• Nenhum resultado encontrado

Como Ter Sucesso Em ITA, IME e Olimpiadas - Victor Breder

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Como Ter Sucesso Em ITA, IME e Olimpiadas - Victor Breder"

Copied!
19
0
0

Texto

(1)
(2)

CINCO OBJETIVOS QUE ESSE E-BOOK VAI AJUDAR VOCÊ A ALCANÇAR 1. Ser aprovado no ITA e no IME.

2. Ter resultados excelentes em olimpíadas e provas de exatas. 3. Aumentar o rendimento dos seus estudos.

4. Ter menos ansiedade em provas. 5. Ser uma pessoa notável.

PORQUE ESSE E-BOOK FOI ESCRITO

Esse e-book foi escrito para pessoas que querem ser acima da média. Enquanto existam vários livros excelentes sobre conteúdos, não há muitos voltados aos “bastidores” dos estudos. Nesse assunto, é esperado que você tenha aprendido por osmose. Esse e-book deseja ensinar métodos e técnicas que aprendi para alto desempenho em olimpíadas e vestibulares.

QUEM SOU EU

Meu nome é Victor Breder, mas me chamam de VB. Estudei no Dom Barreto, fazendo o terceiro ano na turma específica em 2013 e repetindo em 2014. Participei de olimpíadas científicas por 5 anos, conquistando 27 medalhas em competições nacionais, regionais e estaduais. Fui aprovado nos vestibulares do ITA, IME e USP. Atualmente faço Engenharia da Computação no ITA.

x x x

1ª versão

São José dos Campos, SP Janeiro de 2015

E-book disponível em skipp.com.br/ita.

Sinta-se à vontade para mandar um e-mail para vbbreder(arroba)gmail.com com sugestões, dúvidas e críticas.

(3)

CONTEÚDO

Mentalidade

01. Tudo começa aqui

02. O aspecto mais importante de uma boa mentalidade 03. O segredo do sucesso não é tão secreto assim 04. O que realmente importa

05. Falhe, falhe e falhe de novo Estudos

06. Torne-se um monge

07. A questão não é estudar mais 08. De onde as ideias vêm 09. Desenvolva mais um sentido 10. Torne-se um mamífero Provas

11. Realize um ritual

12. Se não deu até agora, não dá mais 13. Quem sou eu? Para onde vou? 14. Pense menos 15. Perca a concentração 16. Olhe para trás 17. Outras dicas 18. Em poucas palavras 19. Recomendações de livros 20. Conclusão

(4)

01. Tudo começa aqui

“Não há nada bom ou ruim, mas pensar que deixa algo assim” - Shakespeare A sua mentalidade, isto é, a maneira com a qual você pensa, será a maior responsável pelos seus resultados. Com uma mentalidade ruim, até pessoas que são favorecidas com inteligência, família com uma boa situação financeira e uma excelente escola, não sairão do lugar. Mas com uma boa mentalidade, você, independente de dificuldades, pode ir muito longe.

Isso porque a maneira com a qual você pensa será definirá a maneira com a qual você reage a determinada situação. No final das contas, não será a situação em si, como base escolar, notas em provas e medalhas em olimpíadas, mas o que você decide fazer em relação a isso que decidirá se o resultado será bom ou ruim.

A boa notícia é que, apesar de uma situação não ser tão facilmente modificável, uma mentalidade pode ser. Dessa forma, escolha construir uma mentalidade que ajude você a atingir os seus objetivos. Os próximos tratarão dos pontos mais importantes para alcançar isso.

Desenvolva uma boa mentalidade

02. O aspecto mais importante de uma boa mentalidade

“Pergunte a si mesmo: há alguém com a minha mesma desculpa que é bem-sucedido? Você perceberá que há milhares de pessoas que tiveram problemas bem piores que você e que fizeram coisas maravilhosas com as suas vidas. E o que milhares de pessoas fizeram, você pode fazer também, se você tentar.” – Brian Tracy É da natureza humana responsabilizar aspectos exteriores por nossas falhas. Por exemplo, tal matéria é ruim, tal prova foi injusta ou tal professor é carrasco. Enquanto essas justificativas possam estar perfeitamente corretas, elas não colaboram com o processo de melhora pessoal. É melhor estar certo ou estar melhorando?

