• Nenhum resultado encontrado

OS RITOS NAS ORGANIZAÇÕES RESUMO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "OS RITOS NAS ORGANIZAÇÕES RESUMO"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Patrícia Maia do Vale Horta

RESUMO

O mundo passou por uma importante mudança de paradigma social, o que fez com que a visão sistêmica prevalecesse sobre a mecanicista. Isto repercutiu diretamente sobre as empresas que, percebendo a relevância de um conhecimento mais amplo, passaram a reconhecer como recurso indispensável a esta nova sociedade o seu capital intelectual, intangível.

As pessoas e as competências humanas tornaram-se os agentes fundamentais desta nova economia (pós)-capitalista, pois é do desenvolvimento de suas qualidades que o empreendedorismo floresce.

Este ensaio pretende mostrar que neste contexto faz-se necessário recuperar a dimensão simbólica para compor o processo de conhecimento organizacional e agregar valor à cultura empresarial.

Palavras-chave: conhecimento, organizações, cultura empresarial, dimensão simbólica, empreendedorismo.

1 Mestranda em Ciência da Religião, especialista em Gestão de Negócios e Empreendimentos e graduada em

Administração de Empresas. Professora do Instituto Vianna Júnior no curso Gestão Empreendedora. Contato pelo e-mail: patmaia@terra.com.br

(2)

OS RITOS NAS ORGANIZAÇÕES

Somente o uso da palavra ritual no ambiente das organizações já pode causar estranhamento, a princípio, para pessoas que as desconhecem. No entanto, as organizações, enquanto estruturas sócio-culturais, são locais propícios à observação das transformações que acontecem na sociedade contemporânea. Elas acompanham de forma própria e múltipla as alterações dos paradigmas científicos.

O pensamento moderno, que atribuía à razão a capacidade de gerar um progresso científico absoluto, suficiente para responder a todos os anseios humanos, fracassa; percebe-se que a ciência concreta não explica sozinha toda a realidade; o conhecimento não é inabalável como se esperava. Como conseqüência tem-se a pós-modernidade, que não representa um período histórico posterior, mas sim uma reflexão sobre esta visão de mundo mecanicista2.

Assim, o velho paradigma baseado na certeza do conhecimento científico como verdade que, para ser descoberta independe do observador e de um processo de conhecimento, é substituído pelo novo paradigma que reconhece as teorias científicas como válidas, porém limitadas. Com os conceitos relativizados na sua função de descrever o real, é preciso ir além deles, é necessário acrescentar a subjetividade dos intérpretes que contribuem com suas experiências de vida, emoções, sentimentos, percepções. O conhecimento passa a ser visto como uma rede de interpretações humanas, em constante processo de transformação, de aprimoramento, ou seja, é algo inacabável.

Esta tendência intelectual, segundo Capra (1996, p. 48), representa a quebra de um paradigma social, já que seu impacto abrangente não fica restrito ao mundo acadêmico e reflete diretamente nas instituições da sociedade, portanto, também nas empresas.

Desta forma o universo do saber e o do humano são potencialmente complexificados; a compreensão de ambos pode tornar-se fragmentada, reducionista ou míope se for vista como passível de conceituação, ou seja, há que se considerar para este intento, possíveis interpretações que precisam combinar várias perspectivas de

2 Para este assunto: BARTOLI, Jean. Ser executivo: um ideal? uma religião? Aparecida, SP: Idéias & Letras,

(3)

conhecimento, além de estarem sempre em construção. Para isso, várias ciências humanas unem-se à administração, contribuindo para a compreensão do Ser no ambiente do trabalho. O que tem início com as contribuições teóricas e práticas das ciências do comportamento organizacional, que orientam as empresas no desenvolvimento de uma melhor compreensão do comportamento humano, aliadas ao processo de aprendizagem contínuo que é desencadeado no mundo dos negócios, avança com

os estudos da cultura organizacional (que) lançaram luz sobre a organização como um sistema epistemológico. Além disso, destacaram a importância dos fatores humanos como por exemplo valores, significados, compromissos, símbolos e crenças, abrindo caminho para o [...] aspecto tácito do conhecimento. E mais, reconheceram que a organização, como um sistema de significado compartilhado, pode aprender, mudar e evoluir ao longo do tempo através da interação social entre seus membros e entre si mesma e o ambiente.

(Nonaka, 1997, p. 49).

Neste processo interno e sistêmico pelo qual passam as empresas, que reconhece a importância do humano como agente do conhecimento, potencializa-se o recurso simbólico para a compreensão e comunicação entre as pessoas, afim de se atingir, por meio dos ideais compartilhados, a eficácia necessária.

