• Nenhum resultado encontrado

Academia de ginástica e musculação

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Academia de ginástica e musculação"

Copied!
39
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA KARINA DE LA VEGA VIPERT

ACADEMIA DE GINASTICA E MUSCULAÇÃO: DEDICADOS A

OFERECER QUALIDADE DE VIDA E SAÚDE.

(2)

Irituia - PA

2019

KARINA DE LA VEGA VILPERT

ACADEMIA DE GINASTICA E MUSCULAÇÃO: DEDICADOS A

OFERECER QUALIDADE DE VIDA E SAÚDE.

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Administração da Universidade do Sul de Santa Catarina, como requisita parcial à obtenção do título de Bacharel em Administração.

Orientador: Fabiana Witt

Irituia - SP 2019

(3)

Primeiramente quero agradecer a Deus por me conceder saúde e forças para conseguir finalizar mais esta etapa. À Universidade do Sul de Santa Catarina pela estrutura que nos oferece e pela orientação de todos. Aos professores e orientadores virtuais e os físicos das AP‟s, todos muito bem preparados e preocupados com os alunos.

Enfim agradeço imensamente ao meu esposo Felipe Linhares que é totalmente responsável por esta realização, ele quem me apoiou em todos os sentidos, sejam eles financeiramente e psicologicamente. Aos meus filhos Isabela Vilpert Linhares e João Paulo Vilpert Linhares, por entender a ausência da mãe com a dedicação aos estudos e as avaliações presenciais. Aos demais amigos e familiares que de forma direta ou indireta me incentivavam a nunca desistir.

(4)

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO...6

2 DESCRIÇÃO DO NEGOCIO...7

2.1 PRODUTOS E/OU SERVIÇOS...7

3 PLANO ESTRATÉGICO...8

3.1 ANÁLISE DO MACRO AMBIENTE...8

3.2 ANÁLISE DO SETOR...9 3.3 ANÁLISE INTERNA...12 3.4 ANÁLISE SWOT...14 3.5 OBJETIVOS ESTRATÉGICOS...15 3.6 POSICIONAMENTO ESTRATÉGICO...15 4 PLANO DE MARKETING...15

4.1 PRODUTOS E/OU SERVIÇOS...15

4.2 MERCADO CONSUMIDOR...16 4.3 FORNECEDORES...17 4.4 CONCORRÊNCIA...17 4.5 SEGMENTAÇÃO DO MERCADO...20 4.6 OBJETIVOS DE MARKETING...20 4.7 ESTRATÉGIAS DE MARKETING...21

4.8 PLANO DE AÇÕES DE MARKETING...21

5 O PLANO DE OPERAÇÕES...24

5.1 TAMANHO (CAPACIDADE INSTALADA)...24

5.2 TECNOLOGIA E OPERAÇÃO...25 5.3 LOCALIZAÇÃO...27 6 PLANO FINANCEIRO...28 6.1 INVESTIMENTO NICIAL...28 6.2 FORMAS DE FINANCIAMENTO...29 6.3 RECEITAS...29 6.4 CUSTOS...32

(5)

7 AVALIAÇÃO DE NEGOCIOS...35

7.1 AVALIAÇÃO ECONÔMICA...35

7.1.1 PONTO DE EQUILIBRIO...35

7.1.2 TAXA DE LUCRATIVIDADE...35

7.1.3 TAXA DE RETORNO DO INVESTIMENTO...36

7.1.4 PRAZO DE RETORNO DO INVESTIMENTO (PAYBACK)...36

7.1.5 TAXA INTERNA DE RETORNO...36

7.1.6 VALOR PRESENTE LÍQUIDO ...37

7.2 ANÁLISE DE SENSIBILIDADE ...37

7.3 AVALIAÇÃO SOCIAL...38

8 CONCLUSÃO...38

(6)

1 INTRODUÇÃO

O desempenho de qualquer empreendimento depende do planejamento e execução da atividade que se pretende explorar. A Academia Vida e Saúde irá oferecer equipamentos de excelente qualidade e profissionais qualificados e dedicados.

Estamos investindo com o objetivo de melhorar a qualidade de vida e saúde da população de Irituia. Acompanhada de uma boa alimentação e noites bem dormidas, as atividades físicas podem influenciar diretamente na hora de descansar e de se alimentar. É fundamental para a saúde manter uma rotina de exercícios. Inserir atividades aeróbicas ou de musculação na rotina não é só pensar no agora, mas promover ótima qualidade de vida para o futuro.

Por fim, como metodologia, descreveremos características e experiências que devemos adquirir ao longo do período. Os cuidados com manutenção de equipamentos e qualificações dos profissionais. O cliente terá todo auxilio, durante execução das atividades de ginástica e musculação.

A presente pesquisa tem natureza aplicada, pois tem como objetivo promover conhecimento para resolver problemas específicos na prática frequentar uma academia pode mudar completamente a sua vida. Além de fazer musculação, você terá sempre algum profissional por perto para que tire suas dúvidas. Outra vantagem é a variedade de equipamentos que (PRODANOV; FREITAS, 2013).

A abordagem qualitativa, a ser usada no presente trabalho tem caráter exploratório, onde o pesquisador detecta como os seres se relacionam ao longo da história, bem como suas motivações e escolhas (FURLANETTI; NOGUEIRA, 2013).

Os objetivos serão tratados através da pesquisa descritiva, onde o pesquisador não interfere sobre os fatos ocorridos em certa população, mas apenas observa-os, registra-os, analisa-os e interpreta-os. Para tanto, serão usadas técnicas de coleta de dados, como observação (PRODANOV; FREITAS, 2013).

Quanto aos procedimentos de coleta de dados, será utilizada a pesquisa-ação, já que esta dá ao pesquisador a possibilidade de interceder no problema social analisado, deixando claro seu objetivo de mobilizar os participantes (FURLANETTI; NOGUEIRA, 2013).

A unidade a ser analisada será uma academia de ginástica e musculação a ser instalada na cidade de Irituia, no Estado do Pará, onde a pesquisadora reside.

Esta unidade terá três profissionais de educação física, duas recepcionistas, sendo uma a própria dona, a qual estará apta a proceder aos seguintes trabalhos: abertura, limpeza e organização da

(7)

unidade.

Para proceder a coleta de dados necessária, decidiu-se pela observação-participante, onde há interação entre pesquisador e população pesquisada, sendo que a opinião e conhecimento da população traz dados a serem analisados (PRODANOV; FREITAS, 2013).

Também faz parte dos instrumentos de coleta de dados do presente trabalho a análise

documental, ou seja, análise de informação em documentos existentes, porém não analisados, como arquivos públicos, relatórios de pesquisas, mapas, fotografias, entre outros (PRODANOV; FREITAS, 2013).

2 DESCRIÇÃO DO NEGÓCIO

Percebe-se na atualidade o aumento e a conscientização em relação à busca pela qualidade de vida, saúde e outros fatores relacionados às mesmas.

É possível a pratica de ginásticas em um espaço informal, porém mal localizado, e em outro local de fácil acesso e bem localizado existe uma academia de musculação, porém com equipamentos velhos e espaço físico limitado.

