• Nenhum resultado encontrado

A REGRA Número 1 de todas as pessoas de sucesso

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A REGRA Número 1 de todas as pessoas de sucesso"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

A REGRA

Número 1 de todas as

pessoas de sucesso

(2)

Índice

Introdução   3  

O  Começo   4  

E  então,  o  que  você  pode  começar?   5  

As  Desculpas   6  

O  cara  que  começa  as  coisas   7  

Starbucks   7  

Se  Inspire  nas  Crianças   8  

(3)

Introdução

Esse Guia Prático foi construído com base no livro Quebre as Regras e Reinvente, do Seth Godin.

Logo no início do livro, Seth conta a história de uma moça que um belo dia ligou para o seu chefe e disse:

“Tive uma ideia, vou começa-lá amanhã, nao vai levar muito tempo e acho que pode dar certo”.

E com essas frases, ela mudou sua vida! E você pode estar pensando: Que ideia foi essa? Bem, essa é a pergunta errada! O que mudou a vida dela foi a sua atitude de começar alguma.

O livro não fala sobre começar aquela sua ideia milionária. Não é isso! Nem de montar um negócio. Isso não é sobre empreendedores, mas sobre "começadores". Isso vale para a recepcionista, para o assistente do almoxarifado, para o vendedor, enfim. Vale para todos!

O fato é que a regra número 1 de todas as pessoas de sucesso que eu já tive o prazer de conhecer, trabalhar ou estudar a respeito se resume a uma simples frase: Eles começam coisas!

Eles encontram uma oportunidade ou ideia, saem da zona de conforto, se arriscam e lançam. O sucesso ou fracasso é conseqüência da continuidade do que eles começam.

Eu sei que é realmente difícil acreditar que é tão simples assim, mas reflita um pouco e vai perceber que é só isso. E mais, se você pesquisar sobre o que os levam a continuar obtendo sucesso é a sua capacidade de continuar começando.

Sucesso basicamente é ter êxito em alguma coisa. Obter um resultado positivo sobre algo.

Veja, não significa dinheiro, status… significa resultado positivo sobre alguma coisa. Em outras palavras: Felicidade! Então para ser feliz (e obter sucesso) você só precisa assumir o compromisso de começar de verdade. Pois uma coisa leva a outra.

(4)

O Começo

A proposta central do livro é criar um movimento. O movimento pelo

COMEÇO! O negócio é começar. Sair da zona de conforto. Assumir os riscos de que eventualmente você pode falhar durante o caminho.

Segundo o autor, existem 7 imperativos necessários para o sucesso:

1. Estar consciente - consciente do mercado, das oportunidades e principalmente de quem você é.

2. Ter uma boa educação - para poder entender tudo a sua volta.

3. Estar conectado - e assim, ganhar confiança quando se comprometer.

4. Ser consistente - para que o sistema saiba o que esperar de você.

5. Construir um patrimônio - para que você tenha algo a vender.

6. Ser produtivo, para que você ganhe valor.

Mesmo com tudo isso, você pode fracassar. O mundo mudou rápido demais e, sem iniciativa, você está há apenas um passo de ser passado para trás.

O sétimo imperativo e o mais determinante é: Ter força, coragem e paixão para começar alguma coisa.

E vamos lá, hoje em dia não tem desculpa. Há 30 anos atrás os recursos tecnológicos eram bem mais caros e escassos.

Hoje você compra da China com um clique. Entra no Google e em 5 minutos tem acesso a tutoriais de quase tudo o que você sonhe em fazer.

Bom, mas ao começar, não confie só nos seus instintos. Segundo estudos científicos, sem um mapa, todos nós acabamos andando em círculos. Isso não é metáfora, é ciência.

Mesmo acreditando que estamos andando em linha reta, acabamos por andar em círculos. Então, desenhe o seu mapa!!

Seth diz que apenas as pessoas que mexem, testam e modificam, podem realmente compreender e exercer influência sobre algo.

(5)

E então, o que você pode

começar?

