• Nenhum resultado encontrado

Arthur Edward Waite Taro Rider Waite 78 Cartas E Instrucoes de Uso

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Arthur Edward Waite Taro Rider Waite 78 Cartas E Instrucoes de Uso"

Copied!
22
0
0

Texto

(1)

Os tarots da AGM,

são distribuídos em Portugal por

Ludomania — Representações

e Comércio, Ltda.

Rua Lino de Assunção, 48 - 50

2780 Paço d'arcos

Tel.: 01/441 22 88-9

Fax: 01/441 22 84

E-Mail: ludo@esoterica.pt

(2)

THE KEY OF THE TAROT

instruções segundo Arthur Edward Waite.

INTRODUÇÃO de

Stuart R. Kaplan

TAROT RIDER WAITE

desenhado por

PAMELA COLMAN SMITH

sob a direção de

ARTHUR EDWARD WAITE

Instruções de Stuart R. Kaplan. Tradução por Ludomania, Lisboa.

ISBN 3-905219-48-4 Art. 12.244

Edição original americana © 1971 US GAMES SYSTEM, INC. N.Y. 10016 Edição portuguesa © 1999

AGMÜLLER, NEUHAUSEN, SUIÇA

Todos os direitos reservados. Nenhum extrato das cartas ou da nota explicativa poderão ser reproduzidos ou difundidos, sob qualquer forma ou meio, sem a autorização escrita do Editor.

Produzido na Suíça por AGM AGMüller, CH-8212 Neuhausen, Suíça. Livro impresso por Synergie, Praga, República Checa.

Arthur Edward Waite (1857-1942), ver-dadeiro erudito em matéria de ocultismo, escreveu entre outras obras, "The Holy Kaballah" e "The Key to the Tarot", publi-cados em Londres em 1910. Para Waite o simbolismo é a chave do tarot. No livro "Key to the Tarot" diz: "O verdadeiro tarot é simbólico; não utiliza outra linguagem ou outros sinais". Quais são as cartas do Tarot de que Waite fala tão talentosamente? Qual é a sua mensagem? Quando e onde estes fascinantes símbolos aparecem impressos pela primeira vez?

A origem das cartas de Tarot na Antiguidade permanece obscura. No livro "Le Monde Primitif" publicado em 1781, Court de Gebelin afirma que as cartas de tarot formavam um antigo livro egípcio, "O Livro de Thoth". Thoth seria o Mercúrio egípcio, e diz-se que terá sido um

(3)

dos primeiros reis a inventar o sistema de hieróglifos. Gebelin afirma que foram os Egípcios e os Ciganos a espalhar as cartas de Tarot através da Europa.

O tarot já era conhecido na Europa, quinhentos anos antes dos trabalhos de Waite serem publicados. Um monge alemão, Johannes, descreve um jogo cha-mado Ludos Cartarum, que se jogava no ano de 1377. Covelluzzo, cronista do séc. XV, relata que foi descoberto um jogo de cartas em Viterbo, no ano de 1379. Em 1369, Carlos VI de França aprova um decreto interditando diversos jogos de azar; no entanto, os jogos de cartas não são mencionados no referido decreto. No en-tanto, 28 anos mais tarde, o Prevot de Paris, num decreto datado de 22 de Janeiro de 1397, proíbe os trabalhadores de jogarem tênis, à bola, às cartas e ao chinquilho, exceto nos dias de festa. Aceita-se que as cartas de jogar terão feito a sua primeira aparição na Europa, provavelmente durante a 2ª metade do século XIV. Este aparecimento poderá ter sido com um baralho completo de 78 cartas, ou algum espírito

inventivo combinou as 56 cartas conhecidas como Arcanos Menores com as 22 esotéricas e emblemáticas cartas de Tarot, conhecidas como Arcanos Maiores, para formarem um jogo de 78 cartas.

Durante o séc. XV as cartas de Tarot eram desenhadas ou pintadas para as Casas Reais do Norte da Itália e França. Em conseqüência, o número de jogos aumentou devido à utilização de gravuras em madeira, pele e cobre. No séc. XVI um jogo de Tarot, já modificado, conhecido por "Tarot de Marselha" tinha ganho popularidade. Existem nos Arquivos da Biblioteca Nacional de Paris, 17 cartas dos Arcanos Maiores que se pensa, talvez erradamente, terem sido pintadas por Jacquemin Gringonneur, para Carlos VI de França. Estas cartas podem ser de origem veneziana mais tardia, possivelmente, cartas do Tarot veneziano do séc. XV.

A Biblioteca Pierpoint Morgan em Nova Iorque possui 35 cartas de um jogo de tarot de 78 cartas que remonta a 1484 e que se atribui a Bonifácio Bembo ou a Antônio Cigognara. Este baralho pertenceu,

(4)

aparentemente, ao Cardeal Ascanio Mario Sforza (1445–1505) ou a sua mãe Bianca Visconti Sforza. Pensa-se que estas cartas representam cenas da época e que não seriam utilizadas para jogar.

Entre os jogos de tarot europeus mais recentes, podemos citar o Tarot de Mantegna que tem 50 cartas – 5 séries de 10 cartas; o Tarot de Veneza ou Lombardo composto por 78 cartas – 22 Arcanos Maiores e 56 Arcanos Menores – o Tarot de Bolonha de 62 cartas, composto por 22 Arcanos Maiores e 40 cartas numeradas, cuja invenção é atribuída a François Gibbia, Príncipe de Pisa; o Minchiate de Florença semelhante ao tarot normal de 78 cartas mas que contém ainda os signos do Zodíaco, os quatro elementos e as três Virtudes Cardinais fazendo um total de 97 cartas.

