• Nenhum resultado encontrado

A INTERNET COMO FERRAMENTA DE COMUNICAÇÃO NA PARÓQUIA CORAÇÃO EUCARÍSTICO DE JESUS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A INTERNET COMO FERRAMENTA DE COMUNICAÇÃO NA PARÓQUIA CORAÇÃO EUCARÍSTICO DE JESUS"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

A INTERNET COMO FERRAMENTA DE COMUNICAÇÃO NA PARÓQUIA

CORAÇÃO EUCARÍSTICO DE JESUS

Silvia Cristina Teles de Menezes

1

, MSC. Profª Celeste M. M. Ribeiro²

1

Universidade do Vale do Paraíba/Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação

silviacteles@yahoo.com.br

2

Universidade do Vale do Paraíba/Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação

celestem@univap.br

Resumo- O artigo apresenta a necessidade do uso da Internet como ferramenta no sistema de

comunicação da Paróquia Coração Eucarístico de Jesus O catolicismo no Brasil utiliza os sistemas tradicionais para se comunicar e enfatizar sua doutrina entre os fiéis. Rádio, televisão, jornais e revistas são alguns dos meios explorados. Na sociedade moderna, a Igreja não pode rejeitar a internet como uma ferramenta de grande alcance entre seus seguidores.

Palavras-chave:Igreja, Catolicismo, Comunicação, Internet.

Área do Conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas Introdução

A criação do site da paróquia Coração Eucarístico de Jesus está relacionada à necessidade de divulgação de suas atividades e a disseminação de informações relevantes para seu público-alvo.

Mesmo não sendo uma empresa geradora de lucros, a comunicação na igreja deve receber um olhar especial para conseguir êxito na projeção adequada da sua imagem entre os fiéis, como descreve Torquato (1995):

“A empresa deve ter poder e capacidade para estabelecer uma comunicação eficiente com cada uma de suas fontes onde e para quais atua” . (TORQUATO, 1945, p. 165)

A paróquia Coração Eucarístico de Jesus é parte integrante da Diocese de São José dos Campos, uma das bases territoriais da Igreja Católica no Brasil. Além do município de São José dos Campos, essa área abrange outras cinco cidades, totalizando mais de um milhão de fiés.

Na paróquia Coração Eucarístico de Jesus, são contabilizados cerca de 4.000 freqüentadores.

Entre as atividades desenvolvidas na paróquia estão os sacramentos (rituais religiosos católicos) como batismos, casamentos e a missa (celebração religiosa considerada o ritual central do catolicismo).

Considerando o grande número de pessoas realizando algum tipo de atividade na instituição, a internet oferece um espaço vantajoso no sentido da velocidade e abrangência. Tornando

possível a propagação de idéias, divulgação das atividades internas, além de abrir espaço para informações oriundas de organismos externos.

Metodologia

Para a realização do artigo serão empenhadas pesquisa bibliográfica, que desenvolvida a partir de material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos cientifico.

A elaboração de conteúdo para a página da instituição será realizada por meio de pesquisa documental, aplicada na captação de dados referentes ao tema.

O questionário será composto de sete perguntas fechadas dicotômicas e de múltipla escolha e aplicado na Igreja Matriz, no domingo, dia de maior movimento de fieis. Neste dia passam pela igreja cerca de 1.600 pessoas em quatro missas. A análise ocorrerá a partir de 10% deste número, ou seja, 160 frequentadores.

Modelo de Questionário:

1 - Qual a sua idade? ( ) Até 15 anos ( ) De 16 a 30 anos ( ) De 31 a 40 anos ( ) De 41 a 50 anos ( ) Mais de 50 anos

(2)

2 - Qual o seu sexo?

( ) Masculino ( ) Feminino

3 - Possui acesso a internet em sua residência?

( ) Sim ( ) Não

4 - Onde você costuma acessar a internet? ( ) Casa

( ) Trabalho

( ) Escola/ faculdade ( ) Lan house

5 - Com que freqüência você acessa a internet?

( ) Diariamente ( ) Semanalmente ( ) Mensalmente

6 - Você acessaria o site da Paróquia Coração Eucarístico de Jesus? ( ) Sim ( ) Não

7 - Numere de 1 a 4 pelo grau de importância as informações você procuraria no site da Paróquia Coração Eucarístico de Jesus?

( ) Horários das Celebrações ( ) Informações sobre as pastorais ( ) Textos referentes a Igreja Católica ( ) Notícias de festas e fotos

Resultados

De acordo com a coleta de informações junto com administração da paróquia, sua população estimada de 3.500 pessoas,

A paróquia Coração Eucarístico de Jesus é parte integrante da Diocese de São José dos Campos. Entre as atividades desenvolvidas na paróquia estão os sacramentos (rituais religiosos católicos) como batismos, casamentos e a missa

(celebração religiosa considerada o ritual central do catolicismo).

Também são atividades são voltadas para os fiéis e pessoas de outras denominações religiosas. Diversos grupos denominados pastorais e movimentos desenvolvem trabalhos de cunho voluntário, ligadas à saúde, dependência química, lazer, política, etc.

Ao todo, 27 grupos formam as pastorais e movimentos na paróquia, reunindo mais de mil pessoas, segundo a administração paroquial.

Dentro das paróquias também são definidas subdivisões, classificadas como comunidades, que abrange um determinado bairro, além da sede administrativa, denominada matriz. A paróquia Coração Eucarístico de Jesus possui 11 comunidades.

A pesquisa de opinião foi aplicada em 10% de 1.600 pessoas do universo de fieis da paróquia presentes na missa do dia de domingo. Totalizando 160 pesquisados.

O perfil dos frequentadores segue seguintes características:

Idade:

De acordo com os dados, 50% estão na faixa etária de 16 a 30 anos, 14% até 15 anos, as pessoas com idade entre 31 e 40 anos somam 17%, de 41 a 50 anos são 11% e os com mais de 50 anos totalizaram 8%. 14% 50% 17% 11% 8%

Até 15 anos de 16 a 30 anos de 31 a 40 anos de 41 a 50 mais de 50

Gráfico 1 Sexo:

Maioria do sexo feminino, sendo 59% dos entrevistados;

2 - Sexo

41% 59%

(3)

Gráfico 2

Acesso à Internet em casa:

A maioria tem acesso a Internet em casa, são 40% dos entrevistados.

3 - Acesso à Internet

60% 40%

Sim Não

Gráfico 3

Freqüência do acesso à Internet:

Ao todo 47% respondeu que acessa à Internet diariamente. 28% acessa semanalmente e 25% acessa mensalmente

47%

28% 25%

Diariamente Semanalmente Mensalmente

Gráfico 4

Acesso ao site da paróquia:

Ao todo, 89% acessariam o site da paróquia, enquanto 11% responderam que não acessariam. 89% 11% sim não Gráfico 5 Conteúdo:

Com relação ao conteúdo proposto para o site, foram apresentados no questionário: Horários de Celebrações, Informações sobre as Pastorais, Textos Referentes à Igreja Católica e Notícias de

Festas e Fotos. Cada entrevistado deu sua opinião considerando o grau de importância.

1º lugar: Horários de Celebrações - 50% 2º lugar: Informações sobre as pastorais - 54% 3º lugar: Textos Referentes à Igreja Católica - 35% 4º lugar: Notícias de Festas e Fotos - 53%

50% 16% 21% 13% 1º 2º 3º 4º Gráfico 6.1 9% 54% 29% 8% 1º 2º 3º 4º Gráfico 6.2 19% 20% 35% 26% 1º 2º 3º 4º Gráfico 6.3 21% 11% 15% 53% 1º 2º 3º 4º Gráfico 6.4

(4)

Discussão

1. Comunicação e Igreja Católica 1.1 Exemplos Bíblicos

Na Bíblia, livro sagrado dos cristãos, encontramos um exemplo de atenção com a comunicação nos primórdios da religião católica. O livro do apóstolo Mateus contém a seguinte ordem dada por Jesus Cristo para todos seus apóstolos: “Este evangelho do reino será pregado pelo mundo inteiro” (Mateus, 24,14). Ainda no livro sagrado, as Cartas dos Apóstolos são os instrumentos utilizados na comunicação entre as comunidades cristãs da época.

1.2 Modernidade

Séculos mais tarde, acompanhar o desenvolvimento da comunicação humana tornou-se uma ação indispensável.

Segundo KUNSCH (2001, 51), a Igreja estava “diante não só da incessante transformação social e política dos povos, como principalmente, da evolução da tecnologia”. Em 1450, a prensa de Gutenberg, a partir daí observa-se o rápido deobserva-senvolvimento dos meios de comunicação social.

No ano de 1966, a Igreja manifesta sua opinião sobre os meios de comunicação social por meio do Documento Inter Mifica, no Concilio Vaticano II, sob o papado de João VI.

Fica clara a preocupação das lideranças católicas em utilizar a comunicação para a propagação de sua doutrina no momento em que o documento diz que

“a mãe Igreja sabe que estes meios, retamente utilizados, prestam ajuda valiosa ao gênero humano, enquanto contribuem eficazmente para recrear e cultivar os espíritos e para propagar e firmar o reino de Deus” (INTER

MIFICA, 1966)

Outra publicação do Vaticano, especialmente direcionada ao uso da Internet destaca o valor deste meio. O documento Igreja e Internet (2002) traz a idéia de que “a Internet é relevante para muitas atividades e programas da Igreja”, inclusive na evangelização e reevangelização de seus fieis.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), órgão representante da Igreja

Católica no país, deixa clara a importância da comunicação na Igreja Católica quando expressa no documento Igreja e Comunicação Rumo ao Novo Milênio (1996)

a

necessidade de “criar instrumentos que garantem um processo de comunicação participativo e circular”.

2. O Surgimento da Internet

A internet nasceu como um suporte bélico no final dos anos 60, em plena Guerra Fria. Foi idealizada para ser a rede nacional de computadores do Departamento de Defesa norte-americano. “Servia para garantir a comunicação emergencial caso os Estados Unidos fossem atacados pela União Soviética”. (FERRARI, 2003). Posteriormente, o projeto migrou para o campo acadêmico quando começou a ser pesquisada e em universidades americanas.

Este sistema conecta computadores em diversos continentes utilizando tecnologias como linhas telefônicas, satélites, linhas de microondas e cabos de fibra óptica.

A forma como conhecemos a Internet hoje se deve ao WWW (World Wibe Web), a interface que permite às pessoas trocar informações como dados, textos, fotos, gráficos, sons e vídeos pela rede mundial de computadores, com descreve Pinho (2003) “A Web é provavelmente a parte mais importante da Internet e, para muitas pessoas, a única parte que elas usam”.

Na sociedade atual, a internet disputa e vem ganhando espaço com os meios de comunicação tradicionais como rádio, televisão, cinema e mídia impressa.

3. Jornalismo Online

A atividade jornalística na Internet é denominada jornalismo online ou jornalismo digital. Uma forma de trabalho relativamente nova em relação às outras mídias. WARD (2007, 26) considera que “o papel tradicional do jornalista é mais desafiado pela capacidade do meio online”.

Ao ingressar no meio online, o jornalismo adquiriu uma nova característica no sentido da transmissão de informação. Os limites sucumbiram às redes de computadores.

Uma das principais características que diferenciam o jornalismo digital do impresso é o conteúdo. A abrangência considerável do jornalismo online é completa comparando-a com a mídia imprensa pois tem a possibilidade de oferecer conteúdos como vídeo, áudio e ilustrações animadas.

(5)

3.1 Jornalismo Online no Mundo

A reprodução do conteúdo impresso para o meio digital marcou o início do jornalismo online.

O primeiro jornal a oferecer serviços online o norte-americano The New York Times, nos anos 70, “com seu New York Times Information Bank. Jornal passou a disponibilizar resumos e textos completos de artigos atuais e artigos de suas edições diárias a assinantes que possuíam pequenos computadores”. (MOHERDAUI, 2002,19)

Em 1995, o The Wall Street Jornal se destaca como o primeiro jornal que dispunha de uma considerável interatividade com o leitor, pois seu “principio básico era enviar textos personalizados a telas de computadores. A escolha do conteúdo e sua formatação seriam feiras pelo próprio assinante conforme sua preferência de leitura” (Ferrari, 2003).

3.2 Jornalismo Online no Brasil

A primeira experiência de cobertura digital do jornalismo brasileiro se deu em maio de 1995, quando o Jornal do Brasil lançou sua página na internet.

Considerando a mera transposição do conteúdo impresso para o digital, podemos citar a iniciativa do Grupo O Estado de S. Paulo que em fevereiro de 1995 colocava o site da Agência Estado na rede mundial de computadores.

Em seguida, há registro outros jornais se registram na web como O Estado de S. Paulo, O Globo, O Estado de Minas, Zero Hora, O Diário de Pernambuco e O Diário do Nordeste. Porem, não havia atualização em tempo real. Somente em 1996, é criado o Universo Online, primeiro jornal online em tempo real da América Latina, alimentado com informações de agências de notícias, além de material produzido por profissionais de sua própria redação.

Conclusão

O artigo é concluído com a convicção de que a criação de um site na paróquia Coração Eucarístico de Jesus é importante para manter seu público informado, visto que a maioria possui acesso à internet e se interessam pelo assunto quando revelam a intenção de conhecer a página.

A sociedade se transformou e a Igreja precisa acompanhar tais alterações. Entre as possíveis ferramentas de comunicação disponíveis, a Internet deve receber considerável atenção por parte da instituição.

Referências

FERRARI, P. Jornalismo digital. São Paulo: Contexto, 2003. 120p.

KUNSCH, W. L. O Verbo se faz Palavra: caminhos da comunicação eclesial católica.

São Paulo: Paulinas, 2001. 316 p

.

PINHO, J. B. Jornalismo na internet: planejamento e produção da informação on-line. São Paulo: Summus, 2003. 282 p.

MOHERDAUI, L. Guia de estilo web: produção e edição de notícias on-line. São Paulo: SENAC, 2002. 147p.

REGO, F.G.T. DO. Comunicação empresarial, comunicação institucional: conceitos, estratégias, sistemas, estrutura, planejamento e técnicas. São Paulo: Summus, 1986. 177p.

IGREJA E COMUNICAÇÃO RUMO AO NOVO MILÊNIO. Disponível em:

http://www.cnbb.org.br/ns/modules/mastop_publis h/files/files_48a04747aa941.pdf Acessado em: 15/04/2009

IGREJA E INTERNET. Disponível em:

<http://www.vatican.va/roman_curia/pontifical_cou ncils/pccs/documents/rc_pc_pccs_doc_20020228_ church-internet_po.html> Acessado em: 10/05/2009

(6)

Referências

Documentos relacionados

Introdução às preces: Nós sabemos que a luz do mundo é Jesus Cristo, que deu vida ao cego de nascença e quer iluminar a todos que não veem e os que não querem verT. Para que o

Sagrado Coração de Jesus, venha a nós o vosso Reino Eucarístico, através do Triunfo do Doloroso e Imaculado Coração de Maria, nossa Mãe, na Divina Vontade, e o Triunfo da Cruz,

Sagrado Coração de Jesus, venha a nós o Vosso Reino Eucarístico, através do Triunfo do Doloroso e Imaculado Coração de Maria, Nossa Mãe, na Divina Vontade, e o

Santa Maria, Mãe de Deus e Mãe nossa, Corredentora das almas, rogai por nós pecadores, e derramai as graças eficazes da vossa Chama de Amor, de vosso

Sagrado Coração de Jesus, venha a nós o vosso Reino Eucarístico, através do Triunfo do Doloroso e Imaculado Coração de Maria, nossa Mãe, na Divina Vontade, e o

Sagrado Coração Eucarístico de Jesus Cristo, por Vossas Benditas Chagas e pelo Preciosíssimo Sangue que derramastes, vos pedimos, com o Coração Doloroso e Imaculado de Maria,

E, através do Apostolado, quer estabelecer no mundo, a Devoção ao Sagrado Coração Eucarístico de Jesus, ao Meu Doloroso e Imaculado Coração e ao Chamado de

Sagrado Coração de Jesus, venha a nós vosso Reino Eucarístico, através do Triunfo do Doloroso e Imaculado Coração de Maria, Nossa Mãe, na Divina Vontade, e o Triunfo