• Nenhum resultado encontrado

Elaboração de mapas de risco ambientais e procedimentos operacionais padrão para empresa metal mecânica

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Elaboração de mapas de risco ambientais e procedimentos operacionais padrão para empresa metal mecânica"

Copied!
91
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E ENGENHARIAS

Curso de Pós Graduação Lato Sensu em Engenharia de Segurança do

Trabalho

CRISTINA CORRENT COBALCHINI

ELABORAÇÃO DE MAPA DE RISCOS AMBIENTAIS E

PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS PADRÃO PARA EMPRESA

METAL MECÂNICA

Santa Rosa/RS 2011

(2)

2

CRISTINA CORRENT COBALCHINI

ELABORAÇÃO DE MAPA DE RISCOS AMBIENTAIS E

PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS PADRÃO PARA EMPRESA

METAL MECÂNICA

Monografia do Curso de Pós Graduação Lato Sensu em Engenharia de Segurança do Trabalho apresentado como requisito parcial para obtenção de título de Engenheiro de Segurança do Trabalho.

Orientador: Fernando Wypyszynski

Santa Rosa/RS 2011

(3)

3

CRISTINA CORRENT COBALCHINI

ELABORAÇÃO DE MAPA DE RISCOS AMBIENTAIS E

PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS PADRÃO PARA EMPRESA

METAL MECÂNICA

Monografia defendida e aprovada em sua forma final pelo professor orientador e pelo membro da banca examinadora

Banca examinadora

________________________________________ Prof. Fernando Wypyszynski - Orientador

________________________________________ Prof. Cristina Eliza Pozzobon, Ms.

(4)

4

DEDICATÓRIA

Dedico esta monografia aqueles que contribuíram para a sua concretização, aos meus familiares e amigos, em especial ao meu esposo e filha que entenderam meus dias de ausência.

(5)

5

AGRADECIMENTOS

Agradeço a todos que de alguma forma, colaboraram para a realização deste trabalho, em especial:

Aos meus pais, marido e filha pelo apoio e compreensão oferecida.

Ao prof. FernandoWypyszynski, pela orientação fornecida no decorrer da realização deste trabalho.

Agradeço a empresa ENVALL e CIA LTDA a abertura das portas para a realização desse trabalho e aos funcionários pelas informações cedidas.

Aos demais professores, funcionários e colegas do curso de Pós Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho da UNIJUI.

(6)

6

RESUMO

Neste trabalho abordam-se os riscos ambientais presentes em uma indústria metal mecânica localizada na cidade de Santa Rosa-RS. Até então, a empresa possuía os seus dados de avaliação de riscos ambientais incompleta, sendo esse, um dos motivos para realização desse estudo. Após a execução do levantamento de riscos na empresa, realizam-se um reconhecimento de riscos ambientais em cada setor produtivo da empresa, que serviu como base para a elaboração do mapa de riscos ambientais. Os procedimentos operacionais padrão de segurança para cada atividade foram realizados com o intuito de treinar os trabalhadores para a execução de suas atividades e os riscos aos quais estão expostos, bem como a maneira correta de trabalhar e as medidas preventivas para a realização de uma atividade segura. O estudo foi realizado com o auxilio das legislações específicas, como a 09, 05 e NR-17, as quais são algumas das Normas Regulamentadoras de segurança do trabalho. Sugestões de melhorias foram propostas a empresa, a qual acatou algumas propostas no mesmo instante e outras seguirão em estudo com a equipe envolvida em melhorias de processos e segurança do trabalho.

Palavras-chave:

Riscos Ambientais; Mapa de Risco Ambiental; Procedimento Operacional Padrão de Segurança.

(7)

7

LISTA DE FIGURAS

Figura 1: Classificação dos riscos ambientais... 11

Figura 2: Representação gráfica dos riscos ambientais ... 13

Figura 3: Parâmetros de classificação... 14

Figura 4: Empresa ENVALL... 18

Figura 5: Reconhecimento de risco ambiental Setor Corte Pavilhão 01 ... 21

Figura 6: Mapa de risco ambiental Setor Corte Pavilhão 01... 22

Figura 7: Procedimento Operacional Padrão de Segurança do Setor de Corte Pavilhão 01.... 26

(8)

8

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO... 9

1 REVISÃO DA LITERATURA... 10

1.1RISCOSAMBIENTAIS ... 10

1.2PROGRAMADEPREVENÇÃODERISCOSAMBIENTAIS(PPRA)... 11

1.3MAPADERISCOAMBIENTAL ... 12

1.4PROCEDIMENTOOPERACIONALPADRÃODESEGURANÇA(POP) ... 15

2 METODOLOGIA... 17

2.1CLASSIFICAÇÃODAPESQUISA... 17

2.2DELINEAMENTODAPESQUISA... 17

2.3ESTUDODECASO ... 17

3 APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DOS RESULTADOS... 18

3.1 HISTÓRICODAEMPRESA... 18

3.2 IDENTIFICAÇÃODOSRISCOSAMBIENTAIS ... 19

3.3ELABORAÇÃODOSPROCEDIMENTOSOPERACIONAISPADRÃODESEGURANÇA ... 23

3.4PROPOSTASDEMELHORIAS... 26 CONCLUSÃO... 27 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS... 28 ANEXO A... 29 ANEXO B... 33 ANEXO C... 65 ANEXO D... 91

(9)

9

INTRODUÇÃO

A diminuição dos acidentes é um dos mais intensos desafios à inteligência do indivíduo. Para contribuir com esse incessante trabalho, uma das principais ferramentas é o mapa de riscos ambientais. Tal estudo requer um vasto levantamento de todos os riscos presentes no ambiente de trabalho, onde os mesmos poderão ser mensuráveis e trazer dados concretos para a elaboração de medidas preventivas, que podem ser desde equipamentos de proteção adequados à função ou mesmo troca de maquinário, equipamentos, métodos de processo, dentre outras medidas.

O objetivo desse estudo é realizar um levantamento dos riscos existentes na empresa ENVALL e CIA LTDA, localizada em Santa Rosa-RS, bem como, a elaboração do mapa de riscos ambientais e dos procedimentos operacionais padrão de segurança para as atividades desenvolvidas na referida empresa.

Justifica-se a elaboração deste trabalho em função da atualização dos dados em relação aos riscos presentes na empresa. Assim, o levantamento de dados, juntamente com o mapa de riscos e os procedimentos operacionais padrão trarão clareza à empresa sobre como está a questão da segurança do trabalho na empresa, mostrando se os métodos produtivos e de segurança existentes até o momento, realmente estão sendo eficazes para contribuir com a saúde, bem-estar e segurança dos seus trabalhadores.

O presente estudo é composto de três capítulos. O primeiro capítulo apresenta a revisão da literatura, onde são descritos o conceitos relacionados a riscos ambientais, mapa de risco e procedimento operacional padrão. O segundo capítulo traz a metodologia utilizada na elaboração do estudo, descrevendo-se de forma clara o planejamento da pesquisa. O terceiro capítulo apresenta e analisa todo o estudo e trabalho desenvolvido na empresa. Ao final são apresentados as conclusões e referências bibliográficas, bem como os anexos pertinentes.

(10)

10

1 REVISÃO DA LITERATURA 1.1 RISCOS AMBIENTAIS

Os riscos ambientais são decorrentes da organização, dos procedimentos, dos equipamentos, dos processos, dos ambientes e da relação de trabalho que podem comprometer a segurança e saúde do trabalhador.

De acordo com a NR-09 consideram-se riscos ambientais os agentes físicos, químicos, biológicos existentes no ambiente de trabalho que em função de sua natureza, concentração ou intensidade e tempo de exposição, serão capazes de provocar danos a segurança e a saúde do trabalhador.

Conforme, ainda, a NR-09, os agentes físicos são considerados diversas formas de energia, os quais o trabalhador estará exposto como: ruído, vibrações, pressões anormais, temperaturas extremas, radiações ionizantes, radiações não-ionizantes, bem como o infra-som e o ultra-som. Já os agentes químicos são as substâncias, compostos ou produtos que possam adentrar no o ser humano por vias aéreas, na forma de poeira, fumo, névoa, neblina, gás ou vapor, ou que, pelo método de processo o trabalhador possa ter contato pela pele ou por ingestão. Os agentes biológicos são as bactérias, fungos, bacilos, parasitas, protozoários, vírus dentre outros que o colaborador possa ter contato.

A NR-17 trata o assunto ergonômico, o qual também é um risco ambiental porém tratado de maneira diferenciada, pois as questões relacionadas a ergonomia nem sempre são mensuráveis, sendo assim, necessária a elaboração de avaliação em relação ao posto de trabalho e ao trabalhador. Os riscos ergonômicos podem provocar transtornos psicológicos e fisiológicos, desta forma, é preciso adequar o ambiente de trabalho (setor, mobiliário, maquinário dentre outros) para proporcionar um maior conforto físico, psíquico e visual. Esse ajuste é obtido melhorando as condições de higiene no local do trabalho, relacionamento entre as pessoas, modernização de máquinas e equipamentos, uso de ferramentas adequadas, postura adequada, simplificação e diversificação do trabalho.

