• Nenhum resultado encontrado

PROJETO DE MOTIVAÇÃO DE SAÚDE BUCAL ESCOLAR

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROJETO DE MOTIVAÇÃO DE SAÚDE BUCAL ESCOLAR"

Copied!
31
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE DE UBERABA BÁRBARA MARIA MARTINS

NAYARAH CRISTINY NASCIMENTO MOTA

PROJETO DE MOTIVAÇÃO DE SAÚDE BUCAL ESCOLAR

UBERABA, MG 2018

(2)

BÁRBARA MARIA MARTINS

NAYARAH CRISTINY NASCIMENTO MOTA

PROJETO DE MOTIVAÇÃO DE SAÚDE BUCAL ESCOLAR

Trabalho de conclusão de curso

apresentado ao Curso de Odontologia da Universidade de Uberaba, como parte dos requisitos para a obtenção do Título de Cirurgião-Dentista.

Orientadora: Profa Dra Maria Angélica Hueb de Menezes Oliveira.

Uberaba, MG 2018

(3)
(4)
(5)

Dedicamos este trabalho,

Aos nossos amados e exemplares pais, Aos nossos queridos avôs e avós; Aos nossos irmãos, familiares e amigos.

(6)

AGRADECIMENTOS

À Deus pela oportunidade do estudo e por ser nosso guia.

Aos nossos pais, pelo amor incondicional, dedicação e apoio. Obrigado por respeitarem as nossas escolhas e por nos acompanharem em cada etapa desta caminhada.

Aos nossos avôs e avós pelos conselhos, aconchego e acolhimento nos momentos de dificuldades e alegrias.

Aos nossos irmãos pelo companheirismo, tolerância e paciência.

Á todos os meus familiares que contribuíram para a realização deste sonho.

Aos nossos amigos, que tornaram esta jornada mais serena e feliz.

À nossa orientadora, Profa Dra Maria Angélica Hueb de Menezes Oliveira, que não mediu esforços para a realização deste trabalho. Obrigada pelo alicerce, confiança, apoio, dedicação, competência e ensinamentos.

Aos nossos ilustres mestres, os quais nos ajudaram a aprender e desenvolver novas habilidades.

(7)

RESUMO

O projeto de motivação escolar transmitiu aos responsáveis e professores uma nova visão sobre como o cuidado com a saúde bucal, desde a fase escolar e a primeira idade, é fundamental e essencial para o desenvolvimento da criança. Além disso, o projeto permitiu uma melhoria na qualidade de suas vidas, estabelecendo novos hábitos, tais como uma adequada e saudável alimentação, a eliminação dos hábitos nocivos, e uma adequada higienização bucal, ensinando a maneira correta do posicionamento da escova, a pressão aplicada e o movimento a ser executado. O projeto foi realizado com folhetos explicativos, atividades pedagógicas, experiências compartilhadas, palestras para os responsáveis e professores, teatro e muita

interatividade das crianças com os temas que foram abordados.

A introdução desses novos hábitos juntamente com a interação do núcleo familiar e a educação se torna um reforço positivo para que os novos hábitos sejam aceitos, reduzindo a quantidade de cariogênicos na alimentação.

(8)

ABSTRACT

The motivation project of school has forwarded those responsible and teachers a new vision about how the care of the oral health, since the school stage and early age, is fundamental and essential for the development of the child. In addition, the project enabled an improvement in the quality of their lives by establishing new habits, such as an appropriate and healthier food, the removal of harmful habits, and, adequate oral hygiene, by teaching the correct way of position of the brush, the pressure that should be applied and the correct movement to be performed. The project was carried out with explanatory brochures, educational activities, shared experiences, lectures for teachers, theater and lots of children's interactivity with the topics that were discussed. The introduction of these new habits along with the interaction of the nuclear family and education becomes a positive reinforcement to the new habits are accepted, reducing the amount of cariogenic in food.

