• Nenhum resultado encontrado

FACULDADE FARIAS BRITO CURSO DE DIREITO COORDENAÇÃO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL E DE ESTÁGIO CURRICULAR DO CURSO DE DIREITO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "FACULDADE FARIAS BRITO CURSO DE DIREITO COORDENAÇÃO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL E DE ESTÁGIO CURRICULAR DO CURSO DE DIREITO"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

FACULDADE FARIAS BRITO

CURSO DE DIREITO

COORDENAÇÃO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL E

DE ESTÁGIO CURRICULAR DO CURSO DE DIREITO

EDITAL Nº 13/2012 DE CONVOCAÇÃO PARA PARTICIPAR DO

DIA DA PACIFICAÇÃO

“Diga não à violência e sim à inclusão social”

A Coordenação de Responsabilidade Social da FFB e de Estágio Curricular Supervisionado do Curso de Direito da FFB, no uso de suas atribuições regimentais e regulamentares, torna público, para todos os

acadêmicos da FFB, que no período de 28 de agosto a 06 de setembro de 2012 encontrar-se-ão abertas as inscrições para a convocação dos acadêmicos que desejem participar do Dia da Pacificação alusivo ao IX Encontro de Prática Jurídica, cujas atividades terão culminância dia 27 de outubro de 2012, sábado, das 07h30min às 13h30min, com encerramento até o final deste período letivo, e que se realizará segundo as condições

especificadas a seguir:

1 – Das vagas:

1.1 Serão disponibilizadas para prestação de serviços no Centro Integrado de Atenção e Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa – CIAPREVI, localizado na Rua Ildefonso Albano, 725, Meireles, fone 31012728:

a) 08 vagas para o Curso de Direito.

1.1.1 As vagas destinadas ao Curso de Direito para a execução das atividades serão alocadas igualmente em 04 (quatro) turmas, às 2ª e 4ª ou 3ª e 5ª, nos turnos matutino (de 08h às 12h) e vespertino (de 13h às 17h).

1.2 Serão disponibilizadas para prestação de serviços no Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS, localizado na Rua Tabelião Fabião, 114, Presidente Kennedy, fone 32871023:

a) 08 vagas para o Curso de Direito.

1.2.1. As vagas serão distribuídas igualmente em 04 (quatro) turmas, às 4ª e 6ª feiras, e às 3ª e 5ª feiras, nos turnos matutino (de 08h às 12h) e vespertino (de 13h às 17h). 1.3 Serão disponibilizadas para prestação de serviço na Delegacia da Mulher,

(2)

a) 10 vagas para o Curso de Direito.

1.3.1. As vagas para a execução das atividades serão distribuídas em 03 (três) turmas, às 2ª e 4ª, às 3ª e 5ª, às 6ª. Para as turmas que funcionarão Em dois dias da semana o horário de trabalho será no período matutino (de 10h às 12h). Para a turma que funcionará às 6ª o horário de funcionamento será no período matutino, de 8h às 12h. 1.4 Serão disponibilizadas, para prestação de serviço no Recanto/AVAPE,

localizado na Rua Ari Barroso, 55, Papicu, fone: 32621818:

a) 16 vagas para o Curso de Direito, Administração, Marketing e

Ciência da Computação.

1.4.1. As vagas para a execução das atividades serão

distribuídas em 04 (quatro) turmas que funcionarão de 2ª a 6ª feira, no período vespertino (de 13h30min às 17h).

1.4.2. OBSERVAÇÃO: A REALIZAÇÃO DOS CURSOS OFERTADOS JUNTO AO RECANTO/AVAPE ESTÃO CONDICIONADOS À EXISTÊNCIA DE DEFICIENTES INSCRITOS EM NÚMERO RAZOÁVEL PARA A REALIZAÇÃO DO CURSO.

ASSIM, NÃO HAVENDO DEFICIENTES

INSCRITOS OU SENDO ÍNFIMO O NÚMERO DE INSCRIÇÕES, OS CURSOS NÃO SERÃO REALIZADOS, NÃO HAVENDO, PORTANTO,

ATRIBUIÇÃO DE CARGA-HORÁRIA

COMPLEMENTAR SE O CURSO NÃO SE REALIZAR.

