• Nenhum resultado encontrado

AVALIAÇÃO EXTERNA DAS ESCOLAS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "AVALIAÇÃO EXTERNA DAS ESCOLAS"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Relatório

Agrupamento de Escolas

de Briteiros

G

UIMARÃES

A

VALIAÇÃO

E

XTERNA DAS

E

SCOLAS

Área Territorial de Inspeção

do Norte

2013

(2)

1

I

NTRODUÇÃO

A Lei n.º 31/2002, de 20 de dezembro, aprovou o sistema de avaliação dos estabelecimentos de educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário, definindo orientações gerais para a autoavaliação e para a avaliação externa. Neste âmbito, foi desenvolvido, desde 2006, um programa nacional de avaliação dos jardins de infância e das escolas básicas e secundárias públicas, tendo-se cumprido o primeiro ciclo de avaliação em junho de 2011.

A então Inspeção-Geral da Educação foi incumbida de dar continuidade ao programa de avaliação externa das escolas, na sequência da proposta de modelo para um novo ciclo de avaliação externa, apresentada pelo Grupo de Trabalho (Despacho n.º 4150/2011, de 4 de março). Assim, apoiando-se no modelo construído e na experimentação realizada em doze escolas e agrupamentos de escolas, a Inspeção-Geral da Educação e Ciência (IGEC) está a desenvolver esta atividade consignada como sua competência no Decreto Regulamentar n.º 15/2012, de 27 de janeiro.

O presente relatório expressa os resultados da avaliação externa do Agrupamento de Escolas de Briteiros – Guimarães, realizada pela equipa de avaliação, na sequência da visita efetuada entre

de 03 a 06 de fevereiro de 2014. As conclusões decorrem da análise dos documentos fundamentais do Agrupamento, em especial da sua autoavaliação, dos indicadores de sucesso académico dos alunos, das respostas aos questionários de satisfação da comunidade e da realização de entrevistas.

Espera-se que o processo de avaliação externa fomente e consolide a autoavaliação e resulte numa oportunidade de melhoria para o Agrupamento, constituindo este documento um instrumento de reflexão e de debate. De facto, ao identificar pontos fortes e áreas de melhoria, este relatório oferece elementos para a construção ou o aperfeiçoamento de planos de ação para a melhoria e de desenvolvimento de cada escola, em articulação com a administração educativa e com a comunidade em que se insere.

A equipa de avaliação externa visitou a escola-sede do Agrupamento, a Escola Básica de Barco e a Escola Básica de Serrado, escolas com 1.º ciclo e educação pré-escolar, a Escola Básica de Souto, S.ta Maria, com 1.º ciclo, e o Jardim de Infância de Souto, S.ta Maria.

A equipa regista a atitude de empenhamento e de mobilização do Agrupamento, bem como a colaboração demonstrada pelas pessoas com quem interagiu na preparação e no decurso da avaliação.

ESCALA DE AVALIAÇÃO

Níveis de classificação dos três domínios

EXCELENTE –A ação da escola tem produzido um impacto consistente e muito acima dos valores esperados na melhoria das aprendizagens e dos resultados dos alunos e nos respetivos percursos escolares. Os pontos fortes predominam na totalidade dos campos em análise, em resultado de práticas organizacionais consolidadas, generalizadas e eficazes. A escola distingue-se pelas práticas exemplares em campos relevantes.

MUITO BOM –A ação da escola tem produzido um impacto consistente e acima dos valores esperados na melhoria das aprendizagens e dos resultados dos alunos e nos respetivos percursos escolares. Os pontos fortes predominam na totalidade dos campos em análise, em resultado de práticas organizacionais generalizadas e eficazes.

BOM–A ação da escola tem produzido um impacto em linha com os valores esperados na melhoria das aprendizagens e dos resultados dos alunos e nos respetivos percursos escolares. A escola apresenta uma maioria de pontos fortes nos campos em análise, em resultado de práticas

organizacionais eficazes.

