• Nenhum resultado encontrado

TÍTULO / TÍTULO: COMUNICAÇÃO PÚBLICA DE PESQUISAS CIENTÍFICAS DO CAMPO DA SAÚDE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "TÍTULO / TÍTULO: COMUNICAÇÃO PÚBLICA DE PESQUISAS CIENTÍFICAS DO CAMPO DA SAÚDE"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

TÍTULO / TÍTULO: COMUNICAÇÃO PÚBLICA DE PESQUISAS CIENTÍFICAS DO CAMPO DA SAÚDE

AUTOR / AUTOR: Carlos Antonio Teixeira, Paulo Rogério Gallo, Angela Maria Belloni Cuenca y Aline Moraes da Silva

INSTITUIÇÃO / INSTITUCIÓN: Faculdade de Saúde Pública da USP CORREIO ELETRÔNICO / CORREO ELECTRÓNICO: cteixeira@usp.br EIXO / EJE: Eje 2. Divulgación e información científica

PALAVRAS-CHAVE / PALABRAS CLAVE: Biblioteca Virtual em Saúde, Informação em Saúde, Divulgação Científica, Cultura Científica.

RESUMO / RESUMEN

O avanço das tecnologias de informação e comunicação na sociedade contemporânea permitiu a disponibilização da informação na Internet sob a forma de mídias como áudio e vídeo. Nesses avanços discute-se o acesso da população à informação produzida no meio científico, numa linguagem simplificada e o potencial das mídias para esse fim. Este trabalho tem o objetivo de apresentar a experiência de transferência da informação cientifica em saúde, produzida em universidades e centros de pesquisa, à sociedade com o uso de bibliotecas virtuais. A partir de dissertações e teses produzidas na Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP-USP), são gravados dois arquivos de áudio, ambos com 5 minutos de duração, um com o depoimento do pesquisador e outro no formato de uma entrevista, em um Laboratório de Áudio (LAUDIO/FSP-USP), que por sua vez são alocados, por File Transfer Protocol, na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS - base de dados LILACS). O Projeto Audioteca é um programa interinstitucional, cooperação do Departamento Materno-Infantil e Biblioteca: Centro de Informação e Referência (CIR) da FSP-USP. Trata-se de projeto voltado para a implantação de política pública de comunicação científica e em universidades brasileiras e iberoamericanas. Parte de pressupostos preconizados pela Organização Mundial da Saúde, Declaração Universal dos Direitos Humanos e Constituição Brasileira que possibilitam entender que o acesso à informação de pesquisas científicas em saúde é uma condição necessária para o exercício da cidadania e contribui para o estabelecimento da cultura científica. O projeto reforça a importância da integração de múltiplos profissionais que atuam nas diferentes etapas do processo de tradução da linguagem científica em linguagem de divulgação científica e a sua indexação na BVS. O projeto ampliou a cobertura digital da BVS e disponibilizou uma nova fonte de informação e o aperfeiçoamento de mecanismos de promoção e educação em saúde.

(2)

Comunicação pública de pesquisas científicas do campo da saúde

O avanço das tecnologias de informação e comunicação na sociedade contemporânea permitiu a disponibilização da informação na Internet sob a forma de mídias diversas como áudio e vídeo. Paralelamente a estes avanços, discute-se como a população pode ter acesso à informação produzida no meio acadêmico, em linguagem menos técnica e mais adequada à compreensão de todos e, sobretudo o potencial destas mídias para a melhoria da divulgação científica.

Atualmente, a sociedade tende para o auto-atendimento e inserção de informação de forma colaborativa, sugerindo a possibilidade de auto-suficiência dos usuários nas pesquisas científicas, acadêmicas, notícias e para informações gerais, principalmente com o uso dos mecanismos de busca para recuperação da informação na Web.

