• Nenhum resultado encontrado

Recurso N-Console: console de integração e navegabilidade entre recursos e atividades do Moodle.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Recurso N-Console: console de integração e navegabilidade entre recursos e atividades do Moodle."

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Recurso N-Console: console de integração e navegabilidade entre

recursos e atividades do Moodle.

Rodrigo Fernandes Gonzales1 <rodrigofernandes@tre-rs.jus.br>,

Edemir Vettorazzi2 <edemirvettorazzi@tre-rs.jus.br>,

Dione dos Santos Almeida3 <dionealmeida@tre-rs.jus.br>. Tribunal Regional Eleitoral do RS – RS – Brasil

Resumo

Este artigo apresenta uma solução desenvolvida para facilitar a navegabilidade entre as atividades e recursos do Moodle®. O principal objetivo deste é disseminar o conhecimento adquirido durante as fases de desenvolvimento e incentivar o apoio da comunidade na melhoria de funcionalidades e na criação de futuros serviços e complementos.

Palavras-chave: N-Console; Navegabilidade; Integração; Plugin. Abstract

Title: “Feature N-Console: console integration and navigation between Moodle

resources and activities.”

This article presents a solution designed to facilitate navigation between activities and resources in Moodle®. The main purpose of the paper is to disseminate the knowledge gained during the development stages and encourage community support in improving functionality and creating future services and accessories.

Keywords: N-Console; navigation; integration; Moodle; plugin.

1. Introdução

O Ensino a Distancia (EAD) tem como principal característica a capacidade de fornecer educação a um número virtualmente ilimitado de usuários permitindo a coexistência de pessoas com idade, sexo, escolaridade ou ritmos diferentes de aprendizagem. Dentre os principais benefícios tangíveis do EAD, podemos citar o significativo aumento da participação do educando no processo de aprendizagem, os resultados positivos obtidos, mensuráveis e observáveis, a motivação continuada, dentre outros.

Para Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS) o EAD representa não apenas a capacidade de capacitar diversos funcionários em diversas áreas de interesse estratégico de maneira eficaz e econômica, mas também a possibilidade de levar capacitação a lugares de difícil acesso e aproximar as pessoas de todas as zonas eleitorais do estado para que assim possam compartilhar suas experiências e seu conhecimento sobre determinado assunto. Para isso é necessário possuir um gerenciador de conteúdo capaz de armazenar grande quantidade de informações e ainda ser de fácil manejo, pois a instituição conta com pessoas com diversos graus de habilidade com informática.

1 Graduando do curso de Ciência da Computação. Desenvolvedor de sistemas web para soluções internas do Tribunal Regional Eleitoral

– RS.

2 Especialista em Administração Tributária, Bacharel em Ciências Contábeis, Chefe da equipe técnica da EAD do Tribunal Regional

Eleitoral – RS.

(2)

O CMS (Course Management System), LMS (Learning Management System) ou AVA, utilizado pela instituição onde esta solução foi implementada é o Moodle, que é um dos softwares livres mais populares destinados a educação em forma de EAD no mundo, reconhecido em vários países e com uma comunidade que integra professores, alunos, profissionais de TI entre outros e ainda com capacidade de incrementar uma gama de recursos utilizando-se de plugins, criados voluntariamente pela comunidade de usuários nesta plataforma.

O objetivo deste trabalho foi exatamente explorar as vantagens da plataforma Moodle de maneira fácil e rápida, para isso foi criado um plugin que além de facilitar a navegação, pois possui todo conteúdo do curso integrado em apenas uma plataforma de apresentação, também serve para monitorar as atividades com logs e registros das atividades dos alunos.

Figura 1 – LMS Moodle

2. O PLUGIN N-CONSOLE

O N-Console tem como objetivo prover aos usuários da plataforma Moodle a possibilidade de navegar entre os diferentes recursos e atividades do curso, de maneira sequencial, sem ter de abrir diversas páginas ou ter que voltar para pagina de apresentação do curso para entrar na próxima atividade. Para este fim foram estudados diversos recursos dentre eles se destacaram:

• Console de Navegação: é uma tela em formato de pop-up onde o conteúdo é apresentado para o aluno. O aluno pode navegar pelas telas do N-Console como se tivesse utilizando um livro, para frente e para trás.

• Mergulho: esse recurso possibilita que o aluno, durante a navegação, possa se “aprofundar” em um determinado assunto e depois “emergir” novamente para o conteúdo principal do curso.

• Atividades: Durante o curso o aluno poderá participar de outras atividades como fórum, chat e wiki sem ter que sair do console principal.

• URL: assim como o recurso “Atividades” este tem como objetivo facilitar a navegabilidade, com ele o aluno poderá acessar conteúdos externos ao curso sem ter de sair do console principal.

(3)

• Tema: para tornar mais amigável a interface do console, e assim melhorar a qualidade do ensino, o plugin traz a possibilidade de inserir novos temas (aparência). Esse recurso é utilizado muitas vezes para alertar o aluno de alguma mudança durante o conteúdo.

Com base nesses recursos, foi criada a primeira versão do N-Console, que foi utilizada no portal EAD interno, do TRE-RS (Moodle versão 1.9.7):

2.1 Versão 2.x.

O novo desafio para equipe de desenvolvimento do N-Console foi a entrada do Moodle 2.x (no dia da atualização deste artigo o Moodle estava com a versão 2.3.1+ estável, sendo essa nossa escolha) que trouxe novos recursos e possibilidades. Por essas razões, no upgrade do plugin para a versão escolhida foram acrescentadas novas características:

• Novo console: a nova versão do console é apresentada em formato de Lightbox (Colorbox).

