• Nenhum resultado encontrado

G A B A R I T O 01. B 05. C 09. A 13. C 02. B 06. D 10. B 14. D 03. A 07. C 11. C 15. A 04. B 08. B 12. D. SISTEMA ANGLO DE ENSINO Prova Anglo P-02

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "G A B A R I T O 01. B 05. C 09. A 13. C 02. B 06. D 10. B 14. D 03. A 07. C 11. C 15. A 04. B 08. B 12. D. SISTEMA ANGLO DE ENSINO Prova Anglo P-02"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

01. B 05. C 09. A 13. C

02. B 06. D 10. B 14. D

03. A 07. C 11. C 15. A

04. B 08. B 12. D

G A B A R I T O

SISTEMA ANGLO DE ENSINO Prova Anglo — P-02

(2)

Resoluções Prova Anglo

Matemática e

Ciências Humanas

Ensino Fundamental I – 3°- ano – 2016

P-2

TIPO

D-3

DESCRITORES, RESOLUÇÕES E COMENTÁRIOS

A Prova Anglo é um dos instrumentos para avaliar o desempenho dos alunos do 3o ano das escolas conveniadas.

Essa prova tem como objetivo proporcionar ao aluno que: • se familiarize com questões objetivas de múltipla escolha; • identifique os conteúdos aprendidos nas aulas;

• assinale a resposta correta entre as quatro alternativas apresentadas para cada questão; • preencha folha de respostas;

• administre o tempo estabelecido para esse trabalho.

No que diz respeito à prática docente, a prova poderá contribuir para que o professor:

• obtenha informações sobre o desempenho de seus alunos em relação às habilidades abordadas em cada questão;

• identifique quais são as dificuldades de seus alunos;

• organize intervenções que contribuam para a superação das dificuldades identificadas a partir dos resultados obtidos com a aplicação da prova.

A prova contém 10 questões de Matemática e 5 de Ciências Humanas, todas com quatro alternativas cada, das quais somente uma é a correta. Cada questão possui seu próprio descritor, as habilidades avaliadas, sua resolução e o nível de dificuldade.

Os descritores foram selecionados com base: • nos descritores de Matemática da Prova Brasil; • na matriz de Ciências Humanas do Saeb;

(3)

Matemática e Ciências Humanas (D-3) – 2016

2

MATEMÁTICA

Resposta B

Identificar a localização e movimentação de objeto em mapas, croquis e outras representações gráficas.

Para assinalar a alternativa correta B, o aluno deve contar cada passo e se deslocar no tabuleiro até chegar ao coração.

Nível de dificuldade: fácil.

Resposta B

Identificar propriedades comuns e diferenças entre figuras bidimensionais pelo número de lados, pelos tipos de ângulos.

O aluno deve observar e identificar a figura 1 como quadrado e a figura 3 como o triângulo e assinalar a alternativa B como correta.

Nível de dificuldade: fácil.

Resposta A

Resolver problemas significativos utilizando unidades de medida padronizadas como, km/m/cm/mm, kg/g/mg, L/mL.

O aluno deve perceber que a caneta foi colocada a partir do zero e sua outra extremidade se encontra no 5; portanto, a caneta mede 5 centímetros de comprimento.

Nível de dificuldade: fácil.

Resposta B

Num problema, estabelecer trocas entre cédulas e moedas do sistema monetário brasileiro, em função de seus valores.

O aluno deve fazer a soma dos valores das moedas, obtendo 3 reais e 90 centavos. Portanto, não seria possível trocar essas moedas por duas notas de 2 reais, que somam 4 reais, pois faltariam 10 centavos.

Nível de dificuldade: intermediário.

Resposta C

Identificar a localização de números naturais na reta numérica.

O aluno deve observar a reta numérica e localizar o ponto B, entre 10 e 20 para a parada de Aramis, aos 15 m; e localizar os 45 m que Duque caminhou, no ponto E, entre 40 e 50, e assinalar a alternativa C.

Nível de dificuldade: intermediário.

Questão 1 D1 Questão 2 D3 Questão 3 D7 Questão 4 D10 Questão 5 D14

(4)

3 Resposta D

Calcular o resultado de uma adição ou subtração de números naturais. O aluno deve colocar mais 3 argolas no pino das unidades, totalizando 11 argolas, tirar 10 desse pino e colocar uma argola no pino das dezenas. O número obtido é 211.

Nível de dificuldade: intermediário.

Resposta C

Estabelecer relações entre o horário de início e término e/ou o intervalo da duração de um evento ou acontecimento.

O aluno pode somar 25 minutos com 15 minutos, obtendo 40 minutos. Logo, a campainha toca às 9h40min.

Para o cálculo poderão usar algoritmo ou cálculo mental.

Nível de dificuldade: difícil.

Resposta B

Calcular o resultado de uma multiplicação ou divisão de números naturais. O aluno deve entender que, para calcular o preço de cada pirulito, deve distribuir (dividir) 18 por 6. Mesmo que faça por estratégias pessoais deve encontrar o valor de 3 reais e assinalar a alternativa B.

