• Nenhum resultado encontrado

SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE COORDENADORIA DE RECURSOS HUMANOS GRUPO DE SELEÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS HUMANOS PROJETO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE COORDENADORIA DE RECURSOS HUMANOS GRUPO DE SELEÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS HUMANOS PROJETO"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

1

PROJETO

“CURSO DE QUALIFICAÇÃO DO CUIDADO NAS REDES DE

ATENÇÃO À SAÚDE

CURSO SEMIPRESENCIAL

SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DE SÃO PAULO COORDENADORIA DE RECUROS HUMANOS

Parcerias:

GRUPO TÉCNICO BIPARTITE DE EDUCAÇÃO PERMANENTE

INSTITUTO DE PESQUISA E APOIO AO DESENVOLVIMENTO SOCIAL - IPADS (Convênio 473/16)

(2)

2 1 - Equipe responsável:

GSDRH

o Núcleo de Educação Permanente - GSDRH o Equipe EAD-SES/SP

GT BIPARTITE DE EDUCAÇÃO PERMANENTE

IPADS

2 - Introdução:

A presente proposta foi elaborada no âmbito da parceria estabelecida por meio do convênio nº 473/16 que estabelece a formulação de processos de capacitação voltados aos profissionais da Atenção Primária em Saúde do SUS/SP, envolvendo: a Coordenadoria de Recursos Humanos, o Grupo Técnico Bipartite de Educação Permanente em Saúde e a equipe do Instituto de Pesquisa e Apoio ao

Desenvolvimento Social – IPADS.

Um dos principais desafios presentes em qualquer sistema de saúde, diz respeito a necessidade de realização periódica de ajustes em seus modelos de atenção, seja em função da mudança do quadro de necessidades de saúde da população assistida, seja em função da necessidade de incorporação de novos conhecimentos científicos ou novas tecnologias.

No Sistema Único de Saúde - SUS o ajuste do modelo de atenção nesse momento se faz presente, tanto impulsionado pelos avanços tecnológicos incorporados ao setor saúde como, e principalmente, em função das rápidas transformações demográficas observadas em nossa sociedade o que gera novas necessidades de saúde, estabelecidas pela predominância de condições crônicas.

Esse quadro se completa com expressiva presença de morbimortalidade por causas externas e por doenças infecto contagiosas, caracterizando um perfil

epidemiológico de tripla carga de doenças, que requer para seu

enfrentamento,uma abordagem integral do processo saúde doença, a continuidade assistencial e, a integração sistêmica em todas as dimensões.

3 - Justificativa:

Nesse cenário, para garantir a oferta de cuidados em saúde qualificados, propiciar o acesso universal e equânime aos serviços pelos usuários e, a atenção integral e contínua, faz-se necessário superar a fragmentação dos Sistemas de Saúde e em particular do SUS, buscando sua integração em âmbito sistêmico com a estruturação das Redes de Atenção à Saúde - RAS e, também, em âmbito dos serviços de saúde e das práticas profissionais que aí se desenvolvem.

Foi respeitando esses pressupostos, que se propôs a formulação de processos de capacitação para profissionais de saúde do Estado de São Paulo, particularmente

(3)

3

os da Atenção Primária em Saúde, na perspectiva de contribuir com a

integração do SUS e a qualificação do cuidado ofertado.

O desenvolvimento do Curso “Qualificação do Cuidado nas Redes de Atenção

à Saúde” na modalidade semipresencial,constitui-se em uma das iniciativas

propostas a partir dessa reflexão.

Pretende-se com esse curso, em linhas gerais, possibilitar o alinhamento conceitual e a instrumentalização de novas práticas profissionais. Acredita-se, assim, que os mecanismos tecnológicos de educação à distância, associados às aulas presenciais, aos momentos de dispersão com apoio dos tutores e às atividades programadas de Ensino à Distância - EAD, para serem desenvolvidas, analisadas e/ou realizadas, no cotidiano dos participantes, fornecerão novas possibilidades de ensino-aprendizagem, respeitando a vivencia concreta dos participantes no SUS.

O desenvolvimento deste projeto possui duas fases: Formação de tutores e execução do curso.

4 - Objetivo geral

Preparar profissionais da Atenção Primária em Saúde do SUS no Estado de São Paulo, para atuarem como agentes de qualificação do cuidado em saúde nas suas unidades, na perspectiva de estruturação de redes de atenção à saúde.

