• Nenhum resultado encontrado

Cirurgia de catarata

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Cirurgia de catarata"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

O que é catarata?

Quando se menciona a palavra catarata, as pessoas imaginam que seja uma película que cobre o olha fazendo com que elas vejam embaçado. Entretanto, a catarata fica dentro do olho e não externamente ao mesmo.

A catarata é uma opacificação do cristalino. O cristalino é uma espécie de lente responsável pela focalização da luz, permitindo a visualização de imagens claras e nítidas. O cristalino fica contido dentro do saco capsular. Quando as células mais antigas morrem, ficam presas dentro desse saco. Com o passar do tempo, o acúmulo dessas células levam a opacificação do cristalino, tornando as imagens embaçadas. Para a maioria das pessoas, o aparecimento da catarata, é a principal causa de diminuição da acuidade visual em adultos com mais de 55 anos de idade. Traumatismo ocular, remédios e algumas doenças como diabetes também podem causar catarata.

OLHO COM CATARATA OLHO SEM CATARATA

(2)

Cirurgia de catarata

O que é cirurgia de catarata sem pontos ou suturas?

Graças aos avanços médicos-cirúrgicos dos anos recentes, a cirurgia de catarata tornou-se um dos procedimentos mais refinados dentro da medicina atual. A restauração do precioso sentido da visão é feita com minúscula incisão que não requer pontos ou sutura. A possibilidade de apresentar astigmatismo (visão distorcida) é bastante diminuída porque não são dados pontos. Pois, pontos podem tracionar a superfície do olho, mudando a sua forma. Essa técnica cirúrgica permite que os pacientes possam no menor espaço de tempo desfrutar de uma visão saudável. Tudo isso é possível devido a essa minúscula incisão chamada “auto-selante”. ela é assim chamada porque a pressão interna do olho faz com que as bordas da incisão se juntem, fechando a mesma.E assim eliminando a nes]cessidade de pontos, propiciando recuperação muito mais rápida. Essa incisão tem em media 2,5 mm de comprimento e é feita na córnea (estrutura transparente da parte anterior do olho).

A cararata fica dentro do saco capsular, que é elástico e ajuda a manter o cristalino em seu devido lugar. Para se extrair a catarata, a porção anterior do saco capsular é cuidadosamente aberta. A catarata é delicadamente quebrada em pedaços usando-se vibrações ultrasonicas. Imediatamente, a catarata é aspirada. Essa técnica é chamada de facoemulsificação. O saco capsular permanece para receber o implante intra-ocular, que substituirá o cristalino opacificado ou catarata.

VISÃO NORMAL VISÃO COM CATARATA CATARATA

(3)

Selecionando o melhor implante intra-ocular

Depois que a catarata é removida, uma lente intra-ocular é usada para substituir o poder dioptrico do cristalino. O implante proporciona uma visão nítida a certa distancia. Isto quer dizer que um olho0 focado para longe Vera nitidamente para atividades de longe, como dirigir

automóveis. Entretanto, serão necessários óculos para leitura. Inversamente, um olho focado para perto Vera nitidamente para atividades para perto, como ler um livro.

A maioria dos pacientes que se submetem a cirurgia de catarata, recebem no primeorp olho operado, um implante que proporciona melhor visão para longe. Caso haja necessidade de cirurgia para perto, de acordo com suas permencias. Eles podem minimizar sua dependência aos óculos escolhendo aquilo que chamamos “monovisão”. Ou seja, um olho será focado para perto e o outro para longe. Com o passar do tempo o cérebro ajusta-se as diferenças, eliminando o uso dos óculos.

O obrijetivo é ajudar cada paciente conseguir a melhor visão o mais breve possível. Obtido tanto melhoramento cotinuamente nossos métodos de proporcionar a melhor acuidade visual, quando tornando esse episodio um uma experiência confortável e conveniente.

Tipos de implantes intra-oculares

As lentes intraoculares são chamadas geralmente chamadar de lios, e são consideradas um dos mais importantes avanços na oftalmologia nos últimos 30 anos. Essas pequeninas lentes são colocadas dentro dos olhos durante a cirurgia de catarata ( substitiindo o cristalino opaco ). Antes da introdução das lios, os pacientes com catarata usavem “óculos com lentes de fundo de garrafa”. E eles eram quase cegos sem os seus óculos.