SUFICIENTE –A ação da escola tem produzido um impacto aquém dos valores esperados na melhoria das aprendizagens e dos resultados dos alunos e nos respetivos percursos escolares. As ações de aperfeiçoamento são pouco

consistentes ao longo do tempo e envolvem áreas limitadas da escola.

INSUFICIENTE –A ação da escola tem produzido um impacto muito aquém dos valores esperados na melhoria das aprendizagens e dos resultados dos alunos e nos respetivos percursos escolares. Os pontos fracos sobrepõem-se aos pontos fortes na generalidade dos campos em análise. A escola não revela uma prática coerente, positiva e coesa.

O relatório do Agrupamento e o eventual contraditório apresentado(s) no âmbito da

(3)

2 – CARACTERIZAÇÃO DO AGRUPAMENTO

O Agrupamento de Escolas de Briteiros situa-se no concelho de Guimarães e integra nove estabelecimentos de educação e ensino: a Escola Básica de Briteiros (escola-sede), com 2.º e 3.º ciclos, as escolas básicas de Briteiros – S. Salvador, de Barco, de Donim, de Fafião e de Serrado, com 1.º ciclo e educação pré-escolar; as escolas básicas de Souto – S. Salvador, e de Souto – S.ta Maria, com 1.º ciclo; e o jardim de infância de Souto – S.ta Maria. O Agrupamento tem contrato de autonomia assinado, em novembro de 2013, com o Ministério da Educação e Ciência

Em 2013-2014, de acordo com dados fornecidos pela direção, a população escolar é constituída por 908 crianças/alunos: 169 (nove grupos) da educação pré-escolar; 282 (17 turmas) do 1.º ciclo; 164 (nove turmas) do 2.º ciclo; 259 (12 turmas) do 3.º ciclo; 19 (uma turma) do curso vocacional de Apoio Familiar e à Comunidade e 15 do curso de educação e formação de Acabamentos de Madeira e Mobiliário (tipo 2). De acordo com o Perfil de Escola, dos alunos matriculados, 3% não são de nacionalidade portuguesa, 61% têm computador com ligação à internet em casa e 45% não beneficiam de auxílios económicos, no âmbito da ação social escolar.

O levantamento das habilitações académicas dos pais dos alunos revela que 2% têm formação superior e 11% formação secundária ou superior. Quanto à atividade profissional dos pais dos alunos, a sua distribuição mostra que 6% têm profissões de nível superior e intermédio.

A educação e o ensino são assegurados por 86 docentes, dos quais 90% são dos quadros. A sua experiência profissional é significativa, pois 93% lecionam há 10 ou mais anos. O pessoal não docente é constituído por 43 elementos, todos com contratos de trabalho em funções públicas por tempo indeterminado, dos quais 62,8% têm 10 ou mais anos de serviço.

Em 2011-2012, ano mais recente para o qual a Direção-Geral das Estatísticas da Educação e Ciência disponibilizou valores de referência, os valores das variáveis de contexto do Agrupamento, quando comparados com os das escolas/agrupamentos do mesmo grupo de referência, nomeadamente as percentagens de alunos dos 4.º, 6.º e 9.º anos sem auxílios económicos no âmbito da ação social escolar e a média do número de anos de habilitação dos pais e das mães dos alunos do ensino básico situam-se aquém da mediana Neste sentido, as variáveis de contexto do Agrupamento são, globalmente, desfavoráveis.

3 – AVALIAÇÃO POR DOMÍNIO

Considerando os campos de análise dos três domínios do quadro de referência da avaliação externa e tendo por base as entrevistas e a análise documental e estatística realizada, a equipa de avaliação formula as seguintes apreciações:

3.1

R

ESULTADOS

RESULTADOS ACADÉMICOS

A avaliação individualizada das crianças da educação pré-escolar, nas diferentes áreas de conteúdo, é elaborada periodicamente, com base numa matriz comum, sendo dada a informação sobre o progresso das aprendizagens aos encarregados de educação.