1.5 Serão disponibilizadas, para prestação de serviço no CEJA (Centro de Educação para Jovens e Adultos Paulo Freire), localizado na Av. Olavo Bilac, 1300:

a) 08 (oito) vagas para o curso de Direito e 02 (duas) vagas para o curso de Ciência da Computação.

1.5.1. As vagas para a execução das atividades serão distribuídas em turmas que funcionarão aos sábados (no período vespertino) e domingos (no período matutino).

1.5.2. Os acadêmicos do curso de Direito serão organizados em 04 (quatro) turmas e ministrarão cursos nas seguintes áreas: Direito de Família, Direito do Consumidor, Direito Penal e Execução Penal e Direito Previdenciário.

(3)

1.5.3. Os acadêmicos do curso de Ciência da Computação serão organizados em 02 (duas) turmas e ministrarão cursos de Linux, editor de texto e planilha eletrônica.

1.5.4. Cada curso ministrado pelos acadêmicos do curso de Ciência da Computação terá horária de 20h (vinte horas), o que inclui carga-horária presencial e para a concepção da atividade. O conteúdo programático abordará, necessariamente, os três eixos, quais sejam, Linux, editor de texto e planilha eletrônica.

1.5.5. Cada curso ministrado pelos acadêmicos do curso de Direito terá carga-horária de 12h (doze horas) de atividade complementar de extensão, incluindo a carga-horária presencial e para concepção da atividade.

1.6 Serão disponibilizadas 50 vagas para capacitandos dos Cursos de Direito, Administração, Marketing e Ciência da Computação com carga horária comum de 02 (duas) horas e específica de 04 (quatro) horas, no mínimo, para cada projeto de atuação em comunidade; e 04 (quatro) vagas para ministrantes do curso de capacitação em mediação comunitária com 10

(dez) horas de carga horária.

1.5.1. Para os acadêmicos que se inscrevam no projeto realizado junto ao CREAS haverá capacitação destinada à mediação comunitária, com carga horária de 04 (quatro) horas. 2 – Dos critérios mínimos para inscrição:

2.1 nos projetos:

2.1.1 Ser aluno regularmente matriculado em um dos cursos da Faculdade Farias Brito;

2.1.2 Escolher apenas uma das vagas dos itens 1.1 a 1.5 para se inscrever, informando os dias e horários pretendidos e especificados nos itens referidos, conforme distribuição constante na ficha de inscrição em anexo;

2.1.3 Para os acadêmicos do curso de Direito: estar cursando a disciplina de Direitos Humanos ou ter cursado Direito Constitucional II;

2.1.4 Estar ciente e de acordo com os termos deste edital;

2.1.5 Declarar a disponibilidade para receber formação e treinamento para o desempenho das atividades junto aos órgãos parceiros enunciados neste edital.

2.2 como ministrante de capacitação em mediação comunitária: 2.2.1. Cumprir os requisitos do item 2.1;

2.2.2. ter participado do NAJUP ou ter cursado a disciplina de mediação e

arbitragem.

(4)

3.1 Deverão ser feitas no Departamento de Assuntos Acadêmicos (DAA) da Faculdade Farias Brito, no período acima determinado, munido dos seguintes documentos e informações:

a) formulário específico da inscrição em conjunto com a declaração de disponibilidade de tempo para capacitação e dia da pacificação;

b) cópia do histórico escolar atualizado emitido pelo DAA; c) cópia de documento de identidade com foto.

3.2 Os acadêmicos que ocuparem as vagas previstas neste edital deverão necessariamente participar de capacitação a ser ministrada na semana do dia 17 a 21 de setembro de 2012, com horários a serem designados no edital de resultado das inscrições.

3.3 A listagem dos acadêmicos selecionados estará disponível nos espaços de aviso e página da FFB a partir de 10/09/12.

3.5 Os acadêmicos serão convocados até um terço a mais das vagas previstas para participar do treinamento.

3.6 No caso superação do número previsto para as vagas, serão usados os seguintes critérios para a convocação do acadêmico:

a) em curso do semestre mais adiantado; b) candidato com maior média geral;

c) que não tenha participado das atividades anteriormente; e no caso do curso de Direito, inclua-se a sequência dos itens “c” e “d”;

d) em curso ou que tenha cursado a disciplina de estágio curricular supervisionado V – Mediação;

e) em curso ou que tenha cursado a disciplina de direitos da criança, do adolescente e do idoso.