Ao ler as cartas do tarot, temos de ter em conta não só o significado da cartas, mas também a sua posição em relação às outras cartas. Se uma carta aparece ao contrário, o seu significado enfraquece, tem "atraso"; ou pode até reverter. 0 nome dos

22 Arcanos Maiores serve de guia à pessoa que lê as cartas; cabendo-lhe a ela dar uma direção ou um significado mais alargado à mensagem.

Os jogos de tarot são compostos por 78 cartas repartidas em 2 grupos principais:

– 22 Arcanos Maiores – 56 Arcanos Menores

Os 22 Arcanos Maiores ou as cartas emblemáticas compreendem 21 cartas nu-meradas de XXI a I e 1 carta, o Louco (Mat ou Fou em francês). Também se podem chamar de trunfos (atouts em francês ou atutti ou trionfi em italiano, que significa "acima de tudo").

Os 56 Arcanos Maiores compreendem os 4 naipes com as figuras habituais Rei, Rainha e Valete. A estas junta-se a figura do Cavaleiro, colocado entre a Rainha e o Valete. Os naipes são: as Espadas, Paus, Copas e Ouros. Pensa-se que os naipes representam as quatro formas de vida da idade média: nobreza ou militares simbolizados pelas espadas; camponeses ou classe trabalhadora pelos Paus; o clero e os

(5)

durante a adolescência viajou com a troupe de atores, Terry e Henry Irving. Ao atingir os 21 anos, já estava estabelecida em Inglaterra como designer e decoradora de teatro. O seu interesse no teatro levou-a a colaborar com William Butler Yeats, no design de palcos: mais tarde trabalhou com o seu irmão, Jack Yeats na ilustração e publicação de uma pequena revista intitulada "The Broad Sheet" antes de se lançar no "The Green Sheaf", que estava cheia de baladas, pinturas, contos populares e versos.

A maravilhosa característica do tarot Rider é o fato de que todas as cartas, incluindo as 40 cartas numeradas (cartas de 1 a 10 em cada um dos 4 naipes) serem apresentadas com imagens emblemáticas, logo, mais fáceis de interpretar, do que as Espadas, os Paus, as Copas e os Ouros, uti-lizadas noutros Tarots. Waite também pen-sava que o Louco, não sendo numerado e representado pelo 0, não deveria estar colocado entre as cartas 20 e 21, e que a sua seqüência natural seria à frente do Mago, atribuindo-lhe a primeira letra do alfabeto hebreu, Aleph.

políticos pelas Copas e os comerciantes pelos Ouros.

O atual baralho de cartas parece des-cender das cartas do tarot medieval.

A

medida que o número de cartas aumentava, decrescia o interesse pelos Arcanos Maiores, exceto o Louco que ficou como Joker, o Cavaleiro e o Valete juntaram-se num só, dando, então lugar ao baralho de 52 cartas mais o Joker.

Durante os dois últimos séculos vários trabalhos importantes apareceram com diferentes aspectos das cartas de tarot e cujas autorias pertencem a Gebelin (1781), Etteilla (1783), Levi (1854), Vaillant (1857), Mathers (1888), Papus (1889), Falconnier (1896), Wirth, Waite (1910), Thierens, Case, Crowley (1944), Gray (1960), Knight (1965), Moakley (1966), Doane (1967) e Kaplan (1970). Sob a iniciativa e supervisão de Waite, Pamela Colman Smith, uma americana, membro da Ordem da Aurora Dourada, desenhou um jogo de tarot de 78 cartas, único no seu gênero, conhecido por "Tarot Rider".

(6)

e a televisão comentam frequentemente a moda do tarot. Os adolescentes criam festas do tarot. Os adultos têm almoços, galas de beneficência e até pic-nics subordinados ao tema do tarot, nos quais as cartas são lidas.

Um dos aspectos fascinantes do tarot é o seu efeito sobre a pessoa que o utiliza. Waite, no livro "The Key to the Tarot", conseguiu dar uma nova dimensão a estas cartas. Tanto o perito como o amador podem tirar partido da perspicácia e do discernimento de que Waite deu provas.

A empresa U.S. Games System, em colaboração com Rider & Cia, Inglaterra, e a AGMüller, Suíça, publicou "The Key to the Tarot", uma reprodução original do Tarot Rider, com base no jogo utilizado por Waite e que a sua filha Sybil Waite nos cedeu gentilmente, de modo a assegurar a exatidão de todos os símbolos e cores utilizados.

Stuart R. Kaplan

U.S. Games Systems, Inc. Nova Iorque, Nova Iorque 10016 Setembro 1971

Waite trocou os números de duas cartas dos Arcanos Maiores: a Força mostrada frequentemente como o XI, especialmente nos tarots 1JJ e de Marselha, na versão de Grimaud passou a ser designada como o VIII; e a Justiça, mais conhecida como o VIII, é designada por Waite como sendo o XI.

Assiste-se, na América, a um interesse apaixonante pelas cartas de tarot. Um investigador procura empregar as cartas como forma de colocar o passado de uma forma mais significativa, compreender o presente e revelar as alternativas que existem para o futuro. As pessoas que não estão muito familiarizadas com o tarot contentam-se em utilizá-lo como um jogo, praticando as leituras em festas ou pequenos grupos privados. Do ponto de vista do colecionador, as cartas são coloridas e interessantes.