4. 1 - Objetivos específicos:

4.1.1 Da formação de tutores

- Capacitar 42 (quarenta e dois) tutores para atuarem como agentes de transformação de mudanças de práticas nos territórios (esta ação está sob responsabilidade técnica do IPADS);

4.1.2 Do Curso

- Compor equipes nos territórios, com o apoio dos articuladores da Atenção Básica para discutirem o cuidado em saúde, com enfoque nas redes de atenção, especificamente para um olhar às doenças crônicas.

5 - Público alvo: Profissionais da Atenção Primária em Saúde do SUS/SP 6 - Carga horária

6.1- Da formação de Tutores- 2 turmas de 40h cada uma

6.2- Do curso - A carga horária proposta é de 80 (oitenta) horas, sendo 56 (cinqüenta e seis) horas na modalidade EAD e 24 (vinte e quatro) horas em três encontros presenciais, de 8 horas cada.

(4)

4 7 - Número de vagas

7.1 - Da formação de Tutores- 42 vagas distribuídas em duas turmas de 21 7.2 - Do Curso - A capacitação será ofertada a cerca de 1.800 (hum mil e oitocentos) profissionais, divididos em três etapas com 20 turmas cada uma totalizando 60 turmas.

8- Cronograma

8.1 - Da formação de Tutores- de 24/07 a 04/08/2017 (dias alternados) 8.2- Do Curso

1ª etapa - cerca de 600 (seiscentos) profissionais - segundo semestre de 2017 (agosto a dezembro);

2ª etapa: cerca de 600 (seiscentos) profissionais - primeiro semestre de 2018 (fevereiro a maio);

3ª etapa: cerca de 600 (seiscentos) profissionais - segundo semestre de 2018 (julho a outubro).

Os encontros presenciais estão previstos para ocorrerem: 1) no início do curso; 2) ao final do primeiro módulo; 3) ao final do curso.

9- Metodologia

A presente proposta alinha-se e orienta-se na perspectiva histórico-crítica de

educação, no trabalho como princípio educativo e na metodologia

problematizadora de ensino. Nesse sentido, essa ação educativa visa o domínio do conhecimento técnico-científico, a capacidade de planejamento das ações, o

exercício da criatividade, o trabalho em equipe, a boa relação

profissional/usuário,a qualidade no desempenho das funções de forma ética e humanizada,objetivando qualificar o cuidado ofertado, particularmente na Atenção Primária em Saúde.

O desenvolvimento de ações educativas pressupõe algumas etapas:

• Preparar, sempre que possível, os alunos para a realização da atividade, por meio de aquecimento físico ou mental;

• Compartilhar a vivência, entre os alunos, com a explicitação de sentimentos, emoções, dificuldades ou facilidades sentidas;

 Estimular a troca de experiências e análise de situações do cotidiano dos

participantes, possibilitando a aproximação, indagação, reflexão e teorização da própria prática,

• Sistematizar o processamento teórico das ideias, conceitos chaves etc. para que se possa retornar a situações vividas de maneira sistematizada, com a apropriação de conceitos, através de um processo de abstrações sucessivas, visando uma intervenção e transformação da realidade

(5)

5

10- Estruturação do Curso

A modalidade de ensino é semipresencial com utilização de tecnologias de Ensino a Distância (EAD). Haverá momentos com atividades de concentração e momentos com atividades de dispersão.

Serão realizadas as seguintes atividades nos momentos de concentração que ocorrerão nos encontros dos profissionais com os tutores nos Departamentos Regionais de Saúde:

• Vídeo aulas

• Estudos dirigidos a partir de: leitura e discussão de textos; apresentação e discussão de filmes; leitura e discussão de casos clínicos; socialização e discussão dos trabalhos de campo

• Plenárias para sistematização de conteúdos

As seguintes atividades serão realizadas em campo individualmente pelos alunos nos momentos de dispersão:

• Leitura de textos complementares.

• Visualização de vídeos previamente indicados. • Interação com o tutor via plataforma informatizada.

• Trabalho de campo: observação sistemática de práticas profissionais e/ou da realidade de saúde; levantamento de dados e informações.

Na perspectiva de dar suporte as atividades de EAD será utilizada a plataforma Moodle,cuja disponibilização e treinamento para uso serão de responsabilidade da equipe da EAD SES-SP.

Pretende-se que essa plataforma dê suporte as atividades pedagógicas propostas, bem como disponibilize um conjunto de matérias definidos:

• Textos de apoio • Vídeos de apoio • Aulas

• Chat/ Fórum

• Relacionamento direto com o tutor • Avaliação

Além da própria filosofia da Plataforma Moodle, alguns pressupostos deverão ser observados:

• A filosofia educacional do construcionismo - o conhecimento é construído na mente do estudante, ao invés de ser transmitido sem mudanças a partir de livros, aulas expositivas ou outros recursos tradicionais de instrução.

