• Nenhum resultado encontrado

LIDERANÇA X CHEFIA. PAP CURSOS E CONCURSOS Página 1

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "LIDERANÇA X CHEFIA. PAP CURSOS E CONCURSOS Página 1"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

PAP CURSOS E CONCURSOS Página 1

LIDERANÇA X CHEFIA

(2)

PAP CURSOS E CONCURSOS Página 2

O QUE É LIDERANÇA?

O nosso maior desafio, tanto em empresas privadas quanto públicas, é o exercício da liderança. Este fato é de extrema importância para o sucesso de uma organização. É preciso entender que pessoas não são máquinas, logo, é preciso ter cuidado com a forma como você lida com as pessoas que trabalham ao seu redor.

Mas, o que é liderança? O líder vai muito além de ser apenas uma pessoa que está em um nível hierárquico maior e se encontra em uma posição tida como superior. O líder é a pessoa que tem bons relacionamentos com todos da empresa, ele é admirado por todos os funcionários e é capaz de influenciar outras pessoas a fazerem o que é preciso, simplesmente através do exemplo. O líder influencia os liderados para o aprendizado, o crescimento e a mudança. Está sempre disposto a solucionar um problema junto com sua equipe, e o mais importante, estimula a equipe a pensar em suas próprias soluções. As pessoas se envolvem emocionalmente no processo e passam a trabalhar por um propósito e não simplesmente por obrigação.

O QUE É CHEFIA?

A chefia distingue-se da liderança no momento em que o principal objetivo da chefia é fiscalizar o funcionário, e focar apenas na obtenção de resultados. O chefe tem tendências a comandar pessoas, impor ordens e ser autoritário.

Ao contrário do líder, que busca inspirar seus liderados e fazer junto com a equipe, o chefe se sente em posição superior e sente-se no direito de dar ordens e cobrar resultados, sem acompanhar o processo ou verificar se a equipe está precisando de ajuda. O chefe manda, o líder inspira e faz junto.

(3)

PAP CURSOS E CONCURSOS Página 3

TIPOS DE LIDERANÇA

LIDERANÇA AUTOCRÁTICA: Nesse modelo, o foco é o “chefe”. As decisões são

centralizadas e não permite que os liderados participem das decisões. O gestor leva seus colaboradores em rédeas curtas, através de pressão e cobranças. É o estilo onde o superior lidera pelo poder, utiliza-se do recurso da posição hierárquica para exercer suas funções. Ainda é possível encontrar esse tipo de liderança tanto em repartições públicas como as privadas.

LÍDER DEMOCRÁTICO: Nesse modelo já é possível ver maior interação entre a equipe e

seu líder. Os liderados conseguem dar opiniões e serem ouvidos, mas o foco aqui é o ganha a ganha, por exemplo: se você desempenhar seu trabalho correto, no final do mês terá suas bonificações. Caso não faça bem feito, será “punido”. O objetivo é dar recompensa para quem faz e tirar a recompensa de quem não faz.

LÍDER INSPIRACIONAL: O líder inspiracional ouve a equipe, filtra cada opinião dada,

verifica a possibilidade de utilizá-las em benefício de todos. Além disso, está sempre junto da equipe mostrando como se faz e coordenando os colaboradores. Nesse modelo, o líder lidera através do exemplo, ele é uma pessoa tão querida que os liderados desempenham suas funções sem que o líder precise estar dizendo o que precisa ser feito. Os liderados se envolvem com o projeto de uma forma que o projeto passa a ser algo pessoal e não meramente algo que deve ser desempenhado por obrigação dentro da empresa. Mas atenção, o líder inspiracional também é capaz de chamar a atenção de um liderado quando necessário.

Acima conhecemos os principais tipos de líderes. Impossível não surgirem as perguntas: qual o melhor tipo de líder? Qual eu devo seguir?

(4)

PAP CURSOS E CONCURSOS Página 4

A resposta é: não existe “o melhor”. Em todos os tipos de liderança temos exemplos de pessoas que foram bem sucedidas. Hitler, por exemplo, foi um líder totalmente autocrático, liderou uma nação através da imposição, ameaça e opressão. Não estamos dizendo que é um exemplo a seguir, mas foi uma pessoa que marcou a história e liderou muitas outras pessoas.

O que eu quero mostrar com isso? Que é possível liderar em todos os estilos, porém, tudo depende do seu objetivo. Porque gritar e oprimir pessoas é fácil (líder opressor), as pessoas vão fazer o que você diz e vão te “respeitar” porque elas tem medo de você, mas você vai alcançar seu objetivo.

Dar recompensas se algo vai bem ou retirar a recompensa também é muito fácil (líder democrático). Agora, estar junto da equipe, influenciar e inspirar pessoas através do exemplo, resolver problemas com os liderados e fazer com que as pessoas queiram te seguir simplesmente pelo o que você desempenha, isso sim requer muito mais dedicação e estudo.