Sendo assim, uma nova academia conquistara seu público alvo oferecendo em um ambiente arejado e bem localizado com equipamentos modernos e professores graduados em educação física para acompanhar os clientes e melhorar a eficiência nos exercícios.

O nome da organização: Academia Vida e Saúde. A constituição legal: Empresa Individual

Proprietário (s) da organização: Karina De La Vega Vilpert

2.1 PRODUTOS E/OU SERVIÇOS

Serão oferecidas ginásticas e musculação, com possibilidade de ampliar oferecendo também lutas e danças. A Academia contará com um espaço destinado a venda de roupas de ginástica, luvas de musculação, suplementos alimentares, toalhas, garrafas e barrinhas de cereais.

(8)

3 PLANO ESTRATÉGICO

3.1 ANÁLISE DO MACROAMBIENTE

Neste capítulo é necessário deixar claro todos os fatores que influenciarão para o desenvolvimento da academia a ser implantada. Fatores estes que demonstrarão aos clientes que os serviços serão totalmente realizados com segurança e responsabilidade.

Fatores Econômicos: O país vem apresentando melhorias no aspecto econômico, com inflação controlada e taxa Selic baixa;

Recuperação da renda através da geração de empregos e principalmente pelo desempenho do setor do agronegócio brasileiro, principal setor da economia da cidade de Irituia-PA;

A prestação de serviço é um ato ou desempenho essencialmente intangível, que vai ser oferecido para satisfazer um desejo ou necessidade sem a posse de um bem físico, sendo difíceis de medir, provar ou sentir antes de comprar, por isso, é importante fazer com que o consumidor perceba os seus serviços como algo palpável, no caso o seu bem estar físico.

Fatores Políticos-Legais: Com o advento da reforma trabalhista, a CLT ficou mais flexível e as relações de trabalho entre patrão e empregado menos burocráticos;

Politica governamental que busca a redução dos encargos trabalhistas, da burocracia fiscal e dos encargos para a criação de novas empresas, especialmente as micro e pequenas;

Inflação controlada e Taxa SELIC em patamares baixos permitirá acesso a empréstimos para capital de giro e investimentos com taxas menos onerosas para a empresa.

Fatores Socioculturais: Nos tempos modernos que estamos vivendo atualmente o individuo tende a ser pouco saudável, devido ao grande ritmo que as pessoas levam, estresse do dia-a-dia e também ao estilo de vida sedentário, se alimentam de forma incorreta e não praticam atividade física com regularidade. Assim a qualidade de vida fica cada vez mais comprometida.

Notamos hoje que as pessoas têm procurado cada vez mais as academias para a prática de exercício físico, boa parte procuram por orientação médica, bem estar, qualidade de vida e entre outros fatores que fazem essas pessoas procurarem mais as academias.

O Clima tropical do país incentiva a cultura do culto a aparência física e da saúde corporal, o que estimula a prática desportiva, aumentando a demanda pelas academias de musculação e ginástica.

Fatores Tecnológicos: Hoje com o advento da globalização e o acesso irrestrito as informações pela Internet, possibilita aos empreendedores adquirir conhecimentos e informações sobre as tendências e tecnologias do segmento.

As redes sociais permitem a criação de propagandas e divulgações direcionadas ao público consumidor desejado, com menores custos ao empreendedor.

(9)

3.2 ANÁLISE DO SETOR

Esta análise nos permite verificar e conhecer o contexto econômico de nossa empresa. Permitindo avaliações de desempenho, projeções de do setor que estamos efetuando investimento para apresentação de nossos serviços.

Objetivo estratégico da empresa no mercado é encontrar uma posição no qual possamos melhor nos defender.

Força 1 – POSSIBILIDADE DE ENTRADA DE NOVOS CONCORRENTES:

FATORES NOTA

A. É possível ser pequeno para entrar no negócio. 4

B. Empresas concorrentes têm marcas desconhecidas, ou os clientes não são fiéis. 3 C. É necessário baixo investimento em infraestrutura, bens de capital e outras

despesas para implantar o negócio.

3

D. Os clientes terão baixos custos para trocarem seus atuais fornecedores. 3 E. Tecnologia dos concorrentes não é patenteada.

Não é necessário investimento em pesquisa.

4

F. O local, compatível com a concorrência, exigirá baixo investimento. 2 G. Não há exigências do governo que beneficiam empresas existentes ou limitam a

entrada de novas empresas.

4

H. Empresas estabelecidas têm pouca experiência no negócio ou custos altos. 3

I. É improvável uma guerra com os novos concorrentes. 3

J. O mercado não está saturado. 5

TOTAL 34

Intensidade da FORÇA 1 = 34 -10 x 100 = 60

(10)

Força 2 – RIVALIDADE ENTRE AS EMPRESAS EXISTENTES NO SETOR:

FATORES NOTA

A. Existe grande número de concorrentes, com relativo equilíbrio em termos de tamanho e recursos.

2

B. O setor em que se situa o negócio mostra um lento crescimento. Uns prosperam em detrimento de outros.

2

C. Custos fixos altos e pressão no sentido do vender o máximo para cobrir estes custos.

3

D. Acirrada disputa de preços entre os concorrentes. 3

E. Não há diferenciação entre os produtos comercializados pelos concorrentes. 4 F. É muito dispendioso para as empresas já estabelecidas saírem do negócio. 3

TOTAL 17

Intensidade da FORÇA 2 = 17-6 x 100 = 45,83

24

Força 3 – AMEAÇA DE PRODUTOS SUBSTITUTOS:

FATORES NOTA

A. Verifica-se uma enorme quantidade de produtos substitutos. 2 B. Produtos substitutos têm custos mais baixos que os das empresas existentes no

negócio.

2

C. Empresas existentes não costumam utilizar publicidade para promover sua imagem e dos produtos.

5

D. Setores de atuação dos produtos substitutos estão em expansão, aumentando a concorrência.

2

TOTAL 11

Intensidade da FORÇA 3 = 11-4 x 100 = 43,75

(11)

Força 4 – PODER DE NEGOCIAÇÃO DOS COMPRADORES:

FATORES NOTA

A. Clientes compram em grandes quantidades e sempre fazem forte pressão por preços menores.

3

B. Produto vendido pelas empresas do setor representa muito nos custos do comprador.

3

C. Produtos que os clientes compram das empresas do setor são padronizados. 2 D. Clientes não têm custos adicionais significativos, se mudarem de fornecedores. 2 E. Há sempre uma ameaça dos clientes virem a produzir os produtos adquiridos no

setor.

4

F. Produto vendido pelas empresas do setor não é essencial para melhorar os produtos do comprador.

3

G. Clientes são muito bem informados sobre preços, e custos do setor. 5

H. Clientes trabalham com margens de lucro achatadas. 4

TOTAL 26

Intensidade da FORÇA 4 = 26-8 x 100 = 56,25

Força 5 – PODER DE NEGOCIAÇÃO DOS FORNECEDORES:

FATORES NOTA

A. O fornecimento de produtos, insumos e serviços necessários é concentrado em poucas empresas fornecedoras.

2

B. Produtos adquiridos pelas empresas do setor não são facilmente substituídos por outros.

2

C. Empresas existentes no setor não são clientes importantes para os fornecedores. 2 D. Materiais / serviços adquiridos dos fornecedores são importantes para o sucesso dos

negócios no setor.