Os tarots são consultados por estudantes, adolescentes, donas de casa, homens de negócios, profissionais, colecionadores – pessoas de todos os extratos sociais e econômicos. Os jornais, as revistas, a rádio

(7)

derrota dos inimigos, obstrução,

imaturidade.

6. O PAPA — Casamento, sujeição,

servidão; na opinião de outros, misericórdia

e bondade; inspiração; o homem a quem se

dirige o consulente. Invertida: a sociedade,

acordo, harmonia, bondade excessiva,

fraqueza.

7. OS ENAMORADOS — Atração,

amor, beleza, provas ultrapassadas.

Invertida: Contratempo; projetos insensatos.

8. O CARRO — Socorro, previdência;

guerra, triunfo, presunção, vingança,

pro-blema. Invertida: motim, disputa, conflito,

litígio, derrota.

9. A FORÇA — Potência, energia, ação,

coragem, generosidade. Invertida:

Despo-tismo, abuso de poder, fraqueza, discórdia.

10. O EREMITA — Prudência; também

e especialmente traição, dissimulação,

viga-rice, corrupção. Invertida: dissimulação,

fingimento, política, medo, prudência

exa-gerada.

OS ARCANOS MAIORES E OS SEUS

SIGNIFICADOS DIVINATÓRIOS

1. O MAGO — Habilidade, diplomacia,

competência; doença, perda, desastre;

con-fiança em si, vontade; o consulente, se for

um homem. Invertida: médico, mago,

doença mental, desgraça, agitação.

2. A PAPISA — Segredos, mistérios, o

futuro desconhecido, a mulher que interessa

ao consulente, se for um homem; a

consulente se for uma mulher; silêncio,

tenacidade, sabedoria, ciência. Invertida:

paixão, ardor físico ou moral, vaidade,

superficialidade.

3. A IMPERATRIZ — Fertilidade,

ação, iniciativa, duração; o desconhecido, o

clandestino; dificuldade; dúvida, ignorância.

Invertida: Luz, verdade; desenlace de

assuntos complicados, festividades; ou

então, vacilação.

4. O IMPERADOR — Estabilidade;

potência, proteção, uma pessoa importante;

ajuda, razão, convicção. Invertida:

Benevolência, compaixão, respeito, também

(8)

10. A RODA DA FORTUNA – Destino,

sorte, sucesso, fortuna, felicidade. Invertida:

acréscimo, abundância, supérfluo.

11. A JUSTIÇA – Retidão, o fato de ter

razão, honestidade. Invertida: O direito,

beatice, preconceito, severidade,

hones-tidade.

12. O ENFORCADO – Sabedoria,

circunspeção, discernimento, julgamentos,

sacrifício, intuição, adivinhação, profecia.

Invertida: Egoísmo, a loucura, um homem

político.

13. A MORTE – Fim, mortalidade,

des-truição, corrupção. Invertida: Inércia, sono,

letargia, petrificação, sonambulismo.

14. A TEMPERANÇA – Economia,

moderação, frugalidade, gestão,

entendimento. Invertida: Tudo o que esteja

ligado à igreja, religião, seitas, sacerdote;

desacordo, acordos infelizes, interesses

contraditórios.

15. O DIABO – Destroços, violência,

impetuosidade, esforços extraordinários,

força, fatalidade; o que está predestinado,

mas sem ser diabólico. Invertida: destino

fatal, fraqueza, mesquinhez, obstinação.

17. A TORRE – Miséria, infortúnio,

indigência, adversidade, calamidade,

desgraça, ilusão. Invertida: os significados

são os mesmos, só que atenuados; opressão,

aprisionamento, tirania.

18. A ESTRELA – Perda, roubo,

pri-vação, abandono, mas também esperança e

perspectivas felizes. Invertida: Arrogância,

magnanimidade, impotência.

19. A LUA – Inimigos escondidos,

peri-go, difamação, trevas, terror, ilusão, erro.

Invertida: Falta de estabilidade,

inconstância, silêncio, ilusão e erro mas com

meio termo.

20. O SOL – Felicidade material,

casa-mento feliz, contentacasa-mento. Invertida: Os

significados são os mesmos mas suavizados.

21. O JULGAMENTO – Mudança de

posição, renovação, resolução. Invertida:

fraqueza, timidez, simplicidade; deliberação,

decisão, julgamento.

(9)

OS ARCANOS MAIORES

OU OS 4 NAIPES

Descrição e significado das cartas

OS PAUS

0. O LOUCO – Loucura, mania,

extravagância, intoxicação, delírio, frenesi,

traição. Invertida: negligência, ausência,

distribuição, nulidade, apatia, vaidade.

21. O MUNDO – Sucesso garantido,

via-gem, caminho, emigração, fuga, mudança de

domicílio. Invertida: Inércia, estagnação,

permanência, tudo o que é fixo.

Apercebemo-nos de que, exceto onde

exista um significado divinatório evidente, a

interpretação é artificial e arbitrária. Os

mistérios da luz não pertencem à mesma

ordem dos da fantasia.

