• Nenhum resultado encontrado

Aluno(a): Código: 2 Rua T-53 Qd. 92 Lt. 10/11 nº 1356 Setor Bueno

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Aluno(a): Código: 2 Rua T-53 Qd. 92 Lt. 10/11 nº 1356 Setor Bueno"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Aluno(a):_____________________________________________________________ Código:__|__|__|__|__

Série: 2ª

Turma: _______

Data: ___/___/___

01. Uma roda d’água gira com velocidade angular constante sobre o seu eixo. Ao meio dia, com o sol a pino, a sombra projetada de um ponto da roda executa outro movimento. Responda:

a) Qual o movimento executado pela sombra projetada;

b) Cite três características desta movimento.

02. Uma mola ideal está suspensa verticalmente, presa a um ponto fixo no teto de uma sala, por uma de suas extremidades. Um corpo de massa 0,08 kg é preso à extremidade livre da mola e verifica- se que a mola desloca-se para uma nova posição de equilíbrio. O corpo é puxado verticalmente para baixo e abandonado de modo que o sistema massa-mola passa a executar um movimento harmônico simples. Desprezando as forças dissipativas, sabendo que a constante elástica da mola vale 0,5 N/m e considerando  = 3, calcule:

a) o período do movimento executado pelo corpo;

b) Considerando a amplitude do movimento igual a 20 cm, calcule a energia mecânica do sistema.

03. Um objeto preso por uma mola de constante elástica igual a 20 N/m executa um movimento harmônico simples em torno da posição de equilíbrio. A energia mecânica do sistema é de 0,4 J e as forças dissipativas são desprezíveis. Calcule:

a) A amplitude de oscilação do objeto;

b) A elongação da mola no momento em que a energia cinética é quatro vezes maior que a energia potencial.

04. Um sistema massa-mola oscila em M.H.S. Considerando a massa igual a 16 kg, a constante elástica da mola igual a 100 N/m e a amplitude de oscilação do sistema igual a 2 m, calcule:

a) O período do movimento;

b) A energia mecânica do movimento.

05. Com relação à questão anterior, calcule :

a) A elongação da mola no momento em que a energia cinética é três vezes maior que a energia potencial.

b) A elongação da mola no momento em que a energia cinética é oito vezes maior que a energia potencial.

(2)

06. Considere o circuito da figura abaixo em que as resistências são dadas em

k

e a bateria é considerada ideal com uma força eletromotriz de 12 Volts.

a) Qual é a diferença de potencial no resistor R ?2

b) Qual é a potência dissipada pelo circuito?

c) A resistência R3 agora é retirada do circuito e substituída por um fio

sem resistência. Qual é a nova corrente que passa por R ?1

07. O circuito representado é constituído por quatro resistores ôhmicos, um gerador ideal, uma chave Ch de resistência elétrica desprezível e duas lâmpadas idênticas, L1 e L ,2 que apresentam valores nominais de

tensão e potência iguais a 40 V e 80 W cada. A chave pode ser ligada no ponto A ou no ponto B, fazendo funcionar apenas uma parte do circuito de cada vez.

Considerando desprezíveis as resistências elétricas dos fios de ligação e de todas as conexões utilizadas, calcule:

a) As potências dissipadas pelas lâmpadas

L

1 e

L ,

2 quando a chave é

ligada no ponto

A.

b) Em seguida, calcule as potências dissipadas pelas lâmpadas

L

1 e

L ,

2

quando a chave é ligada no ponto

B.

08. Em uma aula de Física, o professor apresenta para seus alunos três lâmpadas com as seguintes especificações: L : 20 W 120 V,1

2

L : 40 W 120 V e L : 15 W 120 V .3  Em seguida faz duas ligações

com as lâmpadas, montando os circuitos

A

e B, como mostram as figuras abaixo.

Com base nas informações, responda as seguintes questões: a) Calcule a resistência equivalente de cada circuito.

b) Qual lâmpada terá o maior brilho em cada circuito? Justifique sua resposta.

(3)

c) Alimentando os circuitos com

V

120 V,

qual a corrente em cada um dos circuitos no caso de a lâmpada

L

1 se queimar? Justifique sua resposta.

09. Durante uma aula de projetos elétricos, o professor pediu que os alunos construíssem um circuito elétrico como mostrado abaixo. Os resistores

R ,

1

R ,

2

R

3 e

R

4 têm resistências iguais a

2,0

,

4,0

,

5,0

e

7,0

,

respectivamente. O circuito é alimentado por uma bateria de

6,0 V

com resistência interna desprezível.

a) Qual a corrente total que atravessa esse circuito? Justifique sua resposta.

b) Qual a diferença de potencial entre as extremidades do resistor

R ?

3

Justifique sua resposta.

10. O arranjo experimental representado na figura é formado por uma fonte de tensão F, um amperímetro A, um voltímetro V, três resistores,

R , R

1 2 e

R ,

3 de resistências iguais, e fios de ligação.

Quando o amperímetro mede uma corrente de

2 A,

e o voltímetro, uma tensão de

6 V,

calcule:

a) a corrente em cada resistor.

b) a potência dissipada em

R

2. Note e adote:

- A resistência interna do voltímetro é muito maior que a dos resistores (voltímetro ideal).

- As resistências dos fios de ligação devem ser ignoradas.

