• Nenhum resultado encontrado

PROCESSO LICITATÓRIO Nº 14/2017 EDITAL DE PREGÃO PRESENCIAL Nº 03/2017

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROCESSO LICITATÓRIO Nº 14/2017 EDITAL DE PREGÃO PRESENCIAL Nº 03/2017"

Copied!
26
0
0

Texto

(1)

PROCESSO LICITATÓRIO Nº 14/2017 EDITAL DE PREGÃO PRESENCIAL Nº 03/2017

EDITAL DE PREGÃO PRESENCIAL PARA CONTRATAÇÃO DE EMPRESA PARA

PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE

TRANSPORTE ESCOLAR MUNICIPAL E PARA TRANSPORTE DE UNIVERSITÁRIOS, PARA O ANO LETIVO DE 2017, PELO MENOR PREÇO POR TRAJETO.

O PREFEITO MUNICIPAL, DO MUNICÍPIO DE CAPITÃO/RS, Estado do Rio Grande do Sul, no uso de suas atribuições, torna público, para o conhecimento dos interessados, que às 08h30min, do dia 09 do mês de fevereiro de 2.017, na Sala de Licitações do Cento Administrativo Municipal, localizado na Rua 20 de Março, 109, Centro, nesta cidade, se reunirão o pregoeiro e a equipe de apoio, com a finalidade de receber propostas e documentos de habilitação, objetivando a CONTRATAÇÃO DE EMPRESA PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE TRANSPORTE ESCOLAR MUNICIPAL E PARA TRANSPORTE DE UNIVERSITÁRIOS, PARA O ANO LETIVO DE 2017, PELO MENOR PREÇO POR TRAJETO, processando-se essa licitação nos termos da Lei Federal nº 10.520, de 17/07/2002, e do Decreto Municipal nº 053/11, de 29/12/2011, com aplicação subsidiária da Lei Federal nº 8.666/93.

1- DO OBJETO:

1.1 Contratação de empresa para prestação de serviços de transporte escolar municipal e para transporte de universitários, para o ano letivo de 2017, conforme trajetos descritos no ANEXO I.

2 - DA APRESENTAÇÃO DOS ENVELOPES:

2.1 Para participação no certame, a licitante, além de atender ao disposto no item 7 deste edital, deverá apresentar a sua proposta de preço e documentos de habilitação em envelopes distintos, lacrados, não transparentes, identificados, respectivamente, como de n° 1 e n° 2 , para o que se sugere a seguinte inscrição:

AO MUNICÍPIO DE CAPITAO - RS PREGÃO PRESENCIAL Nº003/2017 ENVELOPE Nº01 - PROPOSTA PROPONENTE (NOME COMPLETO)

(2)

AO MUNICÍPIO DE CAPITAO - RS PREGÃO PRESENCIAL Nº003/2017 ENVELOPE Nº02 - DOCUMENTAÇÃO

PROPONENTE (NOME COMPLETO DA EMPRESA)

3 - DA REPRESENTAÇÃO E DO CREDENCIAMENTO:

3.1 A licitante deverá apresentar-se para credenciamento 30 minutos antes do horário marcado para abertura, junto ao pregoeiro, diretamente, por meio de seu representante legal, ou através de procurador, regularmente constituído, que devidamente identificado e credenciado, será o único admitido a intervir no procedimento licitatório, no interesse da representada.

3.1.1 A identificação será realizada, exclusivamente, através da apresentação de documento de identidade.

3.2 A documentação referente ao credenciamento de que trata o item 3.3 deverá ser apresentada fora dos envelopes.

3.3 O credenciamento será efetuado da seguinte forma:

a) se representada diretamente, por meio de dirigente, proprietário, sócio ou assemelhado, deverá apresentar:

a.1) cópia de inscrição no CNPJ, cópia do respectivo Estatuto ou Contrato Social em vigor, devidamente registrado ou ;

a.2) documento de eleição de seus administradores, em se tratando de sociedade comercial ou de sociedade por ações ou ;

a.3) inscrição do ato constitutivo, acompanhado de prova de diretoria em exercício, no caso de sociedade civil ou;

a.4) decreto de autorização, no qual estejam expressos seus poderes para exercer direitos e assumir obrigações em decorrência de tal investidura e para prática de todos os demais atos inerentes ao certame, em se tratando de empresa ou sociedade estrangeira em funcionamento no País ou ;

a.5) registro comercial, se empresa individual.

b) se representada por procurador, deverá apresentar além dos documentos acima:

b.1) instrumento público ou particular de procuração, devidamente reconhecida em cartório, em que conste os requisitos mínimos previstos no art. 654, § 1º, do Código Civil, em especial o nome da empresa outorgante e de todas as pessoas com poderes para a outorga de procuração, o nome do outorgado e a indicação de amplos poderes para dar lance(s) em licitação pública para prática de todos os demais atos inerentes ao certame ou;

b.2) carta de credenciamento outorgado pelos representantes legais da licitante, devidamente reconhecida em cartório, comprovando a existência dos

(3)

necessários poderes para formulação de propostas e para prática de todos os demais atos inerentes ao certame no modelo do ANEXO III.

Observação 1: O instrumento de mandato deverá estar acompanhado do ato de investidura do outorgante como representante legal da empresa.

Observação 2: Caso o contrato social ou o estatuto determinem que mais de uma pessoa deva assinar a carta de credenciamento para o representante da empresa, a falta de qualquer uma invalida o documento para os fins deste procedimento licitatório.

3.4 Para exercer os direitos de ofertar lances e/ou manifestar intenção de recorrer, é obrigatório a licitante fazer-se representar em todas as sessões públicas referentes à licitação.

4 - DO RECEBIMENTO E ABERTURA DOS ENVELOPES:

4.1 No dia, hora e local, mencionados no preâmbulo deste edital, na presença das licitantes e demais pessoas presentes à sessão pública do pregão, o pregoeiro, inicialmente, receberá o envelope nº01 - PROPOSTA e o nº02 - DOCUMENTAÇÃO.

4.2 Uma vez encerrado o prazo para a entrega dos envelopes acima referidos, não será aceita a participação de nenhuma licitante retardatária.

4.3 O pregoeiro realizará o credenciamento das empresas interessadas, as quais deverão comprovar, por meio de instrumento próprio, poderes para formulação de ofertas e lances verbais, bem como para a prática dos demais atos do certame.