Estou não estou falando aqui de começar aquela sua ideia milionária. Não é isso! Nem de montar um negócio. Isso não é sobre empreendedores, mas sobre iniciadores. Isso vale para a recepcionista, para o assistente do almoxarifado, para o vendedor, enfim. Vale para todos!

Mas sabe porque é tão dificil começar? Porque nós somos podamos desde de sempre. Quer ver?

Em algum momento da sua vida, você já deve ter ouvido a expressão “Isso vai acabar em choro” certo? Possivelmente da sua mãe quando era pequeno.

Bom, é dessa forma que muitas pessoas pensam à respeito de uma carreira construída com base em iniciativa.

Que vai acabar em choro, que em algum momento você vai quebrar a cara.

O fato meu amigo é que a maioria das coisas quebram. A maioria das idéias fracassam.

Mas tem algo que é pior que isso, pior que fracassar… que é as pessoas apontando para você, querendo te jogar para baixo porque você errou.

Infelizmente as pessoas gostam de uma trágedia. É só você ver, o que mais da audiência na tv?

É preciso entender que evitar o fracasso não é nem de longe produtivo. Na verdade quanto mais rápido você fizer, descobrir que está errado e aprender com isso, melhor.

Muitas pessoas bem sucedidas fracassaram antes de dar certo e tá tudo bem!

É uma questão de lógica, quanto mais você faz, mais tende a fracassar.

O Google é um excelente exemplo de empresa que lança produtos todos os dias. Todos os dias eles estão pensando em uma forma diferente de interagir, de fazer mais e melhor e ainda assim, a grande maioria dos produtos não dão em nada.

(6)

Então comece alguma coisa agora. Não amanhã!

As Desculpas

Já sei, você vai vir com a história que trabalha, estuda, tem filhos blablablabla…

Para de arrumar desculpa! Sai um pouco do Facebook! Para de checar os e-mails a cada 5 minutos. E sai do Candy Crush!

Pegue 30 minutos do seu dia em comece alguma coisa. Sei lá, comece a escrever aquele livro que você queria escrever 15 anos atrás quando você ainda era solteiro. Vá para a academia. Faça alguma coisa de graça por alguém. Mas faça alguma coisa!

O Seth também fala da lavagem cerebral que a nossa ecomonia fez e faz até hoje. Até pessoas criativas, inteligentes pensam que tem de esperar a vez deles para serem escolhido.

- Empreendedores por exemplo, muitas vezes encontram-se esperando por um investidor. Eles acham que precisam ser selecionados para realmente construir um grande negócio.

- Funcionários esperam ser escolhidos para uma promoção. Eles pensam: se a empresa me promover, aí sim eu vou me comprometer mais.

Essa atitude do “Me escolhe” é um grande problema, porque você acaba sempre passando a responsabilidade para os outros. Não faça isso não! Escolha por você mesmo!

(7)

O cara que começa as coisas

Mas assim, a verdade é que o peso de ser “o cara que começa as coisas” as vezes é muito grande, fatalmente você cometerá erros. Então, aprenda a lidar com isso. Aprenda a lidar com os seus medos e não deixa-los te bloquear.

Seth conta a história de sua cachorra que possuía uma coleira com sensor. Quando ela passava de um determinado ponto do quintal, a coleira emitia um pequeno choque, condicionando-a a não ir a determinados lugares.

O ponto é que em algum momento, a coleira quebrou, mas a cachorra já estava tão condicionada que nunca mais ultrapassou os limites.

Isso é o que acontece com muitos de nós depois de alguns erros. Ficamos condicionados. Presos dentro de nossa própria mente, com medo de irmos adiante. Com medo de errarmos novamente.

É preciso tirar a coleira.

Eu sei que é difícil acreditar que errar faz parte do processo. Eu sei como é difícil investir tempo em algo e depois descobrir que não deu certo. O sentimento de frustração, aquela vontade de jogar tudo pro alto. Aquele pensamento do tipo: Eu não deveria nem ter começado isso…

Enfim, é complicado assumir riscos. É muito chato se sentir fracassado. Mas veja um exemplo prático de algo que precisou dar errado para dar certo.

