• Nenhum resultado encontrado

PROJETO DESCARTE DE PILHAS E BATERIAS EM JARDIM-MS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROJETO DESCARTE DE PILHAS E BATERIAS EM JARDIM-MS"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

1

PROJETO DESCARTE DE PILHAS E BATERIAS EM JARDIM-MS

(2)

2

PROJETO DESCARTE DE PILHAS E BATERIAS EM JARDIM-MS

1. Caracterização da situação anterior:

As pilhas e baterias de uso doméstico apresentam um grande perigo quando descartadas incorretamente, ou seja, no lixo doméstico. Na composição desses artefatos são encontrados metais pesados tais como: cádmio, chumbo, mercúrio, manganês, cobre, níquel, cromo e zinco, substancias que são extremamente perigosos à saúde humana. Dentre os males provocados pela contaminação com metais pesados está o câncer e mutações genéticas.

A título de esclarecimento, as pilhas e baterias novas ou usadas e em funcionamento não oferecem riscos à saúde humana, uma vez que o perigo está contido no interior delas. O problema é quando elas são descartadas no lixo comum e as cápsulas que as envolvem passam por deformações, amassando e estourando deixando vazar o líquido tóxico de seus interiores. Esse líquido se acumula na natureza. Ele representa o lixo não biodegradável, ou seja, não é degradado com o passar dos anos. Esse tipo de lixo contamina o solo e o lençol freático e consequentemente os córregos, rios, lagunas e o mar prejudicando a agricultura e a hidrografia.

Justamente por serem biocumulativas, ou seja, vão se acumulando no meio ambiente poluindo-o é que surgiu a necessidade do descarte correto de pilhas e baterias usadas. O que não pode ser feito é o descarte desses materiais no lixo comum.

Já existe uma resolução do Conselho Nacional de Meio Ambiente - CONAMA (257 / 99) que se tornou lei em 22-06-2000 e posteriormente instituída na política nacional de resíduos sólidos com a LEI 12.305, de 12-08-2010, obrigando as revendas e os fabricantes a receberem de volta pilhas e baterias usadas e desta forma dar a elas o destino adequado.

A ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) lançou no ano de 2010 o Plano Nacional de Resíduos Sólidos, que regulamentou a melhor forma de descarte desse tipo de lixo (LEI 12.305).

Descartar pilhas e baterias no lixo doméstico, assim como qualquer produto nocivo ao meio ambiente configura crime ambiental (Lei 9605 de 12-02-1998). A reciclagem e reutilização de pilhas e baterias usadas geram insumos que são utilizados na indústria de refratários, vidros, tintas, cerâmica e química em geral como também na fabricação de novas baterias.

(3)

3 Pelos motivos expostos se torna de grande importância sensibilizar os usuários e funcionários de nossa instituição (principalmente os usuários de aparelhos auditivos) no descarte correto das pilhas e baterias usadas, como também provê-los de meios para o descarte correto.

.3. Descrição da prática inovadora:

3.1. Objetivos que se propõe e resultados visados:

. A Secretaria de Saúde, através da VIGILÂNCIA SANITÁRIA vem, ao longo de suas atividades, demonstrando uma grande preocupação com as questões ambientais. Dentre suas ações, objetivou-se o projeto descarte pilhas em Jardim-ms, onde a prefeitura municipal estaria fazendo a coleta de pilhas e baterias, conhecido como o Papa Pilhas. Implantando em todas as suas repartições. Os “Papa Pilhas” são coletores para descarte de pilhas e baterias. Pilhas de todos os tamanhos e modelos e baterias de celulares, de filmadoras, de câmeras digitais, entre outros, podem ser levados e descartados nas repartições com o objetivo de conscientizar a população sobre a necessidade do descarte adequado e reciclagem desses produtos, que causam danos ao meio ambiente e risco à saúde pública.