Hoje, pacientes com lios usufruem de excelentes qualidade de visão. Principlamnete devido as formulas sofisticadas usadas no calculo do grau das lios. A lio não só elimina o uso de óculos de grossas lentes, assim como corrige o grau do paciente.

Há dois tipos de lios: dobrável e rígida. As lentes dobráveis são feitas de silicone ou acrílico. Podem ser enroladas e enfiadas dentro de um pequeno tubo. Esse tubo é inserido

através de uma pequena incisão ( em torno de 2,5mm ). Uma vez dentro do olho, a lio se desenrola gentilmente.

Lios rígidas são apropriadas para certas ocasiões, sob escolha do cirurgião. Devido ao fato de elas não poderem ser dobradas, ela são inseridas no olho por incisões maiores.

Novas tecnologias

As cirurgias para implante de lios avançaram de tal maneira que seus benefícios se estenderam até mesmo para olhos saudáveis. Lentes fácicas ( lios implantadas sem retirada do cristalino ) são opções que poderão acontecer para pacientes que não poderão ser operados por outras técnicas. Existe também a técnica de extração do cristalino transparente com colocação de Lio para pacientes acima de 40 anos, com intuito de melhorar a visão sem óculos e evitar uma futura cirurgia de catarata, mais tarde.

(4)

PERGUNTAS FREQUENTES Relativas ao pré-operatório P: Devo estar acompanhado no dia da cirurgia ?

R: Não é imprescindível, mas é aconselhável. P: O que devo levar comigo no dia da cirurgia ?

R: Um amigo ou parente para prestar algum tipo de ajuda ou como companhia, os exames pré-operatórios, as guias de internação, as receitas, as medicações que porventura esteja tomando. P: Eu uso lentes de contato. Como devo fazer para a cirurgia ?

R: Quando da consulta oftalmológica para os exames pré-operatórios é recomendado ficar sem lentes de contato gelatinosa por 3 dias e caso forem lentes de contato rígidas por 7 dias. Porque elas podem alterar as medidas dos olhos.

P: eu posso usar maquiagem no dia da cirurgia ? R: Por favor, não use maquiagem.

P: Eu não moro na cidade em que vou ser operado. Quanto tempo devo ficar na cidade ? R: Pacientes submetidos a cirurgia rotineira de catarata deverão pelo menos ser acompanhados nos 2 dias seguintes ao procedimento cirúrgico.

P: Eu irei sentir alguma coisa durante a cirurgia ?

R: A maioria dos pacientes só sente uma pressão discreta. P: O que eu vejo durante a cirurgia ?

R: A maioria dos pacientes só vê as luzes brilhantes do microscópio. P: Eu posso tossir durante a cirurgia ?

R: É muito importante que você não tussa durante a cirurgia. P: Devo tomar calmantes para a cirurgia ?

R: Se com eles você se sentir mais relaxado e tranqüilo, por que não ? P: Quanto tempo devo eu ficar no hospital após a cirurgia ?

R: A maioria dos pacientes vão embora logo depois da mesma.

P: Eu sei que eu preciso operar os dois olhos. Quando é que posso ter o segundo olho operado? R: Tão logo o primeiro esteja bom.

P: Quando é que eu estarei enxergando bem ?

R: A maioria dos pacientes enxerga embaçado após a cirurgia devido a dilatação da pupila e a luz ofuscante do microscópio.

P: O que acontece quando da minha saída do hospital ?

R: Depois da cirurgia, você é levado para a recuperação, onde são dadas as explicações pós-operatórias imediatas e também sobre as medicações. E será estabelecida a consulta do dia seguinte.

(5)

P: Minhas costas dificultam a posição deitada. Que posição devo eu ficar durante a cirurgia? R: Seria necessário que você ficasse deitado durante a cirurgia, entretanto, estamos atentos às suas particularidades. Estamos preparados a proporcionar o maior conforto a você.

P: Todo paciente necessita implante ?

R: A grande maioria necessita um implante para substituir a catarata. Somente em raros casos de pacientes alto míopes, o implante não seria necessário.

P: Eu posso dirigir o carro para casa ? R: Não é recomendável que você faça isto.

P: Algumas vezes minha pressão arterial sobe quando eu estou nervoso. O que acontece se ela subir?