O risco de acidente de trabalho é muito diversificado, podem estar ligado a máquinas defeituosas, ferramentas impróprias para o serviço, em mal estado de conservação, ou até mesmo, na presença de animais peçonhentos.

Na Figura 1, está demonstrada a classificação dos riscos ambientais, bem como, as suas respectivas cores, para padronização do mapa de riscos ambientais.

(11)

11

Figura 1: Classificação dos riscos ambientais Fonte: Nunes, 2011

1.2 PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS (PPRA)

De acordo com a NR-09, o PPRA tem como objetivo a preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, através da antecipação, reconhecimento, avaliação e conseqüente controle da ocorrência de riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho, considerando a proteção do meio ambiente e recursos naturais.

Sendo assim, ainda dentro da NR-09, o reconhecimento dos riscos ambientais deve conter as seguintes etapas:

a) a sua identificação;

(12)

12

c) a identificação das possíveis trajetórias e dos meios de propagação dos agentes no ambiente de trabalho;

d) a identificação das funções e determinação do número de trabalhadores expostos; e) a caracterização das atividades e do tipo da exposição;

f) a obtenção de dados existentes na empresa, indicativos de possível comprometimento da saúde decorrente do

trabalho;

g) os possíveis danos à saúde relacionados aos riscos identificados, disponíveis na literatura técnica;

h) a descrição das medidas de controle já existentes.

1.3 MAPA DE RISCO AMBIENTAL

Mapa de risco é a representação gráfica do reconhecimento de riscos ambientais. O mapeamento de riscos ambientais é o levantamento dos riscos existentes no local de trabalho. O objetivo do mapa de risco é informar e conscientizar os trabalhadores pela fácil visualização e entendimento desses riscos (TABORDA, 2010).

O mapeamento dos riscos ambientais é a ferramenta descrita na NR-09, que pode ajudar a diminuir os casos de acidentes de trabalho, melhorar a saúde e aumentar a qualidade de vida.

O mapa de risco deve ser elaborado obrigatoriamente nas empresas que possuem CIPA, segundo a Portaria n° 5 de 17 de agosto de 1992, do Departamento Nacional de Segurança e Saúde do Trabalhador, da Secretaria Nacional do Trabalho, órgãos do Ministério do Trabalho e da Administração.

O mapa de risco deve ser elaborado pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), após conversar com os trabalhadores de todos os setores de produção. Sua revisão deve ser realizada a cada troca de mandato da CIPA.

A gravidade da exposição aos riscos ambientais pode ser medida em três graduações: pequeno, médio e grande. Para sua representação utilizam-se círculos, onde em seu interior pode ser informado o número de funcionários expostos aos riscos correspondentes. Os círculos são coloridos conforme a cor correspondente ao risco o qual esta sendo apresentado. Na Figura 2 é mostrada a representação gráfica.

(13)

13

Figura 2: Representação gráfica dos riscos ambientais Fonte: Nunes, 2011

Essa gravidade do risco pode ser descrita com as seguintes intensidade: Risco Pequeno: possibilidade remota de incidente/ acidente.

Risco Médio: possibilidade real de incidente/ acidente com consequências leves. Risco Grande: possibilidade iminente de incidente/ acidente com consequências graves.

Para cada tipo de risco os círculos serão representados por uma cor diferente, conforme segue abaixo e mostrado na Figura 2.

Riscos físicos: verde; Riscos químicos: ver Riscos biológicos: marrom; Riscos ergonômicos: amarelo; Riscos de acidentes/mecânicos: azul.

De acordo com Nunes, 2011, para rotular os riscos em grandezas proporcionais às suas intensidades, definem-se parâmetros com certa coerência para análise. Na Figura 3 são mostrados esses parâmetros.

(14)

14

Figura 3: Parâmetros de classificação Fonte: Nunes, 2011

Seguindo a NR-09, os responsáveis pela elaboração do mapa de riscos na empresa devem seguir uma sequencia de etapas.

A primeira etapa para a elaboração do mapa de riscos ambientais é conhecer o processo de trabalho no local analisado:

- Quanto aos trabalhadores: número, sexo, idade, jornada de trabalho, treinamentos profissionais e de segurança do trabalho;

- Instrumentos, materiais, máquinas, equipamentos utilizados no processo produtivo; - As atividades desenvolvidas diariamente;

(15)

15

A segunda etapa é identificar os riscos ambientais existentes no setor analisado. A terceira etapa é identificar as medidas preventivas existentes e sua eficácia. Isso se menciona a:

- Medidas de proteção coletiva; - Medidas de organização do trabalho; - Medidas de proteção individual;

- Medidas de conforto e ergonomia: mobiliário, postura, turnos e outros. A quarta etapa é identificar os indicadores de saúde:

- Queixas mais frequentes e comuns aos trabalhadores expostos aos mesmos riscos; - Incidentes/ acidentes do trabalho ocorrido;

- Doenças ocupacionais e profissionais diagnosticada; - Absenteísmo (causas mais frequente de falta ao trabalho).

A quinta etapa é tomar conhecimento dos levantamentos dos riscos ambientais já realizados na empresa: PPRA; LTCAT; PCMSO, CAT e outros se existir.

A construção do mapa de risco sobre o layout da empresa (planta baixa) é a sexta etapa. Nessa fase usam-se dos círculos para representar os diferentes riscos presentes no ambiente de trabalho, suas características e a intensidade que os trabalhadores estão submetidos.

Para concluir, o mapa de risco deve ser debatido e aprovado por todos os cipeiros. Em seguida, deve ser fixado em local visível na empresa. O mapa de risco setorial, também deve permanecer em cada setor de trabalho avaliado, de forma clara, visível e de fácil compreendimento dos trabalhadores.

1.4 PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO DE SEGURANÇA (POP)

O Procedimento Operacional Padrão (POP) é uma descrição detalhada de todos os serviços necessários para a realização de uma atividade, ou seja, é um roteiro padronizado para realizar uma determinada atividade (WIKIPÉDIA, 2011).

Os principais passos para se elaborar um POP, são :

1. Nome do POP (nome da atividade/processo a ser trabalhado) 2. Objetivo do POP (A quê ele se destina, qual a razão da sua existência e importância) 3. Documentos de referência (Quais documentos poderão ser usados ou consultados quando alguém for usar ou seguir o POP ? Podem ser Manuais, outros POP’s, Códigos, etc) 4. Local de aplicação (Aonde se aplica aquele POP? Ambiente ou Setor ao qual o POP é

(16)

16

destinado)

5. Siglas (Caso siglas sejam usadas no POP, dar a explicação de todas como, por exemplo:DT = Diretor Técnico)

6. Descrição das etapas da tarefa com os executantes e responsáveis.

7. Informar os equipamentos de proteção individuais e coletivos a serem usados na tarefa bem como os riscos aos quais o trabalhador estará exposto durante a atividade, juntamente com a intensidade e as medidas preventivas dos riscos.

7. Se existir algum fluxograma relativo a essa tarefa, como um todo, ele pode ser agregado nessa etapa.

8. Informar o local de guarda do documento ; onde ele vai ficar guardado e o responsável pela guarda e atualização.

9. Informar freqüência de atualização (Digamos, de 12 em 12 meses).

10. Informar em quais meios ele será guardado (Eletrônico ou computador ou em papel). 11. Gestor do POP (Quem o elaborou).

(17)

17

2 METODOLOGIA

2.1 CLASSIFICAÇÃO DA PESQUISA

Esta pesquisa caracteriza-se como análise, identificação, construção de mapas de riscos da empresa e elaboração dos procedimentos operacionais padrão de segurança da empresa ENVALL e CIA LTDA. Esse estudo classifica-se como um estudo de caso, exploratório e descritivo.

2.2 DELINEAMENTO DA PESQUISA

Num primeiro momento, ocorreu uma reunião com a direção da empresa para apresentar a proposta de trabalho, que conclui na elaboração do levantamento de risco ambiental, elaboração do mapa de risco da empresa e dos procedimentos operacionais padrão de segurança de cada atividade desenvolvida na empresa.

Com a definição dos trabalhos, iniciam-se o levantamento das informações existentes sobre o assunto. Em seguida, começaram os trabalhos de reconhecimento de riscos ambientais em toda a empresa, bem como a elaboração do mapa de risco ambiental e dos procedimentos operacionais padrão para cada atividade desenvolvida na empresa.

2.3 ESTUDO DE CASO

O estudo de caso foi realizado na empresa ENVALL e CIA LTDA localizada na Av. Expedicionário Fernando Hartmann, nº 131, Distrito Industrial, Santa Rosa-RS.

