• Nenhum resultado encontrado

O TEMPO VERBAL NAS NARRATIVAS: A PRODUÇÃO DE TEXTOS POR ALUNOS DE ENSINO FUNDAMENTAL II

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "O TEMPO VERBAL NAS NARRATIVAS: A PRODUÇÃO DE TEXTOS POR ALUNOS DE ENSINO FUNDAMENTAL II"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

O TEMPO VERBAL NAS NARRATIVAS: A PRODUÇÃO DE TEXTOS POR ALUNOS DE ENSINO FUNDAMENTAL II

Cristiane Seuck Anziliero Acadêmica do curso de Letras da Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Bolsista do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID)

crisletrasfurb@gmail.com

Este trabalho discute a função do tempo verbal utilizado nas narrativas. O ponto de partida está no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Este projeto tem como objetivos centrais criar espaços para qualificar a formação inicial dos licenciados e os inserir no cotidiano da educação escolar na rede pública. O subprojeto de Letras - Língua Portuguesa da FURB tem como objetivo principal estudar os princípios de organização do sistema de escrita, buscando uma ação mais sólida de docência através da elaboração de proposta de produção de textos na educação básica. Após a aplicação de um comando no dia 05 de outubro de 2011 nas 6ª, 7ª e 8ª séries da Escola de Ensino Fundamental Padre Theodoro Becker (Brusque, SC) foi realizado um levantamento dos dados coletados das produções escritas dos alunos e a partir disto, com base na literatura selecionada acerca dos tempos verbais e sua função numa narrativa, foi abordada a forma como eles empregam o verbo nesse tipo de gênero textual. A análise, com base teórica nas regras de Stein e Glenn (1979) e Scliar-Cabral (1991), permitiu a observação de que a utilização dos tempos verbais de maneira adequada possibilita uma melhor construção da história. Os resultados indicam um uso restrito, voltado ao emprego do verbo no conto de fadas, as produções em sua maioria apresentam características desse estilo. Vê-se a necessidade da proposta de atividades e produção de materiais que possam ajudar no trabalho com as dificuldades encontradas.

Palavras-chave: Utilização de tempos verbais. Narrativas. Produção de textos.

1 Introdução

O presente artigo discute a função do tempo verbal utilizado no gênero narrativo. Esta pesquisa surgiu a partir da proposta de estudar um aspecto relevante das narrativas elaboradas pelos alunos do ensino fundamental II, da Escola de Ensino Fundamental Padre Theodoro Becker, situada no município de Brusque, Santa Catarina, onde foi aplicado um comando no dia 05 de outubro de 2011, em virtude dos estudos realizados pelos bolsistas participantes do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID), do curso de Letras – Língua Portuguesa, da Universidade Regional de Blumenau (FURB).

O comando aplicado aos alunos consistia em cinco quadros de imagens, onde, basicamente, no primeiro quadro um menino plantava uma árvore, em um dia de sol; no segundo ele plantava outra árvore; ele regava a planta no terceiro quadro; no quarto, as duas

(2)

árvores estavam bem grandes e o garoto parecia feliz por isso; já no quinto e último quadro, ele colocou uma rede entre as duas árvores e deitou para descansar.

Partindo dos dados coletados, o artigo tem por objetivo analisar o uso do tempo verbal nas narrativas produzidas pelos alunos, observando a frequência e a percepção deles em relação ao uso. O corpus é constituído de 86 textos escritos por alunos das séries finais do ensino fundamental e foram selecionados aleatoriamente sete textos para estudo.

Para o estudo seguiu-se o modelo de regras estabelecido por Stein e Glenn (1979) e reformulado por Scliar-Cabral (1991). A análise, com base teórica nessas regras permitiu a observação de que a utilização dos tempos verbais de maneira adequada possibilita uma melhor construção da história.

Também foi abordada a forma como os professores vêm trabalhando o ensino dos verbos tendo como suporte teórico Travaglia (2003) em sua obra intitulada: Gramática Ensino Plural.

2 Os tempos verbais nas narrativas

No texto narrativo, a atividade verbal é constante e os fatos se transformam. As personagens que desenvolvem as suas ações no tempo e no espaço caracterizam os elementos principais de um texto narrativo. Ocorre uma progressão temporal, o texto se desenvolve no tempo, um fato se sucede a outro fato, como sequências temporais, as quais podem ser realizadas por verbos nos tempos pretéritos do modo indicativo.

O tempo verbal pretérito imperfeito é um assinalador de fatos contínuos ou ações frequentes, quando há repetição, pode apresentar a causa e a consequência no texto. Usa-se este tempo quando se quer expressar que a ação está em curso ou que as ações foram interrompidas. O pretérito perfeito exprime um fato concluso e o mais-que-perfeito é usado quando o narrador retoma um acontecimento ainda mais anterior aos fatos que narra.

A coesão é obtida parcialmente através da gramática e parcialmente através do léxico. No que compreende a gramática se observa os tempos verbais nas narrativas.

Os tempos verbais situam o leitor ou o ouvinte no processo comunicacional da linguagem. O pretérito perfeito, o imperfeito e o mais-que-perfeito indicam o que está sendo narrado. Segundo Nunes (1988), o presente, o passado composto e o futuro configuram uma situação de locução discursiva. O pretérito ao contrário indica que há uma narrativa e faz alusão ao mundo das coisas distantes, não imediatas, fora das urgências do fazer.

(3)

Travaglia (2003, p. 160) sustenta no ensino do verbo, considerar o uso linguístico do aluno e o seu conhecimento prévio, categorias do verbo (como o aspecto e a modalidade), não restringir apenas às recomendações da Gramática Normativa. Ele afirma que desta forma é como se a Linguística, nestes anos todos, não tivesse dito nada sobre o verbo:

[...] suas formas e categorias, suas possibilidades significativas, seu funcionamento textual-discursivo tanto para a coesão, a coerência, a argumentação e a preservação de faces, por exemplo, quanto para outros usos como operadores discursivo-textuais [...]

O autor alerta para o fato de que raramente a significação é trabalhada, ocorre uma predominância voltada quase que exclusivamente para as formas (flexão, identificação e denominação).

Para Travaglia (2003, p. 162) é importante:

[...] mostrar o funcionamento do verbo no nível textual, em que se tem fatos como: a)coesão (continuidades de tempo e aspecto); b) relações entre categorias e tipologia de textos e superestruturas, como, por exemplo, o fato do perfectivo caracterizar a narração [...]

Conforme Nunes (1988) narramos no pretérito, o que importa em divisar uma ação transcorrida, e, portanto, de acordo com o sistema gramatical, em situá-la no passado, como fase do próprio tempo.

3 Análise dos tempos verbais nas narrativas coletadas

A estrutura do texto narrativo mantém relação com determinados tempos verbais do modo indicativo, especialmente os pretéritos perfeito, imperfeito e mais-que-perfeito. A análise permite um estudo destes tempos para a progressão do texto, para que ele se constitua num encadeamento linear de acontecimentos. Esses tempos indicam pelo distanciamento e pelo curso livre que imprimem à linguagem, que estamos contando ou narrando. Configuram, por conseguinte uma situação de locução narrativa.

Seguem alguns trechos dos textos selecionados aleatoriamente, numerados a fim de facilitar a análise e os verbos estão destacados na forma itálica.

Texto 1: “Era uma vez, João queria planta dois pé muda ele pegou uma pá e

começou a cava ele pegou as duas muda é colocou no buraco, todos dias ele viam jogar água

(4)

O tempo verbal que perdura em quase todo o trecho é o pretérito perfeito que apresenta os fatos conclusos.

Texto 2: “Davi era um menino muito inteligente, gostava de brincar, jogar futebol, volei, etc... mas tirava um bom momento para cuidar das plantas; regar, plantar e cuidar das árvores. Depois de cuidar de suas obrigações, colocava sua rede nas árvores e ia tirar um cochilo...”

O trecho acima indica um texto caracterizado pelo pretérito imperfeito, assinalando ações frequentes.

Texto 3: “E até que amanheceu e ele foi feliz para ver aplanta. E é claro pasou anos e anos cuidando da arvore, e ela foi crecendo, crecendo e crecendo e até que ficou grande. Ele

ficou encantado sodever a quela arvore crande que ele cuidou.”

Os fatos conclusos indicam o uso do pretérito perfeito. O uso de verbos auxiliares com gerúndios se referem ao aspecto durativo de cada ação, ou seja, o tempo explicado como duração do fato.

Texto 4: “Ele adorava muito aquelas árvores e um dia ele colocou uma rede pra se

deitar. Ele ficou descansando em baixo das árvores, a árvore o dava sombra e proteção a ele,

até que ele dormiu.”

Assim como nos textos 1 e 3 o tempo verbal que perdura em todo o trecho é o pretérito perfeito que apresenta os fatos conclusos.

Texto 5: “Era uma vez um menino lenhador, ele plantava, cuidava e depois cortava as arvores depois de grande.”

Assim como o texto 2, o trecho acima também é caracterizado pelo pretérito imperfeito, assinalando ações frequentes.

Texto 6: “Com o passar dos anos as árvores foram crescendo e Gabriel cuidando cada vê mais para elas dar bons frutos Gabriel se orgulhava do que ele havia feito porque

sabia que já tinha feito a sua parte.”

Identifica-se o uso do pretérito mais-que-perfeito composto no texto 6, o narrador retoma um acontecimento ainda mais anterior aos fatos que narra.

Texto 7: “Passando um tempo a árvore estava grande pronta para o objetivo do menino. Para ele colocar sua rede e se diverti muito. Com duas arvore grande e forte ele

ponhou a rede e se divertiu muito.”

O pretérito perfeito foi o tempo verbal mais utilizado também neste trecho.

Em alguns trechos também se percebe o uso frequente do tempo verbal no infinitivo para enumerar atividades ou então apresentar finalidades.

(5)

4 O ensino do verbo

Ao trabalhar com o verbo e seus diversos subtópicos ou itens é preciso que o professor, conforme orienta Travaglia (2003, p. 162), esteja atento às seguintes recomendações:

[...] 1) observar sobre qual plano determinado fato se refere: fonológico, morfológico, sintático e semântico. 2) Mostrar o funcionamento do verbo nos níveis lexical, frasal e textual. 3) Na organização das atividades usar duas formas básicas: tipo de recurso e instrução de sentido. 4) Priorizar o objetivo de ensino de língua materna de desenvolver a competência comunicativa do aluno... [...]

Observa-se que o ensino/aprendizagem sobre o verbo deve recair sobre o desenvolvimento da competência comunicativa. No entanto, conforme Travaglia (2003), o que ocorre é uma preocupação com as formas (flexão, identificação e denominação).

Travaglia (2003) traz uma classificação dos verbos para orientar o estudo: verbos lexicais e verbos gramaticais. O autor estabelece verbos lexicais como sendo responsáveis para expressar situações identificáveis no mundo da biopsicofisicossocial, funcionando como lexemas e os gramaticais responsáveis por outras funções tais como marcar categorias verbais (tempo, modalidade, aspecto e voz) ou então ser simplesmente um “carregador” ou “suporte” de categorias, como no caso dos verbos de ligação e assim por diante.

Há a necessidade da proposta de atividades e produção de materiais que possam aguçar o interesse no aprendizado relacionado aos verbos. A apresentação de textos variados para possibilitar um contato maior com o gênero também é pertinente.

5 Conclusão

A análise feita mostra que ao escrever textos narrativos, os alunos optam por determinados tempos verbais, esses por sua vez contribuem para a elaboração expressiva das ideias no texto, colaboram com o ato de narrar e assim resultam numa produção textual coerente e organizada. As narrativas produzidas em sua maioria têm as características de um conto de fadas, porém, ressalta-se a necessidade de orientação para o uso destes tempos verbais também em outros estilos deste gênero textual, como por exemplo, romances, contos e crônicas.

(6)

As produções textuais analisadas indicam o uso do tempo pretérito no modo indicativo com o objetivo de narrar algo, o que assinala um conhecimento do emprego em narrativas, contudo, faz-se necessário a ampliação desse uso para outros estilos do gênero textual narrativas, o que sugere um contato maior com estes estilos em sala de aula. Esse contato pode ser permeado por maneiras que possam atrair mais o interesse dos alunos, por exemplo, sites de jogos sobre narrativas.

No decorrer do ano estão sendo realizadas diversas atividades buscando ampliar o conhecimento e o uso de elementos importantes para a escrita de uma narrativa por meio do trabalho desenvolvido pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) junto à escola.

6 Referências

NUNES, Benedito. O tempo na narrativa. São Paulo: Editora Ática S.A., 1988. TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática ensino plural.

Referências

Documentos relacionados

Entretanto, é evidenciado uma menor quantidade de células CD4+ e CD8+ nos pulmões dos animais P2X7RKO infectados com a cepa Beijing 1471 em relação àqueles dos camundongos

Fonte: elaborado pelo autor. Como se pode ver no Quadro 7, acima, as fragilidades observadas após a coleta e a análise de dados da pesquisa nos levaram a elaborar

O Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb), criado em 2000, em Minas Gerais, foi o primeiro programa a fornecer os subsídios necessários para que

A primeira fase desta pesquisa consistiu em definir o fenômeno a ser investigado pelo professor pesquisador, ou seja, na definição do problema. É importante que se deixe claro o

Excluindo as operações de Santos, os demais terminais da Ultracargo apresentaram EBITDA de R$ 15 milhões, redução de 30% e 40% em relação ao 4T14 e ao 3T15,

Box-plot dos valores de nitrogênio orgânico, íon amônio, nitrito e nitrato obtidos para os pontos P1(cinquenta metros a montante do ponto de descarga), P2 (descarga do

Tabela 25A – Análise da frequência de índices dos grupos de recipientes existentes, com água e com larva na Supervisão Técnica de São Matheus de 2012 a 2016 e suas proporções

assoreamento do Rio Curimataú no trecho que passa pelo município de Tacima/PB; analisar por que o rio não dispõe de uma mata ciliar no entorno de seu curso de água e o que ocorreu