• Nenhum resultado encontrado

SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS: 3º ano do ensino médio 2015

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS: 3º ano do ensino médio 2015"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À

DOCÊNCIA - PIBID - SUBPROJETO: Geografia

E. E. E. M. SEVERINO CABRAL

SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS:

3º ano do ensino médio –2015

BOLSISTA: JOÃO RODRIGUES BRAGA DA SILVA - ID1

PROFESSORA SUPERVISORA: ÉRICKA ARAÚJO SANTOS

PROFESSORA COORDENADORA: JOSANDRA ARAÚJO BARRETO DE MELO

CAMPINA GRANDE – PB OUTUBRO DE 2015

1 ID – iniciação à docência

(2)

1ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA

CONTEÚDO: Revisão de conteúdos da Geografia de séries anteriores

Optamos no primeiro momento das aulas pela realização da revisão dos conteúdos estudados em anos anteriores associando-os ao processo de Globalização, esse momento permitiu observar o nível de conhecimento dos aos referentes à Geografia e ganhar tempo para entregar dos livros didáticos.

Este momento foi utilizado para revisar os conteúdos procurando relacioná-los nas escalas globais e locais, introduzindo-os nos diálogos geopolíticos, ponto central das aulas de Geografia no terceiro ano do ensino médio.

OBJETIVO:

 Realizar uma revisão dos conteúdos da Geografia Escolar estudado pelos alunos em séries anteriores (1º e 2º ano do ensino médio) procurando aproximar os fenômenos geográficos das escalas locais e globais.

 Propiciar a consolidação e aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos na finalização da Educação Básica e inicio do Ensino Superior

CONTEÚDOS:

 Movimento Terra/Sol;  Recursos Naturais;  Placas Tectônicas;  Biomas;

 Atmosfera – Mudanças Climáticas;  Industrialização;  Agropecuária – Relação Cidade/Campo;  Urbanização – Transportes;  População – Migração;  Impacto Ambiental e Desenvolvimento. SÉRIE:

(3)

MATERIAL UTILIZADO:  Material impresso;  Quadro branco;  Pinceis;  TV;  Notebook.

 Documentário sobre os rios aéreos da Amazônia e sua biodiversidade.

DESENVOLVIMENTO:

1ª Etapa (1 aulas) 27/02/2015: Movimento Terra/Sol

Nesta aula procurou-se associar o movimento da Terra em torno do Sol, os fenômenos climáticos locais e globais, analisando como a diversidade biológica do plante encontra-se na mira dos interesses capitalistas. Para esta aula foi utilizada da exposição oral do conteúdo, além de quadro e pincel, onde eram apresentados esquemas que ajudasse na explicação dos assuntos.

2ª Etapa (2 aulas) 05/03/2015: Aplicação de Questões do ENEM

Discutir questões do Exame Nacional de Ensino Médio – ENEM e outros vestibulares contribuem para a familiarização do aluno com tais tipos de processo seletivo, preocupando-se sempre realizar uma educação escolar para além do ENEM, uma educação construtora de cidadãos.

As questões retidas do ENEM e tratadas em sala de aula estão relacionadas com o assunto visto em aulas anteriores, neste caso, Movimento Terra/Sol. Procuramos assim, analisar o conteúdo geográfico da questão e como esta formulada, palavras como: Exceto, Falsa, Verdadeira, Somente etc., tende a confundir o aluno e é preciso esta atento para essas questões que estão para além do conteúdo.

(4)

3ª Etapa (1 aulas) 06/03/2015: Recursos Naturais; Aplicação de Questionário

Nesta aula tratou-se dos Recursos Naturais: renováveis e não renováveis e sua disputa geopolítica pelas maiores potenciam globais. A água estabelece um elo entre o global e local quando pensado no contexto mundial, além de ser um tema bastante explorado pelos meios de comunicação nesse momento de escassez que vive o Nordeste brasileiro e grande parte do país atualmente.

Ao final da aula foi aplicado um questionário junto aos alunos, com o objetivo de direcionar os projetos de intervenção dos bolsistas do PIBID, esse questionário nos permitiu traçar um perfil do aluno procurando observar seus pontos fracos e fortes.

4ª Etapa (2 aulas) 12/03/2015: Recursos Naturais - Continuação

A Revolução Industrial que ocorreu no final do século XVIII e início do século XIX, que surgiu primeiro na Inglaterra e depois na Europa e Estada Unidos, foi impulsionada pelo desenvolvimento das técnicas e financiadas pelo capital, passou a necessitar cada vez mais de Recursos Naturais para manter em funcionamento essa atividade industrial.