Você é o principal interessado no seu sucesso, então por que passar essa responsabilidade para fatores exteriores? Assuma responsabilidade por tudo, inclusive pelo que não parece ser culpa sua, porque, no final das contas, você é responsável pela sua reação a aquela realidade.

Uma maneira de fazer isso é negando se a reclamar. Quando reclamamos, a mente fica satisfeita em expressar descontentamento e para antes de pensar em uma solução. Já quando afirmamos para nós mesmos “eu sou responsável por isso”, naturalmente começamos a pensar em maneiras nas quais podemos solucionar esses problemas.

(5)

03. O segredo do sucesso não é tão secreto assim

“Pessoas bem-sucedidas são aquelas que aprendem de outras que vieram antes delas.” – Brian Tracy Sabemos que enxadristas que são campeões mundiais estudaram os jogos de grandes enxadristas que vieram antes deles. Também sabemos que artistas de nível mundial estudaram as obras-primas dos grandes nomes que vieram antes deles. Assim, por que eu e você não fazemos o mesmo? Baseie-se no que pessoas bem-sucedidas fazem. Elas estão entre seus colegas de sala. Assim, aproxime-se delas e aprenda os métodos delas. Se você estiver cercado de pessoas que se dedicam a estudar, fica mais fácil internalizar bons hábitos.

Além disso, procure sobre pessoas excepcionais com as quais você se identifica. Leia as entrevistas e biografias delas. Pessoalmente, li bastante sobre o enxadrista Magnus Carlsen e sobre o

empresário Elon Musk e essas pessoas me inspiram.

Dessa maneira, sabendo o que pessoas bem-sucedidas fazem, você já tem um excelente ponto de partida sobre o que fazer para alcançar o seu próprio sucesso.

Baseie-se no que pessoas bem-sucedidas fazem

04. O que realmente importa

O ponto do qual você extrai felicidade pode ajudar ou atrapalhar o ritmo do seu desenvolvimento. A tendência natural é ficar feliz com resultados. No entanto, resultados nem sempre serão agradáveis. Para que seu desenvolvimento seja constante, tente extrair felicidade do processo.

Imagine uma pessoa que se foca em acertar todas as questões da lista. Se ela acertar a maioria das questões, ela ficará feliz e motivada. No entanto, se ela não acertar muitas questões, ela

provavelmente sentirá menos vontade de fazer listas do mesmo assunto e estará se desenvolvendo menos.

Agora imagine uma segunda pessoa que se foca em fazer 50 questões por dia. Independente de ela estar acertando ou não, ela manterá uma boa taxa de desenvolvimento. Isso porque ela passa a extrair prazer do processo, que é constante, e não do resultado, que é inconstante.

Trace metas de estudo independentes de resultados. Por exemplo, estudar 3 horas todas as manhãs, fazer quatro provas antigas por semana, prestar atenção em todas as aulas. Cumpra-as e fique orgulhoso de si mesmo por ter atingido as metas que você traçou.

Assim, tente extrair felicidade do processo, não apenas de um bom resultado. Isso é a chave de continuar melhorando e de ser mais feliz com estudar.

(6)

05. Falhe, falhe e falhe de novo

“Quando você pratica música, ela não deve soar boa. É pra isso que praticar serve.” – Chad Fowler Ter medo de falhar e de “fazer feio” na frente de outras pessoas é um sentimento compartilhado pela humanidade. Como consequência disso, a tendência natural é evitar situações nas quais podemos falhar. No entanto, são exatamente essas situações que são grandes chances de ampliar as nossas habilidades.

Se você não está falhando regularmente, você não está indo muito além da sua zona de conforto. Em outras palavras, você não está crescendo o suficiente. Erros são os seus maiores aliados, pois eles indicam aonde você pode melhorar. Não tenha medo do seu maior aliado.

Para facilitar as coisas, tenha como objetivo falhar. Faça uma algo que você não domina com o objetivo de fracassar da pior maneira possível.

Na realidade, os resultados provavelmente serão melhores do que você imagina. O ponto principal é quebrar a barreira de medo que evitaria você de tentar. Além disso, na pior das possibilidades, você fracassará, o que era o seu objetivo desde o começo! Haha.

(7)

06. Torne-se um monge

A mente é o nosso mais precioso recurso para tudo que fazemos. Exercícios físicos e dietas saudáveis são maneiras de cuidar do nosso corpo, mas o que fazer para cuidar da nossa mente? Meditação é uma resposta secular que tem ganhado popularidade ultimamente.

