• Nenhum resultado encontrado

O USO DA LITERATURA NO PROCESSO DE LETRAMENTO NAS ESCOLAS DO CAMPO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "O USO DA LITERATURA NO PROCESSO DE LETRAMENTO NAS ESCOLAS DO CAMPO"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

O USO DA LITERATURA NO PROCESSO DE LETRAMENTO NAS

ESCOLAS DO CAMPO

Francisca das Virgens Fonseca (UEFS) franciscafonseca@hotmail.com Nelmira Santos Moreira (orientador-UEFS) INTRODUÇÃO

Sabe-se que o uso da literatura no processo de letramento é de fundamental importância na formação de sujeitos leitores e cidadãos politizados, capazes de fazer uma reflexão e, a partir desta, desenvolver o senso crítico,considerando que a decodificação de códigos ou apenas saber ler e escrever é insuficiente para a formação do sujeito leitor crítico,portanto se faz necessário desenvolver práticas de leituras prazerosas, pautadas em uma atividade simples: ouvir histórias e, partindo delas construir uma nova história da educação do campo. Sabendo que “a leitura se constitui em um processo pelo qual fazemos novas descobertas”e uma opção de transportarmo-nos de um universo para outro, Consideramos que a literatura é um fator essencial no processo de letramento,tendo como objetivo principal melhorar a qualidade da educação do campo na região, especialmente,no semiárido,valorizando a realidade rural onde as escolas estão inseridas. Por tal, o nosso objetivo específico é fazer uma análise por meio de textos com depoimentos de professores do campo, que utilizaremos como instrumentos de coleta de dados, fundamentados em autores como: Magda Soares, Paulo Freire, Nelly Coelho. A realização deste trabalho nos propicia uma reflexão sobre “a importância do ato de ler”.

O objetivo deste presente trabalho é propor uma análise sobre o uso da literatura no processo de letramento e na formação de sujeitos leitores nas escolas do campo, pretendendo-se ainda analisar de que forma a literatura contribui nespretendendo-se processo. Para tal, pretendendo-serão analisados textos-depoimentos de professor do projeto CAT (Conhecer, Analisar e Transformar a realidade do campo ) sobre sua história de formação leitora . A pesquisa em andamento baseia-se nos passos metodológico do projeto CAT, portanto faz-se necessário de destaque um pequeno relato sobre seu objetivo e metodologia.

A construção de uma sociedade sustentável envolve uma concepção de educação que estimule a formação e transformação social. De acordo com Soares, letramento não é puro e simplesmente um conjunto de habilidades individuais; é o conjunto de práticas sociais ligado a leitura e escrita em que haja um envolvimento dos sujeitos em seu contexto social.

(2)

O projeto CAT também partilha desse fundamento ao conceber uma proposta diferenciada para a educação dos sujeitos do campo, pois tem buscado o fortalecimento de práticas educativas contextualizadas que visa a construção do desenvolvimento sustentável de forma a contribuir na formulação de políticas publicas educacionais para as escolas do campo na região semiárida baiana considerando e valorizando a realidade rural desta população e seus anseios e necessidade A base fundamental para uma boa educação que objetiva promover a continuidade da vida , deve ser suficientemente consciente do seu papel de promover nos educandos e educadores a capacidade de pensar criticamente e interferir na realidade, que está inserida. A seguir, apresentaremos um pouco do Projeto CAT, descrevendo a sua metodologia por entender que esta é de fundamental importância para entendermos em que contextos os autores os depoimentos dos autores que aqui serão apresentados estão inseridos.

Conhecer, Analisar e Transformar: O projeto CAT, baseia-se nos pressuposto teórico metodológico de Paulo Freire, ação – reflexão-ação, acreditando na transformação do sujeito e da sociedade, a metodologia do projeto conhece por meio de pesquisa na comunidade a realidade da mesma assim, reflete junto com ela e analisa a realidade, a fim de transformar-la propondo nova propostas de práticas pedagógicas que incentive a formação do sujeito crítico e consciente.

O letramento não é puro e simplesmente a decodificação de códigos escritos, acreditamos que letramento é uma atividade que proporciona aos sujeitos a oportunidade de escrever e ler, sobretudo a leitura da realidade que o cerca, capaz fazer uma leitura que englobe a decodificação de códigos até a interpretação de vários textos escritos ou falados.