(9)

LISTA DE FIGURAS

Figura 1. Modelos de folhetos Ilustrativos 13

Figura 2. Teatro com fantoches 15

Figura 3. Experiência plantando feijão no potinho 16

Figura 4. Caixa porta chupeta e mamadeira 17

Figura 5. Orientação de escovação 18

(10)

SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 09 2. JUSTIFICATIVA 11 3. OBJETIVOS 12 4. MATERIAIS E MÉTODOS 13 4.1 Folhetos ilustrativos 13

4.2 Teatro com fantoches 15

4.3 Experiência plantando feijão no potinho 16

4.4 Caixa porta chupeta e mamadeira 16

4.5 Orientação de escovação 17 4.6 Atividades pedagógicas 19 5 RESULTADO 21 6 DISCUSSÃO 22 7 CONCLUSÃO 24 REFERÊNCIAS 25 ANEXOS 27

(11)

9

1 INTRODUÇÃO

A cárie é uma doença infectocontagiosa e multifatorial de progressão lenta na maioria dos indivíduos, é induzida principalmente pela dieta, sendo considerada uma patologia passível de ser prevenida, controlada e até mesmo revertida (RAMOS, MAIA, 1999). Seu agente causador é o Streptococcus mutans (RAMOS, MAIA, 1999). Atualmente, estudos realizados com crianças na primeira idade, tem relatado alta incidência de cárie, a qual está relacionada aos hábitos orais como: dieta, higienização, chupetas e mamadeiras (RAMOS, MAIA, 1999).

Quando crianças de baixa idade possuem a doença cárie, elas são afetadas física e psicologicamente, sendo capazes de ter seu crescimento prejudicado afetando a fonação, mastigação, estética, respiração, e consequentemente repercutindo um impacto negativo na sua qualidade de vida (RIBEIRO, RIBEIRO, 2004)

A alimentação correta e balanceada durante o desenvolvimento infantil é de grande importância para a construção de uma dentição saudável (RIBEIRO, RIBEIRO, 2004). Alimentos cariogênicos, como a sacarose, quando empregados com grande frequência tornam se fatores de risco para o desenvolvimento da cárie (RIBEIRO, RIBEIRO, 2004).

A cárie de mamadeira tem se tornado uma das doenças mais frequentes em crianças na atualidade, sendo denominada como uma doença aguda mesmo após vários estudos e programas de prevenção (RAMOS, MAIA, 1999). É associada ao uso prolongado e a quantidade de líquido ingerido através de mamadeiras após os 12 meses de vida da criança, principalmente quando seu uso é feito no período noturno (RAMOS, MAIA, 1999).

Os hábitos orais são definidos como um ato neuromuscular aprendido, que se torna inconsciente com o decorrer do tempo, sendo considerados fatores etiológicos da má oclusão, podendo ter origem fisiológica, emocional ou adquirida (PEREIRA, OLIVEIRA, CARDOSO, 2017). Suas consequências serão determinadas através da frequência, intensidade e duração, além da idade de seu início, sendo considerado anormal seu uso em crianças entre 3 e 6 anos (MUZULAN, GONÇALVES, 2011; ALMEIDA, SILVA, SERPA, 2009).

(12)

10

O hábito de sucção prolongado pode ter impacto negativo na dentição, fala e desenvolvimento físico e emocional, tendo como principal consequência a movimentação dos dentes decíduos (MUZULAN, GONÇALVES, 2011; PINKHAM, 1996). Estudos evidenciaram que entre os hábitos infantis mais prejudiciais à oclusão está a sucção de chupetas, mamadeiras ou dedos (MUZULAN, GONÇALVES, 2011; PINKHAM, 1996).

Desta forma, preconiza se que o hábito de sucção de chupetas ou dedos seja removido precocemente (MUZULAN, GONÇALVES, 2011; PINKHAM, 1996). De maneira lúdica, tem se optado pela remoção espontânea dos hábitos de sucção, de forma que a crianças e os pais sejam conscientizados sobre suas consequências e prejuízos (MUZULAN, GONÇALVES, 2011). Essa conscientização pode ser feita em escolas, creches e até mesmo no próprio consultório odontológico (MUZULAN, GONÇALVES, 2011)

Como alternativa, a promoção de saúde voltada para a prevenção da cárie tem ganhado grande enfoque e deve ser inserida na rotina das crianças de maneira precoce (RIBEIRO, RIBEIRO, 2004). Passar orientações aos pais é de extrema importância visto que eles são referências para os filhos, assim transmitindo novos conhecimentos em relação a saúde bucal da criança desde os primeiros anos de vida. (GARBIN et al., 2015)

A odontologia tem como papel fundamental promover a prevenção e promoção de saúde bucal, com ações educativas para crianças, pais, gestores e profissionais da saúde, na tentativa de transmitir informações necessárias para o desenvolvimento de hábitos saudáveis (RIBEIRO, RIBEIRO, 2004)

A promoção de saúde bucal realizada nas escolas é feita de forma lúdica, com o intuito de ensinar e desenvolver hábitos saudáveis de alimentação e higienização às crianças e aos seus responsáveis (GARBIN et al., 2016). O conhecimento dos pais sobre a promoção de saúde bucal não só é utilizado como influência nas práticas, mas também como forma de melhorar a higiene oral, saúde gengival e evitar a cárie dentária (GARBIN et al., 2016).