REI – O personagem representado por

esta carta tem uma natureza calorosa e

apaixonada. Os seus cabelos são negros e o

seu corpo, ágil. Tem um bastão florido e à

semelhança dos outros reis usa uma cota

protetora sob a coroa. Significado

divinatório: Um homem com os cabelos

negros, amável, compatriota, geralmente

casado, honesto e consciencioso. Invertida:

bom mas severo, austero mas tolerante.

RAINHA – Neste naipe todos os bastões

estão floridos, uma vez que simboliza a vida

e animação. A personalidade da Rainha está

próxima da do Rei ainda que mais

magnética. Significado divinatório: Uma

mulher de cabelos negros, compatriota,

amável, casta, amante, digna. Se a carta ao

lado dela significar um homem, ela está bem

colocada em relação a ele; se for uma

(10)

10 – Um homem curva-se sob um fardo

de 10 paus. Significado divinatório: São numerosos, por vezes divergentes. Pela minha parte, refuto o significado de honra e boa fé. Opressão, riqueza, ganhos, sucesso. Disfarce, falsa aparência, astúcia. O local para onde se dirige irá, provavelmente, sofrer com os paus que carrega. O sucesso é ilusório se esta carta for seguida do 9 de Espadas. Se houver um processo no ar, dever-se-á esperar a derrota. Invertida: Contrariedade, dificuldade, intriga.

9 – Um jovem está apoiado no seu bastão.

Ele parece esperar um inimigo. Atrás dele, 8 paus fazem uma paliçada. Significado divinatório: Esta carta é o símbolo de força em caso de oposição. Se atacarmos o consulente ele irá responder corajosamente. Atraso, suspensão, adiamento. Invertida: Obstáculo, adversidade, calamidade.

8 – Esta carta simboliza o movimento

através do inalterável. Um bando de bastões sobrevoa um campo aberto.

mulher, estará interessada no consulente. Amor por dinheiro. Invertida: Criada, pou-pada, pronta a prestar serviço. Oposição, ciúme, perfídia, infidelidade.

CAVALEIRO – É representado a cavalo,

armado de um bastão curto. Apesar de ter uma arma, não está a cumprir uma missão bélica. Ao longe, as pirâmides. Significado divinatório: Partida, ausência, fuga, emigração. Um jovem moreno e amável. Mudança de domicílio. Invertida: Ruptura, divisão, interrupção, desacordo.

VALETE – A cena parece-se com a anterior, um jovem arauto faz uma proclamação. É um desconhecido, mas é fiel. A sua proclamação é estranha. Significado divinatório: Um homem jovem, moreno. fiel, um amante, um mensageiro. Colocada ao lado de uma carta representando um homem, significa uma testemunha favorável.

E

um rival perigoso se for seguido de um Valete de Copas. Reúne todas as qualidades deste naipe. Invertida: anedota. anúncio de novidades funestas. Indecisão e instabilidade.

(11)

importantes, como aquelas que se levam ao Rei. Desejos realizados, coroa de esperança. Invertida: apreensão, medo de um inimigo vitorioso às portas da cidade, traição, falta de lealdade, como se tivéssemos aberto as portas da cidade ao inimigo.

5 – Um grupo de jovens agita os bastões,

por brincadeira ou por dever. Imitam guer-reiros. Significado divinatório: Imitação, combate, fingimento, competição feroz, busca de riqueza e de fortuna. Alguns interpretam esta carta como o símbolo do ouro, do ganho e da opulência. Invertida: litígio, disputa, engano, contradição.

4 – Uma grinalda suspensa em quatros

bastões enterrados no solo. Duas jovens levantam pequenos bouquets sobre as suas cabeças. Uma ponte sobre o fosso leva a um velho solar senhorial. Significado divinatório: Pela primeira vez, são evidentes. A vida campestre, repouso, harmonia, compreensão, paz e perfeição. Invertida: Os significados não mudam. Prosperidade, abundância, felicidade, beleza, embeleza-mento.

Significado divinatório: Atividade, rapidez face a um desenlace feliz; tudo o que é móvel, em geral, as setas do amor. Invertida: As setas do ciúme, disputa, remorsos, "ferroadas" na consciência.

7 – Um jovem sobre uma rocha, agita um

bastão. A sua frente encontram-se os outros 6 paus. Significado divinatório: Esta carta simboliza a coragem deste jovem que se encontra sozinho contra seis. No entanto, a sua posição é melhor, pois ele domina os outros. Discussão, desacordo. Nos negócios, negociações, guerra comercial, permuta, concorrência. Esta carta também indica sucesso, se o combatente estiver numa posição dominante e os adversários não o puderem alcançar. Invertida: perplexidade, ansiedade, embaraço.

6 – Um cavaleiro, que possui uma coroa

de folhas de loureiro, traz um bastão de onde pende uma coroa de loureiro. Os valetes a seu lado trazem também bastões. Significado divinatório: São possíveis diversos significados.

A

primeira vista, o vence-dor triunfa. Pode, também, trazer novidades

(12)

mundo. Invertida: Surpresa, admiração, encantamento, emoção; problema, medo.

Ás – Uma mão, surge de uma nuvem, com

um bastão frondoso. Significado divinatório: Criação, invenção, espírito de iniciativa e os poderes que daí emanam; princípio, origem, fonte, nascimento, família, início de um empreendimento, dinheiro, fortuna, herança. Invertida: queda, decadência, ruína, perdição, alegria ensombrada.