• Marcador de pagina: com o intuito de aumentar a capacidade de navegação do console e torná-lo ainda mais parecido com um livro foi inserida a capacidade de marcação, onde o aluno pode marcar um determinado console e voltar para ele de qualquer ponto do curso.

• Bloco: para facilitar algumas atividades do N-Console foi criado um bloco (block) para auxiliar nas atividades.

(4)

Na área de configuração (settings) também foram implementadas mudanças para facilitar a criação dos consoles pelos professores. Na versão do N-Console para o Moodle 1.9.7, para o usuário configurá-lo, tinha que passar por duas etapas; na primeira ele informava os tipos de atividades e recursos permitidos no console (disponíveis no curso) e na segunda, escolher se estas opções ficariam acessíveis para os alunos ou não.

Durante a criação do novo N-Console para o Moodle 2.3.1+ foram adicionados campos para definir chamadas, que serão abertos com uma Lightbox e com retorno direto para página de settings, evitando assim mais de uma etapa na configuração do plugin. A tela de “Cadastro de URLs” e a tela de “Cadastro de Atividades” também foram alteradas para que, assim, o professor tenha um controle mais fácil e rápido desses módulos.

A tela de inserção da barra lateral do console também sofreu alteração; agora ela permite o cadastro de mais de uma imagem por setor, assim o usuário tem apenas que escolher qual das imagens serão ativadas no console em questão, seguindo o padrão dos módulos.

As novas funcionalidades de “Ativar rastreamento de conclusão” (Enable completion tracking) e “Permitir o acesso condicional” (Enable conditional Access), que agora são padrões do Moodle, também foram ativadas no plugin.

Outro desafio encontrado durante a fase de desenvolvimento foi a criação do Backup e do Restore para a nova versão do Moodle, que trouxe grandes mudanças positivas, dentre elas, podemos destacar, a facilidade de desenvolvimento e a ótima documentação disponível no site moodle.org.

2.2 Estrutura do projeto.

Após o levantamento de requisitos e com o estudo da solução de navegabilidade finalizada, foi necessário entender todo o contexto do ambiente em que este aplicativo seria implementado, necessitando que mais de uma pessoas, com visão macro do negócio, orientasse como o plugin seria melhor utilizado pelos docentes e, ainda, como esta aplicação deveria se comportar diante do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), no caso, o Moodle.

Normalmente é função do analista de sistemas fazer a aquisição do conhecimento e repassar para os demais integrantes da equipe de TI, pois o desenvolvimento de um plugin

(5)

deve ser organizado como qualquer outro desenvolvimento de software, utilizando-se de metodologias e boas práticas, sejam elas ágeis ou tradicionais, garantindo o sucesso e a estabilidade da aplicação. O trabalho foi dividido e executado seguindo as etapas demonstradas na figura abaixo:

Figura 3 – Fluxo das etapas de desenvolvimento

3. IMPLEMENTAÇÃONOAMBIENTEDEPRODUÇÃO

Com a conclusão do desenvolvimento do plugin em um ambiente de trabalho, este foi migrado para um protótipo onde os desenvolvedores, usuários e especialistas, iniciaram a fase de testes - este protótipo é uma cópia idêntica do ambiente de produção, feito para simular uma situação real de utilização.

Após os testes, o plugin foi migrado novamente, agora para o ambiente de produção, onde foi testado novamente em um curso fechado. Com a conclusão dos testes partiu-se para o agendamento de uma apresentação oficial do recurso e para a definição das etapas de treinamento dos usuários que utilizam esta ferramenta.

O treinamento foi realizado, inicialmente, através de vídeo-aulas, e, depois, uma demonstração utilizando-se a própria ferramenta N-Console. Para melhor entendimento, o público foi dividido em dois; o primeiro formado por Tutores editáveis e administradores de cursos e o segundo, pela comunidade geral de usuários.

Com a conclusão da implementação, a ferramenta N-Console continuará sendo utilizada em todos os cursos ministrados pelo TRE-RS.

4. CONCLUSÃODAPESQUISAETRABALHOSFUTUROS

O plugin de integração e navegação N-Console para o Moodle, em suas duas versões de compatibilidade (1.9x e 2.x), com suas características, aliadas à autonomia e flexibilidade concedida aos administradores do AVA, atendeu às expectativas com um baixo índice de suporte, desempenho e satisfação, principalmente pela fácil implementação, flexibilidade de adequar-se ao desempenho dos servidores e adequação ao modelo ergonômico de utilização do Moodle.

A equipe de tecnologia e desenvolvimento permanece focada nas melhorias necessárias para garantir a disponibilidade, a continuidade e, principalmente, a ampliação dos recursos do plugin, buscando apoio da comunidade de desenvolvedores para a continuidade e sustentação das atividades.

Referências

Documentos relacionados

A amostra foi composta por 3.075 idosos do banco de dados do Projeto Fibra UNICAMP, os quais foram avaliados por meio de questionário sociodemográfico,

Em uma amostra de oito indivíduos, observaram, pelas telerradiografias em norma lateral pré-cirúrgica imediata e pós-cirúrgica tardia, alta correlação entre o movimento do ponto

ado a necessidade de modificar o pré- se manter o dorso do frango à 95C por 30 minutos, este procedimento desnaturava o colágeno, formando um gel scrito

Assim, cabe às Ciências Sociais e Humanas trabalhar esta problemática pois além de pobreza, o desemprego gera consequências negativas a nível pessoal e social (Gonçalves, et

(grifos nossos). b) Em observância ao princípio da impessoalidade, a Administração não pode atuar com vistas a prejudicar ou beneficiar pessoas determinadas, vez que é

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo