• Nenhum resultado encontrado

PROGRAMA DE BIBLIOTECAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE BELO HORIZONTE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROGRAMA DE BIBLIOTECAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE BELO HORIZONTE"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

PROGRAMA DE BIBLIOTECAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE BELO HORIZONTE

Lília Virgínia Martins Santos1

INTRODUÇÃO

O Programa de Bibliotecas teve início em 1997, a partir da implantação na Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte, do Programa Escola Plural, uma proposta pedagógica, organizada em ciclos de idade de formação e que tem como objetivo a constituição de escolas onde o aluno aprende convivendo e se constituindo como sujeito sociocultural. Dentre os eixos norteadores da Escola Plural, estão a formação do aluno-leitor e aluno-pesquisador, aliada ao exercício da cidadania, à formação de identidades críticas e criativas.

O Programa de Bibliotecas, visa à implementação dessa nova proposta pedagógica: pelas possibilidades de múltiplas leituras que a biblioteca oferece, pela contestação e diálogo com o conhecimento e, principalmente, pelo papel estimulador de propor novas questões, que podem ser objeto de pesquisa. A biblioteca deveria estar bem equipada, possuir diversos recursos materiais e com profissional especializado e qualificado para atuar nesse espaço, sendo parte integrante do processo de ensino-aprendizagem.

Até então, a maioria das bibliotecas encontrava-se em estado de abandono, totalmente desassociadas da proposta político pedagógica da escola. Pesquisa realizada em dezembro 1994, detectou que apenas 3,5% das bibliotecas escolares foram consideradas muito boas; 13%, boas; 34,9%, regulares; 39,6%, fracas; 4,1%, muito fracas; e, em 4,1% das escolas, não existia biblioteca. Os critérios considerados foram acervo diversificado e atualizado, mobiliário adequado e espaço compatível com o número de alunos. Por toda parte, a realidade constrangia. Eram 476.679 volumes espalhados em 174 escolas, o que perfazia a quantidade de 2.755 volumes por biblioteca escolar. Considerando-se que, esse acervo, continha muitos exemplares de um mesmo título ou livros didáticos. Das 174 escolas da Rede Municipal de Ensino, apenas duas contavam com um bibliotecário. Quem se responsabilizava por empréstimo de livros e funcionamento das bibliotecas escolares eram, em geral, professores em readaptação funcional, agentes administrativos, auxiliares de escola em desvio de função e estagiários.

Com o objetivo de mudar este quadro, foi implantado o Programa de Revitalização das Bibliotecas Escolares da RME-BH, hoje chamado Programa de Bibliotecas, que é gerenciado pelo Núcleo de Coordenação de Bibliotecas, da Gerência de Coordenação da Política Pedagógica e de Formação (GCPF), da Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte.

(2)

Inicialmente foram nomeados 22 bibliotecários e 170 auxiliares de biblioteca. Hoje o Programa conta com 39 bibliotecários, 328 auxiliares de biblioteca, além de professores em readaptação funcional atuando nas bibliotecas e estagiários.

Após 10 anos de implantação, o Programa tem mudado o perfil da biblioteca: de uma relação passiva para uma efetiva participação na vida escolar. Transformou depósitos de livros didáticos em lugares abertos e prazerosos voltados para a busca organizada da informação, da construção do conhecimento e da leitura. A biblioteca ganhou importância na escola, houve um grande investimento no acervo. Além disso, muitas foram reinauguradas, outras tantas ganharam mais espaço físico. Houve um aumento considerável do número de empréstimos e consultas, conforme se observa no quadro abaixo, um comparativo entre a o início do programa e os últimos dados coletados 2º semestre de 2006.

SITUAÇÃO DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES DA RME/BH, DO INÍCIO DO PROGRAMA DE REVITALIZAÇÃO ATÉ 2006

Número de livros Empréstimos Consultas

1997 2006 1997 2006* 1997 2006*

461.799 1.139.965 35.162 418.015 4.451 241.025

* Dados referentes aos meses de setembro a dezembro de 2006 Fonte: Bibliotecários da Bibliotecas Pólo

Apesar de todas essas conquistas, são muitos os desafios ainda a vencer, mas o caminho foi aberto e tem sido trilhado com muita vontade e determinação por todos profissionais em trabalho nas bibliotecas da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte.

O PROGRAMA DE BIBLIOTECAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE BELO HORIZONTE

OBJETIVO

 Formar alunos e professores como leitores e pesquisadores, a partir da integração da biblioteca ao projeto político pedagógico de cada unidade escolar. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 Atender ao coletivo escolar, e, no caso das bibliotecas pólo, também à comunidade situada no entorno da escola, no que se refere às demandas de informação e leitura;

 Fazer da biblioteca escolar local de múltiplas leituras e descobertas, de informação, de formação e de expressão da cultura.

(3)

ESTRUTURA DO PROGRAMA DE BIBLIOTECAS

A Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte é hoje composta por 181 escolas, cada uma delas contendo uma biblioteca. Destas, 36 são consideradas bibliotecas pólo. Essas bibliotecas têm um caráter especial quanto à função e ao atendimento. O nome pólo deve-se ao fato de atender também à comunidade situada no entorno da escola e de agregar em torno de si outras 5 ou 6 bibliotecas escolares, coordenando-lhes o trabalho. Nela, além de um auxiliar de biblioteca por turno, está lotado um bibliotecário coordenador, profissional com curso superior em biblioteconomia.

O conceito pólo deve ser entendido ainda como a biblioteca que realiza o intercâmbio de acervo entre as bibliotecas coordenadas, destas com outras pólos e bibliotecas de outras redes. São 36 bibliotecas pólo espalhadas nas nove Regionais Administrativas da cidade de Belo Horizonte.

Além das bibliotecas escolares, o programa também conta com a Biblioteca do Professor, sediada no prédio da Secretaria Municipal de Educação, que tem como objetivo subsidiar e complementar com materiais bibliográficos e especiais a formação de professores e profissionais que atuam na área de educação.

O Núcleo de Coordenação de Bibliotecas, órgão vinculado à Gerência de Coordenação da Política Pedagógica e de Formação da Secretaria Municipal de Educação, realiza o monitoramento do Programa. Este núcleo é composto por três bibliotecários e uma assessora pedagógica.

O monitoramento do Programa se dá mediante visitas periódicas às escolas, análise e compilação de relatórios estatísticos, encaminhados semestralmente ao Núcleo de Coordenação de Bibliotecas, que informam sobre o crescimento do acervo, sobre as atividades culturais realizadas nas bibliotecas, empréstimos, pesquisas, temas mais pesquisados, dentre outros dados. Mensalmente são realizadas reuniões com os bibliotecários, que também promovem reuniões semestrais com os auxiliares de biblioteca de sua regional. Além disso, todos os anos é realizado um encontro com todos os profissionais que atuam nas bibliotecas escolares.

São quatro os eixos norteadores do Núcleo de Coordenação de Bibliotecas: composição e melhoria do acervo, informatização, formação de pessoal e formação do leitor.

Composição e melhoria do acervo

Desde o ano de 2001, as bibliotecas contam com verba própria, que consiste na utilização de 10% das subvenções enviadas às escolas, em cumprimento ao art. nº 163 da Lei Orgânica do Município de Belo Horizonte.

(4)

O grande crescimento do acervo das bibliotecas deve-se principalmente a essa verba. Além de materiais bibliográficos, também podem ser adquiridos materiais especiais, mobiliário, e realizadas reformas e ampliações do espaço físico.

O acervo da biblioteca deve ser escolhido a partir do projeto político-pedagógico da escola, das necessidades de informação, formação e lazer dos usuários. Deve também, apresentar uma diversidade de tendências, formas, tamanhos e gêneros e oferecer aos usuários a oportunidade de discussão com os mais diferentes pontos de vista.

