• Nenhum resultado encontrado

BIOLOGIA. LISTA de RECUPERAÇÃO. Professor: Wellington DATA: 18 / 04/ 2017

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "BIOLOGIA. LISTA de RECUPERAÇÃO. Professor: Wellington DATA: 18 / 04/ 2017"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

DATA: 18 / 04/ 2017 Professor

:

Wellington

BIOLOGIA

LISTA de RECUPERAÇÃO

1. Mecanismos de controle de pH são fundamentais para a vida. Um mecanismo bastante eficiente de controle de pH por organismos vivos envolve moléculas doadoras e aceptoras de prótons, que são ácidos e bases que atuam em conjunto equilibrando alterações de pH às quais os organismos estão sujeitos.

a) Alterações no pH intracelular afetam a estrutura de proteínas. Por que isso ocorre?

b) Que consequências para o processo de respiração celular a alteração na estrutura de proteínas envolvidas com o ciclo de Krebs pode trazer?

2. Leia o trecho da sentença condenatória de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes.

Portanto condenam ao Réu Joaquim José da Silva Xavier por alcunha o Tiradentes Alferes que foi da tropa paga da Capitania de Minas a que com baraço e pregão seja conduzido pelas ruas públicas ao lugar da forca e nela morra morte natural para sempre, […] e a casa em que vivia em Vila Rica será arrasada e salgada, para que nunca mais no chão se edifique […].

(http://bd.tjmg.jus.br)

Como se verifica, além da condenação à morte, a sentença determinava ainda que a casa em que o inconfidente vivia fosse demolida e a terra salgada, tornando-a assim improdutiva. Referindo-se aos processos de transporte de substâncias através da membrana, os quais permitem às células dos pelos

absorventes das raízes obterem água e minerais do solo, explique por que salgar a terra torna o solo improdutivo.

3. Embora a célula eucariota seja altamente

compartimentalizada, os processos necessários para a vida estão integrados em redes. Por exemplo, apenas uma parte do ATP sintetizado numa organela conversora de energia é utilizada na própria organela, sendo o restante do ATP exportado da organela e utilizado por outros compartimentos celulares, como os especializados na biossíntese,

processamento e distribuição de proteínas.

a) Quais são as organelas indicadas em B, C e D? b) Qual processo celular está indicado em A? c) Qual processo bioquímico está representado em E? d) Por qual mecanismo o CO2 sai da célula?

4. Recomenda-se frequentemente aos vestibulandos que, antes do exame, prefiram alimentos ricos em carboidratos (glicídios) em vez de gorduras (lipídios), pois estas são digeridas mais lentamente. Além da função energética, os carboidratos exercem também funções estruturais, participando, por exemplo, dos sistemas de sustentação do corpo de animais e vegetais.

a) Cite duas estruturas, uma no corpo de um animal e outra no corpo de um vegetal, em que se verifica a função estrutural dos carboidratos.

b) Ao chegar ao duodeno, as gotas de gordura são processadas por agentes não enzimáticos e por uma enzima em especial. Identifique estes agentes e esta enzima, mencionando a ação de cada um.

5. Nos vegetais, uma parede celular envolve a membrana plasmática.

Cite o principal tipo de carboidrato que compõe a parede celular dos vegetais, bem como o monossacarídeo que o forma. Indique, ainda, as duas principais funções dessa parede celular.

6. Um problema do estilo de vida nas grandes cidades é que as pessoas, cada vez menos, tomam banhos de sol. Dentre fatores que podem decorrer desse problema está o aumento da predisposição à osteoporose, que é a descalcificação dos ossos, ou o raquitismo, em crianças.

Qual a vitamina, cujo precursor é ativado por luz solar, envolvida nesses processos? Qual a função dessa vitamina na prevenção das doenças mencionadas acima?

(2)

I. Nas carnes e vísceras, o ferro é encontrado na forma Fe2+. II. Nos vegetais, o ferro é encontrado na forma mais oxidada,

Fe3+.

III. A vitamina C é capaz de reduzir o ferro da forma Fe3+ para a forma Fe2+.

a) Qual das formas iônicas do ferro é melhor absorvida pelo intestino humano? Justifique.

b) As afirmações e o gráfico justificam o hábito do brasileiro, de consumir laranja junto com a feijoada? Justifique.

8. O atual modelo de estrutura da membrana plasmática celular é conhecido por modelo do mosaico fluido, proposto em 1972 pelos pesquisadores Singer e Nicholson. Como todo conhecimento em ciência, esse modelo foi proposto a partir de conhecimentos prévios. Um importante marco nessa construção foi o experimento descrito a seguir. Hemácias humanas, que só possuem membrana plasmática (não há membranas internas) foram lisadas (rompidas) em solução de detergente, e os lipídios foram cuidadosamente dispersos na superfície da água. Foi então medida a área ocupada por esses lipídios na

superfície da água e ficou constatado que ela correspondia ao dobro do valor da superfície das hemácias.

a) Que conclusão foi possível depreender desse experimento, com relação à estrutura das membranas celulares? b) Baseado em que informação foi possível chegar a essa conclusão?