No ano letivo 2011-2012, tomando como referência as escolas/agrupamentos com valores análogos nas variáveis de contexto, os resultados internos e da avaliação externa no 1.º ciclo ficaram, ao contrário do ano letivo anterior, acima dos valores esperados. No 2.º ciclo, ao invés do que se observou no 1.º ciclo, os

(4)

conclusão e a percentagem de positivas na prova final de língua portuguesa, à semelhança do ano letivo anterior, ficaram aquém e acima dos valores esperados, respetivamente. Por sua vez, a percentagem de positivas na prova final de matemática ficou acima do valor esperado, observando-se melhoria em relação a 2010-2011.

Quando comparados os resultados do Agrupamento com os das escolas/agrupamentos do mesmo grupo de referência (cluster), verifica-se que se situavam, predominantemente, aquém da mediana no ano letivo de 2010-2011, verificando-se melhorias significativas, no ano letivo de 2011-2012, nos resultados das provas de aferição do 4.º ano e da prova final de língua portuguesa do 9.º ano que ficaram acima da mediana, bem como na taxa de conclusão do 4.º ano e na percentagem de positivas na prova final do 9.º ano de matemática, com valores próximos da mediana.

Não obstante as variáveis do contexto do Agrupamento, em 2010-2011 e 2011-2012, serem bastante desfavoráveis, os resultados escolares observados situam-se, globalmente, em linha com os valores esperados para escolas de contexto análogo e aquém da mediana para as escolas do mesmo grupo de referência, constatando-se a necessidade de maior investimento nos processos de ensino e de aprendizagem, com destaque para o 2.º ciclo.

No que se refere às taxas de abandono/desistência, nos últimos anos, considerando os dados disponibilizados, têm sido nulas.

O Agrupamento tem monitorizado e avaliado, globalmente, os resultados dos alunos. São estabelecidas comparações com os valores nacionais e concelhios, apontando como principais fatores explicativos para justificar o sucesso e insucesso dos alunos, em particular a descida das taxas de transição e conclusão, a extinção progressiva dos cursos de educação e formação, que obrigou à integração dos alunos com perfil para estes cursos no ensino regular. No entanto, falta não só aprofundar as práticas de análise dos resultados, de modo a permitir uma mais eficaz identificação das áreas de sucesso e insucesso e dos motivos explicativos, internos e pertinentes, como também conceber ações de melhoria para eliminar/reduzir o insucesso escolar.

RESULTADOS SOCIAIS

Embora os alunos participem regularmente nas atividades promovidas pelo Agrupamento e que integram o plano anual e plurianual, não têm desenvolvido ações da sua iniciativa, não existindo um procedimento organizado de recolha das suas opiniões e sugestões relativamente ao funcionamento do Agrupamento e às suas expetativas. Assim, a auscultação dos alunos ocorre normalmente em contexto de turma, através dos respetivos diretores. Não existe uma cultura de corresponsabilização dos alunos nas decisões que mais diretamente lhes dizem respeito.

O Agrupamento promove o desenvolvimento da educação para a cidadania e do espirito solidário, apoiando com regularidade alguns alunos e agregados familiares que sofrem de carências alimentares básicas, para além de proceder à recolha de roupas e de alimentos em colaboração com a Loja Solidária, que são distribuídos a famílias necessitadas. Salienta-se o trabalho desenvolvido na integração dos novos alunos, em particular dos mais carenciados e dos que revelam necessidade educativas especiais, promovendo o desenvolvimento da capacidade de autonomia.

O clima de aprendizagem e de convivência cívica contribuem para o bom comportamento dos alunos, sendo praticamente inexistentes os casos de indisciplina. Neste aspeto nota-se uma evolução muito positiva em relação à avaliação externa anterior. O fomento de atividades que promovem a cidadania atravessa o quotidiano do Agrupamento.

De realçar o investimento persistente através do desenvolvimento de diversas iniciativas com vista à futura inserção dos alunos na vida ativa.

(5)

RECONHECIMENTO DA COMUNIDADE

É manifesta a identificação da comunidade escolar com o Agrupamento, evidenciada nos níveis de satisfação sobre a sua ação educativa e expressos no predomínio das opções de concordância nas respostas aos questionários aplicados no âmbito desta avaliação externa. Merecem uma concordância mais significativa, alguns aspetos que são transversais a todos os grupos e que estão relacionados com a competência e qualidade do trabalho desenvolvido pela direção, a segurança, o bom ambiente de trabalho e a disponibilidade do diretor de turma/professor titular. Os alunos dos 2.º e 3.º ciclos destacam como aspetos menos conseguidos, a participação em clubes e projetos da escola, a utilização do computador em sala de aula e o gosto pelo almoço servido na escola.

Para promover e valorizar o sucesso foram instituídos quadros de mérito, que integram e premeiam os alunos com melhores resultados e com melhores atitudes. Trimestralmente são entregues certificados de

mérito académico e humano aos alunos e são enviadas cartas às famílias a dar os parabéns pelo sucesso

dos seus filhos. Anualmente, nos Encontros de Natal, em cerimónia pública, são entregues os diplomas e os prémios Celtinha aos alunos.

No sentido de incentivar e enaltecer o desempenho extracurricular dos alunos, o Agrupamento participa em diversos programas, concursos e projetos locais, nacionais e internacionais, para além de concursos e torneios desportivos, onde tem obtido diversos prémios e classificações honrosas.

Os representantes da Câmara Municipal de Guimarães salientaram a qualidade do trabalho desenvolvido pelo Agrupamento, relevando o seu papel educativo e valorizando o seu importante contributo para o desenvolvimento da comunidade envolvente.

A ação do Agrupamento tem produzido um impacto em linha com os valores esperados na melhoria das aprendizagens e dos resultados dos alunos e nos respetivos percursos escolares. O Agrupamento apresenta uma maioria de pontos fortes nos campos em análise, em resultado de práticas organizacionais eficazes. Tais fundamentos justificam a atribuição da classificação deBOM no domínio

Resultados.

3.2

P

RESTAÇÃO DO SERVIÇO EDUCATIVO PLANEAMENTO E ARTICULAÇÃO

O Agrupamento apresenta, à semelhança do que se verificava na anterior avaliação externa, práticas de uma articulação interdepartamental. O plano anual e plurianual de atividades contempla um conjunto de iniciativas que promovem a interdisciplinaridade e a articulação vertical e horizontal do currículo. Contudo, a articulação vertical ainda não é uma prática consistente e generalizada, dado que a que ocorre com maior regularidade é a horizontal.

A gestão do currículo faz-se, essencialmente, por ano de escolaridade, e traduz-se em planificações conjuntas, na elaboração de instrumentos de avaliação e na partilha de materiais pedagógicos, através de um trabalho cooperativo entre os docentes.

Destaca-se a articulação e sequencialidade educativa entre a educação pré-escolar e o 1.º ciclo, sendo transmitida informação sobre o percurso escolar dos alunos, no sentido de uma melhor adequação das estratégias, com vista à melhoria das suas aprendizagens, das suas atitudes e dos seus comportamentos.

A adesão a projetos propostos pelos diferentes parceiros no âmbito social, cultural e educativo, e a oferta educativa ajustada à realidade social e motivacional dos alunos concorrem para a abertura do Agrupamento ao meio onde se insere. De relevar a adequação dos planos de grupo/turma às

(6)

características específicas do contexto, potenciada pelo plano anual que inclui atividades que promovem o conhecimento do meio envolvente e o desenvolvimento cultural dos alunos e das famílias.

A coerência entre o ensino e a avaliação consubstancia-se na definição e execução de critérios de avaliação e na implementação das diferentes modalidades de avaliação, a par da autoavaliação realizada pelos alunos no final de cada período letivo.

PRÁTICAS DE ENSINO

A adequação das atividades educativas e de ensino aos ritmos de aprendizagem das crianças e dos alunos é mais abrangente e consistente na educação pré-escolar e no 1.º ciclo. A avaliação diagnóstica, realizada no início de cada ano letivo, permite obter informações sobre os conhecimentos e aptidões dos alunos com vista à organização do processo de ensino e de aprendizagem. Não obstante a contextualização do currículo aos grupos e às turmas ser explícita nos respetivos planos de trabalho, não são evidentes, designadamente, nos 2.º e 3.º ciclos, práticas de diferenciação pedagógica.