Entretanto, a esfera simbólica não é novidade no meio organizacional, como nos lembra Riviére (1994, p. 277-8), sempre esteve presente no âmbito do trabalho humano, conferindo-lhe um sentido que ultrapassa o econômico. Contudo, na contemporaneidade, com um mercado globalizado e altamente competitivo, em que as organizações para existirem priorizam seus recursos intangíveis provenientes das pessoas, além de conviverem com freqüentes mudanças pelas quais passam necessariamente, mudam o conceito de trabalho, que passa a ter um sentido mais cognitivo e intangível, não só para as empresas, mas também para os trabalhadores3.

Assim, surge uma nova “organização –empresa (que) é não somente um lugar onde o trabalho é fonte de identidades profissionais e onde se observa uma regulação cultural, mas também transformou-se num ator maior da definição de nossas sociedades modernas” (Sainsalien, apud Chanlat, 1996b, p. 229). E é neste contexto que a esfera simbólica ganha dimensão fundamental para se compreender as relações humanas no ambiente do trabalho.

3 Conforme pesquisa realizada nos EUA entre executivos e cargos administrativos, detalhada no artigo

(4)

Ela perpassa legitimadamente a vida das organizações, ritualizando-as e conferindo-lhes significados e valores que ultrapassam o real e o concreto da vida cotidiana.

Esta perspectiva mostra que as práticas de gestão ultrapassam a sua função administrativa, transformando-se em verdadeiros rituais, ou melhor, vivências4 organizacionais, que têm a finalidade de oferecer aos participantes um sentido que está além do material, e que é indispensável para esta nova “sociedade do conhecimento”5

Isto, em parte, pode ser explicado pelas capacidades (históricas e sociais) que os ritos têm de “refazer e reforçar laços, mesmo que expressando seus conflitos [...], renovar e revivificar crenças, propagar as idéias de uma cultura [...], (além) de dar-lhe uma forma, delimitar papéis e tentar estruturar nos comportamentos a maneira pela qual uma sociedade ou grupo social se pensa” (Riviére, 1989, p. 151). Entretanto, e principalmente, é preciso enfatizar que sua relevância à cultura organizacional deve ultrapassar esta significação, que já os revela como diferentes de outras ações estereotipadas. Isto só é possível quando se compreende que os ritos contêm significados que os ligam a uma determinada cosmologia, o que determina sua sacralidade e conseqüentemente a sacralização das tarefas executadas por eles, ou seja, “eles dão a impressão de uma vida mais intensa assim como de uma espécie de engrandecimento dos sentimentos e do poder do homem” (Riviére, 1989, p. 154).

A eficácia dos ritos é determinada pela condição, que lhes é possível, de conseguirem a integração das diferenças, eles permitem por meio desta ambigüidade que o ambiente organizacional, cada vez mais propício ao confronto de diversas culturas provenientes da heterogeneidade competitiva de seus integrantes, torne-se coeso a um ideal organizacional, o qual transcende os interesses individuais em prol da coletividade, a empresa. No entanto, isto não os coloca sempre a favor do “ status quo”, os ritos operam mudanças, que são reais e não simbólicas, numa realidade que é constantemente negociada (Jaime, 2002, p. 81). Aliás, eles sempre transformam a realidade porque permitem as

4 Conceito de AMARAL, Leila. Um espírito sem Lar: sobre uma dimensão “nova era” da religiosidade

contemporânea. VELHO, Otávio (org.) . Circuitos infinitos. São Paulo: Attar, 2003, p. 17-60. A autora utiliza este conceito como comum para descrever os vários tipos de rituais que se combinam e se articulam nas performances, que constituem uma mesma vivência.

5 Termo usado por DRUCKER, Peter (1993). In: NONAKA, Ikujiro. Criação de conhecimento na empresa.

Rio de Janeiro: Editora Campus, 1997. Drucker define por este conceito a sociedade em que o conhecimento amplo é peça-chave.

(5)

passagens e mudanças necessárias ao desenvolvimento da vida social (Van Gennep, 1977), o que reafirma sua eficácia para o ambiente organizacional contemporâneo.

Enfim, estas “organizações-empresa”6 estão inseridas numa economia (pós)-capitalista, em que o capitalismo do tipo empreendedor, entre outros, é o valorizado pela cultura empresarial7 que para tornar-se empreendedora precisa desenvolver atitudes, valores e formas de atuação empreendedoras nas pessoas. Como conseqüência “a cultura das empresas está sendo elevada ao nível de virtudes e transformada em valores “nacionais” no mundo ocidental” (Barbosa, 2002, p. 40).