(18)

18

3 APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DOS RESULTADOS 3.1 HISTÓRICO DA EMPRESA

A Metalúrgica Envall & Cia Ltda foi fundada em julho de 1993, na área industrial do município de Santa Rosa – RS, a partir de um processo de terceirização da IOCHPE MAXION, divisão de colheitadeiras, que oportunizou aos seus funcionários montarem empresas para fornecimento de peças e componentes. Na Figura 4 está uma vista externa da empresa.

Figura 4: Empresa ENVALL Fonte: ENVALL & CIA LTDA, 2011

Os irmãos Envall optaram por se dedicar à manufatura de tubos de latão e cobre para os sistemas hidráulicos de colheitadeiras (ENVALL, 2010).

Inicialmente havia um cliente, mas aos poucos os demais fabricantes de colheitadeiras e inclusive fornecedores de peças para automóveis foram agregados à sua carteira.

Com a globalização dos mercados e o desenvolvimento da tecnologia se faz necessário que as empresas garantam seus produtos e serviços com qualidade de nível mundial. Visando isso, a empresa possui Sistema de Qualidade certificada pela Norma NBR ISO 9002/94.

Aos passar dos anos a empresa investiu em máquinas com tecnologia de ponta nas áreas de dobra, conformação de tubos, solda por brasagem utilizando processo de indução para conexões hidráulicas e também de limpeza do produto acabado. Assim, atendendo os rígidos requisitos do mercado de máquinas e automotivo.

(19)

19

Atualmente, a empresa é fornecedora para vários segmentos, sendo eles: agrícola, pavimentação, rodoviária, transporte e armazenagem. Dentre seus clientes destacam-se: AGCO, John Deere e Bruning. Esta última fornecedora da indústria de automóveisis e caminhões.

Situada no distrito industrial de Santa Rosa – RS, sua planta possui os seguintes centros de trabalhos:

- recebimento; - corte de tubos; - escareação;

- dobra e conformação de tubos; - flangeamento; - fresagem; - usinagem; - furação; - solda de conjuntos; - rebarbagem;

- limpeza interna de tubos;

- montagem de conjuntos (MANIFOLD); - pintura;

- inspeção final; - expedição.

No Anexo A é possível a visualização da planta baixa de toda a empresa e de cada pavilhão separadamente.

Em cada setor de trabalho foi identificado os riscos ambientais e desenvolvido o mapa de risco ambiental de cada local, juntamente com o procedimento operacional padrão para cada operação de trabalho.

3.2 IDENTIFICAÇÃO DOS RISCOS AMBIENTAIS

Para desenvolvimento da pesquisa e do mapeamento dos riscos ambientais, foi constatada a existência de um levantamento de todas as atividades existentes em cada um dos setores. Já havia sido iniciado há algum tempo o processo de reconhecimento de riscos ambientais, bem como o trabalho de mapeamento de riscos, cabe agora à continuidade desse trabalho, levando em consideração as informações já existentes.

(20)

20

Em cada campo de trabalho foram levantadas todas as atividades, procedimentos, função dos equipamentos e número e característica dos operadores. A descrição do local de trabalho, dos equipamentos de proteção individual e uma descrição prévia dos riscos fizeram parte do reconhecimento.

A descrição dessa análise realizado em cada um dos departamentos da empresa consta no Anexo B. Na Figura 5 é mostrado, para fins de ilustração, um reconhecimento de riscos ambientais do setor de corte do pavilhão 01.

(21)

21

Setor: Pavilhão 1 Turno de Trabalho Sub-setor: Corte (x)M (x)T ( )N

Talha Elétrica; Serra Circular:

Serra de Corte Manual Trena;

Paquímetro.

Fluido de corte P3 Multan Tubos

Máquinas e Equipamentos empregados:

Matéria-prima e produtos químicos manipulados:

Funções: OPERADOR DE MÁQUINA CBO: 7842-05 - Produzir atendendo os prazos de

produção; preparar e operar máquinas de serra; avaliar as características das ferramentas a serem utilizadas e as condições; maximizar o rendimento da máquina; abrir e encerar OP’s no sistema; identificar e separar materiais conforme e não conforme; manusear instrumentos e ferramentas de trabalho com segurança; fazer manutenção em máquinas e equipamentos conforme Instrução de Manutenção; e cumprir normas e procedimentos internos.

RECONHECIMENTO DOS RISCOS AMBIENTAIS Empresa: Envall e Cia

Ltda

N° de Empregados:

03

Atividade: Corte de tubos e peças afins ao processo.

Observações: Utilização de barreira de

proteção nos equipamentos,

conscientização dos funcionários para o uso dos EPI's e EPC's.

Luva Raspa de couro CA 14924

Riscos a Avaliar:

(x) Ruído ( ) Transporte manual de peso ( ) Temperatura (frio/ calor) ( ) Névoa de óleo mineral

( ) Radiações não-ionizantes (x) Contato dérmico com hidrocarbonetos (x) Repetitividade e monotonia ( ) Presença de solventes

(x) Risco de choque – eletricidade ( ) Acidente de trajeto

(x) Mutilação por corte ( ) Gases (x) Risco de perfuração/ lesão ocular

(x) Risco de lesão para as mãos ( ) Queima ocular por radiação/ lesão ocular ( ) Fumos metálicos ( ) Esmagamento dos membros

( ) Mutilação por esmagamento ( ) Vibrações

Equipamentos de Proteção Individual:

Protetor auricular CA 11512;

Creme Protetor para as mãos CA 10931; Luva Nitrilon CA 14423;

Óculos de segurança incolor CA 11268; Calçado de segurança CA 21303.

Figura 5: Reconhecimento de risco ambiental Setor Corte Pavilhão 01 Fonte: ENVALL e CIA LTDA, 2011

Com o privilégio dessas informações, dados e o lay-out da fábrica foi possível estabelecer o mapa de risco em cada setor de trabalho, com o auxílio dos membros da CIPA e funcionários do setor de segurança do trabalho. Na Figura 6 é mostrado o mapa de riscos do setor de corte pavilhão 01. Os demais mapas dos setores estão no Anexo C.

(22)

22

Figura 6: Mapa de risco ambiental Setor Corte Pavilhão 01 Fonte: ENVALL e CIA LTDA, 2011

(23)

23

3.3 ELABORAÇÃO DOS PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS PADRÃO DE SEGURANÇA

Com as informações obtidas através do reconhecimento e do mapa de riscos ambientais, pode-se juntamente com os supervisores de produção e técnicos processistas, desenvolver os procedimentos operacionais padrão, os quais a empresa ENVALL já estava estudando.

Durante o levantamento de dados para a elaboração dos mapas de riscos e procedimentos operacionais, houve a necessidade de reorganização dos arquivos das FISPQ (Fichas de Informação de Segurança do Produto Químico), na qual constam as informações necessárias referente a segurança do manuseio do produto, bem como, medidas preventivas e recomendações em caso de acidente. Com o nome dos produtos químicos utilizados nos processos de fabricação da empresa, foi realizado contato com os fornecedores e solicitado as fichas de segurança. Essas mesmas fichas servirão como bases para futuras medições toxicológicas as quais a empresa estará realizando no início do ano de 2012 para atualização das informações referente a níveis de contaminação por agentes químicos.

Na Figura 7 para visualizar, é mostrado o procedimento operacional padrão de corte do pavilhão 01. Os demais procedimentos dos demais setores da empresa estão no Anexo D.

(24)

24

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO DE

SEGURANÇA

1- FINALIDADE

Instruir, conscientizar e treinar os colaboradores dos riscos existentes nos trabalhos de CORTE, bem como as maneiras de neutralizar os riscos.

2-MODO OPERACIONAL

2.1. Processo de Segurança

Colaboradores

Envolvidos: execução da tarefa: Tempo médio para Equipamentos Necessários:

03 Variável Máquinas de corte / Trena / Ar comprimido / Paquímetro

Situação desejada

Cortar matéria-prima conforme requerido na seqüência de produção sem comprometer a saúde e integridade física dos colaboradores envolvidos no processo.

Requisito da atividade

Treinamento de uso de EPI’s, EPC’s e Instrução para Trabalho de Corte, bem como conhecer os riscos inerentes á atividade e as precauções a serem tomadas.

Fotos do local de trabalho

Riscos Classificação dos Riscos Intensidade Medidas Preventivas Físicos Ruído Médio Utilização do protetor auricular

Químicos Protetivos da matéria - prima. Médio Utilização da luva de Nitrilon e/ou luva de raspa de couro e de creme protetor para as mãos

Biológicos Inexistente Inexiste Inexiste

Ergonômicos Transporte manual de peso, sobrecarga postural. Grande Utilização da talha para carregar os tubos e seguir recomendações adequadas conforme laudo ergonômico.

Acidentes

Risco de perfuração ocular, cutânea, por quebra do disco de corte ou fagulhas, mutilações por esmagamento e/ou corte das mãos, choque elétrico.

