• Nenhum resultado encontrado

A Produção Científica dos Professores de Educação Física: o Cenário do Estado de Sergipe

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A Produção Científica dos Professores de Educação Física: o Cenário do Estado de Sergipe"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

CAPÍTULO XVII

A produção científica dos professores de Educação

Física: o cenário do estado de Sergipe

Régis Henrique dos Reis Silva Sarah Maria de Freitas Machado Silva

(2)

Introdução

E

ste trabalho tem como finalidade apresentar os dados finais e um ba-lanço geral sobre a produção do conhecimento em Educação Física no Estado de Sergipe, especialmente a produção de teses e dissertação dos professores que atuam no Ensino Superior do Estado.

Esta pesquisa faz parte do projeto Temático intitulado “Produção do Conhecimento em Educação Física: impacto do sistema de pós-graduação das regiões Sul e Sudeste do Brasil na formação e produção de mestres e doutores que atuam nas instituições de ensino superior da região Nordeste”, o projeto se caracteriza como interinstitucional com participação de pesquisadores vin-culados às universidades federais dos nove estados do Nordeste e uma equipe de coordenação e de pesquisadores associados, vinculados a três universidades sediadas no estado de São Paulo, Unicamp, USP e UFSCar. O projeto foi de-senvolvido entre 2012 a 2015, e participaram 79 pesquisadores organizados em 10 equipes sob a coordenação de 12 doutores, com apoio financeiro da Fapesp (proc. 2012/50019-7).

Em linhas gerais a pesquisa visa problematizar a configuração da pesquisa em Educação Física no Nordeste em termo de autores, orientadores, vincu-lações geográficas e institucionais, frentes de pesquisa, redes de colaboração científica entre pesquisadores e instituições, influência de autores e de quadro teóricos de outras áreas de conhecimento e o impacto da produção científica nacional e internacional nas pesquisas produzidas pelos pesquisadores que atuam no Nordeste.

Para obter respostas para essa questão, a projeto temático se propõe os seguintes objetivos, gerais: Identificar e caracterizar o impacto do sistema de pós-graduação da Região Sudeste, particularmente do estado de São Paulo na formação e na produção do conhecimento dos pesquisadores que atuam nas Instituições de Ensino Superior dos estados do Nordeste brasileiro. Para tanto será necessário:

a. Atualizar e consolidar o banco de dados já existente;

b. Identificar os pesquisadores (mestres e doutores) que atuam na região

nordeste do Brasil, caracterizando sua produção científica;

c. Realizar balanços da produção, valendo-se de matrizes científicas já

desen-volvidas no campo da epistemologia e da história e sociologia da ciência;

d. Identificar tendências temáticas e teórico-metodológicas;

e. Rastrear influências do sistema de pós-graduação nacional, concentrado

na região sudeste, na produção dos estados nordestinos, no referente aos egressos que atuam na região Nordeste, a trajetória e disseminação de escolas de pensamento, matrizes científicas, a repercussão de autores e perspectivas teóricas e o fluxo de referências;

(3)

f. Identificar nas atividades dos pesquisadores o desenvolvimento e a

orienta-ção de novos projetos e a formaorienta-ção de grupos de pesquisa nas instituições onde atuam.

Por se caracterizar como uma pesquisa de envergadura considerável, foi necessário dividir por fases para garantir a aplicabilidade dos objetivos pro-postos. Na primeira fase pretendeu-se recuperar dados e informações sobre os docentes, mestres e doutores que atuam nos cursos de Educação Física das Instituições de ensino superior do Nordeste (estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe) e sobre sua produção científica, localizando as obras produzidas (dissertações e teses), visando realizar sua análise e sistematizar as informações em mapas e quadros de registros, utilizando ferramentas de bibliometria e da cienciome-tria para identificar fluxos de referências, trajetórias de citações e influência de autores na formação e na produção dos pesquisadores.

