• Nenhum resultado encontrado

CONIC-SEMESP

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONIC-SEMESP"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

CATEGORIA: EM ANDAMENTO CATEGORIA:

ÁREA: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ÁREA:

SUBÁREA: CIÊNCIAS CONTÁBEIS SUBÁREA:

INSTITUIÇÃO: FACULDADE DE JAGUARIÚNA INSTITUIÇÃO:

AUTOR(ES): JÉSSICA CRISTINA ROVARON, LUCIANA CARDOSO NOGUEIRA, VALÉRIA CRISTINA DE SOUZA DORIGATTI

AUTOR(ES):

ORIENTADOR(ES): ROMULO AUGUSTO ARSUFI VIGATTO ORIENTADOR(ES):

(2)

1

I.

Tema:

Sistema eletrônico de controle fiscal (ECD SPED Contábil, EFD ICMS/IPI, EFD-Contribuições, e-Social).

II. Título do projeto:

As dificuldades para a adaptação a mais nova obrigação fiscal o Sped e-Social.

III. Introdução

Hoje, as empresas estão diretamente ligadas a um mundo globalizado e extremamente informatizado, e cada vez mais vem se aliando a tecnologia da informação, ultrapassando a fase do papel para a era digital.

As informações contidas em forma de papel são menos flexíveis e mais rigorosas, portanto, os formatos digitais e eletrônicos a cada dia se mostra como uma forma mais apropriada, para o controle da informação.

O sistema público de escrituração digital (Sped) surgiu em 2008 com o objetivo de promover a integração dos Físicos e uniformizar as obrigações acessórias para os contribuintes.

A partir de 2014 a obrigatoriedade inicia-se para as empresas tributadas pelo Lucro Real e, posteriormente, as do regime de Lucro Presumido, terão mais uma preocupação que é a implantação do maior e mais ousado projeto do SPED, o e-Social. As empresas que não se adequarem ao programa, podem sofrer multas administrativas. Basicamente, as penalidades administrativas por atrasos erros dos diferentes orgãos fiscalizadores da questão trabalhista, não alteram. O que passam a existir são as penalidades do e-Social, que serão as mesmas submetidas as demais obrigações eletrônicas junto ao Fisco.

Esse projeto vai envolver a Receita Federal, o Ministério do Trabalho, o INSS, a Justiça do Trabalho, a Caixa Econômica Federal e o FGTS tem como proposição a fixação das obrigações acessórias da área trabalhista em um único arquivo. O e-Social reunirá diversas obrigações que serão enviadas em momentos e formas diferentes.

(3)

2

A centralização em um único arquivo trará ganhos tanto para quem envia através da diminuição da burocracia envolvida, quanto para o Fisco. Assim facilitando a busca de irregularidades, tais como entregas fora do prazo, declarações com erros de cálculo e inconsistências.

Não haverá alteração na legislação trabalhista, previdenciária e fiscal somente na sistemática da entrega das informações.

O e-Social chega com a promessa de simplificar a vida do empregador e da área contabil ao unificar informações e eliminação de formularios e algumas obrigações acessórias. Com a atuação direta dos Ministérios da Previdência Social, do Trabalho e Emprego (MTE), Institúto Nacional do Seguro Social (INSS), Caixa Econômica Federal e da Secretaria sa Receita Federal do Brasil(RFB), ele promete transformar a rotina de cerca de milhões de empresa e minhões de empregadores pessoas fisicas no país.

O e-Social, validará e autorizará o registro de cada evento, entre os quais o cadastro do empregado, admissão, afastamento, acidente de trabalho, atestado de saúde, aviso prévio, desligamento e folha de pagamento.

Cada evento será transmitido em um arquivo xml e afolha de pagamento será desmembrada por trabalhador, assim como outras informações, segundo a sua natureza. O mais novo sistema inclui ainda a integração com servidores da Receita para a apuração automática dos débitos e créditos tributários. O darf será unificado com diversas informações.

Durante a transmissão, se um arquivo com a mesma informação for enviado mais de uma vez, o arquivo mais recente será o válido e o enviado anteriormente será desprezado.

A empresa terá maior controle sobre a saúde e segurança do seu trabalhador, bem como os afastamentos e doenças laborais que devem ser declarados no mesmo instante em que tiver a informação do ocorrido.

(4)

3

IV. Problemas:

Considerando que esse projeto e-Social envolve diversas áreas de uma empresa, a maior dificuldade será conseguir atingir uma boa integração entre essas áreas e, assim, analisar a informação antes de enviá-la ao governo. Além de encontrarar mão de obra qualificada.

Outras dificuldades que poderá acontecer é a necessidade de revisão de alguns procedimentos internos que não são controlados em sistemas. Também, o fechamento da folha de pagamento no dia 5 de cada mês.

Conforme Marcus Vinícius, existem também a dificuldade que se refere ao mapeamento para o preenchimento dos campos e o desconhecimento do novo layout do arquivo de xml. Além disso há a incerteza e toda a complexidade para gerar a informação eletrônica.

As empresas enfrentam o desafio de recolher todas as informações necessárias para a adequação ao novo procedimento. Não será uma tarefa simples. Muito pelo contrário, são 44 eventos relativos a cada funcionário, totalizando 1.760 campos de preenchimento, que incluem registros de férias, folha de pagamento, pagamento de obrigações, entre outros.

As consequências do e-Social, não serão despreziveis. Em termos de TI, espera-se que a maior parte dos fornecedores de software realize o quanto antes as adaptações necessárias. Pois o volume de dados que será transmitidos no período de fechamento da folha, será muito maior que os atuais envios de obrigações acessórias digitais. Portanto todo o conjunto envolvendo redes, servidores, internet rápida e procedimentos de segurança, precisarão ser preparados para a nova realidade.

V. Objetivo geral:

O objetivo geral deste trabalho é entender como as empresas devem se preparar para a implantação do SPED Social ou e-Social e dificuldades para adequação ao sistema. Evitando multas por parte do fisco, e também com o impacto relevante nas operações regulares dos departamentos das empresas, uma vez deverão

(5)

4

reunir-se, controlar e validar o alto volume de informações que será transmitida para a Receita Federal do Brasil.

VI. Objetivo Específico:

Como objetivos específicos, para atingir o objetivo geral, busca-se realizar: • Prestar informações trabalhistas, previdenciárias, tributárias e fiscais

relativas à contratação e utilização de mão de obra onerosa, com ou sem vinculo empregatício;

• Extinguir várias obrigações acessórias trabalhistas e previdenciárias;

• Maior controle da RFB na fiscalização das empresas – contribuições e

obrigações provenientes do trabalho (com e sem vinculo empregatício);

• Armazenamento de informações no Ambiente Nacional do e-Social,

possibilitando aos órgãos participantes do projeto sua efetiva utilização para fins previdenciários, fiscais de apuração de tributos e do FGTS.

• Assegurar os direitos trabalhistas e previdenciários;

• Facilitar o cumprimento das obrigações principais e acessórias; • Melhorar a qualidade de informações;

• Melhorar a arrecadação através da redução da inadimplência, sonegação e

fraude;

• Padronizar as folhas de pagamento; • Agilidade no acesso às informações;

Periodicidade de envio de arquivos xml:

A) tempestivo – eventos (ex: registro de empregados, acidente de trabalho, etc); B) mensal – folha de pagamentos (dia 20 do mês subsequente ao fato gerador).

VII. Justificativa:

O desenvolvimento e utilização de ferramentas e processos produtivos em ambiente digital, assim conhecer e agir de forma estratégica e procurar buscar um diferencial para a melhoria dos resultados obtidos seja por meio de aprimoramento ou pela minimização dos riscos tributários.

(6)

5

VIII. Metodologia de Pesquisa:

A metodologia será feita através de pesquisa de campo em empresas. Consultas em livros, bibliotecas, matérias em revistas, folhetim, IOB, palestras e sites com informações confiáveis sobre o assunto em questão, questionário destinado aos contadores, administradores e profissionais que trabalham diretamente com o SPED.

IX. Rerefências:

Portal Sped -http://www1.receita.fazenda.gov.br/sobre-o-projeto/apresentacao.htm Acesso em 24/02/2014

Reinaldo Luiz Lunelli -http://www.portaltributario.com.br/artigos/efdpisecofins.htm Acesso em 20/02/2014

e-SOCIAL - http://www.alterdata.com.br/esocialAcesso em 20/02/2014

Por Helo Reinert | De São Paulo - http://www.rhblog.com.br/e-social/consultor-preve-dificuldades-na-implantacao - Acesso em 20/02/2014

CONTIMATIC - Edição 111 - e-SOCIAL - http://www.contmatic.com.br/boletim/lista

Acesso em 17/04/2014

CONTIMATIC - Edição 114 - e-SOCIAL - http://www.contmatic.com.br/boletim/lista Acesso em 17/04/2014

e-SOCIAL-http://www.crc-es.org.br/files/crc/E-SOCIAL-CRC.pdf. Acesso em 17/04/2014

Referências

Documentos relacionados

O Plano de Cargos e Salários – PCS do CREA-RN, aprovado através da Decisão de Diretoria D/RN nº 10/2010 de 28 de setembro de 2010 e alterações posteriores e ratificado pelo

As pontas de contato retas e retificadas em paralelo ajustam o micrômetro mais rápida e precisamente do que as pontas de contato esféricas encontradas em micrômetros disponíveis

Contudo, acreditamos que com essa atividade, conseguimos alcançar os objetivos destacados no início, contribuindo para levar uma Física mais atual para sala de aula, que possa dar

Foi apresentada, pelo Ademar, a documentação encaminhada pelo APL ao INMETRO, o qual argumentar sobre a PORTARIA Nº 398, DE 31 DE JULHO DE 2012 E SEU REGULAMENTO TÉCNICO

Neste trabalho avaliamos as respostas de duas espécies de aranhas errantes do gênero Ctenus às pistas químicas de presas e predadores e ao tipo de solo (arenoso ou

Nos ensaios realizados em diferentes condições de luminosidade, que tiveram duração de 72 horas, os resultados obtidos mostram um excelente crescimento no

Este trabalho tem como objetivo analisar o selo ambiental da lavoura de arroz irrigado na perspectiva do técnico que presta assistência as lavouras de arroz, dos produtores

Contudo, pelas análises já realizadas, as deformações impostas às placas pelos gradientes térmicos devem ser consideradas no projeto deste tipo de pavimento sob pena de ocorrer