• Nenhum resultado encontrado

01. AMBIENTAÇÃO Ó LUZ DO SENHOR QUE VEM SOBRE A TERRA, INUNDA MEU SER PERMANECE EM NÓS. (BIS)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "01. AMBIENTAÇÃO Ó LUZ DO SENHOR QUE VEM SOBRE A TERRA, INUNDA MEU SER PERMANECE EM NÓS. (BIS)"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

1 01. AMBIENTAÇÃO

Ó LUZ DO SENHOR QUE VEM SOBRE A TERRA, INUNDA MEU SER PERMANECE EM NÓS. (BIS) 02. ACOLHIDA E MOTIVAÇÃO

Animador 1: Queridos irmãos e irmãs, boa noite! É com grande alegria que nos reunimos na casa do Pai para juntos celebrarmos o mistério de nossa fé. Neste 7° dia da novena, acolhemos com muito carinho os membros das Comunidades Imaculada Conceição de córrego Alegre e Nossa Senhora das Graças, São Marcos e o Projeto Redes de nossa Paróquia. Acolhemos também o Padre Suderlan, da Paróquia Imaculada Conceição de Coqueiral, que preside esta Eucaristia. Sejam todos bem-vindos!

Animador 2: Ao longo da história da Salvação, Deus foi chamando homens e mulheres para a edificação de seu Reino. Quando chegou a hora de nos enviar seu filho, chamou à vida João Batista, filho de Izabel e Zacarias, para anunciar a chegada do Cordeiro, o Salvador da humanidade.

Animador 1: Hoje somos convidados a viver nossa vocação praticando obras de caridade e misericórdia para com os que sofrem, vivendo atitudes de amor e de partilha. Não juntemos tesouros na terra, juntemos, pois, tesouros nos céus onde a traça e a ferrugem não destroem. Cheios de confiança no Senhor, cantemos!

Procissão de entrada como de costume 03. CANTO INICIAL (L e M - Dom Pedro Brito Guimarães)

1. Nossos corações em festa se revestem de louvor, pois, aqui se manifesta à vontade do Senhor, que nos quer um povo unido a serviço da missão, animado e destemido por amor e vocação! CRISTO, MESTRE E SENHOR POIS, ETERNO É SEU AMOR. NESTA FONTE DE ÁGUA VIVA SOMOS HOJE SEUS CONVIVAS.

2. Nossos passos já se encontram a caminho do altar nossas vozes já decantam o que vimos proclamar neste mundo tão bonito mas que pede redenção nosso “sim” ao Deus bendito por amor e vocação!

3. Nós queremos operários mensageiros do Senhor, que nos façam solidários a serviço do amor construtores da justiça empenhados na missão contra toda injustiça por amor e vocação!

04. SAUDAÇÃO INICIAL Padre - EM NOME DO PAI...

Padre - A graça de nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunhão do Espírito Santo estejam convosco. BENDITO SEJA DEUS...

05. ACENDENDO A VELA DO NOVENÁRIO

Animador 2 - Deus enviou João Batista para dar testemunho da luz. João não falava em nome próprio, mas em nome daquele que o enviou. Convidava todos a fazerem penitência e a esperar a chegada do Messias. João Batista recebeu do próprio Jesus o maior elogio: “Não há ninguém superior a ele nascido de uma mulher.”

(2)

2 Animador 1 - Acendendo a 7ª vela, rezemos pelos enfermos e idosos de nossas comunidades e pelos médicos, profissionais e agentes de saúde, para que sempre vivam e anunciem a esperança.

Uma pessoa acende a 7ª vela do novenário (L e M - Pe. Geraldo C. da Silva)

1. Um dia, na Galiléia, um homem chamado João, falava com ternura de amor aos seus irmãos. Seu rosto resplandecia a paz que ele trazia. Fazei penitência sempre, sempre, João dizia. (bis) VIVA JOÃO BATISTA! VIVA O PRECURSOR! PORQUE JOÃO BATISTA ANUNCIAVA O SALVADOR! 06. ATO PENITENCIAL

Padre - Com o coração arrependido e humilde aproximemo-nos do Deus justo e santo e peçamos perdão pelas nossas faltas e omissões (pausa). Arrependidos, confessemos os nossos pecados, cantando.