3.7. Caso o acadêmico seja selecionado para participar da atividade complementar de Extensão ofertada por esse Edital e, por motivo injustificado, abandonar as atividades, poderá ter sua inscrição indeferida nos próximos Editais que vierem a ser lançados com o mesmo objeto deste.

4 – Do exercício das funções e treinamento

4.1 As funções relacionadas deverão ser exercidas no período acima designado de acordo com o órgão e a turma escolhida, sob a orientação dos professores da FFB e dos respectivos servidores dos órgãos parceiros e versarão sobre:

a) No CIAPREVI

1. Para o Curso de Direito: (i) desenvolvimento de oficinas para os idosos e a equipe do CIAPREVI sobre o estatuto do idoso, mediação de conflitos, direito previdenciário e sobre o direito como instrumento para a pacificação; (ii) participação nas mediações dos conflitos, assim como captação e preparação de assistidos e documentação para o Dia da Pacificação; (iii) atendimento e acompanhamento processual no NPJ de casos oriundos das atividades desenvolvidas

(5)

no CIAPREVI e (iv) visitas domiciliares realizadas em conjunto com os servidores do órgão.

b) No CREAS: Para o Curso de Direito: (i) visitas domiciliares realizadas em conjunto com os servidores do órgão; (ii) desenvolvimento de oficinas voltadas para crianças, adolescentes e corpo técnico sobre as normas do Estatuto da Criança e do Adolescente; (iii) acompanhamento das atividades do projeto Sentinela; (iv) elaboração de cartilhas e material de apoio; (v) atividades na área de mediação comunitária; (vi) captação e preparação de assistidos para o Dia da Pacificação.

c) Na Delegacia da Mulher: Para o Curso de Direito: (i) acompanhar registro de boletim de ocorrência; (ii) elaborar relatórios de atendimento; (iii) acompanhar procedimentos de inquérito policial, autos de prisão em flagrante e mediações de conflitos domésticos, bem como captação e preparação de assistidos e documentação para o Dia da Pacificação. d) No RECANTO/AVAPE: (i) elaboração do material que será explanado

nos respectivos cursos; (ii) elaboração de slides com o conteúdo programático de cada aula, o qual deverá ser antecipadamente encaminhado à Coordenação de Responsabilidade Social; (iii) interação participativa nas aulas que deverão ser ministradas nos períodos indicados neste edital.

e) No CEJA: (i) elaboração do material que será explanado nos respectivos cursos; (ii) elaboração de slides com o conteúdo programático de cada aula, o qual deverá ser antecipadamente encaminhado à Coordenação de Responsabilidade Social; (iii) interação participativa nas aulas que deverão ser ministradas nos períodos indicados neste edital.

f) No Dia da Pacificação: (i) participação na organização da secretaria de processos; (ii) realização de mediações e conciliações; (iii) recreação com as crianças que se deslocam com os assistidos; (iv) auxiliar técnico de informática.

4.2. As funções e atividades acima relacionadas não excluem outras porventura surgidas a partir das demandas das entidades parceiras e da Coordenação de Estágio Curricular Supervisionado (no que se refere ao Dia da Pacificação).

5. DA ATIVIDADE DE EXTENSÃO E SUAS FASES:

5.1 A atividade complementar de Extensão ofertada por esse Edital compreende 03 (três) fases:

1ª Fase: Capacitação;

2ª Fase: Vivência prática nos segmentos relacionados à criança e ao

adolescente, ao idoso, à mulher, à pessoa com deficiência, aos apenados de final de semana e com o resgate da cidadania;

(6)

5.1.1. A primeira fase, denominada capacitação, ocorrerá nas dependências da FFB.

5.1.2. A segunda fase da atividade realizar-se-á nas dependências dos órgãos assistenciais parceiros da FFB, conforme os termos deste Edital, sob a orientação do corpo docente da FFB e dos respectivos servidores.

5.1.3. A terceira fase da atividade consiste na entrega, ao final da atividade, de um relatório final de atividades, cujo conteúdo e data de entrega será oportunamente divulgado.