O uso dos recursos de busca e de bibliotecas virtuais, ou digitais, cada vez mais facilita o acesso remoto à informação sem a mediação direta do bibliotecário. Nestas bibliotecas, o usuário pode fazer de maneira independente a busca da informação que necessita, em bases de dados bibliográficas ou em outras fontes de informação disponibilizadas pelos sistemas, inclusive arquivos de áudio e vídeo.

A Biblioteca da Faculdade de Saúde Pública da USP (Biblioteca/CIR) tem contribuído no acesso à informação científica e a repositórios informacionais para a área da saúde, através de parcerias com instituições, participando de redes cooperativas de bibliotecas e sistemas de organização da informação, como o Sistema Integrado de Bibliotecas da USP (SIBi/USP) e o Sistema Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde, coordenado pela BIREME.

Visando ampliar as possibilidades de acesso à informação e a cobertura digital da Biblioteca/CIR e da Biblioteca Virtual em Saúde iniciou-se a inserção de mídias de áudio como fonte de informação no campo da saúde, com a proposta de divulgação de pesquisas realizadas na Faculdade de Saúde Pública. Participaram desta iniciativa pesquisadores e professores do Departamento de Saúde Materno-Infantil da Faculdade e da Biblioteca, em parceria com a BIREME e Ministério da Saúde.

Nesse aspecto, ressalta-se que a iniciativa de veiculação via rádio de conhecimentos de saúde pública, produzido no âmbito universitário, foi oficialmente referendada pela indicação e participação de um membro na delegação brasileira na Reunião da Cúpula Mundial sobre a Sociedade da Informação (WISIS*), Genebra 10-12 dezembro de 2003. Nessa Reunião foram firmados compromissos de empenho dos países para a redução no hiato de conhecimento

*

(3)

entre as classes sociais, para a minimização dos problemas da exclusão digital, de acesso à internet e do direito à comunicação, ou seja, houve o estímulo à criação de uma sociedade da informação que não continue refletindo a lógica injusta da globalização (United Nations / World Summit on the Information Society, 2003). Portanto, convergem nesse projeto as missões da saúde pública, das políticas governamentais, da sociedade da informação e das bibliotecas universitárias.

O objetivo deste trabalho é apresentar a experiência da criação e manutenção da Audioteca – projeto desenvolvido em parceria entre a USP e a BIREME.

A Biblioteca Virtual em Saúde Pública

A Biblioteca Virtual em Saúde Pública, que abriga a Audioteca, foi implantada em 2002, e tem na Faculdade de Saúde Pública da USP, por meio de sua Biblioteca: Centro de Informação e Referência em Saúde Pública, forte e imprescindível participação, além das demais instituições parceiras: Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP); Ministério da Saúde; ABRASCO; OPS (Brasília), e da Faculdade de Saúde Pública da USP (FSP/USP) (Packer, 2007).

Essa Biblioteca Virtual opera integrando diversas fontes de informação como: literatura técnica e científica produzida no Brasil em saúde pública, base de sites de interesse (com mais de 2 mil sites cadastrados), diretório de eventos, especialistas na área; indicadores de saúde; espaço virtual para informações de interesse para os gestores da área da saúde; textos completos de artigos científicos (SciELO), de teses e monografias, que podem ser visitados no endereço eletrônico www.saudepublica.bvs.br. A Audioteca será mais uma fonte operando de forma integrada com as demais da BVS-SP.

A Audioteca

Trata-se de acervo de áudio – produzido a partir de resultados de pesquisa gerados em teses e dissertações da FSP/USP - inserido numa base de dados da Biblioteca/CIR – com metodologia BIREME. O acervo de áudio coloca à disposição na internet depoimentos dos pesquisadores a respeito de suas teses e entrevistas realizadas com esses autores a respeito dos resultados de suas pesquisas e seus benefícios para a população.