Médio

Treinamento para operação, Uso correto dos EPI`s, seguir as instruções de trabalho.

Apenas operar equipamento com proteção do disco de corte.

EPI’s necessários à atividade EPC’s necessários á atividade

Protetor auricular;

Creme protetor para as mãos; Luva Nitrilon;

Luva de Raspa de Couro; Óculos de segurança incolor; Uniforme;

Calçado de segurança.

Extintor de Incêndio adequado conforme PPCI; Proteção do disco de corte.

ANÁLISE CRÍTICA FUNÇÃO NOME VISTO DATA

(25)

25

2.2. Classificação dos Principais Riscos Ocupacionais em Grupos, de Acordo com sua Natureza e a padronização das Cores Correspondentes.

Grupo 01

Verde Físicos Riscos Ruídos, Vibrações, Radiações ionizantes, Radiação não ionizantes, Frio, Calor, Pressões anormais, Umidade.

Grupo 02

Vermelho Químicos Riscos Poeiras, Fumos, Névoas, Neblinas, Gases, Vapores, Substâncias, compostos ou produtos químicos.

Grupo 03

Marrom Biológicos Riscos Vírus, Bactérias, Protozoários, Fungos, Parasitas, Bacilos. Grupos 04

Amarelo Ergonômicos Riscos

Esforço Físico intenso, Levantamento e transporte manual de peso, Exigência de postura inadequada, Controle rígido de produtividade, Imposição a ritmos excessivos, Trabalho em turno e noturno, Jornadas de trabalho prolongadas, Monotonia e repetitividade, Outras situações causadoras de stress físico e/ou psíquico.

Grupo 05

Azul Acidentes Riscos

Arranjo físico inadequado, Máquinas e equipamentos sem proteção, Ferramentas inadequadas e defeituosas, Iluminação inadequada, Eletricidade, Probabilidade de incêndio ou explosão, Armazenamento inadequado, Animais peçonhentos, Outras situações de risco que poderão contribuir para a ocorrência de acidentes.

2.3. Processo de Produção

Iniciar operação

Operação Responsável Detalhamento

Abertura da OP Operador Abertura da OP no computador. Abastecer a máquina com

MP Operador

Abastecer a máquina com MP, conforme bitola solicitada na OP, sempre inspecionando por identificação e medindo o diâmetro externo, a parede e a qualidade do material (SC, RR ou CC).

Acionamento da máquina

para iniciar a produção Operador Antes de ligar a máquina, verificar fio da serra. Se verificar anormalidade trocar por uma serra com fio. Ajuste da máquina Operador Ajuste do encosto de acordo com o comprimento da peça da OP. Liga a máquina Operador Ligar a chave na posição ON.

Durante o Processo de Produção

Operação Responsável Detalhamento

Corte Operador Cortar as peças conforme dimensional especificado na OP, na quantidade programada. Inspeção Operador Inspecionar o dimensional conforme frequência definida na OP sempre deixando separado o último intervalo de

peças produzidas.

Quantidade Operador Antes de concluir a operação de corte, se certificar da quantidade produzida X quantidade programada na OP.

Finalizar operação

Operação Responsável Detalhamento

Encerrar OP Operador Analisar se todas as etapas do processo de corte tenham sido realizadas e encerrar OP no computador. Após concluído o lote Operador Armazenar em carros padrão ou caixas padrão, por lote ou com demais lotes e encaminhar para a próxima

operação.

Ambiente de trabalho Operador Manter organizado o ambiente de trabalho.

Manutenção preventiva

Operação Responsável Detalhamento

(26)

26

Figura 7: Procedimento Operacional Padrão de Segurança do Setor de Corte Pavilhão 01 Fonte: ENVALL e CIA LTDA, 2011

3.4 PROPOSTAS DE MELHORIAS

Diante do estudo realizado, algumas sugestões de melhorias foram propostas a empresa ENVALL e CIA LTDA. Algumas delas, acatadas no mesmo instante, pois os riscos ambientais ou a situação em questão trazia dúvidas ou era uma situação de perigo aos

colaboradores. Outras sugestões serão analisadas pela direção da empresa juntamente com os colaboradores envolvidos nas questões de segurança e saúde do trabalhador. Na Figura 8, são apresentadas as melhorias e o motivo da implantação das mesmas.

PROPOSTA DE MELHORIA MOTIVO DA PROPOSTA

Utilização de máscara semi-facial na rebarbagem

Não existe medição de particulados nesse setor. O local é um setor sujo.

Colocação de cortinas no setor da solda

O setor está dividido em baias, porém não existe cortina na parte do corredor de circulação de pessoas.

Atualização das medições toxicológicas Os arquivos de medição de toxicologia estão desatualizados e incompletos.

Proteção nas máquinas

Colocação de proteção mecânica ou eletrônica em grande maioria dos

maquinários da empresa, de acordo com a NR-12.

Figura 8: Propostas de melhorias Fonte: ENVALL e CIA LTDA, 2011

(27)

27

CONCLUSÃO

O presente estudo realizou um reconhecimento de riscos ambientais existente na empresa, onde após, foi possível a realização do mapeamento de risco e dos procedimentos operacionais padrão de segurança.

O procedimento operacional padrão de segurança tem a finalidade de padronizar as atividades destes setores, orientando de forma clara e objetiva como deve ser realizada as atividades, quais são os riscos e o que os mesmos oferecem, os equipamentos e ações preventivas a serem realizadas.

Ao finalizar as análises e construir os mapas de riscos, foi possível visualizar que a organização das atividades desenvolvida são adequadas, foram necessárias poucas sugestões de melhorias, todas elas voltadas a melhorias nas máquinas utilizadas nestes setores, a empresa sinalizou estar caminhado para estas melhorias.

(28)

28

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

______. Ministério do Trabalho e Emprego. Norma Regulamentadora 05: Comissão Interna de Prevenção de Acidentes. Brasília, 1978.

______. Ministério do Trabalho e Emprego. Norma Regulamentadora 09: Programa de Prevenção de Riscos Ambientais. Brasília, 1978.

______. Ministério do Trabalho e Emprego. Norma Regulamentadora 17: Ergonomia. Brasília, 1978.

NUNES, Filipe Martins. MAPA DE RISCOS. Disponível em:

<http://valoreseatitudes.blogspot.com/2011/07/mapa-de-riscos_11.html>. Acesso em: 01 set. 2011.

TABORDA, Loana Wollmann. ELABORAÇÃO DE MAPA DE RISCOS AMBIENTAIS EM INDÚSTRIA DE PEÇAS ORIGINAL EQUIPMENT MANUFACTURER. 2010. 89f. (Monografia em Engenharia e Gestão da Produção) – SETREM, Três de Maio, 2010.

(29)

29

(30)

30

(31)

31

(32)

32

(33)

33

(34)

34

Setor: Pavilhão 1 Turno de Trabalho Sub-setor:

Recebimento/

Estocagem (x)M (x)T ( )N

RECONHECIMENTO DOS RISCOS AMBIENTAIS Empresa: Envall e Cia

Ltda N° de Empregados: 02

Funções: AUXILIAR PRODUÇÃO CBO: 7842-05 - Fazer inspeção de recebimento (receber,

conferir, inspecionar); verificar o local de recebimento, de acordo com as características dos insumos; registrar material não conforme; realizar medição de camada de zincagem; informar pessoas responsáveis, sobre produtos e serviços não-conformes; aplicar ferramentas da qualidade; realizar contagem de peças; fazer roteiro de inspeção; cumprir normas e procedimentos internos; e manusear instrumentos e ferramentas de trabalho com segurança. Transportar peças para clientes e/ ou serviços de terceiros; levar e trazer documentos internos da empresa com segurança; transportar funcionários quando solicitado; acondicionar carga no veículo; descarregar carga do veículo; conferir quantidades de peças a serem transportadas; transportar peças internamente.

Atividade: Inspecionar o recebimento e organizar o armazenamento e movimentação de

insumos; Verificar conformidade de processos; Liberar produtos e serviços.

Riscos a Avaliar:

(x) Ruído (x) Transporte manual de peso

Máquinas e Equipamentos empregados:

Talha elétrica; Empilhadeira; Paleteiras;

Equipamentos de Proteção Individual:

Protetor auricular CA 11512;

Creme protetor para as mãos CA 10931; Luva de raspa de couro CA 14924;

Produtos Químicos utilizados na produção; Produtos afins da produção.

Óculos de segurança incolor CA 11268; Calçado de segurança CA 21303; Luvas Nitrilon CA 6545.

Observações: Conscientização dos

funcionários para a utilização dos EPI's e EPC's necessários a cada atividade exercida.

Medidor de camada de zincagem.

