• Nenhum resultado encontrado

04Artigos-ModeloProf.Marcelo

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "04Artigos-ModeloProf.Marcelo"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

COMPONENTES DE UM ARTIGO ou TRABALHO CIENTÍFICO

Deve-se fazer a leitura do tópico “Instruções para os Autores” presente nas revistas científicas ou periódicos científicos.

a) TÍTULO

! É o cartão de visitas e, portanto, deve ser elegante, curto, informativo e não enganoso.

! Deve ser norteado pelo objetivo ou conclusão da pesquisa ou, em alguns casos, pela problemática investigada.

! Deve conter principalmente a essência do objetivo teórico, podendo omitir o objetivo operacional (mas não o contrário).

Objetivo Teórico: é um objetivo mais geral. O obj. operacional é deduzido de um objetivo teórico

Objetivo Operacional: é aquele que especifica claramente a conduta prática do pesquisador. Informa o que será medido, como, aonde. É aquele mais próximo da operação a ser realizada. Ex.: “Testar se o estresse eleva o metabolismo em camundongos” Esse objetivo diz respeito à relação de dois conceitos: estresse e metabolismo.

Agente estressor: temperatura ou imobilização

Metabolismo: consumo de oxigênio, atividade enzimática, ventilação Ex.: “Testar se o estresse por temperatura eleva o metabolismo de

consumo de oxigênio em camundongos” Objetivo Teórico + Objetivo Operacional b) AUTORES

! Cabe ao autor: promover os fundamentos da pesquisa, estabelecer os objetivos, elaborar o delineamento experimental, acompanhar ou executar a coleta de dados, analisá-los, elaborar conclusões e publicar o trabalho.

(2)

! Para se definir a autoria científica assume que o autor tenha condições de defender publicamente o trabalho no meio científico, além de ter participado de sua história.

! Imagine as três etapas fundamentais do trabalho científico: a) a concepção (criação e planejamento);

b) a coleta de dados; e c) a redação e publicação.

⇒ ⇒

⇒ A autoria estaria garantida a todos que participam ao menos em duas dessas três etapas.

! Deve-se distinguir os colaboradores que dão apoio técnico daqueles que constróem novas conclusões.

! O estatístico é muitas vezes incluído como autor do trabalho. A escolha de um teste estatístico adequado pode ser tarefa de um estatístico, principalmente nos casos em que ocorrem complicações adicionais. Porém isso não justifica autoria.

! Há uma situação que garante ao estatístico a autoria: quando essa assessoria, per si, constrói conhecimento novo. Ex.: um modelo estatístico em uma situação nova.

c) ENDEREÇO

! É fundamental que o endereço seja curto e suficientemente detalhado para garantir o recebimento das correspondências. Lembrar que cada publicação abre portas para uma série de troca de correspondências.

! Incluir o nome do grupo de pesquisa, do departamento, do laboratório, pois é uma forma de divulgação.

! O fornecimento do endereço eletrônico (E-mail) é cada vez mais necessário e usual.

! Se for publicar o artigo em outro idioma, não se deve traduzir certas partes do endereço, ex.: nome da instituição, departamento ou setor a que esta vinculado, a rua ou avenida. As outras informações podem ser no idioma do artigo, pois informa a área de atuação do autor, ex.: nome do laboratório.

(3)

Ex.: Prof. Dr. Marcelo Fagioli Laboratory of seeds analysis Curso de Agronomia

Universidade do Estado de Minas Gerais-UEMG Campus de Ituiutaba, Caixa Postal: 431 CEP.: 38.300-192, Ituiutaba, MG, Brasil. E-mail: mfagioli@ituiutaba.uemg.br

d) RESUMO, ABSTRACT ou SUMMARY

! O resumo deve informar exatamente o conteúdo do trabalho. Deve conter, no máximo, as justificativas e fundamentações para a realização da pesquisa, seu objetivo, material e métodos, o delineamento experimental, os principais resultados e as conclusões.

! Geralmente uma revista científica pede que um resumo tenha, no máximo, 200 palavras.

