas as Correspondências devem ser enviadas ao endereço: Secretaria de Pós-Graduação do IF/UFRJ

Av. Athos da Silveira Ramos, 149

Centro de Tecnologia - bloco A - Cidade Universitária – Rio de Janeiro - RJ - CP: 68528 - CEP: 21941-972

10. PROVAS ANTERIORES

Exemplos de provas anteriores estão disponíveis na página da UNIPOSRIO.

Referências

Documentos relacionados

Propiciar um panorama geral da área de Física do Estado Sólido, com ênfase nas idéias fundamentais e conceitos gerais, e uma visão moderna da ciência dos materiais. Utilização

ajuizada pelo Ministério Público Federal em favor de FRANCISCO ELDER PINHEIRO, ERINALDO DE VASCONCELOS SILVA, WILLIAN GOMES DE MIRANDA e JOSÉ ALBERTO DE

Ressalta-se que mesmo que haja uma padronização (determinada por lei) e unidades com estrutura física ideal (física, material e humana), com base nos resultados da

Por fim, na terceira parte, o artigo se propõe a apresentar uma perspectiva para o ensino de agroecologia, com aporte no marco teórico e epistemológico da abordagem

Mas, então, não concordais que sejamos criminosos, e nos declarais inocen- tes, e como inocentes que somos, ficais ansiosos para que não perseveremos na confissão que sabeis que

U O fortalecimento dos valores culturais e cívicas, a melhoria da qualidade e a permanência da educação modernização e adequação do sistema educativo, o relacionamento

A Coordenadoria do PPGTG - Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes e Gestão Territorial da Universidade Federal de Santa Catarina, atendendo ao Regimento

Também há outras cirurgias que não eram pertencentes há um sistema específico ou o sistema que foi realizado a cirurgia houveram apenas casos esporádicos, então todos