5 - PROPOSTA DE PREÇO:

5.1 A proposta, cujo prazo de validade é fixado pela Administração em 30 (trinta) dias, deverá ser apresentada em folhas sequencialmente numeradas e rubricadas, sendo a última datada e assinada pelo representante legal da empresa, ser redigida em linguagem clara, sem rasuras, ressalvas ou entrelinhas, conforme modelo do ANEXO VII, e deverá conter:

a) Dados de identificação da empresa;

b) Preço total por trajeto, com planilha de cálculo anexa, esta que deverá conter o demonstrativo da formação do custo proposto, por km rodado e o total por trajeto, observando o valor máximo, contido no termo de referência ANEXO I.

Observação: Serão considerados, para fins de julgamento, os valores constantes no preço até, no máximo, duas casas decimais após a vírgula, sendo desprezadas as demais, se houver, também em eventual contratação.

(4)

6 - DO JULGAMENTO DAS PROPOSTAS:

6.1 Verificada a conformidade com os requisitos estabelecidos neste edital, a autora da oferta de valor mais baixo por trajeto e as das ofertas com preços até 10% (dez por cento) superiores àquela poderão fazer novos lances, verbais e sucessivos, na forma dos itens subsequentes, até a proclamação da vencedora.

6.2 Não havendo, pelo menos, 03 (três) ofertas nas condições definidas no subitem anterior, poderão as autoras das melhores propostas, até o máximo de 03 (três), oferecer novos lances, verbais e sucessivos, quaisquer que sejam os preços oferecidos em suas propostas escritas.

6.3 No curso da sessão, as autoras das propostas que atenderem aos requisitos dos itens anteriores serão convidadas, individualmente, a apresentarem novos lances, verbais e sucessivos, em valores distintos e decrescentes, a partir do autor da proposta classificada em segundo lugar, até a proclamação da vencedora.

6.4 Caso duas ou mais propostas iniciais apresentem preços iguais, será realizado sorteio para determinação da ordem de oferta dos lances.

6.5 A oferta dos lances deverá ser efetuada no momento em que for conferida a palavra à licitante, obedecida a ordem prevista nos itens 6.3 e 6.4.

6.5.1 Dada a palavra a licitante, esta disporá de 30 segundos (trinta segundos) para apresentar nova proposta.

6.6 É vedada a oferta de lance com vista ao empate.

6.7 Não poderá haver desistência dos lances já ofertados, sujeitando-se a proponente desistente às penalidades constantes no item 15 deste edital. 6.8 O desinteresse em apresentar lance verbal, quando convocada pelo pregoeiro, implicará na exclusão da licitante da etapa competitiva e, consequentemente, no impedimento de apresentar novos lances, sendo mantido o último preço apresentado pela mesma, que será considerado para efeito de ordenação das propostas.

6.9 Caso não seja ofertado nenhum lance verbal, será verificada a conformidade entre a proposta escrita de menor preço unitário e o valor estimado para a contratação, podendo o pregoeiro negociar diretamente com a proponente para que seja obtido preço melhor.

6.10 O encerramento da etapa competitiva dar-se-á quando, convocadas pelo pregoeiro, as licitantes manifestarem seu desinteresse em apresentar novos lances.

6.11 Encerrada a etapa competitiva e ordenadas as ofertas, de acordo com o menor preço apresentado, o pregoeiro verificará a aceitabilidade da proposta de valor mais baixo, comparando-a com os valores consignados em planilha de custos, decidindo motivadamente a respeito.

6.12 A classificação dar-se-á pela ordem crescente de preços propostos e aceitáveis. Será declarada vencedora a licitante que ofertar o MENOR PREÇO, desde que a proposta tenha sido apresentada de acordo com as

(5)

especificações deste edital e seja compatível com o preço de mercado.

6.13 Depois de declarada vencedora a licitante deverá apresentar nova planilha com os valores recalculados, conforme lances ofertados.

6.14 Serão desclassificadas as propostas que:

a) não atenderem às exigências contidas no objeto desta licitação; b) contiverem opções de preços alternativos;

c) forem omissas em pontos essenciais, de modo a ensejar dúvidas;

d) se oponham a qualquer dispositivo legal vigente, bem como as que não atenderem aos requisitos do item 5;

e) apresentarem preços manifestamente inexequíveis.

Observação: Quaisquer inserções na proposta que visem modificar, extinguir ou criar direitos, sem previsão no edital, serão tidas como inexistentes, aproveitando-se a proposta no que não for conflitante com o instrumento convocatório.

6.15 Não serão consideradas, para julgamento das propostas, vantagens não previstas no edital.

6.16 Da sessão pública do pregão será lavrada ata circunstanciada, contendo, sem prejuízo de outros, o registro das licitantes credenciadas, as propostas escritas e verbais apresentadas, na ordem de classificação, a análise da documentação exigida para habilitação e os recursos interpostos.

6.17 A sessão pública não será suspensa, salvo motivo excepcional, devendo todas e quaisquer informações acerca do objeto ser esclarecidas previamente junto ao setor de licitações deste Município.

6.18 Caso haja necessidade de adiamento da sessão pública, será marcada nova data para continuação dos trabalhos, devendo ficar intimadas, no mesmo ato, às licitantes presentes.

7 - DA HABILITAÇÃO:

7.1 Para fins de habilitação neste pregão, o licitante deverá apresentar, dentro do ENVELOPE Nº02, os seguintes documentos:

7.1.1 - Habilitação Jurídica:

a) Carteira de identidade dos sócios;

b) Registro Comercial, no caso de empresa Individual;

c) Ato Constitutivo, Estatuto ou Contrato Social em vigor, devidamente registrado em se tratando de Sociedades Comerciais, e, no caso de Sociedades por Ações, acompanhado de documentos de eleição de seus administradores;

d) Inscrição do ato constitutivo, no caso de sociedades civis, acompanhada de prova da diretoria em exercício;

e) Decreto de autorização, em se tratando de empresa ou sociedade estrangeira em funcionamento no país e ato de registro ou autorização para funcionamento expedido pelo órgão competente, quando a atividade assim o exigir.

(6)

7.1.2 - Regularidade Fiscal: a) Prova de inscrição no CNPJ.

b) Prova de quitação com a Fazenda Estadual e Municipal. c) Prova de quitação de FGTS

d) Prova de quitação com Débitos Relativos a Créditos Tributários Federais e a Dívida Ativa da União;

e) Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas – CNDT.