(6)

6

• O professor ajuda o aluno a construir este conhecimento com

base nas suas habilidades e conhecimentos próprios, ao invés de simplesmente publicar e transmitir este conhecimento.

• Ênfase nas ferramentas de interação entre os protagonistas e participantes do curso

• Inclui ferramentas que apoiam o compartilhamento de papéis dos participantes (nos quais eles podem ser tantos formadores quanto aprendizes e a geração colaborativa de conhecimento, como wikis, e-livros, etc., assim como ambientes de diálogo, como diários, fóruns, bate-papos, etc.)

• Fortalece a noção de que o aprendizado ocorre particularmente bem em ambientes colaborativos.

Vale destacar ainda, que no âmbito da Plataforma Moodle há um conjunto de possibilidades no que se refere ao processo do acompanhamento e avaliação dos alunos. São elas:

• Avaliação por acessos: o Moodle fornece uma ferramenta denominada log de atividades, que permite colocar em gráfico os acessos dos participantes ao site, que ferramentas utilizou, que módulos ou materiais ou atividades acessou, em que dia, em que hora, a partir de que computador, e por quanto tempo.

• Avaliação por participação:todas as intervenções dos alunos no ambiente (envio de perguntas e de respostas, atividades colaborativas, entradas no diário, etc., também são separadas sob o perfil do aluno, permitindo sua rápida avaliação. Existem ferramentas específicas que permitem ao professor passar ensaios, exercícios e tarefas, com datas e horários limites para entrega.

• Avaliação somativa e formativa:o Moodle permite a criação de enquetes,questionários de múltipla escolha, dissertativos, etc., com grande variedade de formatos. Essas avaliações podem ser submetidas aos alunos em datas específicas, podem ter tempo máximo para resposta, podem ter suas questões e alternativas misturadas para evitar “cola”. O sistema também permite o utilíssimo banco de questões de uma determinada disciplina.

11 - Conteúdo Programático

11.1 Da formação de tutores:

- Apropriação da plataforma Moodle

- Concepção de "cuidado em saúde" e de "qualificação do cuidado em saúde";

- Necessidades de Saúde dos Brasileiros e Impactos sobre os Sistemas de Saúde;

(7)

7 - Perspectivas de Integração do SUS

- Estratégia de Integração do SUS em âmbito sistêmico: RAS

- Estratégia de Integração do SUS em âmbito dos SS e das Práticas profissionais no SUS

- Qualificação do cuidado na APS

- Tecnologias de micro gestão do cuidado em saúde

11.2 - Do curso

Módulo I - Introdutório - 24 horas - 8 h presenciais e 16 h em EAD - necessidades de saúde da população brasileira

- O sistema de Saúde como respostas sociais a essas necessidades através da oferta de cuidados

- SUS

- Atenção Primária em saúde no SUS

Módulo II - Conhecimento e apropriação de mecanismos e instrumentos de qualificação do cuidado no âmbito das Unidades de Atenção Primária em Saúde (UAPS) - 56 horas - 16 h presenciais e 40 h em EAD

- A UAPS como organização complexa e, responsável pelo ordenamento da RAS e coordenação do cuidado em relação a seus usuários;

- Identificação de atividades e proposição de melhorias relacionadas aos processos de trabalho diretamente implicados no cuidado ofertado e, a infraestrutura física, tecnológica e de recursos humanos da UAPS;

- Aperfeiçoamento e/ou inovações relacionadas aos mecanismos e instrumentos de gestão do cuidado no âmbito das UAPS e das práticas profissionais que lá se desenvolvem

12 - Avaliação do curso

Processo de Avaliação do Módulo 1

A avaliação do processo de aprendizagem será feita a partir de 3 aspectos: • Frequência em 85% dos encontros presenciais;

• Participação nos Grupos de Discussão; • Acesso à Plataforma Moodle;

• Realização das atividades indicadas como obrigatórias na Plataforma; • Auto avaliação a partir de matriz fornecida, ao final de cada tema; • Elaboração de texto, a ser avaliado frente matriz de análise pelo tutor, a partir das seguintes questões:

(8)

8

1. Como estão sendo atendidas as necessidades de saúde apresentadas

pela população sob responsabilidade de sua unidade?

2. Quais os principais desafios encontrados no sistema que, em sua opinião dificultam a oferta adequada do cuidado?

Processo de Avaliação do Módulo 2

A avaliação do processo de aprendizagem será realizada observando: • Frequência em 85% dos encontros presenciais;

• Participação nos grupos de discussão;

• Acesso à Plataforma Moodle; Realização das atividades indicadas como obrigatórias na Plataforma;Auto avaliação a partir de matriz fornecida, ao final de cada Tema

• Avaliação ao final do curso a partir de roteiro pré-definido.