4

(12)

F. Existem custos significativos para se mudar de fornecedor. 2 G. Ameaça permanente dos fornecedores entrarem no negócio do setor. 2

TOTAL 16

Intensidade da FORÇA 5 = 16-7 x 100 = 32,14

28

Da análise da intensidade das forças nos permite concluir que a abertura do negócio é viável, uma vez que:

Intensidade da força 1, com resultado médio, indica que a abertura de um novo negocio pode ser implantada. Sendo a abertura do negócio viável. Nesta força 1, que menciona sobre a entrada de novos concorrentes. O mercado no qual estamos interessados em atingir, está em crescimento, devido a conscientização das pessoas em qualidade de vida através da saúde do corpo. Por isso, propicia a abertura de um novo projeto em academia.

Na força 2, no que diz respeito da rivalidade das empresas, nos mostra também força média, no qual, mesmo com a existência de outra academia no mercado, essa não é uma forte concorrente, pois não tem a mesma qualidade e serviços que vamos implantar .

Em força 3, menciona sobre a ameaça de produtos substitutos, também nos mostra que podemos entrar no mercado de academia, porém com cautela. Oferecendo um serviço diferenciado, com qualidade e preço acessíveis, fato mostrado na análise da força que o mercado aceita.

Força 4, poder de negociação dos compradores, neste caso, os compradores seriam os clientes da academia. Tem “médio” poder de negociação. Se apresentarmos nossos serviços, produtos e os profissionais, estaremos confirmando nossa capacidade, eficiência e qualidade.

Força 5, poder de negociação dos fornecedores. Pode representar alta na minha competitividade. Nos serviços que vamos prestar na academia, uma vez que estamos entrando no mercado oferecendo um diferencial, algo novo.

3.3 ANÁLISE INTERNA

Deve ser realizada uma análise criteriosa dos setores da empresa como RH, Operacional, no geral, no aspecto organizacional. Pontos fortes e fracos e até mesmo aqueles pontos considerados como “neutros”. Tem por finalidade colocar em evidência as qualidades e deficiência da empresa.

(13)

Relacionado às áreas e aspectos analisados.

Produção: A Academia Vida e Saúde, contará com diversos equipamentos novos para dar início, que são: bicicletas ergométricas , esteiras, step, pull over, banco supine, banco dorsal, máquina flexora, pec-deck, adutor, cadeira romana, remade com carga, abdominal com carga, leg press, halteres, porta barras, colchonetes, step, além de bebedouros, aparelho de som e caixas, em ambiente iluminado e bem ventilado. Contará com uma equipe de 3 (três) profissionais de educação física para oferecer os serviços com eficiência e qualidade, 2 (duas) recepcionistas, sendo uma a própria dona, mas com possibilidade de ampliação do quadro de funcionários conforme necessidade.

Recursos Humanos: A empresa contará com 3 funcionários treinados para atender as demandas dos clientes. A demanda prevista é de 150 a 200 clientes e horário de funcionamento em três turnos de segunda a sábado. Dos profissionais de educação física serão exigidos diplomas e certificações que atestem a formação e conhecimentos dos mesmos. Já para a área de atendimento será exigido apenas nível médio.

Finanças: O investimento inicial será significativo, em torno de R$100.000,00. Esse recurso esta destinada a montagem da estrutura com mobiliário para recepção e outros equipamentos, compra de aparelhos para musculação e ginástica, gastos com uniformes, treinamentos, pagamentos de terceiros/fornecedores e despesas com documentações legais. As máquinas e equipamentos destinados a musculação e ginástica serão adquiridas parte delas nova e outros equipamentos usados, porém em perfeito estado de conservação.

Marketing: Tendo em vista tratar-se de academia localizada numa pequena cidade do interior do Pará, serão utilizadas estratégias de marketing com soluções de baixo investimento para o

empreendedor, entre elas:

1. Marketing de Conteúdo - consiste em fazer uma empresa atrair, se relacionar, converter e fidelizar clientes por meio de conteúdos relevantes e que eduquem o mercado entretenha o público e, acima de tudo, resolvam os problemas dos seus consumidores;

2. Marketing Digital através das redes sociais - De modo geral, esse mercado fitness costuma gerar um alto engajamento no Instagram, Facebook, YouTube, Snapchat e outras plataformas mais visuais;

3. E-mail Marketing - principalmente pelas altas taxas de conversão, pelo baixo custo e pela proximidade gerada com o público;

(14)

Marketing de Indicações - será feito por meio de programas de indicações ou referências. A ideia é premiar alunos, funcionários e até empresas que consigam, encaminham novos clientes para a academia.

3.4 ANÁLISE SWOT

Importante ferramenta para início de um negócio novo na empresa que aponta pontos cruciais para o crescimento interno, oferecendo possibilidades para desenvolvimento organizacional.

Ambiente interno

Pontos fortes Pontos fracos

- concorrência limitada - atendimento diferenciado - funcionários capacitados - ótimos preços

- cidade pequena

- alto valor de investimento: o investimento inicial para aparelhagem e abertura da academia é elevado, necessitando de um capital alto para manter-se no mercado.

Ambiente externo

Oportunidades Ameaças

- Busca por uma saúde melhor: a conscientização referente a importância da atividade.

-Física para a prevenção de doenças cada vez mais é destacada pela mídia, médicos e nutricionistas. - Aumento da população idosa: De acordo com estimativas elaboradas e divulgadas pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) o número de idosos deverá aumentar.

-Pouca diversificação de fornecedores.

- Falta de profissionais técnicos para manutenção dos equipamentos.

- Baixa fidelização dos clientes. - Abertura de novos concorrentes

(15)

A cada objetivo alcançado, caminhamos para uma nova etapa de crescimento tanto da empresa quanto dos seus colaboradores. Temos que ser realistas no momento de traçar o objetivo, como no aspectos financeiro como no prazo.

Primeiramente, definimos nossa missão como sendo:

Oferecer aos clientes produtos e serviços de qualidade, em um ambiente diferenciado, buscando sempre o conforto e a excelência no atendimento.

A Visão é ser uma academia referencial na região pela qualidade dos produtos e serviços, nas constantes atualizações de novas atividades físicas e na excelência no atendimento.

Analisando a Matriz SWOT, especificando a missão e visão, abaixo especifiquei os objetivos: - Ser reconhecida no mercado como uma academia de referencia nas atividades físicas; - Renovar seus equipamentos de musculação e ginástica sempre que necessário; - Buscar constantes treinamentos e atualizações para os funcionários.