Os resultados dessa técnica são verificados por pesquisas científicas1:

• Redução de estresse

• Aumento da capacidade de prestar atenção • Melhor memória

• Melhor controle emocional

Todas essas vantagens são extremamente desejáveis para estudantes. Em especial, o controle emocional permite que você mantenha-se calmo mesmo em provas muito importantes. No que consiste a prática de meditação? Não são necessários incensos, mantras ou estar nos Himalaias. Pelo contrário, a técnica de meditação é bem simples e pode ser realizada em praticamente qualquer lugar e a qualquer hora.

Em uma sala quieta, sente-se confortavelmente em uma cadeira e feche os olhos. Dedique 10 a 15 minutos para o seguinte:

1. Preste atenção na respiração, inspirando e expirando profundamente

2. Quando você perceber a sua mente se distrair, suavemente deixe o pensamento ir embora como uma nuvem e retorne a sua atenção à respiração.

É normal se distrair repetidamente. Não perca a calma. Isso não significa que você está indo mal. Pelo contrário, é exatamente perceber que a mente perdeu foco que traz os benefícios do exercício. Em outras palavras, não há ir bem ou ruim. Apenas fique presente com a sua respiração e deixe os pensamentos irem quando você percebê-los.

Pratique meditação regularmente

(8)

07. A questão não é estudar mais

É comum dizer que é preciso estudar “mais”. Enquanto estudar por mais tempo é útil, algo que parece passar despercebido é a necessidade de estudar “melhor”. Fazer com que o tempo seja mais produtivo é menos desgastante e muitas vezes mais vantajoso que estudar por mais tempo.

Para isso, o hábito de ter atenção absoluta e ser minimizar interrupções é um dos mais valiosos que um estudante pode ter. Informações simplesmente ficam “gravadas” na sua cabeça quando você está totalmente focado na aula ou no material que você está estudando.

Interrupções indesejadas são extremamente prejudiciais, pois quando você perde o foco em uma atividade leva tempo para recuperá-lo no mesmo nível.

As dicas seguintes, mesmo soando como senso comum, existem poucas pessoas que as seguem consistentemente. Perceba que é do seu melhor interesse ser uma dessas pessoas.

• Não converse durante as aulas. Sente-se na frente e longe das pessoas que te fariam conversar.

• Anote pontos importantes. Mesmo que os slides estejam disponíveis no e-mail da turma ou se você jogará fora suas anotações depois, anotar vai ajudar você a manter a atenção. • Desligue o celular e desative notificações de redes sociais, mensagens e e-mails enquanto

você estuda.

• Se preciso, vá para um ambiente no qual você não será interrompido, como uma biblioteca. Mesmo sem aumentar o seu tempo de estudo, com essas práticas você aumentará a sua taxa de melhora excepcionalmente.

(9)

08. De onde as ideias vêm

Não é prático tentar saber de todos os detalhes. Decorar um grande número de fórmulas sem conexão lógica resulta inevitavelmente em esquecê-las. Não é assim que o cérebro funciona. O cérebro gosta de ideias que se relacionam, que têm conexão lógica.

Assim, outro hábito muito valioso é reduzir conceitos às suas ideias fundamentais. Há certas partes do conteúdo, os fundamentos, das quais derivam a maioria das outras partes. Se você dominar os fundamentos, fica fácil entender porque essas outras ideias fazem sentido. Dessa maneira, habitue-se a perceber como casos particulares são derivados dos casos fundamentais.

Seguindo essa prática, todas as vezes que você quiser pensar sobre ideias derivadas, você revisita os fundamentos deixando-os ainda mais “gravados” na sua cabeça.

Por exemplo, se você dominar MRU e MRUV, você não precisa decorar lançamento oblíquo. Você pode deduzir a fórmula de alcance a partir das fórmulas de movimento nos dois eixos. Como bônus, ao fazer isso você reforça o seu conhecimento das fórmulas de MRU e MRUV.