Bem como, as seguintes declarações:

a) declaração sobre as penas da lei, de que inexistem fatos impeditivos da sua habilitação, conforme modelo no Anexo IV deste Edital;

b) declaração, sob as penas da lei, que está ciente das condições estabelecidas neste Edital e que possui capacidade operativa para atender ao objeto licitado, conforme modelo no Anexo V deste Edital;

c) declaração de atendimento as exigências da Lei, conforme modelo no Anexo VI deste Edital;

7.1.3 - Qualificação Técnica:

a) Declaração explicita e formal da disponibilidade dos veículos, a serem utilizados nos serviços, bem como de pessoal qualificado com carteira de habilitação categoria mínima ‘’D’’ com cursos de especialização para transporte de escolares e transporte de coletivos conforme exigências legais.

7.1.4 - Qualificação Econômica - Financeira:

a) Certidão Negativa de falência ou concordata expedida pelo distribuidor da sede da pessoa jurídica com data não superior a 30(trinta) dias da abertura dos envelopes.

7.2. O envelope de documentação que não for aberto será devolvido à(s) empresa(s).

Obs.: Os documentos solicitados anteriormente nos itens 7.1.1, 7.1.2, 7.1.3 e 7.1.4 poderão ser apresentados em original, por qualquer processo de cópia, autenticada por cartório competente, ou por funcionário da Administração em órgão da imprensa oficial, os documentos elencados nos itens 7.1.2 e 7.1.4 deverão estar vigentes na data da abertura do presente processo.

8 - DA ADJUDICAÇÃO:

8.1. Constatado o atendimento das exigências fixadas no edital, a licitante que ofertar o MENOR PREÇO POR TRAJETO (obedecendo ao valor máximo constante do Termo de Referência), será declarada vencedora, sendo-lhe adjudicado o objeto do certame.

8.2 Em caso de desatendimento às exigências habilitatórias, o pregoeiro inabilitará a licitante e examinará as ofertas subsequentes e qualificação das

(7)

licitantes, na ordem de classificação e, assim, sucessivamente, até a apuração de uma que atenda ao edital, sendo a respectiva licitante declarada vencedora, ocasião em que o pregoeiro poderá negociar diretamente com a proponente para que seja obtido preço melhor.

8.3 Encerrado o julgamento das propostas e da habilitação, o pregoeiro proclamará a vencedora e, a seguir, proporcionará às licitantes a oportunidade para manifestarem a intenção de interpor recurso, esclarecendo que a falta dessa manifestação expressa, imediata e motivada, importará na decadência do direito de recorrer por parte da licitante.

9 - DOS RECURSOS ADMINISTRATIVOS:

9.1 Tendo a licitante manifestado motivadamente, na sessão pública do pregão, a intenção de recorrer, esta terá o prazo de 03 (três) dias corridos para apresentação das razões de recurso.

9.2 Constará na ata da sessão a síntese das razões de recurso apresentadas, bem como o registro de que todas as demais licitantes ficaram intimadas para, querendo, manifestarem-se sobre as razões do recurso no prazo de 03 (três) dias corridos, após o término do prazo da recorrente, proporcionando-se, a todas, vista imediata do processo.

9.3 A manifestação expressa da intenção de interpor recurso e da motivação, na sessão pública do pregão, são pressupostos de admissibilidade dos recursos.

9.4 O recurso será dirigido à autoridade superior, por intermédio daquela que praticou o ato recorrido, a qual poderá, no prazo de 05 (cinco) dias úteis, reconsiderar sua decisão ou fazê-lo subir, acompanhado de suas razões, devendo, neste caso, a decisão ser proferida dentro do prazo de 05 (cinco) dias úteis, contado da subida do recurso, sob pena de responsabilidade daquele que houver dado causa à demora.

10 – DO CONTRATO

10.1 – O licitante vencedor terá prazo, após a homologação do resultado, de até 5 (cinco) dias para assinatura do contrato, devendo atender as condições e prazos estabelecidos para tal fim, devendo apresentar no ato da assinatura os seguintes documentos

a) Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), devidamente regularizado como transporte de passageiros ou lotação (categoria aluguel) junto ao órgão DETRAN/RS do domicílio do veículo, em nome da empresa vencedora do certame;

b) Laudo ou relatório de inspeção do órgão de trânsito, com data não superior a 180(cento e oitenta) dias;

(8)

contra danos pessoais, morais e materiais, apresentando à Administração a respectiva apólice;

d) Laudo de vistoria técnica, para verificação dos equipamentos obrigatórios e de segurança, onde o laudo deverá ser assinado por engenheiro mecânico devidamente cadastrado:

Veículos com até 10 (dez) anos de uso – a cada 06 (seis) meses; Veículos acima de 10 (dez) anos de uso – a cada 04 (quatro) meses; e) Os veículos deverão possuir os cintos de segurança e demais

equipamentos (acessórios) especificados conforme Código Nacional de Trânsito;

f) Os veículos deverão estar equipados com tacógrafos, e semanalmente deverão ser retirados e entregues os discos dos mesmos na Secretaria Municipal de Educação;

g) Deverá constar no veículo pintura de faixa horizontal na cor amarela, com 40 centímetros de largura, à meia altura, em toda extensão das partes laterais e traseira, com a inscrição “ESCOLAR” em preto, (apenas para o item 1);

h) O veiculo destinado ao transporte escolar deverá ter autorização do DETRAN para trafegar, bem como, possuir registro como veículo de passageiros, e atender a Resolução nº 226 de 09 de fevereiro de 2.007 (CONTRAN) (para o item 1);

i) O veiculo destinado ao transporte de universitários (intermunicipal) deverá atender a todas as exigências e as normas do DAER e demais órgãos que regulamentam tal finalidade (para o item 2);

j) Deverá ser comprovado que os condutores dos veículos atendem aos seguintes requisitos:

• Ter idade superior a 21 (vinte e um) anos (para os itens 1 e 2); • Carteira Nacional de Habilitação categoria mínima “D”, devendo

constar na mesma a especialização para ‘’TRANSPORTE

ESCOLAR” e/ou ‘’TRANSPORTE DE COLETIVOS’’, ou

apresentar Certificados dos Cursos correspondentes a cada trajeto licitado, conforme Resolução do CONTRAN nº 57/98, ou outra que vier a substituir (para os itens 1 e 2);

• Comprovação de que o motorista não tenha cometido nenhuma infração grave ou gravíssima ou ser reincidente em infrações médias durante os doze últimos meses (CTB, art. 138, IV e 145) (para o item 1)

• Certidão Negativa do registro de distribuição criminal relativamente aos crimes de homicídio, roubo, estupro e

(9)

corrupção de menores, renovável a cada cinco anos, junto ao órgão responsável pela respectiva concessão ou autorização ( para os itens 1 e 2);

• Comprovar através de exame médico aptidão em saúde física e mental para o transporte de alunos (para os itens 1 e 2);

• Os condutores apresentados deverão obrigatoriamente fazer parte do quadro de funcionário da empresa ou serem sócios da mesma, comprovando-se através da GFIP que deverá ser apresentada mensalmente com a nota fiscal de prestação de serviço.