3.6 POSICIONAMENTO ESTRATÉGICO

Tendo em vista, a limitação que a praça oferece por se tratar de uma cidade pequena no interior do estado do Pará, bem como o fato de não haver concorrência direta no local, será adotada a estratégica de liderança em custo através de uma gestão eficiente visando minimizar ao máximo a estrutura de custos, analisando os fatores necessários à redução de custos em atividades que não agregam valores aos serviços que serão ofertados, de forma a conseguir se posicionar no mercado oferecendo o menor preço.

4 PLANO DE MARKETING

4.1 PRODUTOS E/OU SERVIÇOS

A Academia contará com um espaço bem arejado, com ventiladores e espelhos para a prática das ginásticas, que contará com aulas de jump, step, localizada, bola e ritmos. Outro espaço, destinado a musculação com aparelhos distribuídos de forma a facilitar a prática das atividades, um espaço para

(16)

alongamentos, aquecimentos realizados com bicicletas, esteira, elíptico e os aparelhos de musculação, que são: cross trainers, pull over, banco supino, peitoral dorsal, máquina flexora, abdominal com carga, peck deck , adutor, remada com carga, leg press, halteres, heck, além de outros aparelhos e colchonetes, porta barras.

Teremos uma recepção munida de computador, maquina de cartão, espaço para guardar objetos dos alunos, exposição de roupas de academia, luvas, suplementos, garrafas e outros acessórios que irão auxiliar na prática da atividade. Contaremos com um espaço para venda de alimentos e bebidas, tudo de forma saudável.

Um dos diferencias é o espaço amplo, bem iluminado e arejado. Outro diferencial serão equipamentos modernos e novos. Nosso maior diferencial e com certeza o responsável pelo sucesso da empresa, serão os profissionais, capacitados, formados em educação física, atualizados e instruídos com excelentes cursos, dispondo do que o mercado tem de melhor na prática de atividades físicas. Depois de todos esses diferenciais, ainda teremos excelentes preços e planos.

A Gama de produtos complementares é bastante diversificada, uma vez que oferecemos ginástica e musculação, podemos ampliar com atividades de luta, dança, e outros. Oferecer além de roupas para a prática de atividades, também, prendedores de cabelo, luvas, toalhas, garrafas, bebidas com proteína, além de outros produtos.

Podemos adotar produtos com características diferentes, partindo de um produto mais simples e barato, para um produto com características diferenciadas, assim agregando valor a seu produto e diferenciando ele dos demais.

4.2 MERCADO CONSUMIDOR

Cliente designa uma pessoa ou unidade organizacional que desempenha um papel no processo de troca ou transação com uma empresa ou organização (DIAS ,2004, p.38). Dias (2004), também comenta que o termo cliente se refere às pessoas que assumem diferentes papéis no processo de compra, como o especificador, o influenciador, o comprador, o pagante, o usuário ou aquele que consome o produto, que percebem e assumem atitudes diferenciadas diante do estimulo marketing, de acordo com o envolvimento e comprometimento com a compra, numa determinada situação o contexto.

O mercado alvo inicialmente se concentra na cidade de Irituia/PA, abrangendo o centro da cidade e bairros aos arredores. Por se tratar de uma cidade pequena, onde grande parte da população tem baixa renda, sendo assim estima-se inicialmente atender aproximadamente 350 alunos.

(17)

realiza mais do que uma atividade na academia, porém grande parte dos alunos é formada por professores, o que pode influenciar na queda de demanda, por conta de atrasos salariais.

Temos conhecimento de que o marketing também é a chave para atingir as metas organizacionais que consiste em ser mais eficaz do que o concorrente para integrar as atividades de marketing, satisfazendo assim as necessidades e desejos de mercados-alvos.

4.3 FORNECEDORES

Inicialmente teremos o seguintes fornecedor:

Maximus Fitness Equipamentos, fabricação de aparelhos de musculação novos, super resistentes e total garantia. Localizada na Estrada Do Icui Guajará, n. 420B, km 113,66 – Ananindeua/PA. Os produtos são entregues pela Maximus, com prazo de até 40 dias, instalados pela equipe técnica, com excelente pós venda e manutenção dos equipamentos.

4.4 CONCORRÊNCIA

Item Sua empresa Concorrente A Concorrente B Concorrente C

Produto ponto forte Ponto fraco Ponto fraco Ponto fraco

Participação do

mercado (em vendas) Ponto fraco Ponto fraco Ponto fraco Ponto fraco

Atendimento Ponto forte Ponto fraco Ponto fraco Ponto fraco

Atendimento pós-venda

(18)

Localização Ponto forte Ponto fraco Ponto fraco Ponto fraco

Divulgação Ponto forte Ponto fraco Ponto fraco Ponto fraco

Garantias oferecidas Ponto forte Ponto fraco Ponto fraco Ponto fraco

Política de crédito Ponto fraco Ponto fraco Ponto fraco Ponto fraco

Preços Ponto forte Ponto forte Ponto forte Ponto forte

Qualidade dos produtos Ponto forte Ponto fraco Ponto fraco Ponto fraco

Reputação Ponto forte Ponto fraco Ponto forte Ponto fraco

Tempo de entrega Ponto fraco Ponto fraco Ponto fraco Ponto fraco

Canais de venda

(19)

Recursos humanos Ponto forte Ponto fraco Ponto fraco Ponto forte

Métodos gerenciais Ponto forte Ponto fraco Ponto fraco Ponto fraco

Métodos de produção

Ponto forte Ponto fraco Ponto fraco Ponto forte

Estrutura econômico-financeira

Ponto forte Ponto fraco Ponto fraco Ponto fraco

Flexibilidade Ponto fraco Ponto fraco Ponto forte Ponto forte

Formas de competição Ponto forte Ponto fraco Ponto fraco Ponto fraco

Concorrente A: Academia Monster Fitness Concorrente B: Professora de Ritmos Dandara Concorrente C: Professor de localizada Renato

Diante do exposto acima, podemos destacar que a Academia Vida e Saúde destaca-se com pontos fortes. Oferecemos equipamentos com qualidade, novos, atendimento diferenciado, com profissionais formados e em constante aprendizado, a localização da academia é um dos pontos fortes

(20)

que mais favorece o ingresso de alunos, estamos bem estruturada econômico financeira, garantindo resultados físicos e de saúde com os exercícios oferecidos. Os concorrentes têm pontos fracos que vão desde a localização, a qualidade dos produtos, que neste caso trata-se dos equipamentos para musculação. Os professores que fazem parte dos concorrentes B e C são ofertados através de contratos com a prefeitura para exercícios ao ar livre, sendo assim, não tem clientes fixos, o espaço sofre, pois depende das ações do tempo, fazendo com que as pessoas não criem rotinas, apesar dos professores serem qualificados não conseguem oferecer equipamentos, que garantam o resultado esperado.

4.5 SEGMENTAÇÃO DE MERCADO

A empresa oferecerá aulas de ginásticas com práticas de jump, step, localizada, ritmos e um espaço destinado para prática de musculação com profissionais qualificados.

Segundo o censo de 2018, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população estimada de Irituia é de 32.504mil pessoas. Grande parte da população de homens e mulheres tem na faxina de 15 anos a 45 anos, de toda população 6% esta ocupada e com renda média mensal de até 1,6 salários mínimos, muitos sem estudos médios.