(L e M - Pe. Zezinho)

SENHOR TENDE PIEDADE DE NÓS! (bis)

1. Pai de infinita bondade, que a tua vontade se faça verdade no meio de nós. (bis)

2. Senhor Jesus Cristo piedade, piedade de mim que não te obedeci, nem segui tua voz. (bis) 3. Que teu Espírito Santo nos mostre o caminho de paz e justiça, sem ódio e sem dor. (bis) Padre - Deus de infinita misericórdia, tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. AMÉM.

07. ORAÇÃO DA COLETA (Missal Romano – p. 924)

08. LEITURA DA SEGUNDA CARTA DE SÃO PAULO AOS CORINTIOS (11,18. 21B-30) 09. SALMO RESPONSORIAL (33)

O SENHOR LIBERTA O JUSTO DE TODAS AS ANGUSTIAS!

- Bendirei o Senhor em todo o tempo, seu louvor estará sempre em minha boca. Minha alma se gloria no Senhor; que ouçam os humildes e se alegrem!

- Comigo engrandecei ao Senhor Deus, exaltemos todos juntos o seu nome! Todas as vezes que o busquei, ele me ouviu, e de todos os temores me livrou.

- Contemplai a sua face e alegrai-vos e vosso rosto não se cubra de vergonha! Este infeliz gritou a Deus e foi ouvido, e o Senhor o libertou de toda angústia.

10. CANTO DE ACLAMAÇÃO ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA (bis)

Felizes os humildes de espírito, porque deles é o Reino dos Céus.

11. PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO SEGUNDO SÃO MATEUS (6,19-23) 12. HOMILIA

13. PRECES DA COMUNIDADE

Padre - Ó Pai de infinita misericórdia, sede nossa luz e iluminai nosso coração para que estejamos atentos a vossa vontade. Peçamos: Ó SENHOR, SENHOR NESTE DIA, ESCUTAI A NOSSA PRECE.

- Senhor, guiai Vossa igreja, para que seguindo o exemplo de Cristo, saiba manifestar a ternura de Deus para com todas as pessoas, especialmente as que padecem com alguma enfermidade, nós vos pedimos.

(3)

3 - Senhor, fazei que nossos governantes tomem consciência do seu dever de lutar por uma saúde pública de qualidade, sendo sensíveis às necessidades dos sofredores, nós vos pedimos.

- Senhor, conduzi os médicos e profissionais da saúde, para que nas mais diversas situações tenham sabedoria para defender a vida e a dignidade humana, nós vos pedimos.

- Senhor, fortalecei nossa paróquia, para que cresça sempre unida, promovendo a cultura da paz e combatendo tudo o que gera dor e sofrimento, nós vos pedimos.

- Senhor, conduzi sob a luz da Vossa Palavra o padre Suderlan e o padre Antônio Luiz, para que tocados por ela tenham sabedoria de levar a luz e a paz a todos que se encontram sedentos de Vós. Nós vos pedimos.

- Senhor, protegei os enfermos, os idosos e suas famílias, para que, nos momentos de dor e solidão, sejam amparados por Vosso amor misericordioso e pelo carinho de seus cuidadores, sendo fortalecidos na fé e na esperança, nós vos pedimos.

Padre - Senhor Deus, vossa bondade nos toca profundamente e nos torna livres e felizes. Fazei-nos perseverar em vosso amor e no ensinamento de vosso Filho Jesus Cristo, que convosco vive e reina para sempre. AMÉM!

14. APRESENTAÇÃO DAS OFERENDAS

Animador 2 - Todo cristão é chamado a viver em comunhão com Deus e com os irmãos, promovendo e defendendo a vida. Coloquemos no altar do Senhor com o Pão e o Vinho nosso compromisso com os irmãos que sofrem.

Uma família do centro da Igreja, com as oferendas do Pão e o Vinho. Em seguida os fieis depositam a oferta do dia – macarrão (L e M - José Acácio Santana)

1. Pai Santo, na força deste rito, sejais sempre bendito pelo vinho e pão. Da vossa bondade recebemos os dons que oferecemos para a salvação.

SENHOR, ETERNO PAI, OS DONS DE VINHO E PÃO AGORA TRANSFORMAI EM VIDA E SALVAÇÃO. (bis)

2. Pai Santo, sejamos água pura, que ao vinho se mistura e vai se consagrar. Por Cristo, a nossa humanidade da vossa divindade vai participar.

3. Pai Santo, que o vosso amor compreenda que as nossas oferendas vêm do coração. São frutos regados pelo orvalho que a bênção do trabalho transformou em pão.

(L e M - Pe. Zezinho)

1. Minha vida tem sentido cada vez que eu venho aqui, e te faço o meu pedido de não me esquecer de Ti. Meu amor é como este pão, que era trigo que alguém plantou, depois colheu; e depois tornou-se salvação, e deu mais vida e alimentou o povo meu.