O incentivo à melhoria do desempenho dos alunos é efetuado através da disponibilização de diversas medidas de promoção do sucesso escolar, destacando-se as coadjuvações afetas às turmas com maior insucesso académico. Contudo, a focalização do apoio nas disciplinas de português e matemática, para os alunos dos 2.º e 3.º ciclos, com dificuldades de aprendizagem, num contexto de reduzida motivação académica e de elevado insucesso escolar, carece de uma monitorização mais aprofundada sobre a sua eficiência e eficácia.

Os alunos com necessidades educativas especiais, depois de referenciados, são devidamente avaliados, passando a dispor de um conjunto de medidas educativas específicas, num processo supervisionado e acompanhado pelos docentes da educação especial, em estreita colaboração com as estruturas de coordenação educativa e supervisão pedagógica, com o serviço de psicologia e, ainda, com os parceiros externos, nomeadamente, no âmbito da inserção de alunos na vida pós-escolar.

O recurso a metodologias ativas e experimentais no ensino e nas aprendizagens tem reduzida expressão em todos os ciclos de ensino, não constituindo exceção a realização de práticas experimentais e/ou laboratoriais nas disciplinas de físico-química e ciências naturais nos 2.º e 3.º ciclos, de forma semelhante à anterior avaliação externa. O recurso a metodologias e práticas de ensino sustentadas nas tecnologias de informação e comunicação é também incipiente, apesar de haver quadros interativos e/ou vídeo-projetores e computadores com ligação à internet em cada sala de aula.

Destacam-se as atividades promotoras da dimensão artística, desportiva e de cidadania, nomeadamente o Clube do Teatro, o Desporto Escolar e o Projeto Mais e Melhor Saúde, entre outros. De relevar também a dinâmica comunitária que se evidencia através dos projetos, a saber: Olimpíadas Castrejas, Família Vem à Escola e a Loja Solidária, pela Castreja - Cooperativa de Apoio Social e Cultural, CRL.

O acompanhamento da prática letiva é realizado em sede dos departamentos curriculares e através do recurso ao diálogo entre pares, das coadjuvações, para ultrapassar os problemas que enfrentam, continuando a não existir, de forma sistemática, à semelhança da anterior avaliação externa, a supervisão da prática letiva em contexto de sala de aula como forma de desenvolvimento profissional dos docentes e de melhoria da qualidade do ensino.

MONITORIZAÇÃO E AVALIAÇÃO DO ENSINO E DAS APRENDIZAGENS

O processo de ensino e de aprendizagem é regulado através das diversas modalidades de avaliação, materializadas em diferentes instrumentos de recolha de dados. A avaliação diagnóstica é realizada no início do ano letivo, no sentido de ajustar o planeamento ao ritmo de aprendizagem dos alunos e a avaliação formativa ocorre de forma sistemática ao longo do ano.

(7)

Os critérios de avaliação são do conhecimento dos alunos e dos pais e encarregados de educação, sendo a aferição destes critérios e dos instrumentos de avaliação efetuada através de um trabalho colaborativo, que inclui a elaboração conjunta de testes por ano de escolaridade, com maior incidência no 1.º ciclo. O conselho pedagógico e os departamentos curriculares procedem à monitorização dos resultados escolares dos alunos por período letivo e refletem sobre as eventuais causas do insucesso escolar. Contudo, as estratégias delineadas e implementadas não têm tido os efeitos esperados nos resultados académicos dos alunos dos 2.º e 3.º ciclos. A monitorização interna do desenvolvimento do currículo, nomeadamente do planeamento do ensino e das aprendizagens, concretizada ao nível das estruturas de coordenação educativa e supervisão pedagógica, apresenta margens de aprofundamento e melhoria.

O abandono escolar, atento ao meio onde o Agrupamento se insere, é residual e os casos que persistem estão perfeitamente identificados e caracterizados. De relevar a ação do Centro de Integração de Serviços para a Infância de Briteiros na identificação de potenciais casos problemáticos, em estreita articulação com a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens, bem como o ambiente de segurança vivido dentro das diversas escolas que compõem o Agrupamento. A diversificação da oferta formativa também concorre para a redução do abandono escolar.