Nível de dificuldade: intermediário.

Resposta A

Resolver problema com números naturais, envolvendo diferentes significados da multiplicação ou divisão: multiplicação comparativa, ideia de proporcionalidade, configuração retangular e combinatória.

O aluno deve usar a ideia combinatória, para cada 2 saias tem-se 3 blusas para combinar, 2 × 3 = 6. O aluno também pode resolver pela ideia aditiva para uma saia 1 × 3 = 3 maneiras, para outra saia mais 3 maneiras, 3 + 3 = 6 modos de vestir. Ou, ainda, utilizar desenhos ou a tabela de dupla entrada.

Nível de dificuldade: intermediário.

Questão 6 D17 Questão 7 D9 Questão 8 D18 Questão 9 D20

(5)

Matemática e Ciências Humanas (D-3) – 2016

4 Resposta B

Ler informações e dados apresentados em gráficos (particularmente em gráficos de colunas).

O aluno deve analisar com atenção o gráfico e perceber que na Turma A há mais meninas que meninos e assinalar a alternativa B.

Nível de dificuldade: difícil.

CIÊNCIAS HUMANAS

Resposta C

Reconhecer conceitos, ideias, fenômenos e/ou sistemas sobre cidadania e movimentos sociais.

O poema é atribuído a Paulo Freire, mas, de acordo com o Instituto Paulo Freire, é de autoria de uma pessoa que compilou frases ditas por ele durante uma palestra, tanto que nunca foi publicado em nenhum de seus livros. O texto deixa claro que a escola é mais do que o prédio, os programas e os conceitos. A escola é feita de gente e deve ser um lugar amigável, favorável à aprendizagem e que, por meio dela, comecemos a melhorar o mundo.

Nível de dificuldade: intermediário.

Resposta D

Reconhecer conceitos, ideias, fenômenos e/ou sistemas sobre identidades, diversidades e direitos humanos.

As três primeiras ilustrações mostram atitudes de desrespeito às pessoas e ao lugar. Apenas a última ilustração, com a correta destinação do lixo, mostra a obrigação de todo cidadão.

Nível de dificuldade: fácil.

Resposta C

Compreender conceitos, ideias, fenômenos e/ou sistemas sobre tempo, espaço, fontes históricas e representações cartográficas.

As plantas baixas utilizam a visão vertical, ou seja, o objeto ou local visto de cima, já que as demais visões não possibilitam a visão do todo. A visão frontal, por exemplo, mostra a frente do objeto ou construção. Já a visão lateral, apresenta o lado e a visão oblíqua quando olhamos de cima e de lado, ou seja, temos uma visão inclinada e em perspectiva do objeto ou local.

Nível de dificuldade: intermediário.

Questão 10 D28 Questão 11 A5 Questão 12 A3 Questão 13 B1

(6)

5 Resposta D

Aplicar conceitos, ideias, fenômenos e/ou sistemas sobre tempo, espaço, fontes históricas e representações cartográficas.

A questão exige que o aluno analise detalhadamente a planta e compreenda alguns aspectos da topologia. A escola possui 9 salas de aula, entre outros tipos de sala. A escola possui cozinha, refeitório e cantina. O Auditório fica próximo à sala dos professores e a biblioteca fica entre a sala da direção e o banheiro feminino.

Nível de dificuldade: intermediário.

Resposta A

Reconhecer conceitos, ideias, fenômenos e/ou sistemas sobre tempo, espaço, e fontes históricas.

Os documentos que os historiadores utilizam para reconstituir o passado podem ser fontes visuais, orais, escritas ou materiais.

Nível de dificuldade: difícil.

Questão 14

C1

Questão 15

Referências

Documentos relacionados

No 1T19 o caixa gerado nas atividades operacionais de R$247,6 milhões foi destinado para: investimentos em imobilizados e intangíveis no valor de R$14,6

Cartografia do grafite carioca : transgressão, cooptação e mercado na Zona Sul do Rio de Janeiro / Hely Geraldo Costa Júnior ; orientadora: Denise Berruezo Portinari.. Rio

interpretar dados de natureza diversa (laboratoriais, bibliográficos, internet...) sobre estratégias de obtenção de matéria por diferentes seres heterotróficos.. -

Apesar de as referencias já mencionadas terem obtido sucesso na criação de acopladores híbridos com pelo menos duas bandas, novos problemas surgem para tais dispositivos,

João Camillo Penna apontou essa questão num texto no qual analisou o testemunho de Rigoberta Menchú, ativista política indígena guatemalteca que num procedimento semelhante

As imagens de satélite são também fontes importantes de dados digitais para os Sistemas de Informação Geográfica (GIS), que permitem a manipulação e processamento de uma grande

O arcabouço teórico sobre o marketing de relacionamento é lançado neste trabalho como base para a compreensão da satisfação, confiança, percepção de valor e intenções de

Foram mapeadas quatro práticas conforme detalhado no Quadro 2, utilizadas pela liderança, que possuem o objetivo de auxiliar no acompanhamento de cada colaborador,