• Nenhum resultado encontrado

Treinamento dos profissionais de saúde em relação à coleta de material para o “teste do pezinho” no município de São Domingos do Maranhão-MA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Treinamento dos profissionais de saúde em relação à coleta de material para o “teste do pezinho” no município de São Domingos do Maranhão-MA"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

EaD-UFSC – EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM LINHAS DE CUIDADO EM

ENFERMAGEM: SAÚDE MATERNA, NEONATAL E LACTENTE

EMANUELLE PASSOS MARTINS

Treinamento dos profissionais de saúde em relação à coleta de material

para o “teste do pezinho” no município de São Domingos do Maranhão

-MA

SÃO LUÍS 2014

(2)

EMANUELLE PASSOS MARTINS

Treinamento dos profissionais de saúde em relação à coleta de material

para o “teste do pezinho” no município de São Domingos do Maranhão

-MA

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado a Coordenação do Curso de Especialização em Linhas de cuidado em enfermagem: Saúde materna, neonatal e lactente pela Universidade Federal de Santa Catarina – EaD – educação à distância, como requisito para obtenção do título de Especialista.

Orientadora: Prof.

SÃO LUÍS 2014

(3)

Martins, Emanuelle Passos.

Treinamento dos profissionais de saúde em relação à coleta de material para o “teste do pezinho” no município de São Domingos do Maranhão - MA./ Emanuelle Passos Martins. São Luís, 2014.

10 f.

Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Linhas de Cuidado em Enfermagem: Saúde materna, neonatal e lactente) – educação à

distância, Universidade Federal de Santa Catarina, 2014.

1. Treinar profissionais de saúde na coleta de material para o “teste do pezinho”. I. Título.

(4)

EMANUELLE PASSOS MARTINS

Treinamento dos profissionais de saúde em relação à coleta de material

para o “teste do pezinho” no município de São Domingos do Maranhão

-MA

Aprovada em: ___/___/____ BANCA EXAMINADORA Prof. 1º. Examinador 2º. Examinador

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado a Coordenação do Curso de Especialização em Linhas de Cuidado em Enfermagem: Saúde materna, neonatal e lactente pela Universidade Federal de Santa Catarina – EaD – educação à distância, como requisito para obtenção do título de Especialista.

(5)

RESUMO

A triagem neonatal, popularmente conhecida como o “teste do pezinho” é um exame obrigatório e gratuito que deve ser realizado em todo nascido vivo em território nacional. Uma vez realizado em tempo hábil, ele é capaz de diagnosticar doenças como a Fenilcetonúria (PKU), Hipotireodismo congênito (HC), Hemoglobinopatias e Fibrose cística (FC). A realização do “teste do pezinho” no tempo correto possibilita o diagnóstico e tratamento precoce, minimizando possíveis seqüelas, que podem provocar danos irreversíveis ao recém-nascido. O município de São Domingos do Maranhão tem apresentado algumas deficiências em relação à realização do “teste do pezinho”. Observa-se que o número de testes realizados no posto de coleta do município é menor que o número de nascidos vivos. Lembrando que, a meta do Programa Nacional de Triagem Neonatal do Ministério da Saúde implantado em 2001 através da Portaria Ministerial nº 822/GM de 06/06/01 é “triar” 100% dos nascidos vivos, após reunião com o Secretário de Saúde Municipal, surgiu a idéia de organizar um curso sobre a temática. Assim, este trabalho tem como objetivo a elaboração de um curso sobre o teste do pezinho, visando capacitar todos os profissionais de saúde com relação à coleta do exame. O treinamento será realizado no auditório da Secretaria Municipal de Saúde e serão oferecidas 90 vagas para os Enfermeiros e Técnicos de enfermagem. O curso contará com a entrega de material didático e ao final do mesmo, será realizada uma avaliação e entrega de certificado. Após o término do curso, pretende-se manter reuniões periódicas, com o objetivo de sanar dúvidas e discutir temas atuais sobre a temática. Acredita-se que essa intervenção é de grande valia em todo o processo que engloba a triagem neonatal, garantindo assim, a essas crianças, o direito ao acompanhamento multidisciplinar adequado e quando necessário, um tratamento no serviço de referência.

Palavras-chave: triagem neonatal, coleta de exame, capacitação dos profissionais de saúde.

(6)

1. Introdução

O termo “triagem”, que se origina do vocabulário francês “triage”, significa seleção, separação de um grupo, ou mesmo, escolha entre inúmeros elementos. Para a saúde pública, é uma ação primária dos programas de triagem, através de testes aplicados em indivíduos com probabilidade elevada de apresentar determinadas patologias. (Práticas do Programa de Triagem Neonatal na Bahia, 2010)

O "Teste do Pezinho" é um exame de "triagem" e triar quer dizer "selecionar", sendo assim o objetivo da triagem neonatal é selecionar as crianças com os resultados de testes alterados, para um acompanhamento mais preciso, onde se faz uma investigação através de novos exames comprobatórios, antes mesmo que as doenças venham provocar danos irreversíveis ao recém-nascido. (Manual de procedimentos para postos de coleta do teste do pezinho, 2012)

No final da década de 50, nos Estados Unidos, o médico Robert Guthrie iniciou estudos com o objetivo de prevenir a doença mental, adaptando o método de inibição bacteriana para a identificação de erros inatos do metabolismo. Assim, realizando análise de níveis elevados do aminoácido Fenilalanina no sangue dos recém-nascidos, conseguiu diagnosticar precocemente a fenilcetonúria. Em 1965, um grande número de crianças já haviam sido testadas em 29 estados americanos, sendo diagnosticados 39 casos positivos da doença (incidência de 1: 10.000 RN). Alguns poucos anos após, o teste passou a ser obrigatório em todos os estados americanos. Com o passar dos anos, essa metodologia de detecção de patologias foi substituída por outras metodologias mais simples e precisas, possibilitando o diagnóstico de outras patologias. (Manual do Posto de Coleta, 2008)

Os programas de Triagem Neonatal iniciaram em diversos países na década de 60, e no Brasil, a primeira tentativa ocorreu em 1976, na cidade de São Paulo, numa associação dedicada ao atendimento a crianças portadoras de deficiência mental (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE-SP), numa iniciativa pioneira na América Latina. (Ministério da Saúde, 2002)

O “Teste do Pezinho” faz parte do Programa Nacional de Triagem Neonatal (PNTN), um programa de saúde pública que foi implantado em 2001 através da Portaria

(7)

Ministerial nº 822/GM de 06/06/01 do Ministério da Saúde e que determina a gratuidade e obrigatoriedade da realização dos testes para diagnóstico neonatal da Fenilcetonúria (PKU), Hipotireodismo congênito (HC), Hemoglobinopatias e Fibrose cística (FC). (Ministério da Saúde, 2002)

O exame já faz parte do Sistema Único de Saúde (SUS), sendo que essa ação visa preservar a saúde infantil, de acordo com os princípios de universalidade, integralidade e equidade do SUS.

No período neonatal, momento de grande vulnerabilidade na vida, concentram-se riscos biológicos, ambientais, socioeconômicos e culturais, havendo necessidade de cuidados especiais, com atuação oportuna, integral e qualificada de proteção social e de saúde, direitos reconhecidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), 1990, como citado no artigo de nº 5 onde diz que “nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, punido na forma da lei qualquer atentado, por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais.

Triagem Neonatal, como é chamando popularmente o “Teste do Pezinho”, é um exame que deve ser realizado logo após o nascimento e a 1º mamada, preferencialmente entre o 3º e 7º dia de vida. De grande simplicidade, esse teste requer algumas gotas de sangue do recém-nascido retiradas da região calcânea onde é realizada uma única punção, rápida e indolor, com a utilização de uma lanceta. Esse sangue é colocado sobre um papel filtro que então é analisado, podendo acusar algumas doenças metabólicas que se não tratadas podem afetar o pleno desenvolvimento da criança. (Manual de procedimentos para postos de coleta do teste do pezinho, 2012)

Após o envio de todos os resultados aos postos onde os exames foram coletados, aquelas crianças cujos resultados apresentarem alterações sugerindo um caso suspeito, deverão ser convocadas a consultas para investigação no centro de referência do Estado para avaliações especializadas.

O teste do pezinho é apenas um teste de triagem, onde o resultado alterado não implica em diagnóstico definitivo de qualquer uma das doenças, necessitando, outros exames confirmatórios e acompanhamento da criança por uma equipe multiprofissional

(8)

composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, nutricionista e assistentes sociais.

Assim sendo, é de extrema importância que a coleta, o preenchimento dos dados no ato do exame, assim como o envio ao laboratório, sejam feitos corretamente e em tempo hábil, a fim de que o resultado do teste seja confiável e liberado a família para que o profissional de saúde, possa fazer as orientações necessárias.

A partir da implantação do Programa Nacional de Triagem Neonatal (PNTN), poderemos dispor de informações que serão utilizadas na realização de estudos epidemiológicos e projeções estatísticas, visando à melhoria na qualidade do programa ou estabelecimento de novas estratégias em Triagem Neonatal. A realização do teste do pezinho no tempo correto possibilita o diagnóstico e tratamento precoce, minimizando possíveis seqüelas.

Desta forma, acredito que trabalhar com o "Teste do Pezinho" não é só estar capacitado para colher algumas gotas de sangue sobre um papel filtro. Esta é, sem dúvida, uma parte importantíssima do processo, porque se não for bem feita, todas as próximas etapas ficarão comprometidas. Mas, também é ser capaz de fazer a busca ativa das crianças com exames alterados, busca ativa de crianças que necessitam de novas coletas de exames e ainda prestar auxílio ao Serviço de Referência no sentido de manter as crianças com doença confirmada em permanente vigilância de tratamento e acompanhamento, além de poder dar as devidas orientações aos familiares. (Manual de procedimentos para postos de coleta do teste do pezinho, 2012)

É fundamental que a equipe responsável pela coleta do teste do pezinho seja capacitada para que possa dar as devidas orientações, realizar o procedimento de forma adequada e em tempo hábil, evitando assim desgastes gerados pela necessidade de busca ativa para repetição de coletas, por ter sido a primeira amostra considerada inadequada.

Para isso, se faz necessário que todo município esteja habilitado com um posto de coleta, assim como os profissionais qualificados para exercer a função e assumir as responsabilidades, já que a meta fundamental do Programa Nacional de Triagem Neonatal (PNTN) é triar 100% dos nascidos vivos no território brasileiro e garantir a

(9)

essas crianças o direito ao acompanhamento multidisciplinar e tratamento em serviço de referência. (Práticas do Programa de Triagem Neonatal na Bahia, 2010)

2. Justificativa

O município de São Domingos do Maranhão tem apresentado algumas deficiências em relação à realização do teste do pezinho. Observa-se que o número de testes realizado no posto de coleta do município é menor que o número de nascidos vivos. Outro fator importante percebido durante a triagem, diz respeito à orientação sobre a finalidade e importância do teste do pezinho. As mães relatam que não receberam qualquer tipo de orientação sobre o teste, nem durante o pré-natal e nem no pós-parto na maternidade local.

Acredita-se que, para alcançamos a meta estabelecida pelo PNTN, que é “triar” 100% dos nascidos vivos, é preciso capacitar todos os profissionais da Atenção Básica e do Hospital Municipal Drº Carlos Macieira, no que diz respeito à finalidade e importância do exame, investindo assim na prevenção.

Vale lembrar que, a organização do sistema de coleta de amostras para o PNTN requer cuidados especiais para que se possam obter os resultados desejados. Todas as atividades envolvidas direta ou indiretamente são importantes, desde a escolha e treinamento do profissional que fará a coleta, como a coleta é feita, armazenada, o uso de material adequado, como os pais são orientados, o transporte das amostras ao laboratório que vai realizar as análises, o recebimento dos resultados e por último a entrega aos pais com as devidas orientações.

3. Objetivo

 Elaborar um curso para o treinamento dos profissionais de saúde em relação à coleta de material para o teste do pezinho.

4. Metodologia 4.1 Tipo de pesquisa

Estudo descritivo, realizado com os profissionais de saúde do Hospital Municipal Drº Carlos Macieira, localizado na Travessa Artur Vieira s/nº Centro, no

(10)

município de São Domingos do Maranhão e todos os profissionais de saúde das equipes Estratégia Saúde da Família (ESF) pertencendo também ao município.

Foi feito um levantamento dos registros de partos realizados na instituição, bem como dos registros da triagem neonatal no município.

A partir da análise dos dados, agendou-se uma reunião com o Secretário Municipal de Saúde, bem como com os profissionais de saúde do município.

A partir das discussões, optou-se pelo desenho de um curso visando o treinamento dos profissionais de saúde em relação à orientação, coleta e devolução dos resultados do exame de triagem neonatal.

4.2 Aspectos éticos

Por se tratar de um estudo descritivo que não envolve seres humanos, não houve necessidade de autorização do Comitê de Ética, no entanto em todos os momentos do estudo, a autora se pautou em princípios éticos e humanitários.

5. Resultados

Para a elaboração do curso para treinamento dos profissionais, foi realizado em um primeiro momento um levantamento dos temas de interesse, bem como de outros temas considerados importantes. Assim sendo, os temas escolhidos para serem trabalhados no curso foram:

 O que é teste do pezinho;  O que é o PNTN;

 A importância do exame para o recém-nascido;

 Como é realizada a coleta do exame do teste do pezinho.

Com a listagem dos temas em mãos, organizamos um cronograma prévio do curso que será realizado no mês de junho de 2014.

(11)

O curso será ministrado pela autora do presente trabalho, enfermeira responsável pela Triagem Neonatal do município de São Domingos do Maranhão. O local escolhido para o curso foi o auditório da Secretaria Municipal de Saúde. Serão oferecidas vagas aos Enfermeiros e Técnicos de Enfermagem da Atenção Básica e do Hospital Municipal Drº Carlos Macieira.

A carga horária do curso será de 24 horas, sendo 20 horas de aulas teóricas e 4 horas de aulas práticas que serão realizadas no posto de coleta de exame do município e supervisionadas pela ministrante do curso após a realização das aulas teóricas.

Serão confeccionadas apostilas sobre o tema, incluindo portarias, artigos, entre outros materiais. Os mesmos serão distribuídos aos profissionais de saúde. Os recursos utilizados serão data-show e vídeo explicativos do Ministério da Saúde. Ao final do curso será realizada uma avaliação final para constatar o nível de desempenho dos profissionais e entrega de certificados, os qualificando para a realização da coleta de exames para o teste do pezinho.

O curso será ministrado em etapas, haja vista que os profissionais da unidade hospital trabalham em regime de plantão.

Sendo assim, será ministrado no mês de Junho de 2014 e serão oferecidos 90 vagas que serão divididas em 3 etapas para que os profissionais possam escolher o melhor dia para participar:

 1ª etapa: 9, 10 e 11/06/2014;  2ª etapa: 16, 17 e 18/06/2014;  3ª etapa: 23, 24 e 25/06/2014.

Durante o curso, será feito um cadastro de todos os profissionais de saúde e das Unidades de Saúde participantes, para que a responsável pela Triagem Neonatal do município faça um acompanhamento mensal das coletas realizadas.

A educação continuada será realizada a cada 6 meses, bem como reuniões periódicas para apresentação de materiais atualizados e novas portarias, decretos ou normas.

(12)

Acredita-se que o curso e o processo contínuo de educação continuada poderão contribuir para um melhor acompanhamento dos recém-nascidos e uma assistência com mais qualidade.

6. Considerações finais

A realização da triagem neonatal “teste do pezinho” em tempo hábil, possibilita a detecção precoce de anomalias no recém-nascido, tranquiliza os familiares e possibilita encaminhamento dos pais ao centro de referência, caso o exame se apresente alterado. O papel do profissional de enfermagem junto aso pais, orientando, tranquilizando, e/ou encaminhando, quando necessário é de grande importância para que estes pais se sintam comprometidos, visando o bem-estar do seu filho recém-nascido. Desta forma, a educação continuada destes profissionais se faz necessária, tanto por meio de cursos, bem como por meio de reuniões de interesse objetivando uma atualização contínua sobre a temática em questão.

Referências

1. APAE. Práticas do programa de triagem neonatal na Bahia. 2ªed. Bahia, 2010.

2. APAE. Manual do posto de coleta. 1ªed. Góias, 2008.

3. BRASIL. Ministério da Saúde. Manual de normas técnicas e rotinas

operacionais do programa nacional de triagem neonatal. 1ªed. Brasília, 2002.

4. ECA. Lei nº 8.069. Diário oficial. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do

adolescente (ECA). Lei nº 8.069 de 13 de julho de 1990. Art. 5.

5. UFMT. Hospital Universitário Júlio Muller. Manual de procedimentos para

Referências

Documentos relacionados

Por meio destes jogos, o professor ainda pode diagnosticar melhor suas fragilidades (ou potencialidades). E, ainda, o próprio aluno pode aumentar a sua percepção quanto

[r]

I said to him: “My dear Fortunato, you are luckily met!. How remarkably well you are

Um programa de computador (software) foi desenvolvido, para demonstrar a facilidade do uso por pessoas não especializadas em finanças. É necessária apenas, base em informática.

Pretendo, a partir de agora, me focar detalhadamente nas Investigações Filosóficas e realizar uma leitura pormenorizada das §§65-88, com o fim de apresentar e

Our contributions are: a set of guidelines that provide meaning to the different modelling elements of SysML used during the design of systems; the individual formal semantics for

Com o uso do biodigestor os gases promotores do efeito estufa, como o metano e o carbônico, não são mais liberados naturalmente para a atmosfera, ao contrário, ele é conduzido

Outras possíveis causas de paralisia flácida, ataxia e desordens neuromusculares, (como a ação de hemoparasitas, toxoplasmose, neosporose e botulismo) foram descartadas,