9. Os médicos costumam prescrever às pessoas hipertensas uma dieta com baixo teor de sódio. Entretanto, esse elemento a que os médicos se referem não é o sódio metálico, um metal muito reativo que, em contato com a água, libera grande quantidade de energia. Na verdade, essa recomendação refere-se aos íons sódio (Na+), que são ingeridos quando consumimos, principalmente, alimentos que contenham o sal de cozinha. Da

b) A prescrição de ferro às pessoas anêmicas visa otimizar o transporte de gases respiratórios pelas hemácias, pois, na ausência de ferro, esse transporte é realizado por proteínas plasmáticas.

10. Os hábitos alimentares, ou seja, os tipos de alimentos escolhidos pelas pessoas para fazer parte da sua dieta usual, bem como o modo de preparar os alimentos, variam

principalmente em relação aos diferentes organismos e segundo a ingestão adequada de nutrientes. Desta forma, a ingestão de lipídeos, carboidratos, proteínas e vitaminas de forma equilibrada garantem de maneira geral o sucesso nutricional dos seres vivos. Cite duas consequências que acometem um indivíduo quando ele deixa de ingerir carboidratos para garantir a redução de peso corporal.

11. A gordura em excesso é um fator de alerta em relação às condições de saúde dos indivíduos. Profissionais que atuam na área de Fisioterapia Dermato-funcional têm demonstrado a eficácia no tratamento de gordura localizada pela aplicação de ultrassom em células adiposas do tecido subcutâneo. Essa técnica permite o rompimento das membranas das células de gordura.

Em relação ao contexto acima, cite:

a) duas funções do tecido adiposo em nosso corpo; b) dois tipos de lipídios contidos no organismo humano.

12. Em abril de 2007, astrônomos suíços, portugueses e franceses descobriram um planeta semelhante à Terra fora do sistema solar, o Gliese 581c. A descoberta desse planeta representa um salto da ciência na busca pela vida extraterrestre, visto que os cientistas acreditam que há água líquida em sua superfície, onde as temperaturas variam entre 0 °C e 40 °C. Tais condições são muito propícias à existência de vida. Por que a água na forma líquida e temperaturas entre 0 °C e 40 °C são propícias para a existência da vida tal como a conhecemos?

13. Logo após a colheita, os grãos de milho apresentam sabor adocicado, devido à presença de grandes quantidades de açúcar em seu interior. O milho estocado e vendido nos mercados não tem mais esse sabor, pois cerca de metade do açúcar já foi convertida em amido por meio de reações enzimáticas. No entanto, se o milho for, logo após a colheita, mergulhado em água fervente, resfriado e mantido num congelador, o sabor adocicado é preservado.

Por que esse procedimento preserva o sabor adocicado dos grãos de milho?

(3)

a) Que vegetais poderiam estar expostos nas bancas

correspondentes às vitaminas A e C indicadas pelas placas, em substituição às pastilhas, comprimidos e cápsulas?

b) Que distúrbios orgânicos podem ser evitados pela ingestão de alimentos ricos em vitaminas B1 e K?

16. As células dos seres vivos são recobertas por uma finíssima película denominada membrana plasmática. Ela apresenta cerca de 7,5 nanômetros de espessura, não sendo possível a sua visualização em microscópio ótico. Entre as suas funções estão a de proteção e reconhecimento celular, e a de transporte de substâncias para dentro e fora da célula.

a) Identifique e nomeie as estruturas indicadas pelas letras A, B e C, na figura abaixo.

b) Diferencie transporte ativo de transporte passivo. c) Explique o mecanismo da osmose.

(4)

RESPOSTAS

Resposta da questão 1:

a) Alterações no pH intracelular causam a perda de estrutura espacial das proteínas, fenômeno conhecido por

desnaturação. As mudanças na conformação molecular das proteínas interferem decisivamente na sua função.

b) As mudanças na estrutura das enzimas que catalisam as reações do ciclo de Krebs impedem a desidrogenação e a descarboxilação dos substratos que participam desse ciclo. Essas alterações paralisam a fosforilação oxidativa e, consequentemente, limitam a produção de energia (ATP).

Resposta da questão 2:

O salgamento torna o solo hipertônico em relação aos pelos absorventes da raiz. Consequentemente, as plantas perdem água para o solo e não sobrevivem.

Resposta da questão 3:

a) B - Retículo endoplasmático granuloso; C - vesícula de transporte de proteína e D - sistema golgiense.

b) A indica o processo de secreção celular. c) E indica o ciclo de Krebs.

d) O CO2 sai da célula por difusão simples através da bicamada lipídica da membrana plasmática.