A reflexão em torno das boas práticas docentes e do seu impacto na melhoria das aprendizagens e dos resultados dos alunos ainda não está aprofundada pelas estruturas de coordenação educativa e supervisão pedagógica, pelo que existe espaço de melhoria na definição de práticas docentes diversificadas e inclusivas que potenciem a qualidade do ensino.

Em síntese, a ação do Agrupamento tem produzido um impacto em linha com os valores esperados na melhoria das aprendizagens e dos resultados dos alunos e nos respetivos percursos escolares. O Agrupamento apresenta uma maioria de pontos fortes nos campos em análise, em resultado de práticas organizacionais eficazes. Estes fundamentos justificam a atribuição da classificação de BOM no domínio

Prestação do Serviço Educativo.

3.3

L

IDERANÇA E GESTÃO LIDERANÇA

A ação educativa suporta-se num contrato de autonomia assinado, em novembro de 2013, com o Ministério da Educação e Ciência e é enquadrada pelos seus documentos estruturantes. O projeto educativo, aprovado para o triénio 2013-2014 a 2015-2016, parte de uma caracterização minuciosa da comunidade educativa e estabelece os princípios educativos valorizados, assim como as áreas e estratégias de intervenção prioritárias. É um documento claro, ainda que as metas globais a alcançar, tanto qualitativas como quantitativas, nem sempre estejam devidamente expressas. Aliás, as únicas metas quantitativas declaradas são as de redução de taxas de retenção, por ciclos do ensino básico, para além da afirmação da vontade de consolidar os resultados globais da avaliação externa acima dos nacionais. Os documentos estruturantes são, em geral, consistentes e coerentes entre si.

Há um fomento claro do sentido de pertença ao Agrupamento, muito associado à valorização da cultura castreja, simbolicamente importante numa zona onde existe uma das mais bem conservadas citânias da Península Ibérica. O Agrupamento dispõe de hino e da mascote Celtinha, que sublinha a ligação às raízes celtas da região. Muitas das atividades de participação na vida escolar e de intervenção solidária valorizam essa marca identitária. Assim, no âmbito das designadas dinâmicas castrejas e com a mobilização da associação de pais e das autarquias locais, foram organizadas atividades como as

Olimpíadas Castrejas e os Encontros de Natal Castrejos, tendo sido aprovada, no âmbito do Orçamento

Participativo do Município, a candidatura do projeto Comunidade Castreja em Movimento, com o qual se pretende desenvolver atividades desportivas na escola e na comunidade.

(8)

O diretor valoriza estas iniciativas e a capacidade de estas contribuírem para responsabilizar as lideranças intermédias e mobilizar a comunidade educativa em torno dos propósitos essenciais do projeto educativo. O conselho geral viu a sua composição renovada recentemente e está ainda na fase inicial de mandato. De qualquer modo, o trabalho da direção é apreciado positivamente e há uma vontade expressa de assumir responsavelmente as suas posições e decisões.

As autarquias locais, no âmbito das suas possibilidades financeiras, disponibilizam programas e recursos para o desenvolvimento do projeto educativo e dos planos anuais de atividades. Os pais estão, em geral, satisfeitos com o trabalho educativo desenvolvido no agrupamento, sendo reconhecidos como empenhados e participativos, apesar dos problemas que decorrem do peso crescente da emigração neste território. A capacidade de articulação do Agrupamento com autarquias e outros atores locais manifesta-se na criação da Castreja – Cooperativa de Apoio Social e Cultural, CRL, sedeada nas suas instalações e com propósitos de ação solidária.

GESTÃO

Os critérios de atribuição de serviço e de elaboração de horários são aprovados anualmente em conselho pedagógico e conselho geral, sendo considerada a continuidade da relação pedagógica. A direção procura compatibilizar as motivações dos docentes com os propósitos expressos nos documentos estruturantes, nomeadamente na atribuição das direções de turma e na coordenação dos projetos e clubes. Os critérios de constituição de grupos e turmas são também aprovados por aqueles órgãos, sendo valorizada a continuidade dos grupos em anos sequenciais e a constituição de turmas com alunos com o perfil próximo, em termos de resultados académicos obtidos.