Matéria-prima e produtos químicos manipulados:

Tubos;

( ) Temperatura (frio/ calor) ( ) Névoa de óleo mineral ( ) Repetitividade e monotonia ( ) Presença de solventes ( ) Risco de choque – eletricidade ( ) Acidente de trajeto

( ) Radiações não-ionizantes (x) Contato dérmico com hidrocarbonetos

( ) Risco de lesão para as mãos ( ) Queima ocular por radiação/ lesão ocular

( ) Risco de perfuração/ lesão ocular ( ) Queimadura na pele

( ) Fumos metálicos (x) Esmagamento dos membros (x) Mutilação por esmagamento ( ) Vibrações

(35)

35

Setor: Pavilhão 1 Turno de Trabalho Sub-setor:

Furação (x)M (x)T ( )N

Furadeira; Trena; Paquímetro.

Fluido de corte P3 Multan Tubos

Máquinas e Equipamentos empregados: Equipamentos de Proteção Individual: RECONHECIMENTO DOS RISCOS AMBIENTAIS

Empresa: Envall e Cia

Ltda

N° de Empregados:

01

Atividade: Furação de peças afins ao processo.

Função: OPERADOR DE MÁQUINAS CBO: 7212-15 - Produzir atendendo os prazos de

produção; preparar e operar máquinas de furação,fixar dispositivo e peça na máquina de acordo com o processo de fabricação; avaliar as características das ferramentas a serem utilizadas e as condições; maximizar o rendimento da máquina; abrir e encerar OP’s no sistema; identificar e separar materiais conforme e não conforme; manusear instrumentos e ferramentas de trabalho com segurança; fazer manutenção em máquinas e equipamentos conforme Instrução de Manutenção; e cumprir normas e procedimentos internos.

Protetor auricular CA 11512;

Creme Protetor para as mãos CA 10931; Luva de raspa de couro CA 14924; Óculos de segurança incolor CA 11268; Calçado de segurança CA 21303.

Riscos a Avaliar:

(x) Ruído ( ) Transporte manual de peso ( ) Temperatura (frio/ calor) (x) Névoa de óleo mineral

Matéria-prima e produtos químicos manipulados:

Observações: Utilização de barreira de

proteção nos equipamentos,

conscientização dos funcionários para o uso dos EPI's e EPC's.

( ) Radiações não-ionizantes (x) Contato dérmico com hidrocarbonetos (x) Repetitividade e monotonia ( ) Presença de solventes

(x) Risco de choque – eletricidade ( ) Acidente de trajeto

(x) Mutilação por corte ( ) Gases

(x) Risco de perfuração/ lesão ocular ( ) Queimadura na pele

(x) Risco de lesão para as mãos ( ) Queima ocular por radiação/ lesão ocular ( ) Fumos metálicos ( ) Esmagamento dos membros

(36)

36

Setor: Pavilhão 1 Turno de Trabalho Sub-setor: Escareação (x)M (x)T ( )N Escareadeira; Trena; Paquímetro. Tubos

Funções: AUXILIAR DE PRODUÇÃO CBO: 7842-05 - Selecionar materiais de trabalho;

abrir e encerrar OP no sistema; transportar peças internamente; rebarbar e escarrear peças; cravar peças; identificar materiais; embalar e vedar peças; auxiliar nas atividades de outras funções monitorado por profissional qualificado (operar máquina e expedição de materiais); limpar a área de trabalho; identificar e separar materiais conforme e não conforme; cumprir normas e procedimentos internos.

RECONHECIMENTO DOS RISCOS AMBIENTAIS Empresa: Envall e Cia

Ltda N° de Empregados: 02

Máquinas e Equipamentos empregados:

Atividade: Rebarbar e escarrear peças afins do processo.

Matéria-prima e produtos químicos manipulados:

Equipamentos de Proteção Individual:

Protetor auricular CA 11512;

Creme Protetor para as mãos CA 10931;

Óculos de segurança incolor CA 11268; Calçado de segurança CA 21303.

Observações: Utilização de barreira de

proteção nos equipamentos,conscientização dos funcionários para o uso dos EPI's e EPC's.

Luva Multitato CA 11004; Luva Malha CA 7447;

(x) Risco de lesão para as mãos ( ) Queima ocular por radiação/ lesão ocular

Riscos a Avaliar:

(x) Ruído ( ) Transporte manual de peso

( ) Temperatura (frio/ calor) ( ) Névoa de óleo mineral

( ) Radiações não-ionizantes (x) Contato dérmico com hidrocarbonetos (x) Repetitividade e monotonia ( ) Presença de solventes

(x) Risco de choque – eletricidade ( ) Acidente de trajeto

( ) Risco de perfuração/ lesão ocular ( ) Queimadura na pele

( ) Fumos metálicos ( ) Esmagamento dos membros ( ) Mutilação por esmagamento ( ) Vibrações

(37)

37

Setor: Pavilhão 1 Turno de Trabalho Sub-setor:

Lavagem de peças (x)M (x)T ( )N

Observações:

Metil isobutil cetona; Acetato de Etila

Funções: LAVADOR DE PEÇAS CBO: 9921-20 - Realizar a limpeza interna de tubos

através de tiro de espuma e jato de solvente, e jato de ar quando necessário; transportar peças internamente; armazenar peças lavadas em local protegido de impurezas do ar; manusear instrumentos e ferramentas de trabalho com segurança; cumprir normas e procedimentos internos.

RECONHECIMENTO DOS RISCOS AMBIENTAIS Empresa: Envall e Cia

Ltda

N° de Empregados:

02

Atividade: Limpeza interna de tubos e tiro de espuma nas peças.

Tubos;

Máscara semi facial CA 6200; Luva Nitrílica CA 10398;

Óculos de segurança incolor CA 11268; Calçado de segurança CA 21303;

Máquinas e Equipamentos empregados:

Equipamento para lavagem das peças; Pistola de ar comprimido.

(x) Presença de solventes (x) Risco de choque – eletricidade ( ) Acidente de trajeto

Riscos a Avaliar:

(x) Ruído ( ) Transporte manual de peso

( ) Temperatura (frio/ calor) ( ) Névoa de óleo mineral

( ) Mutilação por corte ( ) Gases

(x) Risco de perfuração/ lesão ocular ( ) Queimadura na pele

Matéria-prima e produtos químicos manipulados:

( ) Risco de lesão para as mãos ( ) Lesão ocular/uso de produtos químicos ( ) Fumos metálicos ( ) Esmagamento dos membros

( ) Mutilação por esmagamento ( ) Vibrações

( ) Radiações não-ionizantes (x) Contato com hidrocarbonetos (x) Repetitividade e monotonia

Equipamentos de Proteção Individual:

Protetor auricular CA 11512;

Creme Protetor para as mãos CA 10931; Luva Malha CA 4699;

(38)

38

Setor: Pavilhão 1 Turno de Trabalho Sub-setor: Dobra (x)M (x)T ( )N

( ) Mutilação por corte ( ) Gases

( ) Risco de perfuração/ lesão ocular ( ) Queimadura na pele

( ) Risco de lesão para as mãos ( ) Lesão ocular/uso de produtos químicos ( ) Fumos metálicos (x) Esmagamento dos membros

(x) Mutilação por esmagamento ( ) Vibrações

( ) Radiações não-ionizantes (x) Contato com hidrocarbonetos (x) Repetitividade e monotonia ( ) Presença de solventes

( ) Risco de choque – eletricidade ( ) Acidente de trajeto

Riscos a Avaliar:

(x) Ruído ( ) Transporte manual de peso ( ) Temperatura (frio/ calor) ( ) Névoa de óleo mineral

RECONHECIMENTO DOS RISCOS AMBIENTAIS Empresa: Envall e Cia

Ltda

N° de Empregados:

01

Máquinas e Equipamentos empregados:

Dobradeira Manual;

Equipamentos de Proteção Individual:

Protetor auricular CA 11512;

Óculos de segurança incolor CA 11268; Calçado de segurança CA 21303.

Atividade: Dobra de tubos com o auxílio de dispositivos de dobra manual e gabaritos;

Corte de peças com serra manual; Cravação de anéis manualmente; Calibração de peças na morsa.

Observações: Conscientização da

utilização de EPI's e EPC's para atividade.

Funções: AUXILIAR DE PRODUÇÃO CBO: 7842-05 - Produzir atendendo os prazos de

produção; preparar e operar máquina conforme qualificação; fixar dispositivo e peça na máquina de acordo com o processo de fabricação; avaliar as características das ferramentas a serem utilizadas e as condições; dobrar em dispositivos manuais com qualificação; abrir e encerar OP’s no sistema; identificar e separar materiais conforme e não conforme; verificar a validade da calibração do instrumento; manusear instrumentos e ferramentas de trabalho com segurança; fazer manutenção em máquinas e equipamentos conforme Instrução de Manutenção.

Trena; Paquímetro.