10.2 – O Contratado fica ainda obrigado a aceitar e cumprir as condições abaixo:

a) Os condutores do transporte escolar deverão frequentar os cursos, treinamentos, palestras e similares promovidos pela contratante, sempre que solicitados;

b) Executar o serviço de modo satisfatório e de acordo com as determinações do Município;

c) Cumprir os horários e itinerários fixados pelo Município, podendo a municipalidade alterar os turnos, conforme necessidades das escolas obedecendo ao calendário escolar;

d) Responder por si e por seus prepostos, por danos causados ao Município ou a terceiros por sua culpa ou dolo;

e) Manter os veículos sempre limpos e em condições de segurança;

f) Manter, durante o prazo de vigência contratual, as condições de habilitação e qualificação compatíveis com a obrigação assumida;

g) Arcar com as despesas referentes aos serviços objeto da presente Licitação, inclusive os Tributos municipais, Estaduais e Federais incidentes sobre os serviços prestados;

h) Efetuar, com rigorosa pontualidade os recolhimentos legais, relativos ao ISSQN, INSS, FGTS, etc;

i) Disponibilizar, sem prejuízo de plena responsabilidade da contratada, a fiscalização pelo município de todos os serviços a qualquer hora.

j) Fica proibido transportar número de estudantes acima da capacidade estabelecida pelo fabricante;

k) A Contratada deverá prestar serviços adequados ao pleno atendimento dos alunos, conforme estabelecido neste edital, de modo a satisfazer as condições de regularidade, continuidade, eficiência, segurança na sua prestação, devendo para tanto procurar modernizar seus veículos e mantê-los em bom estado de conservação, bem como, realizar as obrigações constantes deste edital;

l) O contrato poderá ser prorrogado expressamente através de termo aditivo, por igual prazo (01 ano), até o limite legal facultado pela Lei de

(10)

Licitações e Contratos Administrativos (60 meses).

10.3 - Constarão, ainda, do Contrato, os motivos de cassação da delegação, independente da conclusão do prazo por:

a) manifestar deficiência dos serviços;

b) reiterada desobediência dos preceitos estabelecidos; c) falta grave a juízo do Município;

d) abandono total ou parcial dos serviços; e) falência ou insolvência;

f) não dar início ás atividades no prazo previsto;

g) ficar cabalmente demonstrado ser anti-econômico o serviço permitido;

h) não manter, durante todo o prazo de vigência contratual, condições de habilitação e qualificação compatíveis com a obrigação assumida;

i) não adequar os veículos a serem utilizados no transporte escolar às determinações do código nacional de trânsito, mormente a exigência de possuir, na traseira e nas laterais de sua carroceria, em toda a sua extensão, faixa horizontal amarela, pintada a meia altura, na qual se inscreverá o dístico “ESCOLAR”.

11 – DA LEI COMPLEMENTAR 123

11.1 A empresa que pretender se utilizar dos benefícios previstos nos art. 42 a 45 da Lei Complementar 123, de 14 de dezembro de 2006, deverá apresentar, no envelope de habilitação, declaração, firmada por contador, de que se enquadra como microempresa ou empresa de pequeno porte, além de todos os documentos previstos neste edital.

11.2 As cooperativas que tenham auferido no ano calendário anterior, receita bruta até o limite de 2.400.000,00 (dois milhões e quatrocentos mil reais), gozarão dos benefícios previstos nos art. 42 a 45 da Lei Complementar 123, de 14 de dezembro de 2006 e no art. 34, da Lei 11.488, de 15 de junho de 2007, desde que também apresentem, no envelope de habilitação, declaração, firmada por contador, de que se enquadram no limite de receita referido acima, além de todos os documentos previstos neste edital.

11.3 A microempresa e a empresa de pequeno porte, bem como a cooperativa que atender ao item 7 que possuir restrição em qualquer dos documentos de regularidade fiscal, previstos neste edital, terá sua habilitação condicionada à apresentação de nova documentação, que comprove a sua regularidade em dois dias úteis, a contar da data em que for declarada como vencedora do certame.

11.4 O benefício de que trata o item anterior não eximirá a microempresa, a empresa de pequeno porte e a cooperativa, da apresentação de todos os documentos, ainda que apresentem alguma restrição.

11.5 O prazo de que trata o item 11.3 poderá ser prorrogado, uma única vez, por igual período, a critério da Administração, desde que seja requerido pelo

(11)

interessado, de forma motivada e durante o transcurso do respectivo prazo. 11.6 A não regularização da documentação, no prazo fixado, implicará na decadência do direito à contratação, sem prejuízo das penalidades cabíveis, sendo facultado à Administração convocar os licitantes remanescentes, na ordem de classificação, para a assinatura do contrato, ou revogar a licitação. 12 - CONDIÇÕES DE PAGAMENTO:

12.1 O pagamento do valor contratual será mensal, conforme serviço prestado durante o mês, devendo ocorrer até o décimo dia útil do mês subsequente da prestação do serviço, autorizando o Município a reter os impostos devidos. 12.2 O contratado deverá comprovar, no vencimento de cada parcela, como condição para recebimento destas, o recolhimento aos impostos de sua

competência, apresentando as negativas de débitos com as Receitas Federal, Estadual e Municipal, Trabalhista, FGTS para manter se cadastro atualizado bem como apresentar GFIP de seus funcionários com a comprovação de pagamento dos impostos devidos.

13 - DA RECOMPOSIÇÃO DO EQUILÍBRIO ECONÔMICO DO CONTRATO 13.1 Ocorrendo desequilíbrio econômico-financeiro do contrato, no item referente a COMBUSTÍVEIS, na proporção que este representa por “Km rodado”, a Administração poderá restabelecer a relação pactuada, nos termos do art. 65, II, letra d, da Lei nº 8.666/93, mediante comprovação documental e requerimento expresso do contratado.