EU TE OFEREÇO ESTE PÃO! EU TE OFEREÇO MEU AMOR.

2. Minha vida tem sentido cada vez que venho aqui, e te faço o meu pedido de não me esquecer de Ti. Meu amor é como este vinho que era fruto, que alguém plantou, depois colheu, e depois encheu-se de carinho e deu mais vida e saciou o povo meu.

EU TE OFEREÇO VINHO E PÃO! EU TE OFEREÇO MEU AMOR. 15. CONVITE A ORAÇÃO

Padre - Orai irmãos e irmãs para que trazendo ao altar as alegrias e fadigas de cada dia nos disponhamos a oferecer um sacrifício que seja aceito por Deus Pai todo poderoso

Todos - RECEBA O SENHOR POR TUAS MÃOS ESTE SACRIFÍCIO, PARA A GLÓRIA DE SEU NOME, PARA NOSSO BEM E DE TODA A SANTA IGREJA.

16. ORAÇÃO SOBRE AS OFERENDAS (Missal Romano – p. 924)

Padre – Ó Deus, de quem depende a nossa vida, acolhei estas preces e oferendas por nossos irmãos e irmãs enfermos para que nos possamos alegrar com a cura daqueles que nos inspiram tantos cuidados. Por Cristo, nosso Senhor. AMÉM.

(4)

4 17. PREFÁCIO E ORAÇÃO EUCARÍSTICA II (Missal Romano - 477)

Padre - O Senhor esteja convosco. Todos - ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS. Padre - Corações ao alto.

Todos - O NOSSO CORAÇÃO ESTÁ EM DEUS. Padre - Demos graças ao Senhor, nosso Deus. Todos - É NOSSO DEVER E NOSSA SALVAÇÃO.

Padre - Na verdade, é justo e necessário, é nosso dever e salvação dar-vos graças, sempre e em todo lugar, Senhor, Pai santo, Deus eterno e todo-poderoso, por Cristo, Senhor nosso. Ele é a vossa palavra viva, pela qual tudo criastes. Ele é o nosso Salvador e Redentor, verdadeiro homem, concebido do Espírito Santo e nascido da Virgem Maria. Ele, para cumprir a vossa vontade e reunir um povo santo em vosso louvor, estendeu os braços na hora da sua paixão, a fim de vencer a morte e manifestar a ressurreição. Por ele, os anjos celebram vossa grandeza e os santos proclamam vossa glória. Concedei-nos também a nós associar-nos a seus louvores, cantando a uma só voz:

(L e M - David Julien)

O SENHOR É SANTO. (3x)

1. O Senhor é nosso Deus, o Senhor é nosso Pai. Que seu Reino de amor se estenda sobre a terra! 2. Bendito o que vem em nome do Senhor. (bis) Hosana, hosana, hosana!

Padre - Na verdade, ó Pai, vós sois santo e fonte de toda santidade. Santificai, pois, estas

oferendas, derramando sobre elas o vosso Espírito, a fim de que se tornem para nós o

Corpo e † o Sangue de Jesus Cristo, vosso Filho e Senhor nosso.

Todos - SANTIFICAI NOSSA OFERENDA, Ó SENHOR!

Padre - Estando para ser entregue e abraçando livremente a paixão, ele tomou o pão,

deu graças, e o partiu e deu a seus discípulos, dizendo: TOMAI, TODOS E COMEI: ISTO É

O MEU CORPO, QUE SERÁ ENTREGUE POR VÓS.

Padre - Do mesmo modo, ao fim da ceia, ele tomou o cálice em suas mãos, deu graças

novamente, e o deu a seus discípulos, dizendo: TOMAI, TODOS E BEBEI: ESTE É O

CÁLICE DO MEU SANGUE, O SANGUE DA NOVA E ETERNA ALIANÇA, QUE SERÁ

DERRAMADO POR VÓS E POR TODOS PARA A REMISSÃO DOS PECADOS. FAZEI ISTO EM

MEMÓRIA DE MIM.

Padre - Eis o mistério da fé!

Todos - ANUNCIAMOS, SENHOR, A VOSSA MORTE E PROCLAMAMOS A VOSSA

RESSURREIÇÃO. VINDE, SENHOR JESUS!