Entender de que maneira fórmulas são derivadas é especialmente necessário em olimpíadas, ITA e IME. Nessas provas, raramente haverá situações nas quais apenas aplicar fórmula é o suficiente. Serão situações modificadas e, através do entendimento mais profundo que você terá dos

fundamentos, você saberá como adaptar-se às situações inesperadas da questão. Reduza às ideias fundamentais

09. Desenvolva mais um sentido

Intuição é muito valiosa. Ela ajuda a determinar quais são os fatores relevantes que deverão ser equacionados para solucionar um problema, e até a perceber quando você cometeu um erro nos cálculos.

Para desenvolver esse “sentido”, tente sempre imaginar o que está sendo descrito. “Simule” na sua cabeça a situação apresentada.

Por exemplo, na colisão de uma bola mais massiva com outra menos massiva, além de fazer as contas para calcular as velocidades finais, perceba como é mais natural a bola mais massiva sofrer uma menor alteração de velocidade por ela ser mais “pesada”.

(10)

10. Torne-se um mamífero

“O sono é uma característica compartilhada por todos os mamíferos, com exceção de, indicam as últimas décadas, estudantes.” – Matthew Walker, PhD Essa deve ser a sua maior prioridade antes de uma prova. Dormir bem deixa a sua cabeça clara e ajuda a estar mais motivado a fazer uma boa prova. Não existe nada pior do que, além de enfrentar uma prova, ter que lutar contra sono e vontade de ir pra casa.

Qualquer preparação minha para uma prova importante envolve dormir cerca de 8 horas no dia anterior. Percebo que meus melhores desempenhos vieram dessa maneira. Além disso, também procuro não fazer nada de exigente no dia anterior e até o momento da prova.

Informações retiradas da Google Talk “Por que o meu cérebro dorme?”2:

• Após uma boa noite de sono, o seu cérebro está muito melhor preparado para consolidar novas informações a longo prazo. (Uma taxa de 40% maior retenção na pesquisa)

• Sono profundo após uma sessão de estudos ajuda a sedimentar informações a longo prazo. • Sono parece ser capaz de correlacionar vastos blocos de informações e abstrair

entendimento mais profundo e até ter ideias criativas. (Para perceber um padrão oculto, participantes que dormiram entre primeira exposição e teste foram 3 vezes melhores que os que passaram o tempo correspondente acordados)

• Geralmente 8 horas de sono é o ideal.

• Com menos de 7 horas, a sua percepção subjetiva sobre seu desempenho é objetivamente incorreta. Ou seja, você pensa que está indo melhor do que na realidade.

• Exercitar-se fisicamente aumenta a qualidade de sono.

• Estudar de manhã ou antes de dormir não parece ter diferença relevante na taxa de retenção. • Se você não dormir em 16 horas depois de aprender algo novo, você perde a capacidade de

consolidar essas informações a longo prazo.

Dessa forma, evite “virar” a noite estudando. Talvez funcione a curto prazo, para a prova do dia seguinte, mas você estará se prejudicando a longo prazo.

Durma bem

(11)

11. Realize um ritual

“A corrida em si é apenas outro passo em um padrão que começou mais cedo no dia, que tem sido nada além de vitórias. Ganhar é uma extensão natural.” – treinador de Michael Phelps Atletas de nível mundial repetem rotinas para se colocarem no estado mental adequado. Seguindo uma rotina, ter um resultado excelente se torna nada além de outro passo do hábito. Porque não fazer o mesmo?

O ponto chave aqui é conseguir entrar na “zona”, aquele momento “iluminado” no qual tudo parece natural e sob controle, de maneira deliberada.

Minha rotina de alto desempenho é a seguinte: 1. Dormir por 8 horas

2. Acordar cedo

3. Exercícios físicos por 20 minutos 4. Meditação por 20 minutos

5. Banhar

6. Café da manhã reforçado

Decida na sua rotina e a faça todos os dias que tiver uma prova importante. Com algum tempo, o seu corpo associará esse padrão a entrar em um estado de alto desempenho.

(12)

12. Se não deu até agora, não dá mais

Estudos de última hora fazem o efeito contrário do desejado. Eles aumentam a ansiedade sobre a prova e pioram o resultado.

A razão disso é que, inevitavelmente, vamos passar por algum detalhe que não dominamos ou não sabemos. Em seguida, a tendência natural é nos preocuparmos excessivamente com esses detalhes e esquecermos da quantidade de assuntos que já dominamos. Isso reduz a nossa confiança sobre nós mesmos e acabamos indo pior na prova.