14 – DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA:

Será a prevista no orçamento em vigor, nas seguintes dotações: 04.01 – Sec. Mun. de Educação, Cultura e Esporte

2.014 – Manut. Transporte Escolar – Ensino Fundamental

3.3.90.33.00.000000 – PASSAGENS E DESPESAS COM LOCOMOÇÃO (75)

04.02 – Sec. Mun. de Educação, Cultura e Esporte 2.013 – Manut. do Ensino Fundamental

3.3.90.33.00.000000 – PASSAGENS E DESPESAS COM LOCOMOÇÃO (95) 2.021 – Manut. Convênio Transporte Escolar – Estadual

3.3.90.33.00.000000 – PASSAGENS E DESPESAS COM LOCOMOÇÃO (97) 2.063 – Manut. Convênio Transporte Escolar – Federal

3.3.90.33.00.000000 – PASSAGENS E DESPESAS COM LOCOMOÇÃO (304) 2022 – Manutenção Ensino Médio

3.3.90.33.00.000000 – PASSAGENS E DESPESAS COM LOCOMOÇÃO (99) 2088 – Manutenção Ensino Superior

(12)

15 - DISPOSIÇÕES GERAIS:

a) A fiscalização da execução dos serviços objeto desse edital caberá à Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte, que designará servidor para a tarefa.

b) A inabilitação do Licitante em qualquer das fases do procedimento Licitatório importa preclusão do seu direito de participar das fases subsequentes;

c) Não serão consideradas as propostas que deixarem de atender qualquer das disposições deste Edital;

d) Em nenhuma hipótese será concedido prazo para a apresentação da documentação e propostas exigidas no Edital e não apresentadas na reunião de recebimento das propostas e documentação;

e) Não serão admitidas, por qualquer motivo, modificação ou substituição das propostas ou qualquer outro documento;

f) Os documentos retirados dos envelopes para o julgamento da Habilitação, serão rubricados pela Comissão julgadora e pelos representantes ou procuradores das empresas licitantes. O procedimento será repetido quando a abertura das propostas financeiras;

g) Só terão direito de usar a palavra, rubricar as propostas, apresentar reclamações ou recursos e assinar as atas, os licitantes ou seus representantes credenciados e os membros da Comissão Julgadora; h) Uma vez iniciada a abertura dos envelopes relativos a documentação,

não serão admitidos á Licitação os concorrentes retardatários;

i) Ao Prefeito fica assegurado o direito de no interesse do Município revogar ou anular a presente Licitação, sem que caiba aos licitantes quaisquer direitos a reclamação ou indenização;

j) Em caso de desistência da empresa vencedora da presente licitação, o Município, a critério do Prefeito, poderá aplicar qualquer uma das sanções, previstas pelo Artigo 79, incisos I a IV, da Lei Federal nº8.666/93 e suas alterações;

k) Em caso de descumprimento das cláusulas contratuais, o Município, a critério do Prefeito, poderá aplicar qualquer uma das sanções previstas pelo Artigo 87, incisos I a IV, da Lei Federal nº8.666/93 e suas alterações, sendo que a multa será de 10% sobre o valor da contratação;

l) A totalidade da frota de veículos que prestará os serviços de transporte escolar objeto do presente edital de licitação deverá constar como proprietária a própria empresa ou de sócio da mesma;

m) Fica eleito o Foro da Comarca de Arroio do Meio - RS para dirimir quaisquer litígios oriundos da licitação e do contrato dela decorrente, com expressa renúncia a outro qualquer, por mais privilegiado que seja.

(13)

n) Maiores informações serão prestadas aos interessados no horário das 08h00min às 12h00min e das 13h30min às 16h30min, na Prefeitura Municipal de Capitão, Setor de Compras e Licitações, podendo a licitante interessada adquirir cópia do presente edital junto a Secretaria de Administração do Município ou pelo site www.capitaors.com.br.

Capitão/RS, 25 de janeiro de 2.017.

PAULO CÉSAR SCHEIDT PREFEITO MUNICIPAL

(14)

ANEXO I

Termo de Referência

ITEM ESPECIFICAÇÃO DO OBJETO

VALOR MÁXIMO DE REFERÊNCIA POR TRAJETO

1

Trajeto 1 - Transporte Escolar – Total de 91 Km, para veículo de no mínimo 42 passageiros.

Manhã - Saída, as 06h15min de Linha Argola da residência de Valmir Pederiva, indo até a residência de Vilson Tonezer voltando passando pela comunidade de São Domingos indo até a residência de Marisane da Silva retornando em sentido de Linha Zanotelli passando pela comunidade de Picada Natal até na entrada da Granja de Bejamin Fachini voltando até a divisa do município com Nova Bréscia (Piero Fachini) retornando até as EMEIs, EEEM Capitão até a EMEF Construindo o Saber. Total: 24km Meio dia - Saída da EMEF Construindo o Saber, às 11h30min horas passando pela EEEM de Capitão, indo até o Bairro Imigrante voltando indo em sentido de Linha Argola até a entrada de Alto Alegre indo até a residência de Orlando Martinelli, voltando passando pela Comunidade de Alto Alegre voltando até a residência de Rogério Devite indo sentido a Linha Argola passando pela residência de Sidinei Fachini indo até a residência de Valmir Pederiva, voltando até a residência de Vilson Tonezer voltando passando por São Domingos indo até a casa de Marisane da Silva voltando até granja de Luis Fachini, voltando passando pelo Parque de Rodeio, Bairro Imigrante, indo até a entrada do Grupo 3 passando pelas EMEIs e EMEF Construino o Saber. Total: 30Km

Final da Tarde - Saindo da EMEF Construindo o Saber, às 17h00min passando nas EMEIs indo em sentido a Nova Bréscia até a divisa do município (Piero Fachini) retornando pela comunidade de Picada Natal até na entrada da Granja de Bejamin Fachini voltando pela estrada de São Domingos indo até a granja de Luis Fachini voltando ate a residência de Marisane da Silva indo em sentido de linha Argola entrando até a residência de Sidinei Fachini voltando até a residência de Vilson Tonezer retornando até a residência de Valmir Pederiva.

