• Nenhum resultado encontrado

Relatório da Base de Abastecimento para Produtores de Biomassa

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Relatório da Base de Abastecimento para Produtores de Biomassa"

Copied!
23
0
0

Texto

(1)

Relatório da Base de

Abastecimento para

Produtores de Biomassa

(2)

Versão 1.2

Junho 2016

NOTA:

Este template, v1.2, é efetivo a partir da data da publicação, dia 23 de junho

de 2016. A versão 1.1 pode ainda ser utilizada para aquelas auditorias

realizadas antes de junho de 2016 e onde o certificado foi emitido antes de

01 de outubro de 2016.

Para maiores informações sobre a estrutura do SBP e para visualizar a documentação completa, consultar a página: www.sustainablebiomasspartnership.org

Histórico documental

Version 1.0: publicada em 26 de março de 2015 Version 1.1 publicada em 22 de fevereiro de 2016 Version 1.2 publicada em 23 de junho de 2016

(3)

Contents

1 Visão Geral ... 1

2 Descrição da Base de Suprimento ... 2

2.1 Descrição Geral ... 2

2.2 Ações desenvolvidas para promover a certificação dos fornecedores de matéria-prima ... 7

2.3 Programa de amostragem do corte final ... 7

2.4 Fluxograma da entrada de matéria-prima indicando o tipo (opcional) ... 7

2.5 Quantificação da base de fornecimento ... 7

3 Requisitos para avaliação da base de fornecimento ... 9

4 Avaliação da base de fornecimento ... 10

4.1 Escopo ... 10

4.2 Justificativa ... 10

4.3 Resultado da avaliação de risco ... 10

4.4 Resultado do Programa de Verificação de Fornecedor ... 10

4.5 Conclusão ... 10

5 Processo de Avaliação da Base de Fornecimento ... 11

6 Consulta a partes interessadas ... 12

6.1 Resposta aos comentários de partes interessadas ... 12

7 Resumo da Avaliação Inicial de Risco ... 13

8 Programa de Verificação do Fornecedor ... 14

8.1 Descrição do Programa de Verificação do Fornecedor ... 14

8.2 Visita no site ... 14

8.3 Conclusões do Programa de Verificação do Fornecedor ... 14

9 Medidas Mitigadoras ... 15

9.1 Medidas mitigadoras ... 15

9.2 Monitoramento e resultados ... 15

10 Avaliação detalhada dos Indicadores ... 16

11 Revisão do Relatório ... 17

11.1 Revisão ... 17

11.2 Revisões públicas ou adicionais ... 17

(4)

13 Atualizações ... 19

13.1 Mudanças significativas na Base de Suprimento ... 19

13.2 Eficácia das medidas prévias de mitigação ... 19

13.3 Novas classificações de risco e medidas mitigadoras ... 19

13.4 Valores reais de matéria-prima nos 12 meses anteriores ... 19

(5)

1 Visão Geral

Nome do Produtor: Tanac S.A.

Local de produção: B Street, Industrial District. Zip Code: 96200-970. Rio Grande – RS – Brazil. Posição Geográfica: Lat 32º06’20.55”S, Long 52º07’06.56”O

Contato principal: Djones Roesler. E-mail: droesler@tanac.com.br

Rua Torbjorn Weibull Street, 199. CEP Code: 95780-000 Montenegro – RS Brazil.

Fone: +55 51 3632-4055. Website da empresa: http://www.tanac.com.br Data de finalização do relatório: 15/09/2018

Fechamento da última auditoria pelo Organismo Certificador: Rio Grande 19/09/2018 Nome do Organismo Certificador: NEPCon

Tradução para Inglês: SIM

Padrões SBP aplicáveis: Standard 2 Versão 1.0, Standard 4 Versão 1.0, Standard 5 Versão 1.0 Endereço eletrônico consultado: http://www.sustainablebiomasspartnership.org/documents

Avaliação Regional de Risco SBP aplicável: NA Weblink to SBE on Company website: NA

Indique como a avaliação se enquadra no ciclo da avaliação de base de suprimento Avaliação

Principal (inicial) Monitoramento Primeiro Monitoramento Segundo Monitoramento Terceiro Monitoramento Quarto

(6)

2 Descrição da Base de Suprimento

2.1 Descrição Geral

A Acácia Negra (Acacia mearnsii) foi introduzida no estado do Rio Grande do sul em 1918, por Alexandre Bleckmann, diretor da Companhia Geral de Industrias, com sede em São Leopoldo. O Sr. Alexandre plantou cerca de 700 árvores nas terras da empresa que dirigia para testar o uso desta madeira como energia (lenha) na empresa. O primeiro plantio comercial foi introduzido pelo Sr. Júlio C. Lohmann, que realizou os primeiros plantios com objetivos comerciais; 2 mil árvores no município de Estrela (Oliveira, 1968). Desde então, a Acácia é plantada comercialmente no Rio Grande do Sul para produção de tanino a partir da casca, utilizado em curtumes e geração de energia com a queima da lenha, que possui grande poder calorífico devido a sua alta densidade. Ao longo dos anos, com a utilização da madeira para diversos outros fins, como escoras para construção civil e para celulose, expandiram-se os cultivos de acácia, instalando-se uma ampla cadeia produtiva.