No final das contas, esses detalhes na maioria das vezes nem são cobrados, ou então as questões poderiam ser resolvidas com outro conhecimento que já tínhamos.

Dessa forma, estudar um dia antes da prova não é um bom investimento de tempo ou energia. O tanto que pode ser aprendido em um dia não se compara ao quanto já se domina. Apenas tenha a confiança que agora você ganha muito mais relaxando e preparando um bom estado mental.

Não estude de última hora

13. Quem sou eu? Para onde vou?

Quando o vestibular que você realmente quer se aproxima, é normal começar um período de dúvidas sobre si mesmo. Começamos a pensar em motivos pelos quais não deveríamos passar. Esses motivos começam a crescer na nossa cabeça e o fracasso parece inevitável. Como resultado, surge uma vontade de não fazer a prova.

Tenha em mente que todos nós temos motivos pelos quais devemos passar e motivos pelos quais não devemos passar. Como seres humanos, sempre fazemos coisas certas e coisas erradas em relação ao nosso objetivo. Apenas o que ocorre é que nesse período é que enfatizamos as nossas debilidades e parecemos esquecer todo o esforço que fizemos.

Além disso, todos os seus concorrentes estão passando pelo mesmo período de dúvidas. Não superestime a capacidade deles, pois eles não estão infinitamente bem preparados. Se você puder manter-se firme em sua vontade de fazer bem a prova, você já estará ganhando vantagem sobre eles. Quando a dúvida existencial bater, faça um esforço parar lembrar-se da dedicação que você teve. Ela certamente não foi pequena. Pense em todos os dias que você estudou, em todos os materiais que você fez e em todas as aulas que você assistiu. Você está preparado! É possível se você der o seu melhor!

(13)

14. Pense menos

Você deve minimizar o tanto que você precisa pensar durante a prova para que ela corra naturalmente. Algo que ajuda bastante nisso é planejar uma estratégia.

Por exemplo, essa foi a estratégia que usei para as provas do ITA e do IME:

• Se a questão é difícil ou ser demorada, pule para próxima – Faça as questões mais fáceis primeiro. Elas valem o mesmo tanto que as difíceis e aumentam a sua confiança para o restante da prova.

• Anote de caneta desde o início (IME) – Escrever primeiro de lápis e depois passar a limpo estava tomando muito tempo. Além disso, no IME há espaço de sobra para apenas riscar o que errar. (no ITA as soluções podem ser deixadas de lápis)

• Se você sabe que algo vai ser usado na questão, anote logo – Tenho uma tendência de ficar em dúvida entre métodos diferentes de solucionar uma questão e anotar logo me ajuda a não passar tanto tempo pensando.

• Se sai por contas, faça as contas – Tenho uma tendência de procurar uma maneira simples e “bonita” de resolver, mas muitas vezes fazer brutalmente por contas é melhor. Isso porque mesmo se você errar contas ou parar no meio do caminho, você terá a pilha de contas para apresentar ao corretor e ganhar pontos.

• Preste atenção no que a questão realmente pede – Antes de entregar a prova eu reviso se as respostas são realmente o que as questões pediam. (Apesar disso ser uma dica de ensino fundamental, na prova matemática do IME, graças a eu ter esse como um passo da minha estratégia, percebi que faltava eu fazer algo no final de duas das dez questões e eu não teria ganho pontuação total por elas.)

Essa estratégia foi baseada nas minhas próprias debilidades e em dicas que ouvi de outras pessoas que passaram no ITA. Encorajo que você identifique as suas próprias fraquezas e trace um plano que seja ideal para você. Em seguida, experimente e aperfeiçoe sua estratégia com algumas provas, como as do colégio e olimpíadas.

(14)

15. Perca a concentração

“Ele tomou algumas inspirações profundas para clarear sua cabeça, voltou para o momento e ganhou um jogo crítico no Campeonato Nacional” – Josh Waitzkin, sobre Ian Ferguson Após um bom tempo de prova, ficamos tão intensamente concentrados em fazer a prova que não percebemos que estamos ficando cansados e que o nosso desempenho está diminuindo. Para evitar isso, em cada hora ou depois de uma quantidade de questões, pare e tome alguns segundos para relaxar. Nesses intervalos, recomendo fazer o exercício de respiração que descrevi no tópico de meditação.