(13)

11

2 JUSTIFICATIVA

O conhecimento e a prática dos responsáveis e professores sobre a higiene oral nem sempre estão sendo executados de forma correta, sendo necessário um novo direcionamento para estes, uma vez que seus hábitos sobre a higiene oral e alimentação saudável são refletidos nas crianças, causando cada vez mais problemas bucais como a cárie de mamadeira por falta de conhecimento sobre a importância de uma adequada higiene oral e alimentação saudável. A elaboração do projeto de motivação de saúde bucal escolar pode complementar as informações e esclarecer dúvidas necessárias para uma correta e satisfatória higiene oral, uma adequada alimentação saudável e um maior conhecimento sobre os hábitos nocivos e seus malefícios, tornando os responsáveis e professores exemplos de bons hábitos de higiene oral e hábitos saudáveis para as crianças.

(14)

12

3 OBJETIVOS

Conscientizar os alunos sobre a higiene bucal, alimentação saudável e hábitos nocivos;

Abordar a cárie de mamadeira associada diretamente com alimentação saudável;

Motivar as crianças a seguir de forma correta as técnicas e conhecer a importância desses novos hábitos para sua qualidade de vida.

(15)

13

4 MATERIAIS E MÉTODOS

O projeto foi desenvolvido com crianças entre três e quatro anos de idade, no Colégio Nossa Senhora das Graças na cidade de Uberaba - MG.

Foram utilizadas abordagens didáticas e lúdicas como desenhos, teatro, histórias, experiência, macromodelos, além da motivação e explicação dos malefícios de uma forma simples e lúdica, para promover uma conscientização de que eles não necessitam desses hábitos nocivos. Foram realizadas palestras e confeccionados folhetos explicativos para os alunos, orientando sobre a forma correta da escovação, os malefícios dos hábitos nocivos e uma alimentação saudável adequada.

O projeto utilizou o termo de consentimento livre e esclarecido (TCLE) para cada criança envolvida, juntamente com a autorização do uso de imagem que foram assinados pelos responsáveis.

4.1 Folhetos ilustrativos

Foram confeccionados folhetos ilustrativos e lúdicos para abordar os temas relacionados à cárie, cárie de mamadeira, alimentação saudável, hábitos nocivos e a forma adequada de escovação. Estes folhetos foram entregues às crianças, ao mesmo tempo em que se discutia e explicava cada tema abordado (Fig. 1).

(16)

14

(17)

15

4.2 Teatro com fantoches

O teatro teve o intuito de demonstrar o que era a cárie e como era a sua evolução. De forma pedagógica e lúdica foi possível despertar a curiosidade e o interesse em aprender a remover e não deixar o “bichinho” da cárie se propagar na cavidade oral. Além do teatro foram utilizadas algumas imagens mostrando a doença cárie.

Figura 2: Teatro com fantoches

(18)

16

4.3 Experiência plantando feijão no potinho

É uma forma simples e objetiva de ensinar as crianças sobre a importância da alimentação saudável e nutritiva. Foi realizada a plantação do feijão utilizando copos descartáveis, algodão, feijão e água.

O tema alimentação saudável foi abordado com a experiência, desenhos, história e brincadeiras.

Figura 3: Plantando feijão no potinho

Fonte: Bárbara e Nayarah (2018)

4.4 Caixa porta chupeta e mamadeira

Incentivar as crianças a deixarem os hábitos nocivos, através do diálogo, histórias lúdicas, desenhos e vídeos. As crianças por sua espontânea vontade levaram suas chupetas e mamadeiras para colocar na caixa lúdica.

(19)

17

A explicação dos malefícios de uma forma simples e lúdica promoveu uma compreensão de que eles já não necessitam mais desses hábitos nocivos. Para isso foi utilizada uma caixa de madeira lúdica, onde as crianças colocaram suas chupetas e mamadeiras.