ATRAVÉS DA LEITURA FAZEMOS NOVAS DESCOBERTAS: ANÁLISE DOS TEXTOS

Segundo Soares (2002,p.72), o letramento numa perspectiva social é um fenômeno cultural ,ou seja um conjunto de atividades sociais que envolve a língua escrita e de exigências sociais de uso da língua .Assim ,o letramento pressupõe não apenas o domínio da técnica da leitura e escrita ,mas vai além destas atividades de novos significados ao que se lê. O que o letramento não se encerra simplesmente na atividade de decodificação de signos lingüísticos, mas uma leitura e análise da realidade, o desenvolvimento de prática de leitura, de modo que venha proporcionar maior compreensão do mundo, sendo assim capaz de perceber e transformar a realidade social .

(3)

A seguir analisaremos trechos de depoimentos de professore atendidos pelo projeto CAT,mostrando como deu início a sua formação de sujeitos leitores. Assim, acreditamos como Baptista (2009, p.10) que nos constituímos enquanto sujeitos autores de nossa própria história.

A leitura se constitui em um processo pelo qual fazemos novas descobertas de nós mesmos. Através da leitura nos constituímos em quanto sujeitos leitores, não apenas de códigos,mas a leitura do contexto no qual estamos inseridos,provocando assim reflexões,novas descobertas, desenvolvendo o senso crítico.

Portanto a leitura se processa num passo de grandes descobertas impulsionando aquele quem a pratica a fazer cada vez mais. Acreditamos na formação do sujeito crítico e politizado, conhecedor da realidade em que está inserido e, junto com ele contribuí nas ações educativas que possibilite o desenvolvimento da consciência crítica.

A literatura cumpre o papel de aprimorar o coração humano, provocar sensibilidade, ou seja, de aperfeiçoar o mundo interior do ser humano. A literatura possui uma relevância fundamental no processo de letramento, entendemos que o letramento flui melhor quando tem o texto literário como ponto de partida. Se tomando como base a história de formação leitora de um de nossos informantes podemos observar o quanto a literatura influencia esse processo. A informante começa elencando algumas de suas descobertas no mundo da leitura.

Leitura: uma opção para nos transportarmos de um universo para o outro. A leitura na minha vida foi algo bastante significativo e prazeroso. Na minha adolescência, fui instigada por um professor que me emprestava seus gibis,tinha uma relação de prazer e encanto, uma relação mágica ...e segue ,a leitura proporciona e impulsiona a nossa imaginação,nossos sonhos importantes para o mundo real. (E.1)

Observamos no relato de E1 que a literatura nos permite a partir do lúdico realizar uma leitura contextualizada com a vivencia de mundo, gerando assim um maior gosto pela leitura.

Segundo Coelho, a literatura, em especial a infantil, tem uma tarefa a cumprir nessa sociedade em transformação: seja ela a de servir como agente de formação no convívio leitor-livro seja no diálogo leitor-texto. (COELHO, 1993, p125.) Retomamos mais um relato para confirmar esta assertiva de Coelho.

Comecei a gostar de lê conhecendo livros e histórias infantis, tive a grande influencia de professor leitor... que ao chegar na sala de aula ,falava de livros contos, histórias,essa forma de falar me deixava curiosa e estimulada a ler. (E.2)

(4)

Assim, a leitura nos remete a uma concepção de leitura prazerosa, alargando o potencial de contar e ouvir histórias, que existe em cada um de nós como relatou E2., considerando que a literatura é peça fundamental na prática de leitura e na vivência cotidiana.

Meu pai sempre aproveitava a hora do jantar,..para contar belas histórias das escritura sagrada,como ele mesmo chamava.o jeito como meu pai enfatizava e vivia aquelas historias,me deixava encantada e eu achava tudo sabido, mas meu percebia que meu pai sabia tudo aquilo porque ele lia aquela velha Escritura Sagrada só pra ele e nos contava de cor. (E.3)

Vale destacar no relato de nosso informante E3,que mesmo quando a história trata de questões ligadas à religiosidade, o ato de contar e ouvir histórias e um convite à descoberta de novo olhar.