COPAS

REI – Tem um pequeno cetro na mão

esquerda e na direita uma grande taça. O seu trono repousa sobre o mar. De um lado, um navio sulca as ondas, do outro um golfinho diverte-se. O símbolo deste naipe (a taça) subentende que a água estará presente em todas as cartas. Significado divinatório: Um homem louro, homem de negócios, jurista ou teólogo; responsável, disposto a prestar deferência ao consulente; justiça, arte, ciência, incluindo aqueles

3 – Um homem imponente, calmo, de

costas viradas observa do alto da falésia os barcos ao longe, apoiando-se num dos três bastões que estão fixos no solo. Significado divinatório: Este homem simboliza a força tranqüila, o espírito de iniciativa; esforço comercial, descoberta. Estes barcos per-tencem-lhe e as mercadorias transportadas são suas. Invertida: Fim dos problemas, da adversidade, dos esforços e das decepções.

2 – Do alto da muralha, um homem de

grande estatura observa o mar e o litoral. Na sua mão direita está um globo e na sua mão esquerda um bastão repousa sobre o parapeito. O outro bastão está fixo por um anel. Do lado esquerdo, uma rosa, uma cruz e uma flor de lis. Significado divinatório: São contraditórios. Por um lado, riqueza, fortuna, magnificência. Por outro lado, dor física, doença, desgosto, tristeza, mortificação. Trata-se de um senhor con-templando o seu domínio e o globo simultaneamente. Podemos dizer que se trata da inquietação, mortificação e tristeza de Alexandre entre as grandes riquezas deste

(13)

com aspecto estudioso e sério, contempla um peixe que sai da taça. Significado divinatório: um jovem louro, prestável, com quem o consulente irá travar conhecimento; jovem estudioso; mensagem, novidades, aplicação, reflexão, meditação, também nos negócios. Invertida: apreciação, vocação, afeição, amizade, sedução, ilusão, artifício.

10 – Aparição das taças num arco íris.

Um homem e a sua mulher contemplam maravilhados o espetáculo. O homem tem o braço direito à volta da mulher e o esquerdo está levantado. Também o braço direito da mulher está levantado. As duas crianças que dançam ao lado deles ainda não se aperceberam do prodígio, mas tam-bém eles estão felizes. Uma casa aparece em segundo plano. Significado divinatório: contentamento, coração tranqüilo, estado de perfeição. Se esta carta estiver próxima de algumas figuras, simboliza uma pessoa que se ocupa dos interesses do consulente; também pode representar a cidade, aldeia ou país onde mora o consulente. Invertida: hipocrisia, indignação, violência.

que a professam, inteligência criativa. Invertida: desonestidade; homem desonesto, vigarice, extorsão, injustiça, vício, escândalo.

RAINHA – Bonita, loura, sonhadora, lê o

futuro na sua taça. Significado divinatório: Mulher honesta, boa e justa; devotada, prestará serviço ao consulente; possuidora de um sexto sentido; sucesso, alegria, prazer, sabedoria, virtude. Invertida: as opiniões divergem: seja uma boa ou má mulher, não é de confiança; mulher perversa; vício; desonra, depravação.

CAVALEIRO – Um cavaleiro gracioso

cujo aspecto não é bélico. Cavalga tranqui-lamente. O seu elmo está alado, simbo-lizando a elevação da imaginação. Significado divinatório: chegada, aproxi-mação, por vezes de um mensageiro; primeiros passos, proposta, convite, incitamento. Invertida: aldrabice, artifício, falsidade, astúcia, burla, intrujice.

VALETE – Um jovem louro, com um

(14)

Significado divinatório: É uma carta que significa o passado e as lembranças. Inclinamo-nos sobre o passado, e a infância; alegria, boa disposição, mas que chega do passado; o que já desapareceu. Se for dada outra interpretação, tratando-se de novos conhecimentos, de um novo ambiente. Invertida: futuro, renovação, o futuro próximo.

5 – Um personagem sóbrio, coberto por

uma capa, vira-se para três taças tombadas; atrás de si, duas taças ainda estão de pé. Em segundo plano pode ver-se uma ponte que leva a um castelo ou a uma torre de menagem. Significado divinatório: esta carta indica uma perda, mas que não é total. Três taças estão tombadas, no entanto, ainda estão duas de pé. Herança, patrimônio, transmissão, mas que não correspondem às expectativas do consulente; também pode ser um casamento, mas não sem amargura ou frustração. Invertida: novidades, alianças, afinidades. consangüinidade, ascendentes, regresso, falsos projetos.

9 – Um homem saudável está a festejar.

Nove taças de vinho estão colocadas num armário atrás de si. Significado divinatório: contentamento, harmonia, bem estar físico; vitória, sucesso, vantagens, satisfação para o consulente. Invertida: verdade, lealdade, liberdade, os significados variam; algumas pessoas vêem erros, imperfeições, etc.

8 – Um homem, visivelmente abatido,

vira as costas às taças da sua felicidade, ao seu empreendimento. Significado divi-natório: Esta carta é suficientemente clara, por isso, algumas pessoas vêem alegria, doçura, timidez, honra, modéstia. Invertida: grande alegria, boa disposição, festim.

7 – Sete estranhos cálices mágicos.

Significado divinatório: Votos concedidos pelas fadas; reflexão, imaginação, visões; sucesso sem ser permanente ou importan-te. Invertida: desejo, vontade, determi-nação, projetos.

6 – Duas crianças num velho jardim; as

(15)

4 – Um jovem, sentado sob uma árvore,

contempla três taças à sua frente. Uma mão, surgindo de uma nuvem, oferece-lhe uma quarta taça. Parece descontente com o que o rodeia. Significado divinatório: Fadiga, desgosto, aversão, humilhações imaginárias, como se o vinho deste mundo só tivesse provocado saciedade; um outro vinho, o das fadas, também lhe é oferecido, mas isto parece que não o consola. O prazer é suavizado. Invertida: novidades, presságio, novas instruções, novas relações.

3 – Três jovens raparigas levantam as

suas taças para brindarem. Significado divinatório: Conclusão de um negócio com opulência. Perfeição e alegria; desenlace feliz, vitória, desenvolvimento, consolação, restabelecimento. Invertida: expedição, envio, realização, fim.

2 – Um jovem e uma rapariga fazem um

brinde. Sobre os seus copos, o caduceu de Hermes estende as suas asas à volta de uma cabeça de leão. Esta é uma variante de um símbolo que se encontra nalguns exemplares antigos desta cartas. Alguns

dos significados que lhe foram atribuídos, são muito estranhos mas sem interesse para nós. Significado divinatório: amor, paixão, amizade, afinidade, união, entendimento harmonia, simpatia, relações entre os sexos. Invertida: falso amor, loucura, mau entendimento.

Ás – Uma extensão de água, salpicada de

nenúfares, uma mão surgindo de uma nuvem transporta uma taça de onde vertem quatro fontes; uma pomba traz no bico uma hóstia marcada com uma cruz, que vai pou-sar na taça. A imagem está cercada de gotículas. Significado divinatório: a casa do verdadeiro coração, alegria, contentamento, habitação alimentação, abundância, fertili-dade, altar. Invertida: a casa do falso co-ração, mutação, instabilidade, revolução.

ESPADAS

REI – O rei presta justiça, mostrando uma

espada na sua mão direita, símbolo do seu naipe. Significado divinatório: tudo o que está relacionado com a idéia de julgamento:

(16)

autoridade, vigilância, serviços secretos,

observação, espionagem, exames e tudo o

que se lhe relaciona. Invertida: os aspectos

negativos destas qualidades; tudo o que é

imprevisto, falta de preparação ,doença.

10 — Um personagem prostrado,

trespas-sado por 10 espadas. Significado

divi-natório: o que representa esta carta; dor,

aflição, lágrimas, tristeza, desolação.

Invertida: vantagens, lucros, sucesso,

favo-res, todos temporários; poder e autoridade.

9 — Uma mulher lamenta-se, sentada na

sua cama. Sobre ela pendem 9 espadas.

Significado divinatório: morte, desaire,

malogro, desapontamento, desespero,

fraude, atraso. Invertida: aprisionamento,

suspeita, dúvida, medo, vergonha, desonra.

8 — Uma mulher com as mãos atadas nas

costas e de olhos vendados, cercada de 8

espadas. Significado divinatório: má

notí-cia, crise, censura, poder entravado,

confli-to, calamidade, doença. Invertida:

proble-mas, dificuldade; oposição, acidente,

trai-ção, imprevisto, fatalidade.

poder, intimação, autoridade, direito,

administração, etc. Invertida. crueldade,

perversão, barbárie, deslealdade, más

intenções.

RAINHA — A sua mão direita segura a

espada, o punho está apoiado no trono. O

braço esquerdo está levantado e a mão

estendida. O seu aspecto é severo,

preocupado: ela conhece bem o infortúnio.

Significado divinatório: viuvez, tristeza,

embaraço de uma mulher, ausência,

esteri-lidade, luto, privações, separação. Invertida:

astúcia, beatice, artifício, excesso de pudor,

fraude.

CAVALEIRO — A toda a velocidade,

semeando o pânico entre os seus inimigos.

Significado divinatório: destreza, bravura,

aptidão, defesa, habilidade, antipatia, furor,

guerra, destruição, oposição, resistência,

ruína. Invertida: imprudência, incapacidade,

extravagância.

VALETE — Um personagem que tem

uma espada erguida entre as suas mãos, e

anda rapidamente. Significado divinatório:

(17)

Significado divinatório: vigilância, reforma, solidão, repouso do eremita, exílio, túmulo e campa. Invertida: gestão prudente, circunspeção, economia, avareza, pre-caução, testamento.

3 — Um coração trespassado por três

espadas. Em segundo plano, chuva e nuvens. Significado divinatório: reenvio, ausência, atraso, divisão, ruptura, disper-são, tudo o que está evidente na carta. Invertida: alienação, erro, perda, distração, desordem, confusão.

2 — Um mulher com os olhos vendados,

as mãos cruzadas sobre o peito empunhan-do duas espadas. Significaempunhan-do divinatório: conformidade e equilíbrio; coragem, ami-zade, aliança bélica, afeto, intimidade. Invertida: engano, falsidade, duplicidade, falta de lealdade.

Ás — Uma mão, surgindo de uma nuvem,

traz uma espada; na ponta da espada, uma coroa. Significado divinatório: triunfo, excesso em tudo, conquista, triunfo da força.

E

uma carta muito poderosa quer

7 — Um homem foge com 5 espadas nos

braços. Duas das espadas continuam enter-radas no chão. Existe um campo nas proximidades. Significado divinatório: projeto, tentativa, esperança. Voto, confiança, disputa, um plano que pode falhar, irritação. Invertida: um bom conselho, instruções, difamação, tagarelice.

6 — Um barqueiro transporta passageiros

para o outro lado do rio. Significado divi-natório: viagem por água, estrada, caminho, enviado, comissionista. Invertida: declaração, confissão, publicidade; alguns dizem que pode ser pedido de casamento.

5 — Um homem com um olhar

desde-nhoso observa duas figuras abatidas e solitárias. Duas das espadas estão no solo. Traz duas espadas ao ombro direito, e uma terceira está virada para o chão. Ele é o vencedor do campo de batalha. Significado divinatório: degradação, destruição, revi-ravolta, infâmia, desonra, perda. Invertida: os significados são os mesmos; funeral.

4 — A estátua de um cavaleiro de mãos

(18)

se trate de amor ou ódio. Invertida: os

sig-nificados são os mesmos, mas os resultados

catastróficos; alguns defendem que esta

carta significa concepção, parto, aumento,

multiplicidade.

OUROS

REI – O rosto do rei é sombrio. É um

personagem corajoso, no entanto um pouco

letárgico. Cabeças de touros ornamentam o

seu trono. O pentaedro é o símbolo deste

naipe e representa os quatro elementos,

assim como o princípio que os rege.

Significado divinatório: coragem,

inteligência prática, sentido de negócio (faro

para o negócio), aptidão intelectual, dom

para as matemáticas; sucesso neste

domínios. Invertida: vício, fraqueza,

indig-nidade, perversão, corrupção, perigo.

RAINHA – Uma rainha com cabelos

negros, aparentando grandeza de alma e

inteligência. Observa o pentaedro e vê

diferentes mundos. Significado divinatório:

opulência, generosidade, magnificência,

liberdade, segurança. Invertida: o mal,

suspeita, espera, medo, desconfiança.

CAVALEIRO – Monta um cavalo lento,

maciço, resistente, que corresponde ao seu

próprio aspecto. Significado divinatório:

utilidade, comodidade, interesse,

respons-abilidade, retidão, Invertida: inércia, ócio,

estagnação, placidez, desencorajamento,

negligência.

VALETE – Um jovem observa um

pentaedro, intensamente, suspenso sobre as

suas mãos estendidas. Significado

divi-natório: aplicação, reflexão; segundo outros,

novidades, mensagens e quem as transmite;

autoridade, gestão. Invertida: desperdício,

dissipação, liberalidade, luxo, más notícias.

10 – Um homem e uma mulher, sobre

um arco, à entrada de uma propriedade.

Pode-se ver uma casa ao fundo. Significado

divinatório: ganhos, riqueza; negócios de

família, arquivos, residência familiar.

Invertida: sorte, fatalidade, perda, roubo,

jogos de azar; algumas vezes pode significar

presentes, dotes, rendas.

(19)

para alguns; atenção, vigilância; hora

propícia, prosperidade, etc. Invertida:

desejo, avidez, inveja, ciúme, ilusão.

5 – No meio de uma tempestade de neve,

dois mendigos passam em frente de um

vitral iluminado. Significado divinatório:

dificuldades materiais, miséria. Para

alguns, esta carta representa o amor e os

enamorados: mulher, marido, amigo,

amante; acordo, afinidades. Invertida:

de-sordem, caos, ruína, discórdia,

extravagân-cia.

4 – Uma personagem traz um pentaedro

nos braços. Na sua cabeça encontra-se uma

coroa com um pentaedro. Dois pentaedros

repousam sob os seus pés. Significado

divinatório: a segurança das posses, ligação

àqueles que as têm, presentes, doação,

herança. Invertida: espera, atraso, oposição.

3 – Um escultor a trabalhar num

mos-teiro. Significado divinatório: destreza,

tra-balho especializado. Esta carta simboliza

frequentemente a nobreza, a aristocracia, a

fama e a glória. Invertida: trabalho

medíocre,

9 – No jardim de um casarão, rodeado de

vinhas, uma mulher segura um pássaro na

mão. Significado divinatório: prudência,

segurança, sucesso, realização, certezas,

discernimento. Invertida: vigarice,

intruji-ce, ilusão, projeto falhado, má fé.

8 – Um cantoneiro a trabalhar.

Signi-ficado divinatório: trabalho, emprego,

mandato, artesanato, boa capacidade para

trabalho e negócios. Invertida: ambição

não realizada, vaidade, avidez, cobiça,

extorsão, usura.

7 – Um jovem apoiado no seu bastão,

observa intensamente um arbusto à sua

direita, que contém os seus tesouros e o

seu coração. Significado divinatório: são

contraditórios. Podem ser: dinheiro,

negó-cios, permuta; mas também: debate,

dispu-ta. Algumas pessoas pensam que esta

cartas significa inocência, ingenuidade,

purificação. Invertida: preocupação com

dinheiro.

6 – Um mercador pesa dinheiro numa

balança e distribui-o pelos pobres e

neces-sitados. Significado divinatório: presentes;

(20)

A ARTE DA ADIVINHAÇÃO

As Copas correspondem a pessoas com cabelos castanho claro e com tez clara. Os Paus, aos louros e aos ruivos que possuem olhos azuis. As Espadas estão ligadas às pessoas morenas com olhos cinzentos, castanhos e azuis. Os Ouros simbolizam as pessoas muito morenas.