3.2. Público-alvo da prática inovadora:

O trabalho visa instruir e incluir toda a população local. Envolver toda a comunidade local como donas de casa, alunos, professores, funcionários públicos e privados, comerciantes e empresários em geral. Conscientizar a comunidade por meios de trabalhos de educação sócio ambiental, promovendo mudanças de comportamento do cidadão, visando melhorias no bem estar social de todos. Sensibilizar a comunidade sobre os perigos da eliminação das pilhas e baterias no meio ambiente e a importância do descarte em locais apropriados

1.3Concepções e trabalho em equipe. 1.3.1

• Elaboração das ações e sistematização do projeto, juntamente com funcionários da secretaria de saúde, coordenadores municipais, e comunidade local.

(4)

4 • Reunião com a comunidade local e agentes públicos para a implantação do projeto, definindo datas, atividades e local.

• Realização de palestras educativas sobre Educação Ambiental

1.4Ações e etapas da implementação:

Aproximar a gestão publica da comunidade através da troca de informações e sem perder o foco no conteúdo específico da disciplina (descarte de pilhas e baterias).

-Conhecer os efeitos negativos do descarte de pilhas e baterias no lixo comum;

-Mobilizar a comunidade a pressionar autoridades locais, para tomarem medidas adequadas;

-Reconhecer o papel do cidadão na qualidade do ar, água e solo. -Conhecer as leis que regem o descarte de pilhas e baterias.

-Sentir como o trabalho em equipe pode gerar o desenvolvimento sustentável. -Adquirir uma postura responsável diante do lixo produzido.

-Dar destinação correta às pilhas e baterias descartadas no município.

-Reconhecer a prática da extensão como um dos pilares da universidade publica. -Trazer para a comunidade consciência social e ambiental.

4. Recursos utilizados:

4.1. Descrição dos recursos humanos, financeiros, materiais, tecnológicos, entre outros.

. Esse projeto exige mudanças simples de cunho organizacional. Será necessário a separação, das pilhas utilizadas, dos demais resíduos produzidos no local, e o descarte das mesmas em um recipiente específico e devidamente identificado, ao invés de se desprezar em lixo comum. Para que não gere despesas financeiras desnecessárias, tanto com recursos humanos como também com recursos financeiros, a transferência das pilhas do recipiente inicial até a instituição que realiza a coleta, será feita em pequenos tambores de plástico. Onde será encaminhada para a destinação final correta e adequada. Esse procedimento será realizado mensalmente.

(5)

5

4.2. Por que considera que houve utilização eficiente dos recursos na prática:

No Brasil, as pilhas e baterias exauridas são descartadas no lixo comum por falta de conhecimento dos riscos que representam à saúde humana e ao ambiente, ou por carência de alternativa de descarte. Esses produtos contêm metais pesados como mercúrio, chumbo, cádmio, níquel, entre outros, potencialmente perigosos à saúde. Esses metais, sendo bi acumulativos depositam-se no organismo, afetando suas funções orgânicas. Outras substâncias tóxicas presentes nesses produtos podem atingir e contaminar os aquíferos freáticos, comprometendo a qualidade desses meios e seu uso posterior como fontes de abastecimento de água e de produção de alimentos.

5. Caracterização da situação atual

5.1. Mecanismos ou métodos de monitoramento e avaliação de resultados e indicadores utilizados:

As pilhas e baterias podem ser classificadas de várias maneiras de acordo com seu formato, tamanho, sistema químico se é abertas ou fechadas, removíveis ou montadas fixa no aparelho, entre outros. Podem ser divididas em primárias (“one way” ou pilhas descartáveis) e secundárias (baterias recarregáveis ou acumuladores). As baterias recarregáveis, montadas fixas em alguns aparelhos, são utilizadas para “armazenar” memória em computadores portáteis, entre outras aplicações. Outra classificação refere-se à finalidade a que se destinam: para propósitos: de uso doméstico e geral em muitos equipamentos portáteis, domésticos e profissionais, correspondendo a 90% do mercado mundial; pilhas tipo botão: utilizadas em relógios, câmeras fotográficas, aparelhos de surdez, e outros, respondendo por 2% do mercado mundial; e recarregáveis: utilizadas em computadores portáteis, telefones celulares e sem fio, câmeras de vídeo, brinquedos, ferramentas elétricas, além de equipamentos que possuem bateria fixa em sua estrutura; correspondendo a 8% do mercado mundial (Reidler 2002). O Quadro 1 apresenta os tipos de pilhas e baterias portáteis estudados, disponíveis no mercado.