Matéria-prima e produtos químicos manipulados:

Tubos

Creme Protetor para as mãos CA 10931; Luva Multitato CA 11004;

(39)

39

Setor: Pavilhão 1 Turno de Trabalho Sub-setor: Dobra

CNC (x)M (x)T ( )N

( ) Mutilação por corte ( ) Gases

( ) Risco de perfuração/ lesão ocular ( ) Queimadura na pele

( ) Risco de lesão para as mãos ( ) Lesão ocular/uso de produtos químicos ( ) Fumos metálicos (x) Esmagamento dos membros

(x) Mutilação por esmagamento ( ) Vibrações

( ) Radiações não-ionizantes (x) Contato com hidrocarbonetos ( ) Repetitividade e monotonia ( ) Presença de solventes

( ) Risco de choque – eletricidade ( ) Acidente de trajeto

Riscos a Avaliar:

(x) Ruído ( ) Transporte manual de peso ( ) Temperatura (frio/ calor) ( ) Névoa de óleo mineral

Observações: Conscientização da

utilização dos EPI's.

Funções:OPERADOR DE MÁQUINA CBO: 7212-15 Produzir atendendo os prazos de

produção; preparar e operar máquinas de dobradeira CNC; fixar dispositivo e peça na máquina de acordo com o processo de fabricação; avaliar as características das ferramentas a serem utilizadas e as condições; maximizar o rendimento da máquina; abrir e encerar OP’s no sistema; identificar e separar materiais conforme e não conforme; manusear instrumentos e ferramentas de trabalho com segurança; fazer manutenção em máquinas e equipamentos conforme Instrução de Manutenção; e cumprir normas e procedimentos internos.

RECONHECIMENTO DOS RISCOS AMBIENTAIS Empresa: Envall e Cia

Ltda N° de Empregados: 04

Atividade: Dobra de tubos para fins hidráulicos e mecânicos.

Máquinas e Equipamentos empregados:

Dobradeira CNC;

Equipamentos de Proteção Individual:

Protetor auricular CA 11512;

Creme Protetor para as mãos CA 10931; Luva Malha CA 7447;

Óculos de segurança incolor CA 11268; Calçado de segurança CA 21303; Luva Multitato CA 11004;

(40)

40

Setor: Pavilhão 1 Turno de Trabalho Sub-setor: Flange (x)M (x)T ( )N

! "# $%& '!

Observações: Conscientização dos

funcionários para utilização dos EPI's.

( ) Risco de perfuração/ lesão ocular ( ) Queimadura na pele ( ) Mutilação por corte ( ) Gases

( ) Radiações não-ionizantes (x) Contato com hidrocarbonetos

Riscos a Avaliar:

(x) Ruído ( ) Transporte manual de peso

( ) Temperatura (frio/ calor) ( ) Névoa de óleo mineral

( ) Fumos metálicos ( ) Esmagamento dos membros (x) Mutilação por esmagamento ( ) Vibrações

(x) Repetitividade e monotonia ( ) Presença de solventes (x) Risco de choque – eletricidade ( ) Acidente de trajeto

( ) Risco de lesão para as mãos ( ) Lesão ocular/uso de produtos químicos Óculos de segurança incolor CA 11268; Calçado de segurança CA 21303. Luva Malha CA 7447;

Funções: AUXILIAR DE PRODUÇÃO CBO: 7842-05 - Produzir atendendo os prazos de

produção; preparar e operar máquina de flange face seal; fixar dispositivo e peça na máquina de acordo com o processo de fabricação; avaliar as características das ferramentas a serem utilizadas; maximizar o rendimento da máquina; abrir e encerar OP’s no sistema; identificar e separar materiais conforme e não conforme; verificar a validade da calibração do instrumento; quebrar ordens de produção; manusear instrumentos e ferramentas de trabalho com segurança; fazer manutenção em máquinas e equipamentos conforme instrução de manutenção; e cumprir normas e procedimentos internos.

Máquinas e Equipamentos empregados:

Flangeadoras;

Equipamentos de Proteção Individual:

Protetor auricular CA 11512;

Creme Protetor para as mãos CA 10931; OPERADOR DE MÁQUINA CBO: 7212-15 - Produzir atendendo os prazos de produção; preparar e operar máquinas de flange face seal, flange CFHT; fixar dispositivo e

peça na máquina de acordo com o processo de fabricação; avaliar as características das ferramentas a serem utilizadas e as condições; maximizar o rendimento da máquina; abrir e encerar OP’s no sistema; identificar e separar materiais conforme e não conforme; verificar a validade da calibração do instrumento;manusear instrumentos e ferramentas de trabalho com segurança; fazer manutenção em máquinas e equipamentos conforme Instrução de Manutenção; e cumprir normas e procedimentos internos.

RECONHECIMENTO DOS RISCOS AMBIENTAIS Empresa: Envall e Cia

Ltda N° de Empregados: 04

Atividade: Conformação da extremidade dos tubos.

(41)

41

Setor: Pavilhão 1 Turno de Trabalho Sub-setor: Solda

Indução (x)M (x)T ( )N

Tubos;

Percloroetileno; Prata;

Equipamentos de Proteção Individual:

Protetor auricular CA 11512;

Creme Protetor para as mãos CA 10931; Luva Multitato CA 11004;

( ) Mutilação por corte (x) Gases

( ) Risco de perfuração/ lesão ocular (x) Queimadura na pele

Matéria-prima e produtos químicos manipulados:

( ) Risco de lesão para as mãos ( ) Lesão ocular/uso de produtos químicos ( ) Fumos metálicos ( ) Esmagamento dos membros

( ) Mutilação por esmagamento ( ) Vibrações

( ) Radiações não-ionizantes ( ) Contato com hidrocarbonetos (x) Repetitividade e monotonia (x) Presença de solventes (x) Risco de choque – eletricidade ( ) Acidente de trajeto Cádmio.

Riscos a Avaliar:

(x) Ruído ( ) Transporte manual de peso

( ) Temperatura (frio/ calor) ( ) Névoa de óleo mineral

Observação: Conscientização dos

funcionários para utilização de EPI's. SOLDADOR CBO: 7243-15 - Executar solda conforme Instrução de Soldagem; montar componentes em dispositivos; consultar desenhos e especificações; manusear consumíveis conforme Instrução de Trabalho; regular parâmetro de soldagem conforme Instrução de Trabalho; inspecionar conjuntos soldados conforme OP; fazer manutenção de máquinas e equipamentos conforme Instrução de Manutenção; cumprir normas e

procedimentos internos

Máquinas e Equipamentos empregados:

Aparelho de solda indução

Protetor Respiratório CA 9626;

Óculos de segurança incolor CA 11268; Luva Malha CA 4699;

Calçado de segurança CA 21303;

Funções: AUXILIAR DE PRODUÇÃO CBO: 7842-05 - Executar solda conforme instrução

de soldagem; montar componentes em dispositivos; consultar desenhos e especificações; manusear consumíveis conforme instrução de trabalho; regular parâmetro de soldagem conforme instrução de trabalho; inspecionar conjuntos soldados conforme OP; fazer manutenção de máquinas e equipamentos conforme instrução de manutenção; cumprir normas e procedimentos internos.

RECONHECIMENTO DOS RISCOS AMBIENTAIS Empresa: Envall e Cia

Ltda N° de Empregados: 03

Atividade: Solda de componentes pelo processo de indução, desengraxe das peças para

(42)

42

Setor: Pavilhão 1 Turno de Trabalho Sub-setor: Solda

Oxiacetilênico (x)M (x)T ( )N

Observações:

Tubos; Manganês;

Aparelho de solda oxigênio

Equipamentos de Proteção Individual:

Protetor auricular CA 11512;

Creme Protetor para as mãos CA 10931; Luva Multitato CA 11004;

( ) Transporte manual de peso

( ) Presença de solventes (x) Repetitividade e monotonia

(x) Ruído

( ) Temperatura (frio/ calor)

Riscos a Avaliar:

( ) Risco de perfuração/ lesão ocular (x) Queimadura na pele ( ) Risco de choque – eletricidade ( ) Acidente de trajeto

( ) Risco de lesão para as mãos ( ) Lesão ocular/queima por radiação (x) Fumos metálicos ( ) Esmagamento dos membros ( ) Mutilação por esmagamento ( ) Vibrações

( ) Mutilação por corte (x) Gases

( ) Névoa de óleo mineral

(x) Radiações não-ionizantes ( ) Contato com hidrocarbonetos

RECONHECIMENTO DOS RISCOS AMBIENTAIS Empresa: Envall e Cia

Ltda N° de Empregados: 03

Função: SOLDADOR CBO: 7243-20 -Executar solda conforme Instrução de Soldagem;

soldar peças através de processo de soldagem oxiacetilênico; montar componentes em dispositivos; consultar desenhos e especificações; manusear consumíveis conforme Instrução de Trabalho; regular parâmetro de soldagem conforme Instrução de Trabalho; inspecionar conjuntos soldados conforme OP; fazer manutenção de máquinas e equipamentos conforme Instrução de Manutenção; cumprir normas e procedimentos internos.