Pode parecer estranho tentar deixar a concentração ir quando você já a obteve, mas você perceberá que quando voltar você estará com uma concentração renovada e com muito mais gás para fazer continuar a prova. Às vezes, até uma solução para uma questão que você estava tendo problemas aparece naturalmente.

Pare em alguns instantes durante a prova

16. Olhe para trás

Os erros que você cometeu na última prova oferecem ótimas dicas para os erros que você poderá cometer na próxima. Assim, não deixe a correção dessas debilidades ao acaso. Depois de cada prova, procure fazer o seguinte:

1. Anote os problemas que você sentiu durante a prova. Por exemplo, após uma prova eu posso anotar: faltou espaço, fui lento demais, não respondi o que a questão realmente queria. 2. Pense em maneiras de solucionar esses problemas e anote-as: fazer as contas em um

rascunho separado, trazer um relógio, reler o que as questões pedem antes de entregar a prova.

3. Na próxima prova, você releia os problemas da prova passada e tome as ações necessárias para solucioná-los.

Depois que comecei a anotar, percebi que eu costumava esquecer e repetir vários erros passados. Assim, essa simples técnica de conscientemente solucionar debilidades acelerou bastante a minha taxa de desenvolvimento.

(15)

17. Outras dicas

• Não delegue esforço para o futuro – Evite deixar as coisas para depois. Isso geralmente está associado disfarçadamente com uma ideia que no futuro os problemas serão menores e que teremos mais energia e dedicação. Na verdade, o mais provável é que no futuro exista a mesma quantidade de problemas e o tempo livre não aumente. Entre em ação agora e faça acontecer!

• Tenha o seu próprio estilo – Em vez de apenas aceitar o que está sendo mostrado na aula, pense criticamente sobre como aquilo se relaciona com o que você já conhece. Não hesite em ter sua própria maneira de resolver uma questão.

• Coma duas barrinhas de chocolate durante a prova – Aumentam o nível de açúcar no sangue, permitindo que o corpo libere mais energia para o cérebro. Sempre como uma barrinha no início da prova e outra na metade do tempo. Além disso, chocolate tem propriedades de relaxamento.

• Não deixe uma boa performance inflar seu ego – Achar que você é “bom” leva você a se esforçar menos. Perceba que se você parar de melhorar, outras pessoas vão passar de você. Na minha experiência, as piores performances vêm quando você acha que está imbatível. • Não olhe gabaritos online em provas de mais de um dia – Naturalmente nos focamos

mais no que erramos e pensamos que fomos piores do que realmente fomos. Desmotivados, realmente vamos indo pior nos dias seguintes.

(16)

18. Em poucas palavras Mentalidade

01. Desenvolva uma boa mentalidade 02. Assuma total responsabilidade

03. Baseie-se no que pessoas bem-sucedidas fazem 04. Foque-se no processo, não no resultado

05. Tenha falhar como um objetivo Estudos

06. Pratique meditação regularmente

07. Maximize a concentração durante seus estudos 08. Reduza às ideias fundamentais

09. Desenvolva um sentimento intuitivo 10. Durma bem

Provas

11. Tenha um ritual de alto desempenho 12. Não estude de última hora

13. Dúvidas existenciais são normais 14. Tenha uma estratégia durante a prova 15. Pare em alguns instantes durante a prova 16. Faça uma review da performance após a prova

(17)

19. Recomendações de livros

Além das apostilas dos professores, os seguintes livres foram fundamentais para mim.

Física

• Sears – Fonte teórica. Ajuda a compreender os conceitos físicos sem simplificações do ensino médio.

• Tópicos de Física (3 volumes) – Exercícios para ficar familiar com novos assuntos.

• Renato Brito (2 volumes) – Tudo o que você vai precisar de mecânica para ITA e IME. Tem teoria e exercícios com soluções.

• Opcional: Arun Kumar, DC Gupta (indianos) – Bons para aprofundar exercícios. As questões e a teoria são muito no estilo ITA e IME. Muitos exercícios têm soluções.

• Evitar: Fundamentos da Física da Editora Moderna – Exercícios repetitivos e fracos. Teoria simplificada.

• Evitar: Moysés, Irodov, Saraeva – Apesar de cair várias questões deles, fazer o livro é alopração desnecessária. Os professores já selecionaram questões relevantes e colocaram nas apostilas.

Matemática

• Matemática Ciência e Aplicações do Iezzi (3 volumes) – Consultar teoria resumida e fazer os exercícios para ficar familiar com assuntos novos.