Mesmo diante da situação financeira, a população procura exercitar-se, a fim de obter qualidade de vida e saúde, bem como cuidar do corpo e da vaidade, o que favorece a pratica de atividades físicas acompanhadas por profissionais capacitados.

Diante do exposto, definimos que os segmentos a serem atingidos serão os de pessoas do sexo feminino e masculino, de diferentes ocupações e estado civil, de faixa etária de 15 a 65 anos, residentes na cidade de Irituia/PA, praticantes de atividades físicas, na modalidade musculação e ginástica.

4.6 OBJETIVOS DE MARKETING

A Visão é ser uma academia referência na região pela qualidade dos produtos e serviços, nas constantes atualizações de novas atividades físicas e na excelência no atendimento.

Seus objetivos estratégicos são:

- Ser reconhecida no mercado como uma academia de referência nas atividades físicas; - Renovar seus equipamentos de musculação e ginástica sempre que necessário;

(21)

que atraem seu público alvo e os sedentários para que possam conhecer as atividades oferecidas, entender sobre a importância de se praticar atividades físicas e no clima de descontração, estimular a vontade de exercitar-se.

Manter os equipamentos em constante conservação e substitui-los quando de fato for necessário. E por fim, buscar atualizações e manter regularmente treinamentos aos profissionais habilitados.

4.7 ESTRATÉGIAS DE MARKETING Estratégia de Produto:

Os produtos da academia serão os equipamentos de musculação, todos distribuídos de forma a facilitar a execução das atividades, sem interferências ao espaço destinado a ginástica, todos os ambientes serão espelhados, no espaço da musculação terá borracha sobre o piso para evitar acidentes, na recepção será exposto os itens a venda para a pratica das atividades.

Estratégia de Preço:

Os preços serão estabelecidos de acordo com o praticado pela concorrência para penetração de mercado, com o passar do tempo será feito um novo estudo para avaliar o preço praticado, os iniciais praticados pela academia serão:

Musculação – R$60,00 Ginástica – R$70,00

Musculação + Ginástica – R$100,00 Estratégia de promoção:

A fidelização será uma importante ferramenta promocional do nosso negócio. Será proposta avaliações física, palestras com nutricionistas, educadores físicos, faremos desafios propostos em dias definidos, para a perda de peso e controle alimentar.

Estratégia de distribuição:

Será utilizado o canal de distribuição Empresa – Consumidor.

4.8 PLANO DE AÇÕES DE MARKETING

È uma ferramenta de grande importância, a apresentação detalhada desse plano é um dos principais pontos para o desenvolvimento de nosso setor e com isso influenciar para que possamos desenvolver a empresa.

(22)

Objetivo(s) de marketing Estratégia(s) de marketing Ações de marketing Responsável Prazo de execução Mecanismos de controle Ser reconhecida no mercado como uma academia de referência nas atividades físicas Estratégia Produto -capacitar funcionários; - estar em contato direto com os clientes. Gerente de operações e marketing Final do 1º de atuação - Reuniões com a equipe; - Relatórios de frequência. Estratégia de Preço -fazer pesquisas de preço; -comparar os preços; -analisar os custos Gerente de operações e marketing Final do 1º de atuação - Reuniões com a equipe; - Relatórios de frequência. Estratégia de Distribuição Fazer pesquisas com as principais empresas da mesma área de atuação Gerente de operações e marketing Final do 1º de atuação - Reuniões com a equipe; - Relatórios de frequência. Estratégia de Promoção Fazer divulgações através dos canais web, redes de relacionamento e aplicativos de comunicação. Gerente de operações e marketing Final do 1º de atuação - Reuniões com a equipe; - Relatórios de frequência. Objetivo(s) de marketing Estratégia(s) de marketing Ações de marketing Responsável Prazo de execução Mecanismos de controle Estratégia -capacitar Gerente de

operações e

Final do 3º ano de

(23)

Renovar seus equipamentos de musculação e ginástica sempre que necessário - estar em contato direto com os clientes. - Analise dos equipamentos. Estratégia de Preço -fazer pesquisas de preço; -comparar os preços; -analisar os custos Gerente de operações e marketing Final do 3º ano de atuação - Reuniões com a equipe; - Analise dos equipamentos. Estratégia de Distribuição Fazer pesquisas com as principais empresas da mesma área de atuação Gerente de operações e marketing Final do 3º ano de atuação - Reuniões com a equipe; - Analise dos equipamentos. Estratégia de Promoção Fazer divulgações através dos canais web, redes de relacionamento e aplicativos de comunicação. Gerente de operações e marketing Final do 3º ano de atuação - Reuniões com a equipe; - Analise dos equipamentos. Objetivo(s) de marketing Estratégia(s) de marketing Ações de marketing Responsável Prazo de execução Mecanismos de controle Estratégia Produto -capacitar funcionários; Gerente de operações e Após 3 (três) Reuniões mensais

(24)

Buscar constantes treinamentos e atualizações para os funcionários - estar em contato direto com os clientes. marketing meses de operação Estratégia de Preço -fazer pesquisas de preço; -comparar os preços; -analisar os custos Gerente de operações e marketing Após 3 (três) meses de operação Reuniões mensais Estratégia de Distribuição Fazer pesquisas com as principais empresas da mesma área de atuação Gerente de operações e marketing Após 3 (três) meses de operação Reuniões mensais Estratégia de Promoção Fazer divulgações através dos canais web, redes de relacionamento e aplicativos de comunicação. Gerente de operações e marketing Após 3 (três) meses de operação Reuniões mensais 5 O PLANO DE OPERAÇÕES

5.1 Tamanho (capacidade instalada)

O sucesso de uma organização está intimamente relacionado ao planejamento da capacidade. Do ponto de vista técnico e econômico, a capacidade que iremos informar logo em seguida, foi analisada de acordo com a demanda de clientes e profissionais para realização das atividades.

A execução das atividades de ginástica será administrada por um professor, em dois períodos, manhã e noite, sendo um total de 20 (vinte) alunos por turma, considerando espaço físico e equipamentos utilizados durante ginástica.

Para a atividade de musculação, será um professor no período da manhã, pois analisando os horários de picos na cidade de Irituia, esse é um período de menor movimento, no qual os alunos

(25)

professor, principalmente os novatos.

Já no período da tarde que se estende para a noite, serão 2 (dois) professores auxiliando na prática de musculação, considerando o uso de cada aparelho por um aluno, mas os exercícios realizados em solo. Com o mínimo inicial de 15 aparelhos, mais os halteres, colchonetes, barras para uso de atividades em solo, podemos contar com pelo menos 23 (vinte e três) alunos em execução e 10 (dez) alunos em espera.

5.2 Tecnologia e operação

Sabemos que a determinação dos processos e da tecnologia empregada é de fundamental importância para a escolha do tamanho do empreendimento, do investimento. A tecnologia do processo está relacionada às máquinas, equipamentos, dispositivos que ajudam a produção, à atender as expectativas do cliente e no nosso caso, alcançar o objetivo que é a saúde física e mental, proporcionando qualidade de vida. Desta forma agregamos valor e atingimos os objetivos estratégicos da empresa.