Com o objetivo de qualificar a escolha dos materiais, o Núcleo de Coordenação de Bibliotecas elaborou as Diretrizes para a Formação da Comissão de Seleção de

Acervo da Biblioteca. Para democratizar as escolhas, cada biblioteca deve constituir

sua comissão com representantes de todos os segmentos da escola - profissionais da biblioteca, direção, coordenadores pedagógicos, professores, funcionários, alunos e pessoas da comunidade.

Outra iniciativa para a composição do acervo das bibliotecas foi uma grande compra de livros, realizada em janeiro de 2003, Na ocasião foram comprados mais de 200 mil títulos de obras de literatura infantil, infanto-juvenil, adulto, incluindo obras da literatura afro-brasileira e de formação do professor, em média 1000 títulos para cada escola.

Além do acervo para as bibliotecas, o Núcleo de Coordenação de Bibliotecas é também responsável pela seleção de livros oferecidos junto com o kit de material escolar. Os alunos do ensino fundamental e do ensino noturno recebem, desde o ano de 2004, dois livros literários para compor seu acervo pessoal. Assim, crianças, jovens e adultos têm a oportunidade de contar com o objeto livro em suas residências, atraindo toda a família para a leitura. Esta seleção dos títulos conta com o apoio de profissionais da Secretaria Municipal de Educação, da Fundação Municipal de Cultura e de consultores da área de literatura.

No kit de literatura de 2007 foram selecionados 42 títulos e adquiridos mais de 400 mil exemplares.

Informatização

Todas as bibliotecas da RME-BH possuem computadores com acesso à internet para uso dos alunos e professores. Além disso, há um computador para gerenciamento e realização dos serviços internos da biblioteca.

Para o gerenciamento das bibliotecas está sendo adotado o software Gnuteca. O projeto-piloto encontra-se em andamento, com a previsão de automação de todas as bibliotecas da RME-BH nos próximos 3 anos.

Formação do profissional que atua nas bibliotecas escolares

Ao ingressarem na Rede os bibliotecários e auxiliares de biblioteca recebem uma formação inicial, de 24 horas, com palestras sobre o programa escola plural e o programa de bibliotecas, oficinas de ação cultural, organização da biblioteca escolar, pesquisa escolar e noções de informática.

(5)

A formação continuada e em serviço é realizada através de reuniões mensais do Núcleo de Coordenação de Bibliotecas com os bibliotecários, com momentos de formação e de relato de experiências, estudos e problematização das dificuldades enfrentadas na execução do Programa. São também realizadas reuniões periódicas dos bibliotecários com os auxiliares de biblioteca das bibliotecas coordenadas, com o mesmo formato.

Em 2006 foram programadas diversas ações de formação pelo Núcleo de Coordenação de Bibliotecas, entre elas:

-Formação patrocinada pelo FNDE/MEC: Curso “Literatura, informação e cultura no cotidiano escolar” (92 horas). Formação de profissionais que atuam nas bibliotecas escolares, com o objetivo de tornar o espaço da biblioteca em locais dinâmicos de leitura, cultura, informação e formação.

-Curso de Contação de histórias: “Quem tece um ponto, conta um conto” (40horas). Formação que visa promover a contação de histórias junto ao coletivo escolar.

-Oficina de pequenos reparos em livros: Formação com objetivo de preservar os acervos das bibliotecas escolares (4 horas).

Além destes, várias outras iniciativas de formação são realizadas por bibliotecários para seus auxiliares de biblioteca e para a comunidade escolar, como oficinas de pesquisa escolar, estudo das obras enviadas aos alunos e bate-papo com autores.