A partir da década de 70, várias conferências, encontros e congressos foram criados para discutir o futuro do planeta, mas como conciliar o desenvolvimento industrial e a conservação/preservação dos recursos naturais do planeta, já que os países desenvolvidos apresentam resistência em diminuir suas emissões de poluentes? Discutir os recursos naturais (Natureza), sua distribuição e localização tornaram-se cada vez mais necessário para todas as sociedades, muito a tratam como a nova utopia global.

5ª Etapa (2 aulas) 19/03/2015: Estrutura interna da Terra

Compreender a estrutura interna da Terra (Crosta, Manto e Nucleo), corrobora para o entendimento da formação dos diversos tipos de relevo e fenômenos como terremotos e maremotos.

Nessa aula aproveitamos para discutir com os alunos o processo continuo de transformações que passa o plante, levando-o a uma reflexão crítica sobre as inter-ralações do planeta e como elas afetam as sociedades em vários lugares do globo.

(5)

6ª Etapa (1 aulas) 20/03/2015: Apresentação de vídeo-documentário sobre os rios

voadores da Amazônia.

Aula com a utilização do vídeo-documentário: TEDxAmazônia - Antonio Donato Nobre, rio em cima de nós. Retirado do Youtube. https://www.youtube.com/watch?v=HYcY5erxTYs.

Esse documentário reúne temas relacionados a biomas, atmosfera, biodiversidade, fatores climáticos, preservação da natureza, formação geológica do continente, etc.

7ª Etapa (2 aulas) 26/03/2015: Biomas.

Bioma é um conjunto de vida vegetal e animal, constituído pelo agrupamento de tipos de vegetação contíguos e que podem ser identificados a nível regional, com condições de geologia e clima semelhantes e que, historicamente, sofreram os mesmos processos de formação da paisagem, resultando em uma diversidade de flora e fauna própria.

Estudar os biomas e sua importância para o equilíbrio da vida na Terra constitui-se o esforço maior dessa aula, onde os alunos analisam a distribuição dos biomas a partir das condições ambientais naturais que as regiões oferecem.

8ª Etapa (1 aulas) 27/03/2015: Atmosfera terrestre e sua composição.

A atmosfera terrestre que envolve a terra é composta por diversos gases, vapores, microrganismos e outras partículas. Alguns destes componentes são sempre encontrados no ar e constituem quase a sua totalidade. Outros componentes não aparecem de forma tão frequente quanto os primeiros e sua presença na atmosfera depende de alguns fatores (clima, ventos, poluição).

Ao revisar o tema Atmosfera, procuramos analisar sua importância para a vida na Terra e como as ações humanas influência para o agravamento do efeito estufa, principalmente após as revoluções industriais, onde as ações antrópicas acabam por influenciar negativamente nesse aquecimento.

(6)

9ª Etapa (2 aulas) 07/05/2015: Atmosfera terrestre e sua composição – Continuação.

Continuação do assunto atmosfera terrestre. Ao se analisar o assunto da geografia no terceiro ano do ensino médio procurou-se sempre atrelar as questões geopolíticas pertinentes aos temas.

10ª Etapa (1 aulas) 08/05/2015: Atividade com questões do ENEM.

Nesta aula procurou-se desenvolver uma atividade com questões do ENEM referente aos assuntos estudados em aulas anteriores, tirando as dúvidas dos alunos, discutindo as respostas oferecidas por cada questão.

AVALIAÇÃO:

A avaliação dos alunos ocorreu de forma continua através de diálogos em sala de aula e por meio de atividades que envolviam questões do ENEM, além de revisar os conteúdos do 1º e 2º ano do ensino médio, procuramos relacioná-los as questões globais, introduzindo-os nos discursos geopolíticos.

2ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA

CONTEÚDO:

Apresentação de seminários – Meu lugar no mundo.

Com a chegada do livro didático do 3º ano na escola, as aulas foram direcionadas a partir dos conteúdos presente no livro. Para realização do seminário a turma se dividiu em grupos onde cada grupo apresentaria um determinado tema do livro.

(7)

 Problematizar e refletir acerca das mudanças territoriais ocorridas entre os séculos XIX e XXI, tendo por ponto de partida os conflitos mundiais e formação da identidade territorial dentro de uma dinâmica geopolítica.

 Consolidar no educando as noções sobre trabalho e cidadania, através de uma análise crítica sobre as novas condições existenciais adquirida pela sociedade contemporânea.

 Possibilitar formação Ética, o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico do educando ao problematizar os conceitos de Globalização e Desenvolvimento.

 Compreender os fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, envolvidos em escala local e global, utilizando a leitura cartográfica como fonte de conhecimento.

CONTEÚDO:

 Globalização Econômica;

 Globalização e Transformações Socioespaciais;  Redes de Comunicação;

 Redes de Transportes e Turismo;  Energia e questões socioambientais.