(6)

6

QUADRO 1: Tipos de pilhas e baterias portáteis estudados, disponíveis no mercado. P R IM Á R IA S (d esca rtá ve is )

Sistema químico Espécie Reduzida

(cátodo)

Espécie Oxidada

(ânodo)

Eletrólito

(Condutor de corrente elétrica)

Zinco-carbono MnO2 Zn NH4Cl

Zinco-cloreto MnO2 Zn Zn Cl2

Manganês (Alcalino) MnO2 Zn em pó KOH

Óxido de mercúrio HgO Zn em pó NaOH ou KOH

Óxido de prata Ag2O Zn em pó NaOH ou KOH

Zinco-ar O2 (do ar) Zn em pó KOH

Lítio MnO2 Li Alcalino ou solvente orgânico

SE C UND Á R IA S (r ec a rr eg á ve is

) Níquel-Cádmio NiO2 Cd NaOH ou KOH

Chumbo-ácido PbO2 Pb H2 SO4

Níquel - Metal Hidreto Ni (OH)2 M (liga absorvente de H) Solução constituída principalmente

de KOH

Lítio-íon LiCoO2 Carbono cristalizado Solvente orgânico otimizado por

carbono

Fontes:CEMPRE (1995); CETEM (1999); ABINEE (2000); CFETEQ -RJ (2000); BYD (2001).

5.2. Resultados quantitativos e qualitativos concretamente mensurados:

No final dos anos 70 já se observavam os indícios dos perigos que o descarte de pilhas e baterias de celulares causaria para a sociedade e o meio ambiente. O que levou os países europeus a terem uma preocupação maior quanto ao descarte destes resíduos em lixos domiciliares, já que até ao final do ano de 1985, exceto as baterias de lítio, todas as outras eram constituídas de mercúrio metálico, considerado muito tóxico para saúde e meio ambiente, por ser um metal pesado e não biodegradável.

No Brasil, não se sabe se por falta de conhecimento dos riscos que representa à saúde e ao ambiente ou por falta de alternativas de coletas, as pilhas e baterias exauridas são descartadas de forma inadequadas em lixos comuns. Até a década de 1990 não se preocupava com a contaminação ambiental causada pelos metais pesados contidos nestes resíduos sólidos, no entanto, a partir do ano 1999 foram publicadas pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA – as Resoluções de número 257 e 263, de 30/06/99 e 12/11/99, respectivamente, que dispõe sobre pilhas e baterias considerando-as como resíduos perigosos e compostos altamente tóxicos.

Estas resoluções definem regras e parâmetros bastante criteriosos para minimizar os impactos causados pelos metais pesados como mercúrio, cádmio, zinco e chumbo, dentre outros. De acordo com as resoluções citadas, as pilhas e baterias não poderão ser descartadas diretamente no solo, principalmente a céu aberto, como acontece nos lixões e aterros sanitários, também não poderão ser queimadas, devido ao risco de explosões e

(7)

7 contaminação do ar, nem depositadas em leitos e bacias hidrográficas, devido aos riscos dos invólucros das pilhas se romperem permitindo o vazamento dos metais pesados contidos em seu interior.

Devido ao exposto, a resolução 237/2004 define qsue nas embalagens dos produtos, as empresas deverão informar de maneira clara as advertências sobre os riscos à saúde e ao meio ambiente e como proceder após a utilização do produto, mas essa ainda é uma parcela muito pequena de contribuição para a conscientização da população e a minimização dos impactos, uma vez que as pilhas e baterias são geralmente vendidas no comércio varejista e a população que adquire tais produtos não os leva em suas embalagens originais. Atualmente a cidade de Jardim (MS) não possui um sistema de gerenciamento do descarte de pilhas domésticas e baterias de celulares, sendo que tais resíduos são descartados pela sociedade junto aos resíduos domésticos comuns e acabam sendo depositados de forma irregular e incorreta nos lixões e aterros sanitários da cidade, e seus componentes acabam por contaminar o meio ambiente e a própria população.