A atividade da acacicultura no Rio Grande do Sul tem um significativo cunho social, pois grande parte das florestas encontra-se de posse de pequenos e médios agricultores (reflorestadores) independentes que tem na madeira e na casca da acácia negra a sua principal fonte de renda. Atualmente são mais de 35.000 famílias, que tem como principal renda recursos da produção e venda de produtos oriundos das florestas da acácia negra ou atividades correlacionadas, como produção de mudas, plantio, colheita e transporte, entre outros. O cultivo da acácia negra é uma atividade florestal que preserva o solo da erosão, por ser uma cultura arbórea, com ciclo entre 6 e 7 anos, que enriquece o solo com nitrogênio devido à simbiose leguminosa/rhizobium, sendo amplamente utilizada na recuperação de áreas degradadas.

A madeira da Acácia Negra é utilizada para a produção de celulose, carvão, construção civil, chapas e energia. O segmento de cavacos de madeira expandiu sua atuação nos últimos anos, aumentando o fornecimento ao mercado japonês e em outros mercados, como Europa, Coréia do Sul, Índia e China. As florestas plantadas com acácia negra encontram-se predominantemente na metade sul do Estado.

A TANAC foi estabelecida em 1948 no estado do Rio Grande do Sul e a Unidade Pellets, no sul do Rio Grande no município de Rio Grande. Esta planta tem a capacidade de 400.000 toneladas de pellets por ano. A unidade Pellets está localizada próxima ao Porto de Rio Grande e recebe matéria prima de diferentes fornecedores. O fornecimento de matéria prima é proveniente de áreas de pequenos produtores de floresta plantada de acácia, de áreas arrendadas e da floresta própria da TANAGRO.

A matéria-prima (100 %) é proveniente do estado do Rio Grande do Sul, dos municípios:

- Florestas próprias e áreas arrendadas: Montenegro, Triunfo, Camaquã, Canguçu, Chuvisca, Cristal, Pedro Osório, Amaral Ferrador, Cachoeira do Sul, Dom Feliciano, Encruzilhada do Sul, Piratini, Arroio Grande, Bagé, Candiota, Cerrito, Dom Pedrito, Herval, Jaguarão, Pinheiro Machado e Piratini.

- Produtores de acácia: Amaral Ferrador; Arroio dos Ratos; Bagé; Barão do Triunfo; Butiá; Cachoeira do Sul; Camaquã, Candiota; Canguçu; Cerro Grande do Sul; Chuvisca; Cristal; Dom Feliciano; Encruzilhada do

(7)

Sul; Montenegro; Pedras Altas; Piratini; São Jerônimo; São Lourenço do Sul; Sentinela do Sul; Sertão Santana; Tabai; Tapes; Taquari; Triunfo; Turuçu.

Todos os dados apresentados neste relatório são referência ao ano de 2017. Abaixo, nas figuras 1 e 2 é possível observar a localização do estado do Rio Grande do Sul, no Brasil e a distribuição de áreas plantadas com acácia no estado.

Figura 1: Localização do estado do Rio Grande do Sul, Brasil.

Rio Grande do Sul

(8)

Figura 2: Distribuição de plantios de acácia no Rio Grande do Sul, Brasil. Fonte: AGEFLOR e CONSUFOR

Encruzilhada do Sul é o município mais importante em termos de área plantada com Acácia. Do total plantado no Estado, o município detém 22,5% do total. Os plantios de Acácia são mais concentrados, estando presentes em 84 (17% do total) dos 497 municípios gaúchos.

Figura 3: Área de atuação da TANAGRO, RS.

(9)

Figura 4: Regiões de fornecimento de matéria prima da TANAC – RS.

Nas figuras apresentadas acima, figuras 3, é possível observar as áreas de atuação de atuação da TANAGRO (áreas próprias com plantios de acácia) e na figura 4, as regiões de compra de matéria-prima (de fornecedores).

O manejo florestal realizado pela TANAGRO envolve atividades florestais e é composta por fazendas/propriedades da empresa distribuídas em 20 municípios do Estado do Rio Grande do Sul. A empresa também desenvolve parcerias (fomento) com produtores de acácia negra (Acacia mearnsii).