O projeto tem a finalidade de ampliar a cobertura digital da Biblioteca Virtual em Saúde, desenvolver uma nova fonte de informação, viabilizar a divulgação de informações em saúde para comunicadores de rádios comunitárias. Isto para apoiar a elaboração de programas de

(4)

rádio a partir do material científico produzido no meio acadêmico, e o aperfeiçoamento de mecanismos de promoção e educação em saúde.

Portanto, a Audioteca tem como público-alvo os pesquisadores da comunidade científica interessados em ampliar as possibilidades de busca da informação, população em geral com interesse em saúde, emissoras de rádios, entre outros.

A escolha das rádios comunitárias como um dos públicos-alvo foi devido ao papel que desempenham junto a comunidades em que estão inseridos, discutindo problemas locais. GALLO (2001) dá destaque para o grande número de rádios comunitárias que operam em todo o país, citando que embora tenham pouca potência e alcance, essas rádios atingem número expressivo de pessoas.

Esta parceria teve início efetivamente na Faculdade de Saúde Pública da USP por meio da realização de cursos de extensão universitária para comunicadores de rádios visando à divulgação de informações referentes à saúde. Este trabalho estimulou os dirigentes da FSP a estruturar um laboratório de áudio com o objetivo de registrar depoimentos de pesquisadores da saúde, resumos de dissertações e teses, palestras e seminários, para serem disponibilizados na forma de spots e programas de rádio para o público em geral. Tal laboratório recebeu o nome de LAUDIO e está disponível para visitas também na Internet no site www.fsp.usp.br/laudio. Neste laboratório é realizada a produção dos arquivos de áudio da Audioteca.

Criação dos áudios

O desenvolvimento, produção e inserção dos arquivos de áudio nas bases de dados da Biblioteca/CIR e na BVS-SP, acontece em três momentos, descritos a seguir:

Inicialmente a equipe da Biblioteca/CIR e do Laboratório de Áudio realizam busca, seleção e contato com os autores de teses e dissertações defendidas na Faculdade de Saúde Pública para agendar a gravação da entrevista e do depoimento, que podem ser realizados pessoalmente ou por telefone. Em um período anterior à gravação o pesquisador recebe, via e-mail, o manual do entrevistado, documento norteador para proceder a entrevista. O entrevistador, no caso um jornalista estagiário USP, faz a leitura prévia do resumo da tese para elaborar as questões a serem abordadas com o pesquisador. Antes do início da gravação ambos repassam o texto.

O segundo momento acontece no Laboratório de Áudio, onde o entrevistador e um técnico de áudio realizam a gravação com o pesquisador. Após esta etapa os arquivos gravados são editados pelo técnico e, posteriormente nomeados e hospedados em diretório estruturado no

(5)

servidor de internet da FSP/USP. Cabe ressaltar que a mídia em áudio utiliza, para a finalidade a que se propõe, linguagem jornalística, apropriada à compreensão da informação científica.

A participação da Biblioteca/CIR nesta fase se dá no planejamento da estrutura de hospedagem dos arquivos de áudio no servidor, na organização do espaço virtual e normalização do endereço eletrônico dos arquivos produzidos. Em seguida, a equipe da Biblioteca procede ao treinamento da equipe do LAUDIO na nomeação dos registros sonoros gerados. Foi definido também que o formato de extensão a ser utilizado seria o mp3, por ser mais compacto.

O terceiro momento acontece quando a Biblioteca insere o link de áudio no registro da tese constante em suas bases de dado e monitora sua inserção na base de dados LILACS da BIREME.

Resultados

Atualmente estão disponíveis no acervo da Biblioteca/CIR 124 áudios de teses e dissertações que podem ser consultados no site da Biblioteca, selecionando tipo de documento eletrônico – áudio (www.biblioteca.fsp.usp.br). Cada ícone de áudio, de uma determinada dissertação ou tese, representa um arquivo com extensão mp3. O conteúdo de cada arquivo de áudio está formatado, um deles como entrevista e o outro como depoimento. Estes registros foram migrados para a base LILACS e podem se consultados da mesma forma na BVS/BIREME (WWW.bsv.bireme.br).