A segunda fase propõe-se a analisar as pesquisas produzidas, identifican-do problemáticas estudadas, temáticas, abordagens teórico-metoidentifican-dológicas e matrizes epistemológicas predominantes, utilizando ferramentas da Epistemo-logia e da Filosofia da Ciência e mapear a trajetória da produção desenvolvida na região, identificando tendências, áreas menos desenvolvidas, necessidades na constituição do campo do conhecimento, novos projetos, indagações e hi-póteses científicas a serem definidas, assim como perspectivas de consolidação da pesquisa na região.Por último, a terceira fase é interpretar os resultados das análises no contexto do desenvolvimento das políticas de ciência e tecnologia do país e compreender os processos da produção do conhecimento à luz de referências sobre o papel da ciência no desenvolvimento da sociedade e dos desafios históricos da sua transformação.

Como resultado das fases e o alcance dos objetivos propostos, apresen-tamos os dados gerais da pesquisa, ou o conjunto de materiais com o qual foi realizada a investigação, destacamos que os dados foram constituído de:

a. 123 cursos de Educação Física em atividade nos nove estados da região; b. Dados da produção e distribuição regional dos cursos de pós-graduação

(Capes);

c. Dados dos curriculum lattes dos pesquisadores (CNPq);

d. Dados coletados das dissertações e teses produzidas pelos docentes que

atuam nos cursos de Educação Física da região;

e. Informações sobre as condições da produção da pesquisa no contexto do

sistema de pós-graduação e das políticas de ciência e tecnologia do pais e os debates sobre a constituição do campo científico na área da Educação Física.

(4)

Tabela 1. Tabela geral de cursos em atividade em todo nordeste brasileiro

Fonte: Elaboração própria.

Tabela 2. Total geral dos dados do Epistef-NE

Fonte: Elaboração própria.

Tabela 3. Áreas temáticas/CBCE. Demonstrativo dos resultados com a amostra de 424 pesquisa analisadas

(5)

A seguir apresentamos os dados específicos do Estado de Sergipe, os processos para se chegar a estes dados foram de grandes dificuldades estrutu-rais e pessoais, pois a organização das equipes de pesquisadores, bem como sua formação sofreram durante o processo de organização dos dados, tratamentos dos dados e sobretudo análise epistemológica dos dados.

1. Construção da pesquisa regional: aprender a ‘pesquisar

pesquisando’

Os dados apontam a existência no Estado de Sergipe seis cursos de Edu-cação Física sendo que, apesar do registro no e-MEC, o Curso da Faculdade de Aracaju (Facar) não está ativo. Portanto, dos cinco cursos em funcionamento dois (2 – licenciatura e bacharelado) estão em instituição pública (UFSE), o que representa 40% do total; três estão instituições privadas (2 na Unit – licenciatura e bacharelado e 1 na Fase - licenciatura), o que representa 60% do total. Este dado comprova o que vem sendo colocado há algum tempo que é a privatização do ensino superior. Em nosso Estado, como é o menor da Federação, todos os cursos se concentram na capital Aracaju. Referente a tabela de Pesquisadores – Planilha II-A - Docentes Mestre e doutores nas IES, apresenta 63 registros.

Tabela 4. Cursos de Educação Física, Sergipe

Fonte: Elaboração própria.

Já a Tabela 5 identifica a caracterização das 63 pesquisas realizados e caracterizados como teses e dissertações apresentadas, contendo área de for-mação, a IES que foram realizados as pesquisas e os resumos.

Os dados demonstram que no que se refere à titulação de pós-graduação conclui-se que das 63 produções 41 são dissertações de mestrado e 13 teses de doutorado. Em relação aos anos de defesa o primeiro foi em 1986 e o último foi em 2011. Quanto a titulação das 63 pesquisas, sete foram realizados no exterior. Daquelas realizadas no Brasil a distribuição por região foi uma no Centro-Oeste, 6 no Sul, 15 no Sudeste, 25 no Nordeste. O que se pode ob-servar é que a formação na pós-graduação tem ampliado significativamente na região Nordeste. Mas cabe ressaltar que o aumento da formação no Nordeste

(6)

está mais acentuado no nível de mestrado; quanto a formação de doutores em Sergipe a maioria se deu no exterior, ou seja seis na Espanha, seguida no Nordeste quatro, duas no Sudeste e uma no Centro-Oeste.