Padre - Celebrando, pois, a memória da morte e ressurreição do vosso Filho, nós vos

oferecemos, ó Pai, o pão da vida e o cálice da salvação; e vos agradecemos porque nos

tornastes dignos de estar aqui na vossa presença e vos servir.

Todos - RECEBEI, Ó SENHOR, A NOSSA OFERTA!

Padre - E nós vos suplicamos que, participando do Corpo e Sangue de Cristo, sejamos

reunidos pelo Espírito Santo num só corpo.

Todos - FAZEI DE NÓS UM SÓ CORPO E UM SÓ ESPÍRITO!

Padre - Lembrai-vos, ó Pai, da vossa Igreja que se faz presente pelo mundo inteiro: que

ela cresça na caridade, com o Papa Francisco, com o nosso Bispo Joaquim Wladimir, e

todos os ministros do vosso povo.

(5)

5

Padre - Lembrai-vos também dos nossos irmãos e irmãs que morreram na esperança da

ressurreição e de todos os que partiram desta vida: acolhei-os junto a vós na luz da

vossa face.

Todos - LEMBRAI-VOS, Ó PAI, DOS VOSSOS FILHOS!

Padre - Enfim, nós vos pedimos, tende piedade de todos nós e dai-nos participar da vida

eterna, com a Virgem Maria, Mãe de Deus, São José seu castíssimo esposo, com os santos

Apóstolos, São João Batista e todos os que neste mundo vos serviram, a fim de vos

louvarmos e glorificarmos, por Jesus Cristo, vosso Filho.

Todos - CONCEDEI-NOS O CONVÍVIO DOS ELEITOS!

Padre - Por Cristo, com Cristo, em Cristo, a vós, Deus Pai todo-poderoso, na unidade do

Espírito Santo, toda a honra e toda a glória, agora e para sempre.

Todos - AMÉM.

18. PAI NOSSO E ORAÇÃO DA PAZ

19. HINO AO CORDEIRO (Ir. Miriam Kolling)

Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo. Tende Piedade, piedade de nós! Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo. Dai-nos a paz, a Vossa Paz!

20. CANTOS DE COMUNHÃO (L e M - Pe. Fábio de Melo)

1. Vou cantar teu amor, ser no mundo um farol. Eis-me aqui, Senhor vem abrir as janelas do meu coração. E então falarei imitando tua voz. Creio em Ti Senhor, nas pegadas deixadas por Ti vou andar. Vou falar do teu coração com ternura nas mãos e na voz, proclamar que a vida é bem mais do que aquilo que o mundo ensina e cantar.

CANTAR O CANTO ENSINADO POR DEUS COM POESIA ENSINAR NOSSA FÉ PLANTAR O CHÃO CULTIVAR O AMOR COMO POETAS QUE QUEREM SONHAR PRA REALIZAR O QUE O MESTRE ENSINOU. VIEMOS CEAR, RESTAURAR O CORAÇÃO, FONTE DE VIDA NO ALTAR A BROTAR, A NOS ALIMENTAR.

2. Celebrar meu viver pra no mundo ser mais. Faz de mim Senhor aprendiz da verdade, justiça e da paz. Comungar teu viver neste vinho e neste pão. Quero ser Senhor, novo homem nascido do teu coração.

(L e M - Pe. José Freitas Campos)

1. Bem-vindos à mesa do Pai, onde o Filho se faz fraternal refeição. É Cristo a forte comida, o Pão que dá vida com amor-comunhão.

VINDE, Ó IRMÃOS, ADORAR, VINDE ADORAR O SENHOR. A EUCARISTIA NOS FAZ IGREJA, COMUNIDADE DE AMOR. (bis)

2. Partimos o único pão, no altar refeição, o mistério de amor! Nós somos sinais de unidade na fé, na verdade, convosco, ó Senhor.

3. No longo caminho que temos, o pão que comemos nos sustentará. É Cristo o pão repartido, que o povo sofrido vem alimentar.

4. Há gente morrendo de fome, sofrendo e sem nome, sem terra e sem lar. Não é a vontade de Deus, pois Jesus, Filho seu, quis por nós se doar.

(6)

6 22. NOTÍCIAS – AVISOS - AGRADECIMENTOS

23. BÊNÇÃO DA SAÚDE E ORAÇÃO A SÃO JOÃO BATISTA

Rezar a bênção da saúde (ritual), cantar o hino a Nossa Senhora da Saúde e, em seguida, a oração a São João. Após a bênção final, os padres realizam sobre todos a aspersão pela saúde.