(10)

Foto 1: Plantio de acácia negra.

As atividades da silvicultura (para atividades próprias e fomento) visam o estabelecimento de florestas de acácia negra, uma espécie pioneira de rápido crescimento inicial, bastante sensível a mato-competição e sem um sistema radicular agressivo. As mudas são produzidas no viveiro florestal da empresa, localizado no município de Triunfo, RS e o plantio então, realizado em terreno limpo e cultivado.

As atividades realizadas na implantação são: combate às formigas, roçada, subsolagem, gradagem, plantio e adubação. Na fase inicial o combate às formigas ganha especial atenção pela ampla ocorrência de diversas espécies do gênero Acromyrmex e pela grande atratividade das mudas de Acácia Negra. Do segundo ao sétimo ano as atividades de manutenção se restringem ao monitoramento e controle de pragas. A rotação adotada pela empresa é de 7 (sete) anos. O estabelecimento da rotação considera a qualidade dos produtos casca e madeira, pelo incremento em teor de tanino e aumento da densidade da madeira ao longo dos anos. A colheita (mecanizada ou manual) inicia pelo planejamento das atividades de corte e é finalizada na deposição final de produtos casca e madeira (ao longo de estradas – pilhas) para transporte até as fábricas.

(11)

2.2 Ações desenvolvidas para promover a certificação dos

fornecedores de matéria-prima

Está em desenvolvimento, pelo produtor de biomassa – TANAC, um projeto para apoiar a certificação FSC para pequenos Produtores de acacia na região onde a empresa atua.

2.3 Programa de amostragem do corte final

Não aplicável, pelo fato do ciclo da floresta ser de 7 (sete) anos (rotação curta).

2.4 Fluxograma da entrada de matéria-prima indicando o

tipo (opcional)

Não aplicável,

2.5 Quantificação da base de fornecimento

Base de Fornecimento

a. Área total da base de fornecimento (ha): 51.869,35 ha (100% Rio Grande do Sul - Brasil): TANAGRO – 50.030 ha e Fornecedores – 1.839,35 ha

b. Tanagro: Amaral Ferrador = 1.510ha, Arroio Grande = 3.200ha, Cachoeira do Sul = 164ha, Camaquã = 1.005ha, Candiota = 2.514ha, Canguçu = 6.928ha, Cerrito = 404ha, Chuvisca = 505ha, Cristal = 2.329ha, Encruzilhada do Sul = 6.474ha, Herval = 374ha, Jaguarão = 2.858ha, Pedro Osório = 594ha, Pinheiro Machado = 2.463ha, Piratini = 18.687ha, Triunfo = 11ha.

Fornecedores: Amaral Ferrador = 24,22 ha; Arroio dos Ratos = 16,64 ha; Bagé = 207,16 ha; Barão do Triunfo = 37,38 ha; Butiá = 1,51 ha; Cachoeira do Sul = 4,09 ha; Camaquã = 32,83 ha; Candiota = 26,43 ha; Canguçu = 151,86 ha; Cerro Grande do Sul = 83,39 ha; Chuvisca = 29,78 ha; Cristal = 4,98 ha; Dom Feliciano = 4,29 ha; Encruzilhada do Sul = 596,26 ha; Montenegro = 47,75 ha; Pedras Altal = 139,43 ha; Piratini= 34,70 ha; São Jerônimo = 142,19 ha; São Lourenço do Sul = 35,01 ha; Sentinela do Sul = 12,30 ha; Sertão Santana = 13,91 ha; Tabaí = 0,95 ha; Tapes = 0,73 ha; Taquari = 2,38 ha; Triunfo = 186,22 ha, Turuçu = 2,96 ha.

c. Áreas próprias: 51.869,35 ha

d. Floresta - espécie (ha): plantio de acácia 51.869,35 ha e. Área de Manejo florestal (ha): 51.869,35 ha

f. Área certificada (ha): TANAGRO – 50.030ha (certificado FSC®) e área de fornecedores – 1.839,35ha (Madeira Controlada FSC®)

Matéria-prima

g. Volume total de matéria-prima: 125.578,40 toneladas h. Volume da matéria-prima primária: 125.578,40 toneladas

(12)

Floresta certificada por um sistema aprovado pelo SBP: 36,88% j. Lista de todas as espécies:

Acacia Negra (Acacia mearnsii)

k. Volume da matéria prima da floresta primária: não aplicável

l. Percentagem da matéria-prima primária (g), de acordo com as seguintes categorias: não aplicável m. Volume de matéria-prima secundária: não aplicável

(13)

3 Requisitos para avaliação da base de

fornecimento

SBE completo SBE incompleto x

A quantidade de material vendido em conformidade com SBP é comprada em uma quantidade coerente de matéria-prima que é certificada com um sistema aprovado pela SBP (FSC®).