5.2. As três etapas descritas neste Edital são obrigatórias, havendo

relação de dependência entre todas elas, isto é, somente será atribuída a carga-horária de atividade complementar ao acadêmico que cumprir todas as etapas de maneira satisfatória.

6 – Das Disposições Finais:

6.1 Em nenhuma hipótese haverá participação no Dia da Pacificação de acadêmicos que não tenham freqüência a pelo menos 75% na formação e no treinamento.

6.2 Para os acadêmicos de Direito, a participação na atividade oriunda deste Edital será aproveitada como atividade complementar no Grupo III

(Extensão), de acordo com o regulamento do curso de Direito desta

IES, independente de requerimento posterior, em caso de rendimento satisfatório.

6.3 Os acadêmicos participantes da atividade objeto desse Edital deverão cumprir o mínimo de 75% (setenta e cinco por cento) da freqüência para o aproveitamento da carga horária correspondente.

6.4 Os casos omissos serão resolvidos em conjunto pelas respectivas coordenações acadêmicas e executivas de cada curso, Coordenações de Atividades Complementares, Coordenação de Estágio Curricular do Curso de Direito e Coordenação de Responsabilidade Social.

6.5 O presente Edital entra em vigor nesta data. Faculdade Farias Brito, aos 28 de agosto de 2012.

Cecília Érika D´Almeida Lôbo Coordenadora do Curso de Direito

Ricardo Wagner Cavalcante Brito

Coordenador do Curso de Ciência da Computação Lourenço Rodrigues da Mata Filho

Coordenador do Curso de Administração e Marketing Helena Stela Sampaio

(7)

Larissa Nunes Maia

Coordenadora de Atividades Complementares do Curso de Direito Leopoldo Soares de Melo Júnior

Coordenador de Atividades Complementares do Curso de Ciência da Computação Bertha Marusa Nunes Mendes

Coordenadora de Atividades Complementares do Curso de Administração e Marketing Renata Neris Viana

(8)

FACULDADE FARIAS BRITO

COORDENAÇÃO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL

ANEXO

DELEGACIA DA MULHER

TOTAL DE ALUNOS ENVOLVIDOS: 10

TURMA DIAS DE FUNCIONAMENTO HORÁRIOS DE

FUNCIONAMENTO QUANTIDADE DE VAGAS

01 Às segundas quartas-feiras 10h às 12h 03 02 Às terças e quintas-feiras 10h às 12h 03

03 Às sextas-feiras 08h às 12h 04

Carga-horária total do projeto: 40h (quarenta horas) de extensão universitária. RECANTO/AVAPE

TOTAL DE ALUNOS ENVOLVIDOS: 16 TURMA DIAS DE

FUNCIONAMENTO FUNCIONAMENTO HORÁRIOS DE QUANTIDADE DE VAGAS HORÁRIA

CARGA-CURSO DE ROTINAS ADMINISTRATIVAS E DEPARTAMENTO PESSOAL De segunda a sexta-feira De 13h30min às 17h 04 84h CURSO DE INCLUSÃO DIGITAL E BÁSICO DE INFORMÁTICA De segunda a sexta-feira De 13h30min às 17h 04 84h CURSO DE MARKETING PESSOAL De segunda a sexta-feira De 13h30min às 17h 04 64h CURSO SOBRE DIREITOS E DEVERES DOS DEFICIENTES De segunda a sexta-feira De 13h30min às 17h 04 64h

Data prevista para o início dos cursos: 08 de outubro de 2012. CREAS

TOTAL DE ALUNOS ENVOLVIDOS: 8

(9)

FUNCIONAMENTO VAGAS

01 Quartas e sextas-feiras De 08h às 12h 02

02 Quartas e sextas-feiras De 13h às 17h 02

03 Terças e quintas-feiras De 08 às 12h 02

04 Terças e quintas-feiras De 13h às 17h 02

Carga-horária total da atividade: 40h (quarenta horas) de extensão universitária. CIAPREVI

TOTAL DE ALUNOS ENVOLVIDOS: 08

TURMA DIAS DE FUNCIONAMENTO HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO QUANTIDADE DE VAGAS 01 Às segundas e quartas-feiras De 08h às 12h 02 02 Às segundas e quartas-feiras De 13h às 17h 02 03 Às terças e quintas-feiras De 08h às 12h 02 04 Às terças e quintas-feiras De 13h às 17h 02

Carga-horária total do projeto: 64h (sesenta e quatro horas) de atividade complementar de extensão.