Resposta da questão 4:

a) Exoesqueleto de quitina verificado nos artrópodes e parede celular celulósica observada nos vegetais. b) Os agentes não enzimáticos são os sais biliares que emulsificam as gotas de gorduras. Os agentes enzimáticos são as lípases presentes no suco pancreático. As lípases aceleram a hidrólise dos glicerídeos, convertendo-os em ácidos graxos e glicerol.

Resposta da questão 5:

A parede celular dos vegetais é constituída por celulose, um polímero formado pela união de moléculas de glicose

(monossacarídeo). Suas funções principais são a sustentação e proteção das células vegetais.

Resposta da questão 6:

O precursor da vitamina D (antirraquítica) é ativado pela luz solar. Essa vitamina é essencial para a absorção intestinal do cálcio e sua fixação nos ossos e nos dentes. A avitaminose D causa alterações no crescimento (raquitismo), na densidade óssea (osteoporose), entre outros transtornos.

b) A conclusão é baseada na observação de que, a área ocupada pelos lipídeos da membrana dispersos na água, ocupa o dobro da área da superfície das hemácias.

Resposta da questão 9:

a) Correto.

b) Incorreto. As proteínas podem transportar apenas uma pequena fração do gás carbônico presente no sangue venoso. Quase a totalidade do oxigênio presente no sangue arterial está associada às moléculas de hemoglobina presentes nos

eritrócitos.

Resposta da questão 10:

Os carboidratos são a principal fonte de energia para os seres vivos, apresenta função plástica ou estrutural formando a arquitetura corporal dos seres vivos, além de participarem da formação dos ácidos nucleicos (DNA e RNA). Desta forma, a falta destes compostos, o organismo buscará outras vias metabólicas para que ocorram essas mesmas funções. O organismo começará a utilizar as gorduras como fonte de energia, porém com um custo fisiológico alto. Dessa forma o indivíduo concentrará no sangue, altas concentração de corpos cetônicos (produto do metabolismo da gordura), que reduzirá o apetite e alterará o paladar.

Resposta da questão 11:

a) O tecido conjuntivo adiposo, localizado abaixo da pele e entre os órgãos internos, funciona como amortecedor contra abalos mecânico e, também, como reserva energética e isolante térmico, contribuindo para a homeotermia. b) Os triglicérides, o colesterol, a esfingomielina e os

hormônios esteroides são os principais lipídios observados no organismo humano.

Resposta da questão 12:

Toda forma de vida depende de reações enzimáticas. As enzimas são catalizadores que dependem, para seu funcionamento, de água (na forma líquida) e temperaturas adequadas, geralmente entre 0 °C e 40 °C.

Resposta da questão 13:

Porque as enzimas responsáveis pelo processo de conversão de glicose em amido são desnaturadas pela fervura e o

congelamento preserva as qualidades do alimento e impede sua deteriorização.

Resposta da questão 14:

Enzimas são proteínas, portanto, moléculas sujeitas a

desnaturação. Se houver alteração na enzima uma determinada reação deixa de ser catalisada, podendo inclusive não ocorrer.

(5)

corresponde à bicamada de fosfolipídios.

b) O transporte passivo ocorre a favor do gradiente de concentração e não consome energia.

O transporte ativo consome energia e ocorre contra o gradiente de concentração.

c) Osmose é o processo de difusão passiva da água através de uma membrana semipermeável. A água se desloca de um meio hipotônico, isto é, menos concentrado em soluto, para o meio hipertônico, ou seja, mais concentrado em soluto.

Referências

Documentos relacionados

Com relação ao CEETEPS, o tema desta dissertação é interessante por se inserir no Programa de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), sob a tutela da Coordenação de

a) uso de fertilizantes e aterros sanitários / lançamento de gases poluentes / canalização de córregos e rios. b) lançamento de gases poluentes / lançamento de lixo

O presente trabalho teve por objetivo estudar modos de aplicação de boro e zinco, separados ou misturados, no sulco de semeadura, em área total ou em

Pavilhão Gimnodesportivo da Marinha Grande (Nery Capucho) SIR 1º Maio - 20km Almeirim (Nacional Juniores

Células eucarióticas diplóides em intérfase foram colo- cadas para se dividir em um tubo de ensaio contendo meio de cultura, no qual os nucleotídeos estavam

Nota: Todos os artigos contêm instruções em português, código de barras e certificação

São exemplos de polissacarídeos estruturais a celulose (presente na parede celular de algas e plantas), a quitina (presente na parede celular de fungos e no exoesqueleto

De acordo com sua Lei de criação, o Instituto Federal do Triângulo Mineiro é uma Instituição Federal de Educação Superior, Básica e Profissional, constituída como Autarquia