R: O anestesista presente se ocupará de controlá-la(o). P: Há exames pré-operatórios ?

R: Sim. Alguns são feitos como pré-operatório para sua e nossa segurança. Perguntas sobre o implante.

P: Foi-me colocado um implante ?

R: O cristalino é, na realidade, a lente natural do olho. Ele é responsável por um terço do poder de foco do olho. Assim, ele tem que ser substituído por um implante com grau, para que você possa ver nitidamente. As lentes intra-oculares são necessárias, exceto nos casos raros de alta miopia.

P: De que material é feito o implante ?

R: Eles são feitos de silicone ou de PMMA. Cada material tenm suas especificações e também indicações. O médico escolhe qual seria a melhor, baseado em inúmeros fatores.

P: Por quanto tempo poderá ficar o implante dentro do meu olho? R: A LIO é para ficar dentro do seu olho para o resto da vida. P: O Implante pode sofrer rejeição?

R: Não. Porque a LIO não é um tecido humano, por isso mesmo não é rejeitado. P: O Laser é usado na cirurgia de extração de catarata?

R: A catarata é removida por ultrasom. Esse Processo é chamado facoemulsificação. E consiste em ondas sonoras que gentilmente quebram a catarata, que é então removida do olho.

Perguntas sobre o meu dia a dia P: Devo eu usar os meus óculos antigos depois da cirurgia?

R: Depois da cirurgia os óculos antigos provavelmente não servirão. E dependendo do caso terá que usar óculos para perto.

P: Eu estou enxergando bem para longe, mas porque não consigo ler sem óculos?

R: A sua LIO só corrigiu o grau para longe, por isso você precisará de óculos para ler. Se o paciente escolher monovisão, ou seja, um dos olhos com visão para perto, ele poderá ler sem óculos. Entretanto, essa escolha poderá dificultar a visão para longe. Pacientes que necessitam uma boa visão para longe devem escolher LIO com correção para longe e óculos para leitura.

(6)

P: Eu posso caminhar e ler?

R: Sim. Atos como agachar e/ou carregar objetos não vão estragar sua cirurgia. P: Quando posso voltar a dirigi automóvel?

R: Há uma melhora rápida da visão no período pós-operatório. Você poderá voltar a dirigir tão logo se sinta seguro para faze-lo.

P: Eu posso andar de avião depois da cirurgia de catarata? R: Sim.

P: Quando eu posso me maquiar de novo?

R: Batom e rouge, logo depois da cirurgia. Mais lápis e rimmel, só depois de duas semanas. P: Eu posso tingir meus cabelos?

R: Você deveria evitar contanto de tinturas com os seus olhos. Perguntas sobre complicações.

P: E se eu sentir como se tivesse “alguma coisa” no meu olho depois da cirurgia?

R: Você teve uma incisão microscópica no seu olho. Quando você pisca, você poderá sentir uma sensação de “arranhado”, até que haja cicatrização da mesma.

Referências

Documentos relacionados

Não pode ser só capitalizado (quando é criado um fundo pago pelo próprio trabalhador, como nos fundos de previdência privada) e não pode ser só de repartição (como é o nosso

Resultados: Houve uma redução da densidade óssea, particularmente em crianças com maior comprometimento do escore motor; os marcadores de remodelação óssea diminuíram em um

Administração Bacharelado Matutino III, VIII e IX Português e Redação Ciências biológicas Bacharelado Integral I e II Biologia, Português e Redação Ciências biológicas

The soil core containing the eggs was then carefuliy removed from the cup and placed in a hole (go the eggs were at ground levei) at marked locations in each pasture; (2) a

Quando a gente não sabe, a gente busca essa informação e volta lá na casa não você pode proceder assim, assim, assim dessa maneira, vai dar certo, vai ser o melhor caminho pra você

(2013 B) avaliaram a microbiota bucal de oito pacientes submetidos à radioterapia na região de cabeça e pescoço através de pirosequenciamento e observaram alterações na

and urinary symptoms aimed to verify the correlation of urinary symptoms with motor severity of the disease and mental functions as well as analyze the functional

Os resultados parecem sugerir diferentes níveis de bem-estar psicológico em função da situação do indivíduo face ao emprego e à carreira, assim como correlações entre