Total: 37Km

Aproximadamente 200 dias letivos conforme Calendário Letivo Municipal.

R$ 434,82

2

Trajeto 2 – Transporte Universitário - Total de 64 km, para veículo de no mínimo 28 passageiros com Ar- Condicionado.

Saída do Centro de Capitão, às 18h00min passando pela comunidade da Cascata, indo até a Univates – Lajeado/RS passando pelo Parque do Imigrante indo até o Centro de Lajeado até a Unopar, Uninter e Ulbra. Na volta sentido inverso, com saída às 22h30min, totalizando 64 km.

Aproximadamente 200 dias letivos conforme Calendários Acadêmicos das Universidades contempladas pelo trajeto.

(15)

ANEXO II

MINUTA DE CONTRATO

CONTRATO XX/2017

Serviços de Transporte Escolar e/ou Universitário para o Ano Letivo de 2.017

O Município de Capitão, com sede na Rua 20 de Março, 109, inscrito sob o CNPJ: 94.706.132/0001-87, representada neste ato pelo Prefeito Municipal, Sr. PAULO CÉSAR SCHEIDT, CPF: 686.719.540-72, doravante denominada CONTRATANTE, e a Empresa ..., estabelecida ..., inscrita sob o CNPJ..., doravante denominada de CONTRATADA, representada neste ato pelo Sr. ...,CPF:..., tendo em vista a homologação do resultado do Pregão Presencial Nº 03/2017, regendo-se pela Lei 10.520/02 e Decreto Municipal nº 053/11, de 29/12/2011, e Lei Federal n.º 8.666/93 e legislação pertinente, assim como pelas condições do Edital referido, pelos termos da proposta e pelas cláusulas a seguir expressas, definidoras dos direitos, obrigações e responsabilidade das partes e condições a seguir:

Cláusula Primeira - Do Objeto

Trajeto 1 - Transporte Escolar – Total de 91 Km, para veículo de no mínimo 42 passageiros.

e/ou

Trajeto 2 – Transporte Universitário - Total de 64 km, para veículo de no mínimo 28 passageiros com Ar- Condicionado.

Cláusula Segunda - Das Obrigações da Contratada

2.1 – Devera a CONTRATADA apresentar os seguintes documentos abaixo:

a) Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), devidamente regularizado como transporte de passageiros ou lotação (categoria aluguel) junto ao órgão DETRAN/RS do domicílio do veículo, em nome da

(16)

empresa vencedora do certame;

b) Laudo ou relatório de inspeção do órgão de trânsito, com data não superior a 180(cento e oitenta) dias;

c) Comprovação de que os veículos utilizados estão cobertos por seguro contra danos pessoais, morais e materiais, apresentando à Administração a respectiva apólice;

d) Laudo de vistoria técnica, para verificação dos equipamentos obrigatórios e de segurança, onde o laudo deverá ser assinado por engenheiro mecânico devidamente cadastrado:

Veículos com até 10 (dez) anos de uso – a cada 06 (seis) meses; Veículos acima de 10 (dez) anos de uso – a cada 04 (quatro) meses; e) Os veículos deverão possuir os cintos de segurança e demais

equipamentos (acessórios) especificados conforme Código Nacional de Trânsito;

f) Os veículos deverão estar equipados com tacógrafos, e semanalmente deverão ser retirados e entregues os discos dos mesmos na Secretaria Municipal de Educação;

g) Deverá constar no veículo pintura de faixa horizontal na cor amarela, com 40 centímetros de largura, à meia altura, em toda extensão das partes laterais e traseira, com a inscrição “ESCOLAR” em preto, (apenas para o item 1);

h) O veiculo destinado ao transporte escolar deverá ter autorização do DETRAN para trafegar, bem como, possuir registro como veículo de passageiros, e atender a Resolução nº 226 de 09 de fevereiro de 2.007 (CONTRAN) (para o item 1);

i) O veiculo destinado ao transporte de universitários (intermunicipal) deverá atender a todas as exigências e as normas do DAER e demais órgãos que regulamentam tal finalidade (para o item 2);

j) Deverá ser comprovado que os condutores dos veículos atendem aos seguintes requisitos:

• Ter idade superior a 21 (vinte e um) anos (para os itens 1 e 2); • Carteira Nacional de Habilitação categoria mínima “D”, devendo

constar na mesma a especialização para ‘’TRANSPORTE

ESCOLAR” e/ou ‘’TRANSPORTE DE COLETIVOS’’, ou

apresentar Certificados dos Cursos correspondentes a cada trajeto licitado, conforme Resolução do CONTRAN nº 57/98, ou outra que vier a substituir (para os itens 1 e 2);

(17)

infração grave ou gravíssima ou ser reincidente em infrações médias durante os doze últimos meses (CTB, art. 138, IV e 145) (para o item 1)

• Certidão Negativa do registro de distribuição criminal relativamente aos crimes de homicídio, roubo, estupro e corrupção de menores, renovável a cada cinco anos, junto ao órgão responsável pela respectiva concessão ou autorização ( para os itens 1 e 2);

• Comprovar através de exame médico aptidão em saúde física e mental para o transporte de alunos (para os itens 1 e 2);

• Os condutores apresentados deverão obrigatoriamente fazer parte do quadro de funcionário da empresa ou serem sócios da mesma, comprovando-se através da GFIP que deverá ser apresentada mensalmente com a nota fiscal de prestação de serviço.

2.2 - O Contratado fica ainda obrigado a aceitar e cumprir as condições abaixo:

a) Os condutores do transporte escolar deverão freqüentar os cursos, treinamentos, palestras e similares promovidos pela contratante, sempre que solicitados;

b) Executar o serviço de modo satisfatório e de acordo com as determinações do Município;

c) Cumprir os horários e itinerários fixados pelo Município, podendo a municipalidade alterar os turnos, conforme necessidades das escolas obedecendo ao calendário escolar;

d) Responder por si e por seus prepostos, por danos causados ao Município ou a terceiros por sua culpa ou dolo;

e) Manter os veículos sempre limpos e em condições de segurança;

f) Manter, durante o prazo de vigência contratual, as condições de habilitação e qualificação compatíveis com a obrigação assumida;

g) Arcar com as despesas referentes aos serviços objeto da presente Licitação, inclusive os Tributos municipais, Estaduais e Federais incidentes sobre os serviços prestados;

h) Efetuar, com rigorosa pontualidade os recolhimentos legais, relativos ao ISSQN, INSS, , FGTS, etc;

i) Disponibiliza, sem prejuízo de plena responsabilidade da contratada, a fiscalização pelo município de todos os serviços a qualquer hora.