Os recursos e materiais são distribuídos com base em critérios equitativos e tendo em conta as prioridades do Agrupamento. A direção valoriza a participação dos pais e encarregados de educação, os quais estão organizados numa associação comum a todo o Agrupamento, que acompanha de forma atenta a vida escolar e participa de forma empenhada na procura de soluções para os seus problemas. Tanto os assistentes técnicos como os operacionais exercem a sua atividade por áreas funcionais, tendo por base o conhecimento que a direção tem das suas competências profissionais. A direção é reconhecida como disponível, por estes trabalhadores, ainda que seja possível alargar a sua participação nos processos de planeamento estruturante do Agrupamento.

As lideranças escolares preocupam-se com o acolhimento e a integração dos docentes e dos trabalhadores não docentes. Há planos de formação, que consideram as necessidades de formação detetadas no processo de avaliação do pessoal docente e não docente, sendo desenvolvidas iniciativas formativas, tanto com base nos recursos internos existentes como na colaboração de entidades parceiras e, designadamente do Centro de Formação Francisco de Holanda e da Universidade do Minho. A direção proporcionou um conjunto significativo e diversificado de ações de formação, dirigidas a docentes e a assistentes técnicos e operacionais.

Para a comunicação interna e externa, são usadas as formas habituais de informação interna, escrita ou oral, sendo de sublinhar a importância crescente do correio eletrónico na comunicação entre estabelecimentos, entre docentes e entre estes e os encarregados de educação. Refira-se, ainda, a existência do sítio do Agrupamento na web, apresentando informação atualizada, assim como de diversos blogues a ele associados, designadamente o do jornal Celtinha On-Line e o de diversos clubes e projetos. Existe igualmente a revista Celtinha, onde se registam os eventos mais significativos da comunidade educativa. A plataforma moodle é utilizada regularmente por diversos docentes.

(9)

AUTOAVALIAÇÃO E MELHORIA

As práticas de autoavaliação têm merecido uma atenção crescente neste Agrupamento, havendo um trabalho significativo para ultrapassar a falta de abrangência e de consolidação do processo de autoavaliação, referido como um ponto fraco na avaliação externa de 2009. O processo é coordenado por uma equipa alargada de avaliação interna, composta por docentes, alunos, um trabalhador não docente e um encarregado de educação. Em termos metodológicos, tem-se recorrido a vários instrumentos e métodos de recolha de informação: análise documental, inquéritos por questionários, grupos de focagem e análise de desenhos, tendo esta última solução permitido o envolvimento dos alunos/crianças mais novos.

Este dispositivo de autoavaliação está orientado para a análise dos processos e dos resultados e suporta-se em informação pertinente, tanto de teor qualitativo como quantitativo. A interpretação dos resultados e dos juízos avaliativos, realizada com base em toda a informação recolhida, é vertida para relatórios anuais de autoavaliação, que são analisados nos diferentes órgãos e nas estruturas de coordenação educativa e supervisão pedagógica, sendo divulgados junto da comunidade educativa. A comunidade educativa é também envolvida para a apresentação de soluções para as fragilidades e os problemas detetados, tendo em vista a construção de planos de melhoria.

Há já resultados positivos deste trabalho de autoavaliação, com a concretização de algumas das medidas propostas. De qualquer modo, depois de um trabalho importante de caracterização do Agrupamento e de reconhecimentos dos seus pontos fortes e fracos, a própria equipa de avaliação interna reconhece ser necessária uma focalização do trabalho na monitorização cuidada das soluções de melhoria experimentadas. Verifica-se, no entanto, um conhecimento cada vez mais sustentado da realidade existente no Agrupamento, sendo fundamental uma reflexão cuidada sobre as soluções preconizadas e os seus impactos na consecução de uma escolaridade obrigatória com sucesso para todos os alunos.