Figura 4: Caixa porta chupeta e mamadeira

Fonte: Bárbara e Nayarah (2018)

4.5 Orientação de escovação

Foram utilizados materiais e técnicas de abordagem de como deverá ser feita a escovação, de acordo com a faixa etária das crianças, utilizando livros ilustrativos, manequim macro modelo reciclável, brincadeiras e músicas.

Ao final, todos os alunos receberam um kit do Dr. Dentuço da Colgate contendo escova de dente, pasta dental e sabonete, assim como reforço da forma correta da escovação no macro modelo, brincadeiras e músicas, com o intuito de orientar e motivar a criança a ter hábitos de escovação sempre que se alimentar e mostrar sua importância em manter a higiene bucal.

(20)

18

Figura 5: Orientação de escovação

(21)

19

4.6 Atividades pedagógicas e lúdicas

Como complemento no final foram realizadas atividades educativas de acordo com cada faixa etária, com a finalidade de avaliar como cada criança e seus responsáveis aprenderam com o projeto. Contamos com a História da Peppa e a Fada do Dente para realizarmos o desmame da mamadeira e da chupeta. No final cada criança que não sentia mais a necessidade desses hábitos, doaram para a fada do dente as suas chupetas e mamadeiras juntamente com o incentivo dos pais conseguimos arrecadar 4 mamadeiras e 3 chupetas.

(22)

20

(23)

21

5 RESULTADOS

O projeto apresentou resultados significativos e na medida em que as crianças coletavam novas informações nós sempre questionávamos com novas perguntas.

A importância da forma correta da escovação e a atenção que foi dada quando a mesma era explicada trouxe resultados satisfatórios quando todos os alunos individualmente faziam sua escovação supervisionada.

A dieta rica em alimentos saudáveis despertou novas curiosidades em se alimentar de forma saudável, sendo reconhecido e modificado com o próprio lanche dos alunos.

A ajuda da Fada do dente ludicamente foi de extrema importância juntamente com o incentivo dos pais, onde conseguimos atingir os alunos alvos de mamadeira e chupeta, mostrando para eles que não havia mais a necessidade desses hábitos e o quanto de malefícios havia quando se eram utilizados.

Ao final do projeto quando o tema foi livre para perguntas e novas dúvidas, foi constatado que a maioria das crianças sabia da importância da escovação, da alimentação saudável e dos hábitos nocivos e elas foram o meio de transmissão dessa importância para o núcleo familiar. As crianças alegaram que haviam ensinado os pais, irmãos e toda sua família a respeito do que foi ensinado em sala de aula.

(24)

22

6 DISCUSSÃO

O projeto realizado no Colégio Nossa Senhora das Graças com alunos de 3 a 4 anos de idade teve como objetivo promover a saúde bucal através de várias formas e métodos, incentivando a prevenção da doença cárie, ingestão de alimentos saudáveis, eliminação de hábitos nocivos e uma escovação correta.

Em estudos nacionais e internacionais notou-se que no período da infância é de extrema importância a inclusão de novos hábitos, principalmente em âmbito escolar, no qual a educação é um fator considerável e decisivo, possibilitando o início de novos caminhos e conceitos, desta forma adquirindo novos conhecimentos com os quais não estão acostumados, tendo uma melhoria na sua qualidade de vida (SIGAUD et al., 2017).

A cárie dentaria é uma doença multifatorial e é de extrema importância que pais e professores mantenham os hábitos regularmente para uma adequada saúde bucal. A influência mútua de pais e professores para que as crianças tenham clareza do assunto desde a pré-escola é de grande relevância para a formação de crianças com uma correta saúde bucal (OLIVEIRA, UEMURA, 2016).

A introdução de forma didática sobre a doença cárie e a sua prevenção é essencial visto que na dentição decídua a doença cárie quando acometida é mais agressiva (OLIVEIRA, UEMURA, 2016).

Um fator importante do desenvolvimento e da eliminação dos agentes

causadores de cariogênicos começa na alimentação correta.

A dieta pode aumentar a disposição da atividade da doença cárie, pois os microrganismos se aderem com maior facilidade a uma dieta rica em sacarose, juntamente com uma higienização insatisfatória e um fluxo salivar deficiente e assim elevando o risco de atividade da cárie. Em geral crianças nesta idade já conseguem diferenciar os alimentos saudáveis e os não saudáveis (MACEDO, 2010).

