• Nenhum resultado encontrado

Expediente CARTA AOS LEITORES

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Expediente CARTA AOS LEITORES"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)
(2)

FEVEREIRO

CARTA AOS LEITORES

É

com determinação, coragem e

criatividade que retornamos com o nosso informativo semanal, meio pelo

qual podemos mostrar para estudantes, professores, colaboradores, parceiros e comunidade todas as ações.

Retornamos de cara nova, de uma forma mais cult, inovadora e desafiadora! Afinal de contas esse ano, a Faculdade Icesp completa 22 anos e queremos

através dessa repaginada mostrar que estamos focados em melhorar, aperfeiçoar, criar, desenvolver e aplicar nossas atividades como instituição de ensino que tem a cada ano fincado suas raízes em uma solida experiência no meio educacional.

Nestas duas décadas muita coisa mudou, tivemos que ser fortes, resilientes e focados em nossa missão.

Todo conteúdo desse Semanal é para nós da família Icesp. O ano está apenas começando, temos muito para realizar. Todos os setores estão borbulhando de coisas novas para sermos um diferencial na vida de todos que fazem parte dfessa equipe de sucesso!

Bom carnaval! Boa Leitura! Wallinson Leandro Assessoria de Comunicação

Expediente

Gestora: Lindiane Reis Assessoria de Comunicação:

Wallinson Leandro e Vanusa Ferreira

Programação Visual:

Kleber Oliveira e Paulo Cesar

Assistentes de Comunicação:

Alisson Henrique, Fabiana Letícia e Walter Lobo

Estagiária:

(3)

FEVEREIRO

CAPA

CAPA

ACOLHIDA À CALOUROS TÊM TROTE DO

BEM E BLOCO DE CARNAVAL

F

oi realizado na terça-feira (14), “Trote

do Bem”, na Faculdade Icesp de Águas Claras. O Bloco do Calouro Icesp estava animado e os foliões se divertiram num clima descontraídos, no baile de carnaval de boas-vindas para comemorarmos juntos o início do trajeto para o futuro e realização do sonho de cursar o ensino superior.

Na hora do intervalo dos turnos matutino e noturno, os alunos foram surpreendidos com decoração carnavalesca, marchinhas de carnaval, dicas de doação de sangue e participação na aula de dança com músicas do carnaval, distribuição de kit com preservativos, folhetos explicativos e muitos brindes.

O evento contou com presença Dr. Thiago Coelho, Secretário de Epidemiologia, falando sobre prevenção e promoção de saúde, trazendo dicas de prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, esclarecendo sobre doação de sangue e os benefícios que

os cuidados evitam.

A Polícia Militar também esteve presente no Bloco do Calouro. O capitão da Polícia Militar, Maurício Herbert Silva Rodriguez, deu várias dicas sobre segurança no carnaval, fez um alerta para os cuidados que devem ser tomados nesse período, entre eles não andar sozinho, evitar se distanciar do grupo, evitar ficar muito tempo dentro do carro e não dá bobeira com o celular que é um dos tens mais furtados em lugares públicos, permanecer sempre atento.

Para Pedro Henrique Krambeck, calouro de medicina veterinária, essa iniciativa é importante. “Achei muito bacana a iniciativa da faculdade, fez com que nós, calouros, nos sentíssemos acolhidos. Os professores e os demais funcionários foram muito simpáticos. Isso fez com que eu me sentisse à vontade com o ambiente”, disse.

No trote do Bem, os alunos

(4)

FEVEREIRO

receberam o “Cartão do Bem”, assumindo o compromisso de doar sangue. O compromisso deles é doar sangue e levar o cartão carimbado pelo Hemocentro à coordenação do curso para ganhar horas complementares. As horas complementares é apenas um incentivo, o principal objetivo desta ação é despertar nos alunos um dos sentimentos mais nobres, a solidariedade.

Para a caloura Paula Adriele esta é uma oportunidade que o estudante tem para interagir com os colegas.

O

s bancos de sangue do

Hemocentro receberam o apoio de mais de 100 estudantes do Icesp. Na terça-feira (21), os acadêmicos das unidades do Guará e Águas Claras contribuíram doando sangue nos Hemocentros São Lucas e Central. Calouros e veteranos foram recebidos com marchinha de carnaval.

Trote do Bem – Doação de Sangue

Coordenadora do curso de Enfermagem, professora Judith Trevisan, comenta a importância da participação dos estudantes em ações como essa. “É sempre um momento alegre, eles fazem questão, se sentem valorizados por poder ajudar de alguma forma. A partir do momento que o aluno doa o sangue ele pode se tornar um doador assíduo. Nós já temos acadêmicos com esse histórico de assiduidade na doação porque desde o primeiro semestre dele, nós o estimulamos a doação”, explica.

Judith ainda comenta a promoção da solidariedade que é feita através da ação. “ Isso é consciência para ação social, a partir do momento que doo sangue estou contribuindo para salvar vidas. Uma vez que esse aluno é da área de saúde, ele está preparado para saber como oferecer auxilio à comunidade”, conclui a professora.

O Trote do Bem faz parte da Acolhida aos Calouros, uma tradição da Faculdade ICESP que ganha força e adeptos a cada semestre.

CAPA

“Deu pra tirar um pouco a timidez, até dancei com o grupo. Sempre foi meu sonho cursar Enfermagem”, comenta a caloura de enfermagem.

(5)

FEVEREIRO

CAPA

NO ICESP

CURSO DE DIREITO DA FACULDADE ICESP

REALIZA AULA MAGNA

A Advogada Geral da união, Grace Maria Fernandes Mendonça, foi a palestrante do evento

N

a terça-feira (21), o auditório da

Faculdade ICESP, unidade Guará, foi palco da Aula Magna, evento tradicional do curso de Direito e que marca o início do semestre letivo.

Para esta edição, a convidada de honra foi a Chefe da Advocacia Geral da União, Grace Maria Fernandes Mendonça, a primeira mulher a assumir efetivamente o comando do Órgão. A Advogada ministrou palestra sobre: “A Advocacia Geral da União: histórias e desafios”.

O evento contou com a participação de acadêmicos, professores, além do coordenador do curso, João Marcelo Dantas,

professor Marcelo Lucas e a diretora acadêmica, professora Ana Angélica Gonçalves Paiva.

Para o professor João Marcelo

Dantas, coordenador do curso, a realização da Aula foi uma oportunidade ímpar para conhecer o papel e a importância da AGU, que constitui função essencial à Justiça, como define a Constituição de 1988”.

“A Ministra Grace Mendonça expôs o tema com simplicidade, humildade e propriedade, conquistando a atenção e admiração de todos os presentes. Do início ao fim deixou mensagens de encorajamento aos acadêmicos de Direito, para que estudem com o máximo de empenho e que escolham e exerçam, futuramente, uma a carreira jurídica com elevados princípios éticos, competência técnica e espírito público. Os ensinamentos e o exemplo de vida da Ministra Grace Mendonça revelaram-se como fonte

(6)

FEVEREIRO

inspiradora para todos os estudantes de Direito”, declara.

Para o coordenador adjunto do curso de Direito, professor Julio Mollica, a aula Magna foi bastante

esclarecedora e possibilitou aos acadêmicos conhecer

melhora a estrutura e o

funcionamento da AGU. “Além disso, trouxe ainda temas interessantes e inovadores, tal como a aplicação das mediações para a solução pacífica de conflitos no âmbito da União, seja entre órgãos e entidades, seja entre a administração pública e o cidadão”. Acrescentou Mollica.

Grace Mendonça contou um pouco dos desafios. “Os mutirões, em parceria com poder judiciário, foram trabalhos relevantes na nossa instituição. Com isso, conseguimos reduzir, só no ano de 2016, 17mil acordos nas ações envolvendo a União”, disse.

Ainda de acordo com a ministra, foi desenvolvido um novo projeto voltado para o direito previdenciário. “É a nossa Procuradoria Geral Federal procurando também conciliar, nessa percepção que conciliar é legal, temos o respaldo da lei pra isso, em especial da Legislação mais recente. Estamos desenvolvendo um projeto em que partimos de alguns pressupostos crescidos na lei e de entendimento já consolidados nos tribunais superiores. Temos a possibilidade de nessas questões de entendimentos superiores concessão de auxilio doença,

questões relacionadas a possessão aposentadoria. E dentro de um plano de negociação, só nos dois últimos meses do ano passado, celebramos 1.400 acordos dessa natureza e esse projeto ele se estende agora por todo ano de 2017”, declara.

A palestrante ainda explicou sobre a importância do trabalho

desenvolvido pela AGU. “A

advocacia geral da união atua por ano aproximadamente 20 milhões de processos. Temos 8 mil advogados públicos para dar conta de todo esse trabalho, só em 2016 rendeu para os cofres públicos federais algo em torno de R$ 65 bilhões, R$ 20 milhões foram somente da atuação arrecadatória que a Procuradoria Geral da Fazenda Nacional fez. Com isso, mostramos a maior virtude da atuação do advogado público que é aquilo que nos motiva, que nos estimula, que nos dá força para seguir”, concluiu a ministra.

Ao fim da Aula Magna, os alunos tiveram a oportunidade de fazer perguntas. A faculdade ICESP, em agradecimento, ofereceu uma placa de homenagem e flores à Ministra Greice Mendonça.

(7)

FEVEREIRO

CAPA

COORDENADOR DE ODONTOLOGIA É CONVIDADO

PARA PARTICIPAR DE CONGRESSO INTERNACIONAL

O

coordenador do curso de

Odontologia, Dr. Ricardo Fabris, foi convidado para participar do Congresso Americano de Ortodontia em San Diego, Califórnia, de 21 a 24 de abril. O professor foi convidado também para conhecer a ‘The University of Texas’.

Ricardo comenta a importância desses congressos. “A participação no congresso americano de Ortodontia em San Diego, EUA, visa conhecer o que temos de mais atual na Odontologia tanto na parte acadêmica, quanto na parte comercial, de materiais e produtos”, explica.

Ele ainda comenta sobre a visita na universidade do Texas. “A importância de visitar as instalações, clínicas e laboratórios da faculdade de odontologia da The University of Texas, é muito grande, pois temos o intuito de criarmos nossa estrutura similar às grandes faculdades americanas, diferenciando o curso de Odontologia do Icesp dentro do Distrito Federal”, disse.

A Faculdade Icesp parabeniza o professor pelo reconhecimento adquirido internacionalmente e deseja uma ótima viagem.

(8)

FEVEREIRO

PROJETO CUIDAR ICESP ATENDE MAIS DE 500

PESSOAS NO PARQUE RODOVIÁRIO DO DER

Alunos e professores trabalham com conhecimento, dedicação e solidariedade

N

a quinta-feira (09), os servidores

do Parque Rodoviário do

Departamento de Estradas e Rodagens (DER) receberam o Projeto Cuidar da Faculdade ICESP. A ação foi realizada em Sobradinho e levou serviços de saúde e inscrição de vestibular gratuitos.

Esta é a segunda visita do Icesp, através do Projeto Cuidar, ao DER. Os serviços oferecidos foram, de aferição de pressão arterial, teste de glicemia, e tipagem sanguínea. Todos esses serviços ficaram por conta dos acadêmicos dos cursos de Enfermagem e Biomedicina sob a supervisão do professor Júlio Hashimoto.

Para o professor, esta é uma oportunidade que o estudante tem

de praticar o que vem aprendendo ao longo do curso. “A vivência da prática é o melhor ensinamento para o aluno. A convivência do enfermeiro potencializa o conhecimento técnico-cientifico. Aqui ele identifica algumas patologias e assim vai aprimorando o ensino adquirido em sala de aula”, explica o professor.

Júlio ainda comenta as novidades que pretende levar às ações do Projeto. “Nas próximas ações queremos aprimorar os serviços que, vamos oferecer eletrocardiograma, exames preventivos e teste de urina rápido, além de demonstração da ação de medicamentos no organismo e formas corretas de armazenamento de remédios”, adiantou.

Os serviços foram muito bem

(9)

FEVEREIRO

CAPA

recebidos por todos os servidores. Edite Siqueira aprovou a iniciativa. “Ah, eu gostei sim. Acho muito válido esse tipo de ação para sabermos como está nossa saúde”, disse.

Para o senhor Elusmar Brandão, o Projeto Cuidar é excelente. “Acho isso aqui um trabalho ótimo. É bom chegarmos quase no fim da semana e ver que a saúde está bem. Gosto muito dessas ações”, comentou.

Os benefícios

do projeto não são apenas para quem recebe a atenção dos futuros enfermeiros e biomédicos, mas também, para os estudantes. É o caso da

acadêmica Isis Alexandra, do oitavo semestre de enfermagem. “Para mim foi ótimo participar dessas ações, a gente se sente abraçado pela instituição, é a valorização da nossa formação”, disse.

Fábio Vargas, diretor de educação para o trânsito do DER-DF, explica a importância do projeto. “O intuito dessa ação é a prevenção. A prevenção relativa à saúde do servidor, ele dá uma pausa no trabalho pela manhã para fazer alguns exames para saber como está a saúde. E além disso demonstra que tanto a faculdade, como nós, estamos preocupados com o nosso servidor, em oferecer a ele qualidade de vida”, explica.

A gestora de comunicação e coordenadora do Projeto Cuidar,

Lindiane Reis, disse estar muito feliz com as realizações do Projeto. “A gente está muito feliz em ter como nosso primeiro visitante, o DER, que é nosso grande parceiro. O projeto vai muito além da parte da saúde, da prestação de serviços, o Cuidar leva a humanização para o nosso público das empresas, escolas, parques e praças, aonde estaremos presentes durante o ano inteiro. E todos que são atendidos sentem esse cuidado que trazemos”, explica.