Tabela 5. Amostra para a análise (Planilha III-A)

(7)

Outros dados significativos podem ser destacados que mostram a pro-dução docente dos mestres e doutores que atuam nas IES que possuem cursos de Educação Física. Alguns registros se destacam já que indicam os avanços da pesquisa e as possibilidades de conseguir uma amostra para a análise da produção. Uma análise inicial demonstra que o impacto do desenvolvimento do projeto temático vem produzindo na formação e capacitação de novos pes-quisadores, também se manifesta no surgimento de novos projetos que tomam como referência a perspectiva epistemológica e as estratégias utilizadas na análise da produção científica no nordeste brasileiro.

Apresentamos a seguir a Tabela 6 com as pesquisas que foram seleciona-das para análise e caracterização epistemológicas.

Tabela 6. Caracterização epistemológica (Planilha III-B)

Fonte: Elaboração própria.

A Planilha IIIC foi constituída por 24 pesquisas analisadas na sua in-tegra. Dentre as principais categorias desta tabela, destacamos: Objetivo geral; Tipo de pesquisa (metodologia predominante); Pesquisa bibliográfica ou documental; Técnicas predominantes na coleta de dados; Principais resul-tados; Conclusão principal; Principais recomendações ou propostas; Teorias utilizadas ou elaboradas; Críticas a outras teorias ou interpretações;

(8)

Concep-ção de ciência; Critérios de cientificidade ou de prova científica; Critérios de objetividade/subjetividade; Concepção de temporalidade/historicidade; Concepção de espaço, realidade, visão do mundo; Concepção de homem/so-ciedade; Concepção de educação; Concepções de educação física; Abordagem Epistemológica predominante.

Referente a Planilha de Bibliometrica Referências (IIIC) as Refe-rências bibliográficas dos autores que fundamentam a interpretação e foram analisadas todas as pesquisas encontradas, com o suporte da bibliometria, que em linhas gerais é um campo das áreas de biblioteconomia e ciência da infor-mação que aplica métodos estatísticos e matemáticos para analisar e construir indicadores sobre a dinâmica e evolução da informação científica e tecnológica de determinadas disciplinas, áreas, organizações ou países. A bibliometria tem abrangência interdisciplinar ou multidisciplinar e pode ser aplicada a diversas áreas do conhecimento.

De acordo com Gamboa (2015) na referida pesquisa foram identifica-das algumas situações problemáticas tais como a inexistência de programas de pós-graduação em educação física na região, entretanto, foi localizado um significativo volume de pesquisa em nível de pós-graduação, elaborado por docentes formados em Educação Física, mas que migraram para outras regiões do país ou para outras áreas, tais como a Educação, Arte e Ciências Humanas para realizar seus estudos de pós-graduação.

Em seguida apresentamos as primeiras análises das teses/dissertações do Estado de Sergipe, resultados das tabelas IIIB e IIIC.

2. Construção das primeiras análises de Sergipe:

as construções epistemológicas

Tabela 7. Abordagens epistemológicas predominantes

Fonte: Elaboração própria.

Em relação as principais temáticas encontradas que tiveram como base a síntese, considerando o resumo e as palavras-chave, destacamos as temáti-cas relacionadas com fisiologia e questões maturacionais do corpo humano, prática pedagógica crítica, variáveis de crescimento, composição corporal, crescimento, práticas lúdicas e ludicidade, cultura, tradição, políticas públicas

(9)

especificamente no campo da gestão do conhecimento para coleta de dados e diagnósticos do setor esportivo brasileiro e a relação atividade física e sono, a Educação Física como parte da educação escolar.

Dado tomado do resumo, da introdução ou capítulo relativo à metodo-logia no texto completo da dissertação ou tese, o tipo de pesquisa encontrado nos trabalhos, apontam construções de análise comparativa de natureza qua-litativa e exploratória, pesquisa de natureza quantitativa com tratamento estatístico dos dados, pesquisa qualitativa e estudo bibliográfico, pesquisa quantitativa com amostras de sujeitos, dentre outros.

Quanto as técnicas predominantes na coleta destacamos as mais im-portantes, os dados tomados do resumo, da introdução ou capítulo relativo à metodologia no texto completo da dissertação ou tese. Apontamos as técni-cas elaborada uma estatística descritiva dos dados, leitura de livros e artigos acadêmicos, entrevistas semiestruturadas, levantamento (survey) por meio de um questionário semiaberto, testes para avaliar a capacidade desempenho, pesquisa de laboratório, experimentos com animais em ambiente controlado, entrevista a partir do questionário.