A Tecnologia cada vez mais tem impulsionado a concorrência global, as empresas que investem em tecnologia têm uma condição financeira mais sólida, pois criam vantagens competitivas, proporcionam vantagens de custo, qualidade, tempo e flexibilidade. No nosso caso, atendimento será imprescindível, flexibilidade e qualidade atendendo o tempo que o cliente necessita e teremos vantagens com relação à competitividade. No seguimento de academia, a tecnologia implantada, mas os equipamentos novos e profissionais qualificados, podemos ter resultados bastante competitivos no mercado.

A tecnologia necessária será também a de planejamento de recurso empresariais.

Sistema integrado, que apoia muitos processos empresariais e necessidade de armazenamento de dados. Será investido em programas que vão auxiliar nas avaliações físicas, onde trará recursos a empresa, e dará ao cliente mais satisfação ao comparar seus resultados, juntamente com um sistema de informações interno para controle de entradas, saídas e todo fluxo de caixa.

Um Processo envolve o uso de recursos de uma organização para proporcionar algo de valor. Nenhum bem pode ser feito e nenhum serviço pode ser prestado sem um processo, e nenhum processo pode existir sem um bem ou serviço.

Na recepção da academia, teremos exposto de forma clara e objetiva as informações abaixo detalhadas:

(26)

- Taxa de matrícula;

- Mensalidade individual das atividades;

- Valor de planos, quando praticados mais de uma atividade; - Horário de abertura e fechamento para musculação; - Horário das aulas de ginástica e as modalidades praticadas.

Abaixo fluxograma das atividades exercidas pelos alunos da Academia:

Projeto de construção civil/arquitetônico:

O local do empreendimento será no piso superior de uma estrutura já existente, com toda parte da frente envidraçada e lateral com janelas de vidros, assim teremos um ambiente bem iluminado e ventilado, todo o interior de piso e partes emborracha para evitar acidentes com halteres e anilhas de ferro, onde o aluno precisa de estabilidade no solo.

Chegada do Aluno Ginástica Musculação Processo: aula de ginástica com professor Processo: musculação com aparelhos e solo

(27)

Organograma da Empresa:

5.3 Localização

Localização é a posição geográfica de uma operação relativamente aos recursos, a outras operações ou clientes com os quais interagimos. A Academia Vida e Saúde será localizada na Rua 29 de Dezembro, centro de Irituia/PA, próximo de bancos, prefeitura, secretárias, lojas e demais comércio, no piso superior de um prédio já existente. Serão feitas adaptações no local para instalação da academia.

Podemos considerar aspectos da macrolocalização de fácil acesso para os fornecedores de equipamentos, próximo a mercados para compra de produtos que serão vendidos na lanchonete. Por tratar-se de uma região bastante movimentada e de fácil acesso, principalmente para quem faz uso de transportes coletivos e particulares. Não terá estacionamento próprio, porém a rua possibilita estacionar carros e motos com segurança. Nos aspectos relacionados a microlocalização, como já citado anteriormente, estamos próximos de serviços públicos, bem como os serviços de água, luz e telefone são bons.

Proprietário

Musculação Ginástica

Professor 1 Professor 2 Professor 3 Professor 1

(28)

O Check-list qualitativo não é bem uma técnica de análise de localização, mas pode ser utilizada para fazer uma avaliação mais qualitativa dos locais para a instalação do empreendimento. Por tratar-se de uma região com grande circulação de pessoas, ainda assim o valor do aluguel é competitivo considerando os benefícios do fácil acesso, e a falta de concorrência, o espaço físico é adequado para instalação dos equipamentos de musculação e para as aulas de ginástica, considerando também ser um ambiente bem iluminado e ventilado deixando ao aluno o conforto de um espaço com boa aparência.

Podemos dizer que nosso sucesso, nesta parte da localização, está intimamente relacionado à facilidade ao acesso, num ambiente agradável e seguro.

6 Plano Financeiro

6.1 Investimento inicial

Investimento inicial é aquele dinheiro que todo empreendedor precisa ter para o negócio. O investimento inicial varia de acordo com o planejamento da empresa.

O mais comum é que para produzir e entregar seja necessário também o capital de giro, pois ele é que garantirá as operações da empresa. O seus valores são utilizados para adquirir estoques, contratar funcionários e manter uma quantia mínima de dinheiro para cobrir determinadas contas.

Investimento Inicial da Academia Vida e Saúde:

 Móveis (mesas, cadeiras, balcão da recepção – R$3.000,00  Espelhos – R$4.000,00  Computador – R$1.500,00  Máquina de cartão – R$200,00  Ventiladores – 10x R$154,00  Step – 15x R$75,00  Jump – 20x R$145,00  Bolas – 15x R$75,91  Colchonetes – 20x R$190,00  Halteres – Total de R$400,00  Anilhas – Total de R$450,00  Barras – Total de R$150,00  Caneleiras – Total de R$250,00

(29)

 Bicicleta *usada – 2x R$1.750,00  Esteira – R$3.380,00

 Elíptico *usado – R$650,00

 Aparelhos de musculação (cross trainers, banco supino, peitoral dorsal, flexora/extensora, peck deck, adutor/abdutor, remador, leg press 45°/180°, hack, porta barras, porta anilhas, expositor de halteres e outros) – investimento inicial de R$35.000,00

 Treinamento de Funcionários – R$1.200,00  Material diversos – R$800,00

 Capital de Giro – R$25.000,00  Marketing e Propaganda – R$450,00  Imprevistos – R$10.000,00

TOTAL DO INVESTIMENTO INICIAL R$102.933,65

6.2 Formas de financiamento

A forma de financiamento do futuro negócio será com capital próprio. E o prazo para finalização do projeto é de 3 meses, de acordo com a reforma do local e entrega dos equipamentos.

6.3 Receitas

A empresa pretender vender os serviços de musculação e ginástica para uma média de 300 alunos matriculados em um dos dois serviços ou nos dois. Considerando assim, a média de R$18.320,83 mensalmente.