SÉRIE:

 3º ano do Ensino Médio

MATERIAIS UTILIZADOS:  Lousa;  Lápis;  Livro didático;  Notebook;  TV;  Cartazes.

(8)

DESENVOLVIMENTO:

1ª Etapa (2 aulas) 27/02/2015: Movimento Terra/Sol

 Apresentação da estrutura geológica da Terra, compreendendo inicialmente sua estrutura interna: núcleo, manto e crosta.

2ª Etapa (2 Aula)

 Com o auxilio do livro didático foi estudado os Minerais e Rochas.

3ª Etapa (2 Aula)

 Movimento das Placas e Impactos Ambientais.

AVALIAÇÃO:

 Avaliação contínua no decorrer das aulas;  Avaliação escrita.

(9)

3ª SEQUÊNCIA DIDÁTICA

CONTEÚDO:

Blocos Econômicos e Jogo de tabuleiro WAR

OBJETIVOS:

 Compre

 1) Compreender o papel dos blocos econômicos no mundo atual.  2) Conhecer os principais blocos e as diferenças existentes entre eles.  3) Entender que a formação de acordos regionais não é incompatível com o

processo de globalização.

 4) Representar informações do texto de forma cartográfica.

CONTEÚDO:

 Relevo: agentes endógenos e exógenos;  Formas do relevo continental e oceânico;  Classificação do relevo brasileiro;

 Erosão e movimento de massas.

SÉRIE:

 1º ano do Ensino Médio

MATERIAL UTILIZADO:

 Livro Didático;  Imagens Ilustrativas;  Vídeo documentário.

(10)

DESENVOLVIMENTO:

1ª Etapa (2 Aula)

 Nesta aula foi apresentada aos alunos a estrutura geológica da Terra, compreendendo inicialmente sua estrutura interna: núcleo, manto e crosta.  Para melhor compreensão do assunto utilizamos vídeos mostrando o processo de

formação da Terra e a utilização do Software Educacional P3D com objetivo de melhor ilustrar o processo de formação da Terra e como esses processos interferem na formação do nosso planeta.

2ª Etapa (2 Aula)

 Nesta aula os alunos assistiram um documentário sobre Vulcões e Terremotos para melhor compreender os Movimentos de Placas, como são formados alguns relevos e como esses vulcões interagem com o Meio Ambiente e os seres humanos.

3ª Etapa (2 Aula)

 Nesta etapa ensino sobre Classificações do relevo brasileiro, destacando as seguintes classificações de: Aroldo de Azevedo, Aziz Nacib Ab’Saber e Jurandyr Ross;

 Após conhecer as classificações do relevo brasileiro realizadomos as divisões dos grupos, onde cada grupo apresentaria uma classificação do relevo brasileiro;  Foram criados 6 grupos, dois apresentariam a classificação de Aroldo de

Azevedo, dois de Aziz Nacib Ab’Saber e dois o de Jurandyr Ross.

(11)

 Nesta aula os alunos aprenderam sobre os agentes Endógenos e Exógenos que atuam na formação do relevo, formas de relevos continentais e oceânicos, as classificações do relevo brasileiro, além de erosão e movimento de massa.

AVALIAÇÃO:

 Além da avaliação continuada, os alunos desenharam mapas com as classificações do relevo brasileiro que os alunos devem apresentar.

Referências

Documentos relacionados

Assim, propusemos que o processo criado pelo PPC é um processo de natureza iterativa e que esta iteração veiculada pelo PPC, contrariamente ao que é proposto em Cunha (2006)

The Anti-de Sitter/Conformal field theory (AdS/CFT) correspondence is a relation between a conformal field theory (CFT) in a d dimensional flat spacetime and a gravity theory in d +

O desafio apresentado para o componente de Comunicação e Percepção Pública do projeto LAC-Biosafety foi estruturar uma comunicação estratégica que fortalecesse a percep- ção

In contrast, forelimb growth was limited in the experiments with homogeneous glass microbeads (Fig. 4.7A and B); when they developed, they formed normal limbs,

Através da revisão de literatura e a análise crítica do autor, este trabalho apresenta uma proposta de “estrutura conceitual” para a integração dos “fatores humanos” ao

Desde então, vários autores deram o seu contributo, uns convergindo outros divergindo, contudo, apesar de mais de 20 anos de discurso académico e de gestão sobre o

O sujeito recorda o tempo da colonização portuguesa o rigor dos professores da escola primária, que não admitiam mistura das duas línguas, exigindo a clara

De forma a sustentar esta ideia, recorro a Costa et.al (1996, p.9) quando afirmam que “A aprendizagem da profissão docente não principia com a frequência de um