Máquinas e Equipamentos empregados:

Atividade: Solda de peças de metal, derretendo a vareta ou eletrodo de adição por meio de

uma chama produzida pela queima de acetileno em maçarico apropriado; aquece as peças até que comece a fundir a solda, aplicando metal de adição, proveniente de uma vareta de soldagem, prende-se as peças em morsa ou dispositivos apropriados.

Matéria-prima e produtos químicos manipulados:

Fumos Metálicos (Cobre, Óxido de Zinco. Ferro)

Protetor Respiratório CA 9629 Óculos para soldagem CA 01467 Óculos de segurança incolor CA 11268; Luva Malha CA 4699;

(43)

43

Setor: Pavilhão 1 Turno de Trabalho Sub-setor:

Inspeção Final (x)M (x)T ( )N

Trena; Paquímetro; Temporizador;

Aparelho para teste de pressão.

Nitrogênio

Óleo hidráulico DTE-24 Óleo Unix Pneumax S-10

Observações: Utilização dos EPI's e EPC's

necessários a atividade correspondente. Matéria-prima e produtos químicos

manipulados:

( ) Mutilação por corte ( ) Gases

( ) Risco de perfuração/ lesão ocular ( ) Queimadura na pele

(x) Risco de lesão para as mãos ( ) Lesão ocular/uso de produtos químicos ( ) Fumos metálicos ( ) Esmagamento dos membros

( ) Mutilação por esmagamento ( ) Vibrações

( ) Radiações não-ionizantes ( ) Contato com hidrocarbonetos (x) Repetitividade e monotonia ( ) Presença de solventes ( ) Risco de choque – eletricidade ( ) Acidente de trajeto

Riscos a Avaliar:

(x) Ruído (x) Transporte manual de peso

( ) Temperatura (frio/ calor) ( ) Névoa de óleo mineral

Óculos de segurança incolor CA 11268; Luva Malha CA 4699;

Calçado de segurança CA 21303.

Função: INSPETOR DA QUALIDADE CBO: 3912-05 - Realizar inspeções e ensaios

solicitados durante o processo; registrar material não conforme; coletar amostras e enviá-las para análise; verificar condições de uso de ferramentas e instrumentos de trabalho; informar pessoas responsáveis sobre produtos e serviços não-conformes; aplicar ferramentas da qualidade; realizar auditorias de processo e produto; solicitar ações preventivas e corretivas; solicitar quebra de ordens de produção; cumprir normas e procedimentos internos; manusear instrumentos e ferramentas de trabalho com segurança; eventualmente faz inspeção de recebimento (receber, conferir, inspecionar) e verificar o local de recebimento, de acordo com as características dos insumos.

RECONHECIMENTO DOS RISCOS AMBIENTAIS Empresa: Envall e Cia

Ltda N° de Empregados: 01

Atividade: Verificação da conformidade dos processos; inspeção final das peças prontas.

Máquinas e Equipamentos empregados: Equipamentos de Proteção Individual:

Protetor auricular CA 11512;

Creme Protetor para as mãos CA 10931; Luva Multitato CA 11004;

(44)

44

Setor: Pavilhão 1 Turno de Trabalho Sub-setor:

Expedição (x)M (x)T ( )N

( ) * +

, + - ."# . ")- %"

( ) Mutilação por corte ( ) Gases

( ) Risco de perfuração/ lesão ocular ( ) Queimadura na pele

EXPEDIDOR CBO 4141-05 - Identificar, embalar, cravar e vedar peças; cuidar da embalagem das peças; sugerir embalagem quando necessário; monitorar estoque para entrega; expedir conforme lista de expedição; conferir prazos de entrega dos produtos; conferir quantidades expedidas; devolver itens em desacordo para produção ou zincagem; inspecionar as peças expedidas; lançar baixa de mercadorias; armazenar produto acabado; separar itens por cliente; acondicionar peças em caixa padrão observando e registrando nas mesmas os dados de identificação; separar, conferir e acompanhar o carregamento dos produtos; quebrar ordens de produção; cumprir normas e procedimentos internos

OPERADOR DE EMPILHADEIRA CBO:7822-20 - Movimentar peças e embalagem com empilhadeira; cuidar da embalagem das peças, para não danificar durante o transporte; carregar carga conforme programação; carregar o equipamento de acordo com sua capacidade; monitorar condições de funcionamento do equipamento durante a operação; controlar a velocidade e sentido de operações do equipamento; delimitar área para a movimentação de cargas; inspecionar o local de acondicionamento de carga; armazenar produto acabado; separar itens por cliente; acondicionar peças em caixa padrão observando e registrando nas mesmas os dados de identificação; separar, conferir e acompanhar o carregamento dos produtos; cumprir normas e procedimentos internos; e zelar pela conservação e manutenção da empilhadeira.

( ) Risco de lesão para as mãos ( ) Lesão ocular/uso de produtos químicos

( ) Fumos metálicos (x) Esmagamento dos membros

(x) Mutilação por esmagamento ( ) Vibrações

( ) Radiações não-ionizantes (x) Contato com hidrocarbonetos

(x) Repetitividade e monotonia ( ) Presença de solventes

( ) Risco de choque – eletricidade ( ) Acidente de trajeto

Calçado de segurança CA 21303;

Riscos a Avaliar:

(x) Ruído (x) Transporte manual de peso

( ) Temperatura (frio/ calor) ( ) Névoa de óleo mineral

Observações: Conscientização dos funcionários para utilização de EPI's. Luva Multitato CA 11004;

Óculos de segurança incolor CA 11268; Luva Malha CA 4699;

Função: AUXILIAR DE PRODUÇÃO CBO: 7842-05 - Identificar, embalar, cravar e vedar peças; cuidar da embalagem das peças; para não danificar durante o transporte; monitorar estoque para entrega; expedir conforme lista de expedição; conferir prazos de entrega dos produtos; conferir quantidades expedidas; inspecionar as peças expedidas; lançar baixa de mercadorias; armazenar produto acabado; separar itens por cliente; acondicionar peças em caixa padrão observando e registrando nas mesmas os dados de identificação; separar e conferir o carregamento dos produtos; quebrar ordens de produção.

RECONHECIMENTO DOS RISCOS AMBIENTAIS Empresa: Envall e Cia

Ltda N° de Empregados: 05

Atividade: Cravação de anéis;Vedação e embalagem das peças; Montagem de kits ou conjunto de peças para os clientes.

Máquinas e Equipamentos empregados: Empilhadeira;

Equipamentos de Proteção Individual: Protetor auricular CA 11512;

(45)

45

Setor: Pavilhão 1 Turno de Trabalho Sub-setor: Torno CNC (x)M (x)T ( )N

Torno CNC Trena; Paquímetro.

Fluido Anticorrosivo ANTICORIT CENT 2CBA

Tubos

( ) Mutilação por corte ( ) Gases

( ) Risco de perfuração/ lesão ocular ( ) Queimadura na pele Luvas Malha CA 7447;

(x) Risco de lesão para as mãos ( ) Queima ocular por radiação/ lesão ocular ( ) Fumos metálicos ( ) Esmagamento dos membros

( ) Mutilação por esmagamento ( ) Vibrações

( ) Radiações não-ionizantes (x) Contato dérmico com hidrocarbonetos (x) Repetitividade e monotonia ( ) Presença de solventes

(x) Risco de choque – eletricidade ( ) Acidente de trajeto

Riscos a Avaliar:

(x) Ruído ( ) Transporte manual de peso

( ) Temperatura (frio/ calor) ( ) Névoa de óleo mineral

Matéria-prima e produtos químicos

manipulados: Observações: Conscientização dos funcionários para o uso dos EPI's.

Fluido Antibactericida BIOQUART Fluido Antiespumante BIOFOAM Fluido de corte P3 Multan

Protetor auricular CA 11512;

Creme Protetor para as mãos CA 10931; Luva Multitato CA 11004;

Óculos de segurança incolor CA 11268; Calçado de segurança CA 21303.

Máquinas e Equipamentos empregados: Equipamentos de Proteção Individual: RECONHECIMENTO DOS RISCOS AMBIENTAIS

Empresa: Envall e Cia

Ltda N° de Empregados: 01

Atividade: Usinagem de tubos e peças afins ao processo.

Funções: OPERADOR DE MÁQUINA CBO: 7842-05 - Produzir atendendo os prazos de

produção; preparar e operar máquinas de torno CNC; avaliar as características das ferramentas a serem utilizadas e as condições; maximizar o rendimento da máquina; abrir e encerar OP’s no sistema; identificar e separar materiais conforme e não conforme; manusear instrumentos e ferramentas de trabalho com segurança; fazer manutenção em máquinas e equipamentos conforme Instrução de Manutenção; e cumprir normas e procedimentos internos.

