• Nenhum resultado encontrado

CONIC-SEMESP

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONIC-SEMESP"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

TÍTULO: DESENVOLVIMENTO DE UM PROTÓTIPO DE ALGOMETRIA DIGITAL PARA O DEPARTAMENTO DE FISIOTERAPIA

TÍTULO:

CATEGORIA: CONCLUÍDO

CATEGORIA:

ÁREA: ENGENHARIAS E ARQUITETURA

ÁREA:

SUBÁREA: ENGENHARIAS

SUBÁREA:

INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE SANTA CECÍLIA

INSTITUIÇÃO:

AUTOR(ES): FELIPE GONÇALVES DA SILVA, CARLOS RENATO ROCHA PAUPERIO, JOSÉ HORÁCIO DE OLIVEIRA JUNIOR, LUCAS LEONARDO DE ALMEIDA PIMENTEL

AUTOR(ES):

ORIENTADOR(ES): LUÍS FERNANDO POMPEO FERRARA, RAQUEL GALHARDO DE CARVALHO LOPES, SABRINA DE CASSIA MARTINEZ

ORIENTADOR(ES):

COLABORADOR(ES): FABIANE HIGA FAGUNDES, GRUPO DE PESQUISA EM ENGENHARIA APLICADA, IVAN BARREIRA CHEIDA FARIA, NUCLEO DE PESQUISA EM ELETRÔNICA

(2)

1. RESUMO

A fibromialgia é uma doença que afeta os músculos e está associada a problemas físico-emocionais que reflete no corpo causando sensações dolorosas, seu diagnóstico se dá pela sensibilidade da dor em pontos específicos espalhados pelo corpo, se 11 ou mais pontos, de um total de 18, forem considerados dolorosos a doença é confirmada. Esses pontos durante a avaliação são pressionados com o dedo e o paciente deve responder em uma escala de 0 a 10 qual o nível de dor, porém trata-se de um valor subjetivo. Essa pressão também pode ser realizada com

um equipamento chamado dolorímetro, o qual retorna um valor medido em Kg/cm2

onde um valor acima de 4kg/cm2 representa dor, mas este equipamento nem

sempre está disponível nas clínicas, na Baixada Santista existe apenas um equipamento. Por meio deste projeto, será desenvolvido um protótipo de um algômetro digital (dolorímetro) de baixo custo que ficará disponível no departamento de fisioterapia da universidade, pois como a mesma atende voluntariamente os pacientes o equipamento ajudará no diagnóstico e em futuras pesquisas que poderão melhor atender a população. O protótipo é constituído por um microcontrolador ATmega328PU, um amplificador/conversor HX711, uma célula de carga de 10Kg (TAL220) e um display OLED 0.96. Foi desenvolvida uma placa eletrônica para acomodar o microcontrolador, que é responsável pelo processamento, leitura e exibição dos dados. Nas portas A0 e A1 do microcontrolador está conectado o módulo HX711 que converte e amplifica o sinal lido da célula de carga e nas portas A3 e A4 está conectado o display, que exibe o valor para o usuário. Os valores visualizados no display foram comparados com os valores de uma balança digital, que utiliza a mesma célula de carga do projeto, dessa forma foi possível validar os dados, que foram considerados satisfatórios. Durante o teste foi observado um pequeno atraso na exibição da informação, o qual foi corrigido com o ajuste do temporizador. Com os testes realizados é possível concluir que o protótipo é viável e que o encapsulamento do circuito poderá ser realizado.

(3)

2. INTRODUÇÃO

A vida corriqueira e a rotina estressante que vivemos em nosso dia a dia tem causado o aparecimento de diversos tipos de transtornos psicológicos conhecidos como “doenças modernas”. Somos submetidos a diversas situações e desenvolvemos novos hábitos, tais quais tornam o nosso corpo um ambiente inóspito para os nossos genes saudáveis e podem levar ao desenvolvimento de doenças crônicas. Estes transtornos desencadeiam uma série de comportamentos que são nocivos não só para nosso corpo, mas também para nossa mente, algumas das doenças mais comuns causadas por estes hábitos e que afetam as pessoas são: transtorno de ansiedade, dores crônicas, dores musculares, stress, fadiga, sono não reparador e depressão (HOMANN et al, 2012).