Deve haver ponderação entre os 3 tipos de lideranças, o líder inspiracional é o mais indicado, porque você faz com que as pessoas queiram te seguir, o que torna o trabalho bem mais realizador para cada liderado. Mas quando houver a necessidade de se impor, mostrar o caminho a seguir, chamar a atenção de alguém que não está desempenhando a tarefa corretamente ou tomar alguma medida corretiva, o líder inspiracional deve ter essa atitude e se impor. Tudo deve ser dito e feito da melhor maneira possível, sempre lembrando que antes de liderados, eles são pessoas e merecem receber um tratamento adequado. Afinal, o líder é responsável pelo sucesso ou insucesso de uma equipe.

(5)

PAP CURSOS E CONCURSOS Página 5

O líder de sucesso é aquele:

 É empenhado no futuro a ser criado com base na visão da organização;

 Possui criatividade;

 Possui capacidade de inovação;

 Estuda constantemente;

 Tem foco nos resultados;

 Analisa o desempenho da equipe e do negócio como um todo;

 Antecipa problemas e necessidades;

 Articula estratégias e recursos;

 É fonte de inspiração, gerando seguidores;

 Estimula a equipe a pensar em suas próprias soluções;

 Apoia o desenvolvimento dos membros do seu time;

 Exerce constantemente o papel de coach.

Para seu um líder não é primordial encontrar-se em posição de destaque. Você pode começar a liderar da posição a qual você se encontra. Por exemplo: as mães são nosso primeiro exemplo de liderança, elas estão sempre se antecipando a problemas, cuidam de todos e inspiram as pessoas ao redor a serem pessoas melhores. Você pode liderar no setor que você trabalha, orientando, inspirando os colegas de trabalho e dando ideias para o crescimento do seu setor de trabalho.

VOCÊ NASCE LIDER OU SE TORNA LIDER?

Como tudo na vida, liderar é uma capacidade que PODE SIM ser aprendida. Claro que para algumas pessoas é mais fácil se comunicar, ser extrovertido, cativar outras pessoas, mas isso não implica dizer que uma pessoa tímida, por exemplo, que tem vontade de ser líder, não

possa se tornar um líder de sucesso. Talvez o caminho que essa pessoa que possui uma limitação vá percorrer, exija mais estudo, esforço, perseverança e dedicação do que aquela outra que parecer ter nascido com “o dom de encantar“ todos ao seu redor. Mas se ela estiver disposta a dar certo e pagar o preço para ser um líder de sucesso, ela pode sim conquistar esse objetivo.

(6)

PAP CURSOS E CONCURSOS Página 6

DICAS PARA MELHORAR SEU DESEMPENHO

E SER UM LIDER DE SUCESSO

1. Estude com frequência: a dica mais simples que poderíamos te dar e a mais

completa de todas. Estudar, ler bons livros e aprender com quem já chegou lá. Abaixo colocarei dicas de livros que todo líder de sucesso deveria ler:

 Pai rico pai pobre - Robert T. Kiyosaki  O monge e o executivo - James C. Hunter

 As 21 irrefutáveis leis da liderança – John C. Maxwell  Sonho Grande – Cristiane Correa

 Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes - Stephen R. Covey  Como fazer amigos e influenciar pessoas – Dale Carnegie

2. Coloque em prática o que você estudou: agora que você já tem uma base

teórica do que líderes de sucesso fazem, comece a colocar em prática tudo o que você leu. Não importa a posição que você ocupa, lembre-se: o verdadeiro líder vai liderar independente do local e posição que ele se encontra. Você só vai aprender a liderar se começar a praticar tudo o que você já viu nos seus estudos.

3. Siga pessoas de sucesso nas suas redes sociais: não fique perdendo tempo

em redes sociais e seguindo perfis que não fazem diferença para seu crescimento. As redes socias hoje em dia possuem muitos conteúdos bons e gratuitos, basta você seguir as pessoas corretas. Siga conta de pessoas empreendedoras e líderes que já chegaram aonde você quer chegar. Exemplo: Flávio Augusto, José Roberto Marques, Bill Gates, Walt Disney, Abílio Diniz, Jorge Paulo Lemann.

4. Tenha bons relacionamentos: tenha um ciclo de amizades com pessoas que

tenham o mesmo objetivo que você, caso contrário, haverá choque de conflitos e em algum momento você pode ser desencorajado a desistir do sue projeto. Ser um líder de sucesso requer muita disciplina e dedicação, nem todos estão dispostos a pagar o preço.

(7)

PAP CURSOS E CONCURSOS Página 7

TRABALHO EM EQUIPE

A capacidade de trabalho em equipe é um atributo essencial aos profissionais que buscam crescer e conquistar um lugar de destaque em suas carreiras. Também é uma forma de aprender, ensinar e trocar conhecimentos e experiências com colegas de outras áreas da empresa. Saiba como aprimorar suas competências para o trabalho em grupo:

1. Esteja aberto ao trabalho em conjunto: desenvolva um espírito coletivo, esteja

disposto a ouvir as opiniões, analisá-las e colocar em prática junto com a equipe.