Na terça-feira (07), a Faculdade ICESP levou o Projeto Cuidar, também, à sede do DER. Eles tiveram acesso aos serviços de saúde, assistência jurídica, ginástica laboral, inscrição para vestibular às empresas parceiras.

(10)

FEVEREIRO

Elisio Batista Ferreira, servidor do DER, comenta que aprovou a ação: “Eu gostei muito porque nem lembrava o tipo do meu sangue e, além disso, ter essa verificação da pressão da gente é muito importante, é sempre bom saber como estamos”, disse.

Para o senhor Maury da Silva, que teve que cancelar o plano de saúde por causa dos altos reajustes, explica que esse serviço é muito útil para os

funcionários: “Eu gostei dessa ação porque a gente sempre precisa aferir a pressão e ter isso no conforto do trabalho é muito bom”, disse.

O Projeto Cuidar beneficiou grande parte dos servidores, de todos os setores. Gabriela Ambrósio disse gostar muito do atendimento: “O pessoal que afere a pressão e a glicemia são muito gentis e as meninas da tipagem sanguínea também, gostei de tudo”, comenta.

Agronomia começa 3º Ciclo

do Projeto Extensionista

N

a quarta-feira (22), os acadêmicos do curso de Agronomia iniciaram o 3° Ciclo do Projeto Extensionista Mais na Terra seguida de uma confraternização.

(11)

FEVEREIRO

CAPA

ACADÊMICOS DE ADMINISTRAÇÃO VISITAM

O 11º DEPÓSITO DE SUPRIMENTOS DO

COMANDO DO EXÉRCITO

N

esta quinta-feira (23), os acadêmicos do curso de Administração da unidade do Recanto das Emas fizeram uma visita técnica ao Décimo Primeiro Depósito de Suprimento do Comando do Exército de Brasília-DF.

Os estudantes foram recebidos pelo Tenente Coronel Marcelo Sampaio Pereira, que palestrou

sobre a logística do depósito. A visita foi coordenada pelo professor Raimundo Paravidine e o professor Victor Rios acompanhou.

(12)

FEVEREIRO

NEXT PRORROGA INSCRIÇÕES PARA O

PRIMEIRO CONCURSO DE POESIAS

O

Núcleo de Extensão (Next)

estende inscrições para o I concurso de poesia do Icesp – Copoetice. As inscrições vão até 24 de abril. Os vencedores terão premiações e a obra será publicada em livro que será produzido pelo próprio Next.

Serão selecionadas dez poesias e estas serão apresentadas, pelo autor, no auditório da unidade de Águas Claras, no dia 30 de maio.

O objetivo do concurso é promover a criatividade e originalidade cultural poética na comunidade acadêmica. O candidato para participar do concurso deverá escrever uma poesia

com o tema “O homem da terra para a Terra”. Cada participante poderá concorrer com até duas poesias. O texto deverá ter no máximo 60 linhas.

Para efetivar a participação no concurso o estudante deverá comparecer ao Next, Icesp Águas Claras, das 13 às 19h, apresentar documento pessoal com foto, formulário em anexo no edital preenchido e a poesia em envelope identificado e lacrado.

As premiações serão para primeiro, segundo e terceiro lugar. O 1º lugar ganhará um smartphone, 2º lugar um tablet e 3º lugar um headphone. As inscrições são gratuitas.

Referências

Documentos relacionados

Buscando contribuir para a composição do estado da arte da pesquisa contábil no Brasil, a investigação lançou mão de técnicas de análise bibliométrica para traçar o perfil

O candidato deverá apresentar impreterivelmente até o dia 31 de maio um currículo vitae atualizado e devidamente documentado, além de uma carta- justificativa (ver anexo

Foram dois grandes períodos que constituí- ram a Idade Média, quais sejam, a alta idade média, que permaneceu nos séculos V a IX, em que foi mar- cada pelos Direito Romano e

Nessa medida, procedeu-se inicialmente à revisão da literatura disponível sobre a resiliência, com especial ênfase na sua relação com a prática desportiva e o suporte social,

A proporçáo de indivíduos que declaram considerar a hipótese de vir a trabalhar no estrangeiro no futuro é maior entle os jovens e jovens adultos do que

Realizar a manipulação, o armazenamento e o processamento dessa massa enorme de dados utilizando os bancos de dados relacionais se mostrou ineficiente, pois o

Este estudo apresenta como tema central a análise sobre os processos de inclusão social de jovens e adultos com deficiência, alunos da APAE , assim, percorrendo

The UV-B treatments did not show any important effect on glucose levels of tomatoes at any harvest stages; whereas, UVB8 treatment showed high glucose levels in tomatoes at the