j) Fica proibido transportar número de estudantes acima da capacidade estabelecida pelo fabricante;

k) A Contratada deverá prestar serviços adequados ao pleno atendimento dos alunos, conforme estabelecido neste edital, de modo a satisfazer as

(18)

condições de regularidade, continuidade, eficiência, segurança na sua prestação, devendo para tanto procurar modernizar seus veículos e mantê-los em bom estado de conservação, bem como, realizar as obrigações constantes deste edital;

Cláusula Terceira - Da Vigência e Prorrogação

O presente contrato vigorará a partir da sua assinatura até o final do ano letivo de 2017, podendo ser prorrogado expressamente através de termo aditivo, por igual prazo (01 ano), até o limite legal facultado pela Lei de Licitações e Contratos Administrativos (60 meses).

Cláusula Quarta - Da Fiscalização

A fiscalização do perfeito cumprimento do objeto deste contrato, ocorrerá por conta da Contratada, cabendo-lhe integralmente o ônus decorrente e necessariamente já incluídos no valor do contrato, sem prejuízo da fiscalização e supervisão, concomitantemente, por parte da contratante, através da Secretaria. Municipal de Educação, Cultura e Esporte.

Clausula Quinta - Do Preço

Pelos serviços executados, especificados na Cláusula Primeira deste instrumento, a Contratante pagará a importância de R$..., para o TRAJETO ..., objeto do contrato. Ocorrendo desequilíbrio econômico-financeiro do contrato, no item referente a COMBUSTÍVEIS, na proporção que este representa por “Km rodado”, a Administração poderá restabelecer a relação pactuada, nos termos do art. 65, II, letra d, da Lei nº 8.666/93, mediante comprovação documental e requerimento expresso do contratado.

As empresas deverão adotar uma Planilha de custo e observar o total contido no presente edital de pregão.

Cláusula Sexta - Do Pagamento

O pagamento será efetuado pela Contratante, mediante a apresentação da Nota Fiscal/Fatura, devidamente atestado pelo setor responsável, até o décimo dia do mês subsequente, O contratado deverá comprovar, no vencimento de cada parcela, como condição para recebimento destas, o recolhimento aos impostos de sua competência, apresentando as negativas de débitos com as Receitas Federal, Estadual e Municipal, Trabalhista, FGTS para manter se cadastro atualizado bem como apresentar GFIP de seus funcionários com a comprovação de pagamento dos impostos devidos.

(19)

A despesa com a execução dos serviços correrá a conta dos recursos consignados no exercício financeiro, sendo:

04.01 – Sec. Mun. de Educação, Cultura e Esporte

2.014 – Manut. Transporte Escolar – Ensino Fundamental

3.3.90.33.00.000000 – PASSAGENS E DESPESAS COM LOCOMOÇÃO (75)

04.02 – Sec. Mun. de Educação, Cultura e Esporte 2.013 – Manut. do Ensino Fundamental

3.3.90.33.00.000000 – PASSAGENS E DESPESAS COM LOCOMOÇÃO (95) 2.021 – Manut. Convênio Transporte Escolar – Estadual

3.3.90.33.00.000000 – PASSAGENS E DESPESAS COM LOCOMOÇÃO (97) 2.063 – Manut. Convênio Transporte Escolar – Federal

3.3.90.33.00.000000 – PASSAGENS E DESPESAS COM LOCOMOÇÃO (304) 2022 – Manutenção Ensino Médio

3.3.90.33.00.000000 – PASSAGENS E DESPESAS COM LOCOMOÇÃO (99) 2088 – Manutenção Ensino Superior

3.3.90.33.00.000000 – PASSAGENS E DESPESAS COM LOCOMOÇÃO (416)

Cláusula Oitava – Da Rescisão

8.1 São motivos de cassação da delegação, independente da conclusão do prazo por:

a) Manifestar deficiência dos serviços;

b) Reiterada desobediência dos preceitos estabelecidos; c) Falta grave a juízo do Município;

d) Abandono total ou parcial dos serviços; e) Falência ou insolvência;

f) Não dar início às atividades no prazo previsto;

g) Ficar cabalmente demonstrado ser antieconômico dos serviços permitido;

h) Não manter, durante todo o prazo de vigência contratual, condições de habilitação e qualificação compatíveis com a obrigação assumida;

i) Não adequar os veículos a serem utilizados no transporte escolar as determinações do Código Nacional de Trânsito, mormente a exigência de possuir, na traseira e nas laterais de sua carroçaria, em toda a sua extensão, faixa horizontal amarela, pintada a meia altura, na qual se inscreverá o Dístico “Escolar”.

8.2 O presente contrato ainda poderá ser rescindido: por mútuo consentimento ou unilateralmente pela Contratante, mediante notificação a Contratada, na ocorrência de qualquer das hipóteses previstas no Art.78, Inciso I a XII, da Lei 8.666/93 ou ainda judicialmente, nos termos da legislação pertinente.

(20)

Cláusula Nona - Do Foro

Fica eleito o Foro da cidade de Arroio do Meio, com exclusão de qualquer outro para dirimir quaisquer dúvidas relacionadas com o presente contrato.

E por estarem assim justas e combinadas, assinam as partes o presente instrumento, em duas vias, perante as testemunhas abaixo.

Capitão, ____ de ___________ de ___________

Empresa Contratada Município de Capitão

TESTEMUNHAS:

1._____________________

(21)

(FOLHA TIMBRADA DA EMPRESA) ANEXO III

CREDENCIAMENTO ESPECÍFICO (Modelo)

Pelo presente a empresa

..., situada na ..., CNPJ nº ..., através de seu .representante legal Sr. ...outorga ao Sr. ..., RG nº ..., amplos poderes para representá-la junto ao Município de Capitão, no Pregão Presencial nº .../2017, inclusive para interpor ou desistir de recursos, receber citações, intimações, responder administrativa e judicialmente por seus atos, formular ofertas e lances de preços e, enfim, praticar todos os atos pertinentes ao certame, em nome da proponente.