NOSSA SENHORA DA SAÚDE, ROGUE POR NÓS AO BONDOSO SENHOR. NOSSA SENHORA DA SAÚDE SEJA NA DOR, ESPERANÇA E AMOR. (BIS)

- Vem trazer-nos, oh Mãe paz no coração. Um sorriso àqueles que sofrem, segure em tuas mãos. Que o teu manto Senhora, se estenda em nós. Dai-nos saúde no corpo e na alma, rogai por nós. Padre - Rezemos a oração à São João Batista: São João Batista, sois a voz que clamava no deserto, dizendo: “Endireitai os caminhos do Senhor! Fazei penitencia!” Rogai para que nos tornemos dignos do perdão daquele Jesus que anunciastes, dizendo: “Eis o Cordeiro de Deus. Eis aquele que tira o pecado do mundo”. São João Batista, pregador da conversão, rogai por nós. São João Batista, precursor do Messias, rogai por nós. São João Batista, alegria do povo, rogai por nós. São João Batista, protetor das famílias, rogai por nós! AMÉM!

(Pe. Joãozinho)

1. Um dia, na Galiléia um homem chamado João falava com ternura de amor aos seus irmãos. Seu rosto resplandecia, a paz ele trazia. Fazei penitência sempre, sempre João dizia.

VIVA JOÃO BATISTA! VIVA O PERCURSOR! PORQUE JOÃO BATISTA ANUNCIAVA O SALVADOR! 2. Às margens do rio Jordão, João batizava o povo, dizendo que Deus viria instaurar um Reino Novo!

24. BÊNÇÃO FINAL (Missal Romano – p. 526) 25. CANTO FINAL E ASPERSÃO (L e M - Frei Victor O. K. Júnior)

1. Me chamaste para caminhar a vida contigo. Decidi para sempre seguir-te, não voltar atrás! Me puseste uma brasa no peito e uma flecha na alma... É difícil agora viver sem lembrar-me de Ti! TE AMAREI, SENHOR! (bis) EU SÓ ENCONTRO A PAZ E A ALEGRIA BEM PERTO DE TI! (bis) 2. Eu pensei muitas vezes calar e não dar nem resposta. Eu pensei na fuga esconder-me, ir longe de Ti. Mas tua força venceu e ao final eu fiquei seduzido: é difícil agora viver sem saudade de Ti! 3. Ó Jesus não me deixes jamais caminhar solitário, pois conheces a minha fraqueza e o meu coração... Vem ensina-me a viver a vida na tua presença, no amor dos irmãos, na alegria, na paz, na união!

(L e M - Pe. Élio Athayde)

VAMOS EM PAZ E O SENHOR NOS ACOMPANHE PARA SEMPRE! NOSSA MISSÃO É CONSTRUIR UM MUNDO NOVO, MAIS IRMÃO!

1. Vamos repartir mais alegria num mundo que se esvazia do sentido de viver. Vamos crer na força da verdade para que a humanidade sinta a vida renascer.

2. Vamos neste mundo de incerteza, defender com mais firmeza o calor da união. Onde não houver fraternidade levemos nossa amizade em verdadeira comunhão.

Liturgia: Com. Nossa Senhora das Graças, São Marcos e RCC Canto: Comunidade Imaculada Conceição – Córrego Alegre

Referências

Documentos relacionados

Levando-se em consideração os fundamentos da Computação e seus benefícios, para a presente pesquisa, foram criadas e adaptadas diferentes atividades para professores e

Component Review Type Method Market Approach Procurement Process Prequalification (Y/N) Actual Amount (US$) Process Status Draft Pre-qualification Documents Prequalification

representação das ideias no processo criativo, que surgem e são descartadas de acordo com os efeitos de sentido desejados pelo poeta. Diante do exposto, podemos levantar uma

despesas com o médico indicado pelo sindicato profissional, serão da responsabilidade da empresa contratante, até o limite da tabela da AMB Associação Médica Brasileira. g) Na

O Scribus é o responsável por posicionar os outros elementos da composição, já que nele existe a possibilidade de se criar uma cor específica, que é reproduzida em todas as

MSOB = Segundo Método de Seleção Obrigatório, que consiste em Entrevista de Avaliação de Competências para os candidatos que estejam a cumprir ou executar a

Não realizando a prova pelo tempo estipulado, o candidato será automaticamente eliminado do processo de seleção, não podendo realizar a fase

O KTAX-COMPLIANCE TRIBUTÁRIO executa análises digitais sobre os arquivos de dados do cliente (validação, cruzamentos, conciliações, relatórios gerenciais, indicadores e