Os programas de rádio, baseados nos depoimentos dos próprios autores dos trabalhos científicos, estão sendo formatados para terem a duração de cerca de 5 minutos (equivalentes a “download” de 10 minutos em banda telefônica convencional - 4 pulsos).

O projeto Audioteca permite ampliar a cobertura digital das bibliotecas cooperantes da rede BIREME e demais bibliotecas congêneres para ampliar a divulgação das informações científicas da área da saúde, aprimorando as estratégias de promoção e educação em saúde.

A divulgação científica no âmbito da Audioteca é um potente canal de fortalecimento da cidadania e da inclusão social, pois promove a conscientização do indivíduo quanto aos seus direitos em saúde e suas condições de saúde. Além disso, promove novos papéis de atuação das bibliotecas universitárias na construção de bibliotecas virtuais que alcançam usuários potenciais.

(6)

As perspectivas do projeto para 2010 referem-se à possibilidade de parceria com a Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo e com a Rádio USP e a ampliação da parceria com a BIREME na inserção dos podcasts em um Portal de Mídias de Áudio e Vídeo.

REFERÊNCIAS

- FREIMUTH, V.S. QUINN, S.C. The contribuitions of health communication to eliminating health disparities. American Journal of Public Health, December 2004, vol. 94, n. 12, 1053-2055.

- Gallo, P. R. Radiodifusão comunitária: um recurso a ser valorizado no âmbito da educação em saúde. Saúde em debate, Rio de Janeiro, v.25, n.59, p.59-66, set./dez. 2001. reconhecimento de padrões. Disponível em:

<http://www.oclc.org/reports/escan/downloads/escansummary_po.pdf >. Acesso em: 04 jun. 2007.

- KUNSCH, M. M. K. Universidade e comunicação na edificação da sociedade. São Paulo: Loyola, 1992.

- MASSARANI, Luisa; MOREIRA, Ildeu de Castro e BRITO, Fátima (org). Ciência e Público - Caminhos da Divulgação Científica no Brasil. Rio de Janeiro: Casa da Ciência/ UFRJ, 2002

- Packer, A. L. A construção coletiva da Biblioteca Virtual em Saúde. Interface: Comunicação, Saúde, Educação, Botucatu, v. 9, n. 17, 2005. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/icse/v9n17/v9n17a04.pdf>. Acesso em: 06 jun. 2007.

- United Nations/ World Summit on the Information Society. Comments on the wisis draft declaration and action plain. Available on URL>http://www.itu.int/dms_pub/itu-s/md/03/wsispc3/c/S03-WSISPC3-C-0103!!PDF-E.pdf em 03/05/2004.

Referências

Documentos relacionados

Frente a todos esses elementos, a prática de estágio docente como estudantes do mestrado acadêmico de saúde coletiva, foi necessário um novo planejamento e embasamento teórico

Este estudo tem o intuito de apresentar resultados de um inquérito epidemiológico sobre o traumatismo dento- alveolar em crianças e adolescentes de uma Organização Não

Enfermagem frente a qualitativa uma situação hipotética, envolvendo a morte e o morrer Compreender como Cuidando de alunos de graduação pacientes em Em Enfermagem

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento

(2009) sobre motivação e reconhecimento do trabalho docente. A fim de tratarmos de todas as questões que surgiram ao longo do trabalho, sintetizamos, a seguir, os objetivos de cada

Este trabalho tem como objetivo contribuir para o estudo de espécies de Myrtaceae, com dados de anatomia e desenvolvimento floral, para fins taxonômicos, filogenéticos e

patula inibe a multiplicação do DENV-3 nas células, (Figura 4), além disso, nas análises microscópicas não foi observado efeito citotóxico do extrato sobre as

the human rights legislated at an international level in the Brazilian national legal system and in others. Furthermore, considering the damaging events already