(14)

4 Avaliação da base de fornecimento

4.1 Escopo

Não aplicável.

4.2 Justificativa

Não aplicável.

4.3 Resultado da avaliação de risco

Não aplicável.

4.4 Resultado do Programa de Verificação de Fornecedor

Não aplicável.

4.5 Conclusão

(15)

5 Processo de Avaliação da Base de

Fornecimento

(16)

6 Consulta a partes interessadas

Não aplicável.

6.1 Resposta aos comentários de partes interessadas

(17)

7 Resumo da Avaliação Inicial de Risco

Not Applicable.

(18)

8 Programa de Verificação do Fornecedor

8.1 Descrição do Programa de Verificação do Fornecedor

Não aplicável.

8.2 Visita no site

Não aplicável.

8.3 Conclusões do Programa de Verificação do Fornecedor

(19)

9 Medidas Mitigadoras

9.1 Medidas mitigadoras

Não aplicável.

9.2 Monitoramento e resultados

(20)

10 Avaliação detalhada dos Indicadores

Não aplicável.

(21)

11 Revisão do Relatório

11.1 Revisão

Revisora: Rosana Maria Renner – Engenheira Florestal

Engenheira Florestal formada pela Universidade Federal do Paraná, em 1996. Mestre em Ciências Florestais pela Universidade Federal do Paraná. Manejadora e Coordenadora em Gestão Ambiental pelo DGQ – Alemanha. Auditora líder pelo RSPO, Bonsucro, ISO 14001 e 9001. Ampla experiência em certificação socioambiental (FSC®, CERFLOR, Certificação de Óleo de Palma - RSPO, Cana de Açúcar), cadeia de custódia, em processos legais ambientais, em inventário de emissões de carbono corporativo, em gestão socioambiental, em auditorias de sistemas de gestão, em planejamento florestal, em cursos e treinamentos.

11.2 Revisões públicas ou adicionais

O relatório está disponível no site da empresa TANAC para divulgação pública - http://www.tanac.com.br/ Nome do Produtor: Tanac S.A.

Local de produção: Distrito Industrial. CEP: 96200-970. Rio Grande – RS – Brazil. Posição Geográfica: Lat 32º06’20.55”S, Long 52º07’06.56”O

Contato principal: Djones Roesler. E-mail: droesler@tanac.com.br

Rua Torbjorn Weibull Street, 199. CEP Code: 95780-000 Montenegro – RS Brazil.

Fone: +55 51 3632-4055. Website da empresa: http://www.tanac.com.br

(22)
(23)

13 Atualizações

Não aplicável.

13.1 Mudanças significativas na Base de Suprimento

Não aplicável.

13.2 Eficácia das medidas prévias de mitigação

Não aplicável.

13.3 Novas classificações de risco e medidas mitigadoras

Não aplicável.

13.4 Valores reais de matéria-prima nos 12 meses anteriores

Valores reais (12 meses anteriores): 125.578,40 toneladas.

13.5 Valores projetados para matéria-prima nos próximos

12 meses

Referências

Documentos relacionados

Nevertheless, 80 % or 100 % of voltage (that will define the power) are suitable to be used to thermally activate the spring, as it gives about 30 to 60 seconds of

For additional support to design options the structural analysis of the Vila Fria bridge was carried out using a 3D structural numerical model using the finite element method by

To measure the horizontal and resultant lower limbs external kinetics at backstroke starting, researchers have used one force plate, while for ventral starts one and two force

Trabalhos iniciais mostraram que os fungos que apresentaram maior crescimento em meio contendo tanino como única fonte de carbono são promissores na produção da

Os gerentes precisam decidir se atribuirão apenas os custos privados, ou se todos os custos sejam atribuídos (custo total). Depois, precisam decidir usar uma abordagem por função

Centro de Ensino Superior de São Gotardo Jan-jun 2019 Número XIX Páginas 01-10 Trabalho 01 http://periodicos.cesg.edu.br/index.php/gestaoeengenharia periodicoscesg@gmail.com

7- “… passaram muitas semanas até que chegou o Natal.” 1.ª Oração subordinante; 2.ª Oração subordinada adverbial temporal. 8- “Quando chegou ao andar de baixo ouviu vozes

Visualização de modelos de engenharia via WEB utilizando VRML / Raúl Ademar Valdívia Pacheco ; orientador: Marcelo de Andrade Dreux.. Rio de Janeiro : PUC-Rio, Departamento