11. Sobre poríferos responda:

a) Qual a diferença entre o átrio e o ósculo das esponjas?

_________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ b) O que são espículas? Em que animais ocorrem?

_________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ 12. Por que as esponjas são chamadas de poríferos? Caracterize estes animais.

_________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ 13. Qual é nome se dá às células venenosas que ocorrem nos animais celenterados como as águas-vivas, corais e anêmonas-do-mar? E para que serve? _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________

(4)

14. O que são medusas e pólipos? Como eles capturam seu alimento? _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ 15. O que são cnidoblastos? Em que Filo animal aparece? Exemplifique. _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ 16. “Cerca de 100 milhões de anos atrás o número de espécies de plantas floríferas na Terra aumentou explosivamente e os botânicos se referem a este evento como a grande radiação... A fagulha que provocou esta explosão foi a pétala. As pétalas multicoloridas criaram muito mais diversidade no mundo vegetal. Em sua nova indumentária estas plantas, antes despercebidas, se ressaltaram na paisagem... A reprodução literalmente decolou. Os dinossauros que se alimentavam de árvores floríferas com pequenos frutos, samambaias, coníferas e alguns tipos de musgos, foram os maiores espalha-brasas que o mundo já viu. Involuntariamente abriram novos terrenos para a dispersão das espécies vegetais e semearam a terra com sementes expelidas por seu trato digestivo”.

(Adaptado de National Geographic, julho/2002). a) Relacione a grande variedade de tipos de flores com a promoção da diversidade genética das populações vegetais.

_________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ b) A que grupos pertencem os vegetais destacados no texto? Dentre eles, qual ou quais produzem sementes?

_________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ 17. “necessidade (...) sal de cozinha”

Considerando que os representantes do Reino Vegetal possuem nutrientes necessários e indispensáveis à alimentação humana, relacione polinização, frutos e substâncias nutritivas;

_________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________

18. Um estrangeiro, em visita à região sul do Brasil, teve sua atenção voltada para uma planta nativa, de porte arbóreo, com folhas pungentes e perenes e flores reunidas em inflorescências denominadas Estróbilos. Desta planta obteve um saboroso alimento, preparado a partir do cozimento em água fervente.

a) Qual o nome popular desta planta e a que grupo pertence? _________________________________________________________ _________________________________________________________ b) O alimento obtido corresponde a que parte da planta?

_________________________________________________________ _________________________________________________________ 19. BARBATIMÃO E GRAMÍNEA CONVIVEM LADO A LADO NO CERRADO .

A figura anterior mostra o extraordinário desenvolvimento das raízes do barbatimão, em comparação com as raízes da gramínea. Até os 2 metros representados na figura, não aparecem sequer raízes absorventes do barbatimão, que estão em profundidade ainda maior. a) Indique a vantagem de as raízes do barbatimão atingirem vários metros de profundidade, em sua competição com as gramíneas.

_________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ b) Cite duas outras características das plantas do cerrado que possibilitam sua adaptação às condições da seca.

_________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ 20. O corpo dos vegetais superiores é composto por 2 (dois) conjuntos básicos de estruturas: vegetativas e reprodutivas. Enquanto as estruturas vegetativas garantem a manutenção do indivíduo como uma unidade dentro da população, as estruturas reprodutivas são responsáveis pela propagação deste indivíduo e pela consequente manutenção do estoque genético da espécie. No que se refere às estruturas vegetativas, resolva os itens a seguir:

a) Quais as funções do caule e da raiz na planta? Cite pelo menos duas funções de cada órgão.

_________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________

(5)

b) Quais as características morfológicas (ou fisiológicas) de cada um desses órgãos? Cite pelo menos duas características de cada um.

_________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ c) Normalmente, os caules e as raízes desenvolvem-se, respectivamente, acima e abaixo do solo. Acontece que determinadas plantas apresentam um padrão de crescimento um tanto quanto diferente. Cite 2 (dois) exemplos de caules subterrâneos e 2 (dois) exemplos de raízes aéreas. _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________

Referências

Documentos relacionados

224. Em sua manifestação, a LMTE aduziu que se opõe ao enquadramento e às alegações expostas na Não Conformidade N.21, destacando que em nenhuma ocasião a

A Escola de Ciências Sociais da Fundação Getulio Vargas (FGV CPDOC) torna público processo seletivo interno, no âmbito do Projeto Institucional de Internacionalização

• Não é permitido participação societária em qualquer empresa que tenha qualquer tipo de relação comercial com a Fockink, e nenhum

Os rendimentos e gastos financeiros para todos os instrumentos financeiros, excepto aqueles classificados como mantidos para negociação ou todas outras variações do justo valor

Assim, considerando a relação do setor de construção civil com o desenvolvimento econômico mensurado pelo PIB e que, consequentemente, a geração de riquezas nos

Esse trabalho trata da atuação da Mestra Joana no Grupo de maracatu de baque virado Baque Mulher na comunidade do Bode, no bairro do Pina em Recife/PE só com

São contabilizados os números de encontros com convidados externos, campanhas de esclarecimentos, pareceres gerados pelos Grupos, artigos enviados pelos Grupos

Entre medicina e ciência, a Ayurveda é sobretudo uma arte de viver, uma filosofia de vida baseada no equilíbrio e no bem-estar do corpo através do espírito. Já rica numa gama de