13 - Resultados Esperados

Pretende-se com esse curso, em linhas gerais, possibilitar o alinhamento conceitual e a instrumentalização de novas práticas profissionais. Acredita-se, assim, que os mecanismos tecnológicos de educação à distância, associados às aulas presenciais, aos momentos de dispersão com apoio dos tutores e às atividades programadas de Ensino à Distância - EAD, para serem desenvolvidas, analisadas e/ou realizadas, no cotidiano dos participantes, fornecerão novas possibilidades de ensino-aprendizagem, respeitando a vivencia concreta dos participantes no SUS.

Para isso, a etapa de formação de tutores, sob a responsabilidade do IPADS em parceria com a Coordenadoria de Recursos Humanos, é fundamental e pretende efetivar a interação e a mediação pedagógica entre o material didático, docentes e tutores e a realidade dos profissionais participantes.

14 - Previsão Orçamentária(anexa)

15 - Referências Bibliográficas

2017, IPADS. Proposta para o curso de Aperfeiçoamento "Qualificação do Cuidado nas Redes de Atenção à Saúde". Documento final proposto pelo Instituto de Pesquisa e Apoio ao Desenvolvimento Social. Fevereiro de 2017.

(9)

9 Previsão Orçamentária

Atribuições:

- Coordenador Pedagógico: Responsável pelo acompanhamento dos tutores e interface com a coordenação geral do curso

-Tutores: Responsáveis por turmas de 30 a 35 alunos cada; tem a atribuição de acompanhar o desenvolvimento dos participantes na plataforma e nos encontros presenciais. São orientados pelos coordenadores pedagógicos nas questões específicas;

- Apoio operacional: Responsável pela organização dos presenciais, encaminhamento de pagamentos, logística e operacionalização administrativa e financeira do curso

OBS: Os recursos previstos para o projeto são os recursos transversais da Educação Permanente,aprovados no GT Bipartite de EP.

Item Cálculo Valor 1 turma Encargos 20% Total 1

turmas

Total 3 turmas

Coordenador Pedagógico 20h/mês x 4mesesx R$60,00/h x 2

Coordenadores R$ 9.600,00 R$1920,00 R$11.520,00 R$ 34.560,00 Tutores 24h Presenciais x R$60,00 x 20 = R$28.800,00 R$ 73.600,00 R$14.720,00 R$ 88.320,00 R$264.960,00 R$ 264.960,00 56h EAD x R$ 40,00 x 20=R$ 44.800,00

Apoio Administrativo 20hx4meses x R$ 40,00 R$ 3200,00 R$ 640,00 R$ 3.840,00 R$ 11.520,00

Total Recursos Humanos

R$ 311.040,00 Alimentação

Capacitação Tutores

50 x 5dias x R$ 46,00/pessoa Coffee e Brunch R$ 11.500,00 --- --- R$ 11.500,00

Alimentação Encontros Presenciais 3 Encontros x 630 pessoas x R$ 46,00/pessoa Coffee e Brunch R$ 86.940,00 --- --- R$ 260.820,00 Total Geral R$ 583.360,00

Referências

Documentos relacionados

O capítulo I apresenta a política implantada pelo Choque de Gestão em Minas Gerais para a gestão do desempenho na Administração Pública estadual, descreve os tipos de

de professores, contudo, os resultados encontrados dão conta de que este aspecto constitui-se em preocupação para gestores de escola e da sede da SEduc/AM, em

A legislação da Comunidade Econômica Européia de defesa da concorrência coibiu as concentrações empresarias e o abuso de posição dominante que possam existir no mercado, pois

A decisão de integração do mHealth nos sistemas de saúde levanta questões relacionadas com a natureza dos serviços a serem fornecidos, viabilidade financeira das

São considerados custos e despesas ambientais, o valor dos insumos, mão- de-obra, amortização de equipamentos e instalações necessários ao processo de preservação, proteção

Não podemos deixar de dizer que o sujeito pode não se importar com a distância do estabelecimento, dependendo do motivo pelo qual ingressa na academia, como

Por fim, a revista Strada aposta fortemente nas relações públicas, definidas por Kotler e Armstrong (2004) como ferramenta para a «criação de um bom rela- cionamento com o

crianças do pré́-escolar e dos seus determinantes, assim como a avaliação do efeito de um programa de escovagem diária na escola no estado de saúde oral (índice