! Caso exista restrição de espaço, a primeira tentativa deve ser reduzir as frases, sintetizá-las ao máximo.

! Quando isso não for mais possível, passamos a eliminar tópicos: - a justificativa, o material e métodos, o delineamento estatístico e

os resultados ⇒⇒⇒⇒ ficando apenas o objetivo e as conclusões. e) PALAVRAS-CHAVE ou KEY-WORDS

! São usadas para busca de artigos em bancos de dados bibliográficos.

! Devem representar aspectos centrais do trabalho, como o assunto central, as variáveis investigadas, o organismo utilizado ou o nome científico da espécie.

! Esta se adotando colocar palavras que não constam do título, mas são usadas durante o trabalho.

! Geralmente são colocadas 5 palavras-chave que podem ser palavras compostas, ex.: controle de qualidade, qualidade fisiológica.

(4)

f) INTRODUÇÃO ! Deve conter:

- descrição do problema a ser investigado;

- fundamentação para as variáveis que serão estudadas; e - o objetivo da pesquisa.

! Podem também fazer parte de uma introdução de um trabalho científico:

- breve histórico mostrando o surgimento do problema a ser investigado;

- fundamentação mostrando a importância do problema investigado;

- definição de termos específicos;

- validade dos objetivos operacionais a serem utilizados; e

- importância teórica ou prática do objetivo da pesquisa (atenção: objetivo e importância são coisas distintas!).

! Geralmente o objetivo da pesquisa é descrito na última frase da introdução.

g) MATERIAL E MÉTODOS

! O procedimento usado na coleta de dados deve ser descrito para permitir que o experimento seja replicável, isto é reproduzido caso necessário.

! Essa é uma condição essencial na ciência e da qual deriva a importância deste tópico.

! Evitar detalhes supérfluos e descrições muito demoradas de técnicas de uso corrente.

! Quando for feita alguma modificação ou exigir algum detalhe importante na execução do trabalho, este deve ser citado.

! Recomenda-se quando o trabalho é muito extenso o uso de sub-títulos para tornar o texto mais claro e melhor organizado.

! Explicar qual análise estatística utilizada, com informações sobre o delineamento experimental (desenho), número de repetições, tamanho das parcelas e tipo de análise efetuada.

(5)

h) RESULTADOS E DISCUSSÃO

! A primeira parte desta seção deve dar uma idéia geral dos resultados, apresentando-se a seguir os dados, e por fim, a discussão.

! Apresentar somente os dados de suporte às conclusões, sem repetir tudo o que se encontra nas tabelas e figuras, discutindo e comparando (seus resultados) com os resultados obtidos por outros autores.

! Nunca apresentar os mesmos dados em duas formas diferentes (por ex.: gráfico e tabela).

! Na discussão o autor apresenta todo o raciocínio que, a partir dos dados obtidos e, freqüentemente, de dados da literatura, elabora determinadas conclusões, culminando com a consumação do objetivo da pesquisa (apresentado na introdução).

Os resultados do estudo, ou mesmo aqueles da literatura, são ressaltados na medida em que se fazem necessários para o encadeamento do raciocínio.

! Discussão: iniciar o parágrafo mostrando a conclusão mais geral do trabalho e, no seguimento, detalhar as justificativas para tal conclusão, ou iniciar discutindo cada aspecto específico e progredir gradativamente às generalizações, até que se atinja a conclusão mais geral. A primeira forma é mais persuasiva.

! Fazer chamadas à tabelas e figuras no final das frases.

! Os resultados negativos obtidos nos experimentos devem ser discutidos, porque também constituem em informação científica e podem ser valiosos para outros pesquisadores que trabalham com o mesmo tema.

i) CONCLUSÕES

! As conclusões geralmente aparecem no próprio texto da Discussão. Não é comum a enumeração das conclusões num tópico à parte. Porém, existem revistas que adotam esse sistema.

(6)

! A(s) conclusão(ões) deve(m) estar num nível teórico acima do resultado. O ponto norteador para distinguirmos resultado de conclusão é o objetivo da pesquisa.