Podemos notar que o homem contemporâneo utiliza cada vez menos seu potencial corporal e que a baixa frequência de atividades físicas é um fator decisivo e importante no desenvolvimento de doenças degenerativas, nos levando à necessidade de uma importante mudança no seu estilo de vida e consequentemente realizando a prática de atividades físicas em seu cotidiano. Esse baixo nível de atividade física e qualidade de vida podem acarretar no desenvolvimento da fibromialgia, que é uma doença que afeta os músculos e pode ser causada por problemas físicos-emocionais (ASSUMPÇÃO; MORAIS; FONTOURA, 2002; SURESH, 2015).

A fibromialgia, que é uma doença multifatorial está associada provavelmente a fatores genéticos e do ambiente em que vivemos, acomete homens e especialmente mulheres. Sua causa está associada a problemas físico-emocionais que refletem diretamente no corpo humano, atuando de dentro para fora, causando um grande desconforto e sensações dolorosas em diversas partes do corpo, sem de fato ter alguma lesão nos tecidos (SURESH, 2015). Ela se caracteriza por uma dor crônica que se espalha pelo corpo e manifesta-se predominante em um lado do corpo, porém o outro lado também fica mais sensível. São nove os pontos fundamentais de cada lado do corpo, 18 no total, onde a dor pode se manifestar. Os locais de pontos dolorosos pesquisados são aqueles estabelecidos pelo critério de classificação do Colégio Americano de Reumatologia (SOCIEDADE BRASILEIRA DE REUMATOLOGIA, 2004).

(4)

Na ocasião da definição dos critérios para diagnóstico da fibromialgia pelo Colégio Americano de Reumatologia, caracteriza-se a doença caso o paciente tenha dor difusa, durante ou, pelo menos por 3 meses e ocorrendo em 11 ou mais dos 18 pontos dolorosos estabelecidos. No diagnóstico, esses pontos são submetidos a pressão, que pode ser realizada de duas formas, através de um aparelho de algometria ou de forma manual, pressionando o dedo no ponto. Para um ponto doloroso ser considerado positivo, o paciente deve declarar, em ambos, que a palpação foi "dolorosa" (ALENCAR et al, 2009).

O Algômetro de Fisher é o nome oficial do instrumento e pode ser conhecido também como dolorímetro, foi desenvolvido para medir o limiar de dor que o paciente suporta em quaisquer pontos do corpo, por meio de pressão. Para o ponto ser considerado, durante o diagnóstico a pressão aplicada não poderá ser maior que

4Kg/cm2, caso ultrapasse esse valor o ponto é descartado. O equipamento pode ser

utilizado tanto para diagnósticos na análise do paciente, quanto para acompanhar o processo de recuperação, pois se o limiar da dor seja maior que obtido no começo do diagnóstico, pode-se notar que o paciente teve uma melhora (BIOLINK MEDICAL, 2015). É um equipamento fácil de utilizar e pode ser encontrado em dois tipos: analógico e digital, na figura 1 pode ser visualizado o modelo analógico.

Figura 1 – Algômetro analógico (WAGNER INSTRUMENTS, 2017).

A Escala Visual Analógica (EVA) da figura 2 é utilizada quando não se faz o uso do dolorímetro e sim do método manual, porém não se tem um valor numérico

do limiar de dor do paciente e sim um valor subjetivo, sendo 0 como “ausência de

dor” e 10 “dor insuportável” na avaliação, o que acaba dificultando o diagnóstico correto (PROVENZA et al, 2004).

(5)

3. OBJETIVOS

Por meio deste projeto, será desenvolvido um protótipo de um algômetro digital de baixo custo, que ficará disponível no departamento de fisioterapia. Existe atualmente somente um equipamento analógico na universidade, que é utilizado pelos alunos e professores, porém como na região não tem outro disponível, o mesmo também é emprestado para professores de outras instituições.

Além de facilitar o diagnóstico da fibromialgia, o equipamento também contribuirá em estudos e pesquisas para quantificar os dados e assim melhor diagnosticar e atender os pacientes que podem estar sujeitos a esse quadro clínico.