Anual: R$219.850,00

Preço estimado para cada produto/hora trabalhada: Musculação – R$60,00

Ginástica – R$70,00

Musculação e Ginástica – R$100,00

(30)

Realizado projeção de vendas através da análise de mercado feita pela acadêmica por observações e da pesquisa elaborada para levantamento dos perfiz dos clientes potenciais, será demonstrada através do quadro abaixo:

Produto JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ Musculação 190 190 200 200 260 250 190 260 260 260 260 220 Ginástica 10 10 10 10 20 20 10 20 20 20 20 15 Musculação e Ginástica 30 30 30 30 40 40 30 40 40 40 40 35 MUSCULAÇÃO PREVISÃO ENTRADA VALOR UNITÁRIO VALOR TOTAL JAN 190 R$ 60,00 R$ 11.400,00 FEV 190 R$ 60,00 R$ 11.400,00 MAR 200 R$ 60,00 R$ 12.000,00 ABR 200 R$ 60,00 R$ 12.000,00 MAI 260 R$ 60,00 R$ 15.600,00 JUN 250 R$ 60,00 R$ 15.000,00 JUL 190 R$ 60,00 R$ 11.400,00 AGO 260 R$ 60,00 R$ 15.600,00 SET 260 R$ 60,00 R$ 15.600,00 OUT 260 R$ 60,00 R$ 15.600,00 NOV 260 R$ 60,00 R$ 15.600,00 DEZ 220 R$ 60,00 R$ 13.200,00 RECEITA ANUAL R$ 164.400,00

(31)

GINÁSTICA

ENTRADA UNITÁRIO TOTAL

JAN 10 R$ 70,00 R$ 700,00 FEV 10 R$ 70,00 R$ 700,00 MAR 10 R$ 70,00 R$ 700,00 ABR 10 R$ 70,00 R$ 700,00 MAI 20 R$ 70,00 R$ 1.400,00 JUN 20 R$ 70,00 R$ 1.400,00 JUL 10 R$ 70,00 R$ 700,00 AGO 20 R$ 70,00 R$ 1.400,00 SET 20 R$ 70,00 R$ 1.400,00 OUT 20 R$ 70,00 R$ 1.400,00 NOV 20 R$ 70,00 R$ 1.400,00 DEZ 15 R$ 70,00 R$ 1.050,00 RECEITA ANUAL R$ 12.950,00 GINÁSTICA E MUSCULAÇÃO PREVISÃO ENTRADA VALOR UNITÁRIO VALOR TOTAL JAN 30 R$ 100,00 R$ 3.000,00 FEV 30 R$ 100,00 R$ 3.000,00 MAR 30 R$ 100,00 R$ 3.000,00 ABR 30 R$ 100,00 R$ 3.000,00 MAI 40 R$ 100,00 R$ 4.000,00 JUN 40 R$ 100,00 R$ 4.000,00 JUL 30 R$ 100,00 R$ 3.000,00 AGO 40 R$ 100,00 R$ 4.000,00 SET 40 R$ 100,00 R$ 4.000,00 OUT 40 R$ 100,00 R$ 4.000,00 NOV 40 R$ 100,00 R$ 4.000,00

(32)

DEZ 35 R$ 100,00 R$ 3.500,00 RECEITA

ANUAL R$ 42.500,00

Receita Anual das atividades de musculação e ginástica no total de R$219.850,00. Sendo que esta receita sofrerá alterações de acordo com saídas e entradas de novos alunos.

Outras receitas com vendas de roupas, luvas e outros acessórios para a pratica de atividade física, média de R$750,00 mensais, e também considerando a venda de suplementos/barras de cereais, média de R$500,00 mensais.

Receita Anual proveniente de acessórios e suplementos média mensal de R$15.000,00.

6.4 Custos

Item de custo operacional Tipo de custo (fabricação, administração, vendas ou financeiros?)

Valor ($) *

Aluguel/luz/água Fabricação 1.500,00

Manutenção de aparelhos Fabricação 150,00

Material de Escritório Administração 50,00

Internet Administração 100,00

Salários/encargos Fabricação/operacional 5.500,00

CUSTOS OPERACIONAIS --- 7.300,00

Custos operacionais mensais/ anuais em fixos e variáveis:

Item de custo Custo fixo ($) * Custo variável ($) *

Aluguel/luz/água 1.500,00

Manutenção de aparelhos 150,00

(33)

Salários/encargos 5.500,00

TOTAL 7.100,00 200,00

6.5 Projeção do fluxo de caixa

Jan. Fev. Mar. Outros meses Total

Recebimentos

Receitas à vista 15.100,00 15.100,00 15.700,00 173.950,00 219.850,00 Receitas a prazo 1.250,00 1.250,00 1.250,00 11.250,00 15.000,00 (a) Receita total

(vendas) 16.350,00 16.350,00 16.950,00 185.200,00 234.850,00 Pagamentos Custos operacionais Variáveis Compras à vista - - - - - Compras a prazo - - - - - Comissão de vendas - - - - -

Tributos (PIS, ISS, etc.) 596,77 596,77 618,67 6759,80 8572,02

Atividades terceirizadas - - - - -

Outros custos variáveis 200,00 200,00 200,00 1.800,00 2.400,00 Total de custos

operacionais variáveis

796,77 796,77 818,67 8559,80 10,972,02

(34)

Fixos

Aluguel 1.500,00 1.500,00 1.500,00 13.500,00 18.000,00 Pró-labore 1200,00 1200,00 1200,00 10.800,00 14.400,00 Tributos (IPVA, IPTU,

etc.)

* * * * *

Despesas bancárias - - - - -

Mensalidade internet 100,00 100,00 100,00 900,00 1.200,00 Salários 5.500,00 5.500,00 5.500,00 49.500,00 66.000,00

Outros custos fixos - - - - -

Total de custos operacionais fixos

8.300,00 8.300,00 8.300,00 74.700,00 99.600,00

(b) Custo Total (CF + CV) 9.096,77 9.096,77 9.118,67 83.259,80 110.572,02 (c) Investimentos 2.000,00 2.000,00 2.000,00 18.000,00 24.000,00 Saldo de caixa (a-b-c) 5.253,23 5.253,23 5.831,33 83.940,20 100.277,98 *Não existe cobrança de IPTU no munícipio de Irituia/PA, pois não tem registro cartorário.

6.6 Projeção do demonstrativo de resultados (DRE)

Demonstrativo de Resultado do Exercício (DRE) – em Reais

Receita Total (RT) 234.850,00

(-) Custo Variável (CV) 10.972,02

(=) Lucro Bruto (LB) 223.877,98

(-) Custo Fixo (CF) 99.600,00

(=) Lucro Operacional (LO) 124.277,98

(35)

(=) Lucro Líquido 96.276,28

Pelos resultados demonstrados anteriormente, se confirma a viabilidade do negócio.

7 Avaliação do Plano de Negócios

7.1 Avaliação econômica

7.1.1 Ponto de equilíbrio

O ponto de equilíbrio ou break-even point, é o ponto em que o lucro do empreendimento é igual a zero.

O nível de vendas no qual a receita iguala a soma dos custos fixos mais os custos variáveis, sendo lucro igual a zero.

Podemos também considerar como quantidade mínima a ser produzida e vendida, em certo período para que possam ser cobertos todos os custos do projeto. Nesse ponto todos os custos são cobertos, mas não há lucro.

PE = ______99.600,00________x 100 = 44,49% 234.850,00 – 10.972,02

7.1.2 Taxa de lucratividade

Representa o percentual de lucro da empresa em função do volume de receita. Vejam abaixo:

Taxa de Lucratividade = Lucro Líquido___ x 100 Receita Total

Taxa de Lucratividade = ___R$ 96.276,28___ x 100 = 40,99% R$ 234.850,00

(36)

7.1.3 Taxa do retorno do investimento

Também chamada de ROI ( return on investment ), é a taxa de recebimento do capital investido no empreendimento. Em termos, na avaliação econômica, quanto maior a taxa de retorno do investimento de um projeto, maior a sua viabilidade econômica.