! A conclusão de um trabalho ou artigo científico deve ser com base no objetivo da pesquisa.

j) AGRADECIMENTOS

! Existe uma grande discussão se deve fazer o agradecimento a instituições (por ex.: CNPq, FAPEMIG, CAPES e FAPESP) que financiaram direta ou indiretamente a pesquisa através de bolsa de estudo. Porque é uma relação comercial entre a financiadora e o pesquisador. Ninguém faz favores. O autor (pesquisador) apresenta um projeto que é comprado (aceito) pela financiadora. ! Pode-se agradecer toda ajuda significativa recebida na execução

do trabalho, por ex.: o técnico do laboratório, a empresa que forneceu o material e ao estatístico.

! Muitas vezes um agradecimento pode substituir perfeitamente uma co-autoria num trabalho.

l) REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA ou LITERATURA CITADA ! Deve conter apenas as referências citadas no texto.

! As citações devem ser completas o suficiente para que as obras sejam localizadas. As normas da revista devem ser seguidas.

! Como são a base para nossa argumentação e elaboração de conclusões, devemos incluir apenas literatura de bom nível e de fácil localização pelos leitores, não sendo adequadas citações de resumos, dissertações, teses, relatórios técnicos e comunicação pessoal.

m) TABELAS e FIGURAS

! Devem ser auto-explicativas, compreensíveis mesmo sem a leitura do texto.

! Um número excessivo de tabelas ou figuras entulha o trabalho e dilui a atenção do leitor. Três seria um bom número.

(7)

! O custo de publicação de tabelas ou figuras é bem mais alto de que textos. Muitos dos dados apresentados em forma gráfica poderiam ser discutidos diretamente no texto.

! Deve-se evitar figuras com um número muito grande de curvas (mais de seis), porque a visualização fica confusa e a compreensão dos dados é bastante prejudicada.

! A legenda de figuras ou tabelas deve ser suficientemente explicativa e clara para que o leitor entenda os resultados sem ter que recorrer ao texto principal.

! Fotografias devem ser incluídas quando absolutamente necessárias e devem ser de excelente qualidade, bem focadas e com contraste adequado. Se a foto não for boa quando reproduzida só evidenciará os defeitos.

n) CONSIDERAÇÕES FINAIS

# Publicar um artigo implica em responsabilidade perante a comunidade científica e a sociedade em geral.

# Quando se publica está em jogo a reputação profissional do pesquisador.

# A publicação de informações inexatas é um desserviço à Ciência e aumenta a confusão na literatura.

# Um trabalho bem escrito e como uma vitória pessoal, obtida com considerável esforço intelectual.

# É gratificante verificar que seu trabalho está, finalmente, disponível para a comunidade.

Referências

Documentos relacionados

REDE DRAGÃO - Posto Estrela da Dutra (SP) Rua Vereador Geraldo Nogueira da Silva. Bairro

Instrument transformers - Part 2: Inductive voltage transformers Transformateurs de mesure - Partie 2: Transformateurs inductifs de tension. IEC 60044-2

Reunir profissionais de Biblioteconomia e Educação Especial dedicados aos serviços de Bibliotecas para os portadores de deficiência visual Intercâmbio de experiências e

Os níveis séricos ideais de 25(OH)D são aqueles para os quais a absorção de cálcio está optimizada, os níveis de PTH reduzidos e o maior beneficio para o osso e função muscular

Maria Luísa Vaz Licenciada em História pela Universidade de São Paulo Mestre em História Social pela Universidade de São Paulo Professora de História do ensino fundamental,

Não somente na avaliação, como em qualquer fase dos serviços arquivísticos, os experimentos para testar os modelos teóricos devem ser realizados de forma a

Nota: Você pode também desativar a trava para viagem ao conectar o aparelho ao sistema elétrico com fio Substituição das cabeças de corte Para obter o melhor desempenho do barbeador,

• Antonio Jorge de Lima Ferreira, Advogado militante há 25 anos, formado pela Faculdade de Direito Estácio de Sá, iniciando a advocacia em empresa de médio porte com