CEJA (ACADÊMICOS DE DIREITO):

TURMA DIAS DE FUNCIONAMENTO HORÁRIOS DE

FUNCIONAMENTO QUANTIDADE DE VAGAS

01 Aos sábados (Direito de Família)

De 16h às 17h 02

02 Aos domingos (Direito Penal e

Execução Penal) De 11h30min às 12h30min 02 03 Aos sábados (Direito

Previdenciário) De 16h às 17h 02

04 Aos domingos (Direito do

Consumidor) De 11h30min às 12h30min 02

Carga-horária de cada curso: 12h (doze horas) de atividade complementar de extensão. CEJA (ACADÊMICOS DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO):

TURMA DIAS DE FUNCIONAMENTO HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO

QUANTIDADE DE VAGAS

01 Aos sábados Vespertino 01

02 Aos sábados Vespertino 01

(10)

FICHA DE INSCRIÇÃO

ALUNO:

MATRÍCULA: CURSO: TELEFONES PARA CONTATO:

EMAIL:

ÓRGÃO ASSISTENCIAL PARCEIRO DE PREFERÊNCIA:

(*a escolha não condiciona a distribuição obrigatória do acadêmico para atuar junto ao órgão assistencial parceiro de sua preferência)

( ) Ciaprevi – turma 01 ( ) Ciaprevi – turma 02 ( ) Ciaprevi – Turma 03 ( ) Ciaprevi – turma 04 ( ) Creas – turma 01 ( ) Creas – turma 02 ( ) Creas – turma 03 ( ) Creas – turma 04

( ) Delegacia da Mulher – turma 01 ( ) Delegacia da Mulher – turma 02 ( ) Delegacia da Mulher – turma 03 ( ) Ceja/DIREITO – turma 01

( ) Ceja/DIREITO – turma 02 ( ) Ceja/DIREITO – turma 03 ( ) Ceja/DIREITO – turma 04

( ) Ceja/CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO – turma 01 ( ) Ceja/CIÊNCIA DA COMPUTAÇAO – turma 02

( ) Recanto/Avape - CURSO DE ROTINAS ADMINISTRATIVAS E DEPARTAMENTO PESSOAL

( ) Recanto/Avape - CURSO DE INCLUSÃO DIGITAL E BÁSICO DE INFORMÁTICA ( ) Recanto/Avape - CURSO DE MARKETING PESSOAL

( ) Recanto/Avape - CURSO SOBRE DIREITOS E DEVERES DOS DEFICIENTES

TERMO DE COMPROMISSO

Declaro estar ciente das condições do Edital n.º 13/2012, satisfazendo todos os requisitos do regulamento e dispondo de tempo para desenvolvimento das atividades que serão realizadas.

ASSINATURA DO ACADÊMICO: ____________________________________________ DATA: ___/___/___

(11)

Referências

Documentos relacionados

Iolanda Maria da silva, O Projeto de extensão Extramuros Escolar: uma viagem ao museu de Belém do São Francisco promoveu a construção de conhecimento sobre o patrimônio

Considerando a compreensão da formação continuada como direito do professor ao seu desenvolvimento profissional com consequente direito do discente à melhor qualidade de sua

temperatura do dossel da cultura - °C b, taxa de transpiração E – mmol H2O m-2s-1 c, índice de estresse hídrico da cultura – CWSI d; temperatura foliar - °C e; potencial de água

Tais fatores dizem respeito essencialmente à crônica super oferta de mão de obra, provocada pela migração oriunda do interior do estado, pelo crescimento

Embora os recursos financeiros doados pela empresa não fossem suficientes para atender a todos na comunidade que precisassem de algum crédito, o BCD Serra Azul inicia suas

381 O subprojeto III - Intervenção em políticas públicas, por sua vez, contempla a elaboração de campanhas e ações voltadas para a sociedade em relação a questões do

indica relações entre o texto de leitura e muitos outros, tentando favorecer, sempre que possível, as relações entre a língua portuguesa, outras linguagens e

Since there are no available data for carbendazim and tebuconazole on the bioassay of Tradescantia pallida, we assessed the potential genotoxic effect of