Em relação aos referenciais teóricos, categorias de análise e/ou con-ceitos-chave utilizados na interpretação dos resultados, encontramos de toda ordem e base epistêmica, dentre elas destacamos a National Center for Health

Statistics (NCHS), o método dialético, pensamento organizacional,

pensamen-to Sistêmico, teorias da Administração e da Administração Pública, Estatística Pública, recursos teóricos da medicina, da psicologia, da fisiologia, da neu-rociência, teorias científicas da medicina e da medicina oriental e também a categoria da competição.

No tocante a análise epistemológica Gamboa (2012) afirma que as análises epistemológicas se situam no campo dos estudos denominados me-ta-científicos. Esses estudos utilizam processos meta-analíticos da produção científica, contribuindo para apontar focos, núcleos temáticos, referenciais teóricos, meios, recursos e processos adotados na produção do conhecimento

Em relação a concepção de ciência defendida e que sustenta o processo da elaboração da pesquisa, apontamos de forma sincrética que a partir de critérios quantitativos, reconhecidos a partir de instrumentos técni-cos de análise, pressupõe que a estatística moderna, junto com o avanço tecnológico, possibilita análise e estudos de incertezas e os seus efeitos no planejamento e na interpretação de experiências e de observações de fenômenos da natureza e da sociedade.

Ressalta ainda que

[...] a informação estatística, [...] é um insumo fundamental para planeja-mento e formulação de políticas e estratégias no mundo contemporâneo. No ambiente de incertezas e de rápidas transformações que caracterizam

(10)

o momento atual, não há como uma organização privada ou pública ante-cipar de modo consistente os cenários futuros, estabelecer metas realistas, tomar decisões, sem o emprego e a análise das estatísticas econômicas, sociais e demográficas disponíveis para os domínios geográficos de atuação da organização.

Portanto, a concepção de ciência que mais se destaca é análise das práxis que orientam e manipulam a educação física como ciência que” historicamente se centram no cuidado do corpo. Em relação a concepção de temporalidade, ou seja, o registro no presente conjuntural, tempo curto, tempo longo, aná-lise sincrônica, ou diacrônica, é marcado por um ambiente de incertezas e de rápidas transformações que caracterizam o momento atual, analise diacrônica e apontam uma visão estática. “ dados atuais e datados, controle dos sujeitos”.

Em relação aos pressupostos relativos à localização dos fenômenos ou objetos estudados e às especificidades relacionadas com seu movimento e interação com os contextos e entornos onde se situam, destacamos o discurso da modernidade não está presente apenas no corpo, pois ele consiste num conjunto de transformações que vão atingir os mais diversos espaços, tempos, corpos e também as subjetividades criadas sobre os mesmos e como espaço controlado, fechado. “utilização de amostras”.

Quanto a concepção de homem/sociedade, considera que o mundo atual, globalizado e de rápidas transformações, somado ao fortalecimento democrático, tem gerado um cidadão mais crítico e participativo, que enten-dendo essa reflexividade como a capacidade que o indivíduo possui de fazer suas análises e reflexões a respeito de si, do mundo e da sociedade.

Especificamente, cabe visualizar o destaque dado à Educação Física, nos planos escolares, pelos intelectuais partícipes do processo: os liberais esco-lanovistas, reportar-se à relação Educação Física e Pedagogia Experimental, em sua matriz de maior incidência no Brasil. Tal perspectiva assenta-se na utilização do jogo e do brinquedo em relação intrínseca com o trabalho. A preocupação com os reflexos da sociedade moderna sobre o novo homem impele-o à proposição de um sistema de ginástica individual (ou “ginástica de quarto”), de execução diária, fácil, rápida e higiênica, capaz de auxiliar os sujeitos, na vida pós-escolar, a manter o equilíbrio funcional orgânico, reafir-mando sua compreensão da Educação Física como ciência da saúde.

Em relação a concepção de Educação, podemos afirmar que a ideia de educar o corpo, é vista a partir de uma perspectiva mais ampla, que supõe o processo de desenvolvimento do homem e de todas as suas capacidades, visan-do não só à formação de habilidades, mas também à visan-do caráter e visan-do próprio entendimento, insere-se na Ciência da Motricidade Humana e volta-se para o eixo temático de enfoque Biofísico da Motricidade Humana.