O método utilizado é o seguinte: para começar escolhe-se a carta que melhor se adequa ao consulente ou ao assunto posto. Não se trata obrigatoriamente do Mago ou da Papisa. De seguida coloca-se esta carta, chamada mestra, no centro. Depois o/a cartomante e o consulente baralham e cortam as cartas três vezes cada um. O cartomante segura a primeira carta e cobre a carta mestra dizendo: "Esta a cobre". Representa o ambiente da pessoa ou da coisa neste momento preciso, as influências a que está submetida.

mediocridade em geral, puerilidade, mesquinharia, fraqueza.

2 – Um jovem dançarino possui um

pen-taedro em cada mão. Estes penpen-taedros estão rodeados por um cordão sem fim que representa o número 8 (ou o infinito). Significado divinatório: por um lado é uma carta de alegria, lazer; por outro lado, novi-dades, mensagens escritas, obstáculos, agi-tação, problema, confusão. Invertida: alegria forçada, felicidade simulada, sentido literal, escrita, redação, troca de cartas.

Ás – Uma mão surge de uma nuvem,

como é hábito, tendo um pentaedro. Significado divinatório: contentamento, felicidade, êxtase; inteligência rápida; outro. Invertida: aspecto negativo de riqueza, mediocridade; grande fortuna.

(21)

O cartomante volta a terceira carta e coloca-a sobre a primeira carta dizendo: "Esta é a coroa". a) Representa o melhor que pode esperar; b) O seu ideal no assunto; c) Aquilo que deseja fazer seu; d) Aquilo que não lhe pertence atualmente.

O cartomante volta a quarta carta e coloca-a aos pés da primeira carta dizendo: "Esta está sob ele". Corresponde ao que o consulente possui, o que ele pode utilizar.

O cartomante volta a quinta carta e coloca-a no lado oposto aquele que observa o personagem da carta mestra dizendo: "Esta está atrás dele". Representa o passado.

O cartomante volta a sexta carta que fica na direção em que olha a figura mestra dizendo: "Isto está à sua frente".

Agora as cartas formam uma cruz. Voltamos agora quatro cartas, uma após a outra, e colocamo-las à direita da cruz, observando-as de baixo para cima.

A primeira representa o consulente e o seu comportamento numa dada situação. O cartomante volta a segunda carta e

coloca-a transversalmente sobre a primeira carta dizendo: "Estes são os obstáculos". Se for uma carta favorável, será algo bom em si mesmo, mas ela não influenciará o contexto de um modo positivo.

(22)

A segunda simboliza a sua casa, o seu ambiente na situação em questão; as influências, as pessoas e os acontecimentos em volta dele.

A terceira representa as suas esperanças e as suas crenças.

A quarta indica o que está para vir. É sobre esta carta que o cartomante deverá concentrar a sua intuição, a sua experiência e a sua memória, tendo em conta os significados divinatórios oficiais que lhe estão ligados. O cartomante deverá ter na memória tudo o que as outras cartas ensinaram, compreender a carta mestra e tudo o que se lhe relaciona, sem esquecer os brilhos celestes que podem aparecer no caso desta carta fazer parte dos arcanos maiores.

Se, graças a todos estes elementos, obtivermos um resultado claro e decisivo, a adivinhação terminou, nada mais resta ao adivinho que formular um julgamento.

Mas pode acontecer que o adivinho não consiga chegar imediatamente a um resultado certo. Temos de recorrer a um outro

método. O adivinho apanha a última carta que lhe servirá de carta mestra e repete todo o processo de modo a obter um resultado decisivo.

Em conclusão, no que diz respeito à compleição, a sua localização nos naipes não necessita de ser tomada de forma convencional. Pode-se ir pelo temperamento; uma pessoa que seja excessivamente morena pode ser energética, e teria uma melhor representação através das Espadas que dos Outros. Por outro lado uma pessoa muito loura que seja indolente e letárgica estaria melhor localizada dentro do naipe das Copas que dos Paus.

Através deste método, poderá obter resultados muito rapidamente. Naturalmente que tudo depende dos dons e das capacidades do aluno.

Referências

Documentos relacionados

fortalecimento e desenvolvimento desses territórios. Em face disso, é necessário buscar o fortalecimento político do GTIF e do FCCR, a fim de que os trabalhos ali realizados e

De início temos algo que, de certo modo, precisa estar presente em tudo o que é vivo: a respiração. A relação com o mundo exterior, que se dá por meio da respiração, tem de

Pode-se concluir que no grupo de atletas participantes do estudo, as diferenças apresentadas nas variáveis de Peso, Peso Gordo, Peso Magro e Estatura pode vir a ser devido ao

Dessa forma, o objetivo do presente trabalho é alertar alunos de graduação sobre as desordens alimentares, tais como a AN e BN, assim como ressaltar a importância do

Este trabalho tem como objetivo contribuir na avaliação de tensão por ultrassom ao estudar e avaliar o efeito da temperatura na velocidade de propagação e no tempo de percurso da

Ao instalar as partições lógicas com discos virtuais em iSeries, a partição alojadora do i5/OS cria uma descrição do servidor de rede e das unidades do disco para o sistema

A Administração revisa anualmente o valor contábil líquido dos ativos com o objetivo de avaliar eventos ou mudanças nas circunstâncias econômicas, operacionais

Uma apreciação sobre o manejo clínico dos aspectos crípticos no adoecimento somático, contribui para o entendimento a respeito da importância do olhar, da escuta e do funcionamento