A má oclusão está relacionada com a terceira prioridade na escala de problemas de saúde bucal, perdendo apenas para a cárie e a doença periodontal. As consequências de hábitos nocivos adquiridos na infância podem se tornar permanentes ao longo da vida, sendo necessário identificar estes hábitos de modo a eliminá-los e evitar complicações na dentição, na musculatura e nos ossos (MELO, PONTES 2014).

(25)

23

A escovação e o uso de fio dental são fatores fundamentais para prevenção do processo carioso, a coordenação motora varia de criança para criança e assim dependerá se a criança consegue fazer uma higienização adequada ou se será necessário que o responsável realize. A escovação correta é aquela que o adulto ou então a criança se adapte melhor, sempre escovando todas as faces dos dentes. Nesta idade é importante o acompanhamento de um adulto para supervisionar se a higienização está sendo satisfatória (MACEDO, 2010).

A partir do conhecimento sobre a saúde bucal, a importância de uma adequada alimentação saudável e a forma negativa que hábitos de sucção causam na dentição decídua, podemos criar hábitos funcionais que contribuirão para mudanças de comportamentos por meio de aprendizados que refletirão na sua qualidade de vida.

(26)

24

7 CONCLUSÃO

O programa de motivação escolar foi de extrema importância para o desenvolvimento da criança, para que elas cresçam livre de hábitos nocivos, cárie e com uma alimentação saudável longe de produtos industrializados e com maior conhecimento sobre a importância da diminuição de açúcares em suas refeições.

(27)

25

REFERÊNCIAS

ALMEIDA, Flávia Leães de; SILVA, Ana Maria Toniolo da; SERPA, Eliane de Oliveira. Relação entre má oclusão e hábitos orais em respiradores orais. Cefac, São Paulo, p. 86-93, 2009.

GARBIN, Cléa Adas Saliba; et al. Saúde bucal na escola: avaliação do conhecimento dos pais e da condição de saúde bucal das crianças. RFO UPF, v. 21, n. 1, p.1-9, 2016.

GARBIN, Cléa Adas Saliba; et al. Oral health education in school: parents' attitudes and prevalence of cáries in children. Revista de Odontologia da UNESP, v.44, n.5, 2015.

MACEDO, Cristiane Rufino. Cuidados gerais e higiene oral para prevenção de cáries em crianças: Centro Cochrane do Brasil, Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Diagn Tratamento, São Paulo, p.191-193, 2010.

MELO, Paulo Eduardo Damasceno; PONTES, Juliana Ramos de Sena. HÁBITOS ORAIS DELETÉRIOS EM UM GRUPO DE CRIANÇAS DE UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA NA CIDADE DE SÃO PAULO. Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, 2014.

MUZULAN, Carina Fontana; GONÇALVES, Maria Inês Rebelo. O lúdico na remoção de hábitos de sucção de dedo e chupeta. Jornal da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, v. 23, n. 1, p.66-70, 2011.

OLIVEIRA, Adriano Santos Sousa; UEMURA, Tatiana de Freitas. CÁRIE DENTÁRIA EM CRIANÇAS DE UM MUNICÍPIO DA BAHIA E CONHECIMENTO DOS SEUS RESPONSÁVEIS SOBRE SAÚDE BUCAL. Revista Saúde.com: Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB, Bahia, p. 535-541, 2016.

PEREIRA, Thayse Steffen; OLIVEIRA, Fabiana de; CARDOSO, Maria Cristina de Almeida Freitas. Associação entre hábitos orais deletérios e as estruturas e funções do sistema estomatognático: percepção dos responsáveis. Codas, v. 29, n. 3, 2017.

PINKHAM, J. R. Odontopediatria: Da infância à adolescência. 2. ed. Lowa: Artes Médicas, 1996.

RAMOS, Bárbara de Carvalho; MAIA, Lucianne Cople. Cárie tipo mamadeira e a importância da promoção de saúde bucal em crianças de 0 a 4 anos. Revista de Odontologia da Universidade de São Paulo, v. 13, n. 3, p.303-311, 1999.

RIBEIRO, Nilza M. E.; RIBEIRO, Manoel A. S. Aleitamento materno e cárie do lactente e do pré-escolar: uma revisão crítica. Jornal de Pediatria, v. 80, n. 5, p.199-210, nov. 2004.

(28)

26

SIGAUD, Cecília Helena de Siqueira et al. Promoting oral care in the preschool child: effects of a playful learning intervention. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 70, n. 3, p. 519-525, jun. 2017.