Taxa de retorno do investimento = ____Lucro Líquido___ x 100 Investimento Inicial

Taxa de retorno do investimento = ____R$ 96.276,28___ x 100 = 93,53% R$ 102.933,65

7.1.4 Prazo de retorno do investimento (payback)

Payback é o tempo que a empresa terá que esperar para recuperar o capital investido.

Payback = __Investimento Inicial__ Lucro Líquido

Payback = __R$ 102.933,65 = 1 mês R$ 96.276,28

7.1.5 Taxa Interna de Retorno

<f> <reg> <102.933,65> <CHS> <g> <cfo> <100.277,98> <g> <cfj> <100.277,98> <g> <cfj> <100.277,98> <g> <cfj> <100.277,98> <g> <cfj> <f> <IRR>

(37)

<f> <reg> <102.933,656> <CHS> <g> <cfo> <100.277,98> <g> <cfj> <100.277,98> <g> <cfj> <100.277,98> <g> <cfj> <100.277,98> <g> <cfj> <100.277,98> <g> <cfj> <15> <i> <f> <NPV> VPL = 233.213,69

Notamos que o valor presente líquido resultou em positividade, considerando os próximos 5 anos, o que nos permite concluir que o negócio é viável e atrativo e possui potencial para gerar retornos consideravelmente superiores ao custo de oportunidade escolhido.

7.2. Análise de sensibilidade

Projete diferentes cenários para a atuação do futuro empreendimento no mercado (veja os exemplos nos quadros) e em seguida desenvolva uma análise dos indicadores econômicos para os diferentes cenários.

Projeção Volume de vendas

Perspectiva de crescimento

Ano 1 Ano 2 Ano 3 Ano 4 Ano 5

Otimista 400 50 50 30 30 20

Mais provável

280 20 30 20 10 10

(38)

7.3 Avaliação social

A Academia Vida e Saúde pretende adotar algumas ações de responsabilidade social:  Oferecer vagas de estágio para alunos de educação física;

 Gerar emprego como recepcionista, atendente de lanchonete, professores de ginástica, musculação e ritmos, serviços gerais e outros conforme crescimento do empreendimento;  Promover ações para busca da saúde física, juntamente com profissionais de educação física e

nutricionistas;

 Colaborar com a preservação do meio ambiente, evitando copos descartáveis e incentivando o uso individual de garrafas.

8 Conclusão

Na atualidade vivenciamos um mercado muito competitivo, portanto é de suprema importância para qualquer administrador, efetuar um plano de negócios anteriormente à abertura do mesmo para auxiliar na tomada de decisões, pois o plano contém todas as informações necessárias ao empreendedor na implantação do negócio.

Na elaboração do trabalho o acadêmico adquiriu novos conhecimentos e relembrou outros, tanto na parte teórica quanto na parte prática do trabalho.

O resultado obtido com a realização do trabalho foi a sua viabilidade, mas, com muito trabalho a ser desenvolvido, defrontando-se com diversos aspectos relevantes, positivos e negativos, que devem ser analisados para que não ocorra o cenário apresentado na análise pessimista.

Diante do resultado obtido, colocando o plano de negócio em prática, a população de Irituia/PA terá mais uma alternativa em termos de academia de ginástica e musculação, com a oportunidade para a prática de atividades físicas tanto para estética quanto no que diz respeito a qualidade de vida.

Pessimista Mais provável Otimista

TIR (%) (17,31) 93,86 164,68

VPL (R$) (102.896,01) 233.213,69 469.708,30

Payback 3 anos e 8 meses 1 mês 7 meses

(39)

REFERÊNCIAS:

Gohr, Claúdia Fabiana. Trabalho de Conclusão de Curso em Administração I: livro didático. Palhoça: UnisulVirtual 2008.

Gohr, Claúdia Fabiana. Trabalho de Conclusão de Curso em Administração II. Livro didático. Palhoça: Unisul Virtual 2008.

Material didático – UNISUL. Disponível na midiateca. AD_exemplos. AD1comentada Material didático – UNISUL. Disponível na midiateca. AD_exemplos. AD2comentada. NOVO NEGÓCIO. Como montar uma academia de musculação. Disponível em:

<https://novonegocio.com.br/ideias-de-negocios/montar-academia/< Acesso em: 05 de setembro 2018. SEBRAE. Como fazer o registro de uma academia de ginástica. Disponível em:<

http://blog.sebrae-sc.com.br/academia-de-ginastica/< Acesso em 08 setembro 2018.

PORTAL ADMINISTRAÇÃO. Cinco forças de Porter. Disponível em:< http://www.portal-administracao.com/2015/05/as-cinco-forcas-de-porter.html<Acesso em 05 setembro 2018.

MARKETING DE CONTEÚDO. Como fazer marketing para academia e aumentar seu número de inscritos. Disponível em:< https://marketingdeconteudo.com/marketing-para-academia/<Acesso em:09 setembro 2018.

SEBRAE. Idéias de Negócio. Disponível em:<

http://vix.sebraees.com.br/ideiasnegocios/arquivos/AcademiadeGinastica.pdf< Acesso em: 09 setembro 2018.

Apostila. Gestão para pequenos Negócios. SEBRAE

< https://pt.wikipedia.org/wiki/Irituia/< Acesso em: 10 de outubro 2018.

< https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pa/irituia/panorama/< Acesso em:14 de outubro 2018. < http://www.portaltributario.com.br/tributos/csl.html> Acesso em: 07 de Abril de 2019.

< https://quickbooks.intuit.com/br/blog/impostos/simples-nacional-confira-as-novas-tabelas-e-limites-para-2018/> Acesso em: 07 de Abril de 2019.

Referências

Documentos relacionados

Aos nove dias do mês de maio do ano de dois mil e dezoito na sede da Prefeitura do Município de Paraíso do Norte, sito a Avenida Tapejara, nº 88, Centro, no Município de Paraíso

Cinquenta e quatro pacientes que relataram xerostomia induzida por quimioterapia foram divididos em 3 grupos e, respectivamente, administrados com saliva artificial, ácido cítrico

Assim o presente trabalho tem como objetivo compilar os dados referentes ao tratamento com a ozonioterapia, a aplicabilidade, os mecanismos de ação, o prognóstico

Uma academia de ginástica disponibiliza a seus usuários um banco para que possam desenvolver suas atividades físicas com o auxílio de um instrutor habilitado. Esse

Uma academia de ginástica disponibiliza a seus usuários um banco para que possam desenvolver suas atividades físicas com o auxílio de um instrutor habilitado. Esse

Arrendatários e parceiros são mais prósperos e mais bem educados nas regiões onde a cultura da cana está concentrada, e existe uma correlação entre mercados de aluguel ativos e

A finalidade desta proposta é modificar as Competências, Habilidades e Bases Tecnológicas da disciplina de Segurança e Auditoria de Sistemas para atender a área de Redes

1Sm 26.9 Davi, porém, respondeu a Abisai: Não o mates, pois quem haverá que estenda a mão. contra o ungido do S ENHOR e