Outra perspectiva é o sujeito da educação em estudos foucaultianos. E também há pesquisas que entende a educação como espaço de disputa

(11)

hegemô-nica, principalmente na ordem democrática, o avanço do Estado a esse estágio passaria pelos conflitos da construção do sistema educacional brasileiro.

Por último, sobre a concepção de Educação Física, encontramos a educação física desenvolvida no âmbito teórico da filosofia Iluminista, não se restringe apenas a um programa de exercícios ou de treinamento para a me-lhoria da performance física. A ideia de educar o corpo, é vista a partir de uma perspectiva mais ampla, que supõe o processo de desenvolvimento do homem e de todas as suas capacidades, visando não só à formação de habilidades, mas também à do caráter e do próprio entendimento.

Outra perspectiva histórica que advogam o homem do início do século XX também constrói sua educação corporal, não apenas através do comprar o que se vê, como se faz, mas também sendo por isso educado. Educar as maneiras de conquistar a beleza individual, sua autoimagem, seu status social.

A legitimidade do trabalho com a Educação Física era buscada com te-matização dos conteúdos e sua relação com os problemas sócio-políticos como a violência, as discriminações e desigualdades sociais que permeiam as práticas corporais e sustentam tais situações na vida social como um todo. Influenciado principalmente pela obra do Coletivo de Autores (1992).

Nesse sentido a Educação Física participa de projetos que buscam romper com as injustiças sociais na direção de uma sociedade mais justa e igualitária. Desta forma ressalta-se a importância da educação física escolar no sentido de também levar ao aluno a consciência dos problemas a que ele está exposto em virtude do sedentarismo e, consequentemente, da melhora de sua qualidade de vida em resposta ao exercício físico.

Referências bibliográficas

SÁNCHEZ GAMBOA, S. A dialética na pesquisa em educação: elementos de con-texto. In: FAZENDA I. Metodologia da Pesquisa Educacional. São Paulo: Cortez, 1989, p. 91-115.

SÁNCHEZ GAMBOA, S. Epistemologia da Educação Física: as inter-relações necessá-rias. 2a. ed. Maceió: edUFAL, 2010.

SÁNCHEZ GAMBOA, S. As condições da produção científica em educação: do mo-delo de áreas de concentração aos desafios das linhas de pesquisa. Educação Temática

Digital - ETD, Campinas, SP, v.4, n.2, p.78-83, jul. 2003.

SÁNCHEZ GAMBOA, S. Pesquisa em Educação: métodos e epistemologias. Chapecó, SC: Argos, 2008.

SÁNCHEZ GAMBOA, S. Epistemologia e paradigma. In: FENSTERSEIFER, P. et al.

Dicionário crítico de Educação Física. Ijuí: Ed. Unijuí, 2005.

SÁNCHEZ GAMBOA, S. Epistemologia da pesquisa em educação. Campinas: Práxis, 1996.

Referências

Documentos relacionados

Pretendo, a partir de agora, me focar detalhadamente nas Investigações Filosóficas e realizar uma leitura pormenorizada das §§65-88, com o fim de apresentar e

Bento Pereira apresenta uma lista de autores e obras em língua portuguesa, de vários pendores: religioso, enciclopédico, dicionarístico, e literário.A escolha destas obras

Na Figura 4.7 está representado 5 segundos dos testes realizados à amostra 4, que tem os elétrodos aplicados na parte inferior do tórax (anterior) e à amostra 2 com elétrodos

aperfeiçoe sua prática docente. Nesse contexto, a implementação da política afeta os docentes na práxis do cotidiano escolar.. Os dados revelam que a Política de Bonificação

O fortalecimento da escola pública requer a criação de uma cultura de participação para todos os seus segmentos, e a melhoria das condições efetivas para

de professores, contudo, os resultados encontrados dão conta de que este aspecto constitui-se em preocupação para gestores de escola e da sede da SEduc/AM, em

Fonte: elaborado pelo autor. Como se pode ver no Quadro 7, acima, as fragilidades observadas após a coleta e a análise de dados da pesquisa nos levaram a elaborar

Por meio destes jogos, o professor ainda pode diagnosticar melhor suas fragilidades (ou potencialidades). E, ainda, o próprio aluno pode aumentar a sua percepção quanto