(46)

46

Setor: Pavilhão 1 Turno de Trabalho Sub-setor:

Manutenção (x)M (x)T ( )N

Observações:

( / +

0 1

( ) Mutilação por corte ( ) Gases

( ) Risco de perfuração/ lesão ocular ( ) Queimadura na pele

(x) Risco de lesão para as mãos ( ) Lesão ocular/uso de produtos químicos ( ) Fumos metálicos ( ) Esmagamento dos membros

( ) Mutilação por esmagamento ( ) Vibrações

( ) Radiações não-ionizantes (x) Contato com hidrocarbonetos (x) Repetitividade e monotonia ( ) Presença de solventes

(x) Risco de choque – eletricidade ( ) Acidente de trajeto

Riscos a Avaliar:

(x) Ruído (x) Transporte manual de peso

( ) Temperatura (frio/ calor) ( ) Névoa de óleo mineral

Calçado de segurança CA 21303.

RECONHECIMENTO DOS RISCOS AMBIENTAIS Empresa: Envall e Cia

Ltda N° de Empregados: 01

Atividade: Realiza a manutenção corretiva e preventiva das máquinas e equipamentos. Função: INSPETOR DA QUALIDADE CBO: 3912-05 - Realizar a manutenção corretiva e

preventina nas máquinas e equipamentos, conforme cronograma de manutenção; verificar condições de uso de ferramentas e instrumentos de trabalho; informar pessoas responsáveis sobre produtos e serviços não-conforme; cumprir normas e procedimentos internos; manusear instrumentos e ferramentas de trabalho com segurança.

Máquinas e Equipamentos empregados: Equipamentos de Proteção Individual:

Protetor auricular CA 11512;

Creme Protetor para as mãos CA 10931; Luva Multitato CA 11004;

Óculos de segurança incolor CA 11268; Luva Malha CA 4699;

(47)

47

Setor: Pavilhão 1 Turno de Trabalho Sub-setor:

MANIFOLD (x)M (x)T ( )N

Bancada de Montagem.

Observações:

Calçado de segurança CA 21303.

RECONHECIMENTO DOS RISCOS AMBIENTAIS Empresa: Envall e Cia

Ltda

N° de Empregados:

02

Atividade: Montagem dos conjuntos (MANIFOLD)

Função: INSPETOR DA QUALIDADE CBO: 3912-05 - Realizar inspeções e ensaios

solicitados durante o processo; registrar material não conforme; coletar amostras e enviá-las para análise; verificar condições de uso de ferramentas e instrumentos de trabalho; informar pessoas responsáveis sobre produtos e serviços não-conformes; realizar a montagem de conjuntos (MANIFOLD); aplicar ferramentas da qualidade; realizar auditorias de processo e produto; solicitar ações preventivas e corretivas; solicitar quebra de ordens de produção; cumprir normas e procedimentos internos; manusear instrumentos e ferramentas de trabalho com segurança; eventualmente faz inspeção de recebimento (receber, conferir, inspecionar) e verificar o local de recebimento, de acordo com as características dos insumos.

Máquinas e Equipamentos empregados: Equipamentos de Proteção Individual:

Protetor auricular CA 11512;

Creme Protetor para as mãos CA 10931; Luva Multitato CA 11004;

Óculos de segurança incolor CA 11268; Luva Malha CA 4699;

( ) Acidente de trajeto

Riscos a Avaliar:

(x) Ruído (x) Transporte manual de peso

( ) Temperatura (frio/ calor) ( ) Névoa de óleo mineral

( ) Mutilação por corte ( ) Gases

( ) Risco de perfuração/ lesão ocular ( ) Queimadura na pele

EXPEDIDOR CBO 4141-05 - Identificar, embalar, cravar e vedar peças; cuidar da embalagem das peças; sugerir embalagem quando necessário; monitorar estoque para entrega; expedir conforme lista de expedição; conferir prazos de entrega dos produtos; conferir quantidades expedidas; realizar a montagem de conjuntos (MANIFOLD); devolver itens em desacordo para produção ou zincagem; inspecionar as peças expedidas; lançar baixa de mercadorias; armazenar produto acabado; separar itens por cliente; acondicionar peças em caixa padrão observando e registrando nas mesmas os dados de identificação; separar, conferir e acompanhar o carregamento dos produtos; quebrar ordens de produção; cumprir normas e procedimentos internos

(x) Risco de lesão para as mãos ( ) Lesão ocular/uso de produtos químicos ( ) Fumos metálicos ( ) Esmagamento dos membros

( ) Mutilação por esmagamento ( ) Vibrações

( ) Radiações não-ionizantes (x) Contato com hidrocarbonetos (x) Repetitividade e monotonia ( ) Presença de solventes

(48)

48

Setor: Pavilhão 2 Turno de Trabalho Sub-setor:

Ferramentaria (x)M (x)T ( )N

Trena; Paquímetro.

Tubos

Máquinas e Equipamentos empregados: Equipamentos de Proteção Individual: RECONHECIMENTO DOS RISCOS AMBIENTAIS

Empresa: Envall e Cia

Ltda N° de Empregados: 04

Atividade: Tornear, furar e fresar tubos e deslocar as peças para a operação seguinte. Funções: OPERADOR DE MÁQUINAS CBO:7842-05 - Produzir atendendo os prazos de

produção; preparar e operar máquinas de torno, fresa e furação; fixar dispositivo e peça na máquina de acordo com o processo de fabricação; avaliar as características das ferramentas a serem utilizadas e as condições; maximizar o rendimento da máquina; abrir e encerar OP’s no sistema; identificar e separar materiais conforme e não conforme; verificar a validade da calibração do instrumento; quebrar ordens de produção; manusear instrumentos e ferramentas de trabalho com segurança; fazer manutenção em máquinas e equipamentos conforme Instrução de Manutenção; e cumprir normas e procedimentos internos.

FERRAMENTEIRO/DISPOSITIVO CBO: 7211-05 - Desenvolver protótipo; desenvolver dispositivos e ferramentas em geral p/ uso na produção; seguir desenho de produto ou protótipo; soldar peças e conjuntos; utilizar ferramentas manuais; desenvolver ferramentas especiais ou manuais (gabarito); seguir os procedimentos internos de trabalho.

Riscos a Avaliar:

(x) Ruído (x) Transporte manual de peso

Fluido de corte P3 Multan

Matéria-prima e produtos químicos manipulados:

( ) Temperatura (frio/ calor) (x) Névoa de óleo mineral

( ) Radiações não-ionizantes (x) Contato dérmico com hidrocarbonetos (x) Repetitividade e monotonia ( ) Presença de solventes

(x) Risco de choque – eletricidade ( ) Acidente de trajeto

(x) Risco de lesão para as mãos ( ) Queima ocular por radiação/ lesão ocular ( ) Fumos metálicos ( ) Esmagamento dos membros

(x) Mutilação por esmagamento ( ) Vibrações (x) Mutilação por corte ( ) Gases

(x) Risco de perfuração/ lesão ocular ( ) Queimadura na pele Luvas de Malha CA 4699;

Observações: Conscientização dos

funcionários para utilização dos EPI's necessários a atividade.

Ferramentas de corte e desbaste; Torno;

Fresadeira.

Luvas Promat CA 11004; Luvas Nitrilon CA 6545. Protetor auricular CA 11512; Protetor para as mãos CA 10931; Luva de raspa de couro CA 14924; Óculos de segurança incolor CA 11268; Calçado de segurança CA 21303;

Referências

Documentos relacionados

A principal modalidade a ser estudada será a coleta seletiva de material reciclável, e o desenvolvimento das empresas sociais dentro da cadeia de logística reversa

- POSTO PP: estes procedimentos são para o posto da portaria, quando houver a necessidade do vigia efetuar a substituição do porteiro na portaria. O posto é no portão

16) Caso alguma irregularidade seja constatada, os porteiros devem comunicar imediatamente a empresa e esta deverá contatar o responsável indicado pelo Câmpus..

O DIRETOR-GERAL DO CÂMPUS SAPUCAIA DO SUL DO INSTITUTO FEDERAL SUL-RIO-GRANDENSE, no uso de suas atribuições legais e regimentais, vem estabelecer os

8º - Caso o candidato apresente, ao invés da certidão de nascimento, outro documento, conforme estabelecido pela Lei nº 13.726, de 8 de outubro de 2018,

O DIRETOR-GERAL DO CÂMPUS SAPUCAIA DO SUL DO INSTITUTO FEDERAL SUL-RIO-GRANDENSE, no uso de suas atribuições legais e regimentais, vem estabelecer os

O conceito de sustentabilidade, por não haver um consenso, muitas vezes é confundido com outros igualmente importantes, tais como: Produção Limpa, Desenvolvimento Sustentável

Os alunos que concluam com aproveitamento este curso, ficam habilitados com o 9.º ano de escolaridade e certificação profissional, podem prosseguir estudos em cursos vocacionais