Portanto, é este contexto de privilegiamento epistemológico da esfera produtiva que requer um maior desenvolvimento do conhecimento, principalmente sobre os diferentes significados das diferentes éticas sobre o trabalho nas organizações, sobre o processo de mudança organizacional, e outros aspectos da vida empresarial (Barbosa, 2002). Para isso, acredita-se na relevância da observação dos rituais, por meio deles, não se desvelaram significados absolutos, mas com certeza, muitos virão à tona, revelando diferentes sentidos e valores, que compõem este ambiente complexo das empresas contemporâneas. Entretanto, vale lembrar, que ao proceder a investigação desta realidade, não se pode esquecer de manter um distanciamento crítico, grande lição que ensinou a modernidade (Riviére, 1989).

Bibliografia

AMARAL, Leila. Um espírito sem Lar: sobre uma dimensão “nova era” da religiosidade contemporânea. VELHO, Otávio (org.) . Circuitos infinitos. São Paulo: Attar, 2003, p. 17-60.

BARBOSA, Livia. Cultura e empresas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002.

BARTOLI, Jean. Ser Executivo: um ideal? uma religião? São Paulo: Idéias & Letras, 2005.

CHANLAT, Jean-François. Por uma antropologia da condição humana nas organizações. In: CHANLAT, Jean-François (org.). O indivíduo na organização: dimensões esquecidas, v. 3. São Paulo: Atlas, 1993a.

6 Termo utilizado por Sainsalien, In: CHANLAT, Jean-François (org.). O indivíduo na organização:

dimensões esquecidas, v. 2. São Paulo: Atlas, 1993b.

7 Conceito usado por BARBOSA, Lívia. Cultura e Empresas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002 para

(6)

CHANLAT, Jean-François. A dimensão simbólica do humano. In: CHANLAT, Jean-François (org.). O indivíduo na organização: dimensões esquecidas, v. 2. São Paulo: Atlas, 1993b.

CAPRA, Fritjof. A teia da vida: uma nova compreensão científica dos sistemas vivos. São Paulo: Cultrix, 1996.

DRUCKER, Peter. Fator humano e desempenho: o melhor de Peter Drucker sobre administração. 3 ed. São Paulo: Pioneira, 1997.

FLEURY, Afonso; FLEURY, Maria Tereza Leme. Estratégias Empresariais e Formação de Competências: um quebra cabeça caleidoscópico da indústria brasileira. 2 ed. São Paulo: Atlas, 2004.

INTERMANAGERS, Admirável emprego novo (artigo), disponível em: www.intermanagers.com.br. Acesso em fev/2006.

JAIME, Pedro Jr. Um texto, múltiplas interpretações: antropologia hermenêutica e cultura organizacional. RAE. Rio de Janeiro: Ed. FGV, v. 42, n. 4, 2002, p. 72-83.

MORIN, Estelle M. Os sentidos do trabalho. RAE. Rio de Janeiro: FGV , v. 1, n. 1, 2002, p. 70-75.

NONAKA, Ikujiro. . Criação de conhecimento na empresa. Rio de Janeiro: Editora Campus, 1997.

RIVIÉRE, Claude. As liturgias profanas. Rio de Janeiro: Imago, 1989, p. 143-179. _______________.Os ritos profanos. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.

Referências

Documentos relacionados

Mesmo com suas ativas participações na luta política, as mulheres militantes carregavam consigo o signo do preconceito existente para com elas por parte não somente dos militares,

Como o predomínio de consumo energético está no processo de fabricação dos módulos fotovoltaicos, sendo os impactos da ordem de 50 a 80% nesta etapa (WEISSER,

Dose/diluição: 1 litro do produto para 1.000 litros de água – banho de imersão (repetir a cada 21 dias); 20 ml para 20 litros de água – pulverização (4 a 5 litros

Os alunos que concluam com aproveitamento este curso, ficam habilitados com o 9.º ano de escolaridade e certificação profissional, podem prosseguir estudos em cursos vocacionais

Devido à alta tensão superficial gotas de água em contato com essas superfícies assumem a forma quase esférica e os valores de ângulo interno são muito altos, com grande redução

trincamento em inclusões e, quando estas trincas crescerem acima de um tamanho crítico, qualquer tensão adicional será suficiente.. para ocasionar uma ruptura

A participação dos estudantes é um dos pilares das ações que viabilizam a extensão como momento da prática profissional, da consciência social e do compromisso político,

A apixaba- na reduziu o risco de AVE e embolismo sistêmico em mais de 50%: houve 51 eventos entre os pacientes do grupo apixabana versus 113 no grupo do AAS