O Baú de Leitura é um projeto que atua nas escolas do campo na região semiárida, que desenvolve uma prática de leitura prazerosa. Considerando que a leitura dos textos precede a leitura da realidade, assim com uma nova metodologia de leitura lúdica e prazerosa o projeto acredita que a leitura é um dos meios para uma transformação social.

Educadores do projeto Baú de leitura, afirmam que o uso da literatura na formação de leitores, por ser tão importante no desenvolvimento da linguagem ,seja ela oral ou escrita , possibilita o ato do pensar, amplia o vocabulário, permite a livre expressão do pensamento e dos sentimentos (Baú de Leitura, 2006, p.50)

Assim, confere a literatura um meio para se desenvolver as várias habilidades da linguagem escrita e oral considerando os valores e cultura dos sujeitos cidadão, aguçar o senso critico,visando ser a leitura uma forma de questionar a realidade.

Articulando expressão oral a expressão escrita, notamos que o desenvolvimento da leitura da criança ou adulto está baseado na relação de maior ou menor presença em sua vida cotidiana de práticas de leitura prazerosa.

A leitura me trouxe aqui onde estou e eu espero levá-la para onde quer que vá aos outros,e que um dia possa também produzir livros que cultivem sonhos nas pessoas, como os livros que leio e distraem e reanima minha vida. (E.4)

Assim, articulando os saberes que a literatura evoca sem perder de vista o lúdico contribui significativamente no processo de formação social do leitor e um prazer proporcionado por ela entendemos que a contribuição da literatura nas praticas pedagógicas permite uma outra percepção de leitura, os educadores e educandos despertam para o encanto do mundo da leitura,pois se destacarmos os múltiplos valores que a literatura encerra, é importante salientar que a capacidade que permite um mergulho no mundo imaginário para

(5)

entender o mundo real,trazendo de volta as histórias contadas e ouvidas e lidas na nossa infância,sobretudo por saber que recuperando o passado,é possível compreender o presente,sendo assim torna-se possível escrever uma nova história mais consciente ,mais vivida e pensada.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Podemos considerar a leitura como essencial a formação do sujeito leitor, podendo ela desenvolver o senso crítico nas pessoas maior capacidade de pensar e analisar para daí interferir no processo de formação da sociedade.

A importância da leitura está no poder da imaginação que e proporcionado ao leitor cada vez que se depara com um texto uma vez que a leitura é enriquecedora, questionadora ,instiga a busca do desconhecido afim de trazer novas descobertas .

(6)

Bibliografia

BAPTISTA Francisca Maria Carneiro. Alves,Jussara Secondino do Nascimento. Nascimento,Priscila Brasileiro da Silva do.(org.) A leitura em nossa vida:histórias e olhares diferenciados.Universidade Estadual de Feira de Santana,2009.

BAPTISTA. Francisca Maria Carneiro.BAPTISTA.Naidison de Quintela.(org.)Baú de Leitura.Lendo História. Construindo Cidadania. João Pessoa.2006

COELHO, Nelly Novaes. Literatura infantil: teorias,análise,didática.8.ed são Paulo:Ática,1993

FREIRE,Paulo.A importância do ato de ler:em três artigos que se completam.23.ed.São Paulo:Cortez Ed,Ed.Autores Associados,1989.

Referências

Documentos relacionados

A Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Juiz de Fora para a educação infantil se fundamenta na ideia contida nas Diretrizes Educacionais para a Rede

O presente capítulo apresenta o Plano de Ação Educacional, que propõe o desenvolvimento de um espaço de reflexão que permita que a Secretaria de Estado de Educação do

Esta dissertação pretende explicar o processo de implementação da Diretoria de Pessoal (DIPE) na Superintendência Regional de Ensino de Ubá (SRE/Ubá) que

Este trabalho busca reconhecer as fragilidades e potencialidades do uso de produtos de sensoriamento remoto derivados do Satélite de Recursos Terrestres Sino-Brasileiro

é bastante restrita, visto que tanto suas duas entradas, quanto as galerias e condutos que interligam os pequenos salões são bastante estreitos, e a umidade na maioria dos salões

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

A versão reduzida do Questionário de Conhecimentos da Diabetes (Sousa, McIntyre, Martins & Silva. 2015), foi desenvolvido com o objectivo de avaliar o

Entende-se que os objetivos desta pesquisa foram alcançados, uma vez que a medida de polaridade conseguiu captar espaços com maiores potenciais de copresença (espaços