Programa de leitura

Acreditando nas inúmeras possibilidades da leitura e que todos podem tornar-se leitores que não apenas decodifiquem palavras, mas que ajam sobre o texto, que façam inferências, que atuem em seu meio de forma crítica e questionadora, diversas ações vem sendo realizadas. Entre elas:

Leia BH: Em abril de 2004 ocorreu o “Leia, BH!”, um grande encontro de leitura, que reuniu profissionais de escolas, bibliotecas públicas e centros culturais . Participaram, em média, 1.700 pessoas, que tiveram a oportunidade de ouvir depoimentos de alunos, professores, bibliotecários, funcionários de escola e de escritores sobre o significado da leitura em suas vidas, além de assistir a um espetáculo teatral e musical. Esse encontro aconteceu paralelamente à chegada, nas escolas, dos livros adquiridos para as bibliotecas e para os alunos, promovendo assim um olhar para esses novos livros e uma discussão sobre a importância da leitura na RME-BH.

Ao longo dos anos ocorreu o “Leia, BH! Regionalizado”, que consistiu em encontros de escritores com a comunidade escolar para refletir sobre o significado da leitura, principalmente da leitura literária no espaço escolar, bem como aprofundar discussões nesse sentido.

Encontro Anual dos Profissionais em Trabalho nas Bibliotecas Escolares da RME -BH , que tem por objetivo sensibilizar a comunidade escolar para o significado da leitura, principalmente da leitura literária no espaço escolar. Em três dias são feitas de palestras, apresentações de trabalhos desenvolvidos nas bibliotecas escolares e oficinas. No último encontro, em novembro de 2006, além de outros momentos

(6)

prazerosos, contamos com a participação Maria José Nóbrega, especialista em literatura e de uma apresentação do músico mineiro Rubinho do Vale.

PROJETOS DESENVOLVIDOS NAS BIBLIOTECAS

Inúmeras iniciativas têm sido realizadas pelos profissionais que atuam nas bibliotecas escolares da Rede Municipal Ensino de Belo Horizonte.

Para citar as mais recentes, listamos abaixo alguns trabalhos apresentados no VI Encontro de Profissionais em trabalho nas bibliotecas escolares (realizado em novembro de 2006), no momento de troca de experiências.

Com estes exemplos podemos demonstrar o quanto as bibliotecas se integram ao cotidiano da escola, propondo ações e dinamizando o espaço, uma vez que todas estas ações partiram da iniciativa da biblioteca ou tiveram dela o apoio para sua realização.

1) Baú do Quintana (E. M. Prof. Domiciano Vieira): Comemoração do centenário de Mário Quintana com alunos do 2º ciclo. Estudo da biografia do autor, apresentação de jogral e de um rap produzido pelos alunos.

2) Teatro da Bonequinha Preta (E. M. Rui da Costa Val): Apresentação dos alunos do 2º ciclo, através de fantoches, do livro Bonequinha Preta de Alaíde Lisboa para seus colegas no espaço da biblioteca.

(7)

3) Projeto Historiando (E. M. Edith Pimenta da Veiga) Alunos do 2º ciclo escolhem um livro na biblioteca, fazem a leitura e depois a contam em vários espaços da escola como cantina, secretaria, etc.

4) Jornal Só Leitura (E. M. Vinícius de Morais): Os alunos entram em contato com os jornais na biblioteca. Depois, utilizando os computadores, fazem jogos literários, produzem textos. A partir desta vivência surgiu a idéia de criar o Jornal Só Leitura.

5) Grupo de teatro Arte Viva (E.M. Carlos Drummond de Andrade): Leitura do livro “A marca de uma lágrima” de Pedro Bandeira por alunos do 3º ciclo. Foi então montado um pequeno grupo de teatro que apresentou esquetes do texto.

Grupo de teatro Arte Viva (E. M. Carlos Drummond Andrade)

6) Conhecendo a Biblioteca (E. M. Vila Pinho): Apresentação da biblioteca para todos os alunos, para criar a consciência de conservação do acervo. São realizadas brincadeiras, contações de histórias entre outras atividades.

7) Hora do Canto (E. M. Lucas Monteiro Machado): Projeto que teve como tema os personagens de Monteiro Lobato. Com a participação dos alunos, foi escrita uma poesia sobre o Sítio do Picapau Amarelo. O auxiliar de biblioteca musicou o texto que foi apresentado para toda a escola.