(29)

27

ANEXOS

ANEXO A - Termo de Autorização de Uso de Imagem e Depoimento

Eu , ________________________________________________________________ CPF: ____________________RG: ________________________, responsável pelo menor _____________________________________________________, depois de conhecer e entender os objetivos e procedimentos metodológicos do relato de caso, bem como de estar ciente da necessidade do uso da imagem e/ou depoimentos, especificados no Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), autorizo, através do presente termo, os acadêmicos Bárbara Maria Martins e Nayarah Cristiny Nascimento Mota, sob orientação da Professora Maria Angélica Hueb de Menezes Oliveira a realizar as fotos que se façam necessárias e/ou a colher meu depoimento sem quaisquer ônus financeiro a nenhuma das partes. Ao mesmo tempo, libero a utilização destas fotos e/ou depoimentos para fins científicos e de estudos (livros, artigos, slides e transparências), em favor dos acadêmicos acima especificados, obedecendo ao que está previsto nas leis que resguardam os direitos das crianças e adolescentes (Estatuto da Criança e do Adolescente-ECA, Lei Nº 8.069/1990).

_______________________________________ Participante da pesquisa (Responsável)

_________________________________ Bárbara Maria Martins

(Responsável pelo Projeto)

_________________________________ Nayarah Cristiny Nascimento Mota

(30)

28

ANEXO B - Termo de Consentimento Livre e Esclarecido

Nome do trabalho: PROJETO DE MOTIVAÇÃO DE SAÚDE BUCAL ESCOLAR Responsável pelo Projeto:

Nome: Maria Angélica Hueb de Menezes Oliveira Conselho Regional nº: 12993-MG

Telefone para contato: 34-99679-7085

Endereço: Rua Santa Catarina, 700 - Santa Maria - Uberaba-MG Instituição: Universidade de Uberaba

Você está sendo convidado para participar de um projeto de pesquisa na Universidade. O objetivo deste projeto será a realização de um projeto de motivação de saúde bucal escolar com crianças de três a seis anos de idade.

Os dados de seu filho serão mantidos em sigilo e serão utilizados apenas com fins científicos, tais como apresentações em congressos e publicação de artigos científicos. Seu nome ou qualquer identificação (voz, foto, etc) jamais aparecerá.

Pela participação de seu filho no estudo, você não receberá nenhum pagamento e também não terá nenhum custo. Você pode parar de participar a qualquer momento, sem nenhum tipo de prejuízo para o paciente ou para seu tratamento/atendimento. Sinta-se à vontade para solicitar, a qualquer momento, os esclarecimentos que você julgar necessários. Caso decida-se por não participar, ou por não ser submetido a algum procedimento que lhe for solicitado, nenhuma penalidade será imposta a você, nem o tratamento ou atendimento será alterado ou prejudicado.

Você receberá uma cópia desse termo, assinado pela equipe, onde constam os nomes e os telefones da equipe de pesquisadores, caso você queira ou precise entrar em contato com eles.

__________________________________ Nome do paciente ou responsável e assinatura

__________________________________

(31)

29

________________________________ Bárbara Maria Martins 34- 992642727

__________________________________ Nayarah Cristiny Nascimento Mota 34- 99129-1124

Referências

Documentos relacionados

 Com as distâncias calculadas na etapa (c) e um raio de busca r q , calcular a mbOr da consulta para cada camada perceptual; filtrar apenas as imagens. presentes em todas

5 “A Teoria Pura do Direito é uma teoria do Direito positivo – do Direito positivo em geral, não de uma ordem jurídica especial” (KELSEN, Teoria pura do direito, p..

Após a colheita, normalmente é necessário aguar- dar alguns dias, cerca de 10 a 15 dias dependendo da cultivar e das condições meteorológicas, para que a pele dos tubérculos continue

Para preparar a pimenta branca, as espigas são colhidas quando os frutos apresentam a coloração amarelada ou vermelha. As espigas são colocadas em sacos de plástico trançado sem

Costa (2001) aduz que o Balanced Scorecard pode ser sumariado como um relatório único, contendo medidas de desempenho financeiro e não- financeiro nas quatro perspectivas de

Segundo o mesmo autor, a animação sociocultural, na faixa etária dos adultos, apresenta linhas de intervenção que não se esgotam no tempo livre, devendo-se estender,

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente

Neste relatório, após esta breve introdução, em que enuncio os objectivos gerais do estágio profissionalizante, descrevo as actividades realizadas e observadas ao longo de