A ação do Agrupamento tem produzido um impacto em linha com os valores esperados na melhoria das aprendizagens e dos resultados dos alunos e nos respetivos percursos escolares. O Agrupamento apresenta uma maioria de pontos fortes nos campos em análise, em resultado de práticas organizacionais eficazes, o que justificaa atribuição da classificação deBOMno domínio Liderança e

Gestão.

4 – PONTOS FORTES E ÁREAS DE MELHORIA

A equipa de avaliação realça os seguintes pontos fortes no desempenho do Agrupamento:

O desenvolvimento do processo educativo orientado por valores de respeito pelos outros e de solidariedade com impacto positivo no comportamento dos alunos e no ambiente escolar;

O reconhecimento do contributo do Agrupamento para o desenvolvimento local, traduzido no seu forte envolvimento com as autarquias e outras entidades locais em dinâmicas socioculturais e de valorização patrimonial;

As respostas educativas aos alunos com necessidades educativas especiais, articuladas com as entidades externas, com impacto nos comportamentos e na inclusão social destes alunos;

A valorização da dimensão artística, promotora da motivação e empenho dos alunos, com repercussões na melhoria do sucesso educativo;

(10)

A diversidade e a pertinência de projetos, protocolos e parcerias com impacto na melhoria do serviço educativo prestado.

A equipa de avaliação entende que as áreas onde o Agrupamento deve incidir prioritariamente os seus esforços para a melhoria são as seguintes:

O reforço das práticas de análise dos resultados, de modo a permitir a identificação das áreas de sucesso e insucesso e dos motivos explicativos pertinentes, bem como a formulação de ações de melhoria para o sucesso escolar;

A implementação de um processo regular de auscultação dos alunos, de forma a promover o debate e a identificação das suas expetativas, no sentido de os envolver e corresponsabilizar nas decisões que lhes dizem respeito;

O reforço da articulação curricular e da sequencialidade das aprendizagens entre diferentes níveis de ensino, por forma a assegurar a diferenciação pedagógica e a melhoria dos resultados escolares dos alunos;

O aprofundamento do recurso às metodologias ativas e à prática experimental, contribuindo para o desenvolvimento da curiosidade e do espírito científico das crianças e dos alunos e para a melhoria das aprendizagens nas ciências;

A supervisão da prática letiva em sala de aula, enquanto processo de melhoria da qualidade do ensino e de desenvolvimento profissional dos docentes.

A consolidação do processo de autoavaliação de forma a potenciar o desenvolvimento sustentado do Agrupamento.

09-06-2014

A Equipa de Avaliação Externa: Francisco dos Santos Teixeira Pires, José Manuel Sevivas Martins e Luís Maria Fernandes Areal Rothes

Referências

Documentos relacionados

Inseticida de uso industrial, utilizado na higiene pública e áreas de eliminação e armazenamento de resíduos, contra insetos voadores e rastejantes tais como: moscas,

documento confirmativo da desobrigação da realização do Estudo de Impacto Ambiental ou Estudo Ambiental Simplificado, de uma actividade proposta, emitido pelo Ministério para

Foi encontrado importante percentual de familiares que declararam que a doação ajudou, de alguma forma, a superar o luto pela perda do ente querido (88,24%). Batten & Prottas 17

Flores actinomorfas, 4,8-6,5cm; pedicelo 1,1-1,6cm; lacínias do cálice 6-9×4-5mm, lanceoladas, ápice acuminado, coléteres dispostos em 10 séries alternas na base da face adaxial;

5.1. Os documentos de habilitação referir-se-ão sempre à jurisdição do local de domicílio da sede do licitante. Os documentos de habilitação poderão ser apresentados

Esta proibição não se aplica às competições de pesca realizadas em reservatórios, visando à captura de espécies não nativas: alóctones (espécies de origem

c) pela execução plena e satisfatória e dentro dos altos padrões técnicos e administrativos dos serviços contratados, bem como pelo cumprimento das obrigações

Objetivos Saber identificar o valor posicional dos algarismos dentro de um número. Subtópicos Número; Regras para a contagem de elementos; Valor absoluto; e Valor relativo.