• Fundamentos da Matemática Elementar – Aprofundar na teoria em tópicos que forem precisos. (Por exemplo, matrizes e introdução a cálculo)

• Números Complexos e Polinômios do Caio Guimarães – Tudo o que você vai precisar de complexos e polinômios para ITA e IME. Tem teoria e exercícios com soluções.

(18)

Química

• Feltre (3 volumes) – Consultar teoria em tópicos que você estiver precisando.

• Reações Orgânicas do Pelisson – Excelente teoria para reações orgânicas. Tem um resumo de reações orgânicas no final das reações que vale ouro.

• Físico-Química do Nelson Santos – Bom livro de questões com soluções em todos os assuntos de físico-química.

• Site Rumo ao ITA – Materiais sobre assuntos que é preciso decorar, como cores de compostos e polímeros.

• Evitar: Livros de universidade como Atkins e Brady – Eles não são suficientemente direcionados para ITA ou IME.

Mentalidade

• A Arte de Aprender por Josh Waitzkin – Escrito por um campeão nacional em Xadrez e campeão mundial em Tai Chi Chuan, esse livro foi meu primeiro contato com uma mentalidade atlética competitiva. Deixou uma forte impressão em mim desde mais novo. • Desafios à Força de Vontade por Kelly McGonigal, PhD – Baseado em pesquisas científicas

e com senso de humor, explica a natureza humana que leva a fazer ou não fazer as coisas. Uma ótima leitura para evitar armadilhas de produtividade.

• O Poder do Hábito por Charles Duhigg – Também baseado em pesquisas científicas e com um caráter narrativo, explica a ciência da formação de hábitos e como tomar proveito dela para formar os hábitos que desejamos.

(19)

20. Conclusão

Você está escolhendo um caminho maravilhoso. Você decidiu um caminho que será, não mentirei para você, difícil. Mas ele valerá a pena. Você provará para si mesmo e para todos ao seu redor que você é capaz. Você realizará a sua vontade de ingressar em uma instituição de excelência e sua carreira profissional já estará em bons trilhos.

Muito mais do que isso, ao passar por esse processo, a sua maior recompensa é que você se tornará uma pessoa diferente, acima da média. Você se tornará uma pessoa notável.

Espero ter sido útil na sua jornada e que você esteja pelo menos um pouquinho mais bem preparado para atingir seu objetivo.

x x x Contribuições: skipp.com.br/ita

Esse e-book ficará disponível gratuitamente para você para sempre. Se você achou o e-book útil e quiser ajudar, você pode fazer uma contribuição voluntária. De qualquer maneira, suportando ou não, eu agradeço você por ter dedicado parte do seu tempo para ler algo que eu fiz.

Além disso, sinta-se à vontade para mandar um e-mail para vbbreder(arroba)gmail.com com sugestões, dúvidas e críticas.

Referências

Documentos relacionados

Este período, na EBD, vamos focar no amor e na fidelidade de Deus, na pes- soa e na missão de Jesus, no povo de Israel e nas lições que podemos aprender a partir da sua história..

Minhas leituras diárias a bíblia também ajudam na condução da escrita, quem não irá confirmar que quando estamos cheios da palavra de Deus tudo fica mais fácil, nos tornamos

Passei anos dizendo para mim mesmo que poderia ter sido grande e forte como um viking se minha mãe não estivesse mais próxima de um pigmeu que de um viking.. Todas as noites

EDI não é uma tecnologia dependente da internet, mas com o desenvolvimento das redes ajudou em sua implantação, sendo hoje em dia um sistema ágil, rápido e seguro que possibilita

No próximo domingo, 1º domingo do mês, haverá reunião de oração dos oficiais da IPM às 08horas, na Sala do Conselho e no culto às 09h, ministração da Santa Ceia do

Não estou dizendo que você não seja capaz de criar algo revolucionário, mas podemos passar a vida toda esperando por algo que pode não acontecer.. de negócio que

Filet Mignon em crosta de pães especiais ao molho de cranberry, servido com risotto de alho-poró e chips de inhame. 68

3 Muitos povos virão e dirão: “Venham, subamos ao monte do Senhor e ao templo do Deus de Jacó, para que nos ensine os seus caminhos, e andemos nas suas veredas.” Porque de