... Local e Data

... Assinatura do responsável pela empresa

(22)

(FOLHA TIMBRADA DA EMPRESA)

ANEXO IV

DECLARAÇÃO DE INEXISTÊNCIA DE FATO SUPERVENIENTE IMPEDITIVO À HABILITAÇÃO

(Modelo)

(Nome da empresa), CNPJ nº ..., sediada ... (endereço completo), declara, sob as penas da Lei, que até a presente data, inexiste fato superveniente impeditivo, para sua habilitação no presente procedimento licitatório, estando ciente da obrigatoriedade de declarar ocorrências posteriores.

... Local e Data

... Nome e identificação do declarante

(23)

(FOLHA TIMBRADA DA EMPRESA)

ANEXO V

DECLARAÇÃO (Modelo)

(Nome da empresa) CNPJ nº ..., sediada ... (endereço completo), declara, sob as penas da Lei, conforme art. 4º, inciso VII, da Lei nº 10.520, de 17/07/2002, que está ciente e cumpre plenamente os requisitos da habilitação e entrega os envelopes contendo a indicação do objeto e do preço oferecidos.

... Local e Data

... Nome e identificação do declarante

(24)

(FOLHA TIMBRADA DA EMPRESA) ANEXO VI

DECLARAÇÃO DO ART. 7º, INCISO XXXIII DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL.

Declaro, sob as penas da lei, para fins desta licitação, que a empresa ..., cumpre com o disposto no inciso XXXIII, do artigo sétimo da Constituição Federal: “...proibição de trabalho noturno perigoso ou insalubre, aos menores de dezoito anos e de qualquer trabalho a menores de dezesseis anos, exceto na condição de aprendiz, a partir de quatorze anos”.

Ressalva:

( ) emprega menor, a partir de quatorze anos, na condição de aprendiz.

... Local e Data

... Nome do licitante e assinatura do seu representante

(25)

(FOLHA TIMBRADA DA EMPRESA)

ANEXO VII

PROPOSTA FINANCEIRA (MODELO)

Ao Município de Capitão/RS Pregão Presencial nº.../2017 Razão Social Endereço CNPJ Telefone e E-mail

Responsável Legal da empresa e CPF

Dados Bancários

ITEM ESPECIFICAÇÃO DO OBJETO VALOR POR

TRAJETO

1

Trajeto 1 - Transporte Escolar – Total de 91 Km, para veículo de no mínimo 42 passageiros.

Manhã - Saída, as 06h15min de Linha Argola da residência de Valmir Pederiva, indo até a residência de Vilson Tonezer voltando passando pela comunidade de São Domingos indo até a residência de Marisane da Silva retornando em sentido de Linha Zanotelli passando pela comunidade de Picada Natal até na entrada da Granja de Bejamin Fachini voltando até a divisa do município com Nova Bréscia (Piero Fachini) retornando até as EMEIs, EEEM Capitão até a EMEF Construindo o Saber. Total: 24km

Meio dia - Saída da EMEF Construindo o Saber, às 11h30min horas passando pela EEEM de Capitão, indo até o Bairro Imigrante voltando indo em sentido de Linha Argola até a entrada de Alto Alegre indo até a residência de Orlando Martinelli, voltando passando pela Comunidade de Alto Alegre voltando até a residência de Rogério Devite indo sentido a Linha Argola passando pela residência de Sidinei Fachini indo até a residência de Valmir Pederiva, voltando até a residência de Vilson Tonezer voltando passando por São Domingos indo até a casa de Marisane da Silva voltando até granja de Luis Fachini, voltando passando pelo Parque de Rodeio, Bairro Imigrante, indo até a entrada do Grupo 3 passando pelas EMEIs e EMEF Construino o Saber. Total: 30Km

Final da Tarde - Saindo da EMEF Construindo o Saber, às 17h00min passando nas EMEIs indo em sentido a Nova Bréscia até a divisa do município (Piero Fachini) retornando pela comunidade de Picada Natal até na entrada da Granja de Bejamin Fachini voltando pela estrada de São Domingos indo até a granja de Luis Fachini voltando ate a residência de Marisane da Silva indo em sentido de linha Argola entrando até a residência de Sidinei Fachini voltando até a residência de Vilson Tonezer retornando até a residência de Valmir Pederiva.

Total: 37Km

(26)

2

Trajeto 2 – Transporte Universitário - Total de 64 km, para veículo de no mínimo 28 passageiros com Ar- Condicionado.

Saída do Centro de Capitão, às 18h00min passando pela comunidade da Cascata, indo até a Univates – Lajeado/RS passando pelo Parque do Imigrante indo até o Centro de Lajeado até a Unopar, Uninter e Ulbra. Na volta sentido inverso, com saída às 22h30min, totalizando 64 km. Aproximadamente 200 dias letivos conforme Calendários Acadêmicos das Universidades

contempladas pelo trajeto.

Validade da Proposta: 30 (trinta) dias

Pagamento e demais condições: Conforme previsto no Edital

(localidade), _______de __________de 2017.

_______________________________ Representante Legal da Empresa

(assinatura e carimbo)

Obs.: Deverá ser apresentada anexa a esta proposta o demonstrativo da formação do custo do trajeto, através de planilha de cálculo detalhada.

Referências

Documentos relacionados

Desde então, nove outros casos foram descritos e foi observado que, além das características clínicas seme- lhantes às dos indivíduos com síndrome de Laron, pa- cientes com

Aqui, prezado leitor, escreve-se opinando sobre como seriam o estranhamento e a absorção, pela etnia charrua, do animal que ainda nos tempos modernos provoca sonhos de liberdade

Em outro estudo que objetivou analisar a associação entre ações de promoção, proteção e apoio à amamentação realizada em unidades básicas de saúde (UBS) e a prevalência de

PFL (Pre-Fader Level): Quando acionada esta chave podemos monitorar o nível de entrada de áudio do canal para fazer a.. regulagem, mas, sempre levando em conta a possibilidade de

Ian Urbina passou cinco anos, mais de três deles em alto-mar, revelando as histórias que estão em Oceano sem lei, que começou como uma série de artigos para o The.. New York Times

Para certidões emitidas que não especifiquem seu prazo de validade será considerado o prazo máximo de 90 (noventa) dias, contados a partir de suas respectivas emissões,

9.3 – Não haverá reajuste de preços. 9.4 - Fica ressalvada a possibilidade de alteração das condições estabelecidas nesta cláusula, em face da superveniência de

Apesar de a aplicação intramuscular de óleos no presente estudo ter sido verificada apenas em registros de indivíduos do sexo masculino, na literatura esse procedimento não