(8)

Hora do canto – E. M. Lucas Monteiro Machado

8) Projeto Folclore (E. M. Magalhães Drummond): Com o tema folclore foram desenvolvidas atividades como Gincana sobre conhecimento popular, produzindo posteriormente uma “Mostra Folclórica”.

PREMIAÇÕES RECEBIDAS

Como reconhecimento do trabalho realizado, o Programa de Bibliotecas foi agraciado com os seguintes prêmios:

2005 – Vencedor do 10º Concurso promovido pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) como “Melhor Programa de Incentivo à Leitura junto a Crianças e Jovens”.

2005 – Medalha Prof. Etelvina Lima, concedida pelo Conselho Regional de Biblioteconomia - 6ª Região, à Prefeitura Municipal de Belo Horizonte pela contratação de bibliotecários.

2006 – Medalha da Ordem do Mérito do Livro – Concedido pela Biblioteca Nacional (RJ) pela “relevante contribuição ao livro à leitura e à biblioteca”.

2006 – Prêmio Carol Kuhlthau 2006 – Concedido pela Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais, na categoria auxiliar de biblioteca.

(9)

AVALIAÇÃO

O Programa de Bibliotecas tem caminhado de modo positivo nas escolas. A chegada de profissionais com formação específica provocou um novo olhar para a biblioteca, que começou a ser pensada e discutida nesta Rede de Educação. Nunca se emprestou tantos livros, nunca se pesquisou tanto, nunca as bibliotecas escolares da Rede Municipal de Educação foram tão solicitadas e freqüentadas.

Muitos desafios ainda nos aguardam, mas acreditamos estar no caminho certo. O relato que temos do funcionamento das bibliotecas escolares mostram que a leitura literária e o acesso a informação é uma realidade presente na vida de toda a comunidade escolar.

E é pensando em aprimorar estes serviços prestados que pautamos nossas ações pois acreditamos que criando crianças e adultos leitores e conscientes poderemos contribuir para a melhoria individual e coletiva de todos os frequentadores de nossas bibliotecas.

Referências Bibliográficas

1. CAMPELLO, Bernadete Santos. A biblioteca escolar : temas para uma prática pedagógica. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

2. GARCIA, Edson Gabriel (org.). Biblioteca escolar: estrutura e funcionamento. São Paulo: Loyola, 1998.

3. KUHLTAU, Carol. Como usar a biblioteca na escola: um programa de atividades para o ensino fundamental. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

4. PERROTTI, Edmir. Confinamento cultural, infância e leitura. São Paulo: Sumus, 1990. 5. YUNES, Eliana. Da crítica e da seleção de livros para crianças. In: Releitura nº 3. Belo

Horizonte: Biblioteca Pública Infantil e Juvenil, 1992. P.42-45.

6. ZILBERMAN, Regina. Como e por que ler a literatura infantil brasileira. Rio de Janeiro, Objetiva, 2005.

Referências

Documentos relacionados

Constata - se, portanto, que, tanto o PNBE, quanto o PNLL colocam o desenvolvimento da competência leitora e a formação de leitores em destaque, seja por meio do acesso

O presente Caso tem por objetivo identificar os aspectos mais relevantes da ação da Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte naquilo que se refere ao monitoramento da

A Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Juiz de Fora para a educação infantil se fundamenta na ideia contida nas Diretrizes Educacionais para a Rede

No capítulo dois analiso as ações de formação docente promovidas pela Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte (SMED/BH), tendo como

O Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, de 2007, e a Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica, instituída em 2009 foram a base

As análises do Projeto de Redesenho Curricular (PRC) das três escolas pesquisadas tiveram como suporte teórico os estudos de Mainardes (2006). Foi possível perceber

Art. O currículo nas Escolas Municipais em Tempo Integral, respeitadas as Diretrizes e Bases da Educação Nacional e a Política de Ensino da Rede, compreenderá

Os recursos financeiros de que trata este Programa serão depositados pela Prefeitura Municipal de Limeira diretamente em conta corrente aberta, especialmente para este fim, em nome