Starbucks

A primeira loja da Starbucks nao vendia café. Vendia grãos!

Então Howard Shultz, um desses funcionários que começam as coisas, que não fica esperando ser o escolhido para se comprometer. Um iniciador sem coleira deu a ideia da Starbucks vender café espresso.

O negócio não era os grãos de café, mas o café expresso.

Porém, os donos não gostaram da ideia, achavam que as pessoas já faziam café em casa, então porque alguém compraria o café na rua?

(8)

Bom, Shultz teve que sair da Starbucks, montar sua cafeteria e mostrar que estava certo. 2 anos depois ele comprou a Starbucks dos seus antigos chefes.

E o resto é história. Mas o ponto é:

E se o “Starbucks errado” não tivesse sido montado? Se com medo de não saber exatamente se o negocio de grãos iria dar certo, eles decidissem não fazer nada?

Veja, sem a idéia errada, a idéia que a levou ao sucesso não existiria. Uma coisa levou a outra. O sucesso não é uma reta.

Então, mesmo que depois você descubra que estava errado, a parte mais difícil você já fez.

Se Inspire nas Crianças

Se inspire nas crianças. Elas são os melhores exemplos de iniciadores que conhecemos. Elas começam coisas toda hora. E isso nos dá esperança, pois significa que começar está em nossa essência.

O problema todo é que aos poucos somos podados pelos nossos pais, colegas, professores… A gente vai crescendo e ficando medroso, cheios de preconceitos e cheios de compromissos que nos permitam se esconder de ter que começar alguma coisa.

Então pare de fugir, se você tem o conhecimento, a plataforma e a habilidade para fazer a diferença. Então você tem uma obrigação moral em começar. E mais que isso, você tem que contaminar as pessoas a sua volta a fazerem o mesmo.

Por exemplo, quanto tempo você gasta desafiando os seus filhos, amigos ou funcionários a começarem alguma coisa?

(9)

A Armadilha das Muitas

Ideias

Cuidado com as suas ideias! É sério!

Se você é daqueles que tem muitas ideias (eu sei como é, eu sou um) Cuidado, porque o problema de ter muitas idéias é que geralmente nós nos escondemos atrás dessas soluções fantásticas para não começar nada! É uma maneira inteligente de se boicotar. É uma ótima desculpa! Você sempre pode dizer que precisa pesquisar mais um pouco, ler mais um pouco… ou que ainda não está pronto para lançar.

Então chega de falar!!! Comece uma idéia, lance! Não importa qual, não existe a idéia de ouro. Lance e deixe nos aproveitar os frutos da sua coragem.

Referências

Documentos relacionados

Ressalto que, além deles não terem sido respondidos, foram deletados, sem qualquer explicação, ainda que dirigida ao meu e-mail, o que me obrigou a cobrar seguidamente apenas a

Quando o documento de que trata o subitem anterior não mencionar o prazo de validade, considerar- se-á como válido, para fins deste edital, o documento que tenha sido emitido até

A caracterização do FTS é dada principalmente por quatro características: O FTS tem o objetivo de reduzir o tempo total de colocação do produto no mercado, é dependente de handoffs

É CORRETO afirmar que essas vacinas protegem porque A) são constituídas de moléculas recombinantes. D) impedem mutações dos patógenos... Analise estas figuras, em que

O mercado de trabalho está a ser seriamente afectado pela crise económica, repercutindo-se num aumento da taxa de desemprego, que atingiu os 9,8% no terceiro trimestre de 2009,

Enquanto estiver conectado à rede do Seagate Wireless Plus, é possível usar o aplicativo Seagate Media para se conectar a uma segunda rede Wi-Fi.. Se a segunda rede Wi-Fi tiver

a) Afirmativa 1- porque o “senso moral” se manifesta como conseqüência da “consciência moral”, que revela sentimentos associados às situações da vida.

A avaliação do comportamento das infecções hospitalares através do tempo permite a identificação de surtos, por meio da curva endêmica de infecção hospitalar na unidade de