4. METODOLOGIA

Em conversa com o Diretor da Faculdade de Fisioterapia foi abordado a necessidade de um aparelho para o diagnóstico e acompanhamento dos pacientes, como o aparelho do professor é analógico, será desenvolvido um protótipo do aparelho com as mesmas características técnicas e com um diferencial por ser na versão digital.

O desenvolvimento do protótipo do dolorímetro será construído a partir dos seguintes componentes, uma célula de carga de 10Kg (TAL220), retirada de uma balança de cozinha, conectada a um amplificador/conversor HX711 que converterá o sinal analógico para digital, um microcontrolador ATmega328PU para o processamento das informações e um display OLED 0.96 que mostrará o valor da pressão aplicada no ponto doloroso, que será medido em Kgf.

Um botão no equipamento limpará a última medição realizada, possibilitando uma nova leitura. A célula de carga, componente vital para a base do projeto, terá uma haste com rosca para ser fixada no corpo do equipamento, possibilitando o movimento de pressão para deformar a célula de carga e assim gerar sinais elétricos. O dispositivo também contará com um botão para o liga/desliga e um LED indicando que o circuito está ligado.

O equipamento terá uma ponteira de 1cm de diâmetro que é o tamanho padrão dos aparelhos de dolorimetria, equivalente ao dedo humano. Essa ponteira terá uma borracha para que não machuque o paciente na hora do diagnóstico.

(6)

5. DESENVOLVIMENTO

Para o desenvolvimento do protótipo, uma placa eletrônica foi confeccionada, essa é responsável por processar, ler e exibir os dados. A placa contém todo o circuito para o funcionamento do microcontrolador ATmega328PU, o qual tem conectado em suas portas o amplificador/conversor HX711 e um display gráfico. Na figura 3 é possível visualizar a placa confeccionada, de circuito impresso para acomodar o microcontrolador e o conversor/ amplificador HX711.

Figura 3 – Placa eletrônica (AUTORES, 2017).

O Amplificador/Conversor HX711 é utilizado para converter o sinal analógico da célula de carga e converte-lo para digital de 24bits. Um chip amplificador SOP-16L também faz parte do módulo. O sinal convertido é amplificado e enviado para as saídas DT e SCK do conversor que estão conectadas nas portas A1 e A0 do microcontrolador.

O microcontrolador recebe os valores, processa a informação e em seguida disponibiliza as informações no display gráfico. Para ser exibido o valor da pressão, os pinos SCL e SDA do display foram conectados nas portas A3 e A4 do microcontrolador.

A célula de carga utilizada foi a Load Cell 10Kg Straight Bar (TAL220), cujo as especificações se adequam perfeitamente para o protótipo devido ao seu range ser de 0g a 10Kg, uma vez que o projeto precisa de no máximo de 10Kg.

(7)

Na figura 4 tem-se o circuito esquemático de ligação da placa eletrônica com a célula de carga, display, um botão para ligar o circuito e outro para limpar a tela, e um LED para indicar que o circuito foi ligado corretamente.

Figura 4 - Circuito esquemático com todos os componentes (AUTORES, 2017). 6. RESULTADOS

Para comparar se os valores lidos no protótipo estavam coerentes foi utilizada uma balança, com a mesma célula de carga usada no projeto. Os resultados foram considerados satisfatórios em relação a precisão do protótipo e da balança. Na figura 5 é possível visualizar o resultado da balança e do disponibilizado no display do projeto.

(8)

Durante o teste também se observou um pequeno atraso na exibição dos valores lidos, porém com o ajuste do temporizador o problema foi corrigido.

7. CONSIDERAÇÕES FINAIS

Com o desenvolvimento do protótipo e os devidos testes realizados foi possível concluir que a concepção do projeto é viável. Embora não fizesse parte do objetivo do projeto estudou-se uma forma de encapsulamento do circuito. Ficou definido que o mesmo terá o formato de uma pistola, resultando em uma melhor empunhadura por parte do profissional da saúde. O modelo será desenvolvido em uma impressora 3D, sendo projetado de forma a acomodar a parte eletrônica, o display, a célula de carga e a bateria, facilitando assim a sua utilização.