O cádmio, o chumbo, o mercúrio e o lítio são os principais componentes das pilhas e baterias, sendo que entre eles o cádmio é um dos metais mais perigosos e tóxicos desses resíduos, pois é absorvido facilmente pelas vias aéreas. A exposição mesmo que por pouco tempo pode causar intoxicações, que se complicam e levam ao óbito. Já o chumbo é classificado como uma toxina crônica, seus efeitos são percebidos após uma exposição grande, porém de níveis baixos. O mercúrio, após entrar na corrente sanguínea é distribuído pelos tecidos e concentra-se nos rins, fígado, medula óssea, parede intestinal, parte superior do aparelho respiratório, mucosa bucal, glândulas salivares, cérebro, ossos e pulmões. O Lítio absorvido pelo organismo pode causar disfunções renais e respiratórias e além de causar danos ao embrião ou ao feto durante a gestação.

O Quadro Um apresenta as principais doenças causadas ao ser humano devido ao contato com os componentes das pilhas domésticas e baterias de celulares.

(8)

8

Principais efeitos à saúde devido a alguns metais presentes nas pilhas e baterias estudadas.·.

PRINCIPAIS EFEITOS À SAÚDE PRINCIPAIS EFEITOS À SAÚDE

Cd (*)

 Câncer

 Disfunções digestivas

 Problemas pulmonares e no Sistema Respiratório

Mn

 Disfunção cerebral e do Sistema Neurológico  Disfunções renais, hepáticas e respiratórias.  Teratogênico

Pb (*)

 Anemia  Disfunção renal

 Dores abdominais (cólica, espasmo, rigidez).  Encefalopatia (sonolência, distúrbios metais, convulsão, coma).

 Neurite periférica (paralisia)  Problemas pulmonares  Teratogênico

Hg (*)

 Congestão, inapetência, indigestão.  Dermatite

 Distúrbios gastrintestinais (com hemorragia)  Elevação da pressão arterial

 Inflamações na boca e lesões no aparelho digestivo  Lesões renais

 Distúrbios neurológicos e lesões cerebrais  Teratogênico, mutagênico e possível

carcinogênico.

Co

 Lesões pulmonares e no Sistema Respiratório  Distúrbios hematológicos

 Possível carcinogênico humano  Lesões e irritações na pele  Distúrbios gastrintestinais  Efeitos cardíacos

Ni

 Câncer

 Lesões no Sistema Respiratório  Distúrbios gastrintestinais

 Alterações no Sistema Imunológico  Dermatites

 Teratogênico, genotóxico e mutagênico. Cr

(*)

 Câncer do aparelho respiratório

 Lesões nasais e perfuração do septo e na pele  Distúrbios no fígado e rins, podendo ser letal.

 Distúrbios gastrintestinais

Ag

 Argíria (descoloração da pele e outros tecidos)  Dores estomacais e distúrbios digestivos  Problemas no Sistema Respiratório

 Necrose da medula óssea, fígado, rins e lesões oculares.

Li

 Disfunções renais e respiratórias  Disfunções do Sistema Neurológico  Cáustico sobre a pele e mucosas  Teratogênico

Zn

 Alterações hematológicas

 Lesões pulmonares e no Sistema Respiratório  Distúrbios gastrintestinais

 Lesões no pâncreas Fontes: ASTDR (2002); U.S. EPA (2002); WHO (2002).

6. Lições aprendidas:

6.1. Soluções adotadas para a superação dos principais obstáculos encontrados

Baterias de celular e pilhas podem contaminar o meio ambiente. Esses produtos contêm metais pesados altamente tóxicos que, quando jogados nos lixos das grandes cidades, podem vazar e atingir os lençóis freáticos e plantações de alimentos. Esses metais como chumbo e cádmio, podem provocar doenças no sistema nervoso e comprometer ossos e rins. Segundo estimativas do Ministério do Meio Ambiente, onze toneladas de baterias de telefones celulares são descartadas anualmente – um número que está em crescimento acelerado. Nesse período, também vão para o lixo milhões de pilhas e baterias usadas em brinquedos, relógios e calculadoras.