2. Seja proativo e comprometido: contribua ativamente para a obtenção dos resultados, seja criativo e veja o que pode ser feito e faça, não fique esperando outras pessoas dizerem o que você pode fazer. Ser proativo é justamente a capacidade de observar o que pode ser feito e se antecipar na resolução de algum problema. Respeite o espaço dos seus colegas, contudo não deixe de mostrar a que veio: o que sabe; suas ideias; conhecimentos e as experiências que podem agregar valor ao trabalho.

3. Respeite as diferenças: cada profissional tem uma percepção do mundo, possui

experiências e vivências diferentes. O que torna o trabalho em equipe tão interessante é a junção de todas essas diferenças em prol de um objetivo comum. Por isso, é muito importante respeitar as diferenças, estar aberto a aprender com o outro, a compartilhar o que sabe e a somar sempre.

4. Desenvolva a inteligência emocional: quando falamos em trabalho em

equipe, desenvolver a inteligência emocional é ainda mais essencial. Isso porque é muito importante aprender a lidar com os próprios sentimentos, saber identificar os das outras pessoas, de modo a não sem deixar se levar por emoções impulsivas ou mesmo ideias sabotadoras. Quando trabalhamos com pessoas diferentes podem surgir conflitos profissionais e divergências que, muitas vezes, levam a discussões acaloradas. Ter autocontrole emocional ajuda a lidar com estes momentos de forma assertiva, sem ser agressivo ou demasiadamente emotivo e irracional.

(8)

PAP CURSOS E CONCURSOS Página 8

HISTÓRIAS DE LÍDERES DE SUCESSO

NELSON MANDELA

Nelson Mandela foi o presidente da África do Sul nos anos 90. Mas a sua história começou bem antes. Mandela foi um dos principais líderes contra o Apartheid – um governo pautado pela segregação racial. Por lutar e se opor a este sistema, Mandela foi preso e condenado. Permaneceu preso por mais de 30 anos por lutar pelo fim da segregação racial em seu país. Sua gestão enquanto

presidente da África do Sul foi pautada pela inteligência, justiça e simplicidade. Por toda a sua história e postura, Mandela inspira

pessoas até os dias atuais. Faleceu em 2013, aos 95 anos.

MADRE TEREZA DE CALCUTÁ

Uma mulher franzina, que à primeira vista parecia muito frágil e de pouca ação. Ledo engano. A Madre criou um movimento humanitário que começou na cidade de Calcutá e se espalhou pela Índia – trabalho que ajudou milhões de pessoas muito pobres a tratar de suas doenças graves, como lepra e também a alimentar a população sem nenhuma assistência. Até então estas pessoas não tinham vez ou voz e com o seu trabalho inspirador, Tereza conseguiu

chamar a atenção do mundo e colher doações que até hoje, mesmo depois de sua morte,

seu trabalho segue inspirando outras pessoas a ajudar quem mais precisa no mundo todo.

MAHATMA GANDHI

O líder indiano fez e ainda faz história ao inspirar milhões de pessoas em todo mundo por ter pregado a transformação do mundo através da não violência. Assim, guiou uma grande luta pela libertação da opressão da Inglaterra que fazia da Índia mais uma de suas colônias. O

seu diferencial foi pregar a luta sem armas, pacífica e de mãos limpas, o que inspira até hoje manifestações sem violência.

Referências

Documentos relacionados

Estes três eventos envolvem contas de resultado (Demonstração do Resultado) e contas patrimoniais (Balanço Patrimonial).. O resultado apresentado em nada difere das

A Comissão Examinadora da Prova de Língua Portuguesa efetuou a análise do recurso Administrativo e emitiu seu parecer nos termos a seguir.. Conhecimentos Específicos –

Mesmo com a maioria dos centenários apresentando elevado percepção qualidade de vida, viu-se que o nível de atividade física e a média de número passo/dia, foram inferiores

De acordo com estes resultados, e dada a reduzida explicitação, e exploração, das relações que se estabelecem entre a ciência, a tecnologia, a sociedade e o ambiente, conclui-se

Com efeito, Portugal é o país europeu com a mais longa história de intercâmbio com o Japão e, na expectativa de reforçar e desenvolver para o futuro os laços de amizade destes 470

Examinar pacientes, avaliar as condições de saúde e estabelecer diagnóstico nos âmbitos somáticos, psicológicos e sociais; Requisitar exames subsidiários, analisando e

Todos e todas às ruas pelos nossos direitos Nesta sexta-feira, 28 de Abril, é o dia da GREVE GERAL contra as reformas Trabalhista e da Previdência e as

1.1 Constitui objeto da presente Concorrência, a Concessão de Espaço Físico – Restaurante/Cantina/Lanchonete/, pertencente ao Instituto Federal do Espírito Santo- Ifes,