8. FONTES CONSULTADAS

ALENCAR, J.F.; COURY, H.J.C.G.; OISHI, J; Aspectos relevantes no diagnóstico de dort e fibromialgia, Rev. bras. fisioter. vol.13 no.1 São Carlos Jan./Feb. 2009 Epub Feb 06, 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-35552009000100011&script=sci_arttext&tlng=pt> Acesso em: 09 abr. 2017.

ASSUMPÇÃO, L.O.T.; MORAIS, P.P.; FONTOURA, H.; Relação entre atividade física, saúde e qualidade de vida, Universidade Católica de Brasília 2002.

Disponível em:

<http://extensao.cecierj.edu.br/material_didatico/sau2201/aula08_TC01.pdf> Acesso em: 08 de mar. 2017.

BIOLINK MEDICAL; Dolorímetro. Disponível em:

<https://www.biolinkmedical.com.br/produto/pesquisa-da-dor/algometro-de-pressao/algomed-algometro-de-pressao/> Acesso em: 10 de maio 2017.

GRUPO DA COLUNA DE SÃO PAULO; Grupo da coluna São Paulo, 2017

Disponível em:

(9)

HOMANN, D.; FACCO STEFANELLO.J.M.; GÓES.S.M.; ANDREISSY BREDA. C.; SANTOS PAIVA.E.; LEITE. N.; Rev Bras Reumatol 2012. Percepção de estresse e sintomas depressivos: funcionalidade e impacto na qualidade de vida em

mulheres com fibromialgia. Disponível em:

<http://www.scielo.br/pdf/rbr/v52n3/v52n3a03.pdf> Acesso em: 15 mar. 2017.

PROVENZA, J.R.; POLLAK, D.F.; MARTINEZA, J.E.; PAIVA, E.S.; HELFENSTEIN, M.; HEYMANN, R.; MATOS, J.M.C.; SOUZA, E.J.R.; Fibromialgia, Rev. Bras.

Reumatol. vol.44 no.6 São Paulo Nov./Dec. 2004. Disponível em:

<http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0482-50042004000600008&script=sci_arttext&tlng=es#f1> Acesso em: 25 mar. 2017.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE REUMATOLOGIA. Fibromialgia; Projeto Diretrizes,

mar. 2004. Disponível em:

<http://www2.unifesp.br/grupos/fibromialgia/fibromialgia.pdf> Acesso em: 16 mar. 2017.

SURESH, E.; How to diagnose fibromyalgia. British Journal of Hospital Medicine,

December 2015, Vol 76, No 12. Disponível em:

<http://www.magonlinelibrary.com/doi/10.12968/hmed.2015.76.12.696> Acesso em: 11 mar. 2017.

WAGNER INSTRUMENTS.; Datasheet Dolorímetro Digital.Disponível em: <http://www.wagnerinstruments.com/force_gauges/fdx_digital_force_gauge.php> Acesso em: 10 abr. 2017

Referências

Documentos relacionados

Fita 1 Lado A - O entrevistado faz um resumo sobre o histórico da relação entre sua família e a região na qual está localizada a Fazenda Santo Inácio; diz que a Fazenda

No final, os EUA viram a maioria das questões que tinham de ser resolvidas no sentido da criação de um tribunal que lhe fosse aceitável serem estabelecidas em sentido oposto, pelo

Para analisar as Componentes de Gestão foram utilizadas questões referentes à forma como o visitante considera as condições da ilha no momento da realização do

There a case in Brazil, in an appeal judged by the 36ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (São Paulo’s Civil Tribunal, 36th Chamber), recognized

Na apropriação do PROEB em três anos consecutivos na Escola Estadual JF, foi possível notar que o trabalho ora realizado naquele local foi mais voltado à

The general framework of proposed principles can be summarized in the following manner: (i) globalized, transnational AML action through common standards, international

Por fim, na terceira parte, o artigo se propõe a apresentar uma perspectiva para o ensino de agroecologia, com aporte no marco teórico e epistemológico da abordagem

No âmbito da Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (2005-2014) ambiciona-se uma escola renovada, capaz de direccionar a humanidade para um caminho