A maioria desses dejetos acaba misturada aos 33 milhões de toneladas de lixos domésticos gerados por ano. Levando em consideração este grave problema relacionado

(9)

9 ao meio ambiente, sentimos a necessidade de criar o projeto “Descarte de pilhas e baterias em JARDIM MS” para sensibilizar a comunidade local e adjacências quanto à necessidade do descarte correto de pilhas e baterias para sua posterior reciclagem. Não podemos deixar de citar que esta cidade situa-se próximo as margens do Rio Miranda, o qual está totalmente poluído devido ao descarte de lixo pela população de seu entorno. Esperamos que além da coleta seletiva de pilhas e baterias, esta comunidade também recicle o lixo doméstico evitando assim o depósito dos mesmos em locais inadequados como solo, rio ou fazendo queimadas.

6.2. Fatores críticos de sucesso:

- Contribuir para a minimização e o controle dos problemas ambientais ocasionados pelo descarte impróprio das pilhas e baterias.

- Mobilizar toda a comunidade escolar para que realizem a coleta seletiva de pilhas e baterias descartando em local adequado.

- Realizar palestras educativas, confecção e distribuição de panfletos, folder, cartazes, a fim de informar e incentivar a comunidade escolar em relação à problemática do descarte de pilhas e baterias no meio ambiente.

- Contribuir para que se efetive o cumprimento da Lei de Resíduos Sólidos. - Estimular a realização de atitudes voltadas à preservação do meio ambiente - Reduzir o lixo produzido.

6.3. Por que a prática pode ser considerada uma inovação:

Vemos através dos noticiários que o meio ambiente pede socorro. O crescimento desordenado das cidades, o lixo espalhado poluindo o ar; a água; solo; a extinção de animais e plantas são alguns impactos ambientais que preocupam não só as autoridades governamentais, mas todos os cidadãos. Cabe a nos cidadão provocar a discussão dessa temática com os gestores públicos e a comunidade local, valorizando e buscando através do conhecimento científico e do estudo da realidade, melhores formas de se relacionar com a natureza, fomentando no cidadão uma visão crítica de suas ações perante a complexidade do meio em que está inserido, para que o mesmo interfira nas mudanças que o envolve, buscando um olhar não apenas para os problemas, mas também para

(10)

10 suas soluções. É com esta perspectiva que este projeto propõe a coleta seletiva de pilhas e baterias para posterior reciclagem.

VEJAMOS ABAIXO O MODELO DE ¨PAPA-PILHAS E BATERIAS

A SER UTILIZADO NO PROJETO :

Referências

Documentos relacionados

A CONTRATADA obriga-se a execução integral do objeto deste contrato, pelo preço e nas condições oferecidas, não lhe cabendo o direito a qualquer ressarcimento por despesas

O objetivo deste trabalho consiste em desenvolver algoritmos baseado na colˆ onia arti- ficial de abelhas (Artificial Bee Colony - ABC) para a detec¸c˜ ao dos exsudatos e a

Apesar das vantagens que a Logística Reversa de pilhas e baterias oferece a todos os envolvidos na cadeia, ainda faltam fiscalização em relação ao descarte de resíduos no

5.1 - Planejamento da síntese (MEDDEV 2.7/1 revision 4 item 10) 5.1.1 - Definir o tipo de síntese (qualitativo ou quantitativo) 5.2 - Definir elementos de dados baseados no

Para validação interna, analisamos trajetórias de aprendizagem percorridas pelos alunos ao longo do momento 4 da SD, tomando por base algumas das etapas propostas por

Biondo (2001) observou em Tayassu tajacu que os filhotes machos mamavam com maior freqüência, porém, com menor duração, e as fêmeas mamavam com menor freqüência e maior

2. O somatório dos trabalhos realizados no fim de cada Módulo vale 80% da nota final do Curso. O somatório dos dois relatórios vale 20% da nota final do Curso. A avaliação neste

Com base nisso, este trabalho objetivou levantar os impactos ambientais sobre a avifauna da área do Perímetro Irrigado